quarta-feira, abril 29, 2009

Anónimos experts em Swine Flu (gripe dos porquinhos)!?


No post "Porcos com Gripe!", afirmei que a Gripe Suína não seria muito mais que "uma vulgaríssima gripe acrescida de vómitos e diarreia". Logo se apresentaram uns quantos anónimos experts em virologia (de balcão, cheira-me). Assim, disseram:

Anónimo disse...
"Uma vulgaríssima gripe acrescida de vómitos e diarreia"
"A sua formação simplista, e o conhecimento que detém sobre patologia e a historia de pandemias torna-o muito ignorante na matéria... Vá estudar virulogia um bocadinho mais, estude muito bem a família do vírus em causa e depois repense no que escreve..."

Anónimo disse...
"Uma vulgaríssima gripe acrescida de vómitos e diarreia"
"Em que mundo é que vive.....?
Acorde para a realidade."

Em primeiro lugar, penso eu (profissional "simplista"), que quando não sabemos com quem falamos/discutimos temos de manter as respectivas reservas, logicamente, não vá o diabo... e a nossa camioneta não aguentar com a areia do outro.
Em segundo lugar, temos experts em virologia tão paupérrimos, que até escrevem mal a sua expertise: "virulogia"!! Que ricos Virólogos (forma correcta) nós temos!

Por fim, e para não entrar aqui numa aborrecida discussão técnica com estes virúlogos, concluo este post formativo com uma explicação da Medical Director for the US National Foundation for Infectious Diseases (NFID), Susan Rehm, que até parece concordar com este "simplista":

"From what we understand so far, the severity [of swine flu] doesn't seem to be much different than what it is in regular seasonal influenza" link (o concern point é a mutabilidade e a consequente imprevisibilidade)

O US Center for Disease Control (CDC) acrescenta:

"About 36,000 people in the U.S. die annually from seasonal influenza, and more than 200,000 are hospitalized" link (incomparavelmente superiores à gripe suína!)

.
Mas claro, o que é o CDC e a NFID percebem de virUlogia? ;)

Comments:
Palavra de honra que gosto de ler o seu blog e admiro-o muito! O colega dá cada tanga aos intelectuais da treta que cá aparecem!
Uma vez assisti aqui a uma discussão sua com um médico relativamente à atropina e o colega esteve igualmente brilhante e irrepreensível!!!
Fabuloso!
Parabéns pelo magnífico blogue!!!
 
Caro Dr enf, não perdoa nada!
 
:))
 
Lol, bom post!
 
Estes Pandémicos do alarmismo
Tudo serve para criar pandemia de audiências,encher os bolsos das fermácias...etc.
 
sem espinhas! :)
cumprimentos, desassossego
 
Caro Dr. Enfermeiro, gostei do tom irónico e incisivo do seu "post"!

Concordo PLENAMENTE CONSIGO, quando diz que isto não passa de uma "histeria" dos meios de cominicação movidos por interesses, que no mínimo são obscuros...

Afinal de contas as farmácias precisam de escoar "Stocks", é uma espécie de saldos...

Quanto aos "experts" em virologia, aconselho-os a estudar o RNA viral do Calicivírus Felino, sem dúvida a próxima pandemia afectar os farmacêuticos!!!!

Ou então a estudar o DNA viral do estupidovirús medicis, que afecta alguns médicos de Portugal!!!!

EU NÃO VOTO PS!
 
É por esta e por outras que os pseudo intelectuais se mantêm no anonimato.
Continue o bom trabalho Dr. Enf. conseguiu ter um espaço de informação, discussão e.. entretenimento! eheh
 
E se compararem os números e a mortes provocadas pela Tuberculose, vêm que a diferença é assustadora!!!

A Gripe Suína é uma situação que merece atenção, mas na minha prespectiva serve um pouco para distrair e esquecer a crise mundial e desviar do mediatismo jornalístico...

Miguel Ramos
 
LOOOL, na "muche"
 
Para os iluminados "Virulogistas"

Se houvesse uma pandemia, os mortos não seriam 160 mas sim 160 000, os aeroportos estariam fechados, seria decretado o recolher obrigatório e criadas zonas de quarentena e de tratamento dos infectados, entre outras coisas...

Ah e qual profissiomal de saúde sabe, ou devia de saber que não são aquelas máscara de estão a utilizar e previnem o contágio...

Por isso subscrevo inteiramente a opinião do Dr Enf

abraço a todos

Enf Warchild
 
Que virologistas interessantes... até fugiram...
Excelente dr enf!!!!!!!!!!!
 
Parece me k estes grandes experts passam mas é o dia atrás de balcões a dispensar medicamentos...
 
Assim como há grupos de pessoas que vão à procura de "emoções fortes", vulgo "procuradores de furacões", eu irei de férias para o México, mais propriamente Riviera Maia. Roam-se de inveja.

