sexta-feira, maio 15, 2009

Aspirantes a projectos (falhados) de mini-Enfermeiros...



...by Cooprofar (Cooperativa dos Propietários de Farmácias)!

Comments:
e andam por aí uns artistas que fazem tratamentos de pensos baseados em teorias do além: desinfecção com hidrogel!!!
mas não há problema: os injectáveis vão acabar. No futuro vão ser os enfermeiros, a procederem aplicação, e respectiva farmaco-vigilância, de pensos transdérmicos com milhões de nanoagulhas...
digo eu
 
tenho uma colega (enfermeira) contratactada por uma farmacia que executa injectaveis e realização de pensos a todos os tipos de feridas... ainda há por aí farmaceuticos com bom senso.
 
... a propósito de pensos...
Acabei de assistir a uma cena no mínimo hilariante. Uma espécie de mini-piratas...

Num congresso sobre feridas, as sessões decorriam em 3 salas. No programa estava a indicação de uma dada sessão científica na sala X, e de uma sessão de publicidade camuflada, na sala Y. As pastas continham um convite para a sessão de publicidade camuflada na sala Y, alertando os congressistas que optassem para essa actividade que teriam direito a uma toalha de praia no final da mesma, desde que entregassem um certo questionário preenchido (perceberam?).
Acontece porém algo inexplicável, quando a organização do congresso decide (sabe-se lá porquê) trocar as salas mesmo em cima da hora, sem avisar ninguém: a sala para onde estava prevista no programa a entrega das toalhas (e que afinal ia ser usada para a sessão científica), encheu. Mas se depressa encheu, mais depressa se esvaziou pois logo que o primeiro slide anuncipou o tema da sessão, grupos de gente àvida de toalhas de praia partiu em debandada, quase que se atropelavam umas às outras.
Pois, se calhar algumas são mesmo capazes de usar o hidrogel sabe-se lá para quê...

VV
 
Srs. enfermeiros, vamos a esclarecer uma ou duas questões:
V.Exas. são uns chorões. Dizem que são mal remunerados e que não têm estatuto social. Pois é, conformem-se, porque só daqui a uma ou duas gerações é que, eventualmente, alguém olhará para vocês como verdadeiros licenciados (os que o são). O deserto que têm que atravessar já outras profissões atravessaram. Actualmente ainda são vistos no imaginário popular como os serventes dos srs. doutores. Paciência, a vossa vez há-de chegar, mas o respeito conquista-se, não se reclama aos berros em manifestações de rua... e Roma e Pavia não se fizeram num só dia.
 
Se eu praticar algum acto médico, por muito simles que o seja, por muito perfeito (sob o ponto de vista técnico) que o pratique, e a Ordem dos Médicos tomar conhecimento desse facto, o que acontece?
O mesmo pergunto, e se for levado ao conhecimento do Ministério Publico?
Será que serei condenado por usurpar funções para as quais não tenho legitimidade?

Porque razão, então aqui os nossos Enfermeiros (?) da Ordem, não accionam o competente procedimento criminal contra os autores desta "brincadeira"? Então Germano, serves para quê? Não estás a tempo inteiro, pago com o nosso dinheiro, na SRNorte da Ordem? Não cumpres a tua função porquê?
 
E porque não ...?? Não vejo qual é o problema ... para os pacientes são só vantajens .
 
O Germano está mais preocupado com a GESTÃO. Não tem tempo para essas minudências.

Deixa lá o homem em paz, com a sua vidinha.
 
esse senhor germano esta feito com o poder... Não convem levantar muitas ondas... Pequeninos e por este andar com dirigentes como esse ainda mais... Raios parta a ORDEM ou desORDEM como lhe queiram chamar...
 
Subscrevo na integra o Anónimo 9:53.

A nossa maravilhosa Ordem já deve ter conhecimento destas e de outras situações, e quais são os moldes da sua actuação?

O mesmo de sempre, fogem com o rabo à seringa!!!

Não deviam denunciar este tipo de procedimentos a instâncias que possam actuar juridicamente sobre quem os pratica??

