segunda-feira, maio 18, 2009

Sinédoque!


"Carta a Cavaco dá processo disciplinar a Enfermeiro" link
.

"A Administração do Hospital de S. João instaurou um processo disciplinar a um enfermeiro tendo em vista "despedimento com justa causa" por ter escrito uma carta ao Presidente da República na qual se queixava de "perseguição por parte das chefias".
.
O Enfermeiro em causa incompatibilizou-se com a directora do Serviço de Otorrinolaringologia e foi transferido para outro serviço quando se encontrava em pleno gozo de férias. Na carta, o enfermeiro denunciou "estar a ser vítima de injustiça, perseguição e discriminação" e aproveitou para fazer algumas considerações sobre o funcionamento do serviço em que trabalhava, questionando a actuação da respectiva directora. Alguns dias depois, a carta serviu de pretexto para a administração do hospital decidir a abertura de "um processo disciplinar contra o enfermeiro tendo em vista o seu despedimento com justa causa", invocando para isso a natureza difamatória da missiva. (...) O PÚBLICO tentou obter um comentário da Administração, mas a Assessora de Imprensa informou que o hospital não pretendia fazer qualquer declaração sobre o caso. Também o Enfermeiro se recusou a comentar o caso.

A Administração do Hospital de S. João considerou que o conteúdo da carta é difamatório e, por isso, avançou com a instauração de um processo disciplinar com vista a despedimento"! link 1, link 2 e Requerimento do BE ao MS

Para quem não tenha reparado (ou não repare), estamos perante uma sinédoque (link)! Este "Enfermeiro" não é apenas um colega, pelo contrário, neste caso em particular simboliza uma classe. Representa a censura, a conjuntura persecutória, a política subalternista e anti-democrática e tentativa de refreamento que muito boa gente quer - a todo o custo! - impôr na nossa classe!

Por isso, colegas, escutem-me bem e atentamente por favor: a abertura de um precedente resvala para uma brecha descomunal!
Neste momento é a nossa obrigação juntarmo-nos todos em torno deste Enfermeiro, e pensar com toda a certeza deste mundo que estamos a defender não só o nosso colega de profissão, mas também a todos nós!

Cabe essa missão a cada um de nós, aos Sindicatos, Ordem dos Enfermeiros e Associações Profissionais de Enfermagem!! É sobretudo nestes momentos que o conceito de "união" deve emergir dentro de cada um de nós!

Comments:
O que é que a OE e os sindicatos disseram sobre isto?
 
Está bem lixado!!!!!!!!!! Se esperar por solidariedade....
 
A Ordem de certeza que aplaude, não se esqueçam que 1º eles defendem os interesses dos médicos, em 2º os doentes, em 3º os próprios interesses, em 4º os Enfermeiros directores, supervisores e chefes, em 5º apoiam a organização de congressos e publicação de revistas de manifesto interesse público e no fantástico 6º lugar de prioridades da Ordem estão os Enfermeiros (sim porque alguém tem que pagar os congressos e revistas e consta que os médicos e doentes não são lá grandes "pagadores" de quotas). Os sindicatos, têm dias, vamos lá ver.
 
Claro que temos de nos unir e não permitir que algo como isto possa acontecer. O colega pode ter a certeza de que não está sozinho...
 
Seria pertinente saber a opinião dos sindicatos e OE, realmente. Se bem que da OE já é de esperar o silêncio ou a indiferença.

DE, para quando a tal associação??

Saudações
 
imagino que não se pronunciem para não ferir susceptibilidades
 
Já tinhamos lido a noticia no Publico, isto de facto é uma afronta à democracia!

No Cogitare apelamos a que as pssoas reenviem esta noticia aos politicos e orgãos que nos representam ,pois o simples facto de uma carta privada dirigida ao Ex.mº Sr. Presidente da Republica ter sido do conhecimento de uma Administração Hospitalar já é um atentado à liberdade de expressão e de confidencialidade!
 
Perdido por 100 perdido por mil... Se fosse eu não me calava!
 
Isto é uma vergonha! Atenta contra a liberdade de expressão...e à democracia!!!!


Estamos para ver a atitude da Ordem, enquanto defensora da classe de Enfermagem e se esta compactua contra os direitos de liberdade de expressão dos seus membros.

Isto não pode ficar impune! Ajam!!!!!!!!!!!!!!!
 
Caro colega DE, tb já tinha colocado esta notícia no Enfermagem XXI, pq qd a li senti uma afronta e um sentimento de desrespeito por toda a classe de Enfermagem!
Espero que todos os Enfermeiros e os seus Sindicatos e sobretudo a Ordem deem o relevo e a atenção que esta notícia merece...

Um abraço,

Enfermagem XXI
 
apoio e ja o reencaminhei. vou divulgar tambem.
este e outros atropelos já não nos deixam indiferentes. temos de agir!!!
divulguem.
 
Dia 24 para 25 de Abril de 1974 , Portugal dormia enquanto um movimento de forças armadas começava a revolução dos cravos. Acordamos com a notícia de que dessa vez o poder do regime anterior tinha sido derrotado por, digamos, um pronunciamento militar, cuja a senha foi cantada e continua a sê-lo.

A euforia popular dava as boas vindas ao MFA , ofereciam-se cravos vermelhos aos militares , recebia-se a Liberdade de braços abertos ao fim de uma ditadura imposta pela derrota da 1ª República .

Ansiava-se pelo respeito dos direitos dos cidadãos e por leis que defendessem esses direitos contra os abusos do poder.

Então nasceu a Constituição da República Portuguesa onde estão discriminados os direitos dos cidadãos que lenta e paulatinamente têm sido renegados por quem assume o poder que o Povo confia nesta pseudo democracia representativa.

Quem redigiu a CRP diz no artigo 18º que " os preceitos constitucionais respeitantes aos direitos , liberdades e garantias são directamente aplicáveis e vinculam as entidades públicas e privadas " . Será isto verdade ou não passa de palavreado bonito esquecido pelo renascer de um regime totalitário?

