sábado, abril 25, 2009

Desníveis...


Hoje não, porque estou bastante cansado, mas amanhã permitam-me que opine acerca da importância das comparações e da ambição competencial. Para reflectirem melhor, deixo-vos um comentário que tive oportunidade de ler noutro blog (em bruto, vou deixar passar os erros ortográfico, gramaticais e de pontuação):

"Lembrem-se os enfermeiros que um especialista em Neurocirugia por exemplo tem de estudar 13 anos! Ambos são importantes mas o médico não deve ser a referência para comparar os seus salários. O Curso de Medicna polémico do Algarve só vem reforçar o evidente desnível brutal ciêntifico...vejam só que um enfermeiro especialista terá de estudar mais 4 anos para obter a licenciatura em Medicina."


Posso comentar? Que argumentação pobre. E se fosse o inverso? E se fosse um Neurocirurgião a ingressar em Enfermagem? Tinha o curso servido numa bandeja de prata? Óbvio... que não! Tinha obrigatoriamente que o frequentar (as equivalências não seriam muitas) e concluir com aproveitamento. No futuro, com internato incluído e tudo. Desnível científico?

Eu gosto de discutir, compreender as várias perspectivas, mas as argumentações medíocres deixam-me sem paciência.

Comments:
Se ler bem os restantes comentarios, verá que mais medíocres que estas argumentações só aquelas que acham que um enfermeiro devia ganaahr tanto como um médico "porque trabalham no mesmo espaço" ou então porque "o médico só olha para o doente de forma arrogante" e quem cura é o enfermeiro !!
 
claro que tem que haver diferenças salariais e a mim como enfermeiro não me interessa o que os outros ganham mas o que nós merecemos ganhar.
em relação à diferença ou desnivel ciêntifico só vou dar um pequeno exemplo, com a entrada em funcionamento das SUB os enfermeiros e médicos dos centros de saúde dos vários ACES que pretendem trabalhar nas referidas SUB tewrão que fazer formação em SAV e trauma.Uma das minhas (nossas) colegas (com 3 anos de experiência e sempre no nosso C. Saúde, que tem SAP),fez a semana passada o SAV(na proxima semana vai fazer o trauma) e passou e o médico do nosso C. Saúde reprovou, aliás no total reprovaram 5 médicos e 3 enfermeiros.
Para quem não saiba o curso é igual para todos, inclusivé na leitura dos traçados e drogas e respectivas doses a administrar
 
Em resposta ao que o anónimo anterior escreveu, e que pela sua resposta eu deduso que se enquadre na classe médica, eu como enfermeiro não pretendo ganhar tanto como um médico, somente aquilo que é justo e que me devem á muito, muito tempo (pagarem-me como licenciado que sou). Quanto a frase :"o médico só olha para o doente de forma arrogante" , não tenha duvidas que por vezes é a mais pura das verdades,ficam chateados se o doente se queixa e não devia porque já está a fazer medicação, que os senhores acham ser a correcta, ficam chateados se são incomodados na hora de ir jantar ou na hora de dormir(ambas dentro do horario de trabalho), porque acham que são horas sagradas e ninguem os devia incomodar, ficam chateados se já estao na hora de saida e alguem os chama(isto é meia hora antes de acabar o horario de trabalho), porque devia esperar pelo colega que chega por vezes duas horas depois, enfim ficam chateados a maior parte das vezes sem razão mas reclamam quase sempre. Não digo que o senhor seja um dos casos e para bem dos doentes espero que não, mas que acontece muito por este pais fora não tenha dúvidas e isso os enfermeiros podem confirmar. Para acabar digamos que o "enfermeiro não cura" mas que ajuda muito não tenha dúvidas, e que sem eles voçes não eram ninguem isso também é verdade.
 
Anonimo das 12.14 o seu comentario é absurdo na medida em que dá exemplos de casos, que mesmo sendo verdadeiros, em nada representam a classe médica. As generalizações sao perigosas e o que mais se ve neste blog sao generalizaçoes como se toda a classe medica tivesse esse tipo de comportamento... eu tambem lhe sei contar casos de enfermeiros que nao gostam do que fazem, que nao tem cuidado nenhum na forma como cuidam os doentes, ja para nao falar em que "bagagem cientifica" sao 0s absolutos. A diferença é que eu nao catalogo todos os enfs. como "básicos" nem maus profissionais... Este tipo de argumentações sao no minimo infantis. Em relaçao ao que disseram acima, o problema nao esta so no que os enfs ganham mas sim num suposto desnivel. Gostava de ver a reacçao dos enfs. se lhes aumentassem o salario, e logo a seguir o dos medicos tambem. Sempre foi o maior prob dos enfs (que este blog alias da razao tds os dias) é que nao se preocupam com os enfs, mas sim com os enfs em relaçao aos outros (leia s medicos)...daí que a verdadeira origem do prob nao seja so a cart€ira, mas sim uma persistente dor na articulaçao do cotovelo...
 
