domingo, abril 12, 2009

Upgrade funcional dos Enfermeiros espanhóis!

"O meu filho [vítima de um atropelamento] esperou mais de quatro horas para ser visto pela primeira vez por um médico, depois de muito sofrimento, quer dele quer dos pais, porque as triagens deveriam ser realizadas por médicos e não por Enfermeiros, de forma que pudessem prescrever logo os exames que qualquer cidadão sabe que são necessários efectuar. No caso do meu filho, raio-X e TAC à cabeça." link

Ninguém anseie que o sistema de saúde (SS) português melhore em termos de eficácia, eficiência e dinâmica enquanto os Enfermeiros forem sub-aproveitados. Já existem locais, felizmente, onde os Enfermeiros já fazem a requisição dos MCDT sem ter de esperar horas a fio por um médico, que nada acrescentará ao juízo decisório dos Enfermeiros.

É uma tarefa ingrata e muito complexa - sem perspectivas de sucesso - tentar relacionar a performance dos vários SS do mundo com número de profissionais (existem países com uma razão de profissionais menor, mas com melhores resultados globais...), com a modernidade das instalações, com a informatização, etc. Embora empiricamente muitos destes dados pareçam ser lógicos e intuitivos, a sua comprovação não é assim tão simples, o que demonstra bem a complexidade do funcionamento dos SS, bem como a sua natureza multifactorial.

Muito mais fácil é provar que onde empowerment é um conceito de trabalho e a Enfermagem foi dotada de um upgrade funcional, os resultados positivos avizinham-se e/ou acontecem graciosamente. Espanha, por exemplo, dá sinais inteligentes de ter percebido isso, tal como é possivel ler no El País. link

"Los Enfermeros ganan terreno frente a los médicos: España se plantea redefinir su papel para aprovechar mejor sus conocimientos - En otros países ya prescriben medicamentos y realizan algunas pruebas"

"Francia, Reino Unido y Canadá, entre otros, son países que están marchando rápidamente hacia una nueva organización sanitaria para optimizar los recursos humanos de los que disponen. El cuerpo de Enfermería es uno de los llamados a desarrollar un papel más relevante"

"De los 800.000 Enfermeros que hay en Reino Unido, unos 50.000 ya hacen recetas de ciertos medicamentos o accesorios sanitarios desde 1992. Es lo que se llama la prescripción suplementaria. "En todo esto, en España estamos muy atrasados. Todo está inventado. ¡Copiemos, por Dios, copiemos!""

"No nos enredemos en un debate ideológico médico/Enfermero. Las nuevas tecnologías nos obligan a redefinir las funciones de los profesionales de la sanidad. La cuestión es diseñar cuál es la atención sanitaria que queremos y necesitamos para el siglo XXI""

"Estamos potenciando trabajar en equipos y aprovechar al máximo el valor de la Enfermería"

"Una propuesta de ley presentada en el Congreso abrirá la puerta a que Enfermeros y podólogos puedan prescribir ciertos medicamentos"

"Que algunos Enfermeros pudieran recetar determinados medicamentos y seguir los tratamientos de los pacientes crónicos"

"muchos médicos de hospital consideran que la Enfermería es un elemento clave de la atención clínica. Y es una pena porque en atención primaria, como señalan los especialistas en medicina familiar, la labor de la Enfermería también lo es"

Só a título de curiosidade: a sondagem levada a cabo pelo jornal El País, 86% dos quase 11 mil votos, concordam com a evolução das funções dos Enfermeiros. Dá que pensar, numa altura em que, por aqui, se pensa substuir profissionais especializados (Enfermeiros) por profissionais com menos qualificações ("paramédicos"), numa medida puramente economicista e que põe em causa a qualidade do atendimento. Quando o grosso dos países mais modernizados está a fazer dos Enfermeiros "pedras-chave" dos SS, Portugal prefere ter palas nos olhos.

Comments:
Já Júlio Cesar,imperador Romano dizia no seu "De Bello Galico"= (Acerca da guerra da Galia): "Há ali, na parte mais ocidental da Ibéria uma povo chamado Lusitano que nem se governa nem se deixa governar".
Com os governantes que temos não é possível ser-se governado, mas o César enganou-se quanto ao "nem se governa"...
Há muita gente ligada à governação que se governa.E de que maneira...
Se os Enfermeiros tivessem mais protagonismo, de acordo com as suas aptidões, não imaginam a série de coutadas que ficavam ao abandono!
Na Austrália, para só falar do que vi, em Melbeurne e Sidney, os dois serviços de Urgência que visitei, por curiosidade; não tinham médicos a coçar as paredes e a fingirem que estão muito ocupados e cansados (ler desnorteados). São os Enfermeiros que têm os protocolos acordados entre as partes e não impostos pelos letrados, que usam quando chegam os sinistrados e/ou doentes.
Por que raio de mania é que eles concluiram que assim é que era bom?
Porque, por exemplo, entre outras gracinhas, o código deontológico dos profissionais da saúde, nomeadamente médicos já diz há muitos anos que doeça que ponha em perigo a vida de outrem é obrigatoriamente participada às autoridades...
Veja-se o que aconteceu em Portugal com o HIV e a ocultação dos diagnósticos, até aos enfermeiros, para estes além dos riscos próprios, serem um óptimo veiculo transmissor de doenças estigmatizantes...
Tudo isto radica num monopólio besta da Classe Médica, a quem os governos concedem o exclusivo da doença e afins. Ora eles quando não têm doenças para não cairem no desemprego, até as inventam. E ai de quem interfira na sua intocável sabedoria.
O recurso aos paramédicos é porque sentem que perderam o controlo sobre os enfermeiros e vão buscar outros que, curiosamente sendo "para eles, médicos" rapidamente se autonomizam e os mandam bugiar (aos médicos) claro.
Tacanhos que são, os da Praia Ocidental Lusitana, claro está, julgam que vão continuar a ter o controlo de tudo e de todas as pessoas e situações.
Há muitas situações que só se conservam intocáveis porque os enfermeiros ainda não aferiram a pontaria e disparam de froma transviada.
Sosseguem que mesmo que estes não queiram alguém lha vai afinar (a pontaria).
Esta coisa de estar a aumentar taxas de estacionamento em Hospitais, em vez de exigir responsabilidades aos médcios por razões de listas de espera e desleixos nos serviços que prestam na pública, que usam como escola e alfobre da privada, (não confundir com WC).
Mas como exigir responsabilidades se não há hipóteses de moderação!?
Eles são ao mesmo tempo os infractores e os juizes das infracções que cometem!!!
E os Enfermeiros, vocacionados para advogados dos doentes ainda não estã muito conscientes deste papel. Ainda se deixam arrastar muito pela Classe Médica e a sua literacia de conveniência própria.
Veja-se o escândalo e a desfaçatez com que a Ministra da Saúde retira as comparticipações dos genéricos, para obrigar os farmacêuticos a respeitarem a gula dos médicos e a rebaldaria que vai com os financiamentos pré-combinados com os laboratórios.
E a culpa não é só da ministra, mas do PM que a mantém e de ter o ministério de tanta sensibilidade entregue só a médicos. Ou é ou imita muito bem.
Tem um grupo de complexados com o complexo de Édipo ( o da esfinge)satisfeito, mas tem toda uma população mal servida e queixosa, porque não há possibilidades de alguém lhes exigir responsabilidades. Fazem o que lhes dá na realissima gana e ainda gozam...
Até permitem que um preocupado e sofredor pai pense que se pode pôr um gesso de imediato e que isso tira as dores. Ninguém o ensina de que o gesso não se pode pôr logo por causa do edema que iria, esse sim; agravar as dores e exigir muita vigilância dos enfermeiros, para não fazer correr riscos de gangrena, o membro afectado...
São estas as minha amendoas de Páscoa, para os Enfermeiros, com um lacinho de alerta para a concha que está a abrir-se e a exigir-lhes que actuem em circunstâncias próprias e genuinamente autónomas, porque é a sua vida que está em causa, assim como a da sua Classe.
Com esta me vou, para não chegar tarde à caverna onde Hermengarda espera.
 
