segunda-feira, junho 29, 2009

As fertilidade imaginativa dos vendedores de pílulas.


"A Ordem dos Farmacêuticos classificou hoje de irresponsável a proposta da Ordem dos Médicos de que sejam os clínicos a dispensar os medicamentos genéricos directamente aos utentes. De acordo com a edição de hoje do Diário de Notícias, 90 por cento dos dois mil médicos inquiridos pela Ordem dos Médicos querem "dispensar medicamentos genéricos nos hospitais, consultórios ou centros de saúde" e aceitam fazê-lo a custo zero". link
.
"Para a Ordem dos Farmacêuticos, esta é uma medida "irresponsável". "Portugal já tem das mais baixas taxas de adesão à terapêutica da Europa. A possibilidade de ser o médico a dispensar directamente medicamentos genéricos aos doentes não faz qualquer sentido, é demagógica e é perigosa em termos de saúde pública", escreve em comunicado da Ordem dos Farmacêuticos.
" link
.
Nunca vi tanta bacoquice junta, juro. De uma forma geral, os Farmacêuticos julgam-se senhores de alguma coisa que ainda não compreendi. Confundem a sombra da indústria de lobbies que se encontra por trás da respectiva classe, com o poder da própria classe. No fundo, andam enganados com um simples jogo de luz.
.
Quando vêm afirmar, publicamente, que esta proposta é "
demagógica e é perigosa em termos de saúde pública", lembrei-me da controvérsia inerente à administração de injectáveis nas farmácias. Aí, certamente, a proposta já foi justa e não era perigosa...
Não vejo o perigo de um médico prescrever supositórios de sulfato de trafulhina, por exemplo, ao mesmo tempo que os fornece.
.
Em tempos, quando se discutia a administração de injectáveis nas farmácias, os Farmacêuticos alegavam que assim os utentes não tinham dois trabalhos, não precisavam de se deslocar aos Centros de Saúde para o efeito. Agora, aplica-se o mesmo raciocínio, os utentes não necessitam de se deslocar à farmácia para aviar receitas, poupam o trabalho e aviam no consultório. É um medida simples e útil.
Mais difícil de assimilar é o argumento da "adesão terapêutica". A adesão terapêutica é um fenómeno que só está ao alcançe dos senhores das farmácias? São artes mágicas de quem avia receitas?
.
"Para estes profissionais, "a hipótese de dispensa directa de medicamentos genéricos pelos médicos passa por cima de uma actividade fundamental em termos sociais que é a de farmacêutico comunitário". "É o farmacêutico que, nomeadamente, acompanha e fiscaliza o perfil fármaco-terapêutico do doente." link
.

Quando foi para passar por cima de "
uma actividade fundamental em termos sociais que é a de" Enfermeiro, não houve problema nenhum, para passar por cima do "farmacêutico comunitário" é que já há? "Perfil fármaco-terapêutico"?!? Que perfil faz um aviador, que na maior parte das vezes é um ajudante com a 4ª classe?
A diferença entre as propostas é evidente: administrar um injectável pode implica um risco potencialmente mortal, aviar uma embalagem de pomada para o prurido... implica o quê? Tenham juízo senhores, tenham juízo.

Comments:
´Liberalizem ó mercado das Farmácias.
É o único mercado protegido que conheço.
 
Merece uma visita:
http://www.enfermeiros.pt/content/view/669/1/
 
Fantastico Dr Enf

Ja estou farto de ver o mercado negro que fluresce no mundo farmaceutico...é nítida a caça ao homem imposta pela Ordem dos Medicos aos Farmaceuticos...bem se diz quem ri por ultimo ri melhor e nos enfermeiros estamos a adorar ver os farmaceuticos a arderem!!!
 
Ai Dr Enfermeiro, que os balconeiros vão matá-lo.
 
Obviamente que o ódio que destila só se pode justificar por muita, mas muita, muita, muita inveja. Obviamente que não o admite. Seria assumir um ponto fraco. Mas que a tem, tem. Até a mais ingénua das almas a consegue detectar no meio de tanta virulência e azedume espalhados por este "blog".
 
"Obviamente que o ódio que destila só se pode justificar por muita, mas muita, muita, muita inveja. Obviamente que não o admite. Seria assumir um ponto fraco. Mas que a tem, tem. Até a mais ingénua das almas a consegue detectar no meio de tanta virulência e azedume espalhados por este "blog"."

Inveja de ser farmaceutico?!!!!! Hoje em dia so não é farmaceutico quem não quer||||| Azedume....pelos visto tem razão visto esse azedume ser o suficiente para trazer os balconeiros, sim porque o nome ja pegou...... para este blog.....

Olha o balconeiro.....na praia...vai um protector..... vai um ulcermim.....para os balconeiros....


