quinta-feira, abril 30, 2009

Grelha Salarial da nova Carreira de Enfermagem


"Quanto a esta matéria a FENSE [SE + SIPE] deixou claro que só aceita para início de carreira o valor ponderado entre os níveis 19/20, da tabela única da administração pública 1407€. Devemos acrescentar que este princípio já está legislado desde 1989 (DL 30/90)."
Fonte: SE

O actual valor proposto para entrada na respectiva grelha salarial são uns módicos 1200 euros, ou seja, o salário-base dos Técnicos Superiores da Administração Pública... há largos anos atrás! Intolerável!
Se pensarmos no facto dos suplementos (provável e injustamente) passarem a ser remunerados a 25%, então teremos, na verdade, uma redução efectiva dos salários... um anedótico paradoxo!
Para que haja seriedade e coerência, o valor de entrada nunca deveria ser inferior aos 1407 euros e a suplementação- no mínimo! - mantida, ou então, estabelecido um valor percentual calculado sobre o salário-base que reflicta a especificidade e penosidade da função (nunca inferior a 30%).

Comments:
Soube disto recentemente que também me parece outra (mais uma!!!!) injustiça, que é o fato de as noites de sábado (de 6a para sábado) serem remuneradas como as restantes noites de semana, isto pelo menos acontece no Hospital de Santa Maria.
 
Enquanto Enfermeiro não admito que me tratem como um licenciado de "segunda".

Existem princípios, que devem ser transversais a toda a classe de Enfermagem:

1)Progressão e desenvolvimento na carreira igual para todos, independentemente do vínculo laboral.

2)O vencimento de ingresso na carreira de técnico superior, NUNCA poderá ser inferior a 1400 euros.

3)Os suplementos (Horas de qualidade), na minha perspectiva NUNCA devem ser inferiores a 50%.

4)Esta é um MOMENTO de união, pelo que as quezílias entre sindicatos devem ficar para um segundo plano.

Enquanto os 3 primeiros pressupostos não forem acordados como o governo, eu farei campanha anti-PS.

EU NÃO VOTO PS!
 
Pois é, isto é tudo muito bonito, mas não sei se sabe,em muitas instituições deste país muitos enfermeiros já ganham há vários anos a suplementação apenas a 25% e nunca vi ninguém preocupado com isso.
Mas agora que esse fantasma começa a pairar sob os funcionários públicos já toda a gente começa a falar nesse assunto. Sejamos sérios e honestos com todos os profissionais. Eu trabalho numa instituição há 3 anos, faço 40 horas por semana, tenho em média por mês 40 horas de qualidade eganho com essas horas cerca de 6 euros. É rídiculo não é, mas é a pura verdade. Se calhar ninguém sabe disto, mas esta é a realidade para centenas de enfermeiros no nosso país, mas no entanto nunca vi ninguém dos sindicatos falar disto.
Vamos ver o que ai vem, mas não nos esqueçamos que a maior parte dos Hospitais são empresas, e eu tenho um vínculo a uma dessas empresas, vínculo esse a tempo indeterminado, logo se o patrão não quiser eu não o vou poder obrigar a alterar o meu contrato, logo é bom que se lembrem destes enfermeiros que são mal tratados diariamente e aos quais ninguém dá a mão.
 
Desculpe o reparo, mas é mais prudente escrever "há largos anos atrás".
 
A desculpa do Ministério/Governo para não pagar de forma justa aos enfermeiros não será certamente a falta de dinheiro.

No hospital de um certo centro hospitalar - que existe para umas coisas e parece que para outras não convém que se assuma como tal -, os médicos anestesistas deslocam-se de um edifício para outro - que distam pouco mais de 10 km -, pagos a peso de ouro para fazer aquilo que é sua obrigação: cumprir o horário de trabalho.

