segunda-feira, abril 27, 2009

Reunião de 27 de Abril com o Ministério da Saúde


REUNIÃO NEGOCIAL - 27.ABRIL.2009
.
Decorrente da reunião negocial com a CNESE a 15 de Abril, o Ministério da Saúde (MS) remeteu uma NOVA VERSÃO DO PROJECTO DE DIPLOMA a 22 de Abril, que hoje (27.Abril) esteve em negociação. Assim:

1 – Âmbito de Aplicação
MS informou: Já houve uma reunião entre os Ministérios da Saúde, Trabalho e Finanças (e hoje decorre outra) no sentido de perspectivar qual a melhor solução jurídica que viabilize a aplicação da mesma Carreira aos CTFP e CIT (a ver na próxima reunião negocial).

2 – Estrutura e Desenvolvimento Profissional
A – Deveres Funcionais (ex-art.º 5º): MS aceitou proposta da CNESE, de ser retirado;
B – Conteúdos Funcionais (art.ºs 6º e 7º): CNESE propôs várias alterações. MS aceitou e aguarda Proposta integral da CNESE;
C – Categoria de Enfermeiro Principal: MS aceitou a designação de Enfermeiro Gestor (art.º 4º); CNESE evoluiu para 12 anos de exercício profissional como requisito de admissão (art.º 8º, n.º 2, al.b) em oposição aos 15 anos de exercício após a obtenção do título de Enf.º Especialista proposto pelo MS. MS não vê problemas, vai ponderar.
D – Exercício de funções de Enfermeiros ao nível dos Departamentos e Unidades de Gestão (art.º 13.º): CNESE reafirmou Proposta: i) designação de Enf.º Supervisor. MS aceita uma designação, a ponderar; ii) âmbito de recrutamento: além de Enf.º Gestor é alargado aos Enf.ºs com título de Enf.º Especialista. MS: “não choca…já tinham pensado”; iii) processo de recrutamento: por concurso. MS vai ponderar; iv) exercício de funções: comissão de serviço automaticamente renovável, fixando as condições de não renovação. MS vai ponderar; v) Fixar vencimento neste Diploma. MS aceita e montante a ver; vi) fixar conteúdo funcional. MS vai ponderar.
E – Regulação da Assessoria Especializada (Controle e Infecção Hospitalar, Gestão do Risco, Qualidade, etc): CNESE reafirmou a sua proposta. MS vai ponderar.

3 – Outros aspectos
A – Regimes, Duração e Organização do Tempo de Trabalho – Regimes Trabalho/Horários/Complementos, etc (art.º 12º): CNESE ficou de remeter proposta integral.
B – Formação Profissional (art.º 15º): CNESE propôs 15 dias úteis/ano. MS vai ponderar.
C – Período Experimental (art.º 14º): CNESE vai remeter proposta e MS disponível para reduzir os 240 dias (8 meses).

4 – Estrutura e Desenvolvimento Salarial e Transição
A – A actual Posição 1 proposta pelo MS (Nível 11 = 995 Euros) sai deste diploma. MS aceitou regular, entre outras matérias laborais, a remuneração do Exercício Profissional Tutelado (EPT) na respectiva Portaria. A Posição 1 proposta pelo MS passa agora, formalmente, a ser o Nível 15 = 1 201 Euros, para início de discussão.
B – Sobre as restantes matérias, o MS assumiu que não tinha, nesta reunião, qualquer evolução de posição.

DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO NEGOCIAL
1 – Avaliação do Desempenho – 1.ª reunião do Grupo de Trabalho a 28.Abril
2 – Carreira de Enfermagem: Nova reunião a 7. Maio
Até 7.Maio a CNESE remete as respectivas Propostas
A reunião de 7.Maio é centrada nas Questões Salariais e Âmbito de Aplicação

Colegas
Face ao “andamento do processo negocial” é FUNDAMENTAL QUE TODOS se envolvam, mobilizem e participem, a 12 de Maio, no Dia Internacional do Enfermeiro, comemorando na MANIFESTAÇÃO NACIONAL DA ENFERMAGEM PORTUGUESA.


Comments:
Estão a tentar vencer-nos pelo cansaço, mas desenganem-se!
Querem que nos seja aplicada a velha máxima " De um lobo um pêlo ", INACEITÁVEL!!!
O descrédito é enorme e a paciência esgotada.
GARANTO AO MUNDO QUE NÓS ENFERMEIROS PLEBEUS E DO FUNDO DA TABELA NÃO VAMOS SER OS ÚNICOS A ARDER!
 
Pois no DIA 12 DE MAIO, estarei em GREVE, e se não tiver que assegurar cuidados mínimos, então estarei na MANIFESTAÇÃO.....

Enquanto, não for remunerado como técnico superior!

