sexta-feira, junho 12, 2009

JN - "Enfermeiros lançam petição"!



Mais uma iniciativa concretizada ( Petição "Apoio à Iniciativa de Alteração Estatutos Ordem dos Enfermeiros", para a operacionalização e aplicação do Modelo de Desenvolvimento Profissional ). Foi noticiada hoje pelo Jornal de Notícias, que identificou o seu autor como sendo a própria Ordem dos Enfermeiros, que imediatamente foi desmentido pela mesma. Apesar disso congratulou publicamente os autores (e assinantes) da petição.
Será entregue à Assembleia da República hoje à noite, findo o prazo de discussão pública relativo à alteração dos estatutos.

Confesso que também fiquei satisfeito ao constatar vários personalidades da Enfermagem entre os assinantes. Desde ex-Enf. Directores, passando por Enf. Supervisores e Chefes, até vários Professores do Ensino da Enfermagem, membros de alguns órgãos sociais da OE e Dirigentes Sindicais! Todos os quadrantes também lá estiveram representados!

Segue-se a esta iniciativa aquela pela qual todos os colegas aguardam, e, sinceramente, antevejo um elevadíssima adesão: petição pela carreira!

Numa parceria entre a blogosfera de Enfermagem, brevemente estará disponível aqui o link.

Comments:
é para quando?tem que ser o mais rapido possivel.
 
Para reflectir, proponho uma visita a:

http://static.publico.clix.pt/docs/politica/antonio_barreto_10062009.pdf

A identidade de uma Nação, de um Povo, de uma Pessoa, de uma Família e de uma Profissão tem necessariamente um PASSADO.
Desse passado há referências pessoais ligadas, pelo mérito, a essa identidade.
Ora, todos conhecem (fora do seu contexto profissional) um Médico de referência, um Arquitecto de Referência, um Advogado de Referência, um Juiz de referência, um Engenheiro de referência, um Economista de referência, um ...
E um Enfermeiro de referência, será que alguém fora da Enfermagem conhece? E dentro da Enfermagem alguém conhece um Enfermeiro que seja uma referência pela sua elevação cientifica, técnica, humana e, sobretudo, de cidadania?

Porque será?...

Caros Enfermeiros, pensem nisso.
 
O PSD vai ganhar as legislativas porque o país não perdoa a José Sócrates o afrontamento aos professores, um milhão de empresas mandadas à falência pelo fisco, a perseguição da ASAE, os milhares no desemprego e outros milhares mandados para a miséria da imigração (aqui estão também muitos Enfermeiros).
 
PASSEM OS OLHOS POR AQUI E DIGAM QUALQUER COISA COLEGAS
http://ultimahora.publico.pt/noticia.aspx?id=1386222&idCanal=23#Commente
 
UM TOSTÃO PRA (IA O ERRO ORTOGRÁFICO)S.ANTÓNIO E S.JOÃO
 
È pena que exista também no meio, muita gente burra que assinou a petição, não sabendo para o quê. Basta ler os poucos comentários em que fazem sistemáticamente referência ao vencimento... Esta petição não era para isso... fico cada vez mais convicta que a nossa classe é de uma heterogeneidade intelectual assustadora: há os que são intelectualmente brilhantes e há os que são burros que nem uma porta. (Infelizmente) É esta a enfermagem que temos. Não esperem milagres para os próximos tempos. O novos que chegam aos contextos depressa se aculturam aos modelos menos adequados e que dignificam a profissão, os poucos que lutam contra a maré acabam mais tarde ou mais cedo absorvidos pelo marasmo.
Haja vontade e profissionalismo na Enfermagem.
A bem da Enfermagem do futuro bem hajam a todos aqueles (que mesmo não sabendo para quê) assinaram a petição.

M.Neves
 
mesmo não sabendo para que assinaram a petição...colega esses que assinaram a petição dentro desses moldes, poderemos considerar, colegas que não dignificam a profissão, agora chamar de burros a quem não assinou? eu tenho os meus motivos e não assinei, faz de mim burro? dps veremos quem é o burro!
 
para reflectir par quem defende o mdp "A nossa posição é que todos os habilitados
pelas escolas com o grau de licenciado
em enfermagem têm de ser colocados
em EPT e fazerem a sua transição tutelada
para a atribuição do título profissional
e para a decisão autónoma em contexto
clínico." agora pensem no que assinaram....
 
"para reflectir par quem defende o mdp "A nossa posição é que todos os habilitados
pelas escolas com o grau de licenciado
em enfermagem têm de ser colocados
em EPT e fazerem a sua transição tutelada
para a atribuição do título profissional
e para a decisão autónoma em contexto
clínico." agora pensem no que assinaram..."


Pense bem nisso colega. Já pensou que... com um limite de vagas para o internato, a tutela deverá adequadar (leia "diminuir") o número de vagas?
Não será uma forma indirecta de reduzir vagas no ensino superior? Não anda toda a gente a reclamar devido ao excesso das mesmas?

Sabia que em várias Ordens Profissionais (Engenheiros, por exemplo), os admitidos na mesma são sempre em número inferior aos que concluem a licenciatura todos os anos... Se assim não fosse, tal como diz o respectivo bastonário, Eng. Fernando Santo, haveria uma onda de engenheiros em excesso!
Pense em tudo isto.

Há coisas que se irão obter indirectamente, ou pensa que a tutela vai "pagar" o internato para manndar os enfermeiros para o desemprego logo a seguir?
É uma forma de pressão.
 
Esperemos para ver o que este MDP vai dar......Não sei se será coisa boa.
 