Nesse mesmo hospital, a terceirização do trabalho médico tem levado rios de dinheiro a troco de um punhado de médicos imcompetentes que atendem a população no serviço de Urgência, colocando muitas vezes em risco a saúde das pessoas. Conheço um caso de uma pessoa que ali recorreu com uma forte cefaleia e o médico, sorridente, disse-lhe:
- Sabe o que precisa? Sabe o que lhe falta?
E saltando para a frente da secretária, começou a abanar o corpo e acrescentou:
- DANÇAR KIZOMBA! O QUE PRECISA É DE KIZOMBA!

Pois, estes episódios são apenas mais um caso que nos choca a todos e que corrobora a tese de que não será por falta de verba, mas por uma questão de justiça e bom senso que a Srª Ministra continue a alimentar o status quo instalado na Saúde, tratando os enfermeiros como uma espécie de subalternos, mal pagos e bem dominados.
 
Creio que estão a tomar conclusões precipitadas...

Estão a ser negociados dois diplomas gémeos para se aplicar aos CIT e CTFP, portanto, o que acontecer a uns também vai acontecer aos outros, nomeadamente aos hospitais EPE.

Relativamente às horas de qualidade, existem grupos de trabalho (ministério e sindicatos) a debater isso, o que, certamente não será para pagar a 25% que é aliás o do regime geral.

Por fim, e mais uma vez é uma opinião minha, pois não tenho contactos no sindicato, o governo ao retirar os 955 que os sindicatos recusaram e ao por os 1200 como base será para o ano de exercício tutelado (afinal sao licenciados em enfermagem) e os 1400 será para os enfermeiros.

São as únicas conclusões que posso retirar, não pode ser de outra forma.

Comentem...

Bla
 
Inadmissivel continuamos a involuir.A enfermagem é sempre a mesma coisa mendiga condições que lhe são de direito.A equiparação a vencimentos de técnico superior ...........Estou farto deste marasmo que é a enfermagem.Mas não desisto pois o futuro da mesma tambem passa por mim. GREVE A 100%
 
Concordo a 100% com o NEL. Força o Futuro da carreira está nas nossas mãos. O SEP ou quem negociar tem que pensar que é responsavel pelo que vier a acontecer à classe de enfermagem no futuro ser bom ficarão na história da mesma se for mau o sindicato tambem irá à vida porque muita gente se irá dessindicalizar isto começa a fartar .....
 
Até que enfim, um Sindicato assume-se, sem complexos de inferioridade e vai de encontro ás expectativas da Classe...Menos de 1407Euros vai-se traduzir numa perda do salarial real, espero que o SEP siga a mesma linha...E que não ceda para os Chefes passarem a chamar-se Deuses e ganharem como tal...Embora concorde que expressões do tipo "chefia funcional" são um atentado à Classe e que finalmente aparece escrito que os Enfermeiros podem aceder a todas as funções de Gestão.
 
Para o MS ler e perceber que as soluções existem e o que é importante é servir a população com eficiência e sem elitismos...:

Los enfermeros aplauden la voluntad del Congreso sobre la prescripción.

MADRID, 28 Abr. (EUROPA PRESS)

El presidente de la Organización Colegial de Enfermería, Máximo González Jurado, agradeció la unanimidad que han mostrado todos los grupos parlamentarios en el Congreso de los Diputados a la hora de dar luz verde a una proposición de Ley para modificar la Ley del Medicamento e incluir la prescripción enfermera, ya que así se da el primer paso para "hacer legal" una práctica "ya real" dentro del Sistema Nacional de Salud (SNS).

González Jurado, que acudió a la tribuna de invitados durante el debate en el pleno de la Cámara Baja, reconoció a Europa Press que agradece el "respaldo" de todos los grupos ya que demuestra la voluntad de "despenalizar legislativamente lo que hasta ahora era un delito por intrusismo profesional".

Además, de este modo "se da prioridad al paciente" ya que, aseguró, éste es "el primer perjudicado de que la prescripción enfermera no esté amparada por la Ley".