Só me apetece perguntar, mas o pessoal da Ordem afinal o que faz??
 
..... pois ...e só falta saber quem dá essas formações!!!!!
 
Oilu T disse:

"Só me apetece perguntar, mas o pessoal da Ordem afinal o que faz??"

Tratam da sua vidinha. O Germano quer "subir". O Cadete também.

Na OE só lá estão "amiguinhos", a começar pelos Advogados, que por sinal são muito "fraquinhos".

Por isso, só nos resta "correr com essa cambada". Se não for agora, que seja nas próximas eleições.
 
A OE tem em seu poder estas copias.

Falta saber o que vão fazer! SE já o fizeram, muitos não sabem!

Era bom que o fizessem!
 
Como vêm, 8 horas é tanto quanto basta para aprender gestos básicos de enfermagem.
 
Caro anónimo das 9:53 só somos vistos como serventes dos srs. doutores no "imaginário popular" de um povo analfabeto como o senhor,porque nas sociedades mais evoluidas social e cientificamente isso já não acontece, como são exemplo os países nórdicos que têm enfermeiros como ministros da saúde e directores de hospitais.Talvez seja por isso que eles estão um "bocadinho" à frente em matéria de cuidados de saúde!
 
Gostava de lembrar que a nossa ordem deu orientações para denunciarmos todas as situações de usurpação de funções, pois isso constitui matéria para processo criminal. E os enfermeiros que colaborem nestas formações correm o risco de lhes ser levantado processo disciplinar como já aconteceu com outros. Nas farmácias que conheço não se passa este tipo de situações para bem dos seus técnicos e farmacêuticos...
 
Quando vem à baila o assunto da usurpação de funções, até da vontade de rir ouvir os enfs falar...
E ja agora, "curso de Gestos Basicos em enfermagem"?!?!? Mas não é ela própria, a enfermagem, constituida de gestos básicos??...
 
Devem pensar que administrar um injectavel é como estar a fazer trocos numa mercearia!?
Eu também estou a pensar fazer uma formação de "gestos" de meter a mão ao bolso dos clientes...
 
interessante... conheço ajudantes de balconeiros que, sem formação, fazem o mesmo que os ´próprios balconeiros
 
Alguém com um curso tão complexo (como é o dos farmacêuticos ;) ), precisa de aprender gestos básicos?? O conhecimento deles ainda é mais baixo do que básico?
 
vergonhoso para os farmacêuticos, bastante vergonhoso.
 
uma "Farmercearia" é algosó ao alcance de génios e grandes cabeças!
no meu concelho existem 4 farmácias cujos propprietérios são auxiliares (?) ou técnicos de farmácia ou analfabetos, sei lá!
Mas são eles que dão trabalho à balconeira Licenciada em Farmecearia!!!...

E esta?

Mendigos!!!

M.C.
 
Eu acho piada aos enfermeiros. Passam a via a maldizer várias profissões alheias, destilando um ódio do tamanho do mundo contra as mesmas (com uma especial fixação por farmacêuticos, vá se lá saber porquê), e depois ainda vêm pedir reconhecimento, respeito, eu sei lá. Enfim... Deve ser por este tipo de comportamento, mais digno de um mercado do Bolhão ou de uma feira dos ciganos, que ninguém com algum estatuto social, se mete num curso de Enfermagem. Ainda há pouco tempo saiu um estudo que demonstrou isso mesmo: a maioria dos alunos do ensino superior de classe média, média-alta e alta, e cujos pais têm maiores qualificações académicas, estão nas faculdades de Farmácia e de Medicina da Universidade de Lisboa. Futuramente terei como colegas de profissão grandes personalidades do mundo farmacêutico e da sociedade portuguesa, como vários ex-presidentes e membros do INFARMED, membros da Agência Europeia de Avaliação do Medicamento, administradores e directores de várias empresas da indústria farmacêutica e de grupos hospitalares e farmacêuticos, bem como de grandes investigadores no âmbito da microbiologia, da farmacologia, da tecnologia farmacêutica, reconhecidos nacional e internacionalmente. Serei também herdeiro e depositário de séculos de história e tradição profissional, de uma casa com as suas fundações na então Sociedade Farmacêutica Lusitana, hoje Ordem dos Farmacêuticos. Enfim, o que são 8 horas de simples gestos de enfermagem comparados com tudo isso?
Nada. Rien. Nichts.