Enquanto não for reconhecida/COMPENSADA a penosidade familiar e sócio/laboral do trabalho nocturno, feriados e fins-de-semana!

EU NÃO VOTO PS!
 
Dia 7 de Maio é o dia D...
 
Começa haver cada vez mais aproximação do governo às nossas, justas, convicções. Fico ansioso pelo o resultado de dia 7 de Maio, onde se vão discutir os números... COLEGAS DIA 12 VAMOS FAZER A MAIOR MANIF DE SEMPRE!!
 
Drº Enfermeiro Como é que fica a história dos Enfermeiros Especialistas sobem ou não dois escalões? Ainda não foi negociado este iten? Não existe grande informação na negociação de hoje!!!
 
Dia 12 saiam todos à rua mostrando a vossa indignação façam uma manifestação idêntica à dos prof e mostre que são unidos a luta continua enfermeiros para a rua em manifestação.
 
Os enfermeiros desempregados que já há muitos mostrem a vossa infignação os alunos que irão para o desemprego mostrem a vossa indignação os enfermeirtos que tem emprego mostrem a vossa indignação pela perda do poder de compra ......
 
Pela grande mobilização e adesão às últimas greves é que se fez notar alguma cedência por parte do MS. A movimentação já sentida de participação na manif de 12 Maio é que fez com que agendassem a reunião de hoje, 27/4 e a de 7/5.
Tem sido a pressão dos enfermeiros que os fez mudar. Mas ainda não estão no ponto que nós pretendemos. Temos que continuar a pressionar. Este processo tem sido muito bem gerido por parte do SEP. Não temos precisado de fazer greves muito prolongadas (ainda), temos que as fazer é nas alturas certas e têm dado resultados. Vamos continuar com toda a força.
 
Concordo plenamente com o anónimo das 11.39
 
Senhor Enfermeiro (?) José Carlos Martins, deixe-me dizer-lhe o que segue:

1. Um líder é "medido" pela coerência das suas posições;
2. A associação sindical, da qual o senhor é líder, abandonou a MAIORIA DOS ENFERMEIROS ao "deixar cair" a reivindicação da CARREIRA UNICATEGORIAL (só uma categoria), para PROPOR uma segunda categoria de ENFERMEIROS GESTORES;
3. Ora, a gestão em Enfermagem, seja em que modalidade for, só será possível dentre os Enfermeiros DA CATEGORIA DE ENFERMEIRO PRINCIPAL;
4. Ou seja, a "NOMEAÇÃO" depende da categoria; NÃO DA FORMAÇÃO, CONHECIMENTOS OU, sequer, MÉRITO;
5. Mais, os ENFERMEIROS ESPECIALISTAS, que até agora podiam ser nomeados (POR DETEREM FORMAÇÃO), a partir de agora (POR PROPOSTA SINDICAL) deixam de o poder ser.

Tudo isto para o questionar: O QUE ACONTECEU PARA TAL MUDANÇA?????
Como é? Todo este esforço para agora abandonarem o "compromisso assumido" de uma "CARREIRA UNICATEGORIAL"?

Sucede que a primeira proposta apresentada pelo Ministério da Saúde é BEM MELHOR QUE ESTA!!!

Era bem melhor PARA A MAIORIA DOS ENFERMEIROS a 1ª proposta do Ministério da Saúde!!!!

Tristeza de "negociadores".

Eu não voto PS, e muito menos PCP (partido seu e da Bastonária).
 
Mais uma tirada espectacular do SEP!

Então não é que as negociações até corriam bem? Então não é que finalmente se tinha obtido consertação entre os sindicatos? Não é que tinham um acordo tácito de cooperação e entendimento? E agora.... a meio da corrida, o SEP em mais uma das suas tiradas brilhantes, faz concidir uma manifestação com uma GREVE??!! Seria uma ideia brilhante, não fosse à conta desta decisão UNILATERAL, ter quebrado o compromisso com os demais sindicatos. Não me parece de todo oportuna a greve no dia 12. A manifestação ou uma mega manif: óptimo. Muito bem vinda. Agora uma greve?? De um dia??? E não me venham com o argumento que a greve servirá para libertar as pessoas para a manif, porque essa não cola. Quem quiser MESMO ir, vai, mesmo estando de folga.

Resumindo: ridícula, ineficaz e extemporânea.
 
sem querer ser exaustivo no assunto das remunerações.
já estão a propor contratos com suplementos a 25%. Assim acredito que aumenta a remuneração base... retirando aos suplementos.
 
Para o anónimo das 12.11 que já colocou o mesmo comentário anteriormente, vê-se que não tem lido as informações que têm sido difundidas.
A categoria única estava proposta como forma de nos desenvolvermos todos até ao topo da Carreira Técnica Superior (CTS) - posição 57. Na 1ª proposta do MS o topo de Principal (Sénior na altura) era a posição 50. Com o desenrolar das negociaçõs foi colocada a posição 57 no topo da 2ª categoria (já foi um ganho, mas insuficiente). A proposta da categoria de Enfº Gestor apareceu com a salvaguarda de os enfermeiros na 1ª categoria terem o desenvolvimento igual à CTS, portanto tem que ter a posição 57 no topo da 1ª categoria e a 2ª categoria ter remunerações acima da 57. Ainda, a proposta do MS era fazer concurso para Enfº Principal após 15 anos após a aquisição do título de Enfº Especialista e já concordaram em ser aos 12 anos de exercício (mais um ganho). A aquisição da categoria de Principal não tinha diferença nenhuma com as funções de Enfº Especialista da 1ª categoria. Servia apenas para terem um leque de enfermeiros que podiam então ser nomeados arbitrariamente para a gestão e foi isso que não se aceitou. A fazer-se um concurso para uma categoria diferente deve haver funções acrescidas e ter gestores de enfermagem que têm "formação, conhecimentos e mérito" demonstrado para esse exercício diferenciado. Foi por isso que, numa tentativa de aproximação, se pretendeu manter a categoria equivalente aos actuais Chefes, que podem manter a função com estabilidade e não ficar ao bel-prazer das administrações.
Fazer afirmações que "Era bem melhor PARA A MAIORIA DOS ENFERMEIROS a 1ª proposta do Ministério da Saúde!!!!" é de quem não quer participar nos espaços de discussão que o SEP tem promovido e está a fazer o jogo do Governo. Mesmo que haja discordância de algumas posições, essas devem fazer-se internamente com contacto por mail para o sindicato e não colocar em espaços públicos opiniões que só nos fragilizam.
Esta é a minha modesta opinião de enfermeiro que tenta estar esclarecido. Vamos todos participar na manifestação de dia 12 de Maio porque agora está em causa a cedência nos salários. A reunião de dia 7 de Maio vai ter esse objectivo e a mobilização que está em crescendo nas instituições faz pressão mesmo antes da manifestação se concretizar. Inscrevam-se nos transportes do SEP (porque os outros coitados nem para isso conseguem organizar-se).
 
12 anos para enfermeiro gestor?!!!!

Os CIT, que têm a especialidade, o acesso a especialista como vai ser? Concurso?
 
Caro Anti-ZZZ.

Louve-se o esforço que fez. No entanto, não conseguiu um só argumento que permita aderir à sua posição. Senão vejamos:
Na 1ª proposta, integrariam a actegoria de Enfermeiro Sénior TODOS OS ENFERMEIROS DA GESTÃO bem como TODOS OS ENFERMEIROS ESPECIALISTAS.
Isto porque, todos são detentores de IGUAL NÍVEL DE HABILITAÇÕES, quer académicas, quer profissionais.
Ora, o número de enfermeiros PREJUDICADOS é muito (mas muito) superior aos "beneficiados".

Relembro que quem lançou a questão da Carreira Unicategorial foram os Sindicatos (sobretudo o SEP) para recusar a Proposta do MS. Nem vale dizer que o ganho do nível 50 para o nível 57 foi uma "conquista", porque esse ganho seria conseguido à mesma ACEITANDO A 1ª PROPOSTA DO MS, com duas categorias: Enfermeiro e Enfermeiro Sénior.
A grande diferença está que agora o Enfermeiro Especialista terá de concorrer para Enfermeiro Principal (2ª Categoria), quando na 1ª proposta transitaria automáticamente para Enfermeiro Sénior (2ª Categoria).

Assim sendo, o SEP (e todos os outros Sindicatos) "lixaram" milhares de ENFERMEIROS ESPECIALISTAS.

ESSA É QUE É A VERDADE!!!
 
Assim sendo, o SEP (e todos os outros Sindicatos) "lixaram" milhares de ENFERMEIROS ESPECIALISTAS.

ESSA É QUE É A VERDADE!!!
 
Muitos Enfermeiros foram enganados pelo SEP, que (como célula do PCP) geriu habilidosamente o "caderno reividicativo", criando insatisfações.
Com efeito, o PRINCIPAL OBJECTIVO desse "caderno reividicativo" não foi o de conseguir uma melhor CARREIRA PARA OS ENFERMEIROS, mas sim o de CONSEGUIR A PRIMAZIA NO CONTROLO DA PROFISSÃO POR PARTE DA ORDEM DOS ENFERMEIROS (célula do PCP), bem ao jeito do Deputado Bernardino Soares (nº 2 do PCP).

Em suma: o SEP "está-se nas tintas" para os reais interesses Enfermeiros.
 
Concordo com o anónimo das 12:11.
 
Bem visto, "lixaram" milhares de Enfermeiros Especialistas, fazendo-os regredir!!!

