quinta-feira, março 05, 2009

A luta vai começar!


"A reunião desta quinta-feira entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) "correu mal", pelo que se mantém o protesto marcado para o próximo dia 13. O Ministério continua a não ceder na existência de uma carreira para os enfermeiros, continua a defender a manutenção de uma carreira com duas categorias, como se houvesse dois níveis de enfermeiros e, por último, também não cede nas questões salariais', reclamou José Carlos Martins, dirigente do SEP."

"'Da nossa parte, não há cedências: continuamos a exigir um diploma de carreira, regulamentado não só para os actuais enfermeiros, mas também para futuros, com uma única categoria, e continuamos a exigir um salário ao nível de qualquer licenciado, porque os enfermeiro não são licenciados de segunda categoria', reiterou José Carlos Martins" link


Não podemos descurar nenhuma possibilidade para que as forças politicas acordem ao que estão a fazer à maior e à mais cumpridora classe de profissionais em Saúde.
Apelamos a que publiquem este Post nos vossos blogs, transmitam-no via email e copiem a carta que vos deixamos (ver em baixo) para os seguintes sites, Fax ou email…
Carta para o Presidente da Republica (link - cliquem aqui)
Carta ao Governo (link - cliquem aqui)
Ministra: Ana Jorge Morada : Av. João Crisóstomo, 9, 6º -1049-062 Lisboa
Tel.: 213 305 000 Fax: 213 305 175Correio electrónico: gms@ms.gov.pt
Deste modo, voltamos a mostrar toda a nossa indignação. Várias foram as promessas sucessivas de que Enfermagem veria ser reposto o seu valor a carreira de Licenciados. Já estamos fartos de esperar, por isso deixamos este documento que caso assim entenderem só têm que assinar e enviar por mail ou fax para o Ministério da Saúde.