A partir de ahora, espera que el mismo consenso percibido hoy se observe durante la tramitación de la norma, en la que confía también en contar con el apoyo de la Organización Médica Colegial (OMC) y su nuevo presidente, Juan José Rodríguez Sendín, a quien ofrece "toda su colaboración" para trabajar en algo que "compete tanto a enfermeros como a médicos".

De hecho, insistió en que ya cuenta con el apoyo de los profesionales que forman la Sociedad Española de Medicina Familiar y Comunitaria (semFYC), ya que este colectivo "conocen el día a día de la profesión y la importancia de regular la prescripción enfermera".
in Europa Press
 
Ah e reparem na atitude da Ordem dos Médicos Espanhola:
"A partir de ahora, espera que el mismo consenso percibido hoy se observe durante la tramitación de la norma, en la que confía también en contar con el apoyo de la Organización Médica Colegial (OMC) y su nuevo presidente, Juan José Rodríguez Sendín, a quien ofrece "toda su colaboración" para trabajar en algo que "compete tanto a enfermeros como a médicos".
 
Penso que se os Sindicatos aceitarem menos do que 1400Euros para posição remuneratória inicial perdem o controle sobre aqueles que representam...Pelos menos pela minha parte acho estas Tabelas propostas pelo MS de chorar a rir!!!
 
Para quando colocar em cima da mesa outras medidas como redução de carga horária à medida que se progride na carreira de forma a reconhecer a penosidade da profissão e a ausência de subsídio de risco?


Mais uma vez temos uns dirigentes sindicais mesquinhos que só olham como um burrinho atrás da cenoura, para o dinheiro....


Estou a ver o que vai acontecer: Vão nos dar uma cenoura e mesmo essa cenoura só nos vai ser dada se o PS ganhar as eleições. Mas Chegará altura de transitar para a nova carreira e os anos de serviço não contarão...ficando essa transicção dependente do orçamento do estado, ou seja, mais 10 anos pa subir uns míseros euritos....

Chegando só alguns (chefes)ao topo da carreira de tecnico superior...

Um chefe deve ganhar mais uma percentagem sobre o valor do salario de um tecnico superior e não começar no fim da carreira de tecnico superior....Mais uma vez se faz uma carreira a pensar e a defender os chefes...Era bom que não houvesse lugares fixos e voltassem tb a prestar cuidados de enfermagem!!!! Não deve haver lugares vitalícios e devem ser tb eles avaliados pelos outros efermeiros e objectivos....
 
É IMPORTANTE TAMBÉM ESTAR ATENTO À TRANSIÇÃO PARA A NOVA CARREIRA.
O Ministério propõe que quem transita para a nova carreira continua a ganhar o mesmo.
ESTEJAM ATENTOPS E INDIGNEM-SE.
 
pelo que percebi, o que está aceite pelo MS e proposto pelos sindicatos sao os 1207euros, mas alguem que comente....
 
Pelo que percebi esses 1207£ sao para o ensino tutelado!!!ou nao??
 
Ao comentário das 7:42. Não, a proposta da FENSE é de 1407Euros, pois se fizermos contas, com os 1201 e com a entrada em vigor das novas Tabelas de Horas de qualidade/Suplementos remuneratórios, na realidade ainda ficamos a ganhar menos do que agora com 1020, (espero que o SEP tb não aceite abaixo dos 1400...)outro pormenor indispensavel é a transição, ou seja a nova tabela remuneratória só se aplica a quem ingressar na carreira após a aprovação da nova Lei, ou seja nós todos mantemos os salários que temos actualmente (pode tirar cerca de 200Euros se trabalhar por turnos, devido às Horas de qualidade passarem para 25%)e só daqui por 10 anos (se tivermos sempre 1 Ponto na Avaliação, o que não é assim tão fácil)é que os nossos ordenados serão (no meu caso pelo menos) igualados à primeira Posição Remuneratória (que espero seja 1407Euros), ou seja o Governo com a proposta de 1201 Euros só fica a ganhar e sem transição automática sinceramente não sei como é que vou pagar a prestação da minha casa...
 