Assim sim!!! Assim é que se faz sindicalismo!!!

Acabei de enviar o meu pedido de DESSINDICALIZAÇÃO ao SEP.
 
Muitas reuniões se fazem com a MS mas, o que verdadeiramente interessa á maioria dos enfermeiros, e que os leva a fazer greve e a estarem presentes nas manifestações é o que toca AOS PRINCIPIOS GERAIS DE TRANSIÇÃO PARA A NOVA TABELA SALARIAL e quanto a essa mateia não me parece que seja a principal materia a por na mesa das negociações.

A ministra diz que afinal sobre esta materia não tinha nada de novo

ISTO QUE É O QUE VERDADEIRAMENTE NOS LEVA A LUTA
-O SALARIO E A REPOSIÇÃO NA TABELA COM ENFERMEIROS LICENCIADOS.
É SO BLA..BLA...BLA..
 
Ou eu ando a dormir ou então sou lerda das ideias!!! Como é que se lixam os especialistas??' Até aqui o enfº especialista era uma categoria adquirida após concurso; se bem percebi neste momento pretende-se que ao terminar uma especialidade se fique detentor desse título sendo compensado financeiramente com o posicionamento dois escalões remuneratórios acima do que se detêm, ou não??? por outro lado os enfermeiros especialistas continuam a poder ser gestores se assim o desejarem...ou não???

Provávelmente o enquadramento salarial não será o mais desejável de modo a contentar todos mas como em todas as reestruturações há sempre situações que não saiem beneficiads.
Parece-me também importante que em situaçao alguma se abra mão da participação dos enfermeiros em lugares de enfermeiros chefes ou outros lugares de gestão já que isso seria um retrocesso em termos da profissão. Parece-me também óbvio que nunca deveremos sujeitar esses lugares a nomeações por cor politica o que seria o descalabro total. Passariamos aos filhos e enteados e ás progressões por "graxa e hipocrisia".
 
Ou eu ando a dormir ou então sou lerda das ideias!!! Como é que se lixam os especialistas??' Até aqui o enfº especialista era uma categoria adquirida após concurso; se bem percebi neste momento pretende-se que ao terminar uma especialidade se fique detentor desse título sendo compensado financeiramente com o posicionamento dois escalões remuneratórios acima do que se detêm, ou não??? por outro lado os enfermeiros especialistas continuam a poder ser gestores se assim o desejarem...ou não???

Provávelmente o enquadramento salarial não será o mais desejável de modo a contentar todos mas como em todas as reestruturações há sempre situações que não saiem beneficiads.
Parece-me também importante que em situaçao alguma se abra mão da participação dos enfermeiros em lugares de enfermeiros chefes ou outros lugares de gestão já que isso seria um retrocesso em termos da profissão. Parece-me também óbvio que nunca deveremos sujeitar esses lugares a nomeações por cor politica o que seria o descalabro total. Passariamos aos filhos e enteados e ás progressões por "graxa e hipocrisia".
 
O tal anónimo que defende a proposta do MS, continua sem ler os documentos e a comentar apenas pelo que ouviu o que pessoas mal informadas transmitiram. Se procurar a proposta do MS de 20 de Fevereiro (enviada em dia de greve) no Artº 10, nº 1 - "O recrutamento para os postos de trabalho, correspondentes à carreira de enfermagem,
incluindo mudança de categoria, é feito mediante concurso".
De onde é foi buscar que todos os especialistas iam automaticamente para Principal?
Mais, nesta mesma proposta do MS a transição dos actuais Chefes e Supervisores era para a categoria de Enfermeiro até ao 5º e 4º escalão respectivamente. Como é que os Especialistas ocupariam uma categoria superior?
Depois defende que deviamos ter uma única categoria (com que eu concordo), mas defende que a proposta do MS era melhor com 2 categorias porque permitia os especialistas blá, blá, blá...
Tanta incoerência.
Para os outros anónimos e Zeca Afonso que ainda têm pesadelos de conspiração comunista dos que comem criancinhas, nem comento.
Tentem manter-se informados. É o mínimo que devemos fazer. Para dizer mal e desconstruir temos muitos, mas felizmente que a maioria não tem este comportamento. Acredito no sucesso deste processo, porque tem o contributo de pessoas conscientes daquilo que devemos defender para a nossa profissão.
 
Depois de ler os últimos comentários, pergunto-me:
Quem posta são enfermeiros ou comissários do ministério da saúde?...
NÃO SE DEIXEM ENGANAR.
 
Aos anónimos das 10.57 e 12.56 ... sobre o lixar os Especialistas ...e se estudassem, lessem, fossem ás reuniões, questionassem os Sindicatos, em VEZ DE DIZEREM "BABOSAEIRAS" ...e nem para o umbigo conseguirem ver o melhor...
1 - Pró futuro, para todos os enfermeiros que adquiram a Especialidade é melhor / correcto / justíssimo que saltem de escalões sem necessidade de concurso...como aconteceu comnosco. Termos a Categoria de Especialista foi a unica via do ministério para nos colocar a ganhar o que era devido muito mais tarde (concurso/vagas)
2 - A anterior proposta de chegar a sénior por concurso (alguns com a especialidade ...porque os outros especialistas, que não entrassem no concurso, mantinham-se na categoria de enfermeiro e a ganhar o mesmo ... isto é que era justiça!!!), e depois, alguns desses séniores, eram escolhidos pelo Administração para gerirem os serviços ...era melhor? tenham dó!!!
3 - os futuros e actuais enfermeiros com o titulo de enfermeiro especialista podem continuar a serem chamados a gerir serviços ... mas até abrirem concurso para chefe ...isto é que é o correcto ...não o que acontece hoje em que um chefe gere 2, 3 serviços e depois há uns responsáveis explorados por serviço (assume a responsabilidade e o trabalho acrescido e não ganham mais - nunca aceitei, nem aceitarei, nem quero ser chefe).
4 - quanto à TRANSIÇÃO DOS ACTUAIS ESPECIALISTAS ... QUEM É QUE É PREJUDICADO??? Ainda que fossemos para Séniores, qual era a grelha salarial? SE A PROPOSTA ACTUAL DO MINISTÉRIO É MANTER O ACTUAL SALÁRIO??!! Se a 2º Categoria é para a gestão, os especialistas devem transitar para a área da prestação (a enfermagem não precisa de ajudantes, sub-chefes e segundos elementos ... EU COMO ESPECIALISTA QUERO SER PRESTADOR DE CUIDADOS MAIS ESPECIFICOS E APOIAR OS MEUS COLEGAS E SER JUSTAMENTE PAGO POR ISSO). Se os Sindicatos defendem a posição 57 em Enfermeiro NÃO SEI COMO SOMOS PREJUDICADOS.
Melhor:
a - como perspectiva de topo salarial, o 57 na categoria de enfermeiro é correcta e justa para enfermeiros e especialistas (é a expectativa que agora os Sindicatos já conquistaram na 2 categoria)...os futuros especialistas, se saltarem escalões chegam lá mais depressa.
b - ganhar mais dinheiro no imediato - isso é igual para todas as categorias ... exigem uma transição, não para manter o actual salaário como quer o ministério, mas transitar para um salário superior
Quanto a esta coisa que o Governo daria sempre a posição 57 ... os colegas são do céu ... se cá estivessem e atentos às negociações de 91, 97 e 98 já saberiam o que é preciso lutar para eles lá nas negociações conseguirem ... o Governo dá...tou farto de o ver dar mas é aos bancos!
Quanto há Carreira Unicategorial, quem é sócio do SEP recebeu a Revista em 2002 relativa ao seu Congresso, onde era um principio estruturante da nova carreira ...mas isto tem que ser contextualizado. Nessa altura, e até 31.12.2008, era a única forma de atingirmos, na prestação de cuidados, o topo da Técnica Superior. agora, a partir de 1.1.2009, as coisas são diferentes: o topo da técnica superior é o 57 e a Tabela Unica da FPública tem 115 posições ... conclusão: a prestação de cuidados/licenciados já podem chegar ao 57 e a gestão tem do 57 ao 115 para terem escalões.
Não sou mais esperto que os outros ... basta ler os Comunicados e com as dúvidas falar com os colegas (no meu caso) do SEP.
 
No caso de se passar automaticamente para especialista e subir dois graus remuneratórios, iria provocar avalanches de gente a correr novamente às escolas, desta vez para fazer a Especialidade!
Não acreditem em tanto facilitismo!
 
Primeiro todos os enfermaeiros tentaram tirar a licenciatura ou fazer o complemento de formação em enfermagem isto para receber mais uns euros.....

Uma vez que isto não chega para receber mais uns euros vamos todos tirar a especialidade.
os enfermeiros ficam com formação a nivel de especialista mas a nivel salarial É O MESMO

VAI AQUI UMA POLITICA...
ISTO É PARA ENCHER AS ESCOLAS DE ALUNOS E PARA ESTAS RECEBEREM UNS DINHEIRITOS Á NOSSA CONTA.

TANTA ESPECIALIDADE E TÃO POUCO SABER.
 
ainda não subimos nada com o grau da licenciatura e já estamos preocupados com as especialidades. não seria importante conseguir conquistas para todos primeiro. os especialistas tb já são licenciados.calma, caso haja "fruta" vai ser para todos...
 
Caro ZZZ (que de anti NADA TEM),

Não seja DEMAGOGO, diga a VERDADE!