"Sra. Ministra da Saúde
EU, INDIVIDUALMENTE, TAMBÉM CONTESTO!
No passado dia 20 de Fevereiro, durante a Greve Nacional de Enfermeiros, a Sra. Ministra da Saúde anunciou e, finalmente, concretizou o envio, aos Sindicatos, da proposta reformulada, cujo compromisso tinha assumido no dia 29 de Dezembro de 2008.
Na proposta constato, e no que diz respeito a estes 4 princípios:
.
1. UMA CARREIRA PARA TODOS OS ENFERMEIROS – face a esta reivindicação, justa, o Ministério assume que a mesma apenas está dependente de uma decisão politica, razão pela qual propõe que os actuais enfermeiros, a contrato individual de trabalho por tempo indeterminado possam optar pelo que vier a ficar regulamentado neste decreto-lei. Contudo, isso não é suficiente! Nós, enfermeiros, não aceitaremos a manutenção de qualquer tipo de discriminação e, na realidade, o que a Sra. Ministra está a propor é o seu aprofundamento, porque, no âmbito da sua opção, estão vedadas todas as restantes regras aplicáveis aos colegas com contrato de trabalho em funções públicas e, inadmissivelmente, nada disto é possível para os futuros enfermeiros.
.
2. UMA CARREIRA COM UMA ÚNICA CATEGORIA – a Sra. Ministra ao manter uma proposta com duas categorias, insuficientemente justificada com supostos conteúdos funcionais diferentes, contrários ao que hoje está legalmente consagrado no REPE, no Decreto de Lei que transforma a formação dos enfermeiros em Licenciatura e no Código Deontológico revela apenas ter um objectivo: IMPEDIR O DESENVOLVIMENTO DOS ENFERMEIROS NO LEQUE SALARIAL QUE O ACTUAL GOVERNO CONSIDEROU SER O MAIS JUSTO PARA REMUNERAR OS LICENCIADOS.
.
3. DESCATEGORIZAÇÃO DOS ACTUAIS ENFERMEIROS DA ÁREA DA GESTÃO – se a anterior proposta já era por nós considerada uma vergonha e um “atentado” à profissão, para esta só encontramos adjectivos num léxico pouco propício. Aos enfermeiros que estão, hoje, nas categorias de gestão da actual carreira de enfermagem, independentemente do que se tenha de reflectir sobre as práticas profissionais, foi exigido sempre concursos de acesso às categorias superiores; no acesso à categoria de enfermeiro graduado até 1988 para além do concurso era exigido um exame escrito de estudo obrigatório de 12 temas dos quais era escolhido 1 pelo júri. Para acesso à categoria de Enfermeiro Especialista era exigido, até 1991, nota positiva no exame de acesso à especialidade (a partir desta data passou a ser exigido a avaliação curricular), frequência da especialidade e posterior concurso de acesso à categoria, primeiro com exame escrito e depois com apreciação curricular. Para acesso à categoria de Enfermeiro Chefe e Supervisor era necessário a frequência dos cursos de Administração, concurso, apreciação e discussão curricular e, em muitos casos, avaliação do perfil psicológico. É DE TODO ESTE PERCURSO, INTRINSECAMENTE LIGADO AO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO que não é de todo admissível esta proposta da Sra. Ministra.
.
4. GRELHA SALARIAL – é inadmissível que a Sra. Ministra esteja a propor aos enfermeiros uma remuneração de ingresso na actividade abaixo daquela que o Governo, por lei, consagrou para os restantes Licenciados da Administração Pública. É intolerável que a Sra. Ministra apresente uma proposta que coloque o topo da carreira dos enfermeiros abaixo do topo da actual carreira de técnico superior. É insustentável que a Sra. Ministra queira perpetuar a discriminação do reconhecimento do valor social do trabalho dos enfermeiros e, mais grave, que inadmissivelmente diminua, na proposta que se pretende para e com futuro, as expectativas de desenvolvimento salarial quando a comparamos com a actual Carreira de Enfermagem.
Porque o que está em causa é a Profissão de Enfermagem e o seu Desenvolvimento;Porque o que está em causa é o reconhecimento do grau académico e do valor social da profissão;
Porque não posso continuar a aceitar qualquer tipo de discriminação para e entre os enfermeiros, quer já estejam no exercício ou para os futuros,CONTESTO E REPUDIO VEEMENTEMENTE A PROPOSTA QUE NOS ENVIOU!
…………………(assinatura)………………….……………
"
Fonte: Cogitare em Saúde

Comments:
Vamos lá ao PROTESTO. Mas, antes gostaria de ser informado sobre o seguinte:
-Augusta Sousa (Bestanoria) - Fez greve?
- Professor Germano Couto - Fez greve?
- Jorge Cacete, Fez Greve?
- Guadalupe Simões, fez greve?
- José Carlos Martins, fez freve?
- Natália Filipe, fez greve?
Afinal, quem da OE e dos Sindicatos fizeram GREVE? Quero ver se têm coragem de publicitarem essa LISTA!!!
 
Eles vão ceder, porque continuam a pedir a maioria absoluta. Nós é que não votamos neles mesmo que eles venham com falinhas mansas e discurso de negociações tranquilas. De tranquilo vão ter já uma concentração já no dia 13 e uma greve em breve. A pressão tem que se manter...VAMOS A ELES ou melhor APERTEM COM ELA...
 
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.


NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)

Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!


Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?

O risco?

A penosidade?

A diferenciação técnica?

A habilitação académica?

O número de anos de estudo???

????
 
Aqui está. A ministra a discriminar os enfermeiros em relação a outras profissões da saúde (leia-se médicos).
NÃO PODEMOS ACEITAR SEMELHANTE DUALIDADE DE TRATAMENTO.
Para uns é: sim, sim, concerteza...
Para outros é o que se vê.
NÃO SOMOS LICENCIADOS DE SEGUNDA, e não podemos permitir que nos queiram tratar assim.
PARA A LUTA E EM FORÇA...
 