Cumprimentos.
 
"Ainda há pouco tempo saiu um estudo que demonstrou isso mesmo: a maioria dos alunos do ensino superior de classe média, média-alta e alta, e cujos pais têm maiores qualificações académicas, estão nas faculdades de Farmácia e de Medicina da Universidade de Lisboa"A sério, poupe-nos de tamanhas idiotices. Ridículo.
 
"As vagas dos cursos com as vias de acesso mais estreitas, requerendo notas de candidatura muito elevadas (ex.: Medicina, Belas Artes e Farmácia) são justamente preenchidas por alunos
sobretudo provenientes de famílias favorecidas, pelas filhas e os filhos dos quadros dirigentes e
superiores das empresas ou da administração pública, especialistas das profissões científicas e intelectuais, técnicos e profissionais de nível intermédio, na posse de diplomas do ensino superior ou secundário."

http://www.ul.pt/pls/portal/docs/1/242778.PDF
 
Já deram uma vista de olhos na contraprosta de 6 de Maio da CNESE que está no site do SEP.
O SEP propõe acabar com os regimes de horário acrescidos, ao dizer que apenas podem ser prorrogados UMA VEZ...e depois da prorrogação?
Reclamem, n foi isso o que foi discutido com os enfermeiros em 2005
Reclamem para:
sede@sep.pt
 
"As vagas dos cursos com as vias de acesso mais estreitas, requerendo notas de candidatura muito elevadas (ex.: Medicina, Belas Artes e Farmácia) são justamente preenchidas por alunos
sobretudo provenientes de famílias favorecidas, pelas filhas e os filhos dos quadros dirigentes e
superiores das empresas ou da administração pública, especialistas das profissões científicas e intelectuais, técnicos e profissionais de nível intermédio, na posse de diplomas do ensino superior ou secundário."
Continua a brindar-nos com idiotices ímpares. Isso é que era o tal estudo a que se referia? Uma publicidade de uma universidade portuguesa?
Em média e na generalidade, as famílias portuguesas que têm filhos no ensino superior têm uma capacidade financeira suportável. Em medicina, vários alunos provêm de colégios privados, o que necessáriamente implica uma condição económica acima da média. A farmácia vive na sombra desta, com os restos excluídos.
Tudo o que diz tem uma forte relação contigencial e é tão banal quanto tomar um sumo de laranja pela manhã.
Uma conhecida minha, docente de uma FF, tem um pai com a 4ª classe, sapateiro, (dono de uma empresa familar, já reformado), mãe doméstica e é, provavelmente, a maior frustrada deste mundo. Já com a idade que tem, ainda há muito pouco tempo foi possível ver o seu nome (mais uma vez...) na lista de candidatos a medicina pelo contigente especial...
Será necessário perpetuar esta discussão tão estéril?
Tem blogs tão bons por onde passear, como o trauliteiro.com, por exemplo...
 
Tem uma amiga farmacêutica docente numa FF? Com "amigos" destes, quem precisará de inimigos?! Você, a ver pelo seu discurso querelante e rancoroso contra tudo e contra todos (até contra os "seus"), deve ser certamente uma pessoa afundada num mar de frustrações. Com telhados de vidro prestes a estalar como os que tem, se fosse uma pessoa sensata e dotada de alguma inteligência, nem se atreveria a falar em frustrações de outros. E um estudo, é um estudo, não é publicidade estéril de uma universidade portuguesa. E obviamente que alunos com pais com a 4.ª classe existem em todo o lado - não é essa, contudo, a questão, que tão bem tentou contornar. Com tanta inflamação que o estudo lhe causou, parece que a relação entre a classes social e o curso superior é um tema que o afecta. Tão previsível! Vá, agora sigo a sua sugestão, e deixo-o absorto na sua frustração.
 
