terça-feira, maio 26, 2009

Campanha "troca por outro mais barato" nos HUC...!


"O director do Centro de Cirurgia que mais transplantes ao coração faz em todo o país ameaça deixar o cargo em resposta à possibilidade de redução do horário de trabalho de 75 enfermeiros (...) nos Hospitais Universitários de Coimbra - [HUC].
O cirurgião Manuel Antunes não concorda com esta medida que acarreta a substituição destes profissionais por outros de salário mais baixo, uma medida que este cirurgião classifica de «economicista» e na qual não se revê.
«Disse-lhes que não consigo gerir o serviço desta maneira e que se persistem nesta sua política teriam de encontrar outro director de serviço. (...) O que não posso é dirigir um serviço desta envergadura dentro do esquema que propõem», acrescentou.
" link
.
Um Portugal tão pequenino com "esquemas" tão grandes! - e proliferam mais rápido que o bolor...
Com uma Enfermeira-Directora que tem inscrito "Manuela Teixeira" (link 1 e link 2) no seu Bilhete de Identidade e com um Presidente de Conselho de Administração que é literal e naturalmente Regateiro (link 1 e link 2)... o bolor cresce, cresce, cresce...
Hoje extinguem o Regime de Horário Acrescido, amanhã o subsídio de turno, depois o de alimentação e por fim, o próprio profissional! (Até porque o objectivo é poupar dinheiro.. para depois o distribuir por outros corpos profissionais)
Até o Manuel Antunes (link)...!! Até o Manuel Antunes...!!

Comments:
Já deram uma vista de olhos na contraproposta da CNESE(6 de Maio) que está no site do SEP.
O SEP propõe acabar com os Regimes de horário acrescidos, ao só permitir que somente sejam prorrogados “UMA ÚNICA VEZ”
RECLAMEM!
Não foi isso o discutido com os enfermeiros em 2005
reclamem para :
sede@sep.pt
 
as pessoas não sabem é que os enfermeiros que lá estão actualmente têm horario de 40h e o CA pretende que passe para 35h, o que teoricamente iria dar lugar a mais postos de trabalho e consequentemente redução no salario dos enf que la estavam anteriormente, nao havendo necessariamente lugar a despedimentos... antes de lerem as noticias espero que saibam o que esta por detras delas.
 
Os enfermeiros da CCT são os unicos que têm, ainda, 42 horas nos HUC porquÊ???

Nós outros não podemos porquÊ???

Muito bem e aplaudo as Sra Directora! Não há enfermeiros de 1ª e enfermeiros de 2ª!!!!

Uns trabalham por 4 e outros não!!!

Apoiado
 
se a enfermagem é igual para todos... etão acho muito bem que se acabe com os regimes de horarios acrescidos...é necessario criar empregos, a mesma tabela para todos... todos a 35h com h d qualidd como devem ser pagas e o mesmo base para todos. o tempo das vacas gordas ja passou agora é tempo de recebermos aquilo a que temos direito.
 
Que faz a nossa Ordem? Dislates deste género nada merecem?
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
O regime de horário acrescido há muito que não tem razão de existência.
A motivação (falta de enfermeiros)que esteve na sua criação não se identifica com a realidade de hoje.
 
Muito bem e aplaudo as Sra Directora! Não há enfermeiros de 1ª e enfermeiros de 2ª!!!!"


Este tipo de comentários é sintomático de curta ou nenhuma antecipação e egoísmo. Primeiro, não é difícil compreender que se hoje "roubam" os nossos colegas, amanhã seremos nós os "roubados" (não me refiro apenas à questão das 42h). Depois, egoísta porque, entranhamente, na Enfermagem existe aquele sentimento de que "se eu não tenho, tu também não podes ter"!
E assim vamos, desunidos, à espera que cheguemos ao precipício, ele nem precisa de vir ter connosco, porque nós vamos alegres e iludidos ter com ele...!
Pense BEM nisso colega!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
"O regime de horário acrescido há muito que não tem razão de existência.
A motivação (falta de enfermeiros)que esteve na sua criação não se identifica com a realidade de hoje."

