segunda-feira, março 23, 2009

Como serão calculados os suplementos salariais (horas de qualidade)?


A postura do Ministério da Saúde já vai, ligeiramente, mais ao encontro das pretensões dos Enfermeiros e aceitou começar a negociar os salários da classe, partindo da base inicial considerada para os Técnicos Superiores (TS) da Administração Pública.

Ficamos na expectativa relativamente à rapidez da progressão e respectivo topo salarial (que em coerência não deve nunca ser inferior à carreira do TS).

Uma outra questão surge. Como será calculada a suplementação (horas de qualidade)? A desconsideração/desvalorização desta, acarreta graves prejuízos para a classe. Penso que é imoral, injusto e descabido que um profissional de Enfermagem seja recompensado por exercer, por exemplo, na noite de Natal por meia dúzia de euros.
Percentagens baixas não traduzem a penosidade e as nefastas alterações sócio-profissionais e pessoais, bem como o rápido desgaste a que estão sujeitos os Enfermeiros.

Não aceitamos que a tutela nos ofereça um presente envenenado (diminuição real dos salários como consequência da alteração da suplementação)!
Diminuição do segmento temporal considerado como horas de qualidade ou diminuição percentual das respectivas horas não se coadunam com a exigência laboral e "sacrifício" a que o exercício da Enfermagem se devota. Enquanto os outros licenciados da função pública gozam os fins-de-semana, feriados, Páscoa, Natal, etc, com a família... os Enfermeiros não!
Levantam-se vozes que apelam à negociação de um suplemento fixo calculado com base salarial...

Comments:
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.


NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)

Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!


Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?

O risco?

A penosidade?

A diferenciação técnica?

A habilitação académica?

O número de anos de estudo???

????"

Os 1200 euros são bem inferiores às remunerações actuais dos restantes licenciados da função pública!!!


Desculpem ser chata, mas não me calo!!!!
 
Devemos exigir que se continue a aplicar o dec.lei nº62/79.
Outra coisa não é moral e justo.
 
E a penosidade da nossa profissão? Não teremos o direito a só poder trabalhar 35h?
Porque não fazemos como os professores á medida que progridem na carreira a carga semanal diminui???

Porque é que em certas carreiras o tirar um mestrado é recompensado com a subida de escalão?

Meus caros há mais coisas para além do salário. Claro que este é importante, mas prefiro chegar à reforma com qualidade de vida, do que ganhar mais uns míseros trocos.

Os sindicatos deviam pensar bem nisso....pois é agora ou nunca.....
 
Infelizmente já se houve falar desta noticia à algum tempo , mas só agora em epoca de negociaçao da carreira as pessos parecem querer acreditar nisso.

E com isso o tempo passa e alguns colegas dizem que não sabem se fazem greve! Outros dizem que nao sabem sequer que há greve nem manifestaçao ???

Por isto e mais, pela primeira vez penso em sair deste País infelizmente!
 
Acho que a única opção aceitável é que o pagamento dos suplementos se mantenha como está! Nunca menos! E discordo do valor fixo calculado com base salarial, porque não diferencia quem faz mais ou menos turnos com horas suplementares e isso também não é de todo aceitável: se me pedem trocas ou o meu horário sai com mais turnos de fim-de-semana do que o que devia, devo ser compensado por isso!
 
Bom a informação dada pelos Sindicatos apenas fala em revisão de Tabelas Salariais, o MS não assumiu que o inicio de Tabela seria nos 1201 Euros o mais provavél é descer para o base de tabela que não chega aos 1000 que é o dos bacharelatos...
 
colegas
no caso de nos reduzirem ou retirarem os suplementos devemos, cada um de nós, fazendo uso dos mecanismos legais,recusarmo-nos a trabalhar por turnos. existem muitos argumentos com sustentabilidade legal para o fazermos.E então será a confusão total!
 