Sugestão: consultas externas, cuidados de saúde primários, blocos operatórios de greve por tempo indeterminado!

Os sindicatos pagariam os dias de greve dos enfermeiros destes serviços, nem que para isso tivessem que hipotecar alguns dos bens imóveis!

Só assim conseguiríamos uma greve como em 1976!

Este Ministério só vai com uma paragem igual ao dos camionistas!

Parava o País!

Cumprimentos,

e até dia 13 de Março!
 
Acordem enfermeiros.
Está na hora.
A Ministra é médica e não enfermeira.
Vamos á luta.
A saúde está na maos dos enfermeiros.
Vem gritar bem alto de indignaçao e injustiça dia 13 frente ao Ministério da Saúde.
Com palavras mansas da ministra, nao se vai a lado nenhum.
Há dinheiro para uns, há regalias para os administradores hospitares de milhões de euros e nao há direitos para os Enfermeiros por quê?
A hora é nossa e é de luta.
 
espero que não sejam otraves greves de 1 dia. é que já tou farto dessa treta. O governo lixanos á grande, então temos que fazer as coisas á mesma medida, EM GRANDE. Se forem greves de um dia já digo que não faço. a fazer agora so de 1 semana ou por tempo indeterminado, caraças ou estamos descontentes ou não. E se possivel sem cuidados minimos, é o salve-se quem puder, se niguem cuidada de nos, porque havemos nos de cudar dos outros, se somos tratados como escumalha então vamos agir como tal. já que somos licenciados reles para este governo vamos se-lo em todos os sentidos. JÁ QUE TMOS A FAMA TIREMOS O PROVEIO. A ALTURA DE FALAR JÁ PASSOU AGORA É ALTURA DE VERDADEIRAS MEDIDAS, E TEM DE SER RADICAIS. MUDANÇAS RADICAIS EXIGEM MEDIDAS RADICAIS.
 
estou pronto
 
Jà agora, porque não enviar esta missiva em massa para os mails de todos os jornais, rádios e televisões que existem por cá?

secdir@jn.pt
direccao@correiomanha.pt
geral@sol.pt
director@expresso.impresa.pt
webmaster@dn.pt
atendimento@sic.pt
jornaldatarde@rtp.pt
opinioes@rtp.pt
mail@rr.pt
tsf@tsf.pt

http://ww1.rtp.pt/wportal/participe/formulario.php

Se cada um enviar a missiva para estes mails, por certo iremos dar nas vistas!
 
Eu já enviei um e-mail para o Presidente e para o 1º Ministro.

POR FAVOR DIVULGUÉM O MAIS POSSIVEL ESTA INICIATIVA.

Tudo o que pudermos fazer é uma mais valia nesta guerra!

PORQUE É DE GUERRA QUE SE FALA QUANDO ESTÁ EM CAUSA A NOSSA PROFISSÃO,E TODA UMA VIDA DE TRABALHO.

EXIJO APENAS RESPEITO E JUSTIÇA E POR ISSO ESTOU PRONTO DE MANGAS ARREGASSADA, PUNHOS CERRADOS E ORGULHO NA ALMA DE SER ENFERMEIRO!!!

LEVANTEM BEM ALTO A BANDEIRA DESTE NOSSO ORGULHO, QUE EU MARCHAREI SOBRE OS ESPINHOS DA INVEJA, DA DESCRIMINAÇÃO E DA HUMILHAÇÃO QUE ESTE GOVERNO PRETENDE SUJEITAR A ENFERMAGEM!!!!

É AGORA OU NUNCA QUE SE ELEVEM OS CORAJOSOS E QUE SE ESCONDAM OS COBARDES....