Outro comentário funilizado. Segundo o seu raciocínio e de acordo com a realidade actual já nem se justifica haver qualquer salário para os Enfermeiros! Há por aí quem preencha a sua vaga totalmente de borla...por isso...
Não vá por esse caminho colega.
Existe regime de exclusividade nos Professores do Ensino Superior e outro profissionais, mesmo sem haver carências (fazendo um paralelismo e seguindo a sua lógica)..."
 
Horários de 35 horas? Vão mas é trabalhar!
 
Regime de exclusividade é uma coisa.
Horário acrescido é outra. Não se confunda. Mas, sobretudo, NÃO CONFUNDA os outros.
 
O quanto se pode ser demagógico...

Um enfermeiro em horário acrescido trabalha mais 05 horas/semana (35+5)e ganha mais 37% do vencimento.

Se por hipótese ganhar 1000 € , passa a ganhar 1370.

Para se "fazer" outro horário de 35 horas seriam necessários 7 enfermeiros em horário acrescido com um custo de 370x7 = 2590 €.

Ora este valor permite :

1 - contratar 02 novos enfermeiros
2 - ainda sobra dinheiro.
3 - acaba com a "mama" de meia dúzia...

Para quem tanto vocifera com o excesso de enfermeiros, com os rácios entre outros não está mal não senhor, defender uns "tachitos" em vez de defender a promoção do emprego. É que os que têm horário acrescido não ficam desempregados, ficam é sem "mama". E já agora, quanto mais não fosse até o Salazar se remexe na tumba só de ouvir o Zé Manel a "defender" os enfermeiros que para ele são apenas um mal necessário e devem estar subjugados ao poder médico....

Não está nada mal sr DR!!!

Chega de demagogia.
 
"Existe regime de exclusividade nos Professores do Ensino Superior e outro profissionais, mesmo sem haver carências (fazendo um paralelismo e seguindo a sua lógica)..."

Tanto quanto sei, não existe "regime de exclusividade" na enfermagem nem nunca houve.
Não vire o bico ao prego da discussão porque o que se discute é efectivamente se faz sentido ou não o HORARIO ACRESCIDO, havendo o nível de desemprego que existe na enfermagem quando com o mesmo dinheiro se pode contratar mais elementos... E já agora o mesmo serve para os duplos e triplos empregos....

Eu só concordo com a exclusividade na enfermagem se a mesma for legalmente impeditiva dos duplos e triplos empregos...
 
Caro DE:

Presumo ( pelo que já fui lendo ao longo dos meses neste blog) que o sr, seja enfermeiro-chefe.

Aguardo serena e pacientemente a sua "natural" progressão (segundo o princípio de Peter) a Enfermeiro Director e já agora também a Bastonário da OE...

Nessa altura, voltarei aqui ao blog (se ele ainda existir ,claro !)


Mas já agora, o da NAIFA, tem mesmo muita razão...
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
"Regime de exclusividade é uma coisa. Horário acrescido é outra."

"Tanto quanto sei, não existe "regime de exclusividade" na enfermagem nem nunca houve."


Não existe, porque é que eu não disse "à semelhança", mas sim "fazendo um paralelismo"!




"Eu só concordo com a exclusividade na enfermagem se a mesma for legalmente impeditiva dos duplos e triplos empregos..."


Caro colega, a "exclusividade" pressupõe isso mesmo: ser exclusivo! É lógico que legalmente não pode acumular mais funções.

O desemprego em Enfermagem não pode nem deve servir de bandeira para tudo. Se assim for, paga-se o salário mínimo a todos os Enfermeiros e com o dinheiro que sobra contrata-se todos os que existem. O que dizem? Suficientemente bom?
Na Enfermagem, à semelhança de TODAS as profissões, nem todos podem auferir o mesmo salário, nem todos podem acumular as respectivas funções, etc. Não podemos nivelar todos pela bitola mínima, isso corresponde à destruição da profissão!
 
"Caro DE:

Presumo ( pelo que já fui lendo ao longo dos meses neste blog) que o sr, seja enfermeiro-chefe."


Porque presume isso?
 
sdfsdfds
 
Sou enfermeira nos HUC
Existem muitos serviços onde o débito de horas aos enfermeiros ultrapassa em muito as 80; De acordo com um despacho do CA trabalho extraordinário só as primeiras 16 horas (dia da ocorrência que motiva alterar o horário e o seguinte). Daí para a frente o horário é alterado e acumula o tempo!