Oh caro M. Neves burro es tu em perder tempo com essas coisas.
Para mim neste momento é importante ser considerada Licenciada e ponto final, quero lá saber do modelo de desenvolvimento profissional.
Há prioridades, tu tens noção que temos colegas a passar necessidades oh anormal em que país vives tu. Vai mas é dormir e sonha com o MDP já que te consideras respeitado como licenciado de 2ª
 
sobre o mdp, a única suspeita que tenho resume-se ao seguinte: alguns dos seus defensores acérrimos são professores numa escola (e estão na OE) onde tudo está a postos há muito tempo - há muito tempo - para mais uma negociata em grande estilo. E acredito que isso lhes permita arrecadar uns bons trocados. Em primeiro lugar, quem vai supervisionar os licenciados serão enfermeiros com formação em supervisão clínica (cursito que a tal escola já faz a magotes de gente, a pagantes claro e recomenda há algum tempo nos sítios para onde consegue enfiar alunos de licen). Depois, a certificação de competências não é levar uns certificados da treta à ordem e já está. Tem que abranger quatro áreas (só estarão definidos os critérios lá para 2011...), das quais a maioria dos enfermeiros tem apenas uma desenvolvida. Das 3 que faltam à maioria dos enfermeiros, uma pode ser feita na escola(a pagantes)através de pós graduações que já foram dadas por essa escola que continua a arrecadar bom dinheiro a troco de convencer os alunos que irão ser com o mdp especilistas com aqueles cursos que começaram com menos unidades do que o exigido para a especialidade e fazem os alunos andar tipo pescadinha de rabo na boca à espera que a escola dê o que falta que ainda não sabe o que nem quanto custa. Ora bem, essa escola tem todo o interesse em levar este modelo adiante porque as exigências para o reconhecimento de competências irão obrigar os enfermeiros que queiram ter competências reconhecidas a voltar à escola. Os que já fizeram alguma formação nessa escola (muita da qual não é sequer creditável noutras escolas, porque os conteúdos foram muito bem artilhados)é lá que voltarão para deixar mais umas centenas ou milhares de euros.
Pois este mdp parece mais um presente envenenado. Para não deixar que haja excesso de enf no mercado, a OE só tem que criar um exame de admissão à Ordem e mais nada. Para os enfermeiros serem especialista a Ordem só tem que exigir que façam formação ACTUALIZADA e mais nada. Não acho que um enfermeiro que está numa consulta de diabetes a seguir instruções médicas, que fez uns cursecos de feridas, foi a uns congressos e deu uma aulitas numa escolinha qualquer, seja proficiente nessa área. Não basta andar 20 anos a picar veias para ser especialista nisso.
para além destas desconfianças há que reconhecer que é injusto que uns estudem, paguem do seu bolso, deem ao litro para ter uma especialidade e de repente as tiazonas e os que andaram a lucrar com duplos a vida inteira que nunca quiseram saber da escola e desdenharam dos colegas agora vão ali e vêm de lá especialistas. Isto deve ser tudo a brincar, não é?
Essa história de afunilar é tudo uma aldrabice. Afunilados estão muitos serviços onde são precisas 3 vezes mais horas de cuidados do que as que são feitas. Afunilados vamo0s ficar ainda mais quando os serviços foram invadidos por internos a troco de salários muito mais competitivos que a miséria que ganhamos agora para além de estarmos a trabalhar constantemente com gente recém formada e sem qulquer vínculo com todo o desinteresse que isso motiva nas pessoas. Vai ser mais um show de cunhas, simpatias, sorrizinhos e no fim fica tudo ainda pior có que tá.
Estou muito desconfiado porque ouvi uma sessão de esclarecimento nessa escola e parecia éstar tudo combinado. Vários colegas sentiram o mesmo.
Eu não quero saber desse mdp nem concordo com internatos nem reconhecimentos de competências feito pelos amigos do amigo. Já sabem que tem que elaborar um portefolio que está tão na moda para apresentar na ordem? e que isso é tudo bem pago? já fizeram as contas a quanto dinheiro a ordem vai arrecadar?
espanta-me que o dr enfº concorde com este embuste.
e como estou espantado e tenho ali um doente a exigir competências para colocar o urinol e a interna está a esticar as pernas, vou me embora.

mascavado
 
caro dr enfermeiro, eles não vão limitar o numero de acesso de enfermeiros, vai tudo para EPT, não exite vagas, unicos concursos serão para as colocações, norte a sul...

Não vai regulamentar o numero de vagas, este MDP, vai criar mais uns tachos, isto é, dinheiro para os supervisores, e para o nucleo fora ordem.

Veremos se estes elementos os alunos vão contar com extra numerário, hummmm não acredito.

Peço desculpa Dr. Enfº, mas não concordo consigo, nem sei como concorda com este MDP, vai contra todos os principios que defendeu ao longo destes anos. Acha mesmo que se vai regulamentar a entrada de enfermeiros? Eu não.... e a ordem refere que quer todos nos EPT.

Estamos a desviar a atenções, pois o essencial neste momento é a carreira, porque neste momento se fez uma petição para isto e nunca se fez para uma nova carreira? Não sei o que se passa nem parece seu!!!

Voltamos aquilo que aconteceu há uns anos, licenciatura e não temos actualização como aconteceu com outras profissões! somos burros?! voltamos a cair na mesma asneira? primeiro temos de negociar a carreira e so depois deveremos pensar neste MDP, que tem muito que se lhe diga.
 
caro dr enfermeiro, eles não vão limitar o numero de acesso de enfermeiros, vai tