quarta-feira, abril 22, 2009

Ilhas Tuvalu!


Já quase não existem Enfermeiros em Regime de Horário Acrescido (RHA) - 42horas/semana (+ 37% sobre o salário base). Gradualmente, foram sendo retirados, sobrevivendo agora muito poucos.

Havia quem dissesse que o RHA não acarretava vantagens. Ora, acho eu, dispor de mais horas de Enfermagem é uma enorme vantagem (ou não?)!
A crise não pode ser desculpa para muitas coisas estranhas que andam por aí a acontecer. Nem o desemprego. Infelizmente, por haver muitos desempregados, não podemos pedir aos Enfermeiros no activo que prescindam do seu trabalho para o dar aos outros (da mesma forma os médicos/advogados/arquitectos não dividem os seus clientes só porque outros colegas têm um volume de trabalho inferior ou estão desempregados).

Para já, reduziram de 42h para 35h. A continuar assim (desemprego), reduzem para 30 ou 25 como em alguns países (mas lá o salário mantêm-se, no nosso Portugal o salário diminui em proporção ou exponencialmente, como no caso do RHA). Se os desemprego se acentuar, com sorte, reduz-se a carga horária para 15, 20 ou 10 horas/semana, consoante as necessidades. Por essa altura o salário base de início de carreira deverá rondar pouco mais de 300 euros!

A hipótese de ir trabalhar para as ilhas exóticas de Tuvalu (nordeste da Austrália) começa a tomar forma (para os desempregados que foram enganados com uma bandeira da empregabilidade que teve os seus momentos altos no séc. XX). Lá só existem pouco mais de 50 Enfermeiros... (ainda não chegou lá o Piaget, Cespu e restantes fabricantes...).
Espero, sinceramente, que o Modelo de Desenvolvimento Profissional seja operacionalizado da melhor forma e que o internato regule um mercado que, no mínimo, está louco!

Comments:
Caro Dr Enf proponho uma greve de uma semana e com cariz forte e que seja sentida pela população, mas esta greve deveria ter sido feita no inverno, nem isso os nosso "sindicadores" se lembraram...
 
Caro doutorenfermeiro,
antes de mais gostaria de fazer uma correcção ao seu post, o acréscimo salarial devido pelo RHA não é 47% mas sim 37%.
Permita-me que discorde da sua opinião acerca do RHA e não usando de mais argumentos peço-lhe que reflita nesta questão: como se pode reivindicar, em sede negocial com o governo, um horário semanal de 35 horas para os enfermeiros quando por outro lado se admite que eles façam 42?!
 
"antes de mais gostaria de fazer uma correcção ao seu post, o acréscimo salarial devido pelo RHA não é 47% mas sim 37%"


Foi um erro ortográfico. Agradeço o aviso.
 
Prepare-se para os comentários acutilantes (Cespu, Piaget e restantes fabricantes)...
 
Continuem a vossa luta nos vossos serviços, vão aliciando mais um para a greve que vem ai para poder ser visdivel na sociedade civil. Se tiverem amigos /familiares que trabalhem nos meios de comunicação social metam a cunha para se poder dar maior visibilidade à greve. Os alunos tem que participar nesta greve o futuro deles está em causa o desemprego é crescente.
 
Os professores de enfermagem deixaram de ser enfermeiros até exigem que lhe chamem prof. Eles próprios deixaram de se idêntificar com a sua origem formativa porque será?
 
Eu tirei o meu curso na escola pública!!! Sou menhou enfermeiro que os outros!!! Ou melhor, eu sou Enfermeiro os outros não sei... Tenha dó!!!
 
A GUERRA contra a descriminação da enfermagem começou!

Por uma remuneração como licenciado;

Por uma carreira igual para todos independentemente do vinculo laboral;

Pela contabilização do trabalho nocturno a partir das 20h.

Pelas horas de qualidade (suplementos)nunca inferiores a 50% do valor hora.

Participem no "blog" doutorenfermeiro e escrevam:

EU NÃO VOTO PS!!
 
Ao colega Tozé:
Para se fazer um horário de 35 horas são necessários recursos humanos suficientes.Se o pagamento em horas extraordinárias é o que se sabe o recurso a 42 horas permitiria que não se acumulassem horas em débito em quantidade absurdas. É claro que o ideal são 35 mas se todos nós fazemos bem mais do que isso as 42horas e os seus 37% serviam de consolação.
Ou não? Aos colegas que têm mais de50 ou mais horas acumuladas o horário de 35 hoars é uma miragem!
 