Já agora, eu votei mas não vou votar PS! espalhem a noticia!
 
Dúvida prática:
Ganho 1020 Euros, passo automaticamente a ganhar 1201 Euros com a transição para a nova carreira?
 
A resposta para o post anterior é: NÃO, só na próxima transição ou seja daqui a 10 ANOOOOS, pois a regra dos 5 anos só se aplica se houver dotação orçamental, ora se nunca houve agora muito menos...
Já agora todas as restantes carreiras são actualizadas a partir do momento em que entram em vigor exepto ENFERMAGEM.
Ou seja os que entrarem a partir da conclusão da negociação já entram com a nova Tabela, superior à dos outros 30.000.
De acordo com a Constituição Portuguesa (que eu saiba sobrepôe-se a qualquer formulação juridca inventada para os Enfermeiros)para o mesmo trabalho, com as mesmas habilitações o vencimento tem de ser igual.
Isto está a sair do foro negocial, e a transformar-se numa questão legal que deve ser resolvida com os Tribunais, nomeadamente uma queixa formal nas instâncias Europeias contra o Estado Português, na pessoa da Srª. Ministra da Saúde.
 
Deixo um conselho aos alunos do secundario....Enfermagem Jamais!!!!!!
Sou enfermeiro há 13 anos e estou desiludido , cansado, desgastado e completamente desencantado com isto tudo!!!!
Vou mudar de vida...
começando por me redimir de um erro cometido nas ultimas eleiçoes...PS jamais!!!!!!
 
Realmente o primeiro comentário (dos já milhentos) da irmãzinha da educadora, já revela algo de obsessivo-compulsivo por parte da autora. Não quererá conversar um pouco com o Jorge Diniz, que às vezes aparece por aqui a tentar recrutar jovens para apoiar a sua cruzada contra as quotas da OE? Talves após falar com ele mude o tema para algo como "porque é que uma educadora de infância não paga quotas e uma enfermeira de uma unidade pediátrica supra sumo blá, blá,blá que pelos vistos é diferente das outras enfermeiras tem de pagar ? Será do Guaraná ?
Francamente...trate-se! e já agora trate do Diniz também
 
Para mim o mais justo é utilizador-pagador. Fez as noites, fins de semana e afins, recebe os suplementos, não fez, não recebe ponto final paragrafo

Reduzir os actuais valores para os suplementos é escandaloso!!!
 
Mais uma vez este governo dá com uma mão e tira com as duas...
 
Não devia ser assim, mas cada um tem aquilo que merece.
Os enfermeiros estão a ter aquilo que merecem.
Uns usam e abuam de ser enfermeiros.
Outros andam a ver passar os comboios.
É triste, mas é a realidade dos enfermeiros.
A maior parte, lambem e vão continuar a lamber botas noutras classes profissionais da saúde, começando pelos ditos gestores, acabando nos contratados.
Bando de sopeiral.
 
Já andava avisar há algum tempo disso....
 
Os professores primários e as Educadoras de Infância, à medida que foram fazendo o complemento que lhes conferiu o grau de licenciados, no mês seguinte ao término do mesmo, começavam logo a auferir vencimentos como Licenciados.

Os Enfermeiros, fazendo jus ao velho espírito de sacrifício, NÃO seguiram o modelo anterior....e até hoje ainda não entendi o porquê de tal estupidez.

Optaram por esperar que todos os enfermeiros fossem licenciados para depois reclamar o respectivo vencimento condigno.

Este pressuposto revela no mínimo uma ingenuidade tal, que não consigo encontrar termo de comparação.

Denota-se, no meu entender,uma idionomia pouco clara, resultante de influências obscuras, cujo os contornos começo a agora a vislumbrar.

O afastamento do modelo Biomédico, não trouxe à enfermagem nenhum beneficio, antes pelo contrário, levou a enfermagem para caminhos platónicos, havendo claramente um repúdio pela parte técnica, passando a valorizar-se os "relatórios".