Caro DE, os meus parabens, pela ilustração que fez....
 
É pena que tenha caído na tentação de fazer este comentário...O silêncio teria sido uma melhor arma contra gente idiota que não sabe do que fala... mostre-se superior porque tem uma profissão digna que não precisa de se justificar perante ninguém!
 
Caro DE: É uma pena que tenha caído na tentação de escrever este comentário, já que a sua profissão não necessita de se justificar perante idiotas que se acham superiores só porque sim. A verdadeira superioridade não necessita de ser apregoada nem de inferiorizar os outros. Continue de cabeça erguida a lutar pela sua classe e não dê publicidade a gente provinciana.
Um abraço!
Colega Profissional de Saúde
 
Dá-me imenso gozo assistir à luta entre estas duas classes de bandidos (médicos e farmaceuticos) pelo pdroduto do roubo que a industria dos farmaceutica faz a este povo.
TRISTES DAQUELES QUE JÁ NÃO TÊM DINHEIRO PARA PAGAR OS MEDICAMENTOS.
TENHO PENA DAS INUMERAS PESSOAS QUE TOMAM DIARIAMENTE MEDICAMENTOS DE QUE NÃO PRECISAM, PARA QUE MUITA TENHA GENTE GANHE PRÉMIOS, UNS PORQUE OS PRESCREVEM, OUTROS PORQUE OS VENDEM!
Tenham vergonha! Parem de vigarizar as pessoas!
 
bravo! o LObby farmaceutico é virulento sem sombra de dúvida. O que o cheiro do dinheiro lhes faz dizer da boca para fora. Quando nos queriam usurpar funções, diziam que não havia nenhum mal! agora que os médicos querem fazer o trabalho dos balconeiros, dizem que assim não, não pode ser, é usurpação, é uma calamidade de segurança publica! Uma risota, sem dúvida AHAHAH!!

mas bem, talvez no dia em que vejam que também através dos Enfermeiros podem fazer render as suas mézinhas, hão-de ser dos na 1ª linha a defender a prescrição por Enfermeiros - como lá fora se faz!!
Não é nenhuma invenção minha!!
 
"inútil (farmacêutico) para um semi-útil (médico)"...NÃO SÃO ESTAS POSIÇÕES QUE DIGNIFICAM A CLASSE DE ENFERMAGEM!
 
Caro doutor, a produção está a diminuir!!!
Tem a ver com a crise???
Ou com a falta de CLASSE da classe???
Só 8.200?
 
Caro Dr Enfermeiro,

Já o disse aqui muitas vezes, deixe de atacar as outras classes. A essência deste post é muito importante, pois há que referir e deixar bem claro a incongruência da Ordem dos Farmacêuticos, tal como diz e muito bem temos de ser congruentes, e a OF não pode hoje achar A e amanhã achar B, só porque lhe convém.
Se o seu post se cingisse a denunciar estas incongruências egocêntricas, teria os meus aplausos, mas quando utiliza esta informação para atacar e enxovalhar outra classe (que muito prezo e reconheço como parceira), aí só pode ter o meu total descontentamento. Agora quem faz demagogia é o senhor, quem perde a congruência é o senhor.

Pense nisto!!!
 
A "guerra" comprada pelos "farmacêuticos associados" com os "que escrevem nomes de medicamentos" ESTÁ DEVERAS INTERESSANTE!!!

Como dizem ... "lá na terra", ZANGAM-SE AS COMADRES (leia-se, "sócios"), DESCOBREM-SE AS "VERDADES" (leia-se, INTERESSES).
 
Acho piada ao modo como tem editado o seu post original por forma a disfarçar essa inveja latente que nutre pela profissão alheia. Esconda, esconda...
 
Deixe de criticar as outras classes DRº Enfermeiro.Nós não temos nada a ver com as incongruências das diferentes classes o senso comum fará o seu julgamento. O importante é alertar a sociedade civil do que nós somos e o que pretendemos. O nivel da classe tambem se vê pelas nossas atitudes.Nada de misturas.Percebo no entanto o seu mal estar.
 
Muito bom este post...
 
O Dr. Peliteiro tem outra categoria e nem responde... Assim se vê
 
Saudações
Como é possível "alguém" vir para aqui escrever que neste blog não se devem falar de "outras profissões"? Se em qualquer outro blog este assunto é alvo de pura chacota porque carga de água neste blog não se poderá falar daquilo que também a nóes enfermeiros diz respeito: SAÚDE?
Podemos e devemos falar, ou melhor, escrever até que os dedos o permitam. Denunciar, repudiar, escarnecer esta e outras ANEDOTAS-VERGONHAS-TRAPALHICES é um DEVER DE CIDADANIA.
O argumento destes inqualificáveis é desprezível. São à semelhança de outros especialistas gestores (que o diga o ex do BCP, dos BPPs e BPNs) um entrave ao desenvolvimento deste país. São os espoliadores dos trapos que é esta nação. MALVADA CORJA!
 
Este tipo de verborreia do DE é mesmo típica de quem está na mó de baixo. Dói não dói?
 
Se calhar até vou ter o trabalho de escrever isto aqui e depois o senhor DE nem vai aceitar, mas pronto, pelo menos deve ler.
Basta conhecer o DE para perceber como funciona o reinado. Os enfermeiros são os reis do mundo, se a coisa não for assim têm o DE à perna.
Uma coisa que nunca percebi, é que o DE fica sempre impune a tudo? Quem conhece sabe bem do que falo. O homem pode fazer tudo o que quer, desconfio que até pegava fogo
ao hospital e ninguém abria o bico. Tudo caladinho. Não há regras, não há nada. É o expoente máximo dos enfermeiros: eu quero, posso e mando!
Basta ver o DE no privado, quem dista as leis é o senhor. No público, nem vale a pena falar. Náo admira que ande tudo caladinho. Se isto é multidisciplinariedade que os enfermeiros tanto apregoam eu volto já.
 
Deixem os barões lutar pelos negócios da família! Lutemos pelos interesses imediatos da Enfermagem, esses sim verdadeiramente importantes!
 
Só quem não viu ainda as médias de acesso ao ensino superior em 2008 pode afirmar que haja enfermeiros que gostariam de ingressar em Farmácia...
"Instituto Superior de Ciências da Saúde de Lisboa - 11.1 - MI"
Não me façam rir que o vosso MI é hoje muito pouco concorrido...
Tenham vergonha...
Sabem o que perguntou uma idónea entidade acreditadora na saúde (americana)ao constatar como se passam as coisas nos Hospitais portugueses? Perguntou se eram os médicos ou os farmacêuticos quem administrava a medicação, uma vez que da comissão de farmácia não constava nenhum Enfermeiro...
Sabem o que isto representa?
A figura de urso de quem quer toda a ostentação de poder e afasta os Enfermeiros dos locais onde eles são essenciais...É essa a imagem que vossas excelências Dr's médicos e Farmacêuticos e Gestores e afins passam do nosso pais...
Pena é que seja preciso virem umas mentes iluminadas de fora para lembrar isto...
Eu continuo a acreditar...
 
O anonimo das 6:44 PM conhece o Dr. Enfº?
 
Bom pessoalmente não me parece muito coerente atacar desmesuradamente outras classes, roça a demagogia é verdade. No entanto é imprescindivel a divulgação destas situações desde que numa linha só de exposição factual e revela o pouco resultado prático de guerras entre uns e outros. Mas aqui entre nós tem uma certa piada a "desgraça" que paira sob a saúde das pessoas pela intervenção de outros profissionais (que lhes respondem proporcionalmente e ainda contra-atacam)na área dos Farmaceuticos. Um destes dias também vendemos (leia-se prescrevemos) uns comprimidinhos, talvez então possamos ser mais amigos, uma voltinha pelo mundo fora é sempre porreiro, até já tenho uma pala (sobrou-me de um Carnaval, em que me mascarei.. ...de Pirata)...

P.S. Quanto aos bloggers, bom esses podem-se divertir um bocadinho, o DE é mais tipo um movimento e consequentemente mais politicamente correcto...
C2
 
Conheço pois. Mais uma vez duvido que este cometário passe, mas arrisco. Será este sempre o melhor conselho, é melhor estar do lado dele do que contra ele.
Como profissional e indivíduo reconheço muitras vantagens, inteligente, corporativista cego, eloquente...
Mas depois não funciona muito bem com algumas equipas, basta ver o dia-a-dia, não dá cavaco a ninguém, não há limites. Como disse, podia meter o hospital abaixo que duvido que houvesse alguém que o confrontasse cara-a-cara!
Mas pronto, defende os enfermeiros com unhas, dentes e tudo o que tiver à mão... mas uma defesa INTELIGENTE que é o que muitos enfermeiros NÃO sabem fazer...
 
Carissimo Doutor (Pedro?) Enfermeiro;

Hoje estive reunido com alguèm que sempre considerei AMIGO, e que, por força de circunstâncias várias, julguei que se tratava de um falso amigo.
Estou em crer que errei no juízo formulado.
Isto tudo para dizer o seguinte: falou-me no seu Blog e, consequentemente, vim (re)"visitá-lo".

Desta visita, retiro as frases EXTRAORDINÁRIAS, reveladoras da sua Formação, Educação, Sensibilidade e, sobretudo, da sua Ética:
"Nunca vi tanta bacoquice junta, juro." e "...prescrever supositórios de sulfato de trafulhina,..." para acrescentar "...ao mesmo tempo que os fornece.".

São EXTRAORDINÁRIAS porque denotam percepção dos erros cometidos no nosso SNS e a sensibilidade para os CORRIGIR.

Os meus sinceros PARABÉNS.
 
«ò Tu, que de humano tens o gesto e o peito;
Se humano é matar uma donzela;
Não a mates, olha para ela...»
Tanta gente a querer falar pelos enfermeiros!
Ainda por cima no seu (deles) espaço.
Foi muita certa a comparação das mezinhas com a administração das vacinas fora de prazo nas farmácias.
Quem garante que não entra uma vacinazita fora de validade?
Se aquilo nem faz bem nem faz mal...
Que é que os médicos irão meter nos supositórios que vão dar aos doentes.
No fundo são os enfermeiros que fazem a diferença.
Por isso é que alguém anda a defender uma ideia que vi surgir há muitos anos em Montechoro, num congresso de enfermeiros. Dizia-se que os enfermeiros devem assumir o papel de advogados dos doentes. Se esta necessidade foi evidenciada nesse congresso, hoje é imperioso que os enfermeiros a assumam.
Além de velarem pela saúde das pessoas moderam os interesses dos glutões.
Tantos conselhos que dão aos enfermeiros que até fazem cócegas nas pestanas, nas sobrancelhas, essas antecâmeras do cérebro das ideias.
No fundo, há mais gente a querer ser enfermeiro do que eu pensava.
Só que ainda não conseguem identificar os seus sentimentos vocacionais.
Bendita confraria dos anónimos convictos. Como ela nos fornece tantas demagogias que de poder popular passaram a ser uma espécie de pau para todas as colheres.
Os enfermeiros dizem o que não gostam de ouvir: isso é demagogia; os enfermeiros ouvem o que não queriam que ouvissem e respondem à letra: isso é damagogia.
Afinal o que é demagogia para estes intelectuais de balcão?
 
Como sempre cirúrgico...

Grande Abraço,
Nuno
 
Enfermeiros na comissão de farmácia? Para quê? Os enfermeiros limitam-se a administrar os fármacos que a ciencia médica indica, da forma como a ciência farmaceutica diz para serem administrados... já agora a ciência de enfermagem faz exactamente o quê neste processo? Que mais valias traz à comissão? Vai dizer como se aplica cientificamente um injectavel ou como se administra um comprimido oral...
 
Os enfermeiros são SÓ quem administra TODOS os fármacos nas instituições de saúde. TUDO passa pela nossa mão...
Todo o providing é da responsabilidade dos enfermeiros. Os farmacêuticos são quem menos têm influencia no processo. Nem prescrevem nem administram. Gerem stock. Os "drs. das prateleiras" tal como são conhecidos por estes lados.
Estão na comissão de farmácia só porque são farmaceuticos, senão...
Não vao en sinar médicos a perscrever, e trabalham para melhor servirem os enfermeiros, para que estes não percam tempo com banalidade como coloar unidoses gaveta-a-gaveta. O vosso ego é maior do que voces todos juntos! Devem ser os únicos que se acham importantes...
 
Aliás, eu trabalho num hospital distrital. Aqui a comissão de farmácia é constuída por 5 médicos e uma farmacêutica. Não é uma vergonha? Na vossa comissão reinam os médicos :)
E depois d~izem que os enfermeiros são paus mandados! A vossa ÚNICA autonomia nos hospitais é gerir stocks! :))
A comissão de enfermagem só tem enfermeiros, que sáo apenas o maior grupo profissional dos hospitais!
 
AO ILUMINADO DAS 7.44 PM,

OS ENFERMEIROS SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA ADMINISTRAÇÃO FARMACOLÓGICA E VIGILÂNCIA DOS EFEITOS (DESEJADOS OU NÃO), DOMINAM A SUA PREPARAÇÃO, AS NUANCES QUE OBSERVAM EM DETERMINADA PATOLOGIA E PESSOA.
OS FARMACÊUTICOS TÊM ESSA EXPERIÊNCIA?
OU DEDUZEM ISSO A PARTIR DOS STOCKS QUE VÃO GERINDO OU PELA MEDIÇÃO DOS MICROGRAMAS DOS COMPRIMIDOS? LOL

VÁ, CADA MACACO NO SEU GALHO, OK MEU CARO?
 
Oh srnhores enfermeiros... Olhem para os planos de estudo de cada curso!! Digam o que disserem, eu sou enfermeiro! mas... deixem-se disso, não somos os melhores do mundo. "Cada macaco no seu galho."
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!