"obviamente que alunos com pais com a 4.ª classe existem em todo o lado - não é essa, contudo, a questão, que tão bem tentou contornar".
Foi o amigo que puxou a "questão", recorda-se?
.
"Ainda há pouco tempo saiu um estudo que demonstrou isso mesmo: a maioria dos alunos do ensino superior de classe média, média-alta e alta, e cujos pais têm maiores qualificações académicas, estão nas faculdades de Farmácia"
 
Tem tanta coisa com que se preocupar... olhe, por exemplo, sabia que a OF foi destituída hoje pela manhã?
 
Sem dúvida que nós enfermeiros causamos pruridos a muita gente.
Quantos enfermeiros fizeram até hoje um curso de gestos básicos de farmácia?
Dos bloggers enfermeiros quem é que alguma vez esteve num blog de farmacêuticos? Eu nunca. Prefiro assistir às noticias de abertura do jornal da noite da TVI. Dessa forma ficamos a saber o que andam a fazer os "supostos" filhos de familias mais favorecidas: os médicos e outro pessoal ligados à industria farmacêutica- Corrupção.
 
A minha avó tem uma quinta!! "iaiaoh!" e nessa quinta tem muitos porcos "ronc!" "ronc!"

Não é que o diabo dos porcos em assembleia geral, "ronc!" "ronc!" decidiram fazer uma formação em "GESTOS COMPLEXOS DE FARMÁCIA".

É claro que a minha avó negou-lhes tal aspiração e foi o tumulto geral,

entre "roncs" e gases, a balbúrdia foi tal que lhe fez-lhe lembrar a II guerra Mundial e o chiqueiro, a farmácia lá da freguesia!!!!

As galinhas também protestaram veemente, pois também queriam ser farmacêuticas "corocócó"! "corocócó"!

Afinal de contas tem mais ciência por ovos do que vender medicamentos, diziam elas todas empertigadas.

Perante tal algazarra, a minha avó la decidiu comparticipar a formação em "GESTOS COMPLEXOS DE FARMÁCIA".

Contratou a raposa lá do sitio, que de vez em quando lhe roubava uns coelhos, como catedrático de tal formação.

Afinal de contas, OS porcos e as galinhas só precisavam de aprender a ROUBAR para ficarem Doutos em farmácia!!!!!

EU NÃO VOTO PS!
 
Aquele que nos topa só demonstra uma grande arrogância, no que toca a defender a sua classe muito pouco, muito pouco.
Identifique-se com os seus e deixe-nos no nosso cantinho!

Não gosto de crítica fácil, mas vou ter de traduzir as palavras desse senhor:

"Eu sou filhinho do papá, tenho muito dinheiro e estudei num colégio. Lá ajudaram-me muito e consegui ter uma média de 18 valores muito facilmente. Então entrei para Medicina, oops escorreguei e entrei para Farmácia, mas adoro aquilo que faço".

Cumprimentos
 
Dirigido ´Aqueles que vos topa`

Sinceramente é lamentavel o que diz...
Realmente para qm é uma pessoa de classe media alta ou alta, só demonstra que o dinheiro e o estatuto não são sinonimo de inteligência, saber estar, saber ser e mts mais coisas...

Felizmente que conheço mts estudantes de classe que não a sua que estão ou estiveram em cursos com medias altas...

Não tinham pais ricos, mas tinham médias altas...e mt sentido de oportunidade, coisas que você não tem...
 
Esta discussao resume-se ao seguinte: os srs. farmaceuticos frequentaram uma licenciatura, e no final a sua actuação resume-se maioritariamente à actuação dos ajudantes de farmácia: dar medicamentos e fazer trocos. Frustados como são, resolveram entao interferir na area de actuação dos enfermeiros...para talvez se sentirem um bocadinho mais úteis.
Tenho uma palavra para a intervenção dos farmaceuticos sobre esta materia: Frustração e vontade de ser Enfermeiro.
Lamentamos, mas para tal terão que frequentar a Licenciatura em Enfermagem.
 
Para Aquele que vos Topa:

Oh! farmacêuticos, de que vos orgulhais?, quando por natureza sois ocos e balofos e por que tentais elevar-vos sobre os outros?