Aprimorou-se e realçou-se actividades como a dobra dos lençóis, que realmente poderá ser útil se o enfermeiro decidir trabalhar numa lavandaria.

Aprimorou-se e realçou-se actividades como os cuidados de higiene, como se fosse necessário ter uma licenciatura para a realizar.

Logo qualquer Gestor com dois dedos de testa pensa: vou pagar vencimentos elevados aos enfermeiros para dobrarem lençóis, mudarem fraldas, prestarem cuidados de higiene, ajudarem os doentes a comer, quando isso pode perfeitamente ser feito por qualquer pessoa!!!!

Só se eu for idiota, pensará o mesmo.

Porque caros colegas! esta é a imagem que a sociedade, ainda tem da Enfermagem.

Enfim a Enfermagem prima hoje pela sua futilidade...VAI DAÍ QUE ALGUNS COLEGAS AINDA NÃO SAIBAM PORQUE DEVEM FAZER GREVE...

A usurpação constante das intervenções dos enfermeiros por outras classe profissionais é uma realidade avassaladora, de carácter impune.

Que conta com a conivência de uma BASTONÁRIA ABSOLETA.

Vivemos ainda num mundo de ideais, certamente adequado ao utopismo, que alguns colegas ainda tem da enfermagem subserviente, dedicada, sofredora, em que primeiro estão os outros e só depois o eu.

Tive uma Professora que dizia: " A prática sem a teoria é cega, mas teoria sem a prática é mero jogo intelectual".

O problema é que esse jogo rege-se por probabilidades ínfimas, e a Enfermagem perdeu-se no emaranhado desses cálculos... o rumo foi-se desvanecendo, pelo que vagueia ao sabor do vento, da intriga, das influências, dos interresses...

Eu ainda tenho a esperança... que um dia o Sr. Enfermeiro Azevedo chegue a Bastonário e aí sim, talvez aviste o "Cabo da Boa Esperança".

EU NÃO VOTO PS.
 
Estou contigo NEL, 100% de acordo!
 
E os dias passam e o MS continua a protelar...
Quando é que rompemos os serviços minimos? Basta 2 ou 3 horas sem urgências, UCIs e enfermarias...
Ah, já sei vamos esperar pela próxima súbida remuneratória daqui a 10 anos que é quando o MS diz que os vencimentos serão actualizados...
Tenho pena dos doentes sem cuidados de enfermagem, mas a sociedade não tem pena de mim, nem reconhece o meu valor...
 
Muito bem NEL.
Análise lúcida.
 
Relativamente as horas de qualidade ou subsidio de horas nocturnas como ja ouvi designar, a MS Ana Jorge pretende pagar da mesma maneira que sao pagos os nossos colegas contratados do SFXavier, Egas Moniz e afins...Portanto estais todos contentes com subidas miseras para 1201 euros, mas acabamos a receber o mesmo ou ainda pior que outrora!!!Sabem o que digo...vao gozar com o cara***
 
Caro NEL, gostei da sua intervenção, particularmente qundo sumariza «O afastamento do modelo Biomédico, não trouxe à enfermagem nenhum beneficio, antes pelo contrário, levou a enfermagem para caminhos platónicos, havendo claramente um repúdio pela parte técnica, passando a valorizar-se os "relatórios".».

Conhece aquele ditado?: "nunca sirvas a quem serviu. Nunca peças a quem pediu"?

Se reparar a Enfermagem hoje está DOMINADA por por "figuras" entre os 45 e 55 anos.

Fazendo um estudo transversal sobre essas "figuras", reparará que ou são provenientes de famílias "tesas ou serventes", ou pior ainda, não tiveram inteligência suficiente para INGRESSAREM NO ENSINO SUPERIOR, à época (não se esqueça que a integração da Enfermagem no sistema Educativo Nacional aconteceu por Lei de 1990).