Como todos nós sabemos nem tudo o que vem nos jornais corresponde a verdade, e só quem não conhece o sistema de saude espanhol e o trabalho dos enfermeiros espanhois,é que consegue ver neles um exemplo... Espanha, pais muito mais rico que o nosso, com muitas mais condições a todos os niveis que nós, forma enfermeiros que pouco mais sao que AAM. Por isso nao me admira que ate possam por ventura evoluir, ja que o contrario seria praticamente impossivel. Mas nao e possovel comparar os enfs dos 2 lados da fronteira, ate os anos de formaçao sao diferentes. Ver nos actuais enfermeiros espanhois um exemplo ou um modelo, é o mesmo que dar tiros nos pés...
 
Caro Gardingo CN,
os meus parabéns pela pela sua brilhante exposição.

Nem Alexandre Herculano diria (i.é., escreveria) melhor!

Na verdade, esse é que é o caminho.
No entanto, sucede que a maioria dos enfermeiros NÃO QUEREM A RESPONSABILIDADE que adviria de serem chamados a desempenhar um papel mais relevante APROVEITANDO OS SEUS CONHECIMENTOS.
Repare, quantos doentes são internados (óbviamente pelo médico)a fim de, exclusivamente, srem-lhes prestados cuidados de enfermagem? Qual a razão do domínio desse internamento e alta não ser de DIREITO exercido pelos Enfermeiros? Conquanto, de FACTO já o é!
Porque razão é admissivel que a lei diga que só o médico é que tem legitimidade para prescrever todos os "produtos", mesmo os de venda livre, a doentes internados? Será que os Enfermeiros não sabem escrever Paracetamol?

Se a OE tivesse para aí direccionado as suas sinergias, em vez deses modelos ´"holisticos" embrulhados com tanta ética, a saúde em Portugal estaria bem melhor. NINGUÉM DUVIDE!
 
a meu ver é já visivel alguma abertura para que os enfermeiros deem o salto para a prescrição de terapeutica... para quem conhece a realidade das ambulancias SIV sabe que o enfermeiro tem a capacidade de avaliar a vitima e "precsrever" de alguma forma as intervenções mais adequadas para a vitima em questão.. um exemplo muito simples é a forma como o enfermeiro sente o à vontade para administrar morfina às vitimas de trauma, conhecendo todos os riscos inerentes (sendo esta uma situação que a nossa querida bastonaria MAS deveria por olhos e sabe-la discutir em momento oportuno como já teve oportunidade e que não a soube aproveitar..) creio estar-mos a andar na direcção certa para que a enfermagem dê o salto... apelo a todos os colegas que saibam diagnosticar o momento certo para fazer juz à carreira de técnico superior por que tanto lutamos.

saudações inémicas
 
...... os diagnósticos são agora suportados pelos exames auxiliares de diagnóstico!
 
Anonimo das 3.49 os enfermeiros das SIV avaliam de facto o doente mas a admnistração de farmacos faz s sobre autorização Medica do CODU. O enf avalia e envia dados e sobre esses dados o médico do codu autoriza ou nao a amdnistraçao de determinado farmaco. Ora isto nao me parece grande evoluçao nem autonomia.No final de contas, tem d la estar sempre o "aval" do medico caso contrario o farmaco n pode ser admnistrado. E nao é preciso ser enfermeiro para isto, kk bombeiro por ordem medica do codu pode dar aspirina a um doente por exemplo...
 
Outra vez a nesma balela!
Sr Doutor Enfermeiro, o que é que propõe? Que o enfermeiro passe a pedir TACs? Mas o enfermeiro tem formação em imagiologia? que vai interpretar o TAC? ou o RX? Que enfermeiro sabe que análises se deve pedir perante uma suspeita de perfuração de viscera oca? vai pedir coisas que depois não sabe interpretar? Deixemo-nos de protagonismo barato!
Este tipo de balelas só expõe os enfermeiros ao ridiculo!
 
Meu caro,
em primeiro lugar, falou-se em "requisição", não em "interpretação".

Em segundo, nada disto seria inédito. Já acontece em imensos países.

Por fim, qualquer alteração funcional e competencial é acompanhada de alteração formativa prévia.

"Que enfermeiro sabe que análises se deve pedir perante uma suspeita de perfuração de viscera oca?"