Contemplai a vossa natureza, porque sois oportunistas, simples resíduos do metabolismo humano, que em breve voltareis à terra, agora soberbos e, dentro de pouco, alimento de outros vermes.

O vosso discurso é uma consequência irreflectida da dipsomania que vos afecta.

Vivei então nesse vosso Mundo ilusório, do lucro fácil, do interesse camuflado, que nós ENFERMEIROS vos "topamos" a léguas.

Não só pelo cheiro da arrogância, mas também pela pobreza de espírito!

EU NÃO VOTO PS!
 
Desculpe doutor enfermeiro a minhas palavras, mas não resisto a entrevir no debate... nós enfermeiros "destilamos ódio" por favor que tamanha idiotice.
1º Cada profissão tem as suas funções, eu ainda n fiz nenhum curso para aprender a fazer trocos, por isso, não se metam no que é nosso… “dai aos enfermeiros o que é dos enfermeiros e os banconistas que fiquem com os trocos” não sei se cito bem………..
2º Estou-me literalmente “borrifando” para essa cambada de riquinhos e meninos socialmente favorecidos que entram nas faculdades de farmácia, façam bom proveito. Eu vim para enfermagem a meu pulso, sem pais ricos ou com formação académica, isso não me diminui em nada, só me engrandece. Aliás tinha notas de ingresso para farmácia mas vendas avulso nunca foi a minha vocação.
3º Se somos nós que destilamos veneno que faz o senhor num blog que fala especificamente de enfermagem??????????????
Não vou mais longe porque a educação que os meus pais “ignorantes” me deram é, com certeza, muito maior que a sua.
Cumprimentos doutor enfermeiro parabéns por, “por a nu” as frustrações de alguns senhores menos inteligentes.
 
Sou brasileira e enfermeira recém-formada, sempre visito seu blog para me atualizar do mundo da Enfermagem, apesar de portuguesa. Faço isso pq os problemas da enfermagem lusitana me parecem muito familiares. Sinto-me estimulada a refletir e inovar quando leio suas postagens.
 
Sr. Aquele que vos topa (como se intitula)

Digo-lhe mais ainda,"criados" dos senhores médicos (porque DOUTORES,são os que defendem a tese), são os srs. farmaceuticos. Apenas fornecem aos utentes a medicação prescrita pelo médico(acçao/acto interdependente).Ao contrario dos enfermeiros,que para alem destas (interdependentes)praticam intervenções autónomas.
So para que fique esclacerido.

Agora diga-me lá que são os criados dos srs médicos?!
 
Sergio R "...num blog que fala especificamente de enfermagem????" nao se deve estar a referir a este concerteza... É neste blog é raro haver um post em que nao se fale (e mal) de médicos ou farmaceuticos... mas isso vem d acordo com as frustrações de quem faz os posts...
 
Sr. Anónimo com certeza que a profissão de enfermagem se cruza com os interesses de muitas outras profissões (farmacêuticos inclusive) não será com certeza ilegítimo que sejam discutidos aqui… No entanto, apesar de se falar de farmacêuticos, fala-se aqui de “problemática de enfermagem”, não o critico que tenha interesse, não devia era fazer comentários menos informados, que por vezes caem na parvoíce.
Parabéns parece que é um farmacêutico agradado em gestos de enfermagem, parabéns mas nunca seria um bom enfermeiro, é socialmente muito favorecido… Quem sabe se um dia um ignorante e pobre enfermeiro não lhe vale….. Cumprimentos
 
Gestos Básicos em Enfermagem???????
Isso existe?

Caros farmacêuticos e afins: A Enfermagem é uma ciência e os enfermeiros realizam actividades autónomas e interdependentes! Têm pensamento critico e capacidade de reflexão e decisão na sua área de intervenção!
 
