sexta-feira, abril 10, 2009

MDP aprovado em Conselho de Ministros!


"Proposta de Lei que procede à primeira alteração ao Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 104/98 de 21 de Abril" link

"Esta Proposta de Lei, a submeter à aprovação da Assembleia da República, vem introduzir alterações ao Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, de modo a adequá-lo a novas exigências, redefinindo as condições de inscrição e aquisição de título de enfermeiro e enfermeiro especialista.
Em especial, é introduzido um período de exercício profissional tutelado para a atribuição do título definitivo de enfermeiro e regras para a atribuição do título de enfermeiro especialista.
Procede-se, também, à alteração da composição e das competências do Conselho de Enfermagem e são criadas comissões técnicas para o assessorar.
Prevêem-se, ainda, disposições transitórias com vista a facilitar a mudança para o actual sistema de admissão e atribuição de títulos profissionais, salvaguardando a possibilidade de opção a todos os alunos que se encontrem inscritos nos cursos de licenciatura em Enfermagem, antes da entrada em vigor da presente lei. Regula-se ainda o processo de atribuição do título de enfermeiro aos profissionais habilitados com cursos obtidos em países de língua oficial portuguesa.
"

Foi aprovada, em Conselho Ministerial a proposta de lei para a alteração estatutária da OE, que visa, entre outros, instituir um internato no ensino da Enfermagem e a certificação de competências. Falta apenas ser submetida à Assembleia da República para a respectiva aprovação e avigoramento. Se tudo correr como desejado, para o próximo ano a atribuição de cédulas profissionais terá novas regras. Mais um passo em frente...

Comments:
muito bem, e esse ano vai ser de borla?
 
e quem anda a tirar a especialidade agora, como vai ser em acabando a especialidade em 2010?
 
epahh bem podiam esperar mais um ano!!!

Será que me vai apanhar essa "treta"...espero bem que não, ja não basta ter um curso com 50% das horas em estagios?? temos de fazer mais um!...

Eu sei que tou a ser um pouco redutor na questão, mas este é o ponto que mais interessa a quem está a terminar o curso.

E a ser aprovado, será que vai ser um estágio/internato "pago"?

Haverá vagas para todos estes alunos que estão a terminar?

Na minha turma somos 120 será que há pelo menos para nós?

Bem fico a aguardar para ver...
 
Estou no 3º ano da Licenciatura e não acho correcto mudarem as regras quase no fim do curso.

Esta lei apenas deveria ser aplicada aos alunos que entrarem a partir do próximo ano.Dado que no fim da minha licenciatura não sou menos licenciado e apto para exercer a profissão que um enfermeiro que acabou o curso no ano anterior.

Para mim esta medida por um lado torna a profissão ainda mais selectiva mas por outro é um forma de terem enfermeiros a trabalhar de borla durante um ano.

Se o internato for apenas paras a cunhas não considero internato nenhum, é apenas mais outra bodega de decisão deste belo país...
 
"salvaguardando a possibilidade de opção a todos os alunos que se encontrem inscritos nos cursos de licenciatura em Enfermagem, antes da entrada em vigor da presente lei."

Será que as pessoas comentam post's só pelo título?!?! Todos os alunos que se encontrem quer no primeiro quer no 4º ano da licenciatura neste momento, terão a oportunidade de escolher entre fazer o Exercício Profissional Tutelado, que não é um internato. Quem conhece os Internatos em Medicina e quem sabe o que é o Exercício Profissional Tutelado, percebe que são diferentes. Mas pronto o que queria salientar é que os actuais alunos do CLE não são obrigados a realizar o EPT. xD
 
Resposta aos comentários anteriores:
in www.ordemenfermeiros.pt
"...Prevêem-se, ainda, disposições transitórias com vista a facilitar a mudança para o actual sistema de admissão e atribuição de títulos profissionais, salvaguardando a possibilidade de opção a todos os alunos que se encontrem inscritos nos cursos de licenciatura em Enfermagem, antes da entrada em vigor da presente Regula-se ainda o processo de atribuição do título de enfermeiro aos profissionais habilitados com cursos obtidos em países de língua oficial portuguesa».
 
Parabéns a todos os enfermeiros que estiveram e estão na luta...
Foi uma pequena, mas significativa vitória...
Falta ganharmos a "guerra".
Continuem a acreditar e a lutar...
 
Se o internato cmeçasse hoje não haveria vagas para todos.
É esperado que as entradas apartir de 2010 levem isto em consideração. Não podem entrar mais alunos por ano nas escolas de enfermagem do que as vagas de internato. Isto é o principio da regulação. Só vai produzir efeitos daqui a uns anos. Não esperem ter o problema do desemprego resolvido para o ano.
Os médicos recebem ordenado durante o internato. Não aceito que os senhores enfermeiros coloquem sequer a hipótese de não receberem ordenado. Espero não ler muito isso nos comentário.
Tenho muitos amigos médicos, que já foram internos. Muitos deles queixam-se do seu internato, dos seus tutores, que não os ajudavam, etc...
Portanto na enfermagem vai ser igual, não é porque somos piores que os outros, mas porque somos iguais aos outros. E a enfermagem está no principio deste processo.
Ponham os pés na terra e não sonhem com impossibilidades.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!