sábado, março 07, 2009

Descubra as diferenças!


Negociações do Ministério da Saúde com os Enfermeiros:
.
"O Ministério continua a não ceder na existência de uma carreira para os enfermeiros, continua a defender a manutenção de uma carreira com duas categorias, como se houvesse dois níveis de enfermeiros e, por último, também não cede nas questões salariais" link

Negociações do Ministério da Saúde com os Médicos:
,
"A Ministra da Saúde deixou ontem os líderes dos dois sindicatos médicos apaziguados, ao demonstrar uma "abertura completa" para apresentar uma nova proposta de diploma da revisão das carreiras e garantir que a avaliação de desempenho será adaptada à especificidade da profissão" Fonte: Jornal Público

Comments:
A nossa luta não é contra os médicos, nem devemos adoptar esse caminho.O fundamental é unirmo-nos e lutar pelo que temos direito. Bombos e gaitas nas avenidas nada resolve.Temos que demonstrar a falta que fazemos nas unidades de saúde. Sugiro greve por tempo inderteminado nos locais onde realmente se fazem sentir os efeitos da mesma ( blocos op, consultas ext. e centros de saúde), e, para que os nossos colegas não saiam prejudicados em termos monentários dessa greve deles em prol de todos, criem-se fundos monetários suportados pelos restantes enfermeiros, para assegurar o pagamento dos dias de greve. Pensem nisto, caros colegas. A hora é de união total e absoluta, pois se assim não for o futuro da Enfermagem estará irremediavelmente comprometido.
Saudações
 
Diferenças:

Enfermeiros:

1 - Os enfermeiros geralmente fazem muito ruído, mas nao vão directos ao assunto e (na sua maioria) são extremamente desunidos;
3 - Alguns deles "falam" demasiadamente uns dos outros ...
2 - São capazes (alguns deles)de tramar outros ou de lhes fazer a vida negra!

Médicos:

1 - Fazem habitualmente pouco ruído e são solidários entre eles;
2 - São cúmplices uns dos outros, defendem-se quase sempre, em que circunstâncias fôr;
3 - Habitualmente não se criticam em frente a outros profissionais de saúde.

Concluindo:
O desemprego está aí,mas não o é para os médicos, pois não?
Porque será?..... expliquem-me como se eu fosse .....!

Felisberta Gomes
 
Ora bem.
Para os Enfermeiros, não há tempo para a presença da Srª Ministra nas negociações.
Pois ela não é enfermeira, é médica.
Dá que pensar sr.s enfermeiros.
Continuem sossegadinhos e acomodados.
 
Mais uma vez a história repete-se.
Porque será??...
Médicos, esta sombra sempre a pairar no sistema de Saúde do País..., Além dos salários têm sempre outras benesses(SIGIC e afins).
Será que os médicos irão ter grandes dificuldades em negociar a carreira?, vamos esperar para vêr, ou não fosse a sra. ministra médica...
Será que encontraram as diferenças?...
Mas não vamos desarmar.. Dia 13 estamos todos lá..
J.V.
 
Enquanto os enfermeiros mantiverem o complexo de inferioridade, não conseguiram qualquer tipo de afirmação.
Senhores enfermeiros acordem e assumam a qualidade de licenciados. Assumam responsabilidades. Exijam uma CARREIRA SEM GESTORES DE CARREIRA.
Reparem, há vinte anos a Enfermagem era no seio político EAXTRAORDINARIAMENTE RESPEITADA. Hoje não é. Por culpa de quem?
Por culpa dos seus "gestores representantes (Directores, Supervisores e Chefes: "quadros, dizem eles). E porquê? Porque sentiram que já não eram enfermeiros: eram "quadros"!!!
Vejam os professores (porque deixaram de ser enfermeiros?), os representantes da Ordem que apenas procuraram o "lugar ao sol"!!! Não foram todos eles que injectaram o mercado de ESCOLAS DE ENFERMAGEM, sob o pretexto de falta de enfermeiros, e que permitiram ao mercado dizer "se não querem, não falta quem queira"!!!! Exijam dos vossos representantes RESPONSABILIDADE. Ou então deixem de pagar a quotas, quer à Ordem, quer aos Sindicatos.
 
É por essa discriminação que temos que lhe mostrar a nossa força.
TODOS A LISBOA NO DIA 13!
 
ainda continuo a achar que voçes são todos muita parra e pouca uva, é só blablablablabla.... no dia 13 vão ser meia duzia de gatos na manifestação, que vai passar ou em rodapé no noticiario, ou uma noticia muito rapida lá para o meio do telejornal que ninguem vai reparar. ninguem vos liga. dia 13 a principal atenção vai estar voltada para a manifestação maior, a da função publica, a dos enfermeiros vai passar despercebida. realmente voces não vão a lado nenhum, nem sequer tem lideres capazes de organizar uma manifestação, de forma a surtir mais impacto. sois uma causa perdida, so pedereis ter esperança no dia em que a comunicação social vos prestar alguma atenção, ate lá ide é trabalhar.
 
Óh anónimo das 12:23:

... Gatos e Gatas, se faz favor, porque eu também lá vou estar!
... Vós é que sois uma causa perdida, sua Ave Agoirenta!

Tareca
 
VOU usar um autocolante na farda a dizer: EU NÃO VOTO PS.

Aconselho vivamente a todos os enfermeiros a seguir este exemplo.

Realmente, com muita pena minha, não conheço nenhum enfermeiro que seja Administrador Hospitalar,

bom na verdade conheço um que após ter feito uma licenciatura em Gestão se tornou Administrador Hospitalar, mas tudo faz para esconder que tem um licenciatura em enfermagem!!!

TALVEZ POR VERGONHA!

Eu pessoalmente é tenho vergonha que esse Senhor tenha uma licenciatura em Enfermagem, direi mesmo mais, tenho desprezo.

Não conheço nenhum Enfermeiro que tenha sido Ministro da Saúde, nem Primeiro-Ministro, nem Presidente da República, Presidente da Câmara ou Presidente da Junta de Freguesia, nem presidente de algum Clube de Futebol.....

Ou seja a Enfermagem não tem representatividade social, a Enfermagem não tem influência politica, a Enfermagem carece um LÍDER!!

Em contra-partida conheço uma Bastonária, que alguém elegeu como representante da nossa classe e que é a analogia do fosso em que nos encontrámos...

ou melhor é a principal responsável pelo retrocesso da classe, pelo seu desalento, pela sua humilhação constante em praça pública, pela sua descriminação, pelo seu desemprego, pela sua exploração, pela emigração de milhares de enfermeiros, pela sua destruição, pela sua morte lenta e agoniante!!!

Essa PESTE tem nome, chama-se: ENF. MARIA AUGUSTA DE SOUSA.

E tal como uma "peste" é urgente erradicá-la das suas funções.

Os danos que fez na Enfermagem são, na minha opinião, irrecuperáveis e serão lembradas pelas gerações como a arquitecta do HOLOCAUSTO, do DESCALABRO e pela EXTINÇÃO da Enfermagem.

EU NÃO VOTO PS.

NEL
 
"Mas afinal a OE é dos enfermeiros ou das escolas????"

Pergunta aqui colocada por uma, das muitas, comentaristas. Mais própriamente Larose.

Infelizmente a OE foi, e é, dominada pelos interesses dos "fazedores de enfermeiros". Reparem, dos represententantes na OE não "dá umas aulitas" nas Escolas de Enfermagem, sobretudo privadas.
Mais ainda, reparem nos campos de estágio e poderão verificar que, em geral, os estágios são prioritariamente distribuidos para as Escolas onde os Directores, Supervisores e Chefes "prestam colaboração".

Daí o sr. enfº Manuel Oliveira, representante da OE, defender que, na enfermagem, só deverá haver mestres e especialistas, e acima de tudo doutores!

Note-se que esta é a posição da Ordem dos Enfermeiros, secundada pelos ditos "quadros" da Enfermagem, SEM QUALQUER ESTUDO que permita suportar esta posição. Apenas tem como seu suporte OS INTERESSES DESSES SENHORES EM CONTINUAREM A "DAR UMAS AULITAS".
 
Boa NEL

Eu também não votarei PS, mas outrora votei!!!

Como estou profundamente arrependido.
 
Quais os emails dos directores de jornais, grupos parlamentares rádios e televisões?
 
Eu nunca votarei nem PS nem PSD!!!!
 
Ao anónimo das 7.43,
eu também acho que a nossa luta não é contra os médicos. Mas é, também, muito importante fazer notar a diferença de tratamento que o ministério tem em relação a "les uns et les outres".
Logo, torna-se, em minha opinião, legitimo perguntar se esse facto se deve a ter dois proeminentes membros do ministério (ministra e secretário de estado) da classe médica.
Será que no mesmo ministério, os funcionários dele dependentes, não merecem o mesmo tipo de tratamento, o mesmo respeito, a mesma deferência...
SERÁ?????????????????????
 
Protestem junto dos órgãos de comunicação social:

secdir@jn.pt
direccao@correiomanha.pt
geral@sol.pt
director@expresso.impresa.pt
webmaster@dn.pt
atendimento@sic.pt
jornaldatarde@rtp.pt
opinioes@rtp.pt
mail@rr.pt
tsf@tsf.pt
http://ww1.rtp.pt/wportal/participe/formulario.php

É mais útil e mais eficaz do que limitarmo-nos a enviar mails para a ministra da saúde, pois essa já se sabe, não ouve os enfermeiros...
 
Ui ui, mais uma vez a dor de cotovelo a aparecer...depois venham cá falar em complexos de inferioridade!! O maior complexado de todos é o DE, sempre com comparações permanentes com a classe médica...a frustração deve ser enorme. Enfim, para quem não engolir tudo o que neste blog se escreve, entendam que o futuro da melhoria das condições laborais dos enfermeiros nao passa por comparaçoes com os médicos, passa antes pela luta e pela união da classe de enfermagem...na minha modesta opiniao,este tipo de argumentos e de posts nao leva a nada, so demonstra aquilo que a maioria das pessoas pensam, os enfermeiros tem complexos em relaçao aos medicos porque 99% dos enfermeiros sempre quiseram usar a bata branca e o estetoscopio...E isso continua, INFELIZMENTE, a ser provado todos os dias...
 
Eu também sou a favor de uma greve indeterminada e todos os enfermeiros deveriam mandar uma cartinha à ordem a demitirem-se das funções de enfermagem para nem sequer prestar cuidados mínimos. eu tenho a certeza que o ministério cedia logo. Temos que fazer uma greve que abana-se o Pais todo só assim conseguimos fazer alguma coisa. Os responáveis dos sindicatos deveriam unir-se e organizarem uma greve indeterminada e sem cuidados mínimos.
Força e coragem para todos os enfermeiros todos juntos conseguimos.
 
Infelizmente, estas Diferenças que se observam quase diariamente, também são muitas importantes:

Enfermeiros:

1 - Os enfermeiros geralmente fazem muito ruído, mas não vão directos ao assunto e (na sua maioria) são extremamente desunidos;
3 - Alguns deles "falam" demasiadamente uns dos outros ...
2 - São capazes (alguns deles)de tramar outros ou de lhes fazer a vida negra!

Médicos:

1 - Fazem habitualmente pouco ruído e são solidários entre eles;
2 - São cúmplices uns dos outros, defendem-se quase sempre, em que circunstâncias fôr;
3 - Habitualmente não se criticam em frente a outros profissionais de saúde.

Concluindo:
O desemprego está aí,mas não o é para os médicos, pois não?
Porque será?..... expliquem-me como se eu fosse .....!

Felisberta Gomes
 
Ao anónimo das 6:21

Quanto à bata branca e estetoscópio, insígnias tão queridas dos médicos, estes usam-nos como objectos decorativos, pois grande parte dos médicos nem sabe auscultar em condições. Para sua informação, estetoscópio já o uso, e bem, e sou Enfermeiro! Bata branca, até os talhantes a usam!
Quanto á comparação com os médicos, tem razão; não os devemos usar como medida escalar ou exemplar...Nem precisamos pois o valor e importância absoluta da profissão de Enfermagem já justifica por si própria um tratamento mais justo e correcto do que aquele que este ministério têm dado.
 
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.


NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)

Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!


Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?

O risco?

A penosidade?

A diferenciação técnica?

A habilitação académica?

O número de anos de estudo???

????
 
A ideia do NEL é fantástica e pode ter um efeito contundente.

NO DIA 13 de MARÇO vou também usar no lado direito da farda um papel preso com um alfinete a dizer EU NÃO VOTO PS.

No vidro de trás do carro do lado direito vou também colar um papel a dizer: ENFERMEIRO? NÃO VOTA PS.

Apelo a todos os colegas que passem esta mensagem por SMS ou e-mail.

Eu também NÃO VOTO PS.
 