Quanto aos Funcionários Públicos, são residuais e pretende-se uma uniformização de carreiras (resposta à/ao colega iogurte)...
 
Quanto aos Funcionários Públicos, são residuais e pretende-se uma uniformização de carreiras (resposta à/ao colega iogurte)...
 
Quanto aos Funcionários Públicos, são residuais e pretende-se uma uniformização de carreiras (resposta à/ao colega iogurte)...
 
Colega Dr.Enf., esperava alguma reacção a um artigo que enviei acerca da aprovação em Espanha da prescrição por Enfermeiros...
 
Repito o comentário, resolvi arranjar um pseudónimo, intervenho inúmeras vezes mas sempre como anónimo...

Até que enfim, um Sindicato assume-se, sem complexos de inferioridade e vai de encontro ás expectativas da Classe...Menos de 1407Euros vai-se traduzir numa perda do salarial real, espero que o SEP siga a mesma linha...E que não ceda para os Chefes passarem a chamar-se Deuses e ganharem como tal...Embora concorde que expressões do tipo "chefia funcional" são um atentado à Classe e que finalmente aparece escrito que os Enfermeiros podem aceder a todas as funções de Gestão.
 
Reedito este meu comentário, até agora tudo na mesma...
A regra de reposicionamento remuneratório é 10/10 e não 5/5 que depende de dotação orçamental que nunca houve nem vai haver, ou seja eu que ganho 1020, só daqui a 10 anos tenho a alteração de posição para os 1201, mas se me despedir e voltar a entrar já entro com 1201 e daqui a 10 anos passo para 1407. E desde quando as especialidades dão competências de gestão? Se eu tiver uma Pós-Graduação, Doutoramento, Mestrado ou qualquer especialização em Gestão, não serve para nada, mas se for Especialista de Saúde Mental ou Reabilitação já serve?
E os Enfermeiros que não exercem dentro do SNS, como os das Autarquias? E os que não estão na prestação de cuidados e exercem funções de Técnico Superior por exemplo na Administração Pública? E os das Forças Armadas? E os das Forças Policiais? E os do INEM, Bombeiros e dos serviços de Protecção Civil? E todas as Licenciaturas dão acesso à carreira de Oficial das FA, EXEPTO ENFERMAGEM? E se for Assistente Social ou Psicólogo posso chegar ao topo da carreira, mas sendo Enfermeiro tenho que tirar uma Especialidade (pago eu com o meu ordenado de 1020), ter 15 anos de carreira e esperar que abra um concurso? E qual é o impacto da formação pós-académica na progressão remuneratória?
E as unidades de Oncologia deixaram de ser penosas?
Afinal o que é que a carreira tem de especial exepto os vencimentos que são inferiores e a progressão que é quase impossivel?
O meu recibo de ordenado vai dizer Técnico Superior-Enfermeiro como o dos Médicos, Psicólogos, Sociólogos, Arquitectos, etc...?
E já alguém reparou que além de não progredirmos para a nova tabela remuneratória, passamos a ganhar as horas de qualidade a 25%?
E as 42 horas, acabam?
50 anos (se for de 5/5, o mais provavél é serem 100 anos) para chegar à posição 44?
E os Enfermeiros não têm assento no CA? Eu e a minha esposa juntos vamos perder cerca de 400 Euros no final do mês a partir de agora, tenho duas filhas pequenas, ando à procura dos tão famosos "duplos", sabem o que consegui arranjar? No LIDL a repôr prateleiras, e estou agradecido pelo menos é mais algum dinheiro...
C2
 
Reedito, agora assinado...

Até que enfim, um Sindicato assume-se, sem complexos de inferioridade e vai de encontro ás expectativas da Classe...Menos de 1407Euros vai-se traduzir numa perda do salarial real, espero que o SEP siga a mesma linha...E que não ceda para os Chefes passarem a chamar-se Deuses e ganharem como tal...Embora concorde que expressões do tipo "chefia funcional" são um atentado à Classe e que finalmente aparece escrito que os Enfermeiros podem aceder a todas as funções de Gestão.
C2
 
Reforço esta ideia...