Eu sei. Felizmente, hoje, o conhecimento é livre e de fácil acesso a todos.
 
Caro anónimo das 5:11 PM,

Diz bem de FACTO o Enfermeiro precreve e administra! De DIREITO não!!!

Pois é, só falta a lei conferir legitimidade para que a questão de FACTO O SEJA DE DIREITO.

OE, este é o caminho!!!
 
Eu sempre fui defensor da máxima "de espanha nem bom vento nem bom casamento", mas desta vez abro uma excepção!
 
Bom, é claro que os Enfermeiros Portugueses são sub aproveitados!
Em Espanha os Enfermeiros tem um papel mais diferenciado, delegam e supervisionam muitas das tarefas que cá são efectuados pelos Enfermeiros.
 
Deixe lá os para-MÈDICOS em paz! Lá para o dia 16 deste mês é que voçê vai ficar alterado...Lá veremos aqui então mais 1 grande post com grande dor de cotovelismo... Relativamente as Siv´s tudo é sujeito a PRÈVIA!!! autorização médica!!! O enfermeiro não tem autonomia!!! Só trouxe o grande up-grade das TÈCNICAS!!! que ainda...os técnicos não podem- devem executar... Eu sei pk trabalho numa e sei as vergonhas que passo e as asneiras que vejo.
 
Doutor Enfermeiro disse...
Meu caro,
em primeiro lugar, falou-se em "requisição", não em "interpretação".

Em segundo, nada disto seria inédito. Já acontece em imensos países.

Por fim, qualquer alteração funcional e competencial é acompanhada de alteração formativa prévia."

Ou seja, o que o sr. quer é transformar enfermeiros em médicos...para isso tinha ido para a faculdade de medicina!! Já nao conseguem esconder essa frustraçao enorme, e ainda tem coragem de falar em usurpação de funçoes, quando passam dia e noite a sonhar em poder prescrever, pedir exames etc...ridiculos!! Mais uma vez, quando os srs colocaram o codigo do curso, nas folhas de candidatura ao ensino superior ja deveriam saber para o que iam...agora como nao gostam de ser o que sao, tentam mudar a prosfissao. Esquecem s é que um enfermeiro sera sempre um enfermeiro, e isso nao passa, mm k pudessem prescrever (LOL) tudo o que vos aparecesse a frente...ganhem juizo, que ha ainda ha muitas higienizações para fazer!
 
Gardingo CN, a sua intervenção, como sempre, foi EXCELENTE!

Cumprimentos!

NEL (EU NÃO VOTO PS).
 
ANÓNIMO disse...

"Doutor Enfermeiro disse...
Meu caro,
em primeiro lugar, falou-se em "requisição", não em "interpretação".

Em segundo, nada disto seria inédito. Já acontece em imensos países.

Por fim, qualquer alteração funcional e competencial é acompanhada de alteração formativa prévia."

Ou seja, o que o sr. quer é transformar enfermeiros em médicos...para isso tinha ido para a faculdade de medicina!! Já nao conseguem esconder essa frustraçao enorme, e ainda tem coragem de falar em usurpação de funçoes, quando passam dia e noite a sonhar em poder prescrever, pedir exames etc...ridiculos!! Mais uma vez, quando os srs colocaram o codigo do curso, nas folhas de candidatura ao ensino superior ja deveriam saber para o que iam...agora como nao gostam de ser o que sao, tentam mudar a prosfissao. Esquecem s é que um enfermeiro sera sempre um enfermeiro, e isso nao passa, mm k pudessem prescrever (LOL) tudo o que vos aparecesse a frente...ganhem juizo, que ha ainda ha muitas higienizações para fazer!"




Novamente: meu caro jovem incompreendedor,
está a ver a questão do lado errada, pela imutabilidade funcional das profissões. Não é assim, os tempos evoluem, as profissões mudam. Já ouviu falar do "skill mix" muito em voga na OMS, por exemplo? Pelo seu comentário, obvio que não. Hoje em dia, médicos e enfermeiros partilham inúmeros competências, só isso.
Permite-me que que ofereça uma leitura? Aqui vai um relatório da OCDE: "Skill-mix and policy change in health workforce: nurses in advanced roles" (http://www.oecd.org/dataoecd/30/28/33857785.pdf)

Boa leitura!
 
Como bom anfiftrião, não será educado da minha parte abandonar a discussão sem o presentear com um pequeno excerto introdutório do relatório supracitado:

"Most of the policy attention on using skill-mix changes to improve health system performance has been on the mix between physicians and nurses."
 
Deixe-me só acrescentar, como penso que por esta altura já deve ter percebido, não sou eu que ando par aqui a afirmar ou inventar estas coisas... é que o mundo - caso ainda não tenha notado - está a mudar. As exigências são outras, e actualmente um bom sistema de saúde tem de ser - obrigatoriamente - descentralizado, rentável, fluído, dinâmico, adaptativo e self-oriented! O médico como figura central de um sistema de saúde passará à história. Não só os médicos que aprendem. Os Enfermeiros também têm acesso ao conhecimento, também estudam, também dispõe de pós-graduções, especializações, mestrados e doutoramentos.
 
Desde que me conheço no mundo da enfermagem (e já lá vão duas décadas) que os enfermeiros sempre fizeram "muita comichão" aos senhores doutores e afins.. afinal têm medo de quê?
Como os outros, fazemos um curso e execemos a nossa profissão.Passamos as 24 horas no hospital junto dos utentes, ouvimos os seus problemas, prescrevemos o que de nosso é direito e legal e prestamos cuidados de enfermegem. Claro que já não somos os lacaios de há 40 anos a quem os senhores doutores mandavam e nós obedeciamos! È disso que eles têm saudade? Evoluimos como profissão e isso é dificil de digerir pelos eruditos e deuses da medicina mas cuidem-se.. a diferença é que os enfermeiros trbalham para os doentes; já os dótóres trabalham para o protagonismo e para o cabrito no natal!!!!
 
Acho que o caminho da enfermagem deve ser ir mais além... fazer mais e melhor do nosso e não andar a requisitar MCDT´s para adiantar o trabalho dos médicos. Somos licenciados e com áreas próprias de intervenção. Vamos aproveitar o que somos.
Bela exposição de Gardingo CN essa é que é a meta.
 
