terça-feira, abril 21, 2009

Um Sherlock impaciente e os alunos que têm que marrar (senão chumbam!)...


Tenho andado, por aí fora, a investigar os Enfermeiros, mais precisamente em que actividades é que estes despendem o seu tempo. Como a senhora Bastonária vai mandando umas postas de pescada ao ar (sobre o suposto número de Enfermeiros em falta), baseadas em números batoteiros da OCDE, temos, nós próprios e obrigatoriamente, que nos dedicar a pescar com inteligência.
Ao longo do tempo descobri um padrão numérico que se repete em ciclos - se a senhora (que empunha o bastão) acorda para a esquerda, faltam 20 mil Enfermeiros, para a direita, já faltam 30 mil. Se come grelhados, a conta chega aos 18 mil, se o jantar é cozido, a coisa é mais avantajada: faltam 40 mil.
Mais mil, menos mil (perdeu-se a personalização, agora, na Enfermagem, é tudo aos "mil"), as Instituições de Saúde já deitam os currículos pela janela pois, pelo que dizem (e eu confirmo), já ocupam espaço em demasia. Até já se manda currículos para Instituições que ainda não abriram, nem vão abrir a curto prazo.
Nós, os ingénuos, ao contrário dos californianos e não só, não temos qualquer legislação que regulamente rácios, e cá na Lusitânia estas coisas decidem-se à luz do vento da trova que passa, ou seja, à vontade do digníssimo Administrador que a política determinou para o lugar. Num serviço onde deviam estar 4 por turno, metem 2, e avisam que se não trabalharem por 4 vão para o "olho da rua"... e os coitados - perdoem-me a expressão - trabalham (mais óbito, menos óbito) para salvar o próprio coiro (por 4, 5 ou mais colegas se for necessário...)!
Se lhes reduzem o salário a metade, trabalham também (seringa atrás da orelha e assobio alegre)! Há limpa-chaminés com mais dignidade! Em Braga, por exemplo, três auxiliares de limpeza não aceitaram que lhes retirassem os direitos: foram despedidas e puseram o Estado Português em tribunal!! Se fossem Enfermeiras tinham-se borrado de medo e calavam-se. Acho que o problema reside, em parte, na filosofia sofredora e humilhante que as escolas imprimem nos alunos - tratam-nos como operários subalternos feitos crianças. No meu tempo, disse-me uma "professora": "a barba é para se fazer todos os dias durante o estágio". Andei semanas-a-fio barburdinho da silva, já nem aguentava o prurido e estou cá.
.
Já está na hora de ensinar aos alunos o que é dignidade, igualdade e capacidade potencial. Nos "meus" alunos não há histórias da carochinha: é marrar forte e feio sem piedade (senão chumbam! - não há cá relatórios poéticos e inúteis, perfumados, com desenhos e cores bonitas! - depois de um Mestrado na área de Pedagogia e Supervisão é que me apercebi, ainda melhor, da pouca utilidade das reflexões não desejadas. A perspectiva reflexiva é um patamar que o aluno/profissional adquire com a maturidade! aí será proveitosa!), saber e estar, e desde logo torço o pepino: "os Enfermeiros são profissionais com o mesmo nível de dignidade de todos os outros - devemos lutar pelas nossas convicções"!
Urge a necessidade de reforma do ensino da Enfermagem. Uma das primeiras medidas seria varrer com a enorme quantidade de professores incompetentes que vagueiam pelas Escolas, disponibilizando os lugares para quem, efectivamente, é capaz e apresenta os critérios pretendidos que, vulgarmente, são exigidos a um Professor do Ensino Superior.
.
Voltando ao princípio: depois da minha investigação empírica e de relógio em punho, concluí (com todas as fragilidades metodológicas inerentes) que os Enfermeiros só dedicam cerca de 60% do seu tempo de exercício exclusivamente à Enfermagem. Isto quer dizer que, aproveitados correctamente e com dedicação a 100%, quase dobravamos(!) as horas de cuidados de Enfermagem neste país desgovernado. Enquanto tivermos Enfermeiros a fazer o trabalho de Auxiliar, Administrativos, Assistentes de Consultório, Telefonistas e afins, teremos sempre um défice na quantidade de horas de cuidados. Tenho dito!
.
P.s. - Peço desculpa, mas hoje estou ligeiramente inflamado!