Meus amigos aconselhava vivamente a terminar com os insultos gratuitos...Sr.'s Enf. apenas um individuo ("a") provocou em voces uma ira quase que incontrolavel!!!Deixem de parte criticas e insultos bacocos, nao existem criados de ninguem, quer sejam medicos, enfermeiros ou farmaceuticos, recordem-se que a vossa entidade patronal e , na maioria das instituicoes, gerida por elementos que ligacao a area da Saude tem muito pouco!Qualquer enfermeiro, medico ou farmaceutico assim como os demais tecnicos superiores de Saude nao citados, encontram-se sujeitos de um momento para o outro, de foirma subita e sem justificacao aparente, a executarem tarefas que nao as realmente "suas" e a "ser criado" de alguem ou alguns! Lembrem-se disso...
 
Constato que alguns enfermeiros que frequentam este blogue, se acham os detentores do exclusivo dos conhecimentos de cuidados de saúde, primeiros socorros, etc. O comum cidadão terá que se abster de obter qualquer tipo de conhecimento na área da sáude e de entrar na sua esfera de influência sob pena de estar a cometer um crime de usurpação de funções funções. Se tiver um arranhão deve dirigir-se imediatamente a um serviço de enfermagem, porque só aí encontra um técnico devidamente habilitado para o tratar! Se encontrar alguém em paragem cardiaca, deve aguardar que apareça um anjo salvador, de preferência enfermeiro...
Srs. enfermeiros, o conhecimento nunca fez mal a ninguém e mais concretamente estes de que falámos, deveriam fazer parte da formação básica de qualquer cidadão. Preocupem-se é com os aspectos da vossa profissão em que podem acrescentar mais-valias ao tratamento dos doentes, e não em reivindicar o exclusivo do conhecimento na prestação de cuidados de saúde.
E lembrem-se que não é por eu ter jeito para o desenho que isso faz de mim um arquitecto, por muitas acções de formação que frequente ( o que não quer dizer que não possa desenhar uma casa mais apresentável que alguns arquitectos).
 
De um modo geral, o termo “doutor” decorre da multissecular tradição e aparece no Século 11.
Surgiu na Europa aplicado a ADVOGADOS E JUIZES.
Somente com o decorrer do tempo é que foi estendido aos MÉDICOS.
Assim, dizer que o tratamento “doutor” é privativo de quem efectuou o doutoramento é inverter a realidade.
Com efeito, “Doutor” é um conceito polissémico; ou seja tem mais que um significado.
Na verdade, com a complexidade crescente do comércio e das relações sociais nas cidades europeias e principalmente italianas, começaram a despontar juristas (encarregados de interpretar as leis, costumes e regras, à luz da compilação de textos autorizados do direito romano) e que ensinavam sua ciência. Esses juristas apresentavam-se sob o título de “doctor legi”.
Na passagem do Século 11 a 12, os primeiros títulos de doutor foram reconhecidos para juristas praticantes pela Universidade de Bolonha, primeiramente a Inerius, depois para os chamados “Quatro Doutores”, a saber Martinius, Bulgarus, Hugo e Jacobus, todos no Século 12.
Esses títulos não correspondiam a algo que se assemelhasse ao nosso sistema de doutoramento, mas apenas ao de habilitação à docência das leis – ENSINAR DIREITO.
Logo, a Universidade de Bolonha e a de Paris passaram a reconhecer o título.
Todavia, a ideia de DOUTORAMENTO, somente surge em Berlim, na Universidade de Humboldt em 1810.
Tudo na senda: as primeiras Universidades foram criadas para ensinarem DIREITO.

Assim sendo, abandonem a vaidade do título, QUE A NENHUM DE VOSSAS MERCÊS SE APLICA.
 
Entao sr. DE e coragem para colocar aqui todos os posts?? Nao convem certo??So contam os que vao na sua ilusoria linha de pensamento... é triste, muito triste, mas so prova o seu pequeno tamanho...
 