Até que ponto o Direito de Resistência defendido no Artigo 21º é crime e constitui argumento de lesa direitos de opinião?

O Artigoº 47º é bem claro no que diz respeito à Liberdade de expressão e informação já que no nº 1 desse artigo se diz que : " todos têm direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações." ; e acrescenta no nº 2 que " o exercício desses direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura " .
Habituamo-nos há algum tempo ao reaparecimento da censura, ao camuflar da corrupção e do tráfico de influências, à tentativa de calar as vozes dissonantes e criticas, aos custos de uma democracia vítima da doença grave da prepotência e do desrespeito dos mais elementares direitos constitucionais.

Somos diariamente bombardeados com as notícias da corrupção sem vergonha, dos crimes de colarinho branco desvalorizados, dos comportamentos ditatoriais que rejeitamos com o direito de resistir e de lutar. Sim de lutar pelos direitos que , como cidadãos no pleno uso dos deveres de cidadania , temos de defender.

A verdade não se pode abafar mesmo que se tente; o desrespeito pelos direitos dos mais fracos não se pode esconder, a mentira em defesa do poder instalado tem de acabar. A coragem tem de ser incentivada , o desrespeito pelos direitos de cidadania tem de ser denunciado.

Ah o doce sabor do Poder ... a quanto obrigas...

Querem-nos cegos...Senhor...porque pretendem forçar-nos a pôr os antolhos que rejeitamos, porque nos querem impingir a mentira que recusamos, porque nos querem privar do direito de sermos CIDADÃOS LIVRES NO PLENO USO DOS DIREITOS DE CIDADANIA.
 
Chamamos a isto, Assédio Moral em Enfermagem.
 
Desde já gostava de prestar a homenagem possivel a este colega.
è preciso ter muita coragem para escrever ao PR.

Tenho uma questão.
1- O colega é da função pública?

Pergunto isto pois como contratado no meu contrato existe uma clausula na qual estou impedido de divulgar métodos de trabalho, actividades, e outras coisa que a instituição ache importantes e dignas de sigilo.

A minha preocupação é que se baseiem nisso para o despedir...

Está na hora de nos unirmos.
Se não o medo vai se instalar e até vamos nos calar quando nos disserem para trabalhar 60h a ganhar o ordenado mínimo.....
 
E como é que podemos cumprir a "missão"?
 
Mas afinal alguém aqui conheçe o enfermeiro em questão? Acho sinceramente que este caso deve ser criteriosamente averiguado, mas também conheço um ou outro enfermeiro que não o deveria ser, pela sua conduta incorrecta. Estou apenas a dizer que este pode ser apenas um pretexto de um serviço ou hospital para se "livrar" de um mau elemento, mau também para a enfermagem. Não nos vamos unir em volta deste elemento sem o conhecer. Primeiro analisem-se os factos e depois tomem-se decisões.
 
Sem duvida que este colega não é apenas um "enfermeiro" mas simboliza toda a classe, pelo menos a parte que não pertenca as chefias... muitos de nós gostariam de ter a coragem de dizer tudo o que lhes vai na alma, denunciar todas as injustiças que ja lhes foram feitas tal com este colega. Por isso sem duvida que temos de nos unir e apoia-lo!
Espero que a OE e os Sindicatos não deixem passar isto em branco. Onde esta o direito de expressão? Como é que foi possivel que tenham tido conhecimento dessa carta? Não era dirigida ao PR?????????
Colega MariadeBarros adorei o seu comentario.
 
estou contigo
 
Como podemos "ajudá-lo" a ter justiça?
 
Como sempre MariadeBarros, na mouche...
 
Considero o conteúdo da dita carta um factor indispensável para podermos tecer um julgamento correcto ou incorrecto por parte da Direcção do H. S. João.
No entanto, tendo só estes dados em conta, parece-me que o mais sensato é divulgar a notícia para que toda a verdade venha ao de cima, e dessa forma encontrarmos os responsáveis.
 
"Considero o conteúdo da dita carta um factor indispensável para podermos tecer um julgamento correcto ou incorrecto por parte da Direcção do H. S. João"

A questão é a liberdade de expressão.
 
Liberdade de expressão que tem limites ....
 
Sem dúvida que a liberdade de expressão tem de ser privilegiada, sou um completo apologista desta mas não nos podemos esquecer que a própria liberdade de expressão também tem formas de ser realizada.

Acho que se nos concentrarmos na divulgação da noticia vai ser vantajoso, podendo ser uma importante batalha ganha pela Justiça e pela Enfermagem.
 
Fantastico!! Ninguem conhece o enfermeiro em questao, mas vamos ja todos a correr em seu apoio... e claro que o que escreveu na suposta carta, a forma como o fez e todo o seu "background" são essenciais para perceber bem esta historia, e só depois agir em conformidade. O que vale é que 98% dos que dizem que apoiam, e que o colega nao esta sozinho etc é so blablabla "internetico". Mas alguem se arrisca por uma pessoa que nem sequer conhece e que pode muito bem tar a ser despedida porque simplesmente o merece?? Nao comam tudo o que vos dão...
 
Não se trata de comer tudo o que nos dão. O nosso apelo vai ao encontro de que toda a verdade se saiba, para que numa fase posterior se consiga apurar os responsáveis. Aqui ninguém está a pôr as mãos no fogo por alguém, dado que não possuímos certezas em relação ao que foi escrito/relatado nem à forma como foi feito.

São nestes moldes que a baseiam a minha opinião.
 
Situação idêntica (foi transferida de serviço) se passou nos chc com 1enfermeira chefe, que contrariou um "vício" médico, que trazia prejuízos aos utenes.
Somos profissionais, tão merecedores, como todos os outros, de dignidade e respeito.
Parece que há indivíduos que querem ser "os mordomos do universo todo/
Senhores à força mandadores sem lei..."

Desassossego
 
Os enfermeiros só sabem armar barraca e peixeirada. Vê-se bem do que é que são feitos... Só arranjam zaragata!
 
