terça-feira, junho 09, 2009

Enfermeiros determinados!


"A vice-coordenadora do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Guadalupe Simões, tem "esperança que, em função deste resultado, o Governo repense as suas políticas". No processo negocial da carreira dos Enfermeiros, "a luta continuará" caso o Governo "não ceda em matérias determinantes". A reunião com a Ministra é já na próxima semana"

"Carlos Arroz, do Sindicato Independente dos Médicos, avisa que "quem não fez o trabalho sindical em devido tempo e pensa que o Governo está frágil por ter um mau resultado, então não conhece o primeiro-ministro". De sua parte, está "tranquilo" perante a recente aprovação de dois diplomas relativos às carreiras." link

Comunicados do Sindicato dos Enfermeiros link 1 e link 2

Comments:
Será que estão? Espero que sim, se não adeus carreira.
 
Concordo em absoluto! José Socrates não é homem de ceder a pressões e desengane-se quem pensa que agora são favas contadas!!!

Adeus carreira;foi bom enquanto houve esperança!!!!

Será que houve????????
 
Se o SEP tiver razão, então não desperdicem o momento. Se o SIM é quem tem razão, então a nossa melhor forma de luta vai ser o voto na oposição e adeus sr. primeiro ministro teimoso (e "anti-enfermeiros"); preparem-se negociações com o PSD.
 
Há mais eleições, não se vota PS


lá diz o povo " aprende-se com os erros "


O Socrates vai ter de aprender e baixar a crista arrogante . flor
 
Sem ser pessimista, tento ser realista. A próxima vai ser a última ronda negocial dentro desta Legislatura, com resultados até agora 0, o enfoque que está a ser dado à questão das Chefias é a meu ver uma forma de desviar a atenção sobre as Tabelas Remuneratórias, além de que sem querer generalizar uma boa parte dos Chefes estão-se a borrifar para os Enfermeiros da Prestação de Cuidados e são um dos maiores entraves a qualquer tipo de reinvindicação (aqui não posso deixar uma palavra para a Classe Médica em que realmente as Chefias estão na linha da frente ás vezes independentemente de eventuais interesses subjacentes acabam por defender mais os Enfermeiros do que as nossas estruturas), de resto as nossas Greves resultam mais penalizadoras para nós(em volume de trabalho, ameaças, etc...)do que para o Governo. Conclusão, morremos na praia, a forma como o SEP em 16 comunicados se deixa arrastar de reunião para reunião é inacreditavel, vejam algumas Classes que tratam das coisas em 3 Reuniões ou outras que reagiram com Greves maciças e um espirito de classe exemplar. Com calma tudo bem, mas agora já é gozo e pior chegamos a um ponto em que é inevitavél que carreira nova só para o final de 2010...
Já agora quanto à transição, ainda nenhum Sindicato explicou aos representantes do Governo que a Constituição Portuguesa não permite que haja diferenças salarias entre Trabalhadores com as mesmas Habilitações que desempenham as mesmas funções? É impossivel que o Governo não saiba que eu ganhe 1020, e um colega que vem fazer o mesmo que eu com as mesmas habilitações ganhe 1200, limitaram-se a brincar de Reunião em Reunião, ou são simplesmente incompetentes?
 
Voto PS se a Carreira de Enfermagem proposta pelos sindicatos for genericamente aprovada."

Vamos passar esta mensagem.
Principalmente para os militantes do PS e actuais elementos do Governo.

votoenfermeiro@gmail.com
 
os medicos sao tao bons nao sao?
conseguiram fazer o trabalho de casa a tempo. foram os ultimos a começar a negociar a carreira e os primeiros a acabar, que bons!! e nem precisaram de greves nem nada, boa...
 
bom titulo para um post:
PAGUEM O QUE NOS DEVEM
ou uma mensagem para mandar ao governo
PAGUEM O QUE NOS DEVEM
e nao venham dizer que estamos em crise, o peixe graudo continua a ter o que quer
PAGUEM O QUE DEVEM...
 