NEL
 
Ainda ninguem percebeu no meio de todos estes iluminados, que qualquer forma de luta só surt efeitos se passar a menssagem ns orgão de comunicação social. Ninguem fala sobre a situação dos enfermeiros, as pessoas nem sabem que ela existe e enquanto assim for, o governo nada irá fzer, pois se socialmente a situação não é discutida ( como a dos professores) e não existe, então o governo não tem nada para resolver, pois como vai resolver um problema que não existe. vivemos no mundo dos media e o assuntos so tem relevancia quando tem relevancia para os media, se não por mais justas que sejam as causas estas permaneceram na obscuridade. So vou acreditar realmente na mudança quando vir um debate como no programa pros e contras ou outros similare, em que o unico assunto seja a enfermagem em portugal. Mandem mails para a rtp e outros canais para que deem atenção á nossa causa, ou então sera tudo irrelevante e fugaz.
 
O ministério da saúde não cedeu, e nós vamos ceder? Ainda que isso possa causar incómodo aos nossos clientes? Ou se causar algum incómodo aos pobres dos doentes já não há luta e resignamo-nos ao que nos querem dar (ou melhor, tirar)?
 
Somos mais de 55000 enfermeiros, com familia e amigos.
São muitos votos, Façamos questão de o demonstrar que podemos fazer diferença nas proximas eleições.

Passemos esta mensagem, para além do Ministerio da Sáude, Primeiro Ministro e Presidencia da Republica, para a Comunicação social co exemplos praticos das disparidades de vencimentos para os trabalhadores com o mesmo grau de Licenciatura.

secdir@jn.pt
direccao@correiomanha.pt
geral@sol.pt
director@expresso.impresa.pt
webmaster@dn.pt
atendimento@sic.pt
jornaldatarde@rtp.pt
opinioes@rtp.pt
mail@rr.pt
tsf@tsf.pt
http://ww1.rtp.pt/wportal/participe/formulario.php

Caro DE, Coloque estes link´s tb em post e divulgue! Façamos guerra, usando os média
 
greve por tempo indeterminado já
 
Porque é que não fazemos como os nossos colegas da Filândia. Apoiados com a ordem, e os sindicatos ameaçaram fazer pedido de demissão em bloco. Temos que ser unidos!
 
Já várias vezes referi,se não conseguirmos mudar isto até às eleições - esqueçam.Mas cabe aos enfermeiros lutarem ... a todos os enfermeiros.Se não aderirmos em massa a uma greve de vários dias, nada se fará sentir e nada mudará.A greve tem que ser geral, ao ponto da ninistra não ter hipotese de contestar os numeros.Será a populacao a sentir a greve ... e aí, o governo muda.Depois temos os Médicos,que já ameaçaram com a greve ( por causa da nova carreira ) mas estão à nossa espera .... o que conseguirmos, eles vão querer no dobro.55000 enfermeiros + familia a NAO VOTAR PS ... lá se vaia a maioria e se calhar até o poleiro.FORÇA.TODOS JUNTOS CHEGAREMOS A BOM PORTO.
NERVO
 
Essa é que é o cerne da questão, é preciso apelar para que:

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!
 
as greves por aqui neste país da cauda da Europa [que em tempos idos era a porta de entrada nela, por ser o mais poderoso do mundo], já não vai lá com greves!
o governo só ganha com as nossas greves (menos enfermeiros que Têm que fazer o mesmo).
Manifestação do dia 13 e uma demissão em bloco...
Já agora, os nossos gestores (não restrito só ao universo da saúde) auferem mais de 45%-50% comparativamente à média europeia! se querem economizar que comecem onde é devido...
 
Alguem sabe da proposta dos tecnicos de diagnóstico e terapeutica.

È com meu espanto que vejo a nossa proposta no site do sindicato deles!

Caro doutor enfermeiro poderá também disponibilizar a proposta deles para compararmos, como eles o estão a fazer?

SCTS em :
http://www.scts.pt/website/
 
Já repararam que nos talões de vencimentos, os escalões e índices forma substituídos por níveis remuneratórios???

No site do Sindicato dos Enfermeiros, no lado esquerdo do vosso ecrã, aparece "Documentação" "clic" aí e depois "clic" em

"Requerimento de Posicionamento na Carreira de Enfermagem" para ter acesso ao documento que é preciso imprimir, preencher e depois entregar no serviço de pessoal.

Contudo deixo aqui esse documento:

"Ex.mo Senhor Presidente do Conselho de Administração de




, enfermeira(o) com o número mecanográfico nº a exercer funções no serviço de , verificou que , através dos seus recibos de vencimento referentes aos meses de Janeiro e Fevereiro de 2009 , deixou de constar o escalão e o índice remuneratório no qual se encontra posicionada(o) , tendo estes sido substituídos por níveis e subníveis constantes da Portaria 1553-C / 2009.

A Carreira de Enfermagem manter-se-á em vigor , até ser publicada nova Carreira que a revogue, como consta da Lei nº 12-A/2008 de 27 de Fevereiro, assim:
1 - Não aceita a citada alteração, exigindo a reposição da designação detida em Dezembro de 2008 .
2 – Exige a aplicação do nº1, do artigo 119º da Lei do Orçamento de Estado para 2008 e alínea b) do nº 4 , do Ofício Circular nº 16 / GDG / 2007, que prevê o descongelamento da progressão a partir de 1 de Janeiro de 2008

_______ /_______ / 2009


Pede Deferimento
 
Desculpem-me colegas, tanta coisa, tanta reenvidicação da carreira e dos salários. E a situação de DESEMPREGO de muitos enfermeiros e as injustiças cometidas durante os concursos e muito mais!!!!!!
Ninguém fala nisso!!!!
Parece-me que se esqueceram dos enfermeiros DESEMPREGADOS!!!!
Será que alguém levanta a voz por nós, ou só olham para a conveniência individual e económica???
Nós somos o futuro da profissão, caso não se esqueçam.
 
"uma das nossas limitações" é continuar-mos a comer e calar, possuir - mos uma cultura de fraca participação e divulgação dos verdadeiros assuntos de enfermagem, a representação social dos Enfermeiros é ainda dos "empregados dos médicos" e temos colegas que até gostam dessa postura pois "podemos precisar dos seus serviços" como já me responderam!!!A comunicação social ou não sabe ou não quer saber o que se passa!!!(provavelmente alguém não sabe como estas coisas funcionam)Enfim, só me apetece comprar um rebanho e ir pastar... e assim não ter de pagar quotas ás cotas para uma coisa que ainda não entendi para que realmente serve!
Um forte abraço e desculpem o desabafo.
 
Concordo plenamente com os colegas que referem a comunicação social como arma a utilizar na nossa luta.
A greve parece uma medida utrapassada. Ninguém sente o impacto das nossas greves, porque nós asseguramos serviços minimos. Acho que devemos pensar noutras formas de luta. As nossas greves só poderão ter impacto a nível dos blocos operatórios, porque prejudicam os doentes e porque envolve muito dinheiro.
Ninguém fala de nós. Como sabemos é a comunicação social que forma a opinião das pessoas. Se queremos um impacto semelhante aos professores temos que entupir caixas de e-mail dos grupos parlamentares e dos directores dos jornais e televisões
 
Meus Caros:

O tempo urge.....
Vamos realizar a maior manifestação de sempre, mostrar aos antigos enfermeiros (pós 25 Abril) que também temos, ambicionamos e mantemos a mesma força que eles tiveram nas conquistas que perdemos neste últimos anos!
Sair da sombra é e será sempre o lema!
Força meus amigos(as)...........
 
NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!

NÃO VOTEM PS!! NÃO VOTEM PS!!
 
Les uns et les outres:
Ao invés do que sucede com as negociações com os Sindicatos de Enfermagem (link), as negociações com os sindicatos classe médica vão de vento em poupa.