DE dsc mas d facto nao o entendo... Sob esse ponto de vista de evolução, acho perfeitamente natural que um farmaceutico possa admnistrar vacinas, tornando assim a vida do utente muito mais facil. Vai a farmacia, compra e toma d imediato a vacina. O problema é que os srs. dao uma no cravo e outra na ferradura. Para umas coisas ha usurpação de funções e desrespeito pelos enfermeiros, para outras coisas como prescrever, pedir exames e coisas afins, aí ja nao é usurpaçao mas sim evolução... Se quer evoluir (o que acho optimo) evolua nas suas proprias competencias, que nao passam por adquirir competencias médicas mas sim aumentar as competencias em enfermagem. Mais uma vez acho que o problema é os enfermeiros gostarem de se "colar" à medicina, quando na verdade sao 2 profissoes totalmente diferentes, que em comum tem o doente e o tecto do hospital. Nao vejo sequer enquanto utente beneficios em que um enfermeiro peça determinado exame, pk obviamente a analise do mesmo seria feita pelo médico, de igual forma a questao da prescriçao...

nocas das 8.03 aqui ng tem medo d ninguem, apenas se discutem pontos de vista. Se é essa a visão que tem sobre os médicos lamento, acho que lhe mereciam mais respeito. Como s os enfs. tb n levassem "cabritos" para casa...enfim.
 
Srs Doutores ... Srs Doutores...
Deiam se ao respeito!!!!
Cumpram com as os vossos deveres!!!
Cumpram os vossos horarios!!!!
Tenham respeito pela pessoa que trabalha ao vosso lado!!!!
Tenham respeito pelos doentes que recorrem aos serviços!!!!
Justifiquem o que ganham!!!!
Não basta ter o curso de medicina para ser excelente, brilhante e perfeito e dono do saber ou basta?
Todos nós sabemos quanta porcaria feita por vós e que não chega a publico ou não tem proporçoes graves nem consequencias maiores para os deontes, porque aí sim Há sempre um Enfermeiro que a limpa!!!!
Os Senhores doutores sabem que podem até enganar toda a gente que podem dar uma imagem extraordinária ao mundo, mas nunca se esqueçam que se há quem vos conheça, se há quem sabe das vossas asneiradas, se há quem vos ajudou em muitos momentos das vossas brilhantes e irrepreensiveis carreiras foram os Enfermeiros!!!!
Acho bem que tenham orgulho nas vossas vidinhas, mas respeitinho Srs doutores...respeitinho!!!
Nuno E.
 
SR Doutor Enfermeiro, afinal os relatórios da OCDE lhe interessam...
Sr Doutor Enferemeiro, esqueceu-se de citar as seguinte passagens do milagroso relatório:

“Many of the studies reported in the literature relate to substitution of nurses for doctors when the diagnosis of the patient has been established. However, a number of questions remain to be answered if the diagnosis is unknown - including the extent to which nurses, when working with patients with undifferentiated diagnoses, are proficient in identifying rare illnesses and the side effects of treatments.”

“There have been relatively few systematic reviews of skill-mix and doctor-nurse substitution.
Those that have been conducted have often highlighted the methodological limitations of many of the available research studies, and have therefore cautioned against general summaries and over simplistic conclusions. Whilst there does appear to be some evidence that the substitution of advanced nurses for doctors can be effective, most commentators have characterised the current evidence base as limited, if developing.”

Nota de curiosidade e não só: Apareceram no inicio da decada de noventa uma serie de programas informáticos onde se colocavam os sintomas, achados fisicos obvios, e depois os diagnósticos eram sugeridos...falharam redondamente...porquê? Porque só alguem que percebe a fisiopatologia dos sintomas e da sua variabilidade (porque é que aparece um abdomém em tábua, porque é que aparece uma febre intermintente...etc) é que consegue juntar e interpretar todos aspectos mórbidos de uma patologia e chegar a um diagnóstico coerente. Não se iludam, o facto de verem muitas vezes uma doença, não vos torna competentes em diagnostificar e muito menos tratar.
 
Sr Nuno E.:
Não sei qual é a sua experiência com médicos, mas é muito grave que um profissional de saúde, neste caso enfermeiro "tape" ou "oculte" falhas de outrem...se tem integridade não o deve fazer por isso esse seu discurso é triste.
Lembrei-me agora que os enfermeiros que há menos de meio ano andam a lutar contra farmaceuticos que aplicam injecções, subitamente passaram a achar-se capazes de pedir exames complementares, prescrever medicamentos....
Por último, cuidado com as liberdades, não vá o Sr Enfermeiro prescrever paracetamol para a febre no doente com insuficiencia hepática...não vá o Sr Enfermeiro prescrever ibuprofeno no doente com hipoperfusão periférica...
 
O anónimo da 1.38h disse:

" (...) Só alguem que percebe a fisiopatologia dos sintomas e da sua variabilidade (porque é que aparece um abdomém em tábua, porque é que aparece uma febre intermintente...etc) é que consegue juntar e interpretar todos aspectos mórbidos de uma patologia e chegar a um diagnóstico coerente. Não se iludam, o facto de verem muitas vezes uma doença, não vos torna competentes em diagnostificar e muito menos tratar".

Assim sendo eu que sou enfermeiro e nada percebo dessas coisas de fisiopatologia, passo então a explicar aos doutores de medicina e farmacêuticos o que é um abdómen em tábua.

O primeiro passo por determinar se a dor abdominal é aguda ou recorrente.

Se for aguda, então é preciso localizar a dor e verificar se há irradiação.

Se a dor for a nível epigástrico, acompanhada por tosse e dispneia, provavelmente tratar-se-á de uma Pneumonia.

Se a dor for a nível epigástrico, e irradiar para o tórax, braços, ou mandíbula, provavelmente tratar-se-á de um enfarte do miocárdio/angina de peito.

Se a dor for a nível epigástrico e surgiu após um excesso alimentar/bebida pesado, provavelmente tratar-se-á de uma indigestão/gastrite.

Se a dor for do tipo cólica, acompanhado por diarreia, melhorando após a evacuação, eventualmente poderá também ter náuseas/vómitos, provavelmente tratar-se-á de uma gastrenterite!

se a dor se localizar a nível do hipocôndrio direito, acompanhada ou não por náuseas/vómitos com o sinal de Murphy positivo aquando da inspiração, provavelmente tratar-se-á de uma Cólica vesicular/colecistite aguda.

Se dor inicialmente for peri-umbilical e após algumas horas passar par a FID, acompanhado pela paragem da emissão de gases/fezes e por defesa e ou dor à palpação do ponto Mc Burney, , provavelmente tratar-se-á de uma apendicite.

Se a dor é lombar com irradiação para a virilha, ou parte interna das coxas ou orgãos genitais do mesmo lado,provavelmente tratar-se-á de uma cólica renal.

Se a dor é lombar com irradiação para a virilha ou região supra-púbica, com hipertermia, podendo ou não acompanhar-se de outras queixas urinárias, provavelmente tratar-se-á de uma pielonefrite.

Se a dor for a nível supra-púbico, que agrava após a micção, acompanhado por disúria e polaquiúria, provavelmente tratar-se-á de uma cistite.

Se a dor for do tipo cólica a nível do flanco esquerdo, podendo irradiar para a região dorsal, pode haver história de litíase vesicular ou abuso de álcool, provavelmente tratar-se-á de uma pancratite.

Se a dor for a nível do hipogastro, com agravamento da obstipação e/ou mais gases do que o normal nas últimas 24h, provavelmente os intestinos podem estar a ressentir-se de uma eventual alteração da dieta.

Se para além da dor abdominal, o abdómen se apresentar duro à palpação (em tábua)provavelmente tratar-se-á de uma peritonite, a qual pode ser devido a: apêndicite, salpingite, crohn, diverticulite, úlcera péptica perfurada, etc.

SE POR ACASO TIVER DÚVIDAS NO QUE DIZ RESPEITO À DOR ABDOMINAL RECORRENTE, terei todo o gosto em lhe explicar.....

Afinal de contas não é nada que um enfermeiro que faça triagem de Manchester não saiba.

EU NÃO VOTO PS.

NEL.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
"SR Doutor Enfermeiro, afinal os relatórios da OCDE lhe interessam..."

Alguma vez disse que não interessavam? A minha única luta que envolve os relatórios da OCDE, diz respeito às suas fórmulas de cálculo dos rácios dos Enfermeiros, que não são extrapoláveis para a realidade portuguesa por constabilizar auxiliares de Enfermagem (que, como sabe, não existe em Portugal!), falseando os resultados, resultando numa sobre estimação!

"Sr Doutor Enferemeiro, esqueceu-se de citar as seguinte passagens do milagroso relatório:"

Nenhuma parte da sua transcrição contradiz os meus argumentos. Mas note bem o seguinte: o respectivo relatório data de 2004, ou seja, o conceito de "skill-mix" ainda estava numa fase inicial. Existiam poucos estudos relativos à mistura de funções entre Médicos e Enfermeiros. Hoje, volvidos vários anos, as coisas estão diferentes. Existem inúmeros estudos que demonstram que não existem diferenças entre estas duas classes em funções concretas (objecto de estudo).
Repare, não sou eu que estou a afirmar uma subjectividade, estou a revelar resultados de investigações, algumas delas publicadas no British Medical Journal. Quer exemplos? Eu dou-lhe exemplos: neste post (http://doutorenfermeiro.blogspot.com/2007/05/discusso-do-momento-nos-eua.html) dou-lhe 18 links para se divertir. Entre eles estão: "Patients Prefer Nurse Practitioners to Doctors"; "Patients prefer nurses to doctors, says British Medical Journal study"; "Nurses as good as doctors"; "New rule allows certified registered nurse anesthetists (CRNAs) to practice without physician", entre outros...
Mas deixe-me falar do último artigo que mencionei. Não sei se sabe, mas se não sabe eu digo-lhe, houve um estudo norte-americano interessante que demonstrou não haver diferenças qualitativas entre Enfermeiros Anestesistas e Médicos Anestesistas... Resultado? Em 29 estados norte-americanos esses Enfermeiros trabalham sem supervisão médica e não existem diferenças no atendendimento/intervenções comparativamente com estados onde existem médicos. RESULTADO? (E pode ter a certeza que era este o resultado que os médicos temiam!): "Demand for nurse anesthetists outpacing anesthesiologists" (http://sanjose.bizjournals.com/sanjose/stories/2006/02/27/newscolumn2.html) - "And as nurse anesthetists start to appear more frequently in operating rooms, grumbling from the rest of the medical staff is dying down as well" (sic), ou seja, lentamente a procura de médicos nesta área caiu! Existem hospitais que já não contratam anestesistas!
 
Permita-me que acrescente algo que provavelmente ainda não percebeu: este upgrade de funções é sempre acompanhado de uma evolução do plano formativo, logicamente. A imutabilidad é um conceito não aplicável à saúde. As especificidades do sector excusam que lhe explique o porquê!
 
O Post do Nel é hilariante. Parece um programa de informática. É exactamente isso que voçês não percebem, assim como coloca os sintomas, qualquer "chico esperto" é um grande médico...o problema quando é um doente com disautonomia diabética e os sintomas estão mascarados, ou é um apêndice retrocólico (e voçê não sabe fazer uma manobra de ROvsing para levantar uma suspeita!)...pior pede uma ecografia abdominal e ela é normal...mas esqueçe que um apêndicite retrocólica é obscurecida pelo ileos paralitico reactivo...e o doente faz uma perfuração e morre...aí falhou o programa informático...ou a cábula!
Não se exponham a esse tipo de ridiculo.
PS: Há países em que a anestesia inclusive é dada por técnicos de anestesia...e não se esqueçam que nos a anestesia é dada por enfermeiros nas Cirurgias de risco menor e sempre...SEMPRE...há no mesmo espaço fisico um anestesista para qualquer eventualidade. SEMPRE!
 