Eu não falei da contraproposta de 20 de Fevereiro. FALEI DA 1ª PROPOSTA DO MS, entregue muito antes dessa data. NÃO QUEIRA TAPAR O SOL COM UMA PENEIRA!

Peça ao SEP que a publicitem NOVAMENTE, já que o Sr. está ZZZ (ou quer por os outros ZZZ?). Nessa proposta está escrito QUE TRANSITAM PARA A CATEGORIA DE ENFERMEIRO SÉNIOR OS ENFERMEIROS SUPERVISORES, CHEFES E ESPECIALISTAS. Mais claro é impossivel.

Agora, o Sr. é tão ZZZ, que leu a contraproposta apresentada a 20 de Fevereiro: onde o MS abandonou na 2ª categoria a denominação de SÉNIOR, para utilizar a denominação de PRINCIPAL.

Não seja DEMAGOGO!
 
Caro anónimo das 8:07 PM,

Tanto "jogo de cintura" que mais parece uma "bailarina de entretenimento"!!!

Deixe-se de DEMAGOGIAS.
 
A proposito da negociação da carreira e de outros assuntos escrevi um artigo digamos de opinião no Cogitare em Saúde passe por lá !

Titulo :
Fala-se de um Onda de Contestação, mas quem são os Culpados?

Link : http://cogitare.forumenfermagem.org/2009/04/27/fala-se-de-um-onda-de-contestacao-mas-quem-sao-os-culpados/


Abraço
 
Para o anónimo das 8:07 PM.
Mostre lá a tabela salarial proposta, para que eu possa ver se está proposto que TODOS OS ENFERMEIROS (1ª categoria) possam atingir a posição 57.

Melhor ainda, apresente a PRIMEIRA PROPOSTA DO MS e a actual (COM GRELHAS SALARIAIS) e depois veremos quem diz "BABOSEIRAS".
 
Para o ZZZ e QUEJANDOS:

Retirado da 1ª proposta apresentada pelo MS em Dezembro de 2009:
"Artigo 17º
Transições para as categorias
Os actuais enfermeiros nomeados definitivamente em categoria da carreira de enfermagem aprovada pelo Decreto-Lei nº 437/91, de 8 de Novembro, integram, sem mais formalidades, a carreira prevista no presente diploma nos seguintes termos:
a) Enfermeiros e enfermeiros graduados, passam a deter a categoria de enfermeiros;
b) Enfermeiros especialistas, enfermeiros chefes e enfermeiro supervisor, passam a deter a categoria de enfermeiro sénior."


Como sei que lêm os documentos, APENAS LHES PEÇO: SEJAM HONESTOS; NÃO SEJAM DEMAGOGOS.
 
Caro ZZZ (porque anti, SOU EU),
O senhor pegou-me sono. Vou dormir:
 
De facto deixa-me espantado os comentários de alguns colegas, que só demonstra que andam a léguas daquilo que os sindicatos defendem e que tem sido discutido nos devidos locais, mas q provavelmente eles n estiverem prersentes... Os SINDICATOS E A ORDEM defendem a ESPECIALIDADE COM O RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIAS, OU SEJA COM O TRABALHO EXERCIDO. MAIS, QUE SEJAM GRATUITAS E QUE TODOS OS ENFERMEIROS TENHAM A POSSIBILIDADE DE A OBTER!! A ordem tem um grupo a trabalhar nas futuras especialidades... LEIAM ANTES DE DIZEREM BARBARIDADES! TODOS JUNTOS DIA !!
 
Resposta ao comentário das 12.44 da autoria de Luís e aos Colegas que perdem a coragem :

Caríssimos. Neste momento todos os esforços são poucos para que as negociações sigam no rumo das expectativas dos ENFERMEIROS ou se aproximem o mais possível delas.

Os sindicatos não têm medido esforços para atingir metas satisfatórias ; depressa e bem há pouco quem , e como o MS pensava que resolvia a Carreira de Enfermagem em três penadas , descobriu que essa facilidade não é tão linear.

Têm dado força aos Sindicatos a disponibilidade dos Enfermeiros nesta luta, que é não só de enfermeiros mas extensível aos alunos das ESE...


Por isso os Sindicatos estão UNIDOS nesta luta por melhores condições de vida e de trabalho dos Enfermeiros...não foi uma decisão unilateral do SEP marcar esta greve para o dia mundial do Enfermeiro , mas sim concertada entre as duas federações (CNESE e FENSE)constituídas por 2 sindicatos cada uma.
Não sou sindicalizada no SEP mas acredito no esforço da Unidade nesta LUTA... e na coragem dos membros da CLASSE para ajudarem os Sindicatos . A negociação de uma Carreira não é constituída de facilidades.

Em cada uma das reuniões conseguem-se dar pequenos passos na direcção certa . Penso que não é o momento de os ENFERMEIROS desistirem e porque não houve decisões unilaterais... Greve dia 12 de Maio para que o Governo entenda que os Enfermeiros querem muito mais do que as migalhas que está a disponibilzar..
 
diz:
"Em cada uma das reuniões conseguem-se dar pequenos passos na direcção certa "

só e pena que em cada reunião se leve á mesa de negociações varios temas

A prioridade neste momento é:

SOMOS LICENCIADOS E QUEREMOS RECEBER COMO TAL...PONTO.
 
Bem Dito Margarida.

EU NÃO VOTO PS
 
Deixem-se de espicaçar-se uns aos outros e centrem-se no fundamental NOVA CARREIRA DE ENFERMAGEM E SUAS REPERCUÇÔES FUTURAS TUDO O QUE O SINDICATO CONSEGUIR será o "melhor" para todos pois não temos outra forma de o fazer.
Já o devia ter feito à mais tempo mas mais vale tarde do que nunca.A hora é de continuar a reivindicar o que é nosso de direito equiparação a licenciados (vencimento), subidas de escalão, comtemplar quem tira a especialidade, horas complementares de vencimento, risco, penosidade etc... etc ..... Devemos continuar a mostrar que somos uma classe "unida" em função dos seus objectivos que temos que atingir.
 
Fixe, querem que eu lute pelos novos que vão ganhar como Licenciados (mas eu não, só daqui a 10 anos se tudo correr bem), pelos Especialistas, pelos Gestores (aqueles que me ameaçam quando falo em aderir ás greves, peço horas,quanto mais dias...para formação ou menciono qualquer outro direito), e por mim alguém está a lutar??? Ah e fico contente de acordo com o proposto pelo MS, lá para 2019 passo a ganhar 1201Euros, não me gozem!!!
 
Força SIPE, SE, SEP e SERAM...
É pena que cada um que vive fechado no seu casulo não perceba o esforço destas estruturas...
Também é pena que haja colegas que achem os outros (não SEP) coitados...
Não são coitados e já fizeram muito pela enfermagem...Todos juntos venceremos... Yes We Can...
 
Temos realmente alguns que não pensam o que é melhor para a Enfermagem. Estão sempre a ver é se eu conseguir, que se lixem os outros. É uma pena e assim nunca conseguiremos ser uma profissão com méritos reconhecidos.
A 1ª proposta de Dezembro foi completamente recusada, porque colocava todos os actuais enfermeiros em 2 categorias que tinham exactamente as mesmas funções, na área da prestação. Servia só para travar o acesso de todos ao topo, com um concurso para sénior. Desmantelava completamente a gestão feita actualmente por enfermeiros, que ficava ao dispor das administrações com nomeação.
Os enfermeiros especialistas podiam transitar para enfº sénior, mas, e os futuros especialistas? Ficavam exactamente como estão hoje alguns, dependentes de um concurso que nunca abre e a exercer sem alteração nenhuma na sua remuneração. Esta é que era a proposta melhor? Qual era a diferença dos especialistas colocados em sénior e os especialistas que se mantinham em enfermeiro? Em funções, nenhumas. Se calhar digo mal, porque alguns iam puxar dos galões para não fazerem nenhum, lá porque eram sénior e portanto mandavam tanto como os antigos chefes. Isto é que era uma proposta equilibrada e justa? Estamos fartos de sub-chefes, adjuntos, segundos elementos, ajudantes e sei lá que mais, que se protejem na proximidade do chefe e que não querem prestar cuidados. O fundamento da Enfermagem é a prestação de cuidados e a carreira tem que traduzir isso. Claro que para tal, precisamos de alguns a gerir esses cuidados e os recursos e a carreira deve contemplar a função de gestão. Não vamos criar situações dúbias, intermédias, entre nem sei o quê e que só serve é para se escaparem de estar próximo do utente.
Se não gostam de ser enfermeiros podem ir andando.
Claro que defendo uma carreira com uma única categoria. Permite a área da gestão ser exercida em comissão de serviço e quando terminada deve possibilitar o regresso à categoria de enfermeiro. Poderia minimizar algumas prepotências que para aí há e que poderiam provar do mesmo tratamento quando fosse outro enfermeiro a exercer o cargo. Essa não poderá ser agora mas não fica totalmente fora de hipótese numa futura revisão.
O que intessa agora é dar a maior força aos negociadores e aderir a todas as formas de pressão que sejam decididas.
 
É triste que nem num espaço público e que de certeza que até o ministério da saúde segue, ainda haja espaço para discordar e mostar brechas na nossa posição que devia ser conjunta. Tentem manter a discussão num nivel mais elevado e tentemos concentrar esforços. Mas espero que no fim da negociação não se chegue a descobrir que a luta de todos não foi apenas para o benefício de alguns. Mas se se souber, que é sócio, rápido pode deixar de ser...
 
Caro (a?) anti-ZZZ,
Tanta incoerência!!! Tanta demagogia!!!
Mas, enfim mostrou o que é!!! E, pasme-se, até se mostrou!!!
Ficou bem...no post imediatamente a seguir.
 
Quem se mostrou e se viu que tipo de pessoa é, foi quem veio aqui iniciar a provocação, repetindo até o mesmo comentário que já tinha feito noutro post, a espicassar, à espera que alguém viesse responder. Tentei apenas esclarecer aqueles que podem ler as suas intervenções anteriores e ficarem com ideias erradas.
Mas o melhor é mesmo cada um procurar por si as informações e interpretá-las à sua maneira, para não se sentir manipulado.
Boas Lutas e sucesso para Todos.
 
Olha para o anónimo das 11:30 PM

Isso são ameaças?

Negociadores da treta! Tristeza.
 
Anónimo das 8:07 PM e anti-ZZZ, deviam pedir desculpa pelo que disseram:

no caso das 8:07 PM escreveu uma série de falsidades, onde remata: "não sou mais esperto que os outros..." - Tem toda a razão. É menos...

no caso do anti-ZZZ, FOI PATÉTICA a sua última intervenção. Com efeito, depois de tentar manipular opiniões "misturando alhos com bugalhos", NÃO FOI CAPAZ DE (no mínimo) dizer QUE ERROU. Antes FEZ JUIZOS DE VALOR sem apontar onde estavam os erros do opinião do outro comentador. Assim não transmite ideia de seriedade, antes pelo contrário
 
Sejam "crescidinhos" e concentrem-se na futura greve.
 
Ao anónimo das 11:01 AM

Seja "crescidinho" e tenha a percepção de que MILHARSE DE ENFERMEIROS ESPECIALISTAS SAIRÃO SÉEIAMENTE PREJUDICADOS COM ESTA CARREIRA.

Seja "crescidinho" (melhor: não seja PEQUININHO) e perceba que a PRIMEIRA PROPOSTA DO MS, se fosse bem TRATADA EM TERMOS NEGOCIAIS, era BEM MELHOR PARA A ENFERMAGEM (EM GERAL).
Mas, como infelizmente, "outros interesses" se levantaram É BEM PIOR A ÚLTIMA.

Por isso, o DOUTORENFERMEIRO colocou, num post, o verdadeiro "retrato" dos NOSSOA NEGOCIADORES!!!
 
O "retrato" é aquela fotografia do "PORCOS COM GRIPE".
 
Para quando colocar em cima da mesa outras medidas como redução de carga horária à medida que se progride na carreira de forma a reconhecer a penosidade da profissão e a ausência de subsídio de risco?


Mais uma vez temos uns dirigentes sindicais mesquinhos que só olham como um burrinho atrás da cenoura, para o dinheiro....


Estou a ver o que vai acontecer: Vão nos dar uma cenoura e mesmo essa cenoura só nos vai ser dada se o PS ganhar as eleições. Mas Chegará altura de transitar para a nova carreira e os anos de serviço não contarão...ficando essa transicção dependente do orçamento do estado, ou seja, mais 10 anos pa subir uns míseros euritos....

Chegando só alguns (chefes)ao topo da carreira de tecnico superior...

Um chefe deve ganhar mais uma percentagem sobre o valor do salario de um tecnico superior e não começar no fim da carreira de tecnico superior....Mais uma vez se faz uma carreira a pensar e a defender os chefes...Era bom que não houvesse lugares fixos e voltassem tb a prestar cuidados de enfermagem!!!! Não deve haver lugares vitalícios e devem ser tb eles avaliados pelos outros efermeiros e objectivos....
 
Ao anónimo das 6.40 é precisamente o que referiu que está agora nos objectivos desta próxima manifestação. Que os enfermeiros cheguem ao topo da carreira téc. superior e que os chefes ganhem acima desse patamar. Será agora também a pressão para que se tenha o reconhecimento da penosidade e risco e a passagem mais rápida à posição seguinte em vez dos 5-10 anos com a avaliação de desempenho. Se não houver muita vontade dos enfermeiros nestas exigências e não participarem em força então podemos todos dizer que não se conseguiu porque não fomos suficientemente fortes.
 
Visitem este blog de um enfermeiro de Leiria:
http://viegas.bloguepessoal.com/1/
Este sim, faz apelo à participação na manifestação de 12 de Maio.
 
Esse é blogue é uma cópia do doutor enfermeiro!!
 
O anonimo das 6.40 e o seu antecessor parecem querer fazer passar a mensagem de que a transição já está decidida e não está (serão recados encomendados pelo ministério????) e é precisamente tema da proxima reunião de dia 7 de Maio. Não esqueçam a carreira será a que nós quisermos que seja, ou seja, será aquela pela qual estamos dispostos a lutar...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!