Ó sr. dr enf, escusava de ser tão mau em www.peliteiro.com!! Os meninos ainda choram! Lol! Adorei o plágio da maizena :)))
 
Antes de mais boa tarde a todos os participantes deste debate improvisado (ou programado, quem sabe).
Na minha posição, como colega de escola, de curso e de turma do Sérgio R., para além de confirmar as afirmações dele em relação a classes sociais, revejo-me nelas eu também, pois venho de classe média-baixa (friso bem o baixa porque as dificuldades já nem são notadas, são constantes) e sinto-me ultrajado por qualquer referencia a classes sociais quando se fala de cursos e média, pergunto-me retóricamente, que classe de idiota tem prazer em constatar que um meio favorável ao ensino dispõe que um jovem possa (ênfase no “poder”) ter uma média de secundário mais alta no momento do acesso ao ensino superior.
Claro, caros defensores do elitismo médico-farmacêutico, que quem nasce em berço de ouro não tem de roer as nozes e o pão que o diabo amassou, não tem de perder horas de estudo valiosas a trabalhar em part ou full-time, não tem de faltar às aulas para não perder empregos temporários, precários e muitas vezes não oficiais ou não declarados pois os próprios impostos que se pagam são por vezes demasiado pesados enquanto custo acrescido.
Pergunto também, se essas mesmas pessoas que defendem o status sócio-cultural das profissões, se algum dia contaram o dinheiro que tinham, e logo de seguida reflectiram no seguinte: “terei dinheiro para a próxima propina?” a vida académica é boa para quem pode senhores estudantes, como eu sou, mas com noção da realidade, não posso comer sonhos e pagar serviços públicos básicos com convicções.
Em relação à discussão sobre o acto de enfermagem, em tom de resposta a quem reclama que é possível aprender competências básicas de enfermagem como quem aprende a registar vendas numa mercearia, fico em duvida… de que serve a bibliografia básica de enfermagem, falo para quem sabe da Anatomia de Seeley, Enfermagem Fundamental de Bolander e a Enfermagem Médico Cirurgica do Phipps, Sands & Marek… estes são apenas os "calhamaços", não quero nem pensar nas centenas de milhares de folhas fotocopiadas, pois os livros são caros, e mesmo contanto apenas esta trilogia, representa um total arredondado de 4000 (leia-se quatro mil) páginas de texto, imagens e conhecimentos absolutamente básicos para a prática, sem falar que no seu conjunto devem representar um gasto de mais ou menos 500 (quinhentos) euros… se calhar, em algumas horas de formação do cidadão, isto pode ser resumido em 3 brochuras e um panfleto informativo… não sei, por isso não digo que não seja possível, o Homem até já foi à lua (supostamente).
Desculpem-me qualquer cinismo inerente a este extenso e aborrecido comentário, mas considero certas ignorâncias, mais que uma clara mostra de estupidez, pois é "diminuído voluntário" todo aquele que não procura saber do que fala, mas também se vê aqui um desrespeito a quem batalhou para conseguir aperfeiçoar uma profissão que visa exclusivamente melhorar a vida das “PESSOAS”. Não cobramos dinheiro a mais, não as enviamos sistematicamente para a prática privada, não as envenenamos propositadamente, não as tratamos com preconceito e mais ainda, Nunca negamos o valor da VIDA HUMANA!
Ainda, e para finalizar, refiro-me apenas ao seguinte, se existem Doutoramentos, em que um individuo com formação académica que o permita, defende uma tese, enfermagem também tem doutores: Doutoramento e Ciências de Enfermagem! Quem não sabia, devia ter procurado antes de falar sobre o tema.

Sem mais a referir, os meus melhores cumprimentos a todos os enfermeiros que participaram neste debate, ao meu colega Sérgio R., e ao Dr.Enfermeiro por proporcionar os meios.
A. Afonso
Aluno do 4º ano de Licenciatura em Enfermagem
 
É bom de ver em qualquer enfermaria: quanto mais cultos..........mais mal educados!!!!!!
 
Vivemos num país de "doutores", "gente importante"... Se calhar é por isso que Portugal é um país próspero e com um futuro risonho. Penso até que nós (os portugueses),nos estamos a tornar num dos países mais ricos da Europa. (Deve ser fruto da elite seria, trabalhadora, bem pensante, bem formada... e rica temos.)
 