Nós enfermeiros reclamamos o horário de 35 horas com serviços dotados do nº legal de enfermeiros. Assim, parece-me lógico e legitimo que TODOS os serviços sejam dotados de enfermeiroos em nº suficiente e que todos pratiquem um horário legal e adequado.
A possibilidade de 42 horas apenas para a CCT coloca em desiguadade profissionais da mesma classe!
Precisamos de admitir enfermeiros e trabalhar apenas as horas normais sob pena de comprometermos a qualidade dos cuidados e até a nossa sanidade mental!!
O regime de HA deveria ser uma possibilidade a utilizar tão sómente quando necessário e devidamente justificado não concorda??

Afinal o que nos move não pode ser apenas o dinheiro e se fossemos remunerados devidamente se calhar ninguém defendia trabalhar 42h/semana.
Confesso que + 37% me davam um jeitão mas 42 horas por semana com doentes oncológicos seria pesado. contentava-me mais com um ordenado base decente.
 
Caro Dr Enf, não "misture alhos com bugalhos".
Leu o comentário sobre DEMAGOGIA?

Mudou de "rumo"?
 
mais uma vez felicito o DR. enfermeiro da forma como sabe informar pois nota-se que ao ler este blog há muita gente mal informada em relação á legislação na area de enfermagem;

Foi pena ,quando negociaram a exclusividade para os medicos não tivessem feito para a enfermagem; na minha instituição já não há horário acrescido há muito tempo, e pensei que já tinha sido retirado em todas as instituições pelo anterior ministro da saúde.flor
 
Oi Dr. Enfermeiro.
Penso eu de que.
O Sr deve ser um daqueles a quem a vida e a Enfermagem sorriu como gestor.
Nem todos se podem gabar disso,por aquilo que me é dado saber e do que aqui vou adivinhando.
Pois é. Como enfermeiros nem todos se podem regozijar desses efeitos,a vida é madrastas para muitos na é Dr.
O sr canta de galo contente e poleiro.
Também foi o partido que o promoveu?
Mais um horariozito acrescido Dr.
 
Então e a reunião de hoje? Foi adiada para quando? Este ano ainda?
 
Entao mas a reuniao de hoje foi adiada novamente??Tao mas que merda e esta??Sucessivos adiamentos??Ja nao entendo nada desta m****!!!!!!!!
 
É ENGRAÇADO, pois ninguem comenta o que vou escrevendo em outros posts aqui do blog, este pessoal que vem para aqui criticar o autor deste blog, provavelmente, nem o conhecem, eu conheço o colega, mas o dr enfº n me conhece, mas a sua reputação como defensor da classe de enfermagem, ja me chegou aos "ouvido" por muitos amigos meus.... PARABENS, sinceramente, espero que nas proximas eleições da OE, concorra...mas depois ai ja nao tera desculpas, e sei que muita coisa iria mudar...

Mas voltando a questão Dr. Enfº ja o desafiei, para comentar sobre os enfermeiros contratados, serem o elo mais fraco... verifique os comentários, feitos em outros posts seus, nos somos o elo mais fraco ninguem nos defende...somos discriminados pelos colegas..

Aguardo noticias de mais uma ronda de negociações, falhada ou adiada como sempre, ESTÁ na altura de mudar de estrategia greve por tempo indetermindado, fui a manif, e aquilo parecia uma festa......!!!! Não pode ser assim....
 
Só acho extraordinário que faço greves, vou a manifs, etc..., mas cada vez que há uma reunião não exista de imediato a informação referente à mesma, os Sindicatos a deixar-nos neste estado de ansiedade só provocam desmotivação, desisto...não estou para me chatear mais sobre um assunto do qual não tenho qualquer informação.
 
Já circulam uns rumores que esta foi a pior de todas as pseudo-reuniões negociais. É agora que partimos para a violência? Ou vamos apitar e agitar umas bandeiras mais uma vez (tipo claque de futebol a comemorar um golo)?
 
