sábado, abril 25, 2009

Paracetamol pode ajudar numa melhor recuperação do AVC


"Administrar uma dose elevada de paracetamol em pacientes com febre acima dos 37 graus pode reduzir as complicações graves resultantes de um AVC (acidente vascular cerebral), revela um estudo publicado na “Lancet Neurology”.
Investigadores do Centro Médico da Universidade Erasmus de Roterdão, na Holanda, realizaram um estudo com 1.400 pacientes com AVC em que foi comparada a recuperação daqueles que tomaram paracetamol com a dos que receberam apenas um placebo.
É sabido que uma temperatura corporal acima de 37 graus imediatamente após o AVC é indício de pior prognóstico, uma vez que cada grau a mais duplica a possibilidade de uma má recuperação. Cerca de um terço dos pacientes com AVC apresenta temperaturas acima de 37,5 graus.
Contudo, os investigadores, liderados por Heleen den Hertog, verificaram que uma dose diária de seis gramas de paracetamol reduz a temperatura corporal em 0,3 graus.
No artigo, os cientistas destacaram que estes resultados precisam de ser confirmados por um estudo mais amplo. Mas afirmaram que o paracetamol pode ser um tratamento simples, seguro e económico para o AVC.
"

Fonte: Alert Online/Revista The Lancet - Neurology

Comments:
Mas só tenho uma dúvida: e a hepatotoxicidade?
Um abraço.
 
pois , se se espalha a noticia, nós os portugueses que somos do oito e do oitenta começamos a tomar "benurons" à maluca
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!