O Sócrates é uma Pessoa obstinada nos seus objectivos, não sei se por persporrência ou por fé absoluta na sua visão das coisas...O Arroz tem toda a razão! O PM não vai ceder a pressões apenas para garantir resultados eleitorais.Apesar de não me coadunar com as ideias de Sócrates, reconheço-lhe coerência e tenacidade, por não arrepiar caminho naquilo que julga ser o correcto. Sócrates é daquelas Pessoas que não desiste do caminho escolhido, mesmo que isso o leve até ao seu próprio abismo. Por certo ele cairá nesse mesmo abismo, cego pelas suas próprias certezas, mas arrastará muita coisa com ele, provavelmente também a Enfermagem.
 
PORQUE NÃO APRESENTAR UM MANIFESTO AOS SINDICATOS E ORDEM SOBRE O QUE OS ENFERMEIROS realmente PRETENDEM? SERÁ QUE O MAIS IMPORTANTE NESTE MOMENTO É hierarquia OU a prestação de cuidados?
EU NÃO FAÇO MAIS NENHUMA GREVE NEM VOU A MAIS MANIFESTAÇÕES ENQUANTO ESTIVEREM EM CIMA DA MESA OS INTERESSES CORPORATIVISTAS DOS ENFERMEIROS CHEFES. MUITOS COLEGAS PENSAM COMO EU E ATENÇÃO QUE PRÓXIMAS INICIATIVAS DE LUTA PODEM SER UM FRACASSO PARA A ENFERMAGEM. POSSO CONTINUAR A GANHAR UMA TRETA DE SALÁRIO E A NÃO TER PERSPECTIVAS DE FUTURO MAS à minha custa mais nenhum chefe vai lucrar. ACABE-SE COM A treta DA HIERARQUIA E SEJAM OS SERVIÇOS GERIDOS POR gente que cuida de gente! ACABEM COM ESTA MANIPULAÇÃO PORQUE os enfermeiros não são tolos.
ATÉ PARECE QUE O SERVILISMO AOS MÉDICOS DEU LUGAR à submissão aos enfermeiros chefes. ELES ESTÃO BEM, COM O LUGAR ASSEGURADO E COM A BARRIGA CHEIA. NÓS ESTAMOS MAL, A ATURÁ-LOS, A LUTAR PELOS INTERESSES DELES, A TRABALHAR QUE NEM CÃES E A RECEBER UMA PORCARIA DE SALÁRIO.

NÃO VOTO PS
NÃO FAÇO MANIFESTAÇÕES
NÃO FAÇO MAIS GREVES
NÃO QUERO SABER DA HIERARQUIA PARA NADA

O PODER É DE QUEM TRABALHA E PASSEM PARA AS NOSSAS MÃOS AQUILO QUE OS ENFERMEIROS CHEFES NÃO SOUBERAM FAZER.

ABAIXO OS PUXA SACOS, ABAIXO OS ENGRAXADORES, ABAIXO OS INCOMPETENTES
VIVA QUEM TRABALHA, VIVA QUEM ANDA DE CABEÇA ERGUIDA, VIVA QUEM DEFENDE UMA ENFERMAGEM SÉRIA

tenho dito

Maria da Luz
 
Adorei a Luz!
Penso que não vale a pena insistir com a carreira,até ao fim da legislatura mesmo que seja com baba e ranho.ACALMEM!!
Sócratas não vai munca ceder.
O melhor sará deixar para a próxima legislatura que vai ser do PSD,aí nós vamos entrar em Glória.Essse governo gerido pela Ferreira Leite vai-nos conseder tudo em grande,como fez o Bagão Felix...e a Leite.
Vai ser muito bom.
Vamos com calma não chorem mais
 
