terça-feira, junho 02, 2009

DGS junta-se à OM boicotando os Enfermeiros!


(Clicar para ampliar e ler)
.
Originalmente o projecto Linha Saúde 24 (similar a conceitos de grande sucesso existentes noutros países) surgiu para informar e orientar o grande público, mas também para "prestar esclarecimentos a Médicos e Enfermeiros". Os Médicos nunca concordaram com o facto dos profissionais envolvidos neste projecto serem Enfermeiros, deixando-os de fora.

Agora, a Direcção Geral da Saúde uniu-se à Ordem dos Médicos para criar uma linha, cuja existência "deverá impedir-se que se torne pública", à revelia dos Enfermeiros, (desprezando estes, afunilando a informação científica disponibilizada e descredibilizando a Linha Saúde 24), denominada Linha Verde dos Médicos!
Como tal, temos recursos duplicados (desperdício) e um excelente tacho-24h-por-dia-pago-em-horas-extra! E todos nós pagamos para estes senhores numa linha onde o telefone nem conhece o som da campainha!
Este género de mentalidade portuguesa do se-vocês-não-me-deixam-jogar-na-vossa-equipa-nós-criamos-uma-só-para-nós é catita!

Comments:
E também não acha que são profissionais de enfermagem, como a que tanto defende nos seus últimos post's , que contribuem para que as coisas aconteçam desta forma? Pode parecer paradoxal, mas é só para os que fazem uma "interpretação inteligente"...e para muitos dos que não conseguem distinguem "DIScriminar", de "DEScriminar".
 
Sinceramente nem sei bem o que dizer, mas acho k o DE nao vive neste planeta... É suposto a linha de saude 24 esclarecer medicos?!?!?! Explique me como pode um enfermeiro esclarecer um médico?? Desde quando os médicos se esclarecem com enfermeiros?? A serio, isto roça o cómico, nao fosse o problema de muitos enfs acreditarem nestas "estórias"... Já agora os enfermeiros tambem se esclarecem com as AAM?
Enfim, a criação da saude24 teve como objectivo evitar o aparecimento de pessoas nas urgencias com constipações e coisas do genero, ate porque todas as situações de urgencia/emergencia sao passadas de imediato ao CODU, que tem Médico coordenador, responsavel pelo centro. De resto so mm os enfermeiros para verem na S24 uma "promoção" ou reconhecimento do que quer que seja...
A sua guerrazinha contra os médicos dá pena!
 
Ah pois claro, se calhar deviam (OM e DGS) ter vindo falar com os Exmos. Srs. Profs. Drs...enfermeiros para que do alto do seu enorme conhecimento tecnico, cientifico e capacidade de decisão, autorizassem ou nao a dita linha... Ela ate tem muito a ver com os enfermeiro né? É de mim, ou na carta que (lamentavelmente) lhe chegou as mãos diz "...a comunicação via telefone é feita EXCLUSIVAMENTE ENTRE MEDICOS, deverá..."?? Assim sendo o que tem isto mais uma vez a ver com a enfermagem?? Isto diz lhe respeito em que DE??
 
nao vao ter sequer hipotese. Reparem: quem passa mais tempo com os utentes/doentes?? quem aconselha mais?? OS ENFERMEIROS. E nós nao vamos indicar telefonemas para a concorrencia como é logico (isto soa mal, soa mesmo, mas que se lixe...)

Est.Enf
 
"É suposto a linha de saude 24 esclarecer medicos?!?!?! "

É. Obviamente o meu amigo andava a dormir quando se designou os objectivos da linha. Para a próxima comente acordado.
 
"Explique me como pode um enfermeiro esclarecer um médico??"

Como? Olhe por exemplo no Pré-Hospitalar onde os Enfermeiros dão formação aos Médicos. Têm chumbado alguns Médicos, sabia?

Sabes quantas chamadas telefónicas recebe s S24 provenientes de Médicos?
 
"ate porque todas as situações de urgencia/emergencia sao passadas de imediato ao CODU, que tem Médico coordenador, responsavel pelo CODU"


Porque estamos no Tugaquistão. Na Holanda, pore exemplo, o CODU só tem Enfermeiros. Nas ruas não há Médicos, os Enfermeiros prescrevem e administram fármacos e todo o tipo de procedimentos.
 
"A sua guerrazinha contra os médicos dá pena!"

Eu não faço qualquer guerra contra os Médicos. Se assim o interpreta, então dá mesmo pena.
 
não havia ronda negocial hoje com o MS? isso sim é importante... esta linha tem como objectivo aconselhar médicos.. e não os utentes. isto porque há prai muitos bons médicos que não são capazes de fazer o correcto rastreio de uma eventual gripe A... então vão pedir ajuda... shame on you...
os médicos não vão pedir opinião aos enfermeiros? exemplos de chamadas para o telefone de serviço: "oh sr. Enfermeiro tou aqui com uma duvida num doente, não sei se será um SCA ou um AVC.." "temos aqui uma vitima que precisa de ser entubada, será que nos podem vir dar apoio?" codu: "olá siv, não têm numero de ficha, era só para irem dar apoio a uma colega minha (médica) para administrar uma adenosina" um médico ao pé de mim com uma vitima DPOC com saturações de 94% "administrem oxigénio a 10L" depois de uma breve explicação de patologia "façam-lhe oxigénio a 2L.." menos mal.
 
"De resto so mm os enfermeiros para verem na S24 uma "promoção" ou reconhecimento do que quer que seja..."

A ignorância é tão feia. Vejo o reino unido por exemplo, onde os "Patients choose nurses over doctors", por isso "Walk-in centres, the telephone advice line NHS Direct and some primary care centres are now nurse-led.". É tão simples (http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/1910610.stm)
 
Os morcegos só andam no escuro e o que fazem de útil? alguém sabe??

Os vampiros também... enquanto dormimos para repor a energia desgasta com o trabalho eles aproveitam para sugar

Tão simples como isto
 
E esta linha é muito boa ... Uma boa ideia, médicos mais especializados elucidam outros médicos.

Agora não percebo é porque isto está mum blog de enfermagem ....???
 
Essa linha deveria existir para todas as decisões que tomam, para evitar que alguns médicos cometam erros como os já descritos noutros posts e aos quais acrescento mais dois: "-administre ibuprofeno EV (med.)
-não há, só PO(enf.)
-e não pode esmagar o comprimido, dissolver e administrar EV? (med.)"; "qual é a indicação para aplicar Betadine no corpo todo do doente?" (o doente estava ictérico). Eu sujiro que a par de linhas destas, sejam criadas condições para assistência por videoconferência ás consultas médicas, para bem dos doentes. Quanto aos médicos pedirem esclarecimento aos enfermeiros, é comparável a pedir esclarecimento a um advogado ou arquitecto; apesar de trabalharmos na mesma área, temos áreas de conhecimento distintas (complementares nalguns aspectos); se não fossem cegos, já tinham visto isso há muito e não postavam aqui comentários que devem ter vindo de senhores médicos responsáveis pelos casos "engraçados" descritos.
 
AS NEGOCIAÇOES???????????????
 
Essa do Betadine tem mesmo piada... em que site de anedotas leu isso?
 
Eu até concordaria que os enfermeiros substituissem os médicos nalgumas coisas, como na Holanda, nos EUA... mas a formação dos enfermeiros nesses países é bem diferente e não são os nossos enfermeiros que poderão assumir esses postos. E nunca percebi por que é que os enfermeiros consultam os médicos quando estão doentes.... que tal ligarem para a linha Saude 24 em vez de irem rastejar uma cunha aos malditos medicos?
 
DE satisfaça-nos a nossa curiosidade... houve ou não ronda negocial... se não houve diga por favor.. não é nada que os enf já não estejam habituados...
 
Ainda ontem, um médico Cirurgião perante um doente com FARVR (140ppm) faça para começar, 4f/100 de amiodorona em 1h. Já me pediram para administrar 500mg EV de gentamicina de 8/8h, por acaso num doente com IRC. Captopril EV. Ou Voltaren EV...entre outros e pedido com toda a convicção... Temos que estar sempre mto atentos...
 
DR. bem haja.
Acho faltam enfermeiros em locais de decisão, tanto na saúde, como na política. O País, em geral, e a Saúde em particular, agradeceriam.

Desassossego
 
Malditos médicos .
Alguem aqui já disse.
Sim senhor, sempre a mamar.
Mamam eles,os politicos, o dinheiro dos pobres contribuintes.
O comentário foi certeiro.
MALDITOS MÉDICOS:
 
Houve ronda negocial.
Preparem-se para mais um ronda de lutas, que se avizinham.
 
