sexta-feira, março 13, 2009

Duas centenas?


"Perto de duas centenas de Enfermeiros concentraram-se frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, munidos de apitos, para protestar contra a proposta do Governo de reestruturação da carreira" link


Comments:
“Cerca de duas centenas de enfermeiros munidos de apitos estão concentrados frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para protestar contra a proposta do governo de reestruturação desta carreira.
O sindicato ameaça com «mais greves e outras formas de luta», disse José Carlos Martins, adiantando que a concentração de hoje dos enfermeiros - sendo esperados cerca de mil - permanecerá junto ao Ministério até cerca das 13:00.”
FONTE – TSF

Estranhamente li, no sitio do SEP:
Concentração de enfermeiros – 13 de Março
SÃO ESPERADOS CERCA DE 1500 ENFERMEIROS EM FRENTE
AO MINISTÉRIO DA SAÚDE, A PARTIR DAS 11,30.

Ora, da previsão de 1.500 publicitada no sitio, passou para a previsão de 1.000 (diminuiu 1/3), para a efectiva presença de 200 !!!!!!!!!!!!!! (pouco mais de 10% da previsão publicitada).

Mas mais, se considerarmos que:
1 - O número de Dirigentes Sindicais de TODOS os órgãos sociais do SEP (Direcção Nacional e Direcções Regionais das 14 Delegações)), ultrapassam as DUAS CENTENAS;
2- Os Membros dos órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros, que também se associaram à manifestação, são "MAIS QUE MUITOS"

Teremos de concluir que......???

Agora, se considerarmos, NESSAS DUAS CENTENAS, os habituais figurantes recrutados nas "milicias profissionais" RESTARÁ o quê “…das duas centenas de enfermeiros munidos de apitos…”?

Talvez só os APITOS!!!

Jorge Diniz
 
Recordo-me do tempo em que os "enfermeiros" para resolverem os problemas criados no seio da "sua classe", iam ter com os médicos para lhes resolverem os problemas.

Que querem? O complexo de subalternidade mantem-se!!!!
 
As manifewstações devem ser feitas em dia de greve!! Nâo em dias de trabalaho e a horas de trabalho. Na última manifestação que foi num dos dias de greve foi a maior de enfermagem dos últimos anos... Mas a questão fica para todas as manifestações, Onde andam os enfermeiros desempregados????Falam muito em foruns mas fazem pouco, muito pouco, eu trabalho há tres anos a 200km's de casa e fiz sempre greve e estive presente nas MANIFS. Na última greve os mais velhos deram o exemplo. NÃO TENHAM PENA DOS COLEGAS QUE CHORAM POR NÃO TEREM TRABALHO MAS QUE NÃO MEXEM UM DEDO PELA NOSSA PROFISSÃO! POR FAVOR SEJAM SENSATOS A UNIÃO FAZ A FORÇA!!!!
 
Noticias nas TV:

"Manifestação de Enfermeiros.....
.......... NADA!!!!!!!!!

Porquê??????

Porque o SEP, filiado na CGTP,e nos interesses do PCP, não quer referenciar ESPECIALMENTE (como Corpos Especiais, que são) a Enfermagem. Antes, a instrumentaliza como "arma de arremesso".

Caros colegas, a "treta" da necessidade de MAIS FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS, devido à sua carência, foi arma utilizada pelo SEP, que conquistada "transmitiu" (por sucessão) à Ordem dos Enfermeiros.

Não se Esqueçam que a actual BESTANORIA foi nº 2 na primeira eleição (lista única) para a OE. E só não foi n.º 1 (BASTONÁRIA), porque a Enfª Mariana Diniz de Sousa disse que seria candidata. Assim sendo, prevendo o lógico, aceitou ser nº 2. Logo no segundo acto eleitoral, conseguiu, em lista única, ser eleita.