Ao anónimo das 11.22, leia-se Exmo Sr. Dr.(?), tenho o maior respeito pela sua classe e por todas as outras porque num hospital se não houver interdisciplinaridade não se cuida de ninguém; todos são importantes dentro da sua esfera de competência. No entanto, como em tudo nem todos são bons e nem todos são fadados para o curso que tiram. Além disso os pontos de vista aqui discutidos nem sempre me parecem revestidos do respeito que também nós enfermeiros lhe devemos merecer!!!
 
Ó SENHOR DOUTOR DAS 9:11
VOCÊ ANDOU A LER AS CONTRADIÇÕES DO PARACETAMOL, NO FOLHETO QUE VEM NA EMBALAGEM??
LOL..EU ATÉ ISSO SEI FAZER
 
Caro anónimo das 8:17 AM,

Admiro o modo como colocou questões pertinentes como causa de erros de diagnóstico.

Agora, sabe quantos médicos ERRARIAM NESSAS QUESTÕES?
Muitos!!! Dos que conheço, nem um saberia sequer do que está a falar!!!
 
O anónimo das 8.17h AM disse: " (...)e voçê não sabe fazer uma manobra de ROvsing para levantar uma suspeita!(...)"

Pelos visto V. excelência não tem estudado, ou faltou à aula.

Primeiro NÃO EXISTE manobra de Rovsing, mas sim sinal de Rovsing.

Como não sabe passo então a explicitar, que Sinal de ROVSING é identificado pela palpação profunda e continua do quadrante

inferior esquerdo (FIE) que produz dor intensa no quadrante inferior direito, mais especificamente, na fossa ilíaca direita (FID), sinal esse também sugestivo de apendicite aguda.

No que diz respeito à disautonomia diabética, as formas mais vulgares são:

a cardiovascular (ou neuropatia autonómica cardiovascular.)

A prevenção da disautonomia cardiovascular é essencial, porque há poucos tratamentos eficientes para a doença já estabelecida.

No entanto, no seu estádio
inicial, pode ser revertida pelo controlo eficiente da glicemia, e enquanto enfermeiro é isso que me interessa.

A outra forma de disautonomia é a gastrointestinal (ou neuropatia autonómica gastrointestinal.

Também neste caso a prevenção da disautonomia gastrointestinal passa pelo bom controlo glicémico.

Por último temos a disautonomia genito-urinária (ou neuropatia autonómica genito-urinária). podendo esta causar disfunção eréctil, secura vaginal,etc.

Também neste caso a sua prevenção passa por um bom controlo glicémico.

Já agora fica também a saber que o apêndice apresenta uma posição variável e pode ser classificado em anterior, em posição ilial ou pelvina, ou posterior em posição subcecal, retrocecal, ou retrocólica. A posição mais comum é a pelvina.

Até mesmo o cirurgiões não detectam na maior parte das vezes uma apendicite retrocólico, a não ser quando já está instalada uma peritonite ou através de uma cirurgia abdominal exploratória.

Mas se quiser mais explicações deste simples enfermeiro é só dizer...

EU NÃO VOTO PS.

NEL.
 
Oh Nel...você realmente é esforçado......mas qual foi o manual de semiologia que leu...não existe manobra de Rovsing? consulte sites ciêntificos e não blogs da Dra Shirley! A maioria dos cirurgiôes não diagnostificam uma apêndicite retrocólica? Clínica suspeita + um toque rectal + TAC abdominopélvico + leucocitose com desvio a esquerda -fazem um diagnóstico de apendicite retrocólica.
Não se exponha tanto.
Recomendo-lhe:
Shwartz, Tratado de Cirurgia Geral
ou Sabiston, Tratado de Cirurgia Geral
PS: Qualquer edição serve...
 
Nel.:
1ºA disautonomia diabética, como todas complicações microvasculares da diabetes, não é evitável, pondendo-se apenas atrasar a sua evolução...
2ºPosição ileal ou pelvina !? ...isso foi extraido de um site brasileiro ?
 
Eh pa nel, que ridiculo...
 
Nuno E. diz:
Talvez se o Sr se indentificar estou certo que aparecerão colegas com algumas historias suas bem interessantes.
O que eu disse foi que essa altivez, essa arrogancia apregoada não se coaduna em nada com o desempenho no dia a dia.
Vê se no dia a dia cada burrice mas burrices mesmo!!! que não se concretizam pq ha enfermeiros que as impedem!!! E os seus colegas ( nos muitos casos que conheço) nunca exigiram que as denunciassem!!!! pelo contrario lá vão agradecendo... nunca agradeceu a ninguem???? ok não precisa de responder afinal é um anonimo qq.

Qto a prescrever nunca tive dessas vontades, mas tenho a certeza que faria em alguns casos BEM MELHOR do que tenho visto!!!!
 
Ó Boticários de provincia! Mas que ridículo é virem para aqui falar em complicações e efeitos secundários de alguns medicamentos como o paracetamol e o ibuprofeno!
Vocês vendem duas ou três caixas a qualquer analfabeto, ou psicótico que vos apareça com dinheiro na vossa Botica!!!

Que ridículos!...
 
ao anónimo das 5:11 p.m

já que sabe tanto do funcionamento das SIV's suponho que também saiba que há farmacos em que não é necessária a validação médica do CODU mas sim que pode ser administrada com base na avaliação do Enfermeiro tendo em conta um conjunto de sinais e sintomas..
 
O outro lá de cima escreveu:
"...2ºPosição ileal ou pelvina !? ...isso foi extraido de um site brasileiro ?"
E se tivesse sido?? Qual a grande diferença? Se eu chamo vagina à dita, e eles preferirem chamar de rola, onde está o erro? Seu incanto.
Que seja pélvica, ou mesmo messionária, para mim tanto me faz desde que seja pela frente ou...
Não mereceis qualquer consideração.
Gostais mais de banalidades; pois seja.
 
Há que tentar manter o nível.
 
Ao ler as intervenções do anónimo às 7.27h e às 7.33h, fico deveras preocupado.

Chego à conclusão que a leitura do "Shwartz, Tratado de Cirurgia Geral
ou Sabiston, Tratado de Cirurgia Geral", tiveram o mesmo efeito que a leitura de um livro dos quadradinhos do pateta e companhia.