Aos Srs. Anónimos que mostraram aqui a sua indignação face a afirmação de que os enfermeiros esclarecem os médicos: Sim! Os enfermeiros esclarecem os médicos e vice-versa. A isso chama-se trabalho multidisciplinar!
 
Aos Srs. Anónimos que mostraram aqui a sua indignação face a afirmação de que os enfermeiros esclarecem os médicos: Sim! Os enfermeiros esclarecem os médicos e vice-versa. A isso chama-se trabalho multidisciplinar!
 
Cefazolina em SOS ou doente internado para controlo da dor sem nenhum analgesico prescrito muito menos o fentanil que já trazia de ambulatório... só soro...
 
Os enfermeiros não esclarecem ninguém.
 
Aos mamões médicos,que contribuem para sugar o dinheiro dos reformados com aquelas viajens que fazem,mas com uma condição;tem de se vestir de PALHAÇOS E PIRATAS.Ao inves deveriam sim proporcionar a escolha ao próprio interessado a escolha do medicamento.
 
E porque não?!
 
Nesta palhaçada, já se anda á muito tempo.
Além dos vencimentos chorudos dos médicos e bolsos cheios das misérias dos portugueses, ainda vão para as caraibas vestidos de piratas,á custa da miséria de reformas dos velhos e dos mais desprotegidos.
Tenham vergonha, e ainda por cima têm um bastonário a compactuar com os genéricos.
Piratas.
 
Eu não vejo como é que uma linha que presta auxilio aos médicos, actualmente, no diagnóstico da nova gripe H1N1, e que poderá no futuro auxiliar para outras coisas ...é vista como um ataque aos enfermeiros ....
O principal desta linha é que do outro lado estão especialistas, neste caso: virologistas, epidemiologistas, ...

E depois vem o dinheiro: sim o médicos só trabalham pelo dinheiro ... é só tachos !!!... os enfermeiros é que são bons !!!trabalham na linha 24 de graça ... são uns anjinhos ... é que para além de omnicientes são solidários ... mais Deuses portanto ...

Só mesmo alguém que se faz de vitima e tem a mania da perseguição para encontrar sempre algo e quem embirrar ...
 
Não percebo qual é a azia de haver uma linha só para médicos...porque não criam uma só para enfermeiros?

"Porque estamos no Tugaquistão. Na Holanda, pore exemplo, o CODU só tem Enfermeiros. Nas ruas não há Médicos, os Enfermeiros prescrevem e administram fármacos e todo o tipo de procedimentos."

Tb poderiam limpar o chão ou as retretes, afinal, são tão multi-tarefas...ou essas já não lhe interessam? Se se sente habilitado para fazer de médico também deve estar para fazer de empregado de limpeza não?

Cada um no seu lugar...
 
esteja calado! fique mas é agarradinho ao tacho e esteja atento: os enfermeiros são profissionais de saúde habilitados em variadíssimas tarefas - são excelentes executores, com ciência e bom senso. Ainda bem que existimos para colmatar a merdice feita por alguns médicos de vez em quando, mas tbm ainda bem que existem médicos para nos ajudar a decidir.
Já ouviu falar em colaboração? por um fazer algo a que está habilitado a fazer não é usurpar tarefas. Se lá fora tbm o fazem...
 
"esteja calado! fique mas é agarradinho ao tacho"

É incrível a falta de argumento e de elegância na resposta...

"profissionais de saúde habilitados em variadíssimas tarefas"

Há muita gente (em qualquer profissão) capaz de realizar várias tarefas fora da sua competência...E é disso mesmo que se trata, competências e acima de tudo responsabilidades sobre as mesmas. Caso contrário isto era uma anarquia, cada um fazia o que bem lhe apetecia. Se tem tanta vontade de fazer tarefas para as quais não está habilitado (que é diferente de não ser capacitado) porque não muda de profissão? Há concursos todos os anos e segundo se diz, há falta também!

"colaboração"
nome feminino, acção de colaborar com alguém; trabalho em conjunto; cooperação; participação (fonte: www.infopedia.pt)

Como vê, e segundo a definição, trabalhar em conjunto não implica fazer o trabalho que não lhe compete. Se bem que, tendo em conta a sua visão do Médico como uma profissão do "tacho", começo a pensar em algumas vantagens em ter Enfermeiros a fazer o trabalho que aos Médicos compete! Com sorte, nem teriam que aparecer no serviço!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!