Agora reparem: qunatas escolas de enfermagem foram criadas. Quantos "Professores" saíram dos corpos sociais da OE? Quantos ainda continuam?

O Enfº (Professor?) José Carlos Martins era, ao tempo da Mª Augusta de Sousa (Coordenadora do SEP) nº 2 do SEP (sempre ligado à CGTP). Hoje é o coordenador, embora a Enfª Guadalupe Simôes seja a figura mais visualizada nos comunicados televisivos.

Agora, reparaem ainda: a 2ª proposta de CARREIRA DE ENFERMAGEM apresentada pelo MS é BEM PIOR QUE A PRIMEIRA. Que disseram os nossos representantes??? FOMENTARAM A INSATISFAÇÃO E REVOLTA.

Hoje como estamos? Perdemos força negocial, porque o MERCADO foi inundado (Sim, INUNDADO) de ENFERMEIROS, que não conseguem emprego!!! Mas o "mercado" dos "enfermeiros licenciados no desemprego" EXISTE (MAS, EXISTE MESMO).

E, por parte dos representantes dos MÉDICOS (no mesmo periodo), qual foi a "estratégia"?

Agora COMPAREM a PROPOSTA DE CARREIRA para os Médicos
e a proposta de carreira para os ENFERMEIROS.

Pois é, NÃO ESQUEÇAM QUE SEM OS ENFERMEIROS TODO O SISTEMA DE SAÚDE RUIRÁ!!!! São eles que suportam toda (MAS TODA) a organização do SNS.

EU NÃO ACEITAREI PERDER DIREITOS. LUTAREI COM TUDO (MAS TUDO) NOS TRIBUNAIS.

Jorge Diniz
 
200 ou mais de 1000?????
uns dizem uma coisa outros dizem outra...
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369086

o que importa é que o objectivo seja concretizado!!!!
 
É o que dá marcarem manifestações para o mesmo dia da CGTP.Pagámos caro isso e a nossa projecção hoje foi nula...LUTEM PELA CLASSE MAS ESCOLHAM OS MOMENTOS CERTOS!

enfermeirooenfermo.blogspot.com
 
A comunicação social Mente!...

Estive lá eram mais de MIL..

Mesmo assim colegas ficou aquém das minhas espectativas.
Vejo que falam muito mas na altura das acções..., é pena colegas...é pena, mas a luta continua.

A propósito vejam o video da rtp, "mais de mil enfermeiros" http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=2&t=Enfermeiros-em-protesto.rtp&article=207998
J.V.
 
Acabei de chegar de lá ........ é triste ....muito triste!

Daqui do centro hospitalar P. Varzim/ V.Conde , fomos 60 enfermeiros ..... Claro que muitos dos colegas também gostariam de ter ido mas estavam a trabalhar ...outros não quiseram ... mas também não somos muitos ... em termos de percentagem não estivemos mal.
Mas dou razão ao colega ....ONDE ESTÃO OS DESMPREGADOS E AQUELES QUE RECEBEM 3€/H ?
 
Manifestação da CGTP foi notícia de abertura do telejornal da RTP
TEmpo de reportagem dispensado - 7min
Tempo dispensado para a manifestação dos enfermeiros - 0 min

Só soube que a manifestação existiu mesmo porque vim a este blog!!! Assim não dá! Se eu tivesse ido (estive a trabalhar mas ainda pensei em trocar!!!:=/) estaria muito revoltada!!!
 
a cabei de ver o jornal das 20horas da RTP1, nem uma referência aos enfermeiros.
estes sindicatos satélites da CGTP, que se estão a #%$" para nós deviam ser rifados
 
Acabei de chegar ao Porto vindo da manifestação dos enfermeiros em frente ao ministério da saúde e posso garantir que esse número (200 pessoas), está muito errado! Só do Porto, Gaia, Póvoa de Varzim e Penafiel iam 5 autocarros, o que dá cerca de 250 e ainda faltam os do resto do país! Eram seguramente perto de 1000! Ainda assim eram muito menos do que os que deviam ser... Parece que estão muitos colegas satisfeitos com o que lhes é proposto...
 
Esse José Carlos Martins e essa Guadalupe Simões não querem saber da enfermagem, querem é saber dos seus interesses pessoais. Se fossem bons no seu trabalho, enquanto dirigentes sindicais, não marcariam uma manifestação conjunta com a CGTP
 
uma vergonha estes sindicatos
 
Manifestação dos enfermeiros:
RTP - 0;
TVI - O;
SIC - 0.

Quanto aos duzentos...
afirmo e reafirmo, É MENTIRA...
Cheguei agora mesmo da manif. e só no meu autocarro eramos 60.
Não sei o que está por detrás disto...mas, são coincidências a mais...
 
eu ja tinha avisado, enquanto não souber,os cativar a comunicação social, mais vale ficar em casa. a manifestação de hoje nem sequer existiu, até podiamos ser 10 mil que a projecção da comunicação social seria a mesma. e muitos dos colegas que vem aqui a este blog tal como a maioria é so blablablablablabablablablablablabla.... mas na hora da verdade ficam em casa. acho que os enfermeiros tem o que merecem, e se fosse aministra ainda pagava menos, afinal é uma classe profissional realizada, a ver pelos numeros.
 
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.


NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)

Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!


Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?

O risco?

A penosidade?

A diferenciação técnica?

A habilitação académica?

O número de anos de estudo???

????

Qual a lógica ????

(A pergunta sem resposta, aquela que carece de ser colocada mil vezes à MS ...e ao PM)
 
Caros Colegas

Em primeiro lugar, parabéns aos cerca de dois mil enfermeiros que se deslocaram a Lisboa. Pelo que sei, quem foi, adorou, o convívio e a organização.

Aos responsáveis sindicais, deixo uma nota, compreendo que a luta é de todos os trabalhadores, mas temos de começar a pensar mais no nosso umbigo, e nesta fase decisiva para nós, marcar uma manifestação no mesmo dia em que está prevista uma mega manifestação é o mesmo que dizer impacto ZERO.

E qual é afinal o problema da Enfermagem? é a Visibilidade, a Visibilidade dos cuidados que não existe, a Visibilidade da Ordem que não existe, a visibilidade dos profissionais que não é suficiente ( os que lutam são sempre os mesmos). Hoje apesar de ser-mos um bom número na comunicação social somos desmentidos, e não existem reportagens que provem exactamente o contrário, boa vitória para o ministério da saúde.

Mesmo que fossemos 5 mil, o impacto hoje seria nulo. Valeu pelo convívio, pelos encontros entre colegas de turma e outras coisas mais.

Sei que existem sindicalistas a ler o blog, deixo as minhas ideias:

1) Definir com urgência o que são cuidados mínimos por serviço. Tentar de alguma forma o debate e registar em acta. Pessoalmente no serviço em que trabalho, tudo é urgente ou emergente... precisamos de ter base e suporte para segurar nos "tomates" quando decidir-mos que não fazemos. No fundo preparar as próximas greves, criar impacto.

2) Nos serviços que não seja possível fechar e em que os serviços mínimos sejam considerados quase todos, então... faça-se formação em greve de zelo.

3) Greves de dois dias, com inicio no último dia do mes e no primeiro do mes seguinte.

4) É preciso convidar a comunicação social, debater na televisão ou criticar noticias faltas de "200" enfermeiros. Precisamos de mais política.
 
Caros Colegas

Em primeiro lugar, parabéns aos cerca de dois mil enfermeiros que se deslocaram a Lisboa. Pelo que sei, quem foi, adorou, o convívio e a organização.

Aos responsáveis sindicais, deixo uma nota, compreendo que a luta é de todos os trabalhadores, mas temos de começar a pensar mais no nosso umbigo, e nesta fase decisiva para nós, marcar uma manifestação no mesmo dia em que está prevista uma mega manifestação é o mesmo que dizer impacto ZERO.

E qual é afinal o problema da Enfermagem? é a Visibilidade, a Visibilidade dos cuidados que não existe, a Visibilidade da Ordem que não existe, a visibilidade dos profissionais que não é suficiente ( os que lutam são sempre os mesmos). Hoje apesar de ser-mos um bom número na comunicação social somos desmentidos, e não existem reportagens que provem exactamente o contrário, boa vitória para o ministério da saúde.

Mesmo que fossemos 5 mil, o impacto hoje seria nulo. Valeu pelo convívio, pelos encontros entre colegas de turma e outras coisas mais.

Sei que existem sindicalistas a ler o blog, deixo as minhas ideias:

1) Definir com urgência o que são cuidados mínimos por serviço. Tentar de alguma forma o debate e registar em acta. Pessoalmente no serviço em que trabalho, tudo é urgente ou emergente... precisamos de ter base e suporte para segurar nos "tomates" quando decidir-mos que não fazemos. No fundo preparar as próximas greves, criar impacto.

2) Nos serviços que não seja possível fechar e em que os serviços mínimos sejam considerados quase todos, então... faça-se formação em greve de zelo.

3) Greves de dois dias, com inicio no último dia do mes e no primeiro do mes seguinte.

4) É preciso convidar a comunicação social, debater na televisão ou criticar noticias faltas de "200" enfermeiros. Precisamos de mais política.
 
Estive lá e nao foram 2 centenas... Não cuspam no ar minha gente que ainda acerta em vocês
 
Caro J.V.,

O Ilustre Colega diz o seguinte:
"A comunicação social Mente!...
Estive lá eram mais de MIL.."

Para confirmar essa afirmação, manda-nos para :
http://tv1.rtp.pt/noticias

Eu fui lá!!! E o que vi e, sobretudo ouvi: "CGTP garante que o protesto teve mais de 200 mil pessoas".

Em mais lado algum, desse sitio, tive oprotunidade CERTIFICAR o que afirmou.
Assim sendo, à falta de melhor, terei de dizer que o Colega me "mandou para o sitio...errado".

Passar Bem.
 
penso que as manifestações da nossa classe devem ser afastadas da CGTP INTER SE NÃO DISSOLVE-SE nos funcionarios publicos. devemos fazer manifestações / greve quando é a nossa classe.eu não fui á manifestação por esse motivo.
 
....nós já nos auto-rifamos!
 
Além de enfermeiros, estarem contra enfermeiros, até a comunicação social, está a favor dos que parasitam, e são muitos.Infelizmente, há muitos enfermeiros que ainda andam a navegar no mar alto e desconhecem a realidade da Enfermagem Portuguesa.
Eramos mais de 1000 Enfermeiros. Eu estive lá.
 
Uma saudação a todos os colegas e um agradecimento a todos os que participaram na manifestação hoje em frente ao Ministério. NÃO ERAMOS 200!!! Bem mais do que isso, no entanto, e como a maioria dos colegas aqui neste espaço questiono-me sobre a nossa força associativa.

Passamos a vida entre queixumes e lamentos, quando temos a hipótese de fazer algo esperamos que os outros actuem e façam por nós.

Neste momento que vivemos não podemos ficar alheios, ninguém pode tomar o nosso lugar. ESTA È A NOSSA LUTA!!!! O nosso futuro imediato depende da nossa atitude hoje.

Reforço algumas das questões que já foram aqui expostas:
- Onde estão os quase 5 mil enfermeiros desempregados?
- Onde estão os colegas que se lamentam de terem salários indignos?
- Onde estão os colegas que se sujeitam a estágios profissionais a 3 € à hora?
- Onde estão os alunos das muitas escolas de enfermagem, que vão entrar no mercado de trabalho brevemente?
- Enfim, onde estão a maior parte dos enfermeiros? Sim porque se somos 55 mil em todo o Pais, e estiveram ali mais de mil, não acredito que todos os outros 54 mil estivessem a trabalhar.