Só acho extraordinário que faço greves, vou a manifs, etc…, mas cada vez que há uma reunião não exista de imediato a informação referente à mesma, os Sindicatos a deixar-nos neste estado de ansiedade só provocam desmotivação, desisto…não estou para me chatear mais sobre um assunto do qual não tenho qualquer informação.
 
AO que julgo ter percebido há uma equipa nos HUC com horário acrescido e que lho querem retirar. Pois bem, congratulo-me pelo horário acrescido ser atribuído a quem trabalha pois no momento em vários Hospitais que conheço é atribuido aos Chefes!!!!! para darem "uma" ronda por semana... e como alguns dizem para os "compensar" pelo facto de não fazerem turnos. PORRA !!!!! E OS COLEGAS DOS CENTROS DE SAUDE? E OS DE hORÁRIO FIXO!!!


Conhecem algo mais DESONESTO e INJUSTO?

ANDA TUDO AO MESMO... A TENTAR FECUNDAR O PRÓXIMO!
 
De graça, vão começar a trabalhar os enfermeiros, se é que já não trabalham.
 
Noticia interessante e única neste País não ? Ou será que não ?
 
Estou contra os horários acrescidos. Quando há colegas no desemprego o importante é que eles possam "ingressar na carreira". Muitas vezes os horários acrescidos eram dados às chefias ou a quem estava na parte burocratica o que não fazia sentido. Estão a tirar-lhe o horário acrescido Drº Enf?
 
Esse Sr Director sabe bem que muitos enfermeiros que lá trabalham só aturam tudo o que ele quer pq têm o incentivo financeiro!!!!!!!!!!!
Já é tempo de baixar a altivez e de alguém lhe tirar o tapete!!!!!!!!
 
1º Nitido aproveitamento politico por parte do Manuel Antunes, considerando o facto de ser do PSD/PPD e estarmos num ano com 3 actos eleitorais
2º O horário acrescido dos enfermeiros do CCT dos HUC tem constituido um modo ilicito de incentivo, diferenciando estes enfermeiros de forma negativa em relação aos restantes pares: na minha perspectiva, este regime deveria ser abolido, não tem qualquer razão de existir
3º Ainda ninguém falou, mas estes enfermeiros da CCT dos HUC, ainda gozam de outras mordomias que mais uma vez os diferenciam em relação aos seus pares: embora sejam apenas "migalhas" comparado com o que o Manuel Antunes e os seus amigos levam no final do ano, os enfermeiros também participam na distribuição anual dos "lucros" do serviço. Para quem não sabe e para quem tanto defende este senhor, é o próprio Manuel Antunes que parte e reparte da maneira que melhor entende, reservando para si a maior fatia do bolo
4º Este serviço, que até é muito famoso nos media, tem várias particularidades, das quais tenho de destacar uma: os doentes são seleccionados de modo a serem operados apenas os que têm 100% de probabilidade em sobreviver
5º E mais não digo, mas se muita gente soubesse o que se passa nos bastidores deste serviço, a sua opinião sobre o Manuel Antunes mudaria radicalmente. Até a sua Doutor Enfermeiro, e aproveito para o felicitar pelo seu blog, pois é sem dúvida o maior contributo para evitar o vazio que tem sido a enfermagem portuguesa entregue a uma Ordem sem rumo e sem nenhuma força ou significado junto das forças vivas da sociedade civil.
 
Mais uma vez, vejo que qualquer pretexto serve para criticar o próximo, aquele que como nós defende a profissão ou pelo menos deixa essa ideia...
Fico triste, pois cada vez mais me convenço que para o precipício caminhámos com este tipo de atitudes (a nossa classe vale o que vale pela postura que cada um de nós adopta no dia-a-dia)!!!

Não percam tempo a discutir aquilo que não vale a pena ser discutido!!! Centrem-se no mais importante...

Defendam uma carreira justa para TODOS e de acordo com o nosso grau de especialização e logo vêm que após ser aprovada, muitos de nós esquecerão os "duplos" e horários acrescidos, na medida em que a vida são 2 dias e os enfermeiros passam dia e meio desta a trabalhar!!!

Agora, muito desiludido fico quando alguém tem ideias contrárias e logo logo passa a difamar aquele que ao que tudo indica é ENFERMEIRO!!!!