Mas a ordem dos enfermeiros nao serve só para pagar as cotas no final do mes e em troca mandarem umas revistas de conteudo desinteressante???? é que se serve para mais alguma coisa eu nao vi em 8 anos de profissao
 
Escrevam todos ao P.Republica.NO HSJ,VAI HAVER DESPEDIMENTOS COLECTIVOS,QUERO VER COMO ELES SE DESENGULHAM
 
Qual foi a acção que o PR tomou em relação á carta e ás alegadas denuncias que o colega proferiu?

Sugeria que se faça uma carta padrão com a nossa indignação e a exigir intervenção do PR e que seja divulgada, para assim a enviar-mos novamente para ele.
 
Em defesa do que é nosso!

Não é meu intuito servir de advogado de defesa. Apenas me pronuncio porque alguém já colocou em causa se este colega era merecedor do nosso apoio. Como se esse até fosse o real cerne da questão!

Foi precisamente por ter sido "castigado" que foi transferido de serviço. Para o meu! Apesar do pouco tempo que partilhámos, percebi e ficou claro que este nosso colega pertence a uma geração em que ainda existem poucos como ele. Infelizmente. É daqueles que não gosta de comer e calar! É uma pessoa bem informada que destoa no meio do resto da classe.

Não duvido da razão que lhe assiste. Duvido sim que tenha o apoio de quem devia. E não falo da Ordem ou dos próprios Sindicatos. Mas claro que esses não podem deixar esta situação em branco. Antes desses, existem outros superiores hierárquicos que deviam ter resolvido a questão.

Mas, à semelhança do que acontece por esse país fora, estes não pertencem à dita geração!

Colega, estou contigo!

Cumps,

JG
 
Conheço muito bem o enfermeiro em causa e todo o processo decorrido até agora.Desejo toda a sorte do mundo,porque a justiça está do seu lado.
É lamentável viver num país onde um profissional dedicado seja prejudicado por apenas viver em liberdade,exprimindo o que pensa respeitosamente.
 
O enfermeiro armou-se em carapau de corrida e tentou passar a perna à Sr.ª Dr.ª Directora do Serviço de Otorrinolaringologia. Pois bem, esticou-se demais, teve o que mereceu. Os enfermeiros têm de perceber que quem manda é o médico porque se não percebem isto só geram incompatibilidades e mau estar no serviço, que é o que melhor sabem fazer, de facto. Agora, só porque têm um cursozinho superior tirado em vão de escada num politécnico perdido no mapa de Portugal, já querem marinhar. Não pode ser e apoio a acção da administração do hospital!
 
A nossa Escola tem um fundamento que penso ser essencial para nos abrir a mente em casos como este: qualquer passo que seja dado por um Enfermeiro num conjunto destes [Serviço, Centro de Saúde, etc...], é a imagem do grupo que será responsabilizada por esse mesmo passo.
Sendo assim, como devemos estar juntos para o bem e para o mal, este Enfermeiro deve ter o apoio de toda a Classe dos Enfermeiros, dado que moralmente e éticamente não praticou um acto que nos envergonhe, mas que nos orgulhe!

Kisses.
 
Faltou-me só acrescentar que já que o rácio Enfermeiro/ utente é tão elevado para se despedirem Enfermeiros nestas circunstâncias, porque não haverem mais Enfermeiros a fazer o mesmo?
É que se já se dão banhos nos corredores por falta de pessoal em espaço físicos com maiores distâncias, agora que vem o Verão, tenho a certeza de que os utentes irão adorar o fresco!

[Pura ironia, mas antes fossem factos fictícios...]
 
conheço o colega em questao e tb trab no hsj. e merecedor de td o nosso apoio. conheço td a história e processo decorrido atraves do proprio. alem de terem atentado a sua liberdade de expressão, foram profissionalmente incorrectos com ele. Na minha opiniao a Enfº Chefe compactuou com isto tudo no sentido da transferencia de serviço aquando do seu periodo de ferias, o que e inaceitavel, pois ela c chefe deveria atender aos interesses da enfermagem. Estou do lado do colega.

Um bem haja.
 
Ò enfermeiros, aprendam a ser mais humildes. Se o chefe mandou baixar a orelha ele tinha que a baixar. Chefe é chefe, e o chefe tem sempre razão; por isso é chefe!
 
Caro Interno de Otorrino.. Começa muito mal.. Quem lhe transmitiu essa arrogancia?? foram os Sr. Directores de Serviço de Otorrino.. oh nao.. deve ter sido mesmo a Sra. Directora de Otorrino, cuja qual deveria tirar uma formação em boas maneiras.. Um médico+director de serviço que pensa que a classe de enfermagem "só gosta de sofá" é porque o serviço onde trabalha e apenas mobilizado por ela.. bem, afinal de contas.. é ela que presta os cuidados de saude aos doentes e os vai buscar ao bloco operatorio após a cirurgia.. bem.. como os enfº estao no sofá certamente.. poupem-me a ironias.. e arrogancias.. Seja mais humilde, provavelmente na posição em que está muitos enfermeiros já lhe "safaram o pelo"!!!!
 
Só uma palavra para o "interno de otorrinolaringologia"... são pensamentos e mentalidades como a sua que geram conflitos e mau estar nos serviços. Todos nós enfermeiros exigimos respeito, e todos nós teremos de respeitar os outros profissionais, sejam médicos, auxiliares ou outros. É que caso não saiba, eu respeito tanto um auxiliar como um médico. Se o senhor não o faz é porque é mal formado, o que porcerto deverá desde logo envergonhar a classe de que faz parte. Quanto a achar que o médico é que manda, continue a pensar assim, que vai aprender ao longo da vida que afinal é sempre bom respeitar todos os outros profissionais. Se assim não o fizer, pode ser que apareça outro enfermeiro com coragem para o meter na linha! Aguardemos por desenvolvimentos e não se esqueça: tenha respeito pelos outros! E tenho pena que seja um lambe botas da administração...mas é um direito que lhe assiste! Oxalá um dia não tenha também um processo disciplinar...

Cumprimentos a todos os colegas Enfermeiros!
 
Realmente o primeiro comentário diz tudo!!! "Ó enfermeiros aprendam a ser mais humildes".!
Mas o que é isto???!!! Chefe é chefe?? Haviam de te fazer a ti a mesma coisa ou pior, para ver se chefe é chefe. Deve ser chefe! É um comentário um tanto ou quanto... (e como adjectivar??!!)
Enfim, acho que o colega deve avançar e devemos todos abrir os olhos!
Esperam que a OE faça ou diga o que?? A OE não serve para nada, a não ser para mamar os 7,48€ por mês!!!
 
Sr interno de Otorrinolaringologia:

Eu compreendo-o na perfeição.
Como não nÃo teve capacidade, nem se julgava com competencias humanas e técnicas para ingressar numa Licenciatura em Enfermagem...ingressou numa Licenciatura em Medicina.Apenas lamento a sua frustração e "dor de cotovelo".

Cordiais cumprimentos
 
Eu apenas acho fantástico que a classe médica, que se diz tão importante e superior, ande a "vaguear" sem rumo e venha ter a um dos MELHORES blogs que já encontrei por aí, onde se fazem comentários sérios (exceptuando alguns que se identificam bem como "anónimos" mas que se vê de onde partem) e se discutem problemas e assuntos importantes para insultar quem mais os "safa" das "burrices" que fazem diariamente.

Concordo que o conteúdo da carta deveria ser do nosso conhecimento para que pudéssemos, não só defender o nosso colega, como perceber o que os Srs. Directores andam a fazer por esses hospitais fora...

Srs. Drs, experimentem ir para um Serviço qualquer sem enfermeiros e depois então falamos. Sim, porque sem Drs. nós, ENFERMEIROS, estamos MUITAS e MUITAS vezes sozinhos e algumas em situações complicadas!!! Já o contrário...

Força colegas!!!
 
Ao interno de ORL e ao anónimo das 5,24

Sei muito bem como é o seu trabalho de interno de especialidade. Mas não é por isso que lhe pretendo dar resposta.

O tempo da Enfermagem submissa acabou há algum tempo. Acredito que os senhores médicos não viram com bons olhos a Licenciatura em Enfermagem porque se habituaram a pensar serem os deuses licenciados da Saúde, só que há também os demónios da mesma...

Florence lutou contra os médicos para impor a assepsia cirúrgica e médica nos hospitais de campanha, criou o processo clínico de que se apossaram, criou as regras da administração hospitalar , retirou as escolas de enfermagem do jugo médico e do ambiente hospitalar e com Ethel Fenwick lutaram pela autonomia da Enfermagem. Cada uma delas a seu modo permitiram a libertação de um jugo enjoativo .

Em Portugal , fruto das condicionantes sociais e históricas , os enfermeiros tiveram e têm de lutar por cada pedacinho de dignidade e autonomia. Nem sequer é um problema de luta de classes A ou B mas sim de luta em defesa da dignidade do SER HUMANO e dos ENFERMEIROS.

O poder médico está, não na predisposição de mandar, muitas vezes mal , porque esse não o cerne da sua formação , mas de cumprir , em função do que Hipócrates preconizou , o juramento de que se desabituaram e prestar aos cidadãos os cuidados médicos na senda da excelência , respeitando os doentes como seres fragilizados que são, cheios de dúvidas sobre os prognósticos da patologia diagnosticada. A humanização dos cuidados nem sempre é apanágio da classe médica ; quantas vezes o doente procura os Enfermeiros para que o esclareçam porque não perceberam o palavreado médico.

Você é jovem caro interno comece a pensar em marcar a diferença, aprendendo o que deve aprender, respeitando os membros da equipa multidisciplinar, respeitando o sentir dos doentes que recorrem e irão recorrer a si em momentos diversos. E acima de tudo não siga os maus exemplos ou os exemplos menos bons. A assertividade não lhe ficará jamais mal, pode ter a certeza. E não se esqueça que ao longo do seu caminho encontrará muitos ENFERMEIROS com um saber que em consciência terá de admitir.

Caro anónimo da 5,24 ENFERMEIROS têm a sua própria Direcção Hierárquica , pode é não funcionar devidamente ou algumas chefias de Enfermagem ainda não o interiorizaram.Quanto aos directores dos serviços apenas têm a gestão funcional em relação aos Enfermeiros , mas ainda não perceberam isso. Pretendem sim assumirem-se como donos e senhores do que não são e a prova disso são as tentativas dos médicos de na Carreira Especial de Enfermagem de complexidade 3 , pretenderem impôr a direcção funcional às Chefias de Enfermagem, porque cobiçam a Gestão Hierárquica da Classe de Enfermagem , que os SINDICATOS REJEITAM E REJEITARÃO com o apoio de TODOS OS ENFERMEIROS.


Não é calando a verdade que ela desaparece; não é amordaçando a voz que ela se deixará de ouvir.

Quanto à Drª M. Santos não teço comentários porque não a conheço mas alguns dos dizeres no Norte abonam em muito pouco a seu favor. Poderão ser apenas comentários sem fundo de verdade mas há sempre um ir... e um regressar, não se esqueça disso....os que por algum motivo foram ... chegarão ao dia do regresso...e nesta fico por aqui..porque de certeza entendeu.

Caro Colega do HSJ a sua verticalidade e a sua noção de ética e de respeito pelo SER HUMANO encontram em mim o apoio incondicional. CONTE COMIGO .

ENFERMEIROS ASSUMAM-SE AUTONOMAMENTE LICENCIADOS, LEVANTEM OS OLHOS , A VOZ E ACORDEM...
 
Saudações,
Mas na verdade o que foi que se passou? Alguém sabe? A enf.ª que também é chefe afinal esteve a favor ou contra? E porquê?(mama???)
Qual o motivo? Mais algum cambalacho que foi desmascarado, à semelhança daquelas notícias que recentemente deram na TVI acerca dos congressos dos piratas, ou será piratinhas, mas as comissões nas receitas dos venenos hem??? Mas aquilo é uma gota no oceano...
E os implantes cocleares nos CHC emais não sei quê, hem??? E o bigodes que até gaguejava a cada pergunta da Manuelita Moura Guedes... Foi lindo de se ver!!!
Mas isto reporta-me para outra questão: mas por que carga de água é que o "director" de uma enfermaria ou serviço há-de ser a porra de um médico??
Vai de processar a administração do São João e mais nada.
Pequeninos tiranos que de tão pequenos parecem ratinhos à espera da flauta e do encantador...
 
Estou o mais possível pela defesa deste colega. No entanto estamos perante um erro crasso que o faz perder a razão!Se um dos meus filhos bater num dos irmãos não é suposto queixar-se ao presidente da junta! O bom senso deve sempre ditar as nossas condutas! É sempre suposto serem respeitadas as hierarquias esgotando todos os recursos: desde o chefe da UGI até ao CA do hospital e eventualmente até aos tribunais. Todos os cidadãos num estado livre e de direito democrático têm o direito de pensar e manifestar a sua opinião. No entanto acontece que algumas chefias estão lá só para fazer de conta que existem! Assim o desânimo,falta de conhecimento e desenvolvimento pessoal possam fazer incorrer as pessoas em algumas atitudes singulares como esta.No entanto,não matou ninguém e até esses são perdoados como o cidadão que fez tentativa de homicidio do nosso Papa João Paulo II. Para que possamos fazer um eco concreto da nossa posição como colegas e enfermeiros peço aos colegas mais novos e ou mais ágeis nas artes da informática que se crie um documento para fazer chegar à assembleia da república e que funcione como uma espécie de assinatura e um baixo assinado com recolha das várias assinaturas da classe em que por baixo seja só colocarmos os seguintes campos:
nome completo, BI (Identidade),localidade, email. Encaminhando assim estes documentos para a Assembleia da República.

Anabela Marçal Sampaio.
sampaio.bela@gmail.com
 
os chefes quando chegam ao puleiro esquecem-se logo que tambem são enfermeiros. É uma tristeza...
internozito...vai estudar, para não seres como alguns otorrinos que conheço que nem uma traqueostomia sabem fazer.....triste
 
Permitam me apenas uma pergunta:
- Dia 20 de maio não há mais uma ronda negocial com o ministério da saude?
 
Começo a compreender aquelas noticias em que um individuo entra em determinado local e dispara sobre uma duzia de pessoas...
Será que só acontece aos outros e muito longe?
 
Anda por aqui um INTERNO de otorrino que está a precisar de passar a INTERNADO EM ORTOPEDIA.
 
Parece-me que o tema inicial deste post é perceber se o facto de se escrever uma carta ao Presidente da República é motivo suficiente para se instaurar um processo disciplinar a alguém, com vista ao seu despedimento com justa causa. Seguindo a notícia de alto abaixo, apetece-me fazer alguns comentários.

Julgo que há aqui algumas coisas um pouco estranhas.
Em primeiro lugar, se o conteúdo da referida é dirigido à Presidência da República, não sei como é possível a administração do Hospital ter tido acesso ao seu conteúdo. Terá havido fugas de informação? Quem é o responsável por essa fuga?

Admito que a utilização deste meio me parece um acto corajoso e muito atrevido. Para o fazer é preciso ter muitas certezas em relação àquilo que pretende dizer, ou então é um verdadeiro louco, sem noção das consequências dos seus actos. Normalmente recorrer-se-ia meios mais pacíficos, quando muito, a um tribunal, se fosse apenas o facto de se sentir "vítima de injustiça, perseguição e discriminação". Penso que o verdadeiro interesse da carta seria o de denunciar mais alguma coisa que ainda não sabemos, caso contrário, porquê chegar à Presidência da República?

Em segundo lugar, pode acontecer que o dito enfermeiro seja um mau elemento, até mesmo dispensável dos quadros do Hospital, mas o facto de escrever uma carta dirigida ao Presidente da República não pode constituir um motivo para se depedir alguém. Isso é um direito para qualquer um de nós, desde o 25 de Abril. Para se livrar do enfermeiro, acredito que a direcção do Hospital devesse invocar outros motivos, e podia ter razão ao fazê-lo, mas penso que a carta não. Se a carta contiver frases difamatórias ou a denegrir a imagem da chefia ou do Hospital, o enfermeiro está bem lixado e não se devia ter metido em vôos tão altos.

Bem, parece que tudo surge de conlitos entre as duas partes. Só resta saber a origem desses conflitos e resolvê-los de alguma maneira, mas que a carta deve ter algumas denúncias comprometedoras, isso sim, ou não iria ao Presidente da República. Se for esse o caso, ainda pode vir a dar pano para mangas. Agora isso não pode nunca ser motivo para levar ao despedimento de alguém. Que usem outros meios ao seu alcance para resolver os conflitos entre eles.

M.
 
Colegas! Administração do HSJ vai c´o c...lho depois das eleições, falta pouco, coragem!
Vai a do HSJ e as outras todas!!!! E eu vou ajudar a empurrar e depois que vão instaurar processos a grandessissima P Q os P!!!!
 
Rapazinho Interno de Otorrino com essa conversa não me admiro que um dia tenhas a cabeça embalsemada na lareira de um ENFERMEIRO.

EIRA
 
Brevemente exlicarei, mas o referido Enfermeiro tem provas das afirmações constantes na carta ao Presidente da República.
E isto torna TUDO diferente...
 
Ainda ninguem respondeu o colega é contratado?

Independentemente de ser mau ou bom elemento, ser despedido por justa causa por causa de uma carta? Mas es CA desse hospital, julga que está a falar com quem?