Podem argumentar que é difícil, que dá trabalho, que é incomodativo, que é chato, que não se podem garantir os resultados das nossas acções. Sim, tudo isso é verdade. Mas perdemos todo o direito de nos queixar de compactuarmos com esta situação. PERDEMOS TODA A LEGITIMIDADE NOS QUEIXUMES E NOS LAMENTOS, porque temos a enfermagem pela qual lutamos. Temos no fundo aquilo que fizemos por nós próprios.

E pensando nisto, muitas vezes sinto alguma vergonha em ser enfermeiro. Se estamos neste marasmo é porque, além de não termos dirigentes, uma ordem, sindicatos e associações à altura, também não temos enfermeiros à altura. BASTA PENSAREM NO EXEMPLO DA FILANDIA.

Saudações….
 
Gostaria de saber o seguinte:

Quantos dirigentes dinicais tem o SEP, o SEN e o SEC.

Para além disso, quantos Delegados sindicais tem o SEO, o SEN e o SEC.

Com cereza, só de delegados são mais de dois mil...
 
Caro colega anónimo se tivesse copiado o site completo iria parar ao vídeo que agora está no Blogue,
à reportagem da RTP sobre a concentração dos enfermeiros.
Para a próxima tenha esse cuidado.

Já agora colegas deixem de se criticar uns aos outros e sejam mais participativos nas iniciativas da profissão. Tenham um pouco de respeito pelas pessoas que foram a Lisboa manifestar-se, até porque alguns se esquecem que são trabalhadores da função pública, tal como tantos outros.
Deixem de fazer insinuações sobre quantos são uns e outros e estejam unidos porque bem precisamos.
Alguns que opinam sobre determinadas matérias deviam estar atentos e ser mais participativos, estou para ver quando chegar a hora da verdade e se tiver que fazer uma greve nem que seja de dois dias...
J.V.
 
" Enfermeiros munidos de apitos.......". Que tristes.Era uma manifestação de licenciados??!!? CGTP?!?!? Que grande sindicato, temos!!! E ainda pensam que é assim que se mudam as politicas. O nosso primeiro em Cabo-Verde deve ter ficado mesmo muito chateado com a nossa manifestação; inclusivamente anulou a sua visita oficial para debater com caracter de urgencia toda esta situação. Até dá vontade de rir ( apesar de apetecer é chorar) com toda esta palhaçada. Quando é que nós ENFERMEIROS tomamos consciencia que só com medidas radicais mudaremos politicas. Sindicatos, Ordens e Afins, é tudo uma cambada de incompetentes e anjinhos. Veja-se que com toda esta problemática e incerteza quanto ao nosso futuro o que a nossa Ordem resolveu debater: um workshop acerca dos Sistemas de Informação em Enfermagem......dasse, vem mesmo mesmo a calhar debater isto!!!! Há pachorra?!?! Já não se aguenta!!! Depois pedem-me para colocar um bombo ás costas e marchar em Lisboa.....!!!
 
Para vossa informação ficam a saber que o SEP, em camionetas, tinham 819 enfermeiros, SEM CONTAR COM LISBOA E SETÚBAL. O SEN e SIPE nem apelaram nem tiveram nenhum transporte organizado...nem lá foram o FCorreia nem Azevedo ...A unidade é importante, mas é importante perceber quem é que mexe...quem dinamiza
O Comissário da Polícia disse, inclusive à frente da jornalista do Público e tsf (eu estava ao lado) que estariam entre 1 100 e 1 200.
Portanto, se em vez de mandarem uns bitaites e acreditarem na (in)verdade da imprensa, LÁ FOSSEM, avaliavam logo se eramos 200 ou 210...
Quanto à imprensa, espero que o SEP divulgue o resumo que recebi ...os colegas que aqui deitam abaixo (devem apoiar a proposta do MS) verão que um Telejornal da Noite noticiou, tivemos directos no Canal1 e TVI ao almoço; a SIC passou de manhã e vários na SIC Noticias, etc
Menos acção dos dedos nas teclas e MAIS ACÇÃO NOS SAPATOS, ficaria muito bem a muitos ...porque isto de mandar umas bocas de fazer isto e aquilo prós outros fazer ...um dia vai acabar ...aliás, vai acabar com esta Carreira, que, nos termos da Lei actual, é para sócios dos Sindicatos
 