Caros Colegas:

Para os menos atentos, deixo-vos o link da OE / SRNorte:

http://www.ordemenfermeiros.pt/index.php?page=56&highlight=735

(Já agora: Debatemos os nossos problemas e deixemos na ignorância - não respondendo - os outros, que gostam de vir espreitar os nossos blog`s.

-----------------------------------------

'Gestos Básicos em Enfermagem' – Denúncia 18-05-09


Formação em "Gestos Básicos em Enfermagem" – Denúncia

A Secção Regional do Norte (SRN) da Ordem dos Enfermeiros (OE) teve conhecimento, no passado dia 14 de Maio, através de um membro, da existência de uma formação em "Gestos Básicos em Enfermagem" organizada pela Cooperativa dos Proprietários de Farmácia (COOPROFAR), no sentido de tentar "habilitar" farmacêuticos para actos de Enfermagem, tais como injectáveis, entre outros. Esta formação tem lugar nas suas instalações de Gondomar, tendo tido início em 2008.


De imediato tomamos as devidas diligências legais no sentido de esclarecer e impedir tal actividade, nomeadamente através da sua comunicação à Bastonária da OE. Esperamos que esta actividade ilegal seja sanada por completo pelos organizadores, evitando usurpação de funções, punível por lei.


O Conselho Directivo Regional
 
Que ridiculo, se cada classe trabalhasse nas suas funções sem se atropelarem em funções que não lhes dizem respeito e se isso não fosse permitido, ninguem se chateava!! Aos médicos o que é dos médicos, aos enfermeiros o que é dos enfermeiros e aos farmaceuticos o que a eles lhes diz respeito!! E seria "perfeito" se todos trabalhassem em conjunto para o bem daqueles que servem e que são a razao da existencia destas profissões, "AS PESSOAS"!
Sinceramente, há aqui comentários que me chocam, que mesquinhisses e idiotisses...

Cumprimentos cibernauticos*
uma futura enfermeira
 
Que diligências legais????
E a Bastonária fez o quê??????
 
"gestos básicos.."
- hum... será que também ensinam a fazer um manguito com os dedos?

M.Neves
 
ó meu Deus esses farmaceuticos de meia tigela, que sao desprezados pelos seus colegas de faculdade, os medicos. Se os enfermeiros sao empregados dos medicos voçês que sao??eles (os medicos) prescrevem e eles (os farmaceuticos) aviam a receita....
Por isso que na faculdade sao apelidados de doutores da fita adesiva e do xi-acto......
Abram alas
 
O ANONIMO DAS 9:53 PM colocou a questao.

O Conselho Directivo Regional desse: 'Gestos Básicos em Enfermagem' – Denúncia 18-05-09.

Germano, isto foi no Norte em 2008. Tanto tempo paea reagires!!! Valha-me Deus!! Que a nossa Santa Ordem, de nada serve!!
 
quando em vez de NOS preocuparmos mais com o SABER SER e ESTAR, a relação?, NOS preocupamos sim com quanto vamos ganhar e menos FAZER, olhem o que dá!?!
 
Ex.mo O Conselho Directivo Regional

Urge um esclarecimento:

A OE teve em seu poder esta noticia com a respectivas provas em 2008 em suporte informático, dadas por mim a um membro da OE, muito proxima da Actual Bastonária e esta enviou para o Enf. Jacinto.


Não foi de agora! Está um ano atrasado.

Dado a ausencia de Acção por parte da OE, Estas foram novamente reencaminhadas para outros membros da classe de enfermagem e que denunciaram mais uma vez a situação! Mas agora sim com estas repercurssões. Lamento apenas não o ter feito mas cedo!

De alguem que ainda acredita na Enfermagem, mas não no rumo que está a tomar!
 
adoro aviar receitas...sou FARMACEUTICO..Ha...Ha....Ha
 
Deixem-se de guerras e bocas desvergonhadas que em nada servem aqueles que querem ser enfermeiros. Olhem para os que vos representam e pasmem-se com os idsparates que fazem. E são sempre os mesmos a fazer as besteiras, que escondem e não informam os seus sócios.
Leiam o Boletim do Trabalho e Emprego nº 1 de 8/Jan/2010
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!