segunda-feira, maio 18, 2009

Para reflectir seriamente...


Em Espanha:

"Em 1983 um Enfermeiro tinha um salário correspondente a 80% do salário de um médico. Actualmente corresponde apenas a metade"!
Fonte: Jornal El Pais

Se a formação melhorou, se o exercício profissional está mais refinado, se o grau académico é superior... porquê?
Embora sem números que permitam suportar a minha afirmação, parece-me que Portugal também segue esta tendência (que urge ser revertida!)...

Comments:
O que mudou em Espanha foi a relação oferta/procura destas duas classes profissionais, o que se reflete também nos vencimentos.
O pior inimigo de uma classe profissional é o excesso de oferta.
 
falta dizer que corresponde tambem ao dobro da actividade... seja fisica ou mental...
 
A resposta é simples: Enfermagem não tem corpo de conhecimentos autónomo! Não produz investigação científica!
Não se enriquece! È sempre igual... a resposta é sempre a mesma: Competencias diferenciadas e a ausencia delas.

È ridicula a realidade de um especialista num hospital, que só serve pa conferir stocks e assessoria a chefe.

Vou vos dizer um segredo: não é preciso tirar uma licenciatura e muito menos uma especialidade para se fazer o que se faz no hospital, pois até um aluno do 12 ano faz o que um especialista de enfermagem faz ( repor stocks e assessoria a chefe, que é o k se passa em 90 por cento dos serviços)!

Assim não se vai lá!

Tem k se valorizar a investigação e promove-la no local de trabalho.

Porque é que o mesmo hospital que pagas horas extras a um médico para substituir outro colega que vai um ano lá para fora (estrangeiro) especializar-se e o mesmo hospital se for um enfermeiro é simplesmente contra!!!!

Assim, não vamos longe!!!!
 
Já deram uma vista de olhos na contraproposta da CNESE(6 de Maio) que está no site do SEP.
O SEP propõe acabar com os Regimes de horário acrescidos, ao só permitir que somente sejam prorrogados “UMA ÚNICA VEZ”
RECLAMEM!
Não foi isso o discutido com os enfermeiros em 2005
reclamem para :
sede@sep.pt
 
Entao nao era a enfermagem em Espanha um modelo a seguir?? Nao era a enfermagem em Espanha que quase mandava os medicos pa casa, que os enfs tomavam conta da coisa?? Nao era em Espanha que os enfermeiros iam prescrever?? Enfim, na altura lembro me de referir que so quem nao conhece a realidade espanhola, é que podia ver nos enfermeiros espanhois e na sua enfermagem, um modelo a seguir... agora deu nisto.
 
Um enfermeiro chefe que se prze não necessita de assessoria!!!
^Tem de integrar a equipa, conhecer bem os elementos e assumir uma postura de colega e gerir proactivamente as relações de trabalho. Deve também saber fazer para poder intervir quando necessário e trbalhar em articulação com toda a equipa.
Gerir stocks é da responsabilidade de todos em relação ao custo-utilização. A reposição e os pedidos é irrelevante quem os faz se todos souberem trabalhar!
Quem alimenta especialistas com aspirações a chefes e não os coloca a prestar cuidados diferenciados influenciando a equipa nas bos práticas e nos processos formativos...enfim!!!
 
Bem ou mal, Espanha ainda é o país que dá oportunidade aos recém-licenciados! Bem ou mal, está-se melhor em Espanha que em Portugal...
 
Aquilo que os médicos ganham ou deixam de ganhar é-me igual ao litro. Acho que não devemos comparar as nossas remunerações com outras profissões, sejam elas quais forem. Aquilo me doi é receber menos que os meus colegas, quando tenho o mesmo tempo de experiência, trabalho no mesmo serviço e o mesmo numero de horas.
 
Reclamar horarios acrescidos, para os Enf. gestores? e ainda ter a muleta do especialista? Só lhe falta mais um gabinete.
Tenham dó, para não dizer mais nada, que estamos atravessar um mau bocado e deve-se a alguns.
 
estou de acordo com a opinião do anónimo das 9,09 ; o enf,especialista deverá ser o enfermeiro de referencia ( deverá exercer cuidados gerais e especificos da sua area de especialização ) o que acontece é que muitos tiram uma especialização para dar o salto para a area da chefia.flor
 
Os Enfermeiros não abdicam dos princípios fundamentais a incluir no próximo diploma de carreira - estamos cada vez mais consciencializados e atentos - As reivindicações são justíssimas por isso:

Não aceitamos as desculpas da crise, do défice, etc: - quando vivemos num país em que o Governador do Banco de Portugal aufere mensalmente perto de 18 mil euros; as reformas de ex-deputados e dirigentes são elevadíssimas; o Ministério da saúde gasta milhões e milhões com médicos nas urgências e com o combate a listas de espera -que aquilo pelo que combatem não passa apenas do dinheiro, etc, etc.

Exigimos aos Sindicatos a inclusão de todas as reivindicações actuais na nova carreira - não os perdoaremos se assim não for.
 
"Um enfermeiro chefe que se preze não necessita de assessoria!!!
Tem de integrar a equipa, conhecer bem os elementos (alguns dos chefes, nem sempre os conhece e quando os conhece, faz de uns filhos e outros enteados!)e assumir uma postura de colega (postura de colega, onde?....) e gerir proactivamente as relações de trabalho (vai aí uma gerência...).
Deve também saber fazer para poder intervir quando necessário e trabalhar (o que é isso para o chefe, quem trabalha são os outros!)em articulação com toda a equipa (às vezes, e nem sempre!)".
Pois que lirismo! quem é o chefe que faz tal coisa e depois como é que vai a reuniões, lançar bitaites?
"Quem alimenta especialistas com aspirações a chefes e não os coloca a prestar cuidados diferenciados influenciando a equipa nas boas práticas e nos processos formativos...enfim!!!"
Outro lirismo, pois muitas vezes, o chefe é que impõe que o especialista faça (isto aconteceu com o especialista do meu serviço), tanto a assessoria como a formação, o que é tudo uma ilusão porque o especialista não tem nenhum poder, nem na assessoria nem na formação.... autonomia em enfermagem, vou ali e já venho!
Ah pois já me esquecia, pergunto ao anónimo anterior quem é o autor de tais indicações gestacionais, gostava de saber.......e que na prática a teoria nem sempre se aplica, ou seja, o "deve" deveria ser realizado!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!