quinta-feira, junho 04, 2009

E os Enfermeiros...??


"Acordo sobre o novo regime legal da carreira médica [anúncio oficial já publicado no site do governo!], assinado esta quarta-feira no Ministério da Saúde e que encerra o processo de negociação colectiva." link
.
"Sindicato Independente dos Médicos, congratulou-se por os médicos passarem a ter direitos iguais a nível de carreira e formação, «independentemente do local onde exerçam»." link
.
"Federação Nacional dos Médicos, fez questão de sublinhar que, durante o processo negocial, «não foram discutidas questões salariais ou de ordem corporativa» mas antes «numa vontade de aliar a progressão dos clínicos ao aprofundamento da qualidade da assistência prestada»." link
.
"Não é possível dignificar e defender o SNS sem dignificar e defender a situação sócio-profissional dos médicos" link
.
Ou seja (traduzindo...): pretensões satisfeitas, carreira estimulante e tabela salarial muito boa!

Comments:
...horário de 35h, à semelhança dos restantes profissionais de função pública..
engraçado..
 
nós vamos a seguir, força pessoal
 
Acabei de ser aumentado 1%.
Vão gozar com o ca..lho!

N.E.
 
nem foi preciso manifestações nem nada... nem se percebe muito bem qd começaram as negociações... se calhar foi no espaço de 1 ou 2 meses... reinvindicaram e conseguiram!
 
ganhem cabelo nos redondos..., e parem o País, so aí seremos levados a sério... Até lá...
 
De qualquer maneira desta vez nem eu entendo a estratégia dos nossos Sindicatos que após 2 rondas negociais não divulgam qualquer informação. E já agora desistiu-se do processo negocial ou para quando é a próxima reunião?
C2
 
RADICALIZAR DIZIA O SINDICATO!!!

SABEM O QUE QUER DIZER RADICALIZAR????

QUER DIZER: - DEIXAR DE SER UMA MERDA!
QUER DIZER: - GANHAR VERGONHA E TOMATES!
QUER DIZER: -FAÇAM QUALQUER COISA QUE OS ENFERMEIROS SINTAM!
QUER DIZER: - INFORMEM!
QUER DIZER: ESSA VOSSA MANEIRA DE LUTAR PARECE UMA MARCHA GAY, TODA A GENTE SE RI E NINGUEM LIGA UM CA..LHO!

N.E.
 
O que diabo se passou no dia 2, em concreto?
Penso que é tempo de tomar medidas mais musculadas, não acham?
 
Nada de novo... "Médicos discutem a sua carreira entre eles e decidem melhorá-la", é semelhante aos políticos decidirem entre si as suas regalias. Se/quando um dia houver enfermeiros em número igual ou inferior ao necessário, também vamos poder melhorar a nossa carreira; até lá resta-nos fazer de conta que lutamos para causar impacto na sociedade e esperar que esse impacto atinja o governo. Usemos pelo menos o nosso número elevado de profissionais como voto contra quem estiver contra nós, enquanto o nosso voto valer tanto como o dos médicos e demais profissionais.
 
http://www.simedicos.pt/
 
A que propósito estamos sempre em comparações com médicos? Não resulta de complexos a ultrapassar? Não nos distrai de procurar formas de combater? Porque não comparar os nossos rendimentos com outros licenciados (Farmaceuticos, Técnicos de Radiologia etc)? Em que parte do mundo houve equipação remuneratória entre enfermeiros e médicos?
Alguém acha que isto não passa só de catarro de frustações?
Que culpa tem os médicos dos problemas da enfermagem?
Porque é que há tantos enfermeiros e o valor do seu trabalho passou a ser baixo?
 
Caro LProlog,

"...Se/quando um dia houver enfermeiros em número igual ou inferior ao necessário, também vamos poder melhorar a nossa carreira..."

Foi assim que a ENFERMAGEM CRESCEU: enquanto o número era inferior ao necessário.

Só que, os vendilhões da enfermagem VENDERAM-NA ao desbarato, permitindo o crescimento das "escolinhas" e sobretudo o APARECIMENTO DE MUITOS ENFERMEIROS PROFESSORES (directores, assessores, supervisores e alguns chefes próximos desses VENDILHÕES).
 
Comunicado 17 http://www.sep.org.pt/images/stories/sep/accaosindical/2009/06/040609COMUNICADO17.pdf
 
SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada noboletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo. Nenhum politico fala nisto... porquê????????? Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados aanular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes naslistas. Imaginem só a bronca.......:::::))))))))) A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada,mas ninguém fala disso. Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada. VOTEM EM BRANCO......!!!!!!!!!!!!!! A maioria de votos em BRANCO anula as eleições..... e demonstra que nãoqueremos ESTES políticos!!! Espalhem para se obter a maioria.
 
TENHA A CORAGEM DE DIVULGAR AQUI A TABELA SALARIAL DOS MEDICOS QUE ESTÁ EM VIGOR!!! É SO IR COPIAR DO SITE DA ORDEM!
 
Concerteza. Estou a aguardar receber as respectivas para as publicar.
 
Divulgue é as tabelas salariais de outras licenciaturas equivalentes ...
 
Há que partir para formas de luta mais radicais!
CHEGA DESTE ABUSO, DESTE MALTRATO DOS ENFERMEIROS PORTIGUESES.
SOMOS LICENCIADOS, SOMOS UMA PROFISSÃO ESPECIALIZADA E IMPORTANTE, PAGUEM-NOS O QUE NOS É DEVIDO!!
 
Estive a pensar, o que faço de quando em vez e congeminei uma teoria: se os sindicatos não disseramo que se passou no dia 2, nas negociações no MS é porque não se passou nada ou se passou tão pouco que não tinham nada para dizer.
A verdade desta teoria pode aferir-se que não resistiriam à tentação de dar cá para fora umas notas de reportagem, para mostrarem serviço. Se o não fizeram...
Ou então demonstram um sentido de responsabilidade mais apurado do que possa parecer; quiseram dar um sinal para votarmos fora do PS. Ou votar o PS fora!
O MS pode estar a gozar com os enfermeiros. Tem lá gente bem capaz disso.
Sendo isto possível não é fácil a negociação da nossa carreira. Só temos de esperar, com alguma impaciência.
Eu confio nos nossos negociadores, pois têm experiência e conhecimentos para fazerem um bom serviço. Já o demonstraram várias vezes.
Forçar um primeiro ministro a dar a cara e presidir a uma reunião que aprovou os principios, para a carreira médica, já aprovados para os enfermeiros (acesso para todos à mesma carreira), foi preciso alguma sabedoria. É a compensação das greves, já feitas por nós.
Exigir uma tabela a que os enfermeiros têm direito; exigir a diferenciação entre os enfermeiros e os outros, não é fácil nem convem a muitos dos exploradores dos enfermeiros, que fazem grupo com o MS, por interesses convergentes.
Parece, até prova em contrário, que vamos ter de saber esperar, pois aqui o tempo tudo indica que está a nosso favor.
Demonstrar o valor dos enfermeiros é preciso para se traduzir numa carreira e tabela condignas e não uma coisa qualquer.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!