ACONSELHO-O sinceramente a estudar pela ENCICLOPÉDIA DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRURGICA, talvez aprenda umas coisas, entre elas a humildade!!

Ou talvez seja o resultado das noitadas de "copos", quando deveria estar a estudar, não???

Só pode!! para dizer: " (...) Clínica suspeita + um toque rectal + TAC abdominopélvico + leucocitose com desvio a esquerda -fazem um diagnóstico de apendicite retrocólica (...)".

Oh! Sr. Dr. mais ainda vai a tempo, mas ainda vai a tempo, basta ler com atenção a seguinte lição!

Arranje lá um lápis, uma borracha e montes de papel, que este Enfermeiro vai-lhe explicar:

Fica então a saber que em 15 % das intervenções feitas COM O DIAGNÓSTICO DE APENDICITE, tratava-se afinal dum apêndice normal.

Porque será??? eu já lhe explico...

No entanto, se a cirurgia for protelada até se ter a certeza da causa da dor, a consequência pode ser mortal: um apêndice infectado pode perfurar-se em menos de 24 horas após o início dos sintomas.

Inclusivamente, mesmo que o apêndice não seja a causa do processo, normalmente o cirurgião extrai-o. Depois, examina o abdómen e tenta determinar a verdadeira causa da dor.

É aquilo que se chama de diagnóstico diferencial. Já ouviu falar disto?? ou não?

É preciso considerar outras patologias, como a D. Chron, a diverticulite, as neoplasia, a invaginação, a torção, a linfadenite mesentérica, a doença inflamatória pélvica, etc.

Já tinha dito isto, mas pelos vistos não chegou lá! por isso fiz questão de repetir.

Vá lá! vá lá! continue a tirar notas que isto pode ser-lhe útil no futuro.

Caso não saiba, fica então a saber que o TAC NÃO É EFICAZ a detectar apendicites precoces, embora possa diagnosticar perfuração, abcesso, carcinoma, mucocelo do apêndice ou pseudomixoma peritoneal.

Quanto à leucocitose com desvio à esquerda. Fica também a saber que o aumento dos glóbulos brancos é frequente em todas as patologia em que há um processo de inflamção/infecção, mas não é ESPECÍFICO da apendicite, quando muito pode levar à suspeição e não propriamente ao diagnóstico

Considerando os tipos de desvio à esquerda das leucocitoses. O Sr, Dr. pode estar perante uma leucocitose com desvio à esquerda degenerativo, situação comum nas leucopenias, tendo como exemplo as seguintes patologias associadas: Tuberculose ou febre tifóide, etc.

Já vi que nunca pensou aprender tanto num "Blog" de enfermagem!!!!

Mas continuemos. Se a leucocitose com desvio à esquerda for do tipo regenerativo, então esta é uma situação comum a doenças infecciosas agudas, como por exemplo nas seguintes patologias: Pneumonias, meningites, apendicites, abcesso, peritonite, etc. MAS NÃO É ESPECIFICO DA APENDICITE!!!

Chamar manobra ao sinal de Rovsing, é como chamar manobra ao sinal de Babinski, a barbaridade é tal, ou se quiser "ridicula", que me deixa atónito, ainda por cima vindo de um sr. Dr.

Começo a ficar convicto que deveria ir para veterinário!!! Não acha!!

Mais uma vez faço questão de lhe dissipar todas as dúvidas! continue então anotar.

Quando se palpa a FIE do doente, e ele refere dor na FID, designa-se essa situação por sinal de ROVSING. Quando muito poderá chamar manobra ao acto de palpar a FIE, contudo a consequência desse acto pode ser ou não manifestada por um sinal de dor a nível da FIE, que a existir se designa por SINAL DE ROVSING!!!

Entendeu??? ou quer que lhe explique outra vez????

Já agora fica também a saber que existem outros sinais e NÃO MANOBRAS, que podem fazer suspeitar de apendicite. São eles....

está anotar?? são eles o sinal de Psoas e o sinal do obturador.

Não! não! é "pessoas" é "Psoas"! Não faz ideia do que é??? Já estou a ficar cansado.

Pronto aí para aprender mais umas "coisitas" com este simples enfermeiro?

Vamos lá então que tenho mais do que fazer!!

O sinal de Psoas é a existência de dor a nível da FID com extensão da coxa.

O sinal obturador é a existência de dor a nível da FID, com rotação interna da coxa direita com a mesma flectida.

O Caro sr. Dr. diz que: "A disautonomia diabética, como todas complicações microvasculares da diabetes, não é evitável, pondendo-se apenas atrasar a sua evolução".

Mas o que é que eu disse??? bom não me diga que também se "baldou" às aulas de leitura???

Vamos por partes, mas afinal o que é a diabetes??

não vale a pena consultar ir a correr para consultar o "Shwartz" ou o "Sabiston", eu explico.

Sem entrar em grandes pormenores fica a saber que existem dois tipos de diabetes.

A diabetes caracteriza-se uma insuficiente produção de insulina pelas células Beta dos ilhéus de langerhans do pâncreas (diabetes tipo I).

Existe um outro tipo de diabetes que apesar das células Beta produzirem quantidades normais ou até excessivas de insulina, ela é insuficiente para as necessidades do individuo, porque existe resistência à sua acção (diabetes tipo II).

Sr. Dr. se não entendeu, diga que eu não me importo de lhe fazer uma explicação mais pormenorizada.

Se tiver vergonha, deixe o seu o seu e-mail, que eu escrevo-lhe directamente.

Adiante!! Hoje em dia é possível reduzir significativamente as complicações da diabetes, as tais lesões microvasculares de que fala, através de um controlo rigoroso da glicemia, Pressão Arterial, lipidemia, e de uma vigilância periódica dos orgãos mais sensíveis (fundo do olho-retina, rim, coração, etc.

Uma forma termos uma noção desse controlo glicémico, é através do doseamento da Hemoglobina Glicosilada, que nos diabéticos deve ser inferior a 7,5%.

Enquanto enfermeiro é precisamente isso que interessa, a prevenção ou se quiser o retardamento das complicações tardias da diabetes.

E já sabe quando quiser mais uma lição não se envergonhe, peça mas com jeito... ou vai ficar na ignorância!!!