Estou completamente de acordo!
" vamos todos sem excepção para uma greve geral inderteminada"

FORÇA!!!!!!
VAMOS UNIRMO-NOS
 
A OE está altamente associada aos interesses na formação de Enfermeiros, e esta repugnável associação, destruiu em poucos anos com a Enfermagem em Portugal.
E excessiva oferta de Enfermeiros no mercado, criou vinculos precários, desemprego, e perda de poder negocial!
Penso que nada conseguiremos com as tradicionais greves, que muito pouco impacto tem tido na população, e por conseguinte, na comunicação social também.
Temos de pensar noutras formas de greve.
Concordo com o colega que fez o primeiro comentário a este post, porque não apoiar financeiramente os colegas dos serviços onde a greve tem maiores repercussões?
 
Campanha:

NÃO VOTO PS, NÃO VOTO PS, NÃO VOTO PS, NÃO VOTO PS, NÃO VOTO PS. NÃO VOTO PS, NÃO VOTO PS, NÃO VOTO PS, NÃO VOTO PS...

ESTOU CONTIGO NEL...
 
Ministério da Saúde quer negociar com enfermeiros
A ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu esta sexta-feira que o Ministério não está "fechado" a continuar a discussão sobre as carreiras dos enfermeiros com os sindicatos, apesar de na última reunião não terem chegado a acordo.


'Estamos numa fase de negociação de carreiras. Os sindicatos têm uma proposta, nós temos outra, temos tentado conciliá-las. Haverá ainda muito trabalho a desenvolver', referiu Ana Jorge.

Os Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) reuniu ontem com a ministra da Saúde e não chegaram a um entendimento, o que levou a estrutura sindical a manter a manifestação agendado para dia 13 de Março, em frente ao Ministério da Saúde.

in coreio da manha hoje
 
Ao NEL, ao Vitor A. e ao anónimo das 11:18 PM:

Enviar ao PRIMEIRO MINISTRO, através do mail, ou outro meio qualquer, a posição da COMPLETA DESILUSÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE A ATITUDE DA PROPOSTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, acompanhada da decisão (individual) de tentar convencer o MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE UTENTES DO HOSPITAL, CENTRO DE SAÚDE, ETC., E TAMBÉM DOS ACOMPANHANTES DOS DOENTES, DE QUE O GOVERNO DO PS DEVE SER AFASTADO, se não corrigir comportamentos, TERÁ UM IMPACTO BEM MAIOR DO QUE AS GREVES DECRETADAS PELOS sindicatos e do apoi da Ordem.
Aliás, para a OE também deve ser enviado comunicações no sentido de "mudarem as agulhas" ou deixarão de receber as VOSSAS QUOTAS.

EU CONTINUO SEM PAGAR AS QUOTAS À ORDEM. Continuo à espera que a OE me processe a exigir o respectivo pagamento, que já vai em 822.80 Euros (segundo a OE).
 
Esta proposta de carreira vem acabar com as especialidades!

Também não foram muitos os enfermeiros a acabar com elas primeiro?

Atendendo à situação académica actual (bolonha) não teria sido mais sensato ter optado pelo formato 3+2? Em que o 2 seriam o mestrado?

Toda a minha gente sabia que ia dar nisto…eu pelo menos já alertei o pessoal do sindicado há anos, essa história de passarmos a licenciados logo antes de Bolonha só podia dar nisto.

Não teria mais lógica ter substituído os complementos de formação por especialização (em vez de um ano seriam dois, mas com algum proveito, mesmo monetário !!! Na altura ainda se abriam vagas para especialista, e tínhamos a mais valia de ir cimentando a mais valia das especialidades. Refiro-me às velhas como a reabilitação, mas também a novas que deviam ter sido criadas há muito (geriatria, emergência, paliativos, ...). Seria depois rapidamente propor dotações seguras de enfermeiros, nomeadamente os especialistas. Mas o que importava mais era agarrar essa oportunidade, da aplicação prática das especialidades e na sua visibilidade diária, na sua importância para os cuidados de saúde.

Os cromos da OE passam o tempo a reflectir e a estudar a questão das especialidades, quando acordarem já o mercado está completamente inundado de outros “especialistas” não enfermeiros!!! Será falta de inteligência? Não percebo …

Será que os enfermeiros cegaram quando conquistaram o bacharel? É que têm sido asneiras, atrás de asneiras ...
É preciso ser estrategicamente inteligentes.

Estrategicamente abespinhado!!!
 
Eu não voto PS
 
Eu também nao voto PS.
Jamais.
Só tem poder de destruição, para acalentar a corupção.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!