quarta-feira, março 18, 2009

Os 12 cavaleiros...


No sentido de elaborar uma proposta mais credível e ajustada às particularidades da profissão, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, convocou um grupo de 12 Enfermeiros para colaborarem na concepção da mesma.
Esperemos que, estes 12 colegas, se recordem das injustiças a que a nossa classe tem sido acometida, aguardando nós, uma proposta digna e valorizável. Todos os que partilhamos os mesmos bancos nas Escolas de Enfermagem, esperamos que assim seja. Neste momento tão delicado, o nosso pensamento está com eles. Os 12 "cavaleiros" são (assim saberemos quem são eles se o processo correr bem... ou mal!):

Adelina Cruz - ACSS, ex-IGIF
Ana IsabelUSF de Freamunde
Ana Soares - H.S Marta
António Tomé - SRS Beja
Belmiro Rocha - CHVNG/E
Cristina CorreiaAssessora do Ministério da Saúde
Graça EliseuARS Alentejo
Helena AlmeidaEnf. Directora – Hospital do Barreiro
Isabel OliveiraARS Norte
Manuela TeixeiraEnf. Directora, HUC
Maria do Carmo Ferreira - SRS Braga
Sérgio GomesChief Nursing Officer, DGS
.
"A ministra da Saúde afirmou hoje que o prazo dado pelo Sindicato dos Enfermeiros para apresentar uma contraproposta sobre a reestruturação das carreiras era demasiado curto, e sublinhou que esse documento só deve estar pronto no final da semana" link1 link2

Comments:
Isto é pode ser uma excelente notícia, ou um pau de dois bicos.

Revela que a Ministra não percebe nada da Enfermagem actual e precisa de facto de grandes conselheiros para a actualizar ou então faz isto para nós acalmar, ganhar tempo até as eleições. Pois estes 12 cavaleiros podem chegar lá e ser-lhes dito com estes ovos mil euros mês... façam-me a vossa OMOLETE / Carreira...

É mais um episódio, parece-me francamente positivo... no final veremos.
 
Não conheço nenhum....nem faço ideia do seu valor enquanto pessoas ou como profissionais!!! receio que se limitem a defender o seu "tacho".

Esta estratégia da Ministra da saúde tem "gato preso pelo rabo".

Na minha opinião, quem lá deve estar são os respectivos representantes das várias estruturas sindicais, nomeadamente o Sr. Enfermeiro Azevedo.

ESPERO ESTAR ENGANADO. O TEMPO O DIRÁ.

Até lá fiquem cientes de que eu NÃO VOTO PS.

Disseminem esta ideia, que sem dúvida fará estragos nos intentos do Governo de obter maioria absoluta.


NEL
 
A ver vamos, há que confiar nos colegas! Espero que não tenham as ideias peregrinas da ordem dos 3 ciclos!
 
O Nel.
A carreira é para jovens e não para reformados, que sempre tiveram os tachoes..
Tú estás a espera de um ou não?
Eu não vou votar ps, nem psd.
 
Conheço duas das pessoas... ai aii aii aii, que isto não vai correr nada bem! Uma delas é perfeitamente incapaz de abdicar do seu tacho ou interesses em favor de quem quer que seja, portanto...

Oxalá esteja enganado.

Entretanto também não percebo a necessidade da criação deste grupo, na medida em que os sindicatos já deram e continuam a dar TODA a informação necessária para a ministra poder contra-propor. Assim, não percebo a utilidade de tal comissão ou grupo. Ou melhor, se clhar até percebo: colocar enfermeiros contra enfermeiros. Esta comissão é que se vai degladiar com os sindicatos na hora da verdade. Mais uma vez: oxalá esteja enganado.
 
Doze cavaleiros ou doze Discípulos?

http://www.gotquestions.org/Portugues/doze-discipulos-apostolos.html

Graça Ribeiro
 
Conheço 2 nomes, dessa lista...

Lista essa onde não consta nenhum prestador de cuidados. Só "gestores", com "uma basta experiência em contextos multidiferenciados".

Assim, ... estou com o NEL.
 
Conheço um nome desta lista, que me inspira confiança,por ser um colega da prestação de cuidados sensível aos problemas.
Conheço de nome um outro colega, que pessoalmente, mas o seu percurso é reconhecido internacionalmente, tendo uma visão global da profissão. Sendo que o nosso percurso é pioneiro em alguns aspectos, é importante ter esse colega lá para transmitir isso mesmo.

DE não sei onde arranjou a lista, mas gostaria de a divulgar no FE. Mas sem fonte identificada, não arrisco. Se me mandar a fonte (se é que se pode saber) para o mail, eu agradeço, e agradecem os colegas que possam estar interessados em saber mais do processo de negociação.
 
Também não entendo o porquê deste convocação de enfermeiros feita pela ministra da saúde! ainda por cima enfermeiros da ARS, e directores hospitalares, que muito provavelmente foram nomeados por linhas travessas...pela cor politicas e outros jogos de bastidores!

Espero para ver.

TAMBÉM NÃO VOTO PS.
 
Novamente na vanguarda das notícias em primeira mão. Interessante divulgação!
 
Conheço pessoalmente 02 colegas desta lista : Helena Almeida minha colega do curso base e Sérgio Gomes das minhas andanças pela Nefrologia... Conheço outos 3 da lista por ter estado em algumas ações em que eles estiveram presentes. Sinceramente confio nos que conheço. Agora também entendo que tal não seria necessário porque as entidades que realmente interessam para esta discussão ...são os sindicatos sejam eles vermelhos , laranjas ou de outra qualquer cor. A mim o que me interessa é que a enfermagem, a sua qualidade e o seu reconhecimento social e político seja uma realidade e não uma miragem.
 
Estamos perante uma encruzilhada, que pode ser o apogeu de uma nova Enfermagem, ou o culminar da extinção da mesma, iniciada pela nossa Bastonária.

Quer queiram quer não! o Enfermeiro Azevedo, sempre lutou pela enfermagem, pela sua dignificação e nunca fugiu a qualquer confronto.

Ele e outros como ele, foram responsáveis pelo grande desenvolvimento que a nossa enfermagem teve em Portugal e já por cá andavam, quando muitos ainda de nós ainda não eram nascidos.

Muitos podem não gostar dele pela sua frontalidade, mas quem atropela os nossos direitos, a nossa profissão, o nosso sacrifício diário, também não olha a meios...

Por tudo o que fez pela a Enfermagem e ainda faz, tem de mim o meu maior respeito e admiração.

O que aqui está em causa sobrepõem-se a qualquer clube de futebol, a qualquer cor politica, a qualquer interesse pessoal. O que aqui está em causa é a nossa ENFERMAGEM,

é o direito de auferir um vencimento condigno com o grau de licenciado, é o direito de poder progredir na carreira independentemente da relação jurídica de emprego, é o direito a que reconheçam a penosidade/insalubridade da nossa profissão.

O QUE AQUI ESTÁ EM CAUSA É A JUSTIÇA.

Por isso eu NÃO VOTO PS.
 
Eu também não voto PS.
Espero que estes 12 cavaleiros são sejam reformados. Já nos chega existirem os reformados nos Sindicatos.
 
Era bom que o Dr. Enf antes de inventar, confirmásse bem as suas fontes.
Falando quem sabe, informa:
1 - alguns destes colegas foram chamadas a 1/2 reuniões quando o processo de negociação da carreira estava sedeada nos Sec. Estado Francisco Ramos e os Sindicatos estavam a "apertar" com a greve de 30 de Set. e 1 de Out.
2 - Depois desta Greve, a negociação das Carreiras e gestão de recursos humanos da saúde foi retirada a este Sec Estado (saíu em DRepública a alteração de competencias) e passou para a Ministra (Sindicatos informaram isto)
3 - depois disto nunca mais houve nenhuma reunião destas pessoas no Ministério
Se fosse verdade, constituía uma informação.
Sendo mentira, é uma irresponsabilidade (para não dizer outra coisa)colocar nomes de colegas ligados a um processo tão importante para a profissão com o qual, a este nível, nada têm a ver.
Nas negociações e na condução deste processo estamos muito bem representados pelos colegas dos Sindicatos, especialmente os do SEP.
 
É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA A ADESÃO À GREVE DE 2 E 3 DE ABRIL... É UM MOMENTO CRUCIAL DA PROFISSÃO... É NESTE MOMENTO QUE MOSTRAMOS A NOSSA FORÇA E JUSTIFICAR O NOSSO VALOR
 
A Srª Ministra só foi buscar gestores e doutores enfermeiros que sâo da linha politica.
O que eles entendem da realidae confrontada hoje nos serviços de prestação de cuidados de enfermagem?
Espero que a carreira vinda do Ministério não seja mais um fiasco, como estes senhores gestores, que andam a retirar os direitos dos enfermeiros, para eles terem as regalias de passearem em carros topo de gama de 45mil euros, como os Srs do Centro Hospitar de Trás-os Montes e Alto Douro.
Só para quem quiser observar frente aos conselhos de administração dos hospitais.
 
Não percebo porque o DE não consta da lista ou será que estará presente por videoconferência?
Abraço, Desassossego
 
Somos mais de 50.000 os enfermeiros que podem fazer a diferença AGORA !!! Não podemos esperar que estes 12 Cavaleiros (dos quais conheço 2)sejam boas noticias para os restantes 49988 !! Compete-nos mostrar juntos dos nossos colegas de trabalho, médicos, familiares e comunidade em geral o valor da nossa profissão, por vezes tão difícil de explicar ou justificar. Se cada um de nós conseguir fazer chegar a mensagem de que somos profissionais com curso académico exigente, elevadas responsabilidades profissionais e pilar de sustento dos Cuidados dentro de um Hospital ou Centro de Saúde a 20 pessoas que sejam, em breve os políticos terão de dar ouvidos ao Milhão de pessoas que já conhece a mensagem da Enfermagem. Passem a palavra !
 
estive hoje na reunião de enf do HSJoão, onde esteve o colega Zé Carlos Martins do SEP e explicou esta coisa dos milhares enf. A Ordem tem 55 000 membros. Contudo, dados de 31.Dez.2007 do Msaúde, só há a trabalhar no SNS cerca de 36 500. Significa que na OE estão inscritos mais 18 500 enf. No privado não trabalha isto tudo. significa que são docentes, desempregados, imigrantes, espanhois que já cá não estão.
A lutar por esta Carreira somos 36/37 000.
A reunião foi muito esclarecedora. tive pena que só estivéssemos cerca de 50.
Vamos à Greve de 2 e 3 de abril. Vamos falar com os menos esclarecidos
 
"post han rem incubabit ea", diz-se do Arcanjo Gabriel.
Ali, à passagem , na corrida ao encontro dos 12 cavaleiros do apocalipso, encontrei mais uma criança com aquela doença rara que se sente a envelhecer e por isso, não gosta de reformados, com medo de ficar sem a outra parte da manta, para ir morrer longe. Vi que além do mau perder tem mau hálito, entre outras rugas, por isso envelhece sem que elea consiga a explicação e os médicos que oa estudaram lhe encontrem uma razão, além da ruimdade, que justifique o seu envelhecimento precoce. Tem medo de envelhecer (ainda mais depressa).
Tem medo de ser catalogadoa nos "vencidos da vida", que só eram meia dúzia;
Tem medo que haja enfermeiros que ainda vão lutando pela Enfermagem.
Tem medo que lhe cantem a canção:"quando os olhos cansam e as pernas dançam/
quando as peles crescem e os feijões descem/
quando o nariz pinga e COISA minga/
prepara-te para morrer que a tua missão está finda".
Dos 12 também só conheço 2, a quem a Enfermagem cega muito deve: uma chamam-lhe a surda-muda, a quem o doutor vesgo, que conheci como pisco, manda enganar os enfermeiros para os encurralar na colmeia das USFs, tipo B (de boa fonte de rendimento à custa dos ingénuos). E que coisas ela inventa, quando fala e pensa que não é ouvida!
A outra, ouve e fala, mas não vê, por isso foi escolhida para a ARSN, onde faz de muito de nada. Tem, sobretudo um ppel muito activo na dispersão dos enfermeiros que procuram emprego. Juntamente com a surdaMu ajudam acriar um clima de insuficiência dos enfermeiros, para que não possam fazer mais do que satisfazer os caprichos dos generais clínicos, numa área de andar a pé, ou deambular.
Os 12 apocalipticoas foram escolhidoas para ajudarem a transpor o seu mérito na ciência do empate, para o êxito no impasse na carreira dos enfermeiros.
Já andam a ler umas coisas num dicionário da Lelo Universal em 2 volumes, para saber a diferença entre "senior" e "principal". Como o dicionário é velho, não traz a palavra "junior", por isso tropeçaram numa dificuldade.
Destes e por estes não vem mal ao mundo.
Sefosse gente de levantar problemas não seriam escolhidos.
O papel deles é outro: dão-se alvissaras a quem descobrir.
 
Pensem só nisto.
Os efermeiros reformados já deram muito de si á enfermagem,estão cansados a gozar a sua riquinha reforma e estão a marinbar-se para esta carreira,não querem saber dela para nada.Portanto a luta é vossa.Penso que neste momento e vós jovens estejam atentos a este grupo que provavelmente alguns são chefes e supervisores +Directores e que são os mais afectados nesta carreira porque muitos deles vão passar a enfermeiros.
Enfim LUTEM por aquilo que é vosso.
Este assunto só vos diz respeito
 
É curiosa a maneira como alguns blogtroters vêem os sindicatos e as suas direcções.
Para esses ser de esquerda ou de direita é superior a ser defensor dos direitos de quem espera deles algo de positivo.
SaBEMOS QUE UMA DETERMINADA FAUNA POLITICA NUNCA CONSEGUIU LEVAR AOS SEUS CONTROLEIROS o brinde que seria a tomada de assalto de certos sindicatos, não pra os porem ao serviço de quem os sustenta mas de quem os alimenta a esses "sindicalistas" ideologicamente, pois têm a cabeça e o coração no controleiro.
São termos muito em voga no PCP, mas há, quem à custa disso controle de forma bem mais insidiosa os sindicatos.
Alguns resistem-lhes; resistiram-lhes sempre. Por isso não tendo mais com quem embirrar, embirram com a idade e estado das pessoas.
Para eles a questão da idade é condição essencial.
O ser-se aposentado, presume-se, para esses, da função pública, é crime exercer outra actividade mesmo que seja a que sempre fizeram e bem, provavelmente em defesa dos direitos da profissão, onde também podem estar incluídos esses que nem quotas pagam e mantêm o direito de provocarem os desejos dos eleitores que as pagam, com opiniões de jornal.
Numa altura em que todos os enfermeiuros se devem virar para dentro dos seus problemas e unirem esforços, não vêem senão o BI dos dirigentes sindicais?
Claro que estou a pressupor que esses que se escondem sob a capa do anonimato sejam enfermeiros, pois podem ser atiçadores políticos de partido governante, ou pior ainda; responsáveis pelas desgraças de que os enfermeiros têm sido alvo.
Ainda podem pertencer à categoria dos que nascem ensinados. Mas pela experiência que temos com um PM que nasceu ensinado e está a governar o país com demagogia, mentira e estupidez. E não é reformado, nem reformador como pretendia ser.A mal cheirosa que faz, em vez de beneficiar algo ou alguém, piora tudo.
O outro do mito em tudo que tocava, transformava-se em ouro. O nosso PM em tudo que mexe, transforma-se em merda. E não é aposentado.
Mas a profissão de enfermagem já não é uma profissão liberal?
Será que os da maioria pensam que também os enfermeiros devem ser só funcionários da teta da vaca?
Se sois enfermeiros, ajudai a nossa luta; se não sois, borda m...para vós e para quem vos anima ideologicamente.
A Ministra anda a recuperar os aposentados, porque viu que a qualidade do trabalho que os médicos estão a prestar baixou muito de nível, com os aprendizes; os que, na Enfermagem atacam os sindicalistas, em vez de os apoiarem na senda do bem comum da Classe, entendem que um grande defeito e crime é serem aposentados, não sabem muito bem de quê, pretendendo transformar sindicatos de profissões liberais, que até, como a nossa, têm Ordem Profissional, em sindicatos da função pública e a profissão em funcionários, e só.
Francamente, blogtroters...
Tive de sair da caverna para dar uma franquiscada nesta gente que teima em continuar a pensar que a Enfermagem não sabe o que quer.
Unam-se em volta dos Sindicatos, mesmo que sejam parasitas da sua acção e não paguem quotas, por serdes cegos e outra coisa ainda mais incapacitante, para poderdes ler os sinais dos tempos...
E se sois capazes de fazer melhor, por que não saís do anonimato e não vindes à luta?
Não faltam lugares vazios no campo de batalha. Ainda ontem passei por um capo de batalha e vi muitas clareiras, com falta de soldados!
Ou será que a vossa sabedoria vos permite começar logo por generais sem terdes feito qualquer tirocinio ou recruta?
Isto é só para dar uma ajudinha àquelea NEL e às suas opiniões e fé, acerca daquilo em quem e quem acredita.
Lá sabe porquê.
Vão ler no pomar do outro, aqui em Santo Tirso:"Não se aceitam teorias de quem saiba mais, mas de quem tenha feito melhor".
Eu saí da caverna para desafiar a vossa coragem ou falta dela, para a luta que se avizinha para vencermos os sarracenos.
Deixai-vos, ó anónimos, de mandardes sinais de fumo para os indios da vossa tribo.
Vou dar a sopinha à minha querida Hermengarda.
Até já.
 
Não tenho grande esperança nestes 12 Cavaleiros, ou 12 Discípulos!!
Não conheço nenhum, e até pergunto, quantos deles serão prestadores de cuidados?
Desculpem-me a ousadia, mas para mim "COLEGAS" são aqueles que estão na prestação de cuidados, não são os Enfermeiros de secretária, que geralmente tem uma visão ofuscada da realidade e muitas vezes tendenciosa!

O NEL já disse tudo!
 
Lembro-me de uma reunião da OE, no ISEP (Porto) sobre a problemática da "escolha" dos Enfermeiros Directores.
Alguns desses nomes estiveral lá. Na óptica de alguns deles, só poderiam serem directores os Enfermeiros Supervisores. Está bom de ver o porquê O Universo dos Supervisores era inferior aos lugares de Directores. Assim, admitiram (excepcionalmente) que os chefes também o poderiam ser.
Só uma voz se levantou contra: dizendo que nunca o lugar poderia estar ligado à categoria profissional, MAS SIM À FORMAÇÃO E AO MÉRITO, independentemente de estar na GESTÃO OU NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS.

Por experiência sei que OS GESTORES PROFISSIONAIS (salvo honrosas e raras excepções)APENAS TÊM UM INTERESSE: O SEU PRÓPRIO INTERESSE.
Pelo que, aliado aos dois nomes que conheço, não auguro nada de bom PARA A MAIORIA DOS ENFERMEIROS.

Estou contigo NEL.

O PAI NATAL
 
A Sra Ministra é uma Mulher inteligente....
 
Dia 2 e 3 de Abril farei Greve, mais uma vez.

Espero olhar para o lado e ver mais, no "meu" Hospital, e ver mais que da última.

NEL, vais pelo bom caminho. Não percas a "marca".

Também não votarei PS (na ultima votei PS)

Jorge Diniz
 
Há uns tempos, no meu hospital existiu uma Enf.ª Directora de Enfermagem, que ainda hoje tenho saudades dela pelo seu empenho em ir de encontro das necessidades dos enfermeiros e dos doentes e não da Administração e dos seus numeros.

Ela Sempre disse o seguinte:

"Os enfermeiros, cuidam dos doentes, As Direcções de Enfermagem cuidam dos Enfermeiros da Instituição, A Ordem e Sindicatos cuidam da carreira, da dignificação da profissão, da regulamentação da mesma."

Agora, Os enfermeiros continuam a cuidar dos doentes com a certeza que cuidam melhor hoje do que dantes, e irão cuidar amanhã melhor do que hoje. A Ordem continua a "regulamentar" a Classe (discútivel, dependendo das perspectivas e das expectativas de cada um). Os Sindicatos continuam a tentar, bem, na minha opinião) ou menos bem, (dependendo das perspectivas e das expectativas de cada um), a Carreira de Enfermagem!

Agora, as Direcções de Enfermagem, essas deixaram de cuidar do enfermeiros e passaram a cuidar dos Numeros, dos Conselhos de administrações, pois agora são por nomeação politica e não por eleição, tal como sabemos e assim tem que provar a sua competencia em gerir uma classe perante o CA e não mostrar a sua competencia perante uma classe de enfermagem que agora anda defraudada, enganada, desiludida, e com uma questão sempre na ponta da lingua!

"Quem cuida dos enfermeiros?

Á Ordem, que diz que "regulamenta" a enfermagem, pedia que apenas cuide de nós de foma holistica, tal como nos pede que cuidemos o doente da mesma forma, mas bem vistas as coisas, o grosso dos elementos da ordem são docentes com a carreira definida e salvaguardada, ou pertencem ás direcções de enfermagem ou chefias e estas apenas cuidam dos interesses dos conselhos de administrações, APESAR DOS NUMEROS DIZEREM O CONTRÁRIO, deixando de cuidar dos enfermeiros! Excluo aqui alguns colegas que são chefes e que lutam para cuidar da equipa de enfermagem que tem! Tenho a sorte de ter uma assim, (enquanto não for mobilizado ou ela ser mobilizada)!

A classe de enfermagem sempre foi uma classe de alguem que cuida de alguém de forma holistica! É e foi o que nos ensinaram nas escolas!

Porque será que esses profissionais não cuidam da enfermagem de forma holistica?

Estou contigo NEL, como sempre.

Enfermeiro Não Vota PS
 
Reparem, que os GESTORES PROFISSIONAIS, quando é colocada a questão da escolha ser por ELEIÇÃO dos "geridos" ou POR NOMEAÇÃO DIRECTA, vêm sempre dizer: por eleição significa ficar preso a compromissos eleitorais e, como tal, ser prejudicial para o interesse publico, porque não podem decidir livremente!!!!

É a maior FALÁCIA que se ouve!!! O contrário está, à evidência, demonstrado.

Por isso, tenho muito receio deste Grupo.
 
Conhecemos alguns nomes, pessoalmente sendo que um trabalha no nosso Hospital e é reconhecido pela sua Humanidade, interesse pela profissão e paixão pela profissão defendo-a sempre.

Neste sentido é importante ter esse colega lá para transmitir isso mesmo, esta paixão assim como a necessidade que Enfermagem tem, para se afirmar como Licenciatura e com uma necessidade emergente de se auto-regular enquanto formação, qualidade e número, sendo que para isso o Modelo Profissional tem que ser aprovado também .
 
ORA BOLAS, EU É QUE DEVIA ESTAR NESSE GRUPO, PORQUE, BEM COM MILHARES DE ENFERMEIROS POR AÍ, EFECTIVAMENTE, NÃO TENHO CARREIRA. TRABALHO HÁ 6 ANOS E GANHO MENOS DO QUE QUANDO INICIEI FUNÇÕES!! NADA NA CARREIRA SE APLICA AOS CONTRATADOS, POR ISSO, NÓS, MELHOR DO QUE NINGUÉM, SABEMOS A NECESSIDADE DE UMA CARREIRA DIGNA PARA TODOS. É PENA QUE, APARENTEMENTE, A MAIORIA DESSES COLEGAS OCUPE CARGOS DE GESTÃO, E A BEM OU A MAL, ESTÃO NO TOPO DA CARREIRA EXISTENTE.
POR FAVOR NÃO SE ESQUEÇAM DE NÓS, QUE ESTAMOS NA BASE DA CARREIRA, OU OS QUE COMO EU, ESTÃO ABAIXO DELA...
UMA CURIOSIDADE: SE EU TIVESSE REALMENTE INGRESSADO NA CARREIRA, ESTE ANO, CONGELAMENTOS À PARTE, SERIA GRADUADA!
 
Grande estratégia da ministra! Convocar uma dúzia de autómatos para fazerem de conta que serão os obreiros da carreira de Enfermagem. Assim calam-se as vozes contestatárias contra a carreira e contra a ministra , acusada de estar subordinada ao interesse médico que a investiu da tarefa de demolir a classe de Enfermagem. Assim passa-se o comando do bulldozer para as mãos destes enfermeiros,que por certo são mais eficazes nas lides destrutivas da profissão.
Depois do cataclismo, não podemos acusar a ministra ministra, pois oficialmente a destruição da teria sido perpetrada a partir de dentro da própria profissão, pelos seus representantes. É uma espécie de onco-táctica: ao invés de abater alguém a tiro, favoreça-se o aparecimento de um "tumor", germinado a partir do material da própria vítima e que a há-de aniquilar. De facto, grande jogada, Srª ministra!
 
Se eu não tiver uma carreira decente (vencimento de licenciado e progressão na carreira decente) não voto PS.
 
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.


NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)

Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!


Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?

O risco?

A penosidade?

A diferenciação técnica?

A habilitação académica?

O número de anos de estudo???

????"
 
conheço 2 nomes e ambos eram de prever que estivessem nesta lista. Um está em sobresalto por causa da linha saúde 24 que é o enfº Sergio gomes que nem percebe de uma linha de atendimento de saúde quanto mais de uma carreira de enfermagem e a outra a directora do barreiro nem se fala, quem lá trabalha sabe melhor que ninguém que é pró administração ou seja só faz o que os outros mandam. estamos tramados com estes 12 duques...
 
A Ministra deve saber o que os Enfermeiros querem da Enfermagem

A Carreira de Enfermagem, foi apresentada pelos sindicatos.

Não entendo porque é preciso fazer as consulta destes duques.

A ser verdade, quer guerra.

Força, ENFERMEIROS UNIDOS, VAMOS Á LUTA.
 
o que é estranho nisto tudo,é o significado da escolha desta duzia de colegas para "ajudar" a ministra no seu designio de arrumar com os enfermeiros,transformando-os em enfermos.
ora,o MN nao quer arrumar os enfermeiros,mas sim arrumar com os enfermeiros,de preferencia bem a um canto.
entender a nomeaçao deste grupo de 12,é um exercicio kafkiano.só a sra ministra o sabe,mas a meu ver,quem sai muito mal na fotografia ao fim de contas,acabam por ser os sindicatos,que assim se vêm relegados para segundo plano.
aí está a ministra,pronta a dar o golpe de misericordia nos enfermeiros.COM 12 PODE ELA MUITO BEM!
 
Eu estou como muitos dos participantes isto é, extremamente desconfiado. A maioria dos elementos que foram chamados são gestores/directores e que neste momento tem uma visão muito diferente do enfermeiro prestador de cuidados, das suas dificuldades e em muitas vezes da respectiva precaridade em que estão envolvidos. São enfermeiros gestores movidos pela nova politica economicista com total desrespeito pelo enfermeiro e suas competências. São enfermeiros gestores que não veem os direitos dos enfermeiros como devem ser vistos. Eu conheço um dos elementos, que é director(a) e que realmente não me dá confiança neste grupo, em especial quando se trata de dar informações essenciais sobre a restruturação da CARREIRA DE ENFERMAGEM. Quando este elemento é um dos primeiros a questionar e a não respeitar os direitos dos enfermeiros, em especial dos contratados, como pode esta pessoa exercer força nesta comissão? que garantias pode dar em fornecer os elementos que vão dignificar 55.000 profissionais?
Querem a minha opinião sincera? depois de conhecer esta lista e que tenho referencia de um dos elementos, deixou-me ainda mais apreensivo e desconfiado quer sobre as propostas vão dar quer como vão defender 55.000 profissionais.
Abraços e temos que pensar seriamente é em sermos nós todos, os 55.000 irmos para a rua lutar e mostrar a força.
 
Era bom que o Dr. Enf antes de inventar, confirmásse bem as suas fontes.
Falando quem sabe, informa:
1 - alguns destes colegas foram chamadas a 1/2 reuniões quando o processo de negociação da carreira estava sedeada nos Sec. Estado Francisco Ramos e os Sindicatos estavam a "apertar" com a greve de 30 de Set. e 1 de Out.
2 - Depois desta Greve, a negociação das Carreiras e gestão de recursos humanos da saúde foi retirada a este Sec Estado (saíu em DRepública a alteração de competencias) e passou para a Ministra (Sindicatos informaram isto)
3 - depois disto nunca mais houve nenhuma reunião destas pessoas no Ministério
Se fosse verdade, constituía uma informação.
Sendo mentira, é uma irresponsabilidade (para não dizer outra coisa)colocar nomes de colegas ligados a um processo tão importante para a profissão com o qual, a este nível, nada têm a ver.
Nas negociações e na condução deste processo estamos muito bem representados pelos colegas dos Sindicatos, especialmente os do SEP.
 
Só conheço um dos nomes Helena Almeida e sinceramente.............. estamos mal entregues amigos se depender dela.....
 
Caros colegas, sinceramente não são 12 "ovelhas" que fazem um rebanho, mas também as restantes 35978 "ovelhas". Se a futura proposta só "agradar" aos primeiros 12, os outros têm uma solução: fazer com que a GREVE do dia 2 e 3 seja maior do que todas as anteriores.
Não estou preocupado com estes 12, mas com os restantes e a sua aderencia à greve que é o k se pede. Se a proposta não agradar VAMOS À GREVE e COM MAIS FORÇA DO QUE NUNCA.

E já agora uma musiquinha: http://www.youtube.com/watch?v=EgcojutpxEM
 
ver:http://apegest.ning.com/profile/MariaHelenaFerreiradeAlmeida
 
E então a resposta do MS? Parece um atestado de estupidez, "tem em conta as actuais remunerações praticadas", traduzido: não prevê qualquer revisão e actualização salarial;
"prevê um horizonte temporal relevante", traduzido: daqui a 15 anos, começamos a ganhar o mesmo que os outros TS em inicio de carreira, quantas mais posições remuneratórias, mais anos para saltar de posição em posição (absurdo, ridiculo, 3ºmundista, o desprestigio total da classe);
"o próprio MS manifestou aos sindicatos a possibilidade de ser criada uma tabela fechada para as categorias actuais de chefe e de supervisor, por forma a evitar a descategorização, mas sem prejuízo de opção pela nova carreira a requerimento do interessado",traduzido: os miseros cerca de 300 Enfermeiros que já ganhavam razoavelmente, continuam iguais, os outros que prestam cuidados continuam na penúria;
"todavia, defende o MS que a comissão de serviço prevista para o exercício de cargos de gestão inerentes à profissão, que não constitui cargo dirigente", traduzido: um Enfermeiro dirigente nunca, é a única classe licenciada do País da qual nunca poderá sair um dirigente da Administração Pública, porque é que não estou admirado?
A minha proposta? Simples, integração na carreira TS geral, em paridade, sem o "especial", que de especial o que tem realmente é o vencimento que é a única exepção pelos seu baixo valor de entrada, mais uma vez uma Tabela "especial" só para os Enfermeiros,a única exepção em todo o universo das carreiras TS.
Bom resta-nos tirar outras Licenciaturas e abandonar a Enfermagem, para ser iguais aos outros...
 
porquê será que foram estes enfermeiros escolhidos ?
Será que fizeram alguma coisa pela enfermagem ? A ministra soube e chamou-os.

Caros colegas estes 12 são do partido.
Quem sabem eles de carreira ?
São eles que nos representam ?
Porquê ? (os que conheço deixam muito a desejar, não se sabem defender têm agora capacidade para fazer uma carreira ... )
 
nada FIZERAM é só tacho.




EU TB.NÃO VOTO PS.
 
Porquê será que foram estes enfermeiros escolhidos ?
Porque são da mesma cor....
Será que fizeram alguma coisa pela enfermagem ?
Sim, a maneira como "treparam" define alguns deles.
A ministra soube e chamou-os.
Pois soube, se assim não fosse não os chamava...
Santa ignorância .....
 
quem deveria continuar no processo de negociação/esclarecimento seriam os Sindicatos mas tudo bem... foram estes colegas os escolhidos.Ao aceitarem este desafio assumiram uma enorme responsabilidade pois, é o futuro da enfermagem em Portugal que neste momento está em jogo. Nao conheço nenhum dos colegas mas, espero muito deles!! Consciencia do valor da enfermagem e seus profissionais, respeito pelo percurso já efectuado,determinação, poder argumentação e vontade de querer mudar para melhor.
Cabe no entanto a cada um de nós individualmete lutar também, contra o que nos querem impor que mais não é do que humilhação e descaracterizaçaõ da enfermagem, vamos deixar de ser comodistas e cobardes, manifestarmo-nos em voz alta e não ficar á espera que apenas alguns consigam aquilo que todos queremos!
 
caros colegos depois de muita reflexão ainda não consegui compreender o propósito da formação deste grupo de trabalho. Supostamente o trabalho de campo já não foi feito e divulgado pelo sindicato?
Qual o papel deste grupo comprova-lo ou refuta-lo?
Dando à ministra meios para combater as nossas justissimas reivindicações?
 
Temos de acreditar nos nossos colegas e nos sindicatos. Vamos aguardar pela proposta, porque guerras não interessa a ninguem.
 
nao compreedo como é que a ORDEM ENFERMEIROS nao faz parte deste grupo, nao é reconhecida?
 