Sara Pires
 
O bom deste blog é conciliar o sério com o entretenimento e fazer explodir as almas iluminadas que pensam ser detentoras de toda a verdade.....
 
Esperemos que o Dr. Enf. nao seja uma das vítimas da pandemia que não vai existir...

Não se perdia nada.
 
Então Paulinho, vai ou não vai?
 
No Sitio do Picapau Vermelho (SEP) pode ler-se:
ÉS JOVEM? ÉS ENFERMEIRO? ESTÁS DESCONTENTE?

Depois desenvolve uma série de (falta-me o qualificativo).
Tudo isto para questionar: Percebem agora a estratégia do SEP (célula do PCP) em conjugação com a OE (célula do PCP), sob a égide de BERNARDINO SOARES (n.º 2 do PCP)?

Augusta de Sousa, BASTA!!! Basta de tanta manipulação!!! E tu Zé (Carlos Martins), deixa de te subjugar à tua mulher (com interesses no PCP). Sê HOMEM. Sê ENFERMEIRO!!!
 
Fui, em retiro, até Covadonga.
Nesse Santuário, onde aconteceu a primeira vitória (cerca do ano de 718) dos cristãos da Hispânia sobre os mouros ocupantesos, encontrei o nosso Venerando Amigo Gardingo.

Porque lá estava ele?

Por vergonha de se ter "vendido" ao SEP, com o acordo que com eles fêz, e de ter prejudicado milhares de Enfermeiros ESPECIALISTAS.

NÃO CHEGARÁ A SANTO, mas redimiu-se.
 
Toma e embrulha.
 
A gravidade da gripe está no facto de não existir imunidade colectiva, significando que se vai propagar rapidamente e afectar a todos, obviamente que nos grupos de risco a morbi-mortalidade será maior (muito maior que na gripe comum). Convém que as pessoas interpretem os factos.
Não se trata de uma gripe qualquer - as pessoas não devem se armar em "chicos espertos" e retirar frases do seu contexto.
 
lol
 
AO DAS 6:07
DEVES TER UMA FHARMACINHA
NÃO FAÇAS COM QUE ESSA PRESSA DE VENDAS,SE TORNE NUMA RESISTENCIA AO TAMIFLU.
O NIVEL 5, SÓ QUER DIZER O NIVEL DE EXTENSÃO MUNDIAL, NÃO DIZ QUAL A GRAVIDADE DA INFECÇÃO
OS MORTOS NÃO SÃO AOS MILHARES
A FOME E HIV DSTS, OUTRAS DOÊNÇAS, ESSAS SIM, DEVEM SER AOS MILHARES POR TODOS OS CONTINENTES.
DEVIAM ERA COMBATE-LAS,OS GRANDES INTERESSES ECONÓMICOS NÃO O PERMITEM
AGORA O QUE ESTÁ A DAR É O MÉXICO, NO ANO PASSADO ERA A DO AVIÁRIO
 
"Não sei nada do assunto e a experiência directa de haver convivido com porcos na infância e na adolescência não me serve de nada. Aquilo era mais uma família híbrida de humanos e animais que outra coisa.


Mas leio com atenção os jornais, ouço e vejo as reportagens da rádio e da televisão, e, graças a alguma leitura providencial que me tem ajudado a compreender melhor os bastidores das causas primeiras da anunciada pandemia, talvez possa trazer aqui algum dado que esclareça por sua vez o leitor. Há muito tempo que os especialistas em virologia estão convencidos de que o sistema de agricultura intensiva da China meridional foi o principal vector da mutação gripal: tanto da "deriva" estacional como do episódico "intercâmbio" genómico. Há já seis anos que a revista Science publicava um artigo importante em que mostrava que, depois de anos de estabilidade, o vírus da gripe suína da América do Norte havia dado um salto evolutivo vertiginoso. A industrialização, por grandes empresas, da produção pecuária rompeu o que até então tinha sido o monopólio natural da China na evolução da gripe. Nas últimas décadas, o sector pecuário transformou--se em algo que se parece mais à indústria petroquímica que à bucólica quinta familiar que os livros de texto na escola se comprazem em descrever…

Em 1966, por exemplo, havia nos Estados Unidos 53 milhões de suínos distribuídos por um milhão de granjas. Actualmente, 65 milhões de porcos concentram-se em 65 000 instalações. Isso significou passar das antigas pocilgas aos ciclópicos infernos fecais de hoje, nos quais, entre o esterco e sob um calor sufocante, prontos para intercambiar agente patogénicos à velocidade do raio, se amontoam dezenas de milhões de animais com mais do que debilitados sistemas imunitários.

Não será, certamente, a única causa, mas não poderá ser ignorada. Voltarei ao assunto."

Palavras de José Saramago (para quem não percebe nada do assunto, não está mal visto...)
 
Bem sr enfermeiro, devia de estar orgulhoso do seu trabalho, até os colegas VIRÚLOGOS vêm ver o seu blog, e ainda se dão ao trabalho de expôr as suas teorias do país das maravilhas... enfim...
Mais uma vez soube pôr cada um no seu lugar. Continue que todos nós apoiamos.
 