EU NÃO VOTO PS.

NEL
 
CORRECÇÃO:

Onde digo: "Quando se palpa a FIE do doente, e ele refere dor na FID, designa-se essa situação por sinal de ROVSING. Quando muito poderá chamar manobra ao acto de palpar a FIE, contudo a consequência desse acto pode ser ou não manifestada por um sinal de dor a nível da FIE, que a existir se designa por SINAL DE ROVSING!!!"

Quero dizer:Quando se palpa a FIE do doente, e ele refere dor na FID, designa-se essa situação por sinal de ROVSING. Quando muito poderá chamar manobra ao acto de palpar a FIE, contudo a consequência desse acto pode ser ou não manifestada por um sinal de dor a nível da FID, que a existir se designa por SINAL DE ROVSING!!!

Não quero que fico mais equivocado.

NOTA: Aconselho a última edição da enciclopédia Médico-cirúrgica, pois as primeiras são traduções brasileiras. Pois pode ficar confuso e trocar o você por "voçê" ou apendicite por "apêndicite", etc.

NEL
 
Nel,
Disse tudo...um profissional de saúde que troca argumentos técnicos com base na enciclopédia Médico-cirúrgica! Não vê mesmo o rídiculo a que se expôe - quanto mais escreve mais disparates aparecem ? acho voçê nem consegue interpretar o que lê!
 
EStimado colega NEL,
Um grande abraço.
Acha que ainda vale a pena argumentar com estes incautos, com estes inimigos do saber? Eles são os inquisidores do tempo moderno...
Para eles, todo o cosmos gira em sua (deles - os supra!!) volta, qual Galileu...
Não perca o seu precioso tempo; eles gostam mais de banalidades.
A especilalidade dele são as hipospádias ou os encurvamentos penianos, ou então a gangrena d e fournier...
 
Anónimo das 8:39:

Aprenda a escrever!
 
Caro NEL,

Pela muita consideração que tenho pelo COLEGA, não dê PÉROLAS A PORCOS.
Com a maior estima e consideração,

Jorge Dinis
 
NEL

Argumentar com enfermeiros ignorantes que acham que são médicos? A minha prima também acha que é enfermeira só porque foi voluntária num SU hospitalar durante 1 ano... diz ela "o que eles fazem também eu faço e não preciso de curso de enfermagem nenhum!"... é vê-la a mandar bitaites sobre as doenças da família, sobre pensos e feridas...
Vale a pena argumentar com ingorantes?

Daqui a uns tempos temos as auxiliares e maqueiros a quererem estatuto de enfermeiros e as empregadas da limpeza também! E todos a quererem ganhar o mesmo que o medico!

Aos médicos recomendo que mantenham as suas posições tão denominadas de arrogancia... é que para dialogar com enfermeiros teriam de descer muito baixo.

Aos enfermeiros só recomendo que qdo estiverem doentes ou alguem da familia doente... vão ter com o coleguinha da triagem de manchester para ver se ele acerta no vosso diagnostico atraves do fluxograma, colham voces as analises que acham e façam os exames que quiserem e depois tratem-se... para ver se resulta!
 
pois como eles dizem..os enfermeiros e os medicos trabalham no mesmo espaco..deviam ganhar o mesmo! os auxiliares e as empregadas de limpeza deviam ganhar o mesmo...segundo a logica do iluminado enfermeiro que disse tal coisa..

pois e..qd alguem da familia ou os amigos estao doentes pedem sempre uma cunhazita ao medico..como sao doentes q nao conhecem de lado nenhum ja querem pedir ECDs, ja querem diagnosticar e ate prescrever..
 
Nem a gripe mexicana os afasta...

Arre, que é demais!!!

Xô.
 
Sinceramente, não sei como é que alguém consegue insultar tanto médicos e enfermeiros!
Os médicos, os enfermeiros, os geriatras, os nutricionistas, os farmacêuticos, etc., são profissionais de saúde e devem de trabalhar em equipa e como um todo, em vez de andarem a insultar uns aos outros, a ver quem faz o quê e quem tem mais competências, isto para bem dos doentes.
Afinal qual é a imagem que querem transmitir do sistema de saúde português? Querem passar a ideia de um sistema de saúde "patológico" e sobretudo um sistema de saúde de interesses? é que se o querem, parabéns, pois já o estão a conseguir!
Têm que aprender de uma vez por todas que a saúde não é um negócio e os profissionais de saúde têm que aprender de uma vez por todas que todos os profissionais de saúde são importantes e devem trabalhar em equipa para melhorar a qualidade de atendimento ao doente.
Já agora e sendo eu enfermeiro, quero mostrar aos "senhores doutores" que por vezes vocês não sabem tudo, pois estou agora e lembrar-me daquele caso de um doente que deu entrada num Hospital (que por razaões éticas não o vou identificar) com múltiplas fracturas na coluna, e o médico de serviço após observar o raio-x do doente, deu-lhe alta, não conseguindo identificar as MÚLTIPLAS fracturas da coluna, sinceramente, até a minha avózinha de 84 anos saber ver fracturas da coluna num raio-x!
Só para terminar, aqui à uns anos, uma colega de trabalho da minha mãe foi levada de urgência para o Hospital com uma forte dor no peito e com vómitos e a médica que a atendeu prescreveu-lhe paracetamol. Mais tarde deu entrada de novo no Hospital em paragem cardiorespiratória.
Já agora, existem muitos países, como por exemplo os Estados Unidos, onde os enfermeiros podem prescrever medicamentos e um estudo realizado recentemente feito no país, mostra que não existe diferença entre a qualidade de prescrições realizadas pelo enfermeiro ou pelo médico, e o mais engraçado, é que lá os médicos não reclamam com a prescrição feita por enfermeiros e muito menos insultam os enfermeiros! Isto só mostra a má educação e falta de ética e de personalidade dos médicos portugueses!So para terminar, em relação ao que um médico referiu anteriormente "não vá um enfermeiro prescrever paracetamol a um insuficiente hepático" bem, tenha cuidade sr. doutor, não vá prescrever estreptoquinase a um doente portador de síndrome de Marfan ou cortisona a um doente diabético! Espero que tenha entendido a ironia e mensagem!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!