Quem quiser fazer uma perguntinha ao nosso Engenheiro Socrates pode faze-lo em :
http://cogitare.forumenfermagem.org/
 
E bem falta faziam.

Hoje tive 5 doentes (turno de manhã) e nenhum deles necessita de menos de 7h de cuidados de enfermagem por dia. Contas:

5doentesx7horas=35horas/dia

35horas/dia:3turnos=+-12horas/turno

1 turno=8horas... então, por turno só presto 2/3 das horas necessárias (2/3 de qualquer coisa é mais ou menos 66% dessa coisa)...

como desses 2/3 tenho que descontar o tempo em que não estou a prestar cuidados de enfermagem... Os doentes perdem muito mais do que se pensa e a tese da falta de enfermeiros (não no mercado, mas nos hospitais e centros de saúde) sai reforçadíssima!
 
Boa tarde!
Pelo que se lê no final do seu post, pareçe que a culpa disto tudo é das escolas privadas.... Ou eu interpreto mal ou então penso que tem uma opinião errada! A culpa do actual estado da Enfermagem não é das escolas, é dos enfermeiros que se "abancaram" no seu serviço e deixaram de lutar e de fazer o que lhes competia, deixando isso para "os outros". Claro que assim passa-se a ideia que somos dispensáveis, e com a evolução dos tempos há o surgimento de novas profissões que arrecadam para si as funçoes de competência dos enfemeiros, que por muitos de nós foram negligênciadas!
Para além de nós mesmos, penso que a culpa é de quem tem a obrigação de gerir a nossa carreira e desde há muito tempo que não o faz!!!
COnclusão: A culpa é sua, é minha é dos outros e é da evolução dos tempos!
 
Pergunto ao NEL: Alguma vez foi crime ser enfermeiro?
 
Nas USF's os enfermeiros andam rasteirinhos.
Greves? 0%
 
Este pessoal (alguns enf.ºs brasileiros)não quer saber de horário acrescido:http://ptdecurraisnovos.blog
spot.com/2009/03/profissionais-de-enfermagem-do-rn-pedem.html
 
O seu umbigo deve ser grande.
 
Ao aluno finalista de Viseu;
Enfermeiros «abancaram» se nos seus serviços? deixando para os outros?
...que por muitos de nós... de nós??
Nós quem? estás a falar de Nós Enfermeiros ou de vós alunos?
Não te confundas!!! Hás de ser enfermeiro depois de inscrito na ordem, mas primeiro acaba lá o curso ou compra ou faz como quiseres. E deixo te uma sugestão uma vez que eu não dou nada a ninguem...CRESCE E APARECE!
Um grande problema que a enfermagem tem é que até os girinos mal encabeçados acham que percebem a pontapé disto!E permitem se discutir como gente assuntos SERIOS. Atrevidotes! Os teen´s.
Estuda, aprende, cultiva te e quanto mais estudares mais vontade vais ter de estar calado!
Se tiveres a sorte de arranjar trabalho vais perceber que não sabes merda nenhuma sobre nada, mas tranquiliza te vai haver lá gente com pachorra para te ajudar tens é que ser um bom menino.
Boa sorte,
N.E.
 
Desculpe discordar consigo, quanto a falta que faz o horario de 42 horas, pra já ninguem devia fazer 42 horas emquanto houver enfermeiros no desemprego e em segundo lugar, o horario acrescido tirando alguns casos em que era atribuido verdadeiramente aos "enfermeiros de cabeceira", aqueles que na realidade trabalham, era maioritariamente nos hospitais atribuido aos cargos de chefia, os quais muitas vezes não fazem o que deviam dentro do horario normal de trabalho. Segundo o meu ponto de vista se é para ser destribuido o horario de trabalho acrescido como foi até aqui para que é que ele faz falta?
 
Ao anonimo das 4.15 respeite os futuros colegas pois já há outros profissionais que não tem respeito por nós. Independentemente de se ser de uma escola particular ou privada no futuro somos todos enfermeiros e eu sou de uma publica. O que se deve ter em consideração é a qualidade da formação ministrada nos diferentes sectores publico ou privado: Quem deu autorização para abrirem mais escolas no pais foi o ministerio e a ordem aprovando os seus planos de estudo os alunos não tem culpa.
O importante agora é a greve do dia 12. Façamos ver à ministra da saude que somos uma classe unida.
 
Concordo com a colega das 6:36. Isso é que é pensar e reflectir.
 
Ao anonimo das 7,26
Respeito tenho eu, agora deve haver é maturidade suficiente para saber ouvir e não descargar disparates sem qualquer fundamento, porque criticas ou observaçoes feitas por quem tem trajecto é uma coisa, balelas ditas de cor é outra bem mais triste, a mim custa me ouvir ou ler.
Qto aos alunos obviamente não têm culpa, mas têm a obrigaçao de mostrar mais e a ver pela qualidade dos comentarios deixam muito a desejar.
Concordo consigo que têm um papel e um lugar a começar pelas manifestaçoes e que aproveitem a de dia 12 ou serão eles dos tais que se «abancam» e esperam?
Saudaçoes,
N.E.
 
Desculpem o meu atraso. As inúmras cavalgadas fizeram com tenha parado um pouco para por o cavalo a pastar e deixei-me adormecer os pés, por isso o atraso.
Bastou DE falar em horário acrescido para se pensar que é crime fazer 42hque vão impedir os jovens enfermeiros, recem-formados de serem admitidos.
A primeira questão é saber por que surgiram os horários acrescidos. É ir consultar o DL 62/79 em morte lenta e lá está prevista a possibilidade de médicos e enfermeiros fazerem até 45h semanais.
Em média devia haver 30% de HA nos serviços para compensarem as mesmas percentagens de ausências anuais, por quaisquer dos modos de faltar ao serviço (licenças incluídas). Esta oercentagem devia ser respeitada, antes de mais pelos próprios enfermeiros gestores para os fins a que se destina.
Depois, convém não perder de vista que ninguém nasce enfermeiro, médico ou enginheiro (excluimos, obviamente os de geração espontânea que, como epifenómenos que são, fogem à regra), com muita paciência e persistência são enfermeiros ao fim de 25 anos, no mínimo, se contarmos com os da mama, 27.
Ora os HA serviriam para ter pessoal mais preparado a ajudar com o seu saber e experiência, que são duas cadeiras que sairam das escolas pub e priv e não se prevê quando passem a fazer parte dos currículos dos professores...
Podiam ajudar em muito.
Mas os enfermeiros têm vindo a perder, por culpa própria, a capacidade de discernimento, perante as habilidades dos gerentes, que são uma horda de vampiros em plena expansão.
Começam por falar de gestão às chefias e do curso que tiraram na escola do kadelas.
Já vimos algumas a babarem-se com tanta sabedoria... fazendo lembrar os cães de Pavlov e o reflexos condicionados.
Sem qualquer crítica, que se veja, seguem, à risca as directrizes de tais gestores. Nem se deram conta que o Sócrates (não voto PS, que também pode ler-se no plural:não votem), prometeu 150 mil postos de trabalho, antes de lhe terem dito que os privados não estavam interessados e aumentar os postos de trabalho. O estatal, deu em tempo muitos lugares para professores, mas esta porta fechou-se e estão, agora a metê-los como gestores nos hospitais e centros de saúde. Alguns acumulam com medicina. Fazem lembrar as antigas arquivistas das Caixas que eram Aux de Enfermagem e que também faziam de enfermeiras: o tal 2 em 1.
E lá vai mais uma machadada nas horas extraordinárias, não no seu fabrico, que esse não está proibido, mas na forma de pagamento, que é própria dos enfermeiros: pagas em horas de compensação, que chegam a roçar o "ainda não" ou o "já não", mais conhecidas como horas negativas, que serviram ao governo simulado, que Deus nos deu e o diabo consentiu, para inventar as bolsas de horas.
Além da tacanhês das chefias acríticas, que herdámos das "manas madres", que tinham de fazer render a colecta dos cortejos de oferendas, veio, agora o "pascoal"com um sisco no olho, que lhe forneceu o nome de "siscoal", que é um malfeitor cheio de birras que não gosta de ser contrariado.
Faz lembrar aquelas máquinas de ordenha automáticas que chegam aos 5 litros e disparam.
 
É SISQUAL ( dá muito que fazer aos chefes )
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!