Acordem para a vida....

A influenza A (H1N1) para já não é tão mortal quanto isso. 8 mortos confirmados. 8 e não 8 mil ou 8 milhões. Não confundam esta estirpe de inflenza coma a famosa gripe Espanhola.

Não ponho de lado o facto que o virus pode sofrer uma mutação, mas...

Acordem. A comunição Social e as farmaceuticas que produzem antivirais é que estão a ganhar com isto.

Não sejam alarmistas. Informem a população com informação credível e confirmada.

Não seremos sem dúvida responsáveis pelas sofrimento caudado por esta estirpe de influenza, mas também não devemos ser causadores de mais sofrimento através da alimentação de uma medo generalizado.

Um abraço e bom estudo para os "virúlugos".
 
Ainda bem que existe o Dr.ª Enf.ª p'ra nos esclarecer! Obrigada por defender a nossa profissão tão espezinhada, mas que tanto valor tem! (:
 
Respondedor das 8.04:
Você deve ser um bom especialista no assunto - se calhar ao invés da OMS ter chamado os 14 médicos de referência mundial sobre o assunto, chamava-o e pedia o seu parecer tranquilizador...
O problema é que não consegue perceber que na falta de imunidade colectiva o virus propaga-se a uma velocidade tal com risco de suplantar as capacidades locais de resposta e por outro lado (ai entendo-lhe porque não estudou virulogia) o risco de mutações e aquisição de patogenicidade é muito maior na ausência de imunidade colectiva.
PS: Ainda bem que o blog é tão conhecido e despeta a atênção de todos - não andem é com mesquinhiçes.
 
Gostei da forma como defende a sua opinião!E claro que há interesses farmacêuticos nesta Gripe, tal como houve na das aves da qual já ninguém fala agora, porque o laboratório que detinha a patente da vacina já arrecadou uma fortuna incontável... O risco destas "modas" é que estamos a falar da saúde das pessoas e ao que parece após terem mostrado o medicamento de combate à doença a correria ás farmacias é imensa e todos sabemos que o medicamento já está no top de vendas mundial, apesar de só poder ser vendido com receita médica... OU já não é?
 
Existe um velho ditado que diz:

"Aos farmacêuticos não importa que o cliente morra, o que importa é que a vida lhes corra!"

Nesta gripe não lhes importa quantos morrem (se é que vão efectivamente morrer tantas pessoas como se diz, se ocorrer uma pandemia), importa-lhes sim, que enquanto existirem milhões de pessoas saudáveis e com medo artroz de morrer por esta gripe, corram às farmácias comprar e encharcarem-se em TAMIFLU(R).

Efectivamente temos de estar alerta pois o vírus H1N1 tem potencial pandémico (se assim lhe podemos chamar), mas também o Ébola tem, o HIV tem e outros tantos! Então porque não nos preocupamos tanto com os outros?!?! Em que a propogação resulta de comportamentos incorrectos (sexuais, toxicodepedência, etc.) e frequentemente se infecta outras pessoas levianamente, mesmo quando sabem que têm o vírus!!! Isso já não preocupa as pessoas?!?!
A mente humana é muito bizarra!! Podemos conhecer uma rapariga girissíma numa noite, temos relações sexuais desprotegidas com ela e vamos para casa felizes da vida, mas se no caminho alguém espirra ao nosso lado, ainda passamos pela farmácia comprar o TAMIFLU(R), mas não pensámos antes no caminho para a discoteca ou para o bar comprar uma caixa de preservativos.....

Já estou como o outro.... QUERO VOLTAR PARA A ILHA!!!

Enfermeiro Atento
 
Meu caro "enfermeiro atento" com o ébola e com o hiv eles (os tais, a irmandade dos 18 magnhíficos como o outro referiu...) não se preocupam porque para os desgraçados que tiverem o azar de "conhecerem intimamente" tais "criaturas" resta-lhes a solução final ou derradeira: TIRAR BILHETE! Portanto, para esses a imunidade colectiva (lá como o outro escreve) vale-lhes de "consolo" à alma.
Agora com os porquinhos é que não, pois de outra forma o que irá acontecer às alheiras de Mirandela, ao presento de porco preto, hem? Vá lá...
 
Meu caro "enfermeiro atento" com o ébola e com o hiv eles (os tais, a irmandade dos 18 magnhíficos como o outro referiu...) não se preocupam porque para os desgraçados que tiverem o azar de "conhecerem intimamente" tais "criaturas" resta-lhes a solução final ou derradeira: TIRAR BILHETE! Portanto, para esses a imunidade colectiva (lá como o outro escreve) vale-lhes de "consolo" à alma.
Agora com os porquinhos é que não, pois de outra forma o que irá acontecer às alheiras de Mirandela, ao presento de porco preto, hem? Vá lá...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!