COLEGAS PRECISAMOS DE UM 25 DE ABRIL EM ENFERMAGEM, A OE ONDE ESTÁ? VAMOS DEIXAR DE PAGAR AS QUOTAS!!!~ELEIÇOES PARA OE JÁ!!! ESTÁ NA ALTURA DE MARCHAR.....CONTRA OS CANHOES MARCHAR...MARCHAR... CRIEM UM MOVIMENTO, ALGUEM QUE ELEVE A IDEIA DE REVOLUÇÃO NA NOSSA CARREIRA, CHEGA DE RONDAS E NEGOCIAÇÕES DE MINI MANIFESTAÇÕES... VAMOS SER AGRESSIVOS OU TD OU NADA
 
Internos de Medicina...... não podem ir estudar um bocadito????
è que este blogue é só para pessoas!!!!!
 
Anonimo das 10.19pm ---> comentario mais ridiculo do ano!!
 
Bem, o Doutor Enfermeiro diz que o enfermeiro tem provas das afirmações que fez na carta.
Isto quer dizer que o conhece e que então, nessa carta devem constar denúncias importantes a fazer. Bem, me parecia, ou não se chegaria à Presidência da República.
Fico à espera de saber o que poderia ele estar denunciar e como pode provar as coisas, mas isto ainda é só o começo. Deve vir para aí a dar pano para mangas...

M.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
HA NEGOOCIAÇOES HOJE?
 
Anonimo das 10.19pm --> Tendo eu como familiares pessoas ligadas à direcção de um Hospital central do Norte do país,numa conversa em família falei deste caso e contei o seu triste comentário.O meu familiar,médico há 43 anos ficou triste por saber que há pessoas com mentalidade como a sua.Por não haver respeito e ética entre "Drs" e Enfermeiros,os pacientes é que sofrem.Espero bem que este caso faça ver que tanto médicos como enfermeiros são importantes para o bom funcionamento das instituições hospitalares,e acima de tudo que ninguém está acima da lei.A Dra desse serviço é do pior que existe em Portugal,apenas está onde está devido a outro tipo de influências.Espero que pessoas negligentes e totalitárias como essa senhora sejam postas no seu lugar,a RUA!!!Pago impostos para saúde com qualidade,não para sustentar vicios de incompetentes!!!Estimados enfermeiros,lutem por aquilo que realmente são!!

Sausações cordiais!
 
Negociações adiadas de 20 de Maio para 26 de maio
 
Ninguem responde?
Há negociações hoje?
 
E o burro sou eu!!!

Tribunal UE dá exclusivo a farmacêuticos
A propriedade e a exploração das farmácias na União Europeia (UE) pode ser limitada a farmacêuticos com formação específica, sendo justificada pelo objectivo de assegurar um abastecimento de medicamentos à população «seguro e de qualidade», entende o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias.



A orientação do Tribunal da UE decorre de duas decisões anunciadas esta terça-feira e que põem fim a dois processos que corriam na Alemanha e em Itália relativamente ao regime de propriedade e exploração deste tipo de estabelecimentos.



«Diversamente dos farmacêuticos, os não farmacêuticos não têm, por definição, uma formação, uma experiência e uma responsabilidade equivalentes (.)», considera a cúria europeia.



Por conseguinte, «um Estado-Membro pode considerar, no âmbito da sua margem de apreciação, que a exploração de uma farmácia por um não farmacêutico pode representar um risco para a saúde pública, em particular, para a segurança e a qualidade da distribuição a retalho dos medicamentos».



Ainda, «dado que o interesse de um não farmacêutico na realização de lucros não seria moderado de um modo equivalente ao dos farmacêuticos independentes e que a subordinação de farmacêuticos, como assalariados, a um explorador poderia fazer com que a estes fosse difícil opor-se às instruções dadas por esse explorador».
O Tribunal de Justiça das Comunidades «conclui que as liberdades de estabelecimento e de circulação de capitais não se opõem a uma regulamentação nacional que impede que as pessoas que não tenham a qualidade de farmacêutico detenham e explorem farmácias».
 
sr anonimo das 8.55 am

Não vou de todo discutir consigo o conceito de ciencias de enfermagem, ate pq teria que me esforçar bastante na explicação, visto que o sr.disso nao entende nada. Ridiculo é o seu comentario.Volto a reafirma-lo: muitas das pessoas colocadas em medicina, e sr medicos nao teriam efectivamente competencias tecnicas e humanas para exercer Enfermagem.
 
Não vejo mal nenhum em escrever ao Sr. Presidente da República e nem existe nenhuma orientação formal sobre que assuntos devem ser para lá dirigidos. O que me parece ter acontecido foi um acto quase desesperado de um Enfermeiro que já não acredita no sistema e optou por uma medida radical de denúncia do que acha que não está bem. Talvez pudesse ter esgotado a hierarquia, mas tenho uma forte convicção de que os problemas que o irritaram são do conhecimento da hierarquia e portanto ele simplesmente acedeu a um nivel superior àquele a que nos submetemos mais directamente.
Eu própria já passei por algo parecido e fui acusada de ter ignorado a hierarquia. Só que enviei a minha quixa para a ARS e para a OE, e não para o Presidente da República. A minha chefe da altura ficou literalmente possuída pois só soube do sucedido algumas semanas depois de o problema estar resolvido (o problema foi resolvido no prazo de uma semana). A hierarquia não foi esquecida na medida em que já tinha conhecimento do que se passava no hospital. O mesmo me parece acontecer com o colega.
Seja o que for, merece o apoio da classe. Um homem que faz o que ele fez não se encontra ali ao virar da esquina...

VV
 
Até os senhores doutores médicos, internos e afins, têm de ter bom senso e vergonha na cara para tecerem comentários sobre quem quer que seja...Tenham juízo pois para mim merece-me mais respeito uma empregada de limpeza do meu hospital,bem educada, do que um arrogante e mesquinho, com um curso de medicina (doutor). Façam jus ao que aprenderam e limitem-se a comentar aquilo que sabem... E, façam lá o favor de não se meterem na vida dos enfermeiros... E, mais uma coisa, se conseguem, porque não trabalham sozinhos???
Cumprimentos a todos os Enfermeiros e todos os outros que sabem respeitar a liberdade e as opiniões de cada um...E como dizia alguém, deixem os poisar...
 
