quinta-feira, maio 21, 2009

O que leva um Enfermeiro a escrever ao Presidente da República?


Antes de mais, quem necessitar de se contextualizar relativamente a este assunto, pode fazê-lo aqui.
.
Por passos:
.
Enfermeiro constata má conduta profissional e ética por parte de uma Médica (incluindo maus tratos físicos a crianças!).
.
Como o caso não se resolve internamente, o colega decide escrever para a Presidência da República. Como este organismo não tem competência para o efeito, reverte carta para as entidades competentes. Hospital de São João (HSJ) tomou conhecimento e procurou averiguar o caso.

Enfermeira-Directora e Enfermeira-Chefe nada fazem: pelo contrário, ajudam a incriminar o colega (protegem a Médica!). HJS ameaça despedir o colega.

Bloco de Esquerda interpela Ministra da Saúde que diz "nada saber".

Enfermeiro em questão dispõe de provas factuais e documentais sólidas (brevemente disponíveis aqui no blog)!!

Ordem dos Enfermeiros e Sindicatos tomaram conhecimento e já estão a actuar.
.
União entre todos os Enfermeiros precisa-se.

Comments:
Esperemos que se faça justiça.Eu sou amigo do enfermeiro em causa e também já vi algumas das provas,é vergonhoso o que se passa no HSJ.Espero que a classe consiga com este exemplo ir buscar mais forças,para a "luta" diária que são praticamente obrigados a travar com uma classe médica arrogante e prepotente (salvo alguns bons profissionais,porque nem todos são iguais).
Apesar de não ser enfermeiro quero apenas deixar mais uma vez neste blogue uma palvra de apoio e de vos lembrar a todos uma coisa : Lutem pelo que são!!Mostrem a toda a gente o orgulho que têm em ser enfermeiros,o elo mais próximo e amigo de muitos pacientes.

Grande Abraço para todos.E a TI grande amigo,já sabes podes contar comigo.
Força!!
 
Só espero que este caso seja resolvido e que os culpados sejam punidos.
quem se recorda do que aconteceu no hospital de Vila Real aos colegas da U.C.I.P., que no espaço de um mês foram 12 transferidos de serviço, pela enfermeira supervisora antonieta lomba e pela enf chefe jandira gonçalves, com a conivencia do administrador carlos vaz, por os colegas denunciarem as más condiçôes de tabalho a que estavam a ser submetidos?
gestores e chefes destes, para que se querem nas instituições.
Mais um caso a juntar a tantos outros.
Parabens ao colega que teve a destreza de fazer tal acto.
A minha solidariedade
 
Eu conheço bem o caso e não foi apenas má conduta profissional. É muito mais do que isso... desde logo tentem saber como a Administração do HSJ tentou promover a Sra.Directora de ORL de assistente hospitalar para Chefe de Serviço... um concurso vergonhoso que se encontra impugnado! E porque!? Entre outras coisas porque do juri faz parte um médico que é subordinado da Directora!! Espantados!? Não fiquem, porque há mais, muito mais!! E fiquem também a saber que há 2 médicos doutorados no referido serviço que "estranhamente" não concorreram ao lugar de Chefe de Serviço... será que não queriam chegar ao topo da carreira médica!? Ou talvez foram convidados a desistir em favor da sua Directora!? Fica o registo... e depois quem tem de ir para a rua é o Enfermeiro!!??

Força Enfermagem!

Juntos venceremos!
 
Coitadinha ...... hahahahhahahahahahahahaahaahahah
 
"Enfermeira-Directora e Enfermeira-Chefe nada fazem: pelo contrário, ajudam a incriminar o colega (protegem a Médica!). HJS ameaça despedir o colega."

Claro que protegem a médica. As enfermeiras sempre foram as aias das médicas.
 
Deviam despedir todos os enfermeiros e contratar mais auxiliares e similares , que são mais trabalhadores e menos recentidos e vingativos ....
 
Uau! Isto está a começar a aquecer, ganhou ainda mais interesse agora.

Então é por isto que o enfermeiro se incompatibilizou com a directora? A meu ver, agiu de forma correctíssima ao denunciar essa situação, mas ninguém deve ter procurado averiguar ou resolver. E tem provas, de certeza que sim, ou não levaria o caso a um ponto tão alto.

A asneira foi tentarem encobrir e afastar o enfermeiro, em vez de procurar averiguar e resolver o problema. E logo durante as férias dele é que o transferem? Está mal, muito mal.

Ah grande enfermeiro! Este mostrou que tem "tomates"!! Os meus parabéns pela coragem e determinação.

Daí até a carta ser difamatória... Não sei, chamem-lhe nomes. Agora percebo como a direcção teve acesso à carta, mas acho que isso não devia ter acontecido. Limitavam-se a dar conhecimento e pedir para apurarem a situação dentro do Hospital.

Desde quando é que escrever um carta ao Presidente da República dá direito a um processo disciplinar ou a um despedimento? Por denunciar algo que está mal e que precisava de atenção para ser resolvido? Se for assim estamos muito mal.

Grande enfermeiro! Grande coragem!

M.
 
Rebenta a bolha!!!
 
Façam um 25 de Abril ó famélicos da Terra!
 
Ao Enfermeiro alvo do processo:

Contacte um bom advogado. Aconselho o Dr. Vitor Silva Lopes. Email vsl-9991p@adv.oa.pt
 
A "bomba" pequenina....

Falta a "grande"...
 
se despedissem os enfermeiros e contratassem só auxiliares e médicos, os hospitais tinham que fechar...
basta verem nos dias de greve dos enfermeiros. nesses dias nem há consultas externas, por exemplo,e, vai-se lá saber porquê.
 
Parabéns ao colega que denunciou o caso.

Caros colegas Enfermeiros Portugueses - Não podemos permitir - Devemos pois denunciar à OE e aos Sindicatos de Enfermagem casos como este e exigir-lhes que os investiguem adequadamente.

Apelo aos Enfermeiros (as) Directores (as), Chefes e supervisores (as) para que se lembrem que lhes compete defender os profissionais de enfermagem / a enfermagem, pelo menos devem procurar saber as razões do sucedido.

Espero que se faça justiça. Pena é que haverá centenas de casos como este.

Enfermeiros ATENTOS E INFORMADOS precisam-se.
 
Grande exemplo colega.

Não podemos pactuar.

Espero que se faça justiça.

Coragem.

Que a OE e Sindicatos ESTEJAM À ALTURA do caso
 
"Enfermeira-Directora e Enfermeira-Chefe nada fazem: pelo contrário, ajudam a incriminar o colega (protegem a Médica!). HJS ameaça despedir o colega."
Protegem a médica pq ela tem as costas quentes! Ou como é que acham que uma médica destas chega ao posto que ocupa?!
Abençoado o Prof Pais Clemente, o génio da ORL em Portugal e que foi o director daquele serviço muitos anos.
Brilhantemente se trabalhava com este médico.

Enfermeiro com medo de ser despedido
 
"O que leva um enfermeiro a escrever ao PR?"
Talvez o limite final de um sentimento de falta de apoio hierárquico que, na minha perspectiva deveria ser incondicional para com a classe e independente dos interesses próprios. Admiro a coragem e pena é que não a tenhamos todos em defesa da nossa estrutura para nosso bem e, em ultima instância, para bem dos próprios utentes.
O PR já disse considerar inadmissivel um despedimento por uma carta - é um bom ponto de partida.
Solidariedade e união é tudo o que se pode esperar de todos os colegas do serviço e da instituição bem como de todos nós.
Acredito que se todos tivéssemos como base caracteristicas como coragem, honestidade e determinação na defesa dos nossos principios pessoais e profissionais muitas e muitas destas situações estariam na ribalta!!! Não é só no HSJ!
Lamentável que enfermeiros chefes não defendam os enfermeiros; de facto alguns mereciam mesmo ser "despromovidos" e voltar para a prestação de cuidados! Ser chefe é muito mais que fazer horários e acatr ordens das administrações!! Haja dignidade!
Colega que não conheço: ESTOU CONTIGO
 
Caríssimos
Estamos a desenvolver no âmbito de um trabalho de mestrado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto um estudo sobre o assédio moral no trabalho, em Portugal.
Em virtude deste estudo pedimos a trabalhadores com mais de 6 meses de antiguidade que colaborem de forma completamente CONFIDENCIAL, que respondam a este breve questionário (copiar link para a barra de endereço e carregar enter).
http://www.encuestafacil.com/RespWeb/Qn.aspx?EID=480226
Esta temática encontra-se pouco estudada no nosso país e, para colmatar essa grave lacuna, esperamos que disponibilize 5 minutos do seu tempo para que possamos perceber a sua percepção cerca das suas experiências no seu contexto de trabalho.
Se conhecer alguém que se encontre numa situação de assédio moral no trabalho, por favor, reencaminhe-lhe esta mensagem.

Obrigada, desde já, pela sua colaboração
Silvia Sabroso
 
Já há repercussão na comunicação social nomeadamente no jornal I e na TSF.
Pelos vistos a administração "se deu mal"...
 
Ouvi hoje dia 22/05/2009, por volta das 13h, esta noticia no telejornal da SIC.

Segundo o Jornalista, o Presidente da Republica condena firmemente actuação da Administração do HSJ-Porto.

Estou mais uma vez de acordo como o Dr. Enfermeiro, este tipo de situação tem que ser combatido, com a União de todos os nós.