"Decorreu ontem, 3 de Março de 2009, a esperada reunião para efeitos de negociação das Carreiras Médicas. Nessa reunião, presidida pela Sr.ª Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Jorge, foi manifestado pelos dois Sindicatos Médicos (historicamente pela primeira vez juntos e concertados numa mesma mesa negocial) o seu desagrado e discordância pela nova proposta apresentada pelo Ministério da Saúde, proposta essa que consideram inaceitável, tendo sido formalmente entregue o documento que pode consultar em anexo.Face à avaliação política e jurídico-laboral efectuada, o Ministério da Saúde voltou a retirar a sua proposta, comprometendo-se a apresentá-la reformulada e a muito breve prazo." Fonte: SIM

"A ministra da Saúde deixou ontem os líderes dos dois sindicatos médicos apaziguados, ao demonstrar uma "abertura completa" para apresentar uma nova proposta de diploma da revuisão das carreiras e garantir que a avaliação de desempenho será adaptada à especificidade da profissão. (...)
Presente no encontro, como os sindicalistas tinham reclamado, a ministra acabaria por responder afirmativamente às três exigências nucleares dos sindicalistas: comprometeu-se a integrar num único diploma os princípios gerais a que deve obedecer a revisão das carreiras e as questões ligadas à qualificação médica, aceitou que o novo documento não integre matérias que são do âmbito da contratação colectiva (...) e não pôs de parte a hipótese de haver uma contratação colectiva única." Fonte: Público

Ora temos aqui claramente 2 pesos e 2 medidas. Será por a Srª Ministra da Saúde ser Médica? Esta atitude é vergonhosa, os Enfermeiros estão a ser roubados descaradamente… Sendo assim espero que toda a classe de Enfermagem possa dar uma boa resposta a esta Srª .
 
"Nós somos o futuro da profissão, caso não se esqueçam."

É por isso que entre outras coisas - como por exemplo dotações seguras, lutamos todos por MELHORES SALÁRIOS!!!!

Ou não quer dignificar o valor do trabalho de um enfermeiro?
 
A coisa está negra colega, tanto para os do futuro, como para os do presente.
Vá participando nas lutas,mobilize os colegas desempregados,os do activo e até os reformados, pois todos juntos construire-mos o FUTURO.
É hora de ACÇÃO.
 
enfermeiros no saúde SA
http://saudesa.blogspot.com/2009/03/ers-estudo-redutor.html
 
Participem, envolvam-se na manifestação de 13 de MARÇO e estejam atentos às noticias sobre a carreira e Enfermagem
 
É também uma "limitação" escrever "continuar-mos" em ver de "continuarmos", "possuir-mos"em vez de "possuirmos"..... Isso sim, a expressão escrita e oral num português adequado às habilitações académicas, é importante para a "representação social dos Enfermeiros".
 
O Professor Germano Rodrigues Couto é professor na ESE de Santa Maria e na Universidade Fernando Pessoa (unidade de Ponte de Lima - ensino politécnico), foi meu professor.
Deixem o homem que não tem tempo para greves!
Cátia Morais.
 
greves á sexta feira ????

greves sim se forem regionais, segunda, terça, quarta (norte centro e sul) e depois greve nacional quinta e sexta feira. Assim sim, assim os enfs são ouvidos.
 
o "anónimo" das 11:22 mostra uma preocupação legítima com o "português" que geralmente é utilizado na blogosfera e realça até ao grau académico como importante para a representação social dos "Enfermeiros", mas aconselho- o a não ir por aí, pois nesse aspecto particular lido diariamente com quadros superiores e deixe que lhe diga que deparo com cada aberração quer escrita quer falada...O importante por estes dias é discutir coisas importantes e não evidenciar o acessório! (tb notei "em ver de ...)??? pois é, lá está! Força Enfermeiros nessa legitima luta.
 
O professor Germano, quer dizer que só tem tempo para tachos e para acabar de lixar quem já está lixado.
 
Todos tem tempo para greves independetemente do lugar que ocupam!
É em prol de um bem maior.

A nossa valorização como enfermeiros a varios niveis!
 