Comments:
Eu penso que dedico menos que 60% do meu tempo a actividades de enfermagem propriamente dita.
Quanto aos alunos/escolas, sempre tive a mesma opinião; talvez isto mude quando o curso deixar de ser leccionado em ESCOLAS e passar a ser leccionado em FACULDADES como os restantes cursos superiores.
 
caro doutor Enfermeiro estou totalmnte de acordo.Já todos fomos alunos a mim mandaram-me cortar o cabelo e eu fiz um rabo de cavalo e também sou daqueles que trabalho por 2. Só ainda não entendi porque retirou o post da SUB de Ponte de Lima, será que foi censurado?
 
Já o disse neste blog, e repito (partilhando da tónica do Dr. Enfermeiro)... As escolas têm de se deixar de lirismos e de babuseiras!!!! Existem cadeiras que mais parecem tiradas de um curso de humanidades!! Eu lembro-me de ter tido Antropologia Filosófica!! E pergunto para quê!?!? Perdi não sei quantas horas que podiam ter sido mais bem aproveitadas. Já para não falar de outras cadeiras ainda bem mais ridículas, que para mim só serviam para encher os bolsos a quem lá ia dar umas horitas!!!
Irrita-me ver alunos nervosos para realizarem reflexões e pensamentos e sei lá que mais, em vez de se preocuparem com coisas com substância e relevantes para a prestação de cuidados!
Isto é a cultura do facilitismo que as escolas fomentam e cada vez mais me conveço de uma coisa... quem está nas escolas a dar aulas não percebe rigorosamente nada de nada, porque de certeza que se dominassem determinados temas como Fisiopatologia, Farmacologia, Anatomia e outras "ias" mais que são efectivamante importantes, não se assistia à vaga de médicos, psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos, nutricionistas, etc a leccionar nas nossas escolas! E depois ouvem-se pérolas como "somos uma ciência com subsídios de outras ciências" que traduzido há letra quer dizer "Andamos a reboque de tudo e todos e pouco ou nada temos efectivamente nosso!"

Por aqui se vê o motivo pelo qual os alunos não sabem nada!! Porque quem os ensina pouco ou nada sabe. Efectivamente existem excepções às quais faço a vénia, e que para mim foram modelos que me esforço por seguir no meu quotidiano. E que conseguem aliar o humanismo à ciência e à técnica, equilibrando-os na mesma balança.

Enquanto continuar-mos a ser a ciência do "estica holisticamente o lençol" ou "limpa a sialorreia como um todo" não nos conseguiremos impôr!!

Ainda se fala em modelos espanhóis.... até lé temos de comer muita sopinha! A começar pelas escolas!!!

Perdoem-me os mais conservadores, mas existem coisas que são tristes de se ver no dia-a-dia. Ttriste e revoltante observar como somos entre nós (mesquinhas, obsecados com coisas banais e ridiculas, por vezes a tocar o jocoso) e como os outros nos vêm (sem conteúdo, distituidos de pensamento crítico, de objectividade, de cientificidade).

Enfim...

Enfermeiro Atento
 
"Talvez isto mude quando o curso deixar de ser leccionado em ESCOLAS e passar a ser leccionado em FACULDADES (?) como os restantes cursos superiores", pois eu acrescentaria quando certas ábeculas deixarem de dar aulas, porque "a roupa não faz o monge", certo?
 
O que eu tenho assistido é que esta classe não é unida como noutras... anda meio mundo "de Enfermeiros" a tentar lixar outro meio mundo "de Enfermeiros" um belo exemplo para os futuros Enfermeiros não haja duvidas... é o salve-se quem puder...

Já agora o aluno paga para trabalhar, mostra dedicaçao e em muitas situaçoes alivia a sobrecarga de trabalho do Enfermeiro, realmente havia de haver mais respeito.
 
Doutor Enfermeiro tem toda a razão o problema está nas escolas, querem formar filósofos submissos em vez de enfermeiros competentes...
 
