quinta-feira, maio 07, 2009

Reunião de 7 de Maio com MS


"Depois de na última reunião, tendo em conta a forma como decorreu e as aproximações registadas, que a CNESE publicamente valorizou, esperava‐se que esta reunião seguisse o mesmo caminho. Pelo contrário, o Ministério da Saúde recuou relativamente a algumas questões:

• nomenclatura do Enfermeiro Gestor ‐ pretende encontrar uma nomenclatura redutora da exigência das funções que estes enfermeiros vão exercer;

• volta a propor a introdução de um artigo sobre os deveres dos enfermeiros quando já tinha aceite retirar tendo em conta que os deveres dos enfermeiros decorrem do seu Código Deontológico e do Regulamento do Exercício Profissional.

Quanto ao âmbito da aplicação da Carreira apesar de se aplicar a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo, retira a GRELHA SALARIAL QUE NÃO SE APLICARÁ AOS ENFERMEIROS COM CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO o que significa que o Ministério da Saúde pretende continuar a patrocinar a exploração de mão de obra qualificada que já hoje existe nos Hospitais EPE’s.

Quanto à Grelha Salarial, apesar de afirmar que continua a ponderar, mantém tudo na mesma, ou seja:

mantém o inicio na posição 15 = 1201, 48 sem que, até ao momento, apresente qualquer justificação para a discriminação a que pretendem sujeitar os enfermeiros quando comparados com outras carreiras especiais e de Licenciados, por exemplo, Carreira de Inspector o início é na posição 20 = 1458,94 e Professores na posição 21 = 1510,43 euros,

10 posições remuneratórias na categoria de Enfermeiro ‐ poucos serão os que o conseguirão atingir já que para isso são necessários 50 anos de exercício profissional;

• A proposta de topo desta categoria é a posição 44 = 2694,75 passível de atingir ao final de 50 anos de serviço quando na actual carreira, ao final de 27 anos se atinge os 2228,00, ou seja, apenas menos 442 euros;

• Para os actuais enfermeiros chefes e supervisores mantém a proposta de permanecerem na actual grelha até que atinjam a remuneração do inicio da categoria de Enfermeiro Gestor (posição 44 da futura grelha) QUE NA REALIDADE NUNCA IRÁ ACONTECER ou o concurso, o que é profundamente INJUSTO tendo em conta que estes enfermeiros já se sujeitaram a concursos para ter acesso a qualquer uma daquelas categorias. Esta proposta só pode ser qualificada como INTELECTUALMENTE DESONESTA.

Neste contexto, de indefinição, de recuo e de ponderação “sem fim à vista”, o apelo para que os enfermeiros participem, no próximo dia 12 de Maio na Greve e na Manifestação que se deslocará do Ministério da Saúde para a residência oficial do Primeiro‐Ministro, vai ser reforçado.Colegas Vamos Todos à Manifestação do Dia 12 de Maio demonstrar a estes Srs. A FORÇA DA PROFISSÃO.

Unidos Vamos Conseguir!"

Comments:
Caros amigos, penso que chegámos ao ponto de não retorno, infelizmente. Penso, pessoalmente que apenas nos resta dois caminhos:
1 - arregaçar as mangas e ir à luta. No caso de o querermos fazer existem várias alterações na luta que devemos adoptar:
1.1 - retirar de todo o tipo de visibilidade a nossa bastonária, utilizar a imagem de alguém na tv apelativo e com discuros assertivo e fluente que saiba trazer a população para o nosso lado, pk as reivindicações falam por elas proprias.
1.2 - marcar uma greve que correr riscos, mais longa e que crie destabilização na saúde (aproveitando esta fase de necessidade de enfermeiros, já que não aproveitámos a gripe aszonal)

se não quisermos este caminho então resta-nos um mais a longo prazo:
2 - Desenvolver estratégias de forma a voltar a ganhar poder na saúde que foi dividido por muitos profissionais e que nos pertencia, para isso é necessário:
2.1 - criar um número máximo de alunos de enfermagem JÁ.
2.2 - Criar uma Enfermagem baseada na evidência e com conceito de base científicos e aceites pela comunidade científica
2.3 - Inverter o caminho trilhado pela Ordem até hoje, mostrando o desagrado mas também mostrando alternativas e criando centros de discussão sobre a aprofissão a sério.

Se formos por qualquer um destes caminhos vamos chegar a um com caminho de tijolos amarelos:) senão o fizermos então caros amigos o fim da profissão de Enfermagem como a conhecemos e como a gostariamos de ver está próximo, muito próximo. Abraço...
 
A imagem não podia ser mais bem escolhida.. Nuvens negras se aproximam...Não acredito que a manifestação vé servir de muito. O governo já demonstrou o que pretende fazer. Arrastar até depois das eleições para poder depois cortar de forma definitiva em qualquer regalia. Deviam os nossos sindicalistas ter pensado nisso há 8 anos ,quando tão sábiamente, e para não haver enfermeiros recém -licenciados a receber mais que um graduado da altura, decidiram esperar para exigir direitos adquiridos tão tardiamente. Um tiro no pé... Tiro esse que ainda continua a sangrar e vai levar à morte a carreira como sempre a desejámos.
 
ah ganda Socrates, és o maior!!!

PS! PS! PS!

Viva o Socialismo!!!

CAMBADA DE VÍGAROS!

Miguel Ramos
 
ja agora...deixo a minha opinião sobre greves e manifestações....

1º aproveito este BLOG porque sei que é lido pelos nossos representantes

2º penso eu que ja vimos que manifestações não é o nosso forte , até porque 10,12 ou 15 mil enfermeiros estarão de greve a assegurar os cuidados minimos, assim sendo não podem estar presentes nas manifestações

3º se queremos coisas a serio então "A GREVE" dever ser marcada para os dias 9,12 e 13 de Junho, o que significará uma semana de paralização nos serviços sem cuidados minimos, isso sim tem impacto e poderá mostrar o nosso descontentamento e poder reivendicativo

pois pelo que vou vendo pareçe realmente que andamos a brincar....ou a sermos brinquedos de alguem

João B.
 
O enfermeiro refila, insurge-se...mas para si próprio. Achamos td muito injusto mas quando chega à hora H não arregaçamos as mangas. Greves? Para quê?! No hosp onde trabalho há enfermeiros a fazerem extras em dias de greve. Lucrar com a coragem dos colegas...Do melhor! Uns lutam...para os outros ganharem uns trocos!
 
Com uma Ministra da Saude que é médica dificilmante a nossa carreira é aprovada com alguma valorização.

Para isso é necessario outras formas de luta, com manifestações e greves, so o enfermeiro prestador de cuidados é que perde e o gaverno esfrega as mão de contente pois são mais uns euros que entram nos cofres do estado.
 
É agora ou nunca: que se vai ver onde estão os Enfermeiros; que se vai ver onde estão aqueles que passam os dias a comiserar-se com as questões da profissão; que se vai ver onde estão os contratados abandonados e excluidos da profissão; que se vai ver onde estão aqueles que apontam os dedos acusadores à ordem, aos sindicatos, às escolas, tornando-os bodes expiatórios das suas frustrações; que se vai ver onde estão aqueles que dão alimento à máquina de produção de licenciaturas, pós-graduações, mestrados, cursos, cursinhos, cursões e afins e vêm após a conclusão dos mesmos, goradas todas as suas espectativas de ver efectivada a justa recompensa na profissão; que se vai ver onde estão os alunos de enfermagem, que ou andam cegos e surdos, ou já sabem o estado lastimável da profissão que os vai(eventualmente) acolher
VAMOS VER ONDE ESTAMOS TODOS NESSE DIA.

EU VOU ESTAR LÁ!
 
Quantas vezes mais vamos nos brincar as greves.

Eu já estou farta de fazer greves a brincar, vou é fazer como os enfermeiros que aproveitam as greves para fazer uns turnos extraordinarios ...e assim,sim,eu vou ganhar com as greves que se andam a fazer.
 
«Neste contexto, de indefinição, de recuo e de ponderação “sem fim à vista”, o apelo para que os enfermeiros
participem...» Diz o sindicato!
Ninguem tem o direito de pedir coisa nenhuma aos enfermeiros! A partir de agora têm uma divida para connosco.
Paguem-na e depressa! Ou então façam como a grande maioria dos Enfermeiros- TRABALHEM!
Reconheço o fim da expectativa-BASTA!
Tenho a impressão que serei aumentado 1% brevemente.
 
No dia da greve vou estar esticado na minha casa da praia, banhos de sol, piscina, musiquinha...
Mas eu sou Enf director! Claro que antes fui supervisor, e já tinha sido Chefe... agora,.. bem agora... greves...pá até concordo até porque eu digo aos meus alunos e digo-lhes sempre - isto está mau, há muito que tem vindo a piorar, mas como agora...eu próprio já estive para deixar de dar aulas!... só que depois não entrei para a Ordem e cá vou estando.»sic

Um boi que fala assim não precisava de levar com um ferro na boca?
Só não o identifico para não comprometer terceiros...a seu tempo!

O pior de tudo é que há muitos assim e outros que até conseguiram entrar para a ordem...sindicatos... ARS`S...
 
Sinto revoltado, ultrajado, com o sangue a ferver na "guelra"!!!!

ESTOU FARTO de não ver o meu trabalho reconhecido!!

ESTOU FARTO de ser considerado um licenciado de "segunda"!!

ESTOU FARTO de não ser compensado pelo meu esforço!!

ESTOU FARTO que a minha dedicação não seja valorizada!!

ESTOU FARTO de ser "pau para toda a obra"!!

ESTOU FARTO de ter uma INCOMPETENTE como bastonária!!

ESTOU FARTO deste diálogos da treta!!

ESTOU FARTO da descriminação que reina contra a Enfermagem!!

E OS COLEGAS NÃO ESTÃO FARTOS DESTA "TANGA"????????????????

Mais do que nunca é IMPERATIVO RADICALIZAR ESTA LUTA!!!!

Apelo aos SINDICATOS para que determinem GREVE POR TEMPO INDETERMINADO ou melhor DEMISSÃO em bloco, de forma a legitimar o NÃO CUMPRIMENTO DE CUIDADOS MÍNIMOS.

O tempo é de guerra, por isso BASTA DE DIÁLOGO, DE REUNIÕES, os sindicatos devem assumir uma posição ANTI-PS!

É preciso pôr a Saúde em Portugal a FERRO E FOGO!!!

SÓ ASSIM SEREMOS RESPEITADOS/TEMIDOS, usemos o poder que temos, que é A NOSSA FORÇA DE TRABALHO!

No dia 12 de Maio irei demonstrar toda a minha indignação FAZENDO GREVE E colocando no vidro de trás do meu caro: ESTE ENFERMEIRO NÃO VOTA PS!!! PEÇO-VOS que façam o mesmo.

comecem por manifestarem neste "Blog" todo o vosso desagrado contra este Governo, contra a sua atitude, contra a falta de respeito que o mesmo tem pela Enfermagem E DIVULGUEM-NO!

EU NÃO VOTO PS!

EU NÃO VOTO PS!

EU NÃO VOTO PS!
 
É esta assimetria e heterogeneidade(a todos os níveis) que já se começa a desenhar nestes posts e que mais não é do que um espelho da própria realidade da profissão, QUE ME IRRITA SOLENEMENTE.

SERÁ QUE, DE UMA VEZ POR TODAS, NÃO CONSEGUIMOS TER UMA POSIÇÃO DE SINTONIA? SÓ UMA VEZ...
 
Isto é uma DECLARAÇÃO DE GUERRA!!! Aceitamos a rendição? Prefiro perder e dar luta. É altura de contratacar, vamos dar uma resposta à altura. Mas os nossos Generais têm ser agressivos, isso é um facto. Menos de 1400Euros, nunca!!!Perder uma carreira digna e estruturada, nunca!!!
C2
 
Eu vou lá estar no dia 12 de Maio...
Unidos Vamos Conseguir!
 
Dá dó ver uma classe desmoralizada assim!
Atenção aos limiares de frustração!
Atenção á desmotivação!
Atenção ao sentimento de revolta!
Atenção á humilhação pública!
Atenção á injustiça!

PARA QUE NINGUEM DIGA QUE EU NÃO AVISEI!


N.E.
 
que vergonha.
 
A ATITUDE É ESTA...
"Não é contra os enfermeiros, mas sim contra o Poder de decisão, é que devemos mostrar a nossa ira."
DEIXEMO-NOS DE LUTAS INTESTINAS E FOQUEMO-NOS NO QUE É IMPORTANTE:
UMA CARREIRA DIGNA E QUE SIRVA A TODOS: CONTRATADOS E DA FUNÇÃO PUBLICA.
 
Que dizer! Sinceramente estava a espera. Li a pouco um post sobre a mesma matéria, em que que concordo parcialmente com a "teoria conspirativa". Fica aqui, o blog, por pensar que é recente?(viverenfermagemnanet.blogspot.com/
De volta a luta dia 12.
 
OUTRA BOA SUGESTÃO:
"se queremos coisas a serio então "A GREVE" dever ser marcada para os dias 9,12 e 13 de Junho, o que significará uma semana de paralização nos serviços sem cuidados minimos, isso sim tem impacto e poderá mostrar o nosso descontentamento e poder reivendicativo"
 
Dia 12...Vão aderir milhares de Enfermeiros, as Chefias vão apoiar, os Sindicatos vão fornecer dados internos da sua adesão à Manifestação, a OE vai-se fazer representar por uma Delegação devidamente identificada (e assim recuperar algum do muito prestigio perdido), os Alunos vão comparecer (basta os Sindicatos movimentarem-se nas ESE e preferencialmente conseguirem o apoio dos Professores/Enfermeiros e das Direcções) e usar cartazes a dizer "Quero um futuro!", os desempregados com um cartaz "Tenho fome!", a OE e os Sindicatos numa frente comum vão bombardear os Media, em vez de apitar Capas Negras sobre os Anjos de Branco, os Sindicatos vão anunciar publicamente uma greve de 5 dias seguida de uma greve de zelo por tempo indeterminado, no ar fica a pairar pela primeira vez a hipótese de romper os serviços minimos, os Chefes recusam-se a pedir turnos extras para suprir as necessidades, também ninguém aceita fazê-los...
Todos juntos, podia ser assim...
C2
 
C2, se fosse assim não estariamos nesta situação!
Parabens pela descrição do ideal e oxalá que essa gente IMPORTANTE que pouco se IMPORTA leia e aprenda com o seu comentário.

Um abraço, N.E.
 
C2 é simplesmente EXCELENTE essa sua visão de luta...

ESSE É UM DOS CAMINHO!

Mais do que nunca a solução está na UNIÃO DA CLASSE!

Mais do que nunca a LUTA É DE TODOS!

Chega de desculpas! o que está em causa é o futuro da ENFERMAGEM!

EU NÃO VOTO PS!
 
Eu TAMBÉM ESTOU FARTA, POR ISSO NÃO VOTO PS, NÃO VOTO PS, NÃO VOTO PS, NÃO VOTO PS
 
Faço greve no dia 12 de maio e só não vou à manifestação porque vou assegurar cuidados minimos.

EU NÃO VOTO PS
 
No dia 12 vou á manifestação, eu também NÃO VOTO PS.
 
Lá estaremos!!!

Cumps.
 
todos à luta, no dia 12 vou fazer greve. Sou anti PS.

não voto PS
 
DEMITO-ME!
-RECUSO-ME A SER ENFERMEIRO ASSIM!
-PODEM CHAMAR-ME ENFERMEIRO, MAS SEI QUE JÁ NÃO SOU!
-NÃO ME SINTO ENFERMEIRO E O PIOR É QUE NÃO ME SINTO MERDA NENHUMA!
-VOU PARA O SERVIÇO E SOU UM ROBOT, ISSO! SOU UM ROBOT.
-SE NÃO QUISEREM PAGAR NADA NÃO ME IMPORTO.
-NUNCA MAIS VOU LEVANTAR O RECIBO DO VENCIMENTO.
-SO OLHO PARA O HORÁRIO PARA VER O QUE FAÇO NO DIA SEGUINTE.
-NÃO PEÇO NEM ACEITO TROCAS.
-FORA DO HOSPITAL NÃO QUERO OUVIR FALAR DE DOENTES, DOENÇAS, ENFERMAGEM, MEDICOS, GRIPES, ETC
-SE FALTAR MATERIAL ... QUERO LÁ SABER
-SE O MÉDICO TARDA... QUE ME IMPORTA
-FORMAÇÕES...NUNCA MAIS VOU
-CHEFES...O MAIS LONGE POSSIVEL
-SINDICATOS...PARA QUE?
-ORDEM...MAIS UMA DESPESA
-ASSIDUIDADE...SE FOR POSSIVEL
-BOM COMPORTAMENTO...NÃO PROMETO
-HORA DE ALMOÇO...FAÇO QUESTÃO
-COLEGAS...NÃO ME INCOMODAM
-ALUNOS... QUEM OS MANDOU VIR QUE OS ATURE
-DIRECTORES...SIM SR, NÃO SR
-MÉDICOS...QUEM SÃO ESSES?
-SUPERVISORES...PARA QUE SERVEM?
-AUXILIARES...A MINHA DESGRAÇA PODIA SER MAIOR
-PROCESSOS DISCIPLINARES...FAÇAM-NOS BEM GROSSINHOS E METAM-NOS NO POSTERIOR
-DESPEDIMENTO...FIM DO CALVÁRIO
-DOENTES...DESEJO-LHES AS RÁPIDAS MELHORAS E AS MAIORES FELICIDADES.
 
Porque não uma greve de zelo bem feita por tempo indeterminado e rebentar com o ministério da saúde?
Penso que teria um bom efeito e sem prejuizo no bolso dos já castigados enfermeiros.
 
Dia 12 farei greve, sem comparecer ao serviço.
No entanto, gostaria de continuar 13, 14, 15, 16,...Enfim, até...
 
Mas afinal para quando a RADICALIZAÇÃO das nossas greves?
 
...e contra isto vamos fazer apenas 1 dia de greve??????????

continuamos a brincar às greves! Não admira que brinquem connosco!
 
A situação dos Enfermeiros não está famosa, por culpa de alguns.Um dia vamos conseguir unir esforços em torno dos Sindicatos. Já agora, à laia de parentsis, não metam a Ordem nisto, pois a Ordem não representa Enfermeiros mas Utentes dos Serviços destes.Poderia dar uma ajudinha com muito engenho e arte, mas não estamos com gente dessa. A ilustre Bastonária vai estar com a ilustre Ministra da Saúde, no Hospital de São João, no dia 12, a convite da Enf Directora desta EPE para falarem sabem de quê?
Acertaram aqueles colegas; de uniformes da Enfermagem, através dos tempos, uma iniciativa daquela que não deixa a bata branca, nem por nada, embora a amarela lhe ficasse melhor, como voluntária, que é.
É evidente que se trata duma iniciativa que nem Florence, que pretendem homenagiar se lembraria de tal.
Podem dizer que o subido programa e o "importantíssimo" tema a lembarar às enfermeiras a touca e o avental com os folhinhos, assim como o daquelas criadas pretas e gordas da California (tipo maid-servant), que se vêm nos filmes antigos a preto e branco, cai como uma luva, no momento actual.
Não é o HSJ o maior do país?
É.
Não é a enfermeira directora escolhida, por quem sabe o que quer fazer da Enfermagem?
É.
Não é importante, numa hora em que os Enfermeiros se reclamam com o mesmo direito de serem licenciados de direito e de facto, como qualquer palerma que se preze, haja quem lhes lembre a sua origem humilde e serviçal?
É.
Não é dar uma ajudinha a quem confirma esta inutilidade, no cargo pessimamente exercido, distrair os Enfermeiros daquela grande unidade de saúde, pagando favores?
É.
Não é mais importante para a nossa famigerada Bastonária, caucionar, com a sua mui ilustre presença um evento de tamanho significado e transcendência, para a Enfermagem, como a história do barrete e de quem o enfiava, do que estar atenta ao desenrolar dos ataques que a Enfermagem atravessa?
É.
Não foi eleita pelos ladrões de votos?
É.
Já se deram conta do incomensurável valor e significado que terá para a Profissão restaurar a cápsula Shuepps e o avental com folhinhos (de ir às compras)que os degenerados aboliram?
É.Foi.
Vamos ver quantos dos que têm já lugar marcado na 1ª fila da Magna, vão à Manif.
É.
Florence Nightingale não merec que usem o seu nome, em vão!
Não há direito de escarnecerem tanto dos Enfermeiros, numa efeméride que devia servir para dignificar a Classe.
O/a Sa-ca-na que teve esta ideia está a rir-se a bandeiras despregadas. Não podia ser melhor na pioria desta apagada e vil tristeza.
Foi certamente o mesmo que pôs areia na vaselina!
E pôs também piripiririii no azeite!
E goza!
E diverte-se, muito senhor do seu nariz.
É muito capaz de ser um desses ali acima que assina o anónimo comentário a horas de trabalho de certos: entre as 10 e as 11 horas, quando passam e passeiam a sua malvadez clássica (de Classe).
Distingue-se dos Enfermeiros, porque esses anónimos são assim lá para as 4 ou 5 da matina.
"Camões, grande Camões, quão semelhante acho o teu destino ao meu, quando os cotejo"..., dizia o Bocage.
Eu acrescento: "cesse tudo quanto a "muda" antiga canta, que outro valor mais alto se alevanta!"
 
Que bom "coup-oeil", Gardingo!
Macacos me mordam, se eu alguma vez me lembrava de pelas horas da elaboração dos comentários, pôr o nome aos autores.
São mesmo eles a armar em Enfermeiros vítimas e choramingas.
Não perca tempo com.... e cães de caça, que são todos da mesma raça.
Com que então a obediente Calheirona, PC portátil, conseguiu concretizar o seu velho sonho de impor à outra o desfile de bonecas fardadas,à época, convidando tão distinta assistência: Ministra da Saúdade do futuro e a sempre atenta Bastonária dos enfermeiros.
Quer-me pracer que estas manobraas de diversão ainda vão encher mais uns autobus.
 
Caros colegas dos sindicatos:

Queremos visibilidade na comunicação social!
Queremos que as nossas aspirações sejam do conhecimento de todos!
Queremos ser dignamente representados!
Queremos coragem para radicalizar lutas e romper com compadrios e compromissos com o governo!
Dêem um murro na mesa das negociações e partam para a guerra!
Certamente terão mais apoio e mais seguidores!
 
Uma vergonha este ministério e as suas demandas."Nós sindicato" temos que mostrar à Srª ministra a nossa indignação e isto faz-se centrando a nossa luta nas formas de luta que vierem a ser estipuladas pelos sindicatos, greves de dia(s) sem cuidados minimos a Srª ministra e os seu colegas que os assegurem, manifestações a sério como as dos professores, visibilidade das mesmas nem que se tenha que pagar aos meios de comunicação para divulgar as nossas formas de luta, alguem deve ter familiares nos meios de comunicações usem-nos. Devemos fechar o escudo à volta da classe e não devemos criticar a hora é de união.
O sindicato tem que ser mais "agressivo" e não andar a mamar às nossas custas. Chegou a hora de demonstrarem que ainda estão vivos e de boa saúde.
Esta tomada de decisão do ministério é muito grave se não agirmos a enfermagem passará a ser uma miragem. Boa sorte para todos. Sejamos unidos pelo menos uma vez na vida.Enfermeiros directores vocês são os representantes da classe defendam-nos não mantenham a submissão ao poder do presidente do conselho de administração, pois nós somos o maior grupo profissional dentro das instituições, Supervisores colaborem com as chefias dando visibilidade à classe de enfermagem e não criticando os subalternos valorizem, reforcem o positivismo, chefes oscultem as necessidades dos "vossos" enfermeiros respeitem-nos e assegurem-se que eles vivem em parceria com os doentes, enfermeiros deêm o vosso melhor ministerio da saùde respeite a classe.
 
Sim, o PS esta mesmo cheio de medo dos enfermeiros...LOL! O PS teve mais de 100.000 professores na rua, e conseguiu mm assim, nao so manter as politicas de educaçao como ainda manteve a ministra que tutela esta pasta. Acham mm que os enfermeiros metem medo ao governo??

E acho lamentavel que algumas pessoas, que sao os 1os a vir com aquela treta dos enfs estarem 24hrs por dia com os doentes, que o medico pouco faz e so olha po relogio, e coisas do estilo, sejam esses mesmos a apelar ao nao cumprimento dos cuidados minimos!! O que vale é que nao faltam enfs desempregados prontinhos a saltar para o lugar daqueles que por ventura venham para a rua por nao cumprirem cuidados minimos...Haja vergonha porque no final, quem paga é o doente que nao tem culpa nenhuma!!
 
Onde está a tal grelha proposta?
Onde está o modelo de transição?
Porque não mostram?
 
Queremos ver as tais tabelas!
 
Tratem de paralizar tudo já!
 
SE somos um bando de ovelhas eu sou das tresmalhadas!
Há que deixar isto do avesso e já!
 
Até quando vamos ser os pobrezinhos da familia?
Até quando???
 
O DIRECTOR DO CENTRO HOSPITALAR DE VILA REAL UM TAL « VAZ » ANUNCIOU PUBLICAMENTE QUE « OS ENFERMEIROS NÃO LHE TIRAM O SONO...»
ÉS PEQUENO EM TUDO CARO SR!
PRECISAVA DE VÁRIAS LIÇÕES... QUEM SABE...
 
ja não acredito nesta estratégia adoptada, referi e volto a frisar, os sindicatos deveriam fundar um fundo para reembolsar os grevistas, aumentando em massa a adesão dos colegas à greve, aumentava o numero de socios, levando a uma maior pressão para com MS, e as desculpas de não faço greve por causa dos €..... ja nao fazia sentido. comentem... cumps
 
Estamos efectivamente a chegar ao fundo do poço. E as manobras de diversão do Ministério são por demais evidentes. Andamos neste jogo do “agora mais um bocadinho”, ora “agora mais uma reuniãozinha para vos dar alguma esperança”. Estou convicto que as decisões estão tomadas, que a Ministra tem directrizes muito claras sobre o que anda a fazer. Daqui a uns dias será “…depois das eleições falamos”. E o pior de tudo isto é que andamos com atitudes de panos quentes. Está na hora de serem tomadas medidas condignas, medidas que dignifiquem a enfermagem, as suas pretensões e a sua luta. Não estamos a pedir nada, não estamos a mendigar nada. Lutamos pelo que temos direito. Queremos ser tratados com equidade e justiça. Por isso os SINDICATOS deveriam pensar nas formas de luta, não como possibilidade de se promoverem e de dai retirar dividendos mas como verdade das suas pretensões.

- FAÇAM GREVES POR SECTORES. PAREM POR TEMPO INDETERMINADO CONSULTAS EXTERNAS, BLOCOS, CENTROS DE SAÚDE.

- SEJAM FEITOS 5, 6, 8, 10 DIAS DE GREVE. MAS POR AMOR DE DEUS, DEIXEM DE BRINCAR ÁS GREVES. QUE TRANSTORNO TRARÁ UMA GREVE DE UM DIA (M E T)??

- CRIEM UMA BOLSA DE APOIO AOS COLEGAS QUE FIZEREM ESTAS GREVES A FIM DE LHES SEREM PAGOS OS ORDENADOS. PENSO QUE TODOS IRÍAMOS CONTRIBUIR PARA ESSE FIM.

- MOBILIZEM OS DESEMPREGADOS, OS ALUNOS, PARA QUE O NOSSO DESCONTENTAMENTO SEJA EFECTIVAMENTE PERCEBIDO.

- SEJA PEDIDA À ESTAÇÃO PÚBLICA DE TELEVISÃO TEMPO DE ANTENA PARA SE EXPLICAR À POPULAÇÃO AS NOSSAS PRETENSÕES E AS RAZÕES DA LUTA. MUITOS PENSAM QUE OS ENFERMEIROS GANHAM BEM.

- SEJAM FEITAS VIGÍLIAS À PORTA DO MINISTÉRIO E FRENTE À PORTA DO PRIMEIRO-MINISTRO.

- ENFIM…… OS TEMPOS REQUEREM QUE FALEMOS A MESMA LINGUAGEM. QUE ADOPTEMOS UMA ATITUDE UNIDA E COESA. O NOSSO FUTURO COMEÇA HOJE E POR ISSO POUCO IMPORTA DE TEMOS DE FAZER ALGUNS SACRIFÍCIOS. NADA ACONTECE SEM SACRIFÍCIOS. ESTAMOS NÓS DISPOSTOS A FAZER ALGUNS?????? ESTAMOS NÓS DISPOSTOS A VER ALGUNS CORTES NOS FRACOS SALÁRIOS COM AS GREVES PARA ASSIM PODERMOS EXERCER ALGUMA PRESSÃO?????
SE NÃO ESTIVERMOS ENTÃO TEMOS OS QUE MERECEMOS. SE NÃO ESTIVERMOS NÃO TENHAMOS DEPOIS A OUSADIA PARA CRITICAR, REFILAR, OU PROTESTAR. A ENFERMAGEM SOMOS NÓS, CADA UM DE NÓS. NÃO PODEMOS ESTAR À ESPERA QUE OS OUTROS LUTEM AS NOSSAS LUTAS, VISTAM A NOSSA CAMISOLA. ELA É NOSSA, SEJAM COERENTES; OUSADOS E LUTEM.

FRANCISCO CRUZ
 
Caros colegas

As greves para o governo são uma espécie de os cães ladram e a caravana passa... Eu sugiro que façamos uma guerra ao PS, com os sindicatos a fazer autocolantes cartazes a dizer "Enfermeiro e famila de Enfermeiro não vota PS" e dessiminamos estes pelos nossos carros, outdoors, etc. Só assim é que atingimos a unica coisa que lhe doi, os votos!

Façamos campanha ANTI-PS!!!!


EU JAMAIS VOTO PS!!Alias no meu Hospital esse sentimento é geral!!
 
UM DIA DE GREVE???
NÃO FAÇO!!!!!!! CHEGA DE ESTUPIDEZ!

OU PÁRA DE VEZ OU CALEM-SE!

RESOLVAM OU ABANDONEM!

ENOJAM
 
Colegas penso que neste momento não devemos distrair-nos com sugestões de formas de luta - Essa é uma questão Importante, sem dúvida, mas para pensar após o Dia 12.

Neste momento o + Importante é juntarmos Esforços e Forças no sentido de Termos em Lisboa na Manifestação + que 3 mil Enfermeiros:

### O passado está feito (coisas boas outras menos boas, coisas com as quais concordamos outras não, haverá sempre uma opinião por Enfermeiro),

### O presente e o Futuro serão determinantes e dependem daquilo que FIZERMOS OU DEIXARMOS DE FAZER,

### A forma de Luta decretada neste MOMENTO É A GREVE E MANIFESTAÇÃO DE DIA 12 DE MAIO, deste modo, CONSIDERO QUE TODOS TEMOS DE NOS EMPENHAR PARA QUE SEJA UM GRANDE DIA DE LUTA E COMEMORAÇÃO DA ENFERMAGEM PORTUGUESA.

Colegas Vamos à Manifestação Reivindicar.

Outras formas de luta ficam para depois - agora é esta.


Quantos colegas já convocou cada um de nós?

Quantos já se inscreveram porque os consciencializamos? Motiva o colega e adere.

Quantos falam falam e na Hora da verdade...

Quantos Enf. com contratos precários já estão inscritos?

Quantos Enf. que procuram acesso ao 1º emprego vão a Lisboa dia 12?

Quantos Futuros Enf./Alunos de Enf. (em fim de curso) vão à Manifestação? O Sindicato Foi às Escolas, Enviou comunicados às Associações de Estudantes e ás Direcções das Escolas solicitando dispensa das actividades escolares para QUEM QUER IR à Manif.

Quantos apontam o dedo à OE aos Sindicatos, às escolas, etc? - onde vão estar no Dia 12 de Maio?

a hora é de ACÇÃO

Quantos... Quantos... Quantos...
Todos seremos poucos.

Em Lisboa ESPERO VER MUITOS A MANIFESTAR O DESAGRADO.

Muitos irão estar no serviços a ASSEGURAR CUIDADOS MÍNIMOS

mas
Muitos outros PODEM IR, QUERENDO - fica tudo facilitado.

Quantos Enfermeiros actuais e futuros/alunos de enfermagem já se inscreveram e vão participar no Encontro Nacional de Enfermagem? - e bem na minha opinião - MAS PORQUE NÃO CONTRIBUIR também PARA DIGNIFICAR A CLASSE NUM MOMENTO TÃO AGRESTE.

Fazemos cursos e cursinhos, vamos a congressos e congressinhos, pagamos aqui e ali formação e mais formação, queremos Currículo, criamos intrigas entre colegas em concursos, etc etc - COLEGAS de NADA SERVIRÁ SER COMPETENTE, TER BOM CURRÍCULO, NO FUNDO SER BOM PROFISSIONAL SE NÃO TEMOS UMA CARREIRA DIGNA, RECONHECIDA E VALORIZADA COM REMUNERAÇÃO ADEQUADA À FORMAÇÃO E ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.

A IDA A LISBOA é Gratuita - Não há desculpas.

ESPERO QUE O FUTURO SEJA:

OS ENFERMEIROS UNIDOS (TODOS SEM EXCEPÇÃO) COM APOIO DAS SUAS ESTRUTURAS REPRESENTATIVAS ESTÃO DE LUTA - É AGORA QUE A CARREIRA ESTÁ EM NEGOCIAÇÃO - É AGORA O MOMENTO.


QUEM AINDA NÃO SE INSCREVEU PARA A MANIFESTAÇÃO FAÇA-O a ENFERMAGEM DEPENDE DOS ENFERMEIROS do que eles fazem ou deixam por fazer.

Contactos para inscrição nos Sites dos Sindicatos - façam-o o + breve possível para organização do transporte (gratuito)

Saudações
muita Força - Máxima ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO

Enfº: Rui Pedro

enfsempre@iol.pt
 
colegas,
é agora ou nunca!
Deviam ver a cara de aflição com que ficou um supervisor do hospital onde trabalho quando lhe disse que os sindicatos estavam a preparar uma greve de 15 dias entre 1 e 15 de Agosto. Lançem este boato, até pode ser que os sindicatos peguem na ideia.
Eles estão frágeis. As sondagens são-lhes desfavoráveis, e as eleições estão à porta.
FAÇAM CAMPANHAS DE APELO AO VOTO CONTRA O PS, não só aqui como noutros blogs, e tentem convencer os vossos familiares e amigos a não votar PS.
UNIDOS VENCEREMOS ESTA MAIORIA EM QUEDA LIVRE!
 
Caro colega proprietário deste blog,
na impossibilidade de o fazer pessoalmente, quero felicitá-lo publicamente pela qualidade dos artigos aqui expostos, bem como, pela rapidez com que os factos da actualidade aqui são colocados.
Acredito que gasta muito do seu tempo com isto, mas não o dê como perdido, pois está a desenvolver um excelente trabalho de cariz formativo e informativo, e de defesa de todos nós (Enfermeiros. Concerteza que já hoje é reconhecido por isso.
Deixo-lhe uma palavra de alento para que não desista, pois este espaço já é hoje um local de visita diário para muitas centenas ou talvez milhares de Enfermeiros.
Apelo a todos, que por norma frequentam este blog, que o divulguem e aconselhem a outros Enfermeiros, que eu também tenho feito o mesmo, e desta forma poderá estar aqui a génese de um movimento, fortissimo, de defesa da nossa profissão.Todos juntos seremos mais fortes.
António Tomé - Coimbra
 
Pergunto.

Quem arregaça mangas para ir á luta?
Enfermeiros?
Nao me parece.
Estão tão bem. Sossegadinho,descansadinhos, acomodadinhos. Estão tão bem que não reagem.
O governo tem razão?
95/% enfermeiros são governo
Esta-se bem.
 
Caros colegas aquando dos elementos do sindicato, todos nos somos elementos chave para a mobilização.

Mobilizem-se:

- Os alunos de enfermagem...
que têm o desemprego como futuro....

- os professores...que a médio prazo têm o desemprego como horizonte...com a diminuição do afluxo de alunos

- os dempregados...que investiram tempo e dinheiro no curso...e cujo futuro se desenha negro

- os jovens colegas que sao explorados e manipulados nos serviços...na precariedade total

- os colegas com alguns anos de profissao...cuja progressão na carreira lhes é vedada

- os colegas em final de carreira...

PELA DIGNIDADE DA ENFERMAGM!!!

Os ENFERMEIROS têm PODER, VIDAS diáriamente estão nas nossas mãos.E nao existe maior valor social que a VIDA.

TODOS NA MANIFESTAÇÃO DE 12 DE
MAIO, VESTIDOS DE BRANCO ( COM CAPAS NEGRAS DO TRAJE ACADÉMICO)

Sem medo de represálias e com coragem... A UNIÃO FAZ A FORÇA!!!
 
Sabeis porque não houve mais nenhuma greve igual á de 1975??
Porque as posteriores não passam de minifanifestações á frente da CGTP.ISSO NÃO PASSA DE COÇEGAS NA CABEÇADA DA 0MINISTRA DA SAUDE.
POR FAVOR ENTREM EM FORÇA,PEÇAM DEMIÇÃO EM BLOCO,NÃO FACAM 1 DIA DE PARAGEM,MEXAM-SE..GREVE POR TEMPO INDETERMINAVEL.
AO FIM DE 5 DIAS VOÇÊS VÃO VER O RESULTADO.
ABRAÇO
 
Então e já agora Sindicatos, as negociações terminaram? Morreram? Para quando a próxima reunião? Foi só isto que resultou da reunião? Qual é o próximo passo? Sem informação é difícil conseguir adesão...
C2
 
Obrigado colega António Tomé.
 
Vamos movamente BRICAR ás greves e manifestações... o governo agradece...sempre são mais uns euros para o cofre do estado... uma verdadeira maravinha.

Hoje em conversa de cafe verifiquei que mais de 70% dos enfermeiros nem sequer sabe o que se está a passar com a carrreira nem como andam as negociações.
"tasse bem".....
 
Se a manifestação do dia 12 não surtir efeito, Sugeria vivamente outra para os dias 8, 9 e 12 de Junho, tal como já foi dito anteriormente por outro colega.

Temos de Inovar nas nossas formas de luta. O Povo português começa a ficar farto das nossas greves e não compreende os motivos das mesmas. Isso poderá ser um serio revés para as nossas pretensões. precisamos que o povo seja nosso aliado e não nosso inimigo.

Os motivos da greve não estão a chegar a todos e é pena. Uns porque não se interessam, outros, porque apenas não procuram saber dando razão á maxima "Não procures, que não encontrarás!"
 
Caros colegas

Façam sugestões de temáticaS a colocar nos cartazes para Exibir na Manifestação:

Exemplos:

== Exigimos Remuneração adequada à Formação;

=== Queremos uma Carreira para a Enfermagem inteira.

== igual trabalho igual salário

=== Enfermeiro e famila de Enfermeiro não vota PS

Vamos A LISBOA MOSTRAR A JUSTIÇA DA NOSSAS REIVINDICAÇÕES
 
Os Colegas que são Sindicalizados no SEP recebem frequentemente actualizações sobre as negociações da carreira E restante actividade sindical via correio postal e electrónico.

Os que não são sindicalizados podem assinar a Newsletter do SEP no site deste sindicato e passam a receber as Informações via email.

Actualmente não existem desculpas para Não se estar Devidamente informado:

Sugiro que frequentem os sites seguintes:

www.sep.org.pt
www.enfermeiros-sipe.com
www.enfermeiros.pt/
cogitare.forumenfermagem.org/
www.forumenfermagem.org/
doutorenfermeiro.blogspot.com/

...entre outros
 
Niguem tenha duvidas....não podemos andar a brincar as greves.....a população fica cansada e contra nos....ou se faz uma coisa de jeito ou então mais vale estar quieto....ate os professores ja entenderam isso...muitas greves separadas não abona em nada a nossa imagem...como ja disse anteriomente uma greve na 2ª semana de junho...(3 dias de greve e 2 feriados), eu tambem vou la estar no dia 12, mas é so para descargo de consciençia...pois acho que assim não vamos lá....mas desde ja aviso (a minha convicção) que é a ultima vez que o faço...ou é a doer ou não vou a luta...e desmobilizo todos os enfermeiros que puder para mais estrategias destas.

João B.
 
Só uma palavrinha para "assinar por baixo" o comentário do colega António Tomé, referente ao magnifico trabalho do nosso fantástico colega Doutor Enfermeiro.
C2
 
Exigem-se formas de luta radicais!
Chega de andarmos a brincar ás greves e manifestações!

Façamos greve por tempo indeterminado!!!!!

A ser verdade a proposta do MS acho k é preferível perdermos um mes de salário agora.....do que o dinheiro que iremos perder se as coisas nao mudarem!!!!
 
Pergunto?
quem vai fazer uma semana de greve ou por tempo indeterminado, com este bacoquismo todo que se passa com os enfermeiros?
Acordem, estão a acabar com os enfermeiros, ainda nao entenderam?
 
Uma falta ao trabalho em bloco de todos os enfermeiros colocariam o país no caos e o governo de joelhos... Nada se faz sem luta como dizem os colegas, mas sem obedecer aos serviços minimos. pura e simplesmente um serviço de saude sem um unico enfermeiro... quantas horas até cederem... Têm coragem????
 
Não falem mal dos Sindicatos porque o Sindicato é o conjunto dos seus associados e, por tabela, de todos os enfermeiros. Falar mal dos sindicatos é...
Falar mal dos próprios Enfermeiros.
Se todos os Enfermeiros se sindicalizassem havia dinheiros para fundos de greve, mas...
Assim não há!
O DE tem o condão de fazer com que os coelhos saiam da toca e se exponham a tiro certeiro.
Ainda tem mais merecimentos.
Continue, DE, prque está no bom caminho para ajudar a reunir o rebanho que tantos tresmalham.
Não tenham assim tanta pena dos doentes inocentes, porque não são assim tão inocentes, pois muitos votaram no PS, que esse sim, é que tem obrigação de se responsabilizar oelo seu estado de doença. Os Enfermeiros têm de lhes mostar a todos o valor que têm e a falta que fazem.
Além disso também são eles que acreditam, sobretudo os que votam PS, mais numa mentira e embrulho do médico do que em 100 verdades do enfermeiro.
Somente os Enfermeiros podem fazer reverter o respeito dos doentes, em seu favor, mostrando-lhes o valor do seu trabalho, com a falta do mesmo e a vigilância de quem os tente substituir.
Ali um dos directores dizia que há muitos enfermeiros no desemprego para substituir os que não prestam serviços mínimos.
O desrespeito pelas nossas lutas é tal que nem sabem que a partir do pré-aviso de greve já ninguém pode contratar alguem para substituir grevistas. Isso dá cadeia se alguém for por aí.
Estes abusadores ainda hão-de aprender a respeitarem os enfermeiros, certo?!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!