sim os enfermeiros sao uns santinhos q ficam felizes e realizados quando chega a hora de saida e sao chamados..qd tao cansadissimos ..pq os enfermeiros tem turnos de 8h ao contrario de certos medicos q ainda fazem 24h..sao chamados ficam felizes e mais uma vez realizados! poupem me a hipocrisia..
amanha qd vao trabalhar sintam vejam reparem na vossa atitude para com os doentes..e dps pensem..quao hipocrita eu sou..
essa dos medicos e enfermeiros trabalharem no mesmo espaco e por isso deviam ganhar o mesmo..por essa logica os auxiliares deviam ganhar o mesmo tbm!
para esse q diz q nao existe desnivel cientifico entre enfermeiros e medicos pq num exame xumbaram 5 medicos e 3 enfermeiros..voce acredita mesmo naquilo q diz? acha mesmo que sabe tanto de fisiopatologia e indicacoes de terapeutica como um medico? quando nao estao aqui na internet ficam caladinhos..aqui ate copiam o q encontram nas enciclopedias..essa de dor aqui e provavel q seja nao sei que..foi mesmo ridiculo..
parem com essa guerra q nao existe na realidade..nos hospitais os medicos e enfermeiros trabalham em equipa..complementam-se..nao existe essa guerra virtual q voces criaram aqui..os medicos sao importantes e os enfermeiros sao igualmente importantes..nos ja percebemos isso..alguns de voces ainda nao..continuam a achar q tudo o q um medico faz voces sao capazes de fazer tambem..e isso sim e frustracao..
parabens aos enfermeiros q sao mesmo enfermeiros!os doentes agradecem e os outros profissionais de saudes agradecem-vos ainda mais!
 
A afirmação dos enfermeiros passa por cada um de nós e não pelas comparações ridiculas que por vezes aqui são feitas. Todos as classes são necessárias e importantes no sistema de saúde cada "macaco no seu galho". Haja é respeito nas diferentes equipes multidisciplinares e vencimentos compativeis com o exercio e grau académico que cada classe tem.
 
A estes supostos " doutores médicos" que acima se manifestam tenho a dizer-lhes que das duas trÊs ou andam nisto há pouco tempo e como tal estão verdinhos ou andam nisto há muito e aprenderam pouco,(coisa que não surpreende ninguem) Bagagem cientifica?? Os Enfermeiros já há uns anos valentes que vão á faculdade e digam lá Srs De Grande Bagagem Ou Bagageiros o que é que acham que eles lá vão fazer?
Metam lá a colher no vosso prato que a vossa vez vai chegar!
Médico não é sinonimo de inteligente, ser superior, detentor de grande sabedoria, mais capaz que..., cabeça maior ou cabeçudo, 1º a falar, ùnico a falar, extraterrestre, mágico, belo, bonito, engraçado, Casablanca, Zorro, Batman,... mas continuam a ser o orgulho da famelga e da vizinhança e quando vão á aldeia pavoneiam-se pela calçada e esperam ser aplaudidos em apoteose. E poêm a sua carantonha de Doutor e falam com grande rigor sobre tudo e todos dando explicações exactas, surpreendentes, magnificas. É realmente lindo ouvi-los falar .
Ò brilhantes fornecedores de almas a S. Pedro e ao diabo( como já alguem lhes chamou) deixem de meter Nojo! Toda a gente sabe o que é um médico! E para que serve!
E toda a gente sabe quem são os médicos a quem recorrer quando precisar é que não sao todos iguais. Nós sabemos e povo tb.
Já há muito tempo que apertar a bata ao Sr Dr deixou de ser função de Enfermagem, embora haja quem o faça, mas a generalidade mando-vos comprar um chibo.

N:E:
 
N:E: mas que grande frustrado o sr. deve ser...
 
Para o anonimo das 5:50 PM, lembre-se que eu só estava a responder ao colega das 5:20 PM que fez um comentário absurdo e que mereceu ouvir algumas coisas pois pareceu-me que estava a precisar pela maneira como se notou que ficou ofendido, e se ler bem eu não generalizo,eu escrevi "por vezes" e até referi que para bem dos doentes esperava que o anonimo das 5:50 PM não fosse um desses, dai poder deduzir que eu sei que não são todos iguais. Em todas as profissoes á bons e maus profissionais. Em resposta ao seu comentário vou-lhe dizer que nunca me importou o que os outros ganham, só quero o que é meu e é com esse que tenho que viver, quanto ao comentario ser infantil o seu colega teve segundo o meu ponto de vista o comentario que mereceu, depois do que ele escreveu estava a espera de que? Bem peço desculpa se o ofendi não era isso que eu me propunha, claro que eu nunca quis generalizar a questão, á sem sombra de duvidas muitos boms medicos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!