Mais uma vez um belo post, em tudo de si realista e actual. Concordo com o facto de se trabalhar pouco para a enfermagem e em demasia para actividades que não nos são competentes.
Acho que o facto de ter o cabelo ou a barba um pouco maiores não faz mal a ninguém. Cabelo à frente dos olhos quando se faz um penso, óbvio que não, ou ainda despenteado ou com aparência rude não será de apoiar pois fica sempre bem para com os nossos clientes, agora de certo que ninguém me impedirá de ficar alguns dias com a barba por fazer. Ainda para mais, quando por vezes temos numa semana de trabalho turnos que quase nos impedem de ter vida própria.
Outro ponto relevante é o facto dos relatórios todos bonitinhos que são pedidos aos alunos começarem a ser mais importantes que o simples facto de saberem estar, ser e fazer no ambiente onde estão inseridos. Na prática, uma reflexão será sempre mais eficaz quando feita pessoalmente, pois qualquer aluno quererá sempre efectuar uma reflexão escrita que seja do agrado do seu tutor.
Continuação de com trabalho!
 
Não é habitual visitar este blog mas encontrei uns posts bastante interessantes... pena que a discussão introduzida por alguns comentários por vezes baixe de nível e se desvie do assunto inicial.
Dou-lhe os parabéns pela frontalidade e pela pertinência dos conteúdos. Aliás confesso que quando terminei o curso há uns anos foi precisamente esta obcessão pela reflexão, pela vertente social e psicológica (enfim, por todos os conceitos abstratos que tanto estudantes como profissionais são bombardeados)que me vi desiludida. Terminei o curso com uma pobreza de conhecimentos cientificos que até me envergonhava... e até com alguma pobreza de espirito. A escola de enfermagem não fomentava a sede de conhecimento e para quê uma pessoa chatear-se se o que importava era entregar uns trabalhinhos jeitosos em que palavras como "cuidar" e "empatia" aparecessem o maior número de vezes possível. E se contasse episódios em que me tinha emocionado junto de doentes, melhor...
Enquanto estudante, foi educada (como os meus colegas) a vestir de branco emaculado, cara lavada, brincos discretos, olhar baixo e sorrir, sorrir sempre nem que me tivessem a enfiar um pau de vassoura pelo .. a cima. A escola não forma enfermeiros que discutam, que tomem posições, que questionem... aliás hoje, no meu serviço, enquanto enfermeira, não recebo estudantes de enfermagem mas sim alunos de enfermagem. Olho para eles e revejo-me há 4/5 anos: olhar receoso, um sorriso estupido na cara, a dizer barbaridades e o pior... é que eu posso dizer barbaridades e dizem que sim a tudo!
SrDoutorEnfermeiro, confesso que sai do curso descontente, hoje continuo descontente mas não tenho mais forças: se tudo correr bem daqui a 2 anos abandonarei a profissão porque estarei a terminar um segundo curso superior. Não é a melhor atitude (até é um bocado de rato abandonar o barco estando ele a afundar-se)mas confesso que não vejo perspectivas de mudança.
No entanto, apesar à partida parecer estar a borrifar-me dado contar com uma saída triunfante daqui a 2 anos (espero) continuo a discutir, a reivindicar, partilhando da luta.
 
Caríssimo Doutor Enfermeiro é-me desconhecido que escolas/realidade você conhece, mas devo informá-lo que há escolas que preparam alunos para a realidade e preparam-nos de tal forma que são capacitados e incentivados a firmar a sua profissão, a sua intervenção e a sua independência. Por favor não generalize. Não conhece todas as escolas por isso não fale das mesmas como se fossem todas iguais.
 
"Acho que o problema reside, em parte, na filosofia sofredora e humilhante que as escolas imprimem nos alunos - tratam-nos como operários subalternos feitos crianças"

Não podia estar mais de acordo!!

E a metodologia científica para avaliar os alunos, é se eles "são ou não desenrascados"!!!

O que significa isso?

Se têm jeito?

Não maior parte dos casos é se despacham o trabalho a tempo!!!

Que treta...

Eu ensino os meus alunos (coisa que muitos professores não conseguem fazer - só mandar fazer trabalhos e perguntar se é desenrascado em estágio.

Sei que há mais orientadores minoritários como eu, mas são poucos ...
 
bom post
 
Neste artigo temos duas situações que embora pareçam contraditórias, na realidade existem. se por um lado temos enfermeiros que trabalham por dois, pelo outro, temos enfemreiros que só gastam 60% do seu tempo a realizar actividades de enfermagem.
A primeira situação deve-se à imcompetência e irresponsabilidade de Enfermeiros gestores e admnistradores a quem deveriam ser imputadas mortes e doentes vitimas de cuidados sem qualidade.
A questão dos enfermeiros que só gastam 60% do tempo em actividades de enfermagem é muito mais sensivel do que parece.Porque se por um lado nos deveriamos limitar a desempenhar bem as nossas actividades puramente de enfermagem, por outro lado, quantas mais actividades desenvolvermos mais enfermeiros serão necessários para as desenvolver logo menos estarão no desemprego e sem enfermeiros no desemprego mais poder teremos. se não vejam a situação dos médicos, enquanto houver carência deles serão reis e senhores e é por isso que inteligentemente eles não permitem a sua formação em abundância, como nós permitimos a formação de enfermeiros.
 
PENSO QUE ENFERMAGEM NÃO SE AFIRMA PORQUE NESTES ÚLTIMOS ANOS NÃO SE FORMARAM ENFERMEIROS, «FIZERAM-SE» ENFERMEIROS, A FORMAÇÃO DEIXOU DE SER CONTROLÁVEL POIS AS ESCOLAS TORNARAM SE " LINHAS DE MONTAGEM" E MÁQUINAS SORVEDORAS DE CAPITAL PATERNO.
OS ALUNOS SAO DESPEJADOS NOS SERVIÇOS POR ESSE PAÍS FORA, ENTREGUES A ENFERMEIROS MUITO NOVOS SEM MATURIDADE NECESSÁRIA PARA NÃO DIZER CONHECIMENTOS, OUTROS ENTREGUES AOS CHEFES QUE A SEGUIR OS IMPINJEM AOS COLEGAS MAS VÃO RECEBENDO UNS EURITOS, OUTROS ENTREGUES A MERCENÁRIOS QUE TB OS TEMOS, E OUTROS ENTREGUES A SI PRÓPRIOS! ORA MEDIANTE TAL CULTIVO INTENSIVO AS «QUINTAS» ESTÃO Á BEIRA DA INFERTILIDADE E O PRODUTO É fraquinho. E OS ENFERMEIROS SÃO COMO TUDO O RESTO NÃO SE AVALIAM PELA QUANTIDADE QUE SÃO PARIDOS, MAS QUALIDADE QUE TÊM!
COM TANTA FALTA DE ENFERMEIROS QUE AS NOSSAS ESTRUTURAS APREGOAM ADMIRO ME QUE NÃO APAREÇAM OFERTAS DE EMPREGO NOS JORNAIS DIÁRIOS OU ABERTURA DE CONCURSOS... NADINHA.
ALGUEM IMAGINA UM MINISTRO OU ALGUEM COM DOIS DEDOS DE TESTA NOS DIAS DE HOJE INCENTIVAR OS FILHOS A SEGUIREM ENFERMAGEM? PORQUÊ SE HÁ ASSIM TANTA FALTA?
DOTEM OS SERVIÇOS DE AUXILIARES, ADMINISTRATIVOS, E MOÇOS DE RECADOS SUFICIENTES E VÃO VER COMO OS ENFERMEIROS SOBRAM!
CHOCADOS! ENTÃO ACORDEM OU AMADUREÇAM.
UM ABRAÇO, N.E.

E CLARO QUE NÃO VOTO PS.
 
Mais fantástico post meu experiente amigo. Há uns artigos atrás tentei publicar um comentário que o dr enf não permitiu. O pessoal não sabe porquê, mas porque referi quem era censurou-o. Quem o conhece não é dificil perceber quem é. Admiro a forma como conduz as massas e "tece teias" (as palavras são suas).
Já tinha saudade da sua frontalidade, mas acredite tem tantos inimigos como eu sei que tem amigos.
Continuo a ter imenso gosto em ler o que escreve...
 
CONCORDO CONSIGO a 100%!!!!
 
Tem toda a razão !
 
É bom ouvir umas verdades
 
Sr/a das 10:28
Com a qualidade partidária que Temos, vai votar em quem....???? na Olivia Palito???
Eu não voto em ninguem.
 