Temos que fazer todos uma romaria à nossa SRª de Fátima pois esta comissão negociadora ou não consegue negociar ou nós classe temos pouco poder de negociação pode ser que ela nos ajude a encarar o futuro com mais optimismo. Ninguem nos ouve somos mesmo pouco "importantes". Nós que podiamos parar isto tudo era só querer-mos quando tomar-mos alguma atitude mais "agressiva" penso que Já será tarde já estamos a perder todos os comboios e estamos na última paragem.Por uma vez só na vida da Enfermagem sejamos unidos o futuro é de todos.Drº Enfermeiro deixe de "atiçar" os colegas dê a cara e ajude a classe a mobilizar-se, Já o faz ao colocar as suas mensagens neste blog, mas neste momento precisamos d'outro tipo de atitudes.
 
Muita teoria se tem escrito neste blog acerca dos enfermeiros chefes e da sua manutenção e defesa por parte dos sindicatos.
Imaginem que se falavam outras teorias?
Se não fizeram greves,ou muitos poucos fizeram, em defesa da nova carreira que em principio viria trazer beneficios a todos os enfermeiros.
Se houve ameaças, de todas as formas e feitio,( até despedimentos) por parte dos ditos cujos para com os enfermeiros, que fizeram greves e se manifestaram.
Se assim foi,imaginem o contrario.
Acabém com eles duma só vez.
Só derrotam a Enfermagem e envergonham quem sabe trabalhar e prestar bons cuidados aos utentes.
 
Que baixaria!!! É só isso que vocês sabem fazer??? Nem a vossa classe respeitam estais uns contra os outros...
Hão-de ir longe assim!! Esta gente que assim escreve está amarga, negativa, rancorosa...

TRISTEZA
 
Não falem em acabar com os enfermeiros chefe, pois são uma conquista importante; se não formos mandados por eles, quem mandará em nós? Os médicos? Pensem bem no que dizem. É verdade que poucos se aproveitam, mas prefiro acatar ordens de um mau enfermeiro (por mais que ás vezes me custe) do que de um bom médico, e depois temos felizmente bons chefes que dignificam a profissão (poucos).
 
Lprolog às 1,26 tem toda a razão! Já a Maria da Escuridão às 4,25, bem...não estava a ser paga por todos os contribuintes para trabalhar na hora em que deixou o comentário? Ilumine-se que bem precisa, para bem da enfermagem!

SEMPRE ALERTA!
 
Se até ás eleições ainda não houver entendimento sobre a nossa carreira não voto PS. Acho que devemos avançar com outras formas de luta... quem sabe o despedimento colectivo... temos que aprender algo com os colegas do estrangeiro já que até agora ainda não conseguimos nada.
 
Pensei que os enfermeiros com a 4ª classe e sopeiras já estivessem longe.Mas não!
Esta nova geração que deveria ter uma postura mais elevada,pela formação que adquiriu não é diferente daquela á anterior.Ainda conseguem ser mais sopeiras e regateiras doque eu jámais vi.
Este blog,é do mais ridiculo que vi
 
Se não houver carreira, que deixem de existir enfº chefes, todos iguais, o que eles fazem eu tb faço, agora o que fazem os enfermeiros na prestação de cuidados eles, ja n sabem....temos colegas que estao como responsaveis, que n fazem nada, essa e a realidade, pergunto eu....n será melhor ser um outro profissional a ter essas caracteristicas de mandrião? abaixo enfº chefes, responsaveis, todos iguais....trabalhar para o doente, não fugir do serviço, não ficar no corredores a falar com sr medicos enquando existe mt trabalho
 
Ao anónimo das 10:42:
Em primeiro lugar cada um come do que gosta, logo não quer vir ao blog..., passa fome!

Em segundo não menospreze enfermeiros com a 4ª classe e / ou sopeiras que sabem escrever "à" com o acento correcto.

Em terceiro "jamais" é sem acento! E algumas das eventuais "sopeiras", mesmo sem obrigação sabem-no! O que um "licenciado" parece não saber!
Temos pena!!!