Estou pasmada com o que tenho estado a ler.
Louvo a coragem do colega,pela denuncia feita ao PR,o que lhe trás toda esta carga de trabalhos.
Espero que justiça seja feita, e que tudo corra da melhor maneira para si.
Tempos dificeis para os Enfermeiros, com a cumplicidade de muitos outros.
Isto vai de mal a pior.
 
Oi!Alguem sabe desenvolvimentos da reuniao negocial de hoje??! Doutor Enfermeiro, novidades???
 
caro interninho de ORL é desta forma que dizes obrigado aos enfermeiros do serviço que te ajudam a crescer como homem e como médico ...

De certeza que o que escreves aqui é a tua outra face pois no serviço baixas a bolinha aos enfermeiros,a maior parte destes já fez o internato há muito. flor
 
No Hospital de santarem tambem ja houve colegas que foram transferidos de serviço só por não concordarem com as chefias e colocados por imposição noutros serviços. São as chefias e a enfermagem que temos. Liberdade de expressão aonde?? Cada vez menos. A direcção já se esqueceu de quando só evacuava doentes!!!!!
 
Boa sorte para o colega este tem "tomates" espero é que não fique sem eles e que a nossa ordem comece a dar sinais de alguma visibilidade em defesa do colega.
 
E a Ordem não se pronuncia?????
 
Então há internos de ORL que não sabem fazer uma traqueostmia ?!! Mas isso não deveria qualquer médico saber fazer? As urgências deste país têm todas ORL ou cirurgiões que as saibam fazer? Então como é se eu estiver com uma obstrução das vias respiratórias, bato a bota á espera que chegue um habilidoso?
 
caso o colega fosse contratado, ja teria sido despedido e sem este processo todo, ainda bem que é graduado, infelizmente para os contratados não terem essa força..... os contratados sao o elo mais fraco espero que nas negociações e na suposta nova carreira sejamos todos iguais.

"REVOLUÇÃO ENFERMEIROS CONTRATADOS"
 
Nos dias que correm cada vez mais me envergonho de ser humana.
Somos sem dúvida a espécie mais vil que existe à face da terra, ao contrário dos outros animais, temos a cada dia que passa, menos a capacidade de reconhecer a nobreza, honestidade, solidariedade, ou muito simplesmente, o amor.
Somos cada vez mais incapazes de agir, sem uma qulaquer razão mesquinha e pequena por detrás dessas acções.
Somos infelizes, frustados, deprimidos e ainda perguntamos porquê.
Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, seja lá qual for a profissão, estamos cada vez mais mesquinhos cada vez menos humanos.
Só pensamos em dinheiro, poder, em pisar seja quem for, para alcançar mais dinheiro e mais poder.
Os médicos criticam os enfermeiros, os enfermeiros criticam os médicos, eu critico as pessoas.
A medicina é hoje apenas uma forma de alcançar dinheiro e poder, poucos são os que a praticam pelo outro, a enfermagem foi se transformamdo, numa forma de ter um emprego garantido, e perdeu de forma quase irremediável aquilo que a caracterizava, antes, a medicina e a enfermagem eram profissões de serviço aos outros, de ajuda, de tentar mudar alguma coisa no mundo. Quem é quer saber disso hoje???
Médicos querem dinheiro, vendem a alma aos laboratórios, entreguam-se às politiquices, enfermeiros, querem um belo emprego, afinal por isso é que escolherem este curso, no fundo dinheiro, os mais pequenos vendem a alma ao diabo, dispostos a prestar serviços em lares imundos, depósitos de idosos, serem coniventes com maus tratos e imoralidades em troca de uns trocados. As chefias entrem nas politiquices porque querem estar do lado do poder.
A verdade é que veêm aqui todos discutir. criticar, mas olhem bem para vocês.
O que é que os move????
Dinheiro e poder.
O bem e o amor já não existem.
Foram susbtituidos pelo euro e pelo poder.
E não, não sou padre, nem estou a dar uma lição teológica, apenas acho que deviamos todos pensar um pouco mais naquilo em que nos estamos a tornar, incluindo eu.
Olhem ao espelho, e digam sinceramente, se não sentem vergonha daquilo em que se estão a tornar.
 
caros bloguistas, duvido muito que o auto intitulado "interno d otorrino" o seja na realidade, mas tudo serve par criar guerras entre classes... caros srs enfermeiros, se o "interno" falou mal, não é a descer de nível que se tornam melhores... "este blogue não é para internos de medicina, é para pessoas"?? mas que raio de comentário foi este? incrível como ninguém se pronunciou sobre isto! quando qualquer um "dos lados" (chamemos-lhe assim...) faz um comentário de baixo nível deve ser sempre criticado! vamos manter o nível e não atirar bitaites enquanto não for tudo esclarecido!
 
"Foram susbtituidos pelo euro e pelo poder.
E não, não sou padre, nem estou a dar uma lição teológica, apenas acho que deviamos todos pensar um pouco mais naquilo em que nos estamos a tornar, incluindo eu.
Olhem ao espelho, e digam sinceramente, se não sentem vergonha daquilo em que se estão a tornar."

Não tenho vergonha, tenho é vergonha do que estão a fazer á nossa classe, chega de pisar nos enfermeiros, so queremos o que é nosso por direito, gosto do que faço, mas ja chega de rebaixar, em relação ao seu texto os meus parabens, gostei do que li, mas não o enquandro na nossa luta, queremos ser remunerados e ter uma carreira, pois não sao os euros ou a carreira que me tornam melhor profissional, pois isso tento fazer todos os dias, uns com mais sucesso e outros infelizmente no final do meu turno apos reflexao sei que deveria ter feito mais, mas aprendo e tento ser melhor... Mas agora baixar os braços...NAO...JA CHEGA....
 
Há alguma confusão na ânsia de ver alguém fazer algo por um colega, mais uma que se alevantou com a hegemonia da corporação, mesmo que através dum dos seus espécimens menos relevantes.
Na verdade é com os sindicatos que pode contar, desde logo com aquele de que é ou foi sócio.
Mas lá porque a OM se mete até onde não pode nem deve na defesa da corporação não significa que esperem o mesmo comportamento da OE.
Mais recente espera atenta pelo castigo que seja infligido a qualquer enfermeiro e depois vibra-lhe o seu castigo suplementar.
O que os seus agentes directores pensam é que não são representantes dos enfermeiros mas da polpulação a quem estes podem molestar.
Por isso que ninguém espera apoios de onde não vêm, nem podem vir.
Já será uma boa concessão de Deus ou do Diabo se a OE estiver quieta, porque é sinal que, pelo menos dali, não vem castigo.
São necessárias, infelizmente experiências destas para que as pessoas distingam a essências das organizações profissões a que pertencem.
Terão de ler a tese de Vital Moreira, que se aconselha, para se saber o que é ser "filiado", "sócio" duma associação profissional que ajudou a fundar; outra coisa é ser "membro" duma associação que não fundou, nem ajudou a fundar.
A OE quando tem de agir é sempre para punir alguém, pois foi para tirar a sardinha do lume com a mão do gato, que o Governo, através da Assembleia da República, criou a Ordem dos Enfermeiros.
A habilidade está no discernimento que os seus dirigentes podem fazer da realidade profissional.
Ainda não dão mostras de perceber que têm como principal obrigação e dever, garantir serviços de enfermagem seguros e de qualidade, por quem tem competência legal para o fazer. Um dia vão virar-se para os curandeiros indocumentados, como faz a OM para os não médicos, às vezes com certo exagero.
Mas é assim que se aprende.
Que ninguém espere da OE o que não pode nem deve dar.
Os Sindicatos costumam ser eficazes, mesmo que nem sempre os seus sócios acreditem nisso, influenciados pela maldizência a que estas associações estão expostas.
Vamos ajudar este colega a resolver com justiça o seu problema, pois pode servir de encorajamento às dezenas e dezenas de outros que se calam com as ofensas que sofrem em silência, por medo de descrença.
Tenham fé; tenham esperança, porque enquanto uns alcatruzes enchem, outros esvaziam...
 
Caríssimos
Estamos a desenvolver no âmbito de um trabalho de mestrado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto um estudo sobre o assédio moral no trabalho, em Portugal.
Em virtude deste estudo pedimos a trabalhadores com mais de 6 meses de antiguidade que colaborem de forma completamente CONFIDENCIAL, que respondam a este breve questionário (copiar link para a barra de endereço e carregar enter).

http://www.encuestafacil.com/RespWeb/Qn.aspx?EID=480226

Esta temática encontra-se pouco estudada no nosso país e, para colmatar essa grave lacuna, esperamos que disponibilize 5 minutos do seu tempo para que possamos perceber a sua percepção cerca das suas experiências no seu contexto de trabalho.
Se conhecer alguém que se encontre numa situação de assédio moral no trabalho, por favor, reencaminhe-lhe esta mensagem.

Obrigada, desde já, pela sua colaboração
Silvia Sabroso
 
Muito se tem falado sobre a carta enviada ao PR, mas onde se encontra ela?
Onde a podemos ler?
Seria conveniente publicá-la, ou se está publicada por favor digam-me onde a poderei ler.
Obrigado
 
E qual o objectivo de se ler a carta, se os tópicos de aquilo que ela contém já se podem encontrar em vários pontos da blogosfera? ...é só procurar ......
Vejam mas é se começam a fazer o mesmo que o colega fez (coragem não lhe faltou, grande ENFERMEIRO!!!)porque situações destas com chefes, directores de enfermagem, supervisores e outros "gestores de cuidados" é coisa que por aí não falta!
Deixem de ser "Cuscos" e passem à acção, o serem ENFERMEIROS!

Uma psicóloga, com uma irmã enfermeira, que tem observado muita coisa ................
 
"Vejam mas é se começam a fazer o mesmo que o colega fez (coragem não lhe faltou, grande ENFERMEIRO!!!)"


Concordo! Mas pense se fosse contratado certamente o colega não o teria feito.

OS CA, ja pressionam para mudar os tipos de contratos passarem a 40 horas etc... ninguem fala nisso.... o elo mais fraco sao os contratados!!

Ninguem fala na colega que está a com um processo por ter triado uma mulher de amarelo nas urgencias, esta deveria ter sido vista em 4 horas, e so passado 8 horas é que foi, e acabou por falecer ( a colega ja estava em casa!!!!)

Ninguem fala nisto, ninguem se preocupa.... A colega é contratada..... AH pois é.....somos uma classe que se diferencia pelos proprios, e depois queremos ser reconhecidos, e remunerados como tal......
 
O mais cego é o que não quer ver!

Se alguém quer ler a carta, não sei porque não fazem um link para ela.

Perante a sonegação desse desiderato, mais não se pode fazer que pensar, que afinal para ela não estar escarrapachada aqui é porque tem alguma coisa que não devia ter.

Muito muito se agradece por esse esclarecimento!

É um facto que tudo ficou em águas de bacalhau, foram retiradas as acusações, mas o "povo dos enfermeiros" não fica esclarecido convenientemente acerca do assunto.

"E qual o objectivo de se ler a carta, se os tópicos de aquilo que ela contém já se podem encontrar em vários pontos da blogosfera? ...é só procurar ......
Vejam mas é se começam a fazer o mesmo que o colega fez (coragem não lhe faltou, grande ENFERMEIRO!!!)porque situações destas com chefes, directores de enfermagem, supervisores e outros "gestores de cuidados" é coisa que por aí não falta!
Deixem de ser "Cuscos" e passem à acção, o serem ENFERMEIROS!"

Isto que retirei de um comentário anterior é um mau serviço e um incitamento a uma posição que pode não ser, a mais correcta!
 
A nobreza da enfermagem está sendo manchado ñ por admiráveis e corajosos atos igual ao do colega, mas por enfermeiros q lambem o sapato dos critinos q carregam o estetoscópio pendurado no pescoço colhendo bactérias para se manter no seu medíocre cago.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!