Proponho adoptarmos este hino nas nossas reivindicações, manifs e afins...
"SEM EIRA,NEM BEIRA!", Xutos no seu melhor!!!
Captavamos a atenção dos OCS,num instante...
C2
 
Ah, e 50 Escolas de Enfermagem, não são propriamente uma ajuda para o desenvolvimento de uma Classe profissinal, seja ela qual for...
C2
 
Alguém me responde???

Fixe, querem que eu lute pelos novos que vão ganhar como Licenciados (mas eu não, só daqui a 10 anos se tudo correr bem), pelos Especialistas, pelos Gestores (aqueles que me ameaçam quando falo em aderir ás greves, peço horas,quanto mais dias...para formação ou menciono qualquer outro direito), e por mim alguém está a lutar??? Ah e fico contente de acordo com o proposto pelo MS, lá para 2019 passo a ganhar 1201Euros, não me gozem!!!
C2
 
Só uma sugestão para os Sindicatos comecem a negociar acima dos 2000Euros para chegarem aos 1400Euros, senão ainda acabamos com o ordenado minimo.
 
Sou contra a violência e muito mais contra a destruição da propriedade alheia...

Mas há aí uns certos BMW...Davam para pagar o meu ordenado durante algumas vidas!!!
C2
 
Tanta treta.

Carreira só com UMA CATEGORIA!!
Fizeram-se reuniões; fizeram-se acordos; assinaram-se compromissos...

Tudo para quê?

Para rejeitar uma proposta (a 1ª do MS) que era melhor para a maioria dos Enfermeiros.

Mas as células do PCP trataram de manter o satus quo, conforme lhes interessa.
 
Mais uma vez digo, não é desunidos que conseguimos dignificação e respeito pelo nosso grupo profissional.
Não falem apenas em dinheiro, porque ao fazê-lo estamos a reduzir a nossa profissão a algo muito básico, o que não é verdade!
Ser enfermeiro é uma vocação, defendam-na como tal, ou jamais poderemos reconquistar o respeito que merecemos!
 
Os 1207€ são a base de negociação que esperemos ...que chegue aos 1400€.Mas o mais importante é a globalidade da carreira. Devemos fazer todos greve o sindicato deve ir às ecolas informar os alunos para a adesão à greve ser grande
 
Se a ministra fosse árabe já lhe tinham posto uma bomba no carro. Talvez resulte.
 
Espero que ganhe o PSD para voçês verem o que é bom para a tosse.
Os sindicatos não querem saber com quanto dinheiro, voçês vão iniciar a carreira
Santa ingenuidade,os recem formados estão á espera de quê?
As greves que estão a fazer á custa do mexilhão tem um unico objéctivo.
Salvar a pele aos Directores de enfermagem, Chefias e Supervisores, pois a maior parte de-les passam a enfermeiros,andam de cavalo para burro eles estão aflitos com isso,por isso estão a utilizar-vos.Nas greves aonde estão eles??
 
Santa ignorancia, antes de fazerem qualquer comentário fundamentem-se primeiro para se poder dar alguma credibilidade ao que se fala aqui.Eu até gosto deste blog mas há alguns comentarios....
 
Rosana responde ao C5:

Neste momento em que todos deviamos estar juntos e que está mais do que provado que todos somos necessários,independentemente da categoria ou cargo, ainda aparecem comentários desta natureza. Desculpa amigo mas não resisto a perguntar-te:
se os cavalos passam para burros para onde é que passam os burros. Cuidado porque aí sim o teu lugar pode estar em causa.
Respeito muito os meus chefes e supervisores e tenho muitas saudades dos verdadeiros directores de enfermagem que não eram as cores políticas que os moviam. Mas esses infelizmente foram para não mais voltarem, por isso não deixemos que aconteça os mesmo aqueles que ainda podem fazer alguma coisa pela Enfermagem.
 
