sábado, março 28, 2009

Propostas formativas...

(Clicar para ampliar)
.
Pós-Graduação em Enfermagem Pré-Hospitalar

Pós-Graduação em Enfermagem Forense

1ª Conferência Nacional sobre Simulação Biomédica
.
Encontro de Enfermagem Cirúrgica 2009
.
Encontro Nacional de Enfermagem em Cardiologia
.
Encontro de Enfermagem de Emergência

Comments:
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.


NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)

Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!


Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?

O risco?

A penosidade?

A diferenciação técnica?

A habilitação académica?

O número de anos de estudo???

????"
 
Há uma tendência de desvalorização da formação que os enfermeiros vão fazendo, que parte justamente dos próprios enfermeiros: são eles que se humilham, desacreditam e enxovalham uns aos outros.

Esta "cultura" de dizer mal, desdenhar, invejar, é pobre. Paupérrima. Não favorece a classe, não realça o que de melhor temos e deve ser deprimente para quem sente as coisas desse modo tão negro e vive a olhar para o caminho dos outros, acabando por não dar atenção ao seu próprio percurso na vida...

Nem todos os que fazem pós-graduações, especialidades, mestrados, doutoramentos, o fazem para integrarem a gestão. Nem todos são desonestos, oportunistas ou fingidos. Cada um sabe da sua vida e o que seria realmente correcto era que cada um se desenvolvesse pessoal e profissionalmente, para dar resposta às exigências de ser (bom) enfermeiro.
Deixem estudar quem quer estudar. Nunca todos serão mestres, especialistas ou doutores; haverá sempre gente com capacidades diferentes e isso não é nada de mal. A verdade é que este bosque seria demasiado silencioso se nele só cantassem os pássaros que cantam melhor...

VV
 
Concordo com W, há mesmo "uma tendência de desvalorização da formação que os enfermeiros vão fazendo, que parte justamente dos próprios enfermeiros: são eles que se humilham, desacreditam e enxovalham uns aos outros".
É não é que me revejo nisto?
Certo que "nem todos os que fazem pós-graduações, especialidades, mestrados, doutoramentos, o fazem para integrarem a gestão, assim como nem todos são desonestos, oportunistas ou fingidos", mas determinados enfermeiros gostam muito de generalizar. "Efectivamente o que seria realmente correcto era que cada um se desenvolvesse pessoal e profissionalmente, para dar resposta às exigências de ser (bom) enfermeiro.
Deixem estudar quem quer estudar. Nunca todos serão mestres, especialistas ou doutores; haverá sempre gente com capacidades diferentes e isso não é nada de mal. A verdade é que este bosque seria demasiado silencioso se nele só cantassem os pássaros que cantam melhor..."
Não diria melhor!
Graça Ribeiro.
 
E estas Jornadas de Enfermagem? Parecem interessantes, os colegas vão?
 
Caríssimo DE.

É também de realçar as IV Jornadas de Urgência/Emergência que decorreram em Viseu este fim de semana, onde por felicidade minha, pude estar presente, assistindo, sem duvida a temas bastante interessantes.

Parabéns a toda a organização e a todos os que testemunharam a seu opinião.

No próximo ano estarei lá novamente.

Cumprimentos. AMP
 
e às manifestações os colegas vão??
 
«...assim como nem todos são desonestos, oportunistas ou fingidos",...»

Dito assim, MAIS PARECE que o inverso é RESIDUAL. Ou seja, é excepção!!!

O que vale por dizer que qualquer um (da maioria dos Enfermeiros) DIRÁ MELHOR.
 
E novidades do MS? Já desistiram da negociação? Vão acabar por publicar a pseudo-carreira e pronto...
 
Zeca Afonso,
Seja residual, seja excepção, não é elegante que andemos a criticar o simples facto de os enfermeiros estudarem. O que é que se pretende com essa atitude? Que se perpetue a cultura de subvalorização dos conhecimentos que dão corpo à nossa profissão? Que se mantenha uma imagem de gente que veio para enfermagem por não ter capacidade para estudar mais? Que se nivele, por baixo, uma classe inteira com gente com grande potencial para "dar cartas" na saúde?
Sou uma pessoa bastante céptica e crítica. Porém, conheço gente de muito valor, muito bons enfermeiros, com quem tenho aprendido muito; tenho tido professores enfermeiros EXCELENTES; conheço enfermeiros que dão aulas a médicos e acredite que o façam brilhantemente; conheço enfermeiros que são convidados para palestras em outras áreas profissionais e são reconhecidos pela sua prestação.
Não generalizemos e sobretudo não desvalorizemos o que foi uma grande conquista da enfermagem nos últimos 20 anos - o acesso à formação académica. Talvez ainda seja cedo para que essa formação se reflicta na nossa prática, pois ainda são poucos os que podem e querem fazê-la e o produto do seu contributo é pouco visível; mas não será sempre assim, acredite.
VV
 
Olá.
Tomo a liberdade de enviar este comentário pois este blog é visto por imensos profissionais da enfermagem e poderá haver algum à procura do 1º emprego. Conheço um Centro de Enfermagem que está a seleccionar enfermeiros para a Zona Norte do País. Interessados deverão enviar CV para enfama21@gmail.com.
obrigada
Marisa
 
Os Enfermeiros Chefes juntam-se à luta por uma carreira de Enfermagem Digna (??) .

Merece que leiam os comntários no Cogitare.
Abraço Dr. Enf.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!