P.S. Só sentirão a nossa falta quando não nos tiverem!!! Querem progressos façam greve por tempo indeterminado!!!

Cumps Colegas
 
Não me parece que o Dr. Enf seja chefe.. Mas tenho a certeza que é do Porto.. carago!!!! HSJ!
 
Nem aqui se sabe de nada!!!!
 
A REUNIÃO????

NINGUEM DIZ NADA?

ESTÁ BONITO ISTO...
 
Também sou enf. nos H.U.C. e estou neste momento a fazer 42 ou mais horas por semana. Eu e todos os colegas do serviço onde trabalho. As horas em débito vão acumulando a ritmo exponencial, tudo porque a equipa está neste momento com 6 elementos a menos. Dos que restam para trabalhar ainda há 2 de férias. Nem temos horário acrescido nem contratam mais enf..

Deste modo está cada vez mais difícil. Qualidade dos cuidados? Não perguntem.

Onde estão os sindicatos nestas alturas? Estamos a precisar desesperadamente de ajuda. Isto que nos estão a fazer não pode ser legal, é exploração pura.

Vivemos tempos muito difíceis neste hospital a todos os níveis, falta de material, de enf., de auxiliares,... Já cá ando há 20 anos e nunca assisti e uma degradação tão grande como a que está neste momento a acontecer.

É triste...
 
Sobre a podridão dos HUC nem é bom falar!!!! Acho que já nem a fachada que passa para o exterior está integra!!
Só ainda não percebi porque é que os enfermeiros desta instituição ainda não fizeram um golpe de estado interno!!
Supervisores com atitudes ilegais, colegas explorados, hipocrisia e vingança.... enfim......
Um dia a casa vai explodir...assim os sindicatos nos ajudássem....
 
Sindicatos venham aos HUC perceber o mau estar da classe de enfermagem vocês ainda existem? Ajudem-nos.......
 
Eu já trabalhei em regime de horário acrescido (40 horas) semanais). Não vejo qual é o problema deste horário... Neste momento faço 35 horas pois o CA decidiu acabar com o outro horário. Recebo bem menos, faço horas extraordinárias mas só as recebo 6 meses depois e muitas horas ficam acumuladas porque a minha chefe acha que os enfermeiros não necessitam de receber horas extraordinárias, ser enfermeiro é trabalhar por gosto!!!!!!!!!!
Conclusão, houve uma redução signifiativamente de horas no meu serviço e não foram contratados novos enfermeiros por isso. Cada vez somos menos e temos de fazer o mesmo trabalho.
Quando fazia 40 horas recebia o justo relativamente à carga horária que fazia, agora sim sinto que trabalho por dois e recebo muito menos.
Se acham que a redução de horário tem como objectivo contratarem mais enfermeiros enganem-se, vão ser os mesmos a trabalhar por dois ou três! Abram os olhos e deixem de ser pequenos!
 
Caro colega das 3:03 PM

Horário Acrscido são 42 horas por semana!!!!!!!!!!!!
 
Convém esclarecer:
1º Horários acrescidos: regime de horário aplicável em exclusivo a enfermeiros do quadro, que recebem mais 37% sobre o vencimento base por mais 7 horas de trabalho (isto é, fazem 42 horas/semana)
2ª O horário acrescido não tem nada a ver com contratos de 40 horas/semanais
3º Na maioria dos casos, os contratos de 40 horas/semana são remunerados calculando o valor a partir da remuneração dos contratos de 35 horas/semana (regra da proporcionalidade)
4º A intervenção dos sindicatos é inócua nos HUC: quando os sindicatos anunciam reuniões com o Conselho de Administração (CA), na prática a reunião é apenas com a Enfermeira Directora, porque o resto do CA está-se maribando para os enfermeiros, e o poder de decisão desta enfermeira é inexistente
 
O responsável deste blog deveria ter conhecimento das situações, previamente aos seus comentários insultuosos e grotescos. Relacionado com o horário acrescido e a postura do "Até o Prof. Manuel Antunes", aconselho a irem ao site da OE-secção regional do centro. Nada mais comento. Aprendam a ler as notícias porque quando um médico afirma que "não troca qualidade por qualidade duvidosa" quando se refere a enfermeiros da mesma instiuição, os senhores que escrevem neste blog nem merecem vir reinvindicar a autonomia da profissão. Digam mal de outras coisas, mas nunca uns dos outros. Tenham maturidade e idoneidade!!!
 
