terça-feira, abril 07, 2009

Quem fala assim não é gago!

Quem fala "assim" tem nome, chama-se João Carvalho Duarte, é Enfermeiro e presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Saúde Viseu. Em entrevista ao Jornal Diário de Viseu (JDV), falou acertadamente. link
Quando o JVD lançou esta questão: "Quais são as maiores dificuldades encontradas pelos alunos em termos de colocação?", obteve esta resposta:


"A minha primeira reacção era remeter esta questão à senhora Bastonária e ao senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

À primeira [Bastonária], porque acho que não teve visão alargada para ver quanto estava a prejudicar a profissão quando afirmava que o número de Enfermeiros em falta era superior a 15 mil.

O segundo [Ministro CTES], porque deixou abrir escolas de Enfermagem sem qualquer critério. Como dizia alguém bastava ter um espaço no vão duma escadaria para se abrir uma escola. Para se ter uma ideia num espaço de cinco anos passamos de 25 para 50 escolas de Enfermagem. (...)

Enquanto esta situação não se alterar, enquanto a Ordem dos Enfermeiros não exigir responsabilidades, enquanto o Ministério de Saúde não aplicar legislação que impeça tais procedimentos, teremos sempre dificuldade de colocação dos recém-formados. Hoje, infelizmente, estamos a formar para exportar.

O Governo está a investir nestes licenciados para depois os deixar sair para mercados de trabalho (...) onde a nossa formação de base é superior à ministrada nesses países."

Comments:
Conheço-o pessoalmente porque me formei na ESSViseu, e apesar desta entrevista corresponder ao que a maioria pensa, este senhor tal como muitos como ele, não devem servir como modelos para a maioria dos enfermeiros...
 
Bem dito, Neuro Enfermeiro!!!
De facto, estas palavras, a terem sido proferidas pelo Prof. João Carvalho, merecem o reconhecimento de que há uma voz que ousa “beliscar” o sistema. Mas para quem passou na (antiga) ESEnfV e no HSTV (agora também EPE), sabe perfeitamente que democracia não é coisa que abunde para aquelas bandas.
Para quem não se lembre, o Salazar era de Viseu (SCD), e ao distrito, ainda há quem chame o “Cavaquistão”.
A verdade é só esta: há imensos enfermeiros que vivem uma angústia enorme diariamente, porque outros estão confortavelmente instalados nas suas poltronas.
Senhora Bastonária, lanço daqui um apelo: DESÇA À TERRA!
Manuel.
(“Fundador” dos CLE na ESEnfV)
 
não sei até que ponto será verdade a afirmação de que passamos de 25 para 50 escolas de enfermagem em cinco anos. Lembro-me em 2004, quando entrei para o 1º ano do curso de enfermagem, ler a lista de escolas de enfermagem no impresso dos pré-requisitos e penso que eram muitas mais que 25 escolas... Culpar 1 ministro apenas é demagogia...
 
Não conheço pessoalmente este colega...Mas o que ele disse publicamente e sem rodeios é a verdadeira realidade da Enfermagem em Portugal...Será que após mais este "balde de agua fria" a nossa Bastonária ABRE OS OLHOS.

Dia após Dia estamos a perder...o poder reivindicativo...a visibilidade profissional...o respeito da sociedade civil.

Se assim continuarmos, É MELHOR PEDIRMOS AOS MÉDICOS PARA CERTIFICAREM O NOSSO ÓBITO.

PlanetaM
ENFERMEIRA EM LUTO...BREVEMENTE MAIS UM CADAVER PARA A MEDICINA UTILIZAR NA INVESTIGAÇÃO.

NOTA: Por mais cómico que pareça, a medicina sai sempre a ganhar!
 
Artigo que certamente irá levantar muita poeira e vozes . Esperemos feedback :)
 
fiz lá o complemento e tb o conheço, afinal o joão tem tomates, o pessoal da outra escola de viseu é que não deve ter achado grande piada
 
com tantas escolas esquecem-se do mais importante: formar bons alunos! cada vez saiem pior preparados e até já fazem estágios em Juntas de Freguesia!
Que vergonha!!!!!!
 
nós enfermeiros já descemos até ao limiar da realidade. torna-se já dificil lutar e até acreditar no que queremos e no que fazemos. A enfermagem deixou de ser a nossa vida para ser o nosso trabalho e isso matou-nos!!!!!
Veja-se o espirito critico dos nossos aluno: nenhum!
Veja-se a postura dos nossos colegas de trabalho!
Atente-se nos ilumonados que habitam as nossos escolas!
Por fim apreciemos os nosso dirigentes e directores!
È isto a licenciatura em enfermagem?
 
Vi toda a entrevista e sabem quantos alunos tem a escola? 450!!!
E depois lamenta-se que haja muitos enfermeiros. Será que também teve uma chamada de atenção da OE e não ligou porque andava ocupado a arranjar estágios para todos?
http://viegas.bloguepessoal.com/149218/O-Presidente-do-Conselho-Directivo-da-Escola-Superior-de-Saude-de-Viseu-falou-e-disse/

Lembra-me outro igualzinho, mas da Guarda - 14 de Julho/2008:
http://cogitare.forumenfermagem.org/2008/07/14/enf%c2%ba-abilio-contra-ordem-dos-enfermeiros/#comments.

Já não há paciência para os que falam sempre da mesma coisa e ainda por cima quando são parte envolvida. Só lá vamos com o MDP.
 
as escola tem 450 alunos com duas entradas (outubro e fevereiro). Este ano houve uma diminuiçao de vagas na ESSV passando de 60 para 50 em cada semestre... é pouco mas é melhor q nada
 
E há mt tempo que foi feita a proposta para reduzir para um só semestre mas o Ministério da Educação não permitiu, porque os cofres do Estado e as Barriguinhas de muitos precisam de dinheirinho... E assim se brinca com a nossa vida!
 
Agora com o Desenvolvimento Profissional aprovado em Conselho de Ministros, é que esse senhor vai ficar sem cabelo.
É deste senhor e outros tantos como ele, que temos as Escolas de Enfermagem que temos.
 
Tenho pena que o srº neuro enfermeiro que conhece, como diz, tão bem o professor não tenha coragem de dizer em que ele não serve como exemplo. Foi pq durante o curso foi demasiado exigente para com ele? Eu que o conheço bem, sei qeu ele é exigente com ele e com os outros e quando exercia a sua actividade proficcional como enfermeiro na medicina todos lhe reconheciam saber e qualidade . Poucos havia como ele...fazer juizos de valor ... não fica nada bem...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!