quinta-feira, maio 14, 2009

Portugalite...


"(...) Élvio Jesus [presidente da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros ] não tem dúvidas de que as organizações e os profissionais que lideram as mesmas nem sempre reconhecem o real valor do Enfermeiro. Aquele responsável reportava-se à classe médica (...)"

(...) as principais preocupações da classe estão relacionadas com as dificuldades criadas sobretudo pelos responsáveis nos serviços e nas organizações, sendo todos eles médicos (...) link


Neste aspecto Portugal está manifestamente atrasado. Noutros países é possível encontrar - com frequência - Enfermeiros como Presidentes de Conselhos de Administração, Directores ou até Ministros da Saúde...

Comments:
Sabe colega que foram nomeados pelo menos 2 enfermeiros com presidentes de ACES e não fica por aqui...
 
Em que países?
 
Dá que pensar... contudo quer-me parecer que além dos habituais obstácuos, também existe um comlexo de não evoluir, presente em muitos enfermeiros...

desassossego
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
"Em que países?"Finlândia por exemplo.
 
Há cerca 20 anos, uma equipa médica de Braga visitou uma unidade hospitalar na Suécia. Esse grupo foi recebido, com todas as honras protocolares, pela Sra. Directora desse Hospital, que era Enfermeira.
Eis senão quando, uma médica desse grupo exige ser recebida pelo Director clinico (médico).
Claro que, essa médica provocou um "incidente diplomático", que teve como conseqência imediata o seu "reenvio" para o seu País "ultra evoluido".
É ESTA "CULTURA" QUE ESTÁ INSTALADA EM PORTUGAL, mas muito por culpa da ATITUDE dos Enfermeiros, PORQUE É UMA CLASSE COM DEMASIADOS "LAMBE BOTAS".
Nos países nórdicos, TODOS OS ENFERMEIROS S~SO PRESTADORES DE CUIDADOS, não há a categoria VITALICIA de ENFERMEIROS GESTORES.
 
Caros colegas a culpa de nós não termos representatividade ao nível dos altos cargos na área da saúde tem somente a ver com o facto de nós perdermos muito tempo com formações e mais formações em vez de termos uma participação social mais vísivel como por exemplo na politica. Vejam quantos deputados, presidentes de Camara, etc são médicos!
 
E engraçado ver que os mesmos que criticam a formaçao em enfermagem no nosso pais, chegando a apelida la de "escolas de vão de escada" sao os mesmos que defendem que esses ilustres e excepcionais enfermeiros assumam posiçoes de alto nivel de amdnistraçao hospitalar, muitos deles nem do "secundario" davam conta, mas agora enfermeiros no "poder" é que é bonito... haja paciencia, e muito "Nivea"...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!