Sr. administrador do blog:

Não existe qualquer problema de continuar a opinar da enfermeira manuela teixeira, que não deverá conhecer, mas uma coisa deveria saber: Nos HUC os contratos dos enfermeiros (CIT)são a 35 horas, não têm subsídio de turno, mas sim todos os suplemento e horas extraordinárias com os valores iguais aos dos colegas em contrato em funções públicas. Quanto aos enfermeiros da CCT não está em jogo economizar, mas sim, dar trabalho a mais 33 enfermeiros e também colocar todos os enfermeiros dos HUC com os mesmos direitos,obrigações e reconhecimento profissional. Todos têm qualidade. Não é como diz o director da CCT "não quero trocar qualidade por qualidade duvidosa. Nem esse mesmo director deve opiniar do exercício profissional de um grupo que tem autonomia e um sistema de avaliação de desempenho, pois para isso é que tm duas enfermeiras chefes. Afinal para que é que está em cima da mesa de negociação da carreira, de forma não negociável as 35 horas de trabalho semanis? Sejam COERENTES!!!!
Portanto sr. administrador do blog: esclareça, não faça ataques sindicais (esses poderá certamente fazê-los noutra sede)!
Quanto a alguém que afirma que o sindicato é inóquo nos HUC, lá terá as suas razões. Quando em cargos de direcção estão pessoas sérias, apartidárias, honestas, não passíveis de manipular e de consciência tranquila, certamente que a pessoa que escreveu o comentário não terá o mesmo perfil. Como deve compreender sou profissional nos HUC e sei que o CA nunca se escusou a reunir com o sindicato e a situação descrita, do meu conhecimento, foi com a anuência do sr. enfermeiro Paulo Anacleto, que decidiu não ser necessário reagendar a reunião (por impossibilidade inesperada de presença do presidente do ca). Falem todos verdade e façam, na realidade, o vosso papel como enfermeiros, sindicatos, etc: alcancem uma carreira devidamente credibilizada e que plasme o verdadeiro valor dos enfermeiros.
 
Anónimo das 12:09 AM,

Que grande lição de ÉTICA V.ª Excia. nos deu!!!
Fabuloso!!!
Estou siderada!!!
PENA QUE SE ACOBARDE NO ANONIMATO!!!!!!!!!!!!
 
minha gente,vamos ser pragmáticos.
o HORARIO ACRESCIDO,nao é mau.nenhum extra do ordenado é mau,na teoria.
o que é mau,é a produtividade ser a mesma com ou sem horario acrescido....
se eu fosse gestor,pagaria horario acrescido a quem provasse produzir mais e melhor,essa deve ser a logica.
é dificil entender isso?
 
Caro PORTASABERTASCADEIRASAOSOCO,

Sei quem és.

É difícil perceber... e muito...

O horário acrescido é um gasto exorbitante para... PRODUÇÃO NULA.

Com efeito foi dado (sim, sobretudo, DADO)maioritariamente aos lambe-botas" (chefes e assessores ligados aos Directores).

A lógica deve ter um carácter distintivo de MÉRITO PÚBLICO!
 
"O horário acrescido é um gasto exorbitante para... PRODUÇÃO NULA."


Ai valha-me... trabalhar mais 7 horas por semana é igual a produção nula? Então é melhor não contratar ninguém para fazer essas 7 horas... porque a produção será sempre nula!
 
na verdade há coisas que nem todos entendem,talvez neurónios a menos,o ROBIN não deve ser invejoso,é feio.se o vizinho do lado está bem,nós devemos querer ficar igual ou melhor e nao querer que o dito fique mal como nós.é o velho costume portugues da inveja e dor de cotovelo.um neurónio mais era capaz de dar jeito estimado robin!
 