AS CONTAS ESTÃO BOAS DE FAZER,A MINISTRA ENTENDE NÃO PRECISAR DE OPINIÕES DAS ESTRUTURAS REPRESENTATIVAS DE TODA A CLASSE E DAS BASES. INDICA ELEMENTOS ENFERMEIROS DA SUA CONFIANÇA, ELEMENTOS QUE DEPENDEM DIRECTAMENTE DA SUA CONDUÇÃO POLÍTICA PARA A CONTINUIDADE DOS CARGOS QUE EXERCEM. COMO PODER ESPERAR QUE ESTES COLEGAS POSSAM APRESENTAR PROPOSTAS QUE INTERESSEM Á GRANDE MAIORIA DA CLASSE? DIFISSIL, PARA ELES E PARA A CLASSE. NÃO SERÁ DIFISSIL QUE ESTES ELEMENTOS INDICADOS CONTINUEM A DIZER QUE ESPERAM QUE A LUTA DOS ENFERMEIROS NÃO DEIXE QUE AS PROPOSTAS DO GOVERNO SEJAM ACEITES. É ASSIM A VIDA PORQUE O PODER É VICIANTE E NEM SEMPRE TEMOS FORÇA E CORAGEM PARA DIZER BASTA, SOBRETUDO QUANDO PENSAMOS QUE O NOSSO CARGO FICA EM RISCO, MAS NA VIDA SÓ PODEMOS ESTAR DE UM LADO, PORQUE SENÃO A SAÚDE MENTAL FALTA, E ELA DEVERÁ SER BEM PRESERVADA, E NÃO TEM PREÇO. QUE DEUS OS ACOMPANHE A TODOS E NÃO SE ESQUEÇAM QUE AS DECISÕES QUE MUITAS VEZES TEMOS DE TOMAR TÊM DE TER EM CONTA O QUE É IMPORTANTE PARA NÓS E PARA TODOS OS DEMAIS. O SOL QUANDO NASCE DEVE SER PARA TODOS, SÓ ASSIM PODEREMOS CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, QUE É AQUILO QUE NÃO TEMOS CONSEGUIDO CONSTRUIR E NÃO SEI BEM SE ALGUÉM QUER. TUDO DE BOM PARA TODOS
 
2 e uma Ministra 13, os mesmos que na ceia de Cristo, na ceia a verdadeira havia um judas, aqui quem se prestará a ser essa personagem? A que conheço das indicadas bem que se prestaria a esse papel, e já foi bem referênciada anteriormente. Enfim, palavras leva-as o vento, vamos esperar para ver, mas já confio em muito pouco, só vemos atrope-los, falta de reconhecimento e reforços positivos, é um salve-se quem poder, e não acredito que estes colegas vão pensar na profissão de forma solidária, mas sim na defesa de interesses há muito instalados, com adopções de filosofias e conceitos conhecidos e repetitivos e pouco criativos ou inovadores. Que se dê vós tb aos mais novos e com pouco protagonismo. mas colegas, há aqui representantes da ordem, ela está representada com alguns nomes, nesta lista de 12 e muitos de nós sabem que assim é. Estão garantidas as condições para a Ministra, vamos ver se é assim para a classe.Uma coisa eu acho, se não apreendermos a argumentar, a falar quando assim seja importante, ninguém o fará por nós, e alguns de nós poderiam, os mais novos, como vão fazer para lutar? como se lhes vão negando todos os direitos? mas ainda bem que há internet, e podemos aqui deixar o que pensamos, acaba por ser uma forma de dizer o que nos vai na alma e estes cavaleiros ou outros poderem-se confrontar com o que se pensa e assim poderem-se corrigir se o entenderem. Nas instituições já ninguém o que fazer, porque temos vindo a perder atitude, e já ninguém quer dizer o que pensa, se as nossas Direcções não são capazes de cuidar de nós, porquê falar, o que dizer, só lá estão para cumprirem o que lhes mandam, não para ter espírito crítico. Ao que chegámos, e não vejo que mude nos próximos tempos, 3 anos para a crise, que justifica tudo, 5 para a recoperação da crise, e muitos mis para perceber que tudo mudou e nada será mais como era, quanto tempo mais para acordar do pesadelo? Vamos esperar para ver, dizem que o sonho é o último a morrer
 
Não culpem a Ministra da Saúde, pois já aprovou o Modelo de Desenvolvimento Profissional á Ordem.
Quem está a trasar o processo, é conselho de ministro que nao quer ver as competencias reconhecidas aos enfermeiros.
Se não for aprovado hoje em conselho de Ministros, ADEUS LICENCIATURA EM ENFERMAGEM.
Acusem o Socratino, e deixem a Senhora em paz, pois ela já fez o trabalho dela.
Tarde, mas fez.
Resta-nos:
UNIDOS PARA A LUTA DIA 2e 3 de ABRIL.Aí vamos ver quem se sente e esta indignado.
O povo pelo que eu vejo está calmo e muito sereno.
Têm aquilo que merece.
 
Ah, assim sim, já sabemos que os coitados dos ministros não têm responsabilidade, os sindicatos e as ordens também não, é o Presidente do Conselho que manda e o povo porque obedece, assim estamos entendidos, e mais tranquilos. Descansem os 12 cavaleiros e a ministra, saiam do cavalo e esperem já está tudo feito
 
Um bom principio era proporem mais umas escolas, 12, uma para cada um, a OE ia achar o máximo, dava um prémio-ético-holistico a cada um.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!