terça-feira, maio 05, 2009

Prós e Contras na RTP


Debate sobre a saúde. Sempre o mesmo tema (Médicos, Médicos, Médicos, etc...), as mesmas propostas, as mesmas queixas. Sem ideias novas, sem incentivos, sem inovações.

De facto... cansa. A inércia e estagnação portuguesa é desesperante. À nossa volta florescem bons exemplos e óptimas soluções, mas por culpa de alguém, continuamos a chapinhar em lamas movediças. A esperança reside na direcção oposta, é assim tão difícil de perceber?
Até a Maria Augusta de Sousa o disse: "nos países avançados, grande parte da saúde é feita por Enfermeiros"... Mas resvalou outra vez para o vício: os Centros de Saúde não devem ter mais Enfermeiros do que Médicos, devem ter menos Médicos do que Enfermeiros.
Parece um pormenor descabido e irrelevante, mas não é. Depois disso só disse asneiras e esteve calada nos momentos em que devia falar.

Comments:
Goste-se ou não, os médicos são a peça central de todo o sistema de saúde evoluído. Isto não significa que os outros profissionais não estejam em maior número. Desempenham papeis diferentes.

O que a Bastonária não disse mas devia ter dito é que em nenhum outro país da Europa existe chefias médicas e de enfermagem separadas. Em qualquer hospital do mundo, há um director clínico (médico) que supervisiona todo o trabalho clínico do hospital o que inclui, obviamente, médicos, enfermeiros e técnicos de saúde.
 
Chora e faz beicinho :(
 
este blog é uma célula do governo ou dos sindicatos?
ainda não percebi porque é que todos se escondem como anónimos e não assumem aquilo que dizem e defendem. Têm vergonha????????
 
Bom dia

Eu também assisti ao debate, mas só parcialmente pois a minha paciência não me permitiu sofrer mais!
Reitero a mensagem do DE , não houve novidade! Mais uma excelente oportunidade de expor as nossas reivindicações e deficuldades, de enaltecer a profissão, de demosntrar a necessidade de ter mais enfermeiros a prestar cuidados, de fazer compreender que os enfermeiros são mal pagos e que a negociação da carreira e salarial têm sido uma lástima...
Resta-me reiterar que enquanto a nossa Bastonária continuar a expor a sua péssima capacidade de raciocinio e oratória, ninguem nos liga, nem respeita! É ver os sorrisos complacentes e jocosos dos interlocutores quando a sra abre a boca! Que pobreza da ideias e discurso!
Quando a Odem tiver que se fazer representar de forma tão alargada, a sra Bastonária que delegue em alguém intelectualmente mais ágil e com eloquência - é que assim não dá!
Que vergonha... nestas alturas não quero que me associem á enfermagem pois a imagem é péssima!
Quando são as próximas eleições da ordem!?
Cumprimentos
 
Caros amigos, para mim um momento marcante deste debate, para a nossa profissão, foi quando o médico Gentil Martins disse: "não consigo perceber como a ordem dos médicos permite existam enfermeiros na saúde 24 a fazer diagnóstico, isto não pode acontecer... e outras considerações do tipo", o momento paradoxal veio de seguida com a resposta da senhora bastonária: e passo a citar..."sorrisos e troca de olhares holísticos com o senhor doutor médico" Caros amigos e amiga bastonária... quando alguém perde uma oportunidade destas para explicar o papel fulcral dos enfermeiros na saúde 24 e na saúde de prevenção em Portugal então só há um caminho "Despair". E mais estupefacto fiquei quando esta senhora que supostamente deveria perceber alguma coisa de Enfermagem diz uma frase como não é possível haver um país com mais médicos do que enfermeiros, Caros amigos esta senhora sofre de um problema de falta de capacidade mental ao nível do raciocinio lógico e factual ela não percebe que esse é o caminho que os médicos escolheram e que deu o resultado que vemos agora.... o poder é deles... Que pena termos alguém como esta senhora no lgar que está... qye pena...
 
Sniff sniff que cheirinho a inveja e frustração...
 
Concordo com os colegas quando referem que a nossa bastonária poderá ter um Q longe do I se assim não for peço desculpa à Srª mas quando existem oportunidades para poder dizer de facto as mais valias que a enfermagem pode trazer ao SNS e essas não são aproveitadas (das poucas oportunidades que temos)...haja alguêm que o faça com sabedoria e diplomacia pois se assim não for a afirmação da enfermagem fica cada vez mais desprestigiada.
 
Cara Isabel

No dia em que, infelizmente, pela primeira vez comentei, defendendo uma posição de valores, fui INJURIADO DE FORMA VIL E TORPE, por anónimos (corajosos enfermeiros: dizem eles).
O MAIS ENGRAÇADO, É QUE SÓ UM(a) OUTRO COMENTADOR(a) (anónimo, ou não) ousou defender esses valores.
Aqui neste blog, a cobardia é DOMINANTE! Aliás, retratando na perfeição a classe profissional.

Isso responde à sua questâo?
 
De facto as chefias independentes são um grande problema que não permite uma maior eficácia do sistema... os enfermeiros não podem conjugar o seu serviço com o dos auxiliares porque estes ultimos têm os seus horários dos quais não abdicam nem que isso atrase o serviço todo... os médicos não podem conjugar as suas tarefas com a dos enfermeiros porque estes ultimos tb têm a sua rotina da qual nao abdicam... nem que o serviço caia, têm de ir lanchar e almoçar a horas! Com isto, cada qual trabalha no seu ritmo completamente desincronizados uns com os outros! Falta um chefe superior que uniformize todos e crie a rotina mais célere e adequada em função dos doentes e não de cada grupo profissional.
 
Ao anonimo das 9:13PM.

Tú deves ser Administrador Hospitalar. ÈS um SABAO, só pode.
Ditadura e rapar $$$ a quem trabalha, para tu teres as mordomias e as regalias por decreto.
Conheço alguns infelizmente.
 
Assim está melhor. Já se visumbram uns sintomas de cansaço da vida da Bastonária... cansaço da vida, cansaço de mim, cansaço da bastonária que está chegando ao fim.
Não será o Gentil Martins cirurgião pediatra?
Não vive à custa das cirurgias que os pediatras lhe encomendam?
Vive, sim!
O LS24 tem tirado muitos milhares de oportunidades aos pediatras de captarem clientela.
É um esquema que tem dado muito dinheiro a perder. Logo essas dúvidas ficam bem no ex bastonário, porque defende a teta da "vaca sagrada" onde mama.
Se tiver boa memória deve lembrar-se do baile que lhe deu o Dr. Luis Barbosa, sendo Ministro da Saúde (Assuntos Sociais), num debate televisivo, onde atirou Gentil ao tapete ao mostrar-lhe uma recita de um médico para um rebanho de ovelas, onde gastou 100 doses de determinado medicamento, isto a propósito de diagnósticos e receitas médicas.
Se a Bastonária soubesse o que a LS24, não estavam as colegas lá sujeitas ao tira-dentes e outras aberrações e a suportarem as dificuldades que as não deixam ser melhores, ainda.
A pobrezita sofre de um sindroma da obediência voluntária e da imagem publicitária. Só que exagera um bocadinho porque o contra-ponto que costuma estar a ventrilucar não estava por perto.
Que a Bastonária anda assustada, anda...
Porquê?!
Suponho mas não tenho a certeza.
Ponham-se do lado dela. Já viram quanto a senhora sofre?
Acabemos com o sacrifício e às dilectas bem amadas dela.
Ali um anónimo dos que vem provocar os enfermeiros, diz blá-blá-patati-patatá, que o director clíco é que comanda toda a acção médica, só não sabe que a acção da enfermegem é autónoma em muitos paises, como cá. Também não sabe que nos EUA, por exemplo, os maiores hospitais e, até os mais pequenos, os directores do hospital são enfermeiros.
Diz que a base do SNS são os médicos. Até parece o Sócrates a falar.
Não ficava nada mal a ambos que reconhecessem, sem esforço, que a base de qualquer SNS são os enfermeiros.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!