A ideia do Mirandes é óptima.

Vamos para a frente com ela.

EU NÃO VOTO PS.
 
Pergunto ao enfermeiro, porque presumo que o seja, em vez de opiniar assim das duas dezenas, porque nao esteve ontem na concentração frente do Ministério, para contar como foi.
Segundo consta neste blog, não é por falta de tempo.
Falta de interesse....
Vergonha.....
Dignidade.......
Brio profissional.....
Complexos......
Contra tudo ......
Diga-me porquê.........
 
afinal eram cerca de 1000 enfermeiros que participaram..ao contrario do que dizia aqui..200...onde estava o Dr.Enf.? entao esteve la ou ficou em casa? se esteve la nao sabia que eram cerca de 1000 e nao 200 como se lamentava aqui? e facil falar e escrever mas quando e o momento de fazer...calma ai!
 
Mas afinal, houve greve dos enfermeiros??...
 
Acho imensa piada quando neste blog se discute o facto de serem 200, 500, 1000 ou ate 2000... o ridiculo é que provavelmente nem 5% da classe estava representada... por estas e por outras, enim, ninguem vos dá credito. depois venham com akela do "eu nao voto PS" LOL sim pk com manifs deste calibre o PS ja esta cheio de medo de perder os 200 ou 1000 votos dos enfs da manif de ontem...enfim, ridicula toda esta situaçao...
 
200 ou mais de 1000 enfermeiros?!
De facto os jornalistas nunca foram bons a matemática...


Notícias em anexo para quem acha que a Manif não teve expressão mediática:

Link para o Jornal da TVI:
http://www.pt.cision.com/online/resultado.asp?txt=enfermeiros&ver=txt_only&idnoticia=9834168

Link para o Directo do teleJornal:
http://www.pt.cision.com/online/resultado.asp?txt=enfermeiros&ver=txt_only&idnoticia=9833728

Link´s para Jornais e Rádios:
http://www.pt.cision.com/online/resultado.asp?txt=enfermeiros&idnoticia=9826848&ver=cor

http://www.pt.cision.com/online/resultado.asp?txt=enfermeiros&ver=txt_only&idnoticia=9828688

http://www.pt.cision.com/online/resultado.asp?txt=enfermeiros&ver=txt_only&idnoticia=9834803

http://www.pt.cision.com/online/resultado.asp?txt=enfermeiros&ver=txt_only&idnoticia=9830081

http://www.pt.cision.com/online/resultado.asp?txt=enfermeiros&ver=txt_only&idnoticia=9834306

http://www.pt.cision.com/online/resultado.asp?txt=enfermeiros&ver=txt_only&idnoticia=9829276

http://www.pt.cision.com/online/resultado.asp?txt=enfermeiros&idnoticia=9837620&ver=cor

Próximas batalhas se avizinham e esperemos que na próxima, os jornalistas se enganem e digam que lá estão 5000 enfermeiros...Era sinal que estavam 15000!!!

Bruno Maurício
 
não há mais nenhuma classe/profissão whatever que faz manifs e greves em conjunto com as restantes!
Os professores podiam ter aproveitado e faziam tb uma manif ontem... mas não!
a representação que querem obtêm pr luta deles próprios.
uma manif Só de enfermeiros, para quando?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!