CUIDADO COM A TRANSIÇÃO:

Proposta do ministério:
Artigo 20º
Reposicionamento remuneratório
Na transição para a carreira especial de enfermagem os trabalhadores são reposicionados
nos termos do artigo 104º da Lei nº 12-A/2008, de 27 de Fevereiro.

Artigo 104º da Lei nº 12-A/2008, de 27 de Fevereiro:
Artigo 104.º
Reposicionamento remuneratório
1 - Na transição para as novas carreira e categoria, os trabalhadores são
reposicionados na posição remuneratória a que corresponda nível remuneratório cujo
montante pecuniário seja idêntico ao montante pecuniário correspondente à
remuneração base a que actualmente têm direito, ou a que teriam por aplicação da
alínea b) do n.º 1 do artigo 112.º, nela incluindo adicionais e diferenciais de integração
eventualmente devidos.
2 - Em caso de falta de identidade, os trabalhadores são reposicionados na posição
remuneratória, automaticamente criada, de nível remuneratório não inferior ao da
primeira posição da categoria para a qual transitam cujo montante pecuniário seja
idêntico ao montante pecuniário correspondente à remuneração base a que
actualmente têm direito, ou a que teriam por aplicação da alínea b) do n.º 1 do artigo
112.º
3 - No caso previsto no número anterior, os trabalhadores, até ulterior alteração do
posicionamento remuneratório, da categoria ou da carreira, mantêm o direito à
remuneração base que vêm, ou viriam, auferindo, a qual é objecto de alteração em
idêntica proporção à que resulte da aplicação do n.º 4 do artigo 68.º
4 - Considera-se termo inicial do reposicionamento remuneratório referido nos
números anteriores a data da entrada em vigor do RCTFP, independentemente do
tempo de serviço que os trabalhadores tenham prestado no escalão e índice em que
se encontravam colocados ou em posição a que corresponda a remuneração base
que vêm, ou viriam, auferindo.

Ou seja,

CONTINUAMOS A GANHAR O MESMO...
 
Carreira dos professores 2009: inicia-se no indice 167 ( 1518.63)com a categoria de professor - termina no indice 245 ( 2.227)ao longo de 6 escalões. O professor titular tem 3 escalões desde o indice 245(2227.93) até 3091.82 (indice 340).Fonte SPZC:tabelas 2009.

Agora nós: 1201€???????????

E quando é que se lembram de alargar as regalias da oncologia e psiquiatria aos restantes desgraçados que todos os dias tratam de doentes oncológicos em todos os serviços???!!! Também são gente não??
 
pelo que me apercebi...vou continuar com o mesmo salario...... a ganhar apenas os suplementos a 25%, e so daqui por 10 anos é que ganho 1207 euros, é isso?

Aguardo resposta, pois caso seja isso vou-me dessindicalizar...e não faço greve dia 12.

Uma sugestão: porque é que os sindicatos, aos enfermeiros sindicalizados não pagam os dias da greve como em muitos outros paises? Pedem para aderirmos as greves, eu sinceramente, até agora ainda não percebi muito bem esta proposta, e pelo que vi nestas mensagens deixadas pelos colegas existem muitas duvidas por esclarecer.....se o metodo anterior fosse implementado poderiam ter a certeza que ja teriamos resolvido muitas coisas, mas somos sempre nós a suportar estes dias de greve.... e para que? Agradeço que alguem me informe pois ja sao propostas, e reuniões marcadas e adiadas por parte do MS, que ja nem sei a quantas vamos!

Querem greves por mais dias? criem fundos de reserva para as pessoas aderirem! Já não estávamos neste impasse....

Curiosidade: colega que entra na instituição apos a suposta aprovação fica a ganhar mais do que eu...... creio que estou num mundo de loucos, onde o nada ja faz todo o sentido....


cumps. e agradeço a todos os que me vao ilucidando e irão tirar algumas duvidas.....
 
"Curiosidade: colega que entra na instituição apos a suposta aprovação fica a ganhar mais do que eu"

Também não compreendo, então eu trabalho há 8 anos ainda não ganho os 1200 euros nem pelos vistos vou ganhar tão depressa, e alguém que ingressa agora já ganha?
 