SEMPRE ALERTA!
 
Cra Maria da Luz

Que peixeirada em praça pública!

Todos podem ler este blog e só fica mal á classe essas peixeiradas

Quer ser mandada por um médico ou por um administrador?

As hierarquias não têm sempre de existir!?

Por favor pense antes de falar!
 
Dúvida existencial:

O que será melhor...ser mandado por um médico ou ser mandado por uma chefe que obedeçe a um médico?
 
"As hierarquias não têm sempre de existir!?"

É evidente que sim. É evidente que têm de serem Enfermeiros.
Agora o que não é evidente (pelo contrário) é que tenham de serem lugares DEFINITIVOS. Devem serem TRANSITÓRIOS E AVALIADOS em cada período de exercício.

O problema é que os "GESTORES" não querem o modelo de AVALIAÇÃO E DE EXERCÍCIO TEMPORAL - querem que o lugar seja definitivo.
Infelizmente as estruturas representativas dos Enfermeiros embarcaram no MODELO PRECONIZADO PELOS "GESTORES".
Ora, esse modelo é redutor do desenvolvimento profissional dos Enfermeiros.

Paulus Medus
 
Este blog tem por vezes comentários tristes de certos Enfermeiros que são complexados. Todos os enfermeiros gostam muito de criticar os Enfº Chefes ,como é habitual e vejo nos comentários. O problema é que todos querem ser chefes, eu que o diga quando o chefe não está é só ve-los a querer" mandar" . Se os Enfº Chefes acabarem não tenham dúvida, os médicos já estão à espera....
 
Eu não penso que os enfermeiros chefes deveriam acabar, deveriam sim, ser profissionais atualizados, activos, com competencias, dinamicos e passar mais tempo na prestação de cuidados.....porque quem não sabe fazer não pode saber mandar...a meu entender o enfermeiro chefe mem necessita mandar necessita sim de coordenar motivar e avaliar os profissionais e os cuidados prestados.

Concordo com enfermaeiros gestores esses sim são os enfermeiros que temos nos serviços, que se dizem de chefes, fazem a gestão de material, de recursos humanos mal, e o resto do tempo é gasto no gabinete a falar ao telefone com os outros colegas ....é isto que a enfermagem pertende?
 
Uma coisa vos digo, mesmo sabendo das críticas que daí podem surgir!!!

Se desta vez as negociações não decorrerem de forma bastante eficaz ponderarei em deixar de ser sindicalizado até me provarem que o contrário será benéfico!!!

É a minha resposta à sonolência daqueles que nos representam... O meu NÃO perante esta passividade!!!
 
ATENÇÃO, IMPORTA FRISAR QUE NÃO ESTAMOS CONTRA NINGUEM, NÃO ESTAMOS CONTRA OS MÉDICOS. ESTAMOS SIM CONTRA A VICIAÇÃO A QUE SE ASSISTE - BONS SALÁRIOS, REGALIAS, USURPAÇÃO DE COMPETÊNCIAS.

A ENFERMAGEM MERECE MAIS! QUEREMOS GANHAR MAIS! QUEREMOS O DEVIDO RECONHECIMENTO!

GREVE POR TEMPO INDETERMINADO! ISSO HÁ-DE FAZER BALANÇAR ESSA PORRA TODO, MINISTRA DA SAÚDE E OUTROS LACAIOS DOS INTERESSES MAIS ALTOS...
 
ATENÇÃO, IMPORTA FRISAR QUE NÃO ESTAMOS CONTRA NINGUEM, NÃO ESTAMOS CONTRA OS MÉDICOS. ESTAMOS SIM CONTRA A VICIAÇÃO A QUE SE ASSISTE - BONS SALÁRIOS, REGALIAS, USURPAÇÃO DE COMPETÊNCIAS.

A ENFERMAGEM MERECE MAIS! QUEREMOS GANHAR MAIS! QUEREMOS O DEVIDO RECONHECIMENTO!

