quinta-feira, maio 21, 2009

Tão preocupados que andam os Professores de Enfermagem...


Anda por aí um movimento de Professores de Enfermagem (preocupadíssimos com os seus rendimentos e com a limitação da extorsão dos alunos), que anda a escrever umas linhas (espécie "abaixo-assinado") dirigidas à Ordem dos Enfermeiros. Opõem-se contra o Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP). Nas horas do fim, os interesses ainda gemem em agonia.
.
Um conhecido Professor na nossa praça, daqueles que escrevem um livro para dizer aquilo que se pode dizer apenas num parágrafo, dizia alto e bom som que o MDP não vai ser viabilizado porque "os Professores não vão permitir"...

Comments:
Acho que o Modelo de Desenvolvimento Profissional desenvolvido pela Ordem foi um golpe de génio para limitar a saída de tanta gente de escolas que não dão qualificações...dão notas e diplomas...e assim a precariedade vai ser muito menor porque a lei do mercado é "Quando um produto existe em abundância ..seu preço deprecia, pois a oferta é grande. A limitação da oferta supervaloriza o produto."

Quanto aos professores...quem for mesmo bom naquilo que faz que é formar profissionais competentes vai concerteza arranjar emprego na área do ensino...quem não for...paciência...
Vai ser uma limpeza...
 
Sou enfermeiro/colaborador/formador de uma escola de enfermagem pública e (com conhecimento de causa) solicito a todos os colegas (enfermeiros na prática e não na formação exclusiva há décadas) interessados no desenvolvimento integral e competente do MDP que iniciem formação pós-graduada em supervisão clínica.
A maioria dos professores de enfermagem estão devolutos para supervisionar a demonstração de competência clínica em enfermagem.
 
A vida ás vezes é madrasta!
Vamos ver os Srs Profs a serem integrados nos serviços por antigos alunos. E a ganharem 1200 euritos! Os que não tiverem tanta sorte terão que pegar nas trouxas e fazerem-se á vida por esse mundo fora!
E vai ser O MOMENTO de aplicar tanta sabedoria e mestria!
Boa sorte!
 
colegas, alguém acha que os professores das escolas de Enfermagem quer realmente saber dos Enfermeiros???? desenganem-se eles pertencem a outro ministério, fizeram questão disso, queriam ganhar como professores do ensino superior e então demarcaram-se do ministério da saúde, que eu saiba, os professores das faculdades de medicina, continuam a trabalhar nos hospitais, são funcionários do ministério da saúde, os nossos não, só querem sentar o seu delicado traseiro nos cadeirões da secretária, a maioria deles são uma nulidade na prática. Sou do 1º curso de Bacharelato em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca - Coimbra, lembro na altura que colegas meus se manifestaram no sentido de se estabelecer essa equiparação, já na altura não aderi a essa fantochada mas, mentes manipuláveis seguem em carneirada. Infelizmente temos professores das escolas em lugares importantes na Ordem, por isso vemos o que faz a Ordem em defesa dos Enfermeiros, mal se ouvem, a ordem dos médicos dá sempre a cara em qualquer problema que queiram afectar o interesse dos médicos, seja ele de que natureaza for, a nossa Ordem chuta para canto, diz que são questões que respeitam aos sindicatos, não se envolve e andamos nós a pagar todos os meses para pagar estas incompetências....
 
Duas posições muito âmbiguas:
"A maioria dos professores de enfermagem estão devolutos para supervisionar a demonstração de competência clínica em enfermagem", ou seja, as competências para formar enfermeiros em contexto clínico são deficientes...
Se assim é, como é que formam profissionais competentes?
"Quanto aos professores...quem for mesmo bom naquilo que faz que é formar profissionais competentes vai concerteza arranjar emprego na área do ensino...quem não for...paciência..."
Quais competências???
 
As competências base para se ser um enfermeiro! Porque para ser algo de jeito, não se é na escola de enfermagem...é na prática...
Os professores da escola, nos estágios, roubavam-me os abocaths das mãos para praticarem! No entanto quem pagava as propinas era eu! Era qualquer tipo de prática era raro os alunos porque "não tinham qualificação"... então como é que adquiriamos...
Por isso o base que é saber-saber adquirimos na escola, o saber-ser depende da personalidade de cada um, o saber-fazer é a prática...
 
Eu não sou professor e sou contra esse MDP....