Boa noite a todos os comentadores deste blogue!
Não sou enfermeiro, mas faço investigação em gestão hospitalar, pelo que peço desde já desculpa pela minha intromissão neste blogue destinado à classe.
Ao ler os comentários deixados pelos intervenientes e devido ao acompanhamento de perto da classe, retiro as seguintes ilações, que gostaria de partilhar com os senhores (as) enfermeiros (as):
Enquanto gestor da “nova geração” acredito nas chefias temporárias, com base no mérito e na nomeação secreta pelos colegas de profissão e com rotação periódica. Ainda não consegui perceber o porquê da mudança de comportamento da maioria dos enfermeiros que chegam a cargos de chefia, pois, salvo raras excepções, têm tendência a comportarem-se como alguns Médicos, que normalmente usam a prepotência ou a arrogância como veículo de diferenciação perante o próximo; Nem perceber o distanciamento e ataque serrado dos que não o são! (que é evidente por alguns comentários dirigidos ao gestor do blogue)
Quanto à questão de horários, rendimentos extra e até a distribuição de rendimentos, verifico que existe um grande problema de entendimento e até de alguma falta de coerência nos argumentos apresentados. Reforço a opinião de um comentador, pois o que se verifica é que a classe tem uma remuneração que não se coaduna com a actividade/funções/responsabilidade, mas o que está mal não é o que pagam pelas 42h, mas sim o que pagam pelas 35h.
 
(Cont.)
Quando se trata de classificação de 1ª, 2ª, 3ª, …. Posso garantir-lhes, e os senhores sabem com certeza, que existem! Em todas as profissões! Pelo que a avaliação de desempenho com associação de regime de incentivos de produtividade, seria uma boa forma de por um lado diferenciar os profissionais e por outro remunerá-los em função do seu esforço, dedicação e competência! O corpo de enfermagem de uma unidade de saúde, quando em eficiência máxima, poderia receber 2,35 vezes mais do que a sua remuneração base e ainda remanesciam resultados para compor as demonstrações financeiras! O mal é que existe uma tendência pela gestão simplista e de cálculo no joelho, que normalmente recorre à velha máxima que cortar nos custos para apresentar resultados! E os custos indirectos/induzidos? Os custos com as infecções hospitalares, por exemplo?! Será que vale a pena poupar em agentes desinfectantes e luvas e gastar rios de dinheiro em antibióticos, já para não mesurar o custo das vidas humanas! A perda de rendimentos pelas cirurgias dispensadas para o privado e que poderiam ser efectuadas pela unidade! Talvez aqui esteja a razão que leva o Prof. Dr. Manuel Nunes a defender os seus colaboradores e com a sua razão! Também tenho conhecimento que na unidade por ele gerida não há lugar para tempo inútil ou de produtividade zero, tal como acontece em alguns serviços, o que foi reforçado pela observação de um comentador, o que talvez reforce também a necessidade de compensação. Já param para ver quanto rende uma operação ao hospital?! Quantos 3XX euros não dá para pagar! E mesmo apesar disso a unidade ainda dá lucro!! É fabuloso o que a produtividade faz! O problema está na falta de remuneração em função da produção, nos outros serviços!
Quanto à coesão! O que se passa no dia-a-dia nos HUC foi aqui um pouco esboçado, com atitudes de revolta contra os pares, com indignação contra tudo, com as acusações infundadas, com a afirmação sem base de conhecimento, etc…! Cada um por sí!
Antes de todas as negociações, que deverão ser levadas a cabo, deveriam lutar pelo fim da diferença entre classes e contra a subordinação a que frequentemente são sujeitos! O trabalho em saúde deve ser um trabalho essencialmente em equipa e com único objectivo: Tratar o doente com o máximo de qualidade, utilizando procedimentos eficazes e o mais eficientemente possível.
Em saúde, é também um problema o excesso de “pseudo chefes” à moda antiga e que não têm capacidade de ver além do umbigo e das palas laterais. Mas todos querem mandar sem saber! Não conseguem entender que a motivação dos colaboradores é a chave do sucesso de qualquer organização, e a única forma da obtenção da excelência do serviço e a consequente qualidade! Um chefe deve ser na sua essência o alguém que sabe coordenar/organizar/apoiar, e para isso tem de ouvir, ver, assimilar e agir da melhor forma!

Votos de sucesso profissional a todos e especialmente aos de 1ª classe!!! ;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!