Fui a umas jornadas na Covilhã, e qual não foi o meu espanto, quando ouço o sr. enfº Manuel Oliveira representante da OE, a defender que a enfermagem deverá ser mais académica, a licenciatura irá para o lixo, já que segundo este sr. só deverá haver mestres e especialistas, e acima de tudo doutores!
Mas afinal a OE é dos enfermeiros ou das escolas????

Para já vou adiantando que provalvelmente no próximo mês haverá uma greve de 2 dias, que se não der em nada, passará a 5 dias .... vamos indo e vamos vendo, porque da ORdem está visto que não podemos contar com ela!
 
Quais os emails dos directores de jornais, grupos parlamentares rádios e televisões?
 
Informem os media da discriminação a que estamos a ser alvos, enviem cartas, mail, telefonem ...
 
Segundo Larose, o "sr. enfº Manuel Oliveira representante da OE, a defender que a enfermagem deverá ser mais académica, a licenciatura irá para o lixo, já que segundo este sr. só deverá haver mestres e especialistas, e acima de tudo doutores!" Se assim fosse que benefícios tem a carreira actual ou futura a favor disso? Na antiga carreira, se o enf.º fosse mestre subia 1 escalão, se fosse doutorado subia 2. Na carreira actual, que querem ver aprovada não consta nada acerca disso, então questiono eu para é que o enfermeiro faz esse percurso se não tira daí benefícios nem económicos nem sociais???????????? já sei é para estar entretido e não ver a ***** em que está metido!
Felisberta Gomes.
 
Esta proposta de carreira vem acabar com as especialidades!

Também não foram muitos os enfermeiros a acabar com elas primeiro?

Atendendo à situação académica actual (bolonha) não teria sido mais sensato ter optado pelo formato 3+2? Em que o 2 seriam o mestrado?

Toda a minha gente sabia que ia dar nisto…eu pelo menos já alertei o pessoal do sindicado há anos, essa história de passarmos a licenciados logo antes de Bolonha só podia dar nisto.

Não teria mais lógica ter substituído os complementos de formação por especialização (em vez de um ano seriam dois, mas com algum proveito, mesmo monetário !!! Na altura ainda se abriam vagas para especialista, e tínhamos a mais valia de ir cimentando a mais valia das especialidades. Refiro-me às velhas como a reabilitação, mas também a novas que deviam ter sido criadas há muito (geriatria, emergência, paliativos, ...). Seria depois rapidamente propor dotações seguras de enfermeiros, nomeadamente os especialistas. Mas o que importava mais era agarrar essa oportunidade, da aplicação prática das especialidades e na sua visibilidade diária, na sua importância para os cuidados de saúde.

Os cromos da OE passam o tempo a reflectir e a estudar a questão das especialidades, quando acordarem já o mercado está completamente inundado de outros “especialistas” não enfermeiros!!! Será falta de inteligência? Não percebo …

Será que os enfermeiros cegaram quando conquistaram o bacharel? É que têm sido asneiras, atrás de asneiras ...
É preciso ser estrategicamente inteligentes.

Estrategicamente abespinhado!!!
 
Respondendo ao colega, o trabalho do enfermeiro é dignificavél e será sempre, obviamente. Mas o que quis dizer e volto a referir, não olhem só para o vosso umbigo, se é para defender na manif. a ENFERMAGEM, defendam a carreira, os salários, e também o desemprego que se vive na nossa classe.
Fora as desigualdades! Nomeadamente para os enfermeiros Desempregados!
 
Estes senhores estão-se a borrifar para a carreira e para os Enfermeiros. Continuam é interessados em manter os seus tachos nas Escolas, e assim senso, que venham as Especialidades, Os Mestrados e os Doutoramentos, que eles lá estarão a mamar os Enfermeiritos até onde puderem.
Não é nada dificil descodificar o discurso destes senhores.
E agora vejam, qual a relação desta gente com a OE!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!