GREVE POR TEMPO INDETERMINADO! ISSO HÁ-DE FAZER BALANÇAR ESSA PORRA TODO, MINISTRA DA SAÚDE E OUTROS LACAIOS DOS INTERESSES MAIS ALTOS...
 
Oh Maria da Luz
Estás mesmo de cabeça perdida, ó criatura os chefes são antes de mais enfermeiros e tu nem sabes o que dizes...
Quando deixarem de existir enfermeiros chefes serás chefiada por médicos, e então.
Oh colega controla-te lá e tem vergonha daquilo que escreves, não sejas injusta com este blogg que até tem qualidade
Oh anormal, tu ainda não percebes-te que são pessoas como tu, com o teu discurso que dão jeito a este Ministério...
Lê umas coisas e faz um auto-relaxamento, se souberes, claro!
 
Poi é caros colegas, ele Há enfermeiros chefes bons e menos bons, não tenho duvidas disso, assim como há enfermeiros da prestação de cuidados bons, e menos bons. Todavia, colegas, se não forem os chefes, são mesmo os médicos a comandar esta classe.
Eu sou enfermeira chefe, e sei aquilo que passo diáriamente para mostrar a esses senhores que na Enfermagem, não metem o bedelho!
E sabem porqué que lhes bato o pé? porque eles não tem nenhum tipo de poder relativamente aos enfermeiros, nem em relação a mim.
Nem na avaliação do desempenho, que é aquilo que eles mais querem (directores de serviço)
 
Pois é anónimo das 10:42... em tão pouco que escreveu acabou por não dizer nada pois com os erros ortográficos que dá ninguém se fixa na sua mensagem... aprenda primeiro a escrever e depois a criticar pois para o fazer é preciso ter pelo menos a 2ª classe...
 
Não se critiquem. Neste momento é preciso união.Muita gente visita este blog tenham atenção. Mostrem o nivel de um licenciado.
 
viva! é verdade.. dignifiquem a classe.. A Enfermagem está onde está porque os maiores inimigos dos enfermeiros são os próprios enfermeiros!!! Aprendam a respeitar-se!!!!
 
Já não podia faltar neste capítulo o apelo à destruição dos chefes, dos sindicatos, de tudo que possa contribuir para a dignificação da Classe e incomoda os nossos inimigos.
Mesmo que a Enfermagem não queira assumir os seus méritos lá e cá estão os médicos a copiar o que temos de bom; fizeram-nos nos centros de saúde; estão a preparar-se para o fazer nos hospitais.
Como nos atacaram por falarmos em consulta de enfermagem, porque consulta só há uma: a médica e mais nenhuma.
Vejam que designações usam nas carreiras e como se parecem com as nossas...
Concordo que sem chefias próprias não há autonomia que resista.
Os auxiliares também preferem ser chefiados por enfermeiros chefes que por encarregados de sector (os seus).
Com uma mentalidade ainda mais atrasada, há enfermeiros qe preferem ser chefiados por outros (médicos, entenda-se).
É próprio este fenómeno de pessoas sem eira nem beira, no campo da formação profissional e no campo da política da Classe.
Compete às escolas avaliarem o efeito do seu trabalho e orientação; ou a falta deles.
Para os que não sabiam se informa que a nossa Bastonária partiu no aviaão da noite e está a voar neste momento rumo à Africa do Sul, reeditando o cabo das tormentas, nossas e dela.
Com tantos problemas que podia ajudar a resolver se tivesse capacidade e vontade, vai às reuniões do conselho internacional de enfermagem, (ICN)usurpando as competências da Associação Portuguesa de Enfermeiros.
Desta vez o fim de semana nem é na Madeira nem ns Açores.
Destes elefantes brancos, com vocação para o turismo, que estamos a engordar com o nosso contributo, não se fala nem se repara. Não obstante, aí está a prova provada da nossa pouca sorte
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!