Quem quiser fazer umas perguntas ao Eng. Socrates passem no Cogitare.

Pos verdadeiro a ver vamos se com os internatos a realidade e exigencia muda .
 
Por acaso nunca percebi muito bem a filosofia de caridade que os enfermeiros têm de fazer e desenrrascar tudo! Fazemos o trabalho dos AAM, dos administrativos, etc.etc. muitas vezes com a desculpa que se não o fizermos quem sofre é o doente??!!! Claro que esta filosofia é de certo modo reflectida para os alunos; por outro lado é frequente ver alunos a ser (des)orientados por enfermeiros com pouco apenas 2 ou 3 anos de curso!! Acham isto normal???!!!! Depois temos nas escolas os srs professores que da realidade actual pouco ou nada sabem! Alguns vergonhosamente já nem querem ser apelidados de enfermeiros!
Os enfermeiros têm de perder o medo de se afirmarem e de lutarem pelas suas convicções e mais... não podemos andar no serviço a reclamar de falta de recursos e ir depois para o privado vender a alma por tuta e meia e trabalhar por 3 ou 4 tendo o dobro dos doentes para cuidar!!!!
 
Faço minhas as palavras dos colegas. Um dos males da enfermagem começa nas escolas quando os alunos sãs formatados pela imcompetência de alguns professores. Os alunos tem que falar a mesma linguagem dos profs, serem meiguinhos de preferencia alimentarem-lhe o seu ego. São 4 anos do faz de conta, histórias da carochinha, joão ratão entre outras.
 
o problema de muitas das escolas do nosso pais é que os seus docentes têm idades compreendidas entre os 45 e os 60... ou seja, leccionam uma enfermagem que já não existe, pois todos eles já estão afastados da prática clinica há muito... tem de haver uma grande restruturação ao nivel da formação académica.. um estudante de enfermagem pode não saber quais os farmacos a utilizar numa vitima em PCR, seja TV FV ou AESP... mas sabe pegar na mão do doente para o acompanhar naquele momento "complicado". depois quando derem a noticia à familia digam-lhes qual foi a nossa intervenção e vamos ver o que é que os familiares preferem.. se era o toque terapeutica se era actuar em conformidade... e consequentemente lá está a visibilidade dos cuidados de enfermagem perante a sociedade em alta.. marcamos pontos assim... mas é pela negativa...
 
Um dos problemas das escolas é que os proprios professores que antes eram enfermeiros, deixaram de ser enfermeiros. Perderam a capacidade de fazer um ensino com base sustentada na practica a começaram a ensinar com base no lirismo.

Veja-se por exemplo nas reuniões de orientação de alunos. Os prof´s apenas preocupados com o lirismo dos relatórios e CIPE´s. Mas enquanto se pede ao auno e ao prof. para justificar uma atitude de enermagem tomada pelo aluno, este apenas se defende com o que lhe foi ensinado na escola e o prof. não tem argumentos sequer!

Antes ensinavam com acetatos, e agora é em PowerPoint. Mas o conteúdo é o mesmo.

Aos alunos não lhes é ensinado a pensar no porquê, mas sim a decorar para o dia seguinte!

Concordo que é preciso fazer algo em relação aos professores. Muitos que já leccionam há anos, que perderam a capacidade de ensinar com base na evidecia.

Deviam regressar a campos de estágio, mas tb como Alunos. Não tenho a menor duvida que alguns chumbavam
 
Dr. Enfermeiro, este "post" é magnifico. Já agora dou-lhe os meus parabéns por ter terminado o seu Mestrado.

EU NÃO VOTO PS!

Cumprimentos.

NEL.
 
Estimado colega DE, a ser verdade, também eu lhe dou os parabéns pela conclusão do seu mestrado. Um bem haja.

Quanto ao ensino da enfermagem e mais particularmente os "profs", bom fiquei com um "pó" (que não de arroz") à maioria deles que se passar por tais "personalidades" na rua seguramente serei "vítima de um #GÓMITO" tipo vómito derrancadamente biliar...
E fiz a minha licenciatura numa instituição de renome cósmico. Também eu tive umas "pequenas" quezílias com uns quantos "profs.". Julgavam suas banalidades que estavam a lidar, na sua maioria com "pré-adolescentes", vulgo cachopos. Esses vergonhosos relatórios de final de estágio, essas reflexões críticas...
Mas que reflexão crítica poderá ter um estudante de enfermagem do 1º ano?? E a ter seria sempre uma crítica "construtiva" tipo redundância....
Pois tive um que me ameaçou que me chumbaria caso não fosse mais "comedido" nas palavras. Outra (BESTA)houve que foi mais além, levando a coacção ao extremo através de postura persecutória. Bem essa sublime representante da classe equina só não me chumbou porque não teve mesmo hipótese, pois tivesse eu libertado um flato e seria pronta e severamente punido em tribunal marcial por terrorismo químico. Enfim, antro de aves em vias de extinção (assim espero).

Um abraço,
Hugo Roque
 
Antes de mais vou apresentar-me: sou uma Enfermeira recém-licenciada (se é q se pode dize-lo, ainda, uma vez que terminei o meu Curso de Licenciatura em Enfermagem há já nove meses até hoje estou sem emprego!).
Tendo em conta tudo o que li neste post posso dizer q concordo e discordo...
Quanto aos Enfermeiros que dedicam apenas 60% do seu tempo em cuidados de Enfermagem só lhe digo sorte a deles que têm tempo de fzr tdas as suas "tarefas" e ainda ir fzr as que não lhes competem... Existem Outros Enfermeiros que se dedicam 200% a Cuidados de Enfermagem e ainda têm que delegar "tarefas" que a meu ver não deveriam ser delegadas.... NUNCA!! Exemplo: Unidades de Cuidados Continuidos com 1 Enfermeiro para 23 doentes quer seja manha tarde ou noite!! Existem cuidados de qualidade desta forma?? Dúvido!! Algum Enfermeiro de Gestão se preocupa com isto?? Se se preocupa é abafado e siga a banda.... Os auxiliares fazem o trab e pronto...

Quanto à formação dos Enfermeiros hoje em dia, concordo perfeitamente com a pouca relevancia de trabalhinhos escritos e reflexoes que mts orientadores nem se dão ao trab de ler... Mas também n adianta pq na minha Ex-Escola, pelo menos, não contam nda... O que conta é a dita aparencia a graxinha e afins.... E os professores com 9 anos de Experiencia Profissional e 23 de Ensino.. Completamente desactualizados...

Quanto ao Internato que se propoe pra 2010 não entendo como pode vir resolver os nossos problemas... Não há dinheiro nem vagas para os desempregados... Mas haverá vagas para internatos para tdos os alunos que saem em cada ano das Escolas de Enfermagem??? e dinnheirinho pra pagar os 900 e pouos euros que receberão nesse internato.... Não entendo e acho uma utopia essa solução!! Podendo ter os Enfermeiros voluntários ou em Estágio Profissional não acredito nisso....
E já me estiquei demais peço imensa desculpa!!
Muito obrigada ao Sr Dr Enfermeiro por nos manter actualizados nesta desgraça em q vai a nossa Profissão e sonho com dias melhores...(sim sonho pq n acredito mt q isto melhore... com os critérios de entrada em Enfermagem cda vez será pior... o nosso futuro estará nas mãos de canalha que ainda n percebeu o peso da sua responsabilidade...)

Mais uma vez peço desculpa mas hoje também estou um pouco inflamada por algumas opinioes ouvidas hoje da parte da Ordem e o SEP numas ditas jornadas de Enfermagem....

Enfª(no papel) Susi
 
Antes de mais vou apresentar-me: sou uma Enfermeira recém-licenciada (se é q se pode dize-lo, ainda, uma vez que terminei o meu Curso de Licenciatura em Enfermagem há já nove meses até hoje estou sem emprego!).
Tendo em conta tudo o que li neste post posso dizer q concordo e discordo...
Quanto aos Enfermeiros que dedicam apenas 60% do seu tempo em cuidados de Enfermagem só lhe digo sorte a deles que têm tempo de fzr tdas as suas "tarefas" e ainda ir fzr as que não lhes competem... Existem Outros Enfermeiros que se dedicam 200% a Cuidados de Enfermagem e ainda têm que delegar "tarefas" que a meu ver não deveriam ser delegadas.... NUNCA!! Exemplo: Unidades de Cuidados Continuidos com 1 Enfermeiro para 23 doentes quer seja manha tarde ou noite!! Existem cuidados de qualidade desta forma?? Dúvido!! Algum Enfermeiro de Gestão se preocupa com isto?? Se se preocupa é abafado e siga a banda.... Os auxiliares fazem o trab e pronto...