Ao colega das 9:12, é tal e qual como diz, no entanto devemos apoiar os Sindicatos até o processo negocial estar concluído, pois isto é o que o MS da Saúde quer, esta é a proposta do MS, devemos dar força aos Sindicatos para que consigam no mínimo um reposicionamento automático, com a Tabela a começar nos 1400Euros (com 1200 ainda ficamos a ganhar menos do que agora), só depois é que podemos reclamar e tomar atitudes mais radicais. Por enquanto acredito nos Sindicatos e que o SEP em particular vai estar mesma linha do SE em termos de Tabela Remuneratória, por agora alinho em tudo, greves, manifs, partir a loiça toda, etc...Todos juntos temos mais força, calma a Guerra ainda vai no começo.
C2
 
Caríssimo Dr. Enf., caso-me daqui a pouco com uma bonita enfermeira.

Acha que faço bem?

Que conselhos me dá para a fazer feliz?

Será que não aceitaria ser o padrinho de casamento?

Pensando melhor, e dado o adiantado da hora, quem sabe um dia ser padrinho de um dos nossos pequenotes?

Acredita em Deus?

Grande abraço e Feliz Dia da Mãe.



N.B.: depois faço-lhe chegar a despesa das alianças. E claro, uma enorme fatia de bolo de noivos.
 
Tenham um pouco de consciência e não critiquem as estruturas que vos representam... Acham que estão mal???Vejam como estavam há 30 anos e digam alguma coisa...Respeitem os sindicatos, pois não estou a ver como é que cada um vai conseguir soluções, fazendo-o sozinho...Já agora, sabem quantos enfermeiros são sindicalizados em Portugal???Iriam rir-se, mas o maior sindicato é o governo...É a ele que compete defender quem não está sindicalizado...Para os que afirmam não conhecer as propostas e pretensões dos sindicatos, posso garantir que nos últimos 5/6anos, muitos têm sido os espaços de debate e de exposição de propostas.A maior parte das vezes a audiencia resumia-se apenas aos quadros sindicais, porque colegas interessados no seu futuro, vi por lá muito poucos...Antes de criticarem, sindicalizem-se e participem...Os lugares no sindicato nãp são por nomeação...Estão à vossa inteira disposição...
Cumprimentos...
EU continuo a acreditar na ENFERMAGEM
 
"Também não compreendo, então eu trabalho há 8 anos ainda não ganho os 1200 euros nem pelos vistos vou ganhar tão depressa, e alguém que ingressa agora já ganha?"

Caro colega, para que tal não aconteça sugiro que se junte à luta, que faça greve, que participe na manifestação de dia 12 e que ainda esclareça qualquer outro colega que também se encontre distraido.

Para que os sindiocatos consigam alguma coisan têm que ter "tropas" motivadas e interessadas.
Não se esqueçam que a mudança passa por cada um de nós... TODOS CONTAM.
ESTEJAM INFORMADOS...Nos regimes totalitários a primeira coisa que é controlada é o acesso à informação...Vivemos num país, ainda com regime democrático em que a informação ainda está acessivel apesar de alguns a tentarem controlar, por isso não despredissem este bem precioso...
ESTEJAM INFORMADOS...
 
nos meus comentários anteriores, referi em dessindicalizar, isto não é uma falta de respeito para e com os sindicatos, simplesmente, ja não acredito nesta estratégia adoptada, referi e volto a frisar, os sindicatos deveriam fundar um fundo para reembolsar os grevistas, aumentando em massa a adesão dos colegas à greve, aumentava o numero de socios, levando a uma maior pressão para com MS, e as desculpas de não faço greve por causa dos €..... ja nao fazia sentido.

Se os enfermeiros não se deslocam as reuniões e outros eventos, alguma coisa se passa, contratos 40 hors praticados por colegas novos, se a maomé não vai à montanha vem a montanha a maomé....
è preciso inovar e tomar atitudes novas para fazer face a estas novas adversidades que MS nos vem colocando.

Eu também sou um dos culpados.

Gostaria de saber opiniões sobre o fundo referido anteriormente, se consideram ser algo a implementar ou não.

cumps.
 
Mas voc~es têm noção da realidade? Claro que não! Há tec. sup a ganhar o ordenado minimo, vocês não são mais que os outros. Chega de hipocrisia e greves da treta neste país, só olham para o umbigo por isso é que o país não avança com licenciados assim.
 
gostava de saber se esse anónimo :8:19 é enfº porque não parece ser. a realidade ate pode ser essa mas nós temos é que melhorar,e a ele parece que não lhe custou tirar a licenciatura mas amim custou,muitas horas sem a familia e muitas de estudo.Temos que lutar pela dignidade da classe tanto social como remuneratória , sindicatos não desistam de lutar...e venceremos
 
Hoje mais que nunca apodera-se de mim uma revolta inexplicável! Sonhei ser enfermeira e há quase 20 anos que o sou; ao longo deste tempo fiz um CESE que me habilitou com uma especialidade e para além disso com o grau de licenciada; fiz ainda um mestrado há 5 anos; há mais de 7 anos que assumo a chefia de um serviço. Recebo a FORTUNA mensal de cerca de 1260€... brutal, não acham? Vou diáriamente ao serviço, cumpro horários como todos os enfermeiros deste país e vejo os srs drs chegarem às 12h e sairem às 13h, irem para o estranjeiro em congressos e no regresso assinarem o livro de ponto (sistema biométrico não é para eles), etc., etc Histórias que todos podemos contar e vencimentos que todos ouvimos como são. Não me envergonho de ser enfermeira, tenho pena é de não conseguir unir os enfermeiros por forma a mostrar a estes senhores que sem enfermeiros, muitos serviços haveria que nem abertos poderiam continuar!!!
 
É lamentável verificar que apesar da evolução da nossa profissão, ainda somos tão pouco reconhecidos como a coluna dorsal do sistema de saúde. Imaginem o sistema sem nós! Era o colapso. Governo após governo dos últimos tempos só tem obcessão pelo déficit esquecendo as pessoas que seguram muitas vezes as pontas dos serviços do públicos. Isto é que é valorização do mérito e dá-nos uma vontade adicional para enfrentarmos os serviços sem recursos materiais, humanos, sobrelotados de utentes carentes de cuidados! Pois é calem-se lá pois não há dinheiro... dizem-nos eles (pois foi "usado" em carros, viagens, prémios de gestores,a salvar a Banca com lucros enormes,nos jobs for the boys, TGV's e afins). Viva o país do desemprego e dos privados... viva o serviço privado e acabe-se de vez com o público, quem não puder pagar que morra sem cuidados de qualidade prestados por profissionais competentes.
 
é de lamentar que os enfermeiros continuem a serem tratados como licenciados de segunda e o permitam. Temos de dar visibilidade aos nossos cuidados e mostrar quem somos. Pois continuamos a aceitar tudo com medo de não ter emprego sujeitamo-nos a receber uma miséria, somos passivos e pouco lutamos pois achamos que a luta não vale de nada. Pois eu tenho quase trinta anos de serviço e não penso dessa forma, sou do tempo em que a nossa profissão evoluiu muito, mas com muita luta, queimei muitos neurónios para fazer o bacharelato e mais tarde a licenciatura por esta razão quero ser tratada e chamada como todos os licenciados deste país. Sò assim seremos reconhecidos não é com essa cena da humildade e orgulho em ser menina enfermeira que chegamos lá, se em Portugal o psicólogo é Dr. Psicólogo etc os Enfermeiros também têm de ser Drs Enfermeiros, das poucas vezes que falamos nos meios de comunicação social deveríamos logo pôr os pontos nos "i" mas a noss ordem também tem muita culpa. Já que os verdadeiros doutores, esses são Srs Professores
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!