terça-feira, abril 14, 2009

Prestígio profissional...


Por curiosidade, descobri umas coisas interessantes relacionadas com o prestígio profissional. Com muitas ou poucas bases científicas, variável casuisticamente, valem o que valem. Aqui vai:

Espanha - Enfermagem considerada como a 2ª profissão mais prestigiada;
Alemanha - Enfermagem considerada como a 2ª profissão mais prestigiada;
EUA - Enfermagem considerada com a 3ª profissão mais prestigiada.

Comments:
Gostaria se saber qual o grau de prestígio em Portugal.
 
Pois valem o que valem. Mas é um bom ponto de partida para algumas reflexões/discussões.
 
So olha para esses estudos e acredita quem quer. Porque todos nós sabemos (enfermeiros incluídos) que a enfermagem nunca foi prestigiante.
 
Isso não quer dizer nada... NOs EUA por exemplo, a profissão mais prestigiada é o Bombeiro...
 
Realmente...grande credibilidade que tem um estudo em que um fazendeiro aparece acima de engenheiros, arquitectos e advogados.
 
Que lista ridícula, acho que se anda a confundir prestigio com valorização.

"ai o meu filho queria ir para médico mas disse-lhe logo para nao ser estupido e ir para bombeiro que tem mais prestigio"

...
 
Ao carissimo colega Quinvuq deixe-me dizer-lhe que se há alguma coisa na vida que não sou é médico frustrado porque felizmente escolhi a enfermagem como única opção de vida e nem mais uma escolha; por outro lado sempre defendi a classe e já participei em lutas dessa natureza porque se há facto sobre o qual tenho opinião clara e formada é, de acordo consigo, que não sirvo os médicos; colaboro e actuo dentro da minha esfera. Jamais tive a presunção de prescrever aquilo que não sejam intervenções de enfermagem e abomino todos aqueles que em vez de dignificarem e investirem no que devem,pretendem ser o que não são. O que me espanta é sermos alvo e ataques e piadas destituidas de critica construtiva ou de pensamentos reflexivos sobre assuntos e temas de algum modo comuns e que poderiam servir para conversas interessantes. Os enfermeiros frustrados são aqueles que contribuiem para a destruição da profissão, no seu dia-a-dia delegando as suas funções em AAM e desviando a atenção daquilo que é o nosso alvo: o doente
 
Ainda ha uns tempos vinha na revista VISAO, que a profissao em que as pessoas mais confiavam era em 1º lugar nos Bombeiros... Em relação a prestigio, acredita nisto quem quer, sobretudo vendo a realidade a nivel nacional... Mas nao me parece nada que enfermagem esteja la muito bem cotada.
 
São opiniões das pessoas, e se elas acham... quem discute?
 
Caro Colega Nocas felizmente fiquei mais esclarecido sobre a sua opinião.

"O que me espanta é sermos alvo e ataques e piadas destituidas de critica construtiva ou de pensamentos reflexivos sobre assuntos e temas de algum modo comuns e que poderiam servir para conversas interessantes", concordo consigo mas so tenho a dizer que vozes de burro não chegam ao céu, e seja a discussão a enfermagem ou uma qualquer outra temática, este tipo de pessoas não sabe argumentar o quer que seja e muito menos ter uma discussão produtiva. Estes só merecem o meu desprezo!!!

"Os enfermeiros frustrados são aqueles que contribuiem para a destruição da profissão, no seu dia-a-dia delegando as suas funções em AAM e desviando a atenção daquilo que é o nosso alvo: o doente". Concordo totalmente e tal como referi não só na delegação de funções aos AAM's mas também a outros profissionais tal como acontecem nessas mil e uma acções de formação (ou lá como lhes chamam agora) dadas por enfermeiros. Tal como já referi, temos é de mudar mentalidades intra-enfermagem para podermos mudar mentalidades extra-enfermagem.
 
"Isso não quer dizer nada... NOs EUA por exemplo, a profissão mais prestigiada é o Bombeiro..."

Há que ter em atenção a diferença entre Bombeiro em Portugal e Bombeiro nos EUA. Os primeiros são bombeiros voluntários, que vão tendo pequenas formações ou reforço de anteriores para poderem actuar, e os segundos são profissionais a tempo inteiro, com formação de base exaustiva. Assim sendo o tom depreciativo face ao facto de o bombeiro ser a profissão mais prestigiada nos EUA é de todo deslocada.
 
Só mais um pormenor muito importante: eu sou UMA e não UM colega!!!!!
 
Porque é que os enfermeiros têm sempre um discurso de auto comiseração?! Gostam daquilo que fazem? Realmente? Então de que interessa estarmos em primeiro ou em último no ranking? Nós temos que aprender a dar visibilidade à ENFERMAGEM como ela merece.
 
Porque os enfermeiros sofrem de um complexo de inferioridade.
 
NOCAS ÉS GRANDE!!!
 
nós somos a profissao mais prestigiada em portugal.
com a miseria que ganhamos estamos a salvar o país.
eu propunha despedimento colectivo, o sindicato que o organize, eu assino. a ver se eles nao dobravam, ate esses palermas que vêm a este site dobravam a lingua
 
o maior complexo de inferioridade vem daqueles, que nao sendo enfermeiros, passam o tempo no nosso blog. sao uns coitados, façam um blog onde possam escrever ...que quiserem.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!