Muitos enfermeiros? então fechem escolas.... etc...
 
Formar profissionais competentes???Muitos deles ainda dão aulas práticas cujo conteudo é o de ensinar : "como fazer a cama do doente!!!)- Escolas de Enfermagem Portuguesas, de Mestres, Doutores e todos os títulos que entendem servir para preencher os cartões de cortesia, cheques bancários, etc.Por um ensino de qualidade.
 
Mas ó minha gente, em que é que isto surpreende alguém?? É claro que se vão contorcer e lutar desesperadamente pela manutenção dos taxitos! Mas enfim, vai fazer-se justiça!! Acabou-se o sangue para as sanguessugas! Eu até acho que a arrumarmos a casa, terá que começar exactamente por aí. Mandando para o lixo os que só prejudicam (por serem demais, ou por serem muito maus do ponto de vista técnico-científico, ou por ambas as razões); isto é: os professorsinhos de meia-tijela.
 
"A vida ás vezes é madrasta!
Vamos ver os Srs Profs a serem integrados nos serviços por antigos alunos. E a ganharem 1200 euritos! Os que não tiverem tanta sorte terão que pegar nas trouxas e fazerem-se á vida por esse mundo fora!
E vai ser O MOMENTO de aplicar tanta sabedoria e mestria!
Boa sorte!"

Desenganem-se porque não vão ver nada disso...porque a maioria dos prof.s foram para a escola por cunhas (convites)e pertencem à ordem, portanto são afilhados, sobrinhos, etc....e irão continuar a exigir como se faz uma cama, o saber-ser (sem noção do ser), o saber-fazer (fazer o quê?), blá.....blá.....blá, nalgumas escolas que ainda haverá alguém que continuará a frequentar.
O ensino é que irá continuar, cada vez mais, longe dos contextos da prática, porque esses prof.s já há imenso tempo que não fazem parte dele!
 
que tal uma avaliação dos professores de enfermagem?
 
porra...
tanto burro...

deve ser coincidência.
devem ter tirado o curso na net, ou terá sido nalguma escola com algum professor.

já percebi... os professores dos comentadores tb não valiam nada...

compreendo os comentários
 
" Como é que se formam profissionais competentes?" pergunta o anónimo das 9.35pm

Formam-se nos serviços á custa do esforço dos colegas que ensinam aquilo que devia ser ensinado e exigido nas escolas. mas só desenvolve essas competências quem quer realmente ser enfermeiro, investe e se empenha porque com a bagagem que trazem da escola...... e com os exemplos que lá lhes dão...
 
Anónimo das 6.46PM: quer explicitar a burrice dos outros?
Gostariamos de deixar de o ser por favor!
 
Porque será que quando se dizem algumas verdades logo vem a categorização de burro (6:49)ou outras palavras (mais ou menos) depreciativas e existe sempre alguém que prontamente quer dar explicação ao que todos (julgo que sim!)sabem já qual ser a resposta, tentando-se ironizar (6:49)?
E eu que julgava que burro é aquele que não vê nada à frente ou que leva "entreolhos" e só vê numa direcção ....
Quanto a competências cada um as sabe conceptualizar, de acordo com o que aprendeu, relativamente às que apreende e vai apreeendendo também ao longo da formação da vida profissional e por aqui me fico....
 
Enganem-se quem vai para as escolas tem cunha por isso essa cunha vai arranjar uma forma de manter os seu pupilos por perto.
 
Tanta ESTUPIDEZ junta. É por isto que a profissão não avança.
 
Em vez de andarmos às turras é preciso compreender que os enfermeiros das escolas já foram enfermeiros da prática e sabem muito bem o que se passa de um lado e de outro enquanto que a maioria dos enfermeiros da prática não tem a experiencia da docencia e por isso falam desta forma. É necessário unir sinnergias para que a formação seja de sucesso com objectivos comuns. Sejamos GRANDES.
 
lá está,aqui um bom exemplo neste post,em como os enfermeiros se desgastam numa autofagia que nao leva a lado nenhum.
discutir o MDP,é uma coisa,atacar os enfermeiros docentes,é outra e de baixo nivel.
sao estes pequenos promenores que me dizem,que nao sao os outros que nos afundam,somos sobretudo nós mesmos.
é preciso separar a águas e perceber que sem a uniao de todos nao vamos a lado nenhum.e todos SAO TODOS.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!