Adoptemos o lema dos três Mosqueteiros: "Um por todos e todos por um". O que aconteceu a este colega NÃO PODE REPETIR-SE!

Bom no que diz respeito à nossa OE, já estou mesmo a ver o filme:

"Ora vamos lá ver se este fulano tem as quotas em dia, pois se não tiver tem que as pagar antes que fique sem emprego."

Aconselho este colega a procurar o Enfermeiro Azevedo, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros,

com Sede aí no Porto, mesmo que não seja sindicalizado, pois certamente encontrará aí uma mão orientadora, alguém pronto a dar a "cara" em sua defesa,

alguém que defende a Enfermagem com "unhas e dentes"!

Espero que os colegas perante este drama, entendam finalmente qual é a importância dos SINDICATOS!

Pois quando algo corre mal, é no Sindicato que podemos encontrar o apoio necessário.

Lembrem-se OS SINDICATOS TEM A FORÇA QUE LHES DAMOS.

Por isso Sindicalizem-se!

À semelhança do nocas: "Colega que não conheço: ESTOU CONTIGO".

EU NÃO VOTO PS!

Cumprimentos!

NEL
 
Como é que ainda ninguém pensou no papel do Sr. Presidente.

Mais um grande serviço à nação ao expor um profissional sabendo os riscos?

Aliás vem na linha do que tem feito.

Para que o elegeu
 
O sr anónimo das 8:51 PM, parece ser um pensador nato do SNS, sem enfermeiros??? Aprende primeiro a escrever português "recentidos" pah?????
Escreve o nome não tenhas medo ao menos mostra aquilo que sentes de frente e não a trás do anonimato...
 
Porto, 22 Mai (Lusa) - O Conselho de Administração do Hospital de São João anunciou hoje o arquivamento do processo disciplinar contra um enfermeiro que escreveu ao Presidente da República queixando-se de que estava a ser injustiçado, perseguido e discriminado pelas chefias.

"Atendendo ao superior interesse público, e à consideração que nos merecem todas as instituições democráticas, o Conselho de Administração do Hospital de São João decide arquivar o processo, na certeza de melhor servir os interesses do país", refere um comunicado da administração hospitalar.

In http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/516321
 
O processo já foi arquivado depois do PR ter lamentado que alguém seja penalizado por lhe escrever uma carta.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1241251
 
Passou a noticia ainda agora (20.20) no telejornal da RTP1.
 
Finalmente boas noticias!

NEL....nocas é feminino!!!!
 
Isto é que é uma máfia.

o Conselho de Administração, reconheceu um erro.
Só agora.

Parabens colega que teve a ousadia de escrever ao PR.

É de enfermeiros assim que os doentes precisam e a Enfermagem agradece.
 
Atenção que não é explicito a desistencia da queixa-crime nos tribunais...se assim não for mantém-se a permissa: "Enfermeiro vai a Tribunal por escrever a Cavaco". Aguardemos por noticias!

Mas foi bombástico o que aconteceu hoje, e o Enfermeiro está a ganhar a guerra! :)
 
"Além da acção em tribunal Enfermeiro é alvo de processo disciplinar dentro da unidade com vista a despedimento e incorre em pena de prisão de seis meses ou 240 dias de multa." HSJ diz que a carta é difamatória!

Isto ainda nem começou........
 
nocas, aqui deixo expresso as minhas desculpas!
 
Muitos parabens ao colega por ter tido a iniciativa de escrever ao PR, uma etapa já está ganha, boa sorte para as restantes. Srª Enfermeira directora e chefe do serviço de ORL do HSJ tenham vergonha na cara pois não souberam gerir este comflito a bem do nosso e vosso colega não merecem o lugar que ocupam se calhar estão lá por cunha? Será? Um abraço de solidariedade para o colega. Sindicatos/ordem ajudem a dignificar a classe eis aqui um momento do vosso brio enquanto representantes de uma classe o colega espera pela vossa ajuda neste processo principalmente do sindicato pois é mais na área das suas competências.
 
Parabens e continuação de coragem porque o processo ainda está a começar. Agora vamos ter os colegas que apoiam a atitude , os que dizem que até concordam mas não era este o procedimento e ainda os que não concordam.O alvo vai ser sempre o colega e a médica continuará impune. UMA VERGONHA!!! Foi um acto de integridade profissional e coragem. Estou contigo.
 
Judas, não sei se é este o blog a que se referia, no entanto, para me contactar para discutir o mobbing entre a classe dos enfermeiros aqui tem o meu mail: silviasabroso@gmail.com
 
Parabéns pelo blog, ficou muito bom. Tenho um site de enfermagem e gostaria de divulga-lo no teu blog, é o www.portaldoenfermeiro.com.br, um site com empregos, concursos, eventos, cursos e artigos para a área de enfermagem

Abraços
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!