Assim sendo, "FRUSTRADOS" como são, pretendenram "CRIAR" um MODELO PRÓPRIO, cujas consequências estão à vista.

Também não votarei P.S.
 
Grande Nel.

O que fará a OE e as direcções de enfermagem para proteger os direitos dos enfermeiros. Para evitar que os seus salários desçam? Ou será que se vão esconder atrás da eterna desculpa "isso não é connosco" ou "não faz parte dos estatutos". Eles tb são enfermeiros que trabalham ou trabalharam em rotativo! Será que já se esqueceram?
Antes diziam, "não olhem o que a Ordem pode fazer por vocês, mas sim o que vocês podem fazer pela Ordem!" Muitos já fizeram e continuam a fazer pela OE, mas o que ela tem feito por nós que sentimos na nossa practica diária?
Os racios estão na mesma, se não mesmo mais reduzidos, somos mais pressionados, com o machado da não renovação de contrato sobre nós!

E as Direcções de enfermagem. o que vão fazer para evitar esse descalabro para quem faz turnos rotativos. Já pensaram na redução de vencimento que vai ter um casal de enfermeiros? Mais de 400€ mensais a menos no ordenado mensal. O que passaram os colegas contratados, quando lhes reduziram os suplementos para 25%. As dificuldades que passaram e ainda passam! Será que já se esqueceram? Eles não! Todos os meses o sentem no dia em que recebem o seu vencimento. Com a conivencia dos nossos representantes que nos deviam salvaguardar e não nos ignorar! A OE deveria intervir junto das direcções de enfermagem para lutar pela DIGNIFICAÇÂO da ENFERMAGEM, mas o que será que eles não vêem!!!! Fomos reduzidos a numeros onde se pode poupar uns trocos, para dar a outros! Com a passividade dos nossos representantes, de alguns elementos da OE e de muitas das Direcções de Enfermagem que deveriam cuidar da Enfermagem e cuidam apenas, nã sei bem o quê....

EU NÃO VOTO PS.
 
Victor A, concordo contigo
Infelizmente existem Organizações na nossa Profissão que movidos por outros interesses e aproveitando a ingenuidade ou a falta de informação de grande parte dos Enfermeiros vão "levando a água ao seu moinho", e pouco a pouco tem arrastado a profissão para o degredo, passo a enumerar:
- Ordem de Enfermeiros
- Escolas de Enfermagem
- Direcções de Enfermagem
 
Calculo que vá sair uma Portaria qualquer a dizer que o trabalho dos Enfermeiros se desenvolve por turnos por ser inerente à profissão e que o Vencimento base já engloba este aspecto... 1020 Euros, infeliz o dia em que desiste no 2ºAno de Sociologia por achar que tinha vocação para ser Enfermeiro, bom o resultado vem no meu recibo de ordenado...1020...limpos cerca de 800...
Abram mais escolas, viva a OE, viva os Sindicatos que recusaram na devida altura a actualização dos Licenciados para os 1357...
 
Calculo que vá sair uma Portaria qualquer a dizer que o trabalho dos Enfermeiros se desenvolve por turnos por ser inerente à profissão e que o Vencimento base já engloba este aspecto... 1020 Euros, infeliz o dia em que desiste no 2ºAno de Sociologia por achar que tinha vocação para ser Enfermeiro, bom o resultado vem no meu recibo de ordenado...1020...limpos cerca de 800...
Abram mais escolas, viva a OE, viva os Sindicatos que recusaram na devida altura a actualização dos Licenciados para os 1357...
 
