quarta-feira, abril 29, 2009

Porcos com gripe!


Como as notícias vão escasseando, a comunicação social (CS) vai procurando novas fontes de entretenimento das massas, nem que seja a gripe dos suínos ou porcos, como quiserem (serve para distrair um bocadinho e descansar as orelhas do povo, extenuadas pela insistente tecla Freeport).
Já nem se pode ligar a televisão: uma notícia relatada insistente e interminavelmente, torna-se hipnótica e acaba por estupificar!
Uma vulgaríssima gripe acrescida de vómitos e diarreia (embora nem sempre) até a bolsa de valores fez tremer! É notório o poder da CS (os laboratórios e farmácias esfregam as mãos com estas epidemias sazonais por encomenda)! A mortalidade associada e registada é tão reduzida, que morre mais gente a andar de bicicleta!

Muito mais grave - verdadeiramente pandémica! - é a diabetes por exemplo, que devora muitas mais vidas (com uma incidência assustadora!), acarreta mais sofrimento e é inerente a um aumento exponencial de custos no sector da saúde, directa e indirectamente.

Após a gripe dos pitos veio a gripe dos porcos, por isso mesmo ando curioso para saber quem se gripa a seguir.

Comments:
as farmacias é que nao serao concerteza :))
agora quem tiver mais de 38 graus dde temperatura ,vomitos e diarreia.....pimba,e se for criança.....vai ser uma correria.
tarda nada alguns bolsos vao transboradar!!
 
"Uma vulgaríssima gripe acrescida de vómitos e diarreia"

A sua formação simplista, e o conhecimento que detem sobre patologia e a historia de pandemias torna-o muito ignorante na matéria...
Vá estudar virulogia um bocadinho mais, estude muito bem a família do vírus em causa e depois repense no que escreve....
 
"Uma vulgaríssima gripe acrescida de vómitos e diarreia"

Em que mundo é que vive.....

"Current level of influenza pandemic alert raised from phase 4 to 5
Based on assessment of all available information and following several expert consultations, Dr Margaret Chan, WHO's Director-General raised the current level of influenza pandemic alert from phase 4 to 5. She stated that all countries should immediately activate their pandemic preparedness plans. At this stage, effective and essential measures include heightened surveillance, early detection and treatment of cases, and infection control in all health facilities."

Acorde para a realidade.
 
A epidemiologista do meu hospital tem a mesma opinião do dr enf...

Por acaso até achei piada quando vi este post, porque por acaso tivemos hoje essa discussão.

Segundo ela, as noticias e o estado de alerta não são mais do que um resposta a um "pânico infundado"...

EM QUE FICAMOS??
 
Era a febre das galinhas, agora é a dos porcos!
Criaram-se unidades especiais de isolamento para a tal das aves, mas agora simplifica, basta pocilgas!!!
 
Caro colega, independentemente do grau de alarmismo existente, a verdadeira natureza deste novo Vírus é sempre preocupante... Uma mistura do H5N1,H1N1 e da versão Humana deste, é desde logo pela sua capacidade de mutabilidade e adaptação um perigo.
Agora outra outra coisa é o aproveitamento obsceno e especulativo que a maioria dos órgãos de comunicação social faz...
Agora como técnicos de saúde responsáveis e atentos pelo que se passa à nossa volta devemos a quem nos procura estar atentos e poder-mos fornecer opinião precisa e fundamentada sobre este tipos de assuntos e não reagir ao comportamento da comunicação social...
Exige-se mais seriedade na discussão deste tipo de assuntos especialmente quando sabemos que o público alvo é alto e alargado.
Mas isso é a minha modesta opinião...
Os meus cumprimentos
 
Paulinho, ao que chegaste!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!