Quanto à formação dos Enfermeiros hoje em dia, concordo perfeitamente com a pouca relevancia de trabalhinhos escritos e reflexoes que mts orientadores nem se dão ao trab de ler... Mas também n adianta pq na minha Ex-Escola, pelo menos, não contam nda... O que conta é a dita aparencia a graxinha e afins.... E os professores com 9 anos de Experiencia Profissional e 23 de Ensino.. Completamente desactualizados...

Quanto ao Internato que se propoe pra 2010 não entendo como pode vir resolver os nossos problemas... Não há dinheiro nem vagas para os desempregados... Mas haverá vagas para internatos para tdos os alunos que saem em cada ano das Escolas de Enfermagem??? e dinnheirinho pra pagar os 900 e pouos euros que receberão nesse internato.... Não entendo e acho uma utopia essa solução!! Podendo ter os Enfermeiros voluntários ou em Estágio Profissional não acredito nisso....
E já me estiquei demais peço imensa desculpa!!
Muito obrigada ao Sr Dr Enfermeiro por nos manter actualizados nesta desgraça em q vai a nossa Profissão e sonho com dias melhores...(sim sonho pq n acredito mt q isto melhore... com os critérios de entrada em Enfermagem cda vez será pior... o nosso futuro estará nas mãos de canalha que ainda n percebeu o peso da sua responsabilidade...)

Mais uma vez peço desculpa mas hoje também estou um pouco inflamada por algumas opinioes ouvidas hoje da parte da Ordem e o SEP numas ditas jornadas de Enfermagem....

Enfª(no papel) Susi
 
Não percebo qual é o espanto de numa unidade de cuidados continuados estar um enfermeiro para 23 doentes. O que faria lá um 2º e um 3º enfermeiro?
 
Ao anónimo das 5.25pm

Só pode estar a brincar, certo???????

Ou então não é enfermeiro!!!
 
Isto está mesmo giro. Eu começo a pensar que os AAM ( Agora chamam-nos Assistentes Operacionais )deviam lutar pela regulamentação da sua profissão. É um direito que todo o trabalhador tem. Assim como os enfermeiros, muitas vezes, ocupam o seu tempo a fazer as funções dos AAM, também o mesmo acontece com os outros profissionais, nomeadamente com os Assistentes Operacionais. É ou não verdade?
O pior é que nas carreiras de ambos estão por definir, preto no branco, as respectivas competências e ninguém sabe ao certo onde começam e terminam. Ou seja, vamo-nos desenrrascando, uns mais colaboradores e compreenssivos do que outros. E assim vai o nosso país, cantando canções de liberdade.
Ai se alguns doentes cantassem as canções a que muitos chamaram de "Abril"!!!
 
Sr das 7,59
Não vota em ninguem?
Pode sempre imigrar para a coreia do norte lá não é preciso votar.
 
A culpa é do governo!!!! Não deixa que a malta da laca, anca larga, 8x4,
e mão de vitela cheias de aneis desapareça!
O mundo mudou! Ou se tem «pedal» ou nao se tem.
Acho que era hora de fazer mos uma grande festa de homenagem aos queridos colegas que trouxeram enfermagem até aqui, muitos deles sem saber como e deixa los irem descansar, pois muitos deles estão a travar, a sufocar, a mirrar quem quer, pode e sabe. um bem hajam a todos e vão lá embora por favor , vão buscar os netinhos á escola, vão fazer a operaçao ás varizes, mas vão! e se pensarem um pouquinho vejam como a vida vos sorriu, alguns de vcs entraram no H.S.ANTONIO aos 14 anos para despejar urinois e hoje sao doutores! Vão descansar em paz.
 
Ó josumar vai procurar a tua turma...
 
Porque será q eu, como estudante de enfermagem, revejo completa verdade neste post?

Queria so pedir um favor, DE, será q posso publicar este post no meu blog? com a sua assinatura, claro?

Patrícia
 
Claro que sim Tixa. Felicidades.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!