Bem comprova-se que os ministros são como os advogados do diabo dão com uma mão para retirar com outra e ficar tudo na mesma. Esta medida é completamente descabida são enfermeira à 10 anos sempre trabalhei por turnos e admito que as noites cada vez me custam mais a fazer e se diminuirem ou retirarem os suplementos eu passo para fixo e penso que esta medida iria ser seguida por muitas outras pessoas.
Mas concordo com um comentario, onde está a reividicação sobre o subsidio de risco, penosidade e desgaste profissional?
Penso que a redução de horario com os anos de carreira, como esta contemplado na carreira de professores, era uma excelente reivindicação, não é que o trabalho dos professores seja pouco penoso, mas e nós não temos que lidar com todo o tipo de ser humano? educado, mal educado, agressivo etc, etc, etc.....
Outra reivindicação temos direito a horas de formação mas só nos são consedidas se o serviço o permitir, ou seja nunca. Todos os meus cursos e trabalhos realizados para o serviço foi a sacrificar as minhas poucas horas de lazer e familiares, o gozar dessa regalia devia ser algo independente da vontade de chefes ou administradores, apenas deviamos de comunicar justificando a pertinencia da sua realização e eles só tinham de nos pedir os resultados. Os professores tem essas regalias, como continuamos a fazer investigação ou evolução como profissionais? Esqueci-me quanto mais ignorantes melhores e para limpar... aquilo que se sabe ja temos muitos qualificações
 
A única razão porque somos mal pagos, foi porque era inconcebivel para as mentes brilhantes que tanto lutaram pela enfermagem neste país, que elas, enfermeiras lutadoras e sofredoras, que tiveram de atravessar períodos conturbados em que passaram miraculosamente de auxiliares a enfermeiros e de cabos maqueiros a enfermeiros e de sapateiro, barbeiro e parteira a enfermeiros, elas que conseguiram puxar uma classe maioritariamente constituida por pessoas que nem escrever sabiam, para o convivio com os sô doutores e com ministros e tal, que elas fossem receber menos que a criançada acabada de sair da escola, essa cambada que como eu passou 17 anos pelos bancos da escola, ou seja, 4 VEZES mais que colegas que hoje, ganham 2000 euros por mês. Colegas esses, que esperaram pacientemente sentados nas suas poltronas almofadadas que os anos passassem, colegas que por terem muitos aninhos de serviço, nos merecem todo o respeito e reverencia.
O que é certo, é que durante anos esses foram os dignos representam-tes da enfermagem. Muitos foram os que lutaram, evoluiram e se esforçaram por não se ficarem por aquilo com que começaram, esses sim merecem-me todo o respeito.
Mas muitos foram os que estagnaram, que nunca mais abriram um livro, que nunca mais puseram os pés numa formação, e hoje roçam o cuzinho pelas paredes à procura de formas de não fazer nada. Ainda tenho de os ouvir dizer:" Tens de comer muita sopa para chegar onde eu cheguei!"
RIDICULO
A verdade é essa.
A nossa profissão começou de baixo, e infelizmente, em muitos casos, ficou em baixo.
Tenho colegas que limpam uma ferida com uma compressa que retiram do saco do lixo comtaminado depois de a terem utilizado. Enfermeiros Graduados a ganhar 2000 euros, enfermeiros com a 4 classe, colegas que algaliam só com um par de luvas. Estas servem para retirar a algalia anterior e por a nova, para quê trocar?????
Colegas que me dão lições proveitosas porque já cá andam à muitos anos, colegas que ficam responsáveis pelos serviços, porque são os mais velhos.
Estes mesmos colegas, em dias de greve, não fazem, porque "lhe tiram muito dinheiro".
Colegas que em 30 anos de uma proveitosa e rica carreira conseguiram nunca algaliar um homem!!!!!!!!!!!! Porque é um homem, parece mal a uma senhora agarrar no dito pirilau.
A verdade é que foram destes bancos de escola que sairam as nossas classes dirigentes.
Era inconcebivel para estes dignissimos colegas que a criançada recebesse mais que eles, como me disseram um dia! "TENS DE COMER MUITA SOPA"
A verdade é que eu tenho de ser gerida muitas vezes por uma pessoa que me fez um dia este comentário: "Querem as medidas das feridas em milimetros, mas as réguas vêm todas em centimetros!!!"
COMENTARIOS????
Pois é, responsável pelo serviço, por ter muitos anos de serviço.
É esta a nossa realidade.
Os enfermeiros gestores ( chefes supervisores e não sei porque razão, especialistas) andam todos assustados, porque o ministerio quer desprestigiar a classe gestora colocando-os a prestar cuidados!!! ESCANDALO!!!!!
Pois é, mas se passassem mais tempo connosco, classe inferior e desprezivel, porque nao temos mestrado, doutoramentos,ou acabamos de sair da escola, enfim sem nível, percebiam melhor as aberrações que têm nos serviços, a realidade do trabalho escravo que muitos de nós faz em prol dos colegas que já comeram muita sopa.
Antes de pensar no ordenado que posso vir a ganhar, por me reconhecerem a licenciatura, eu EXIJO que revejam a hierarquia da nossa classe. Mas porque razao é que uma pessoa com o 9 ano, sem licenciatura, mas que comeu muita sopinha, recebe 3 vezes mais que eu???????
Mas porque razão uma pessoa tão ignorante que nem consegue converter centimetros em milimetros, a quem "deram" o complemento, fica responsável por mim??????
Estou a ficar farta e saturada.
Foram dos bancos da escolinha onde estas pessoas andaram, que sairam as nossas reverendissimas classes dirigentes.
PARA BASTONARIO/A ALGUEM COM MENOS DE 40 ANOS!!!
POR FAVOR!!!!!
( Já ouço as vozes, escandalizadas de quem comeu muita sopinha!!)
 
Caro(a) Colega das 9.59.

Sou do tempo das que comeram muita sopinha. E estou inteiramente de acordo consigo.
Criou-se dentro da Enfermagem, os patroes; sim porque eles governam as quintas e os assalariados, são os enfermeiros prestadores de cuidados.
Alguns deles, nunca passaram pela Prestação de Cuidados.
Tiveram tempo de serviços e bolsa(dinheirinho) para fazerem as formações e agora até o simples estatuto de trabalhador estudante , se negam aos enfermeiros, para fazerem as formações que a eles lhes ficou de borla.
São os que parasitaram a Enfermagem .
Concordo 100% consigo,até na revolta.
 
Li isto:

"Alguns deles, nunca passaram pela Prestação de Cuidados.
Tiveram tempo de serviços e bolsa(dinheirinho) para fazerem as formações e agora até o simples estatuto de trabalhador estudante , se negam aos enfermeiros, para fazerem as formações que a eles lhes ficou de borla.
São os que parasitaram a Enfermagem ."

Alguns exemplos: "Professor" Wilson, Delfim Oliveira, Augusta Sousa, Teles, Germano Couto, Kadete, José Oliveira, "Dr" Serafim...
 
Cara colega das 9:59 estou totalmente de acordo com a sua analise e revolta. Nos serviços que trabalhei sempre tive a sorte da equipa de enfermagem ser relativamente jovem que se unida porque o trabalho era muito e lutavamos pelo justo reconhecimento. Fui o ultimo curso bacharel e quando houve a negociação salarial devido à licenciatura ouvi muitos comentarios da "injustiça" dos recem formados auferirem ordenados quase identicos aos "dinossauros" da enfermagem. Só tenho pena que muitos deles já estejam na reforma, com grandes reformas (que não descontaram toda a vida sobre os valores que auferiram nos ultimos anos de trabalho) e ainda a ocuparem lugares no privado que fazem falta aos recem formados e nós a penar por causa destas cabeças iluminadas, já sem falar que tirei de trabalhar até aos 65 anos e depois receber (se houver) cerca de 53% do meu ultimo salario. Senhores reformados tenham vergonha, deixem-se de lamechices como por ex. que tem de ajudar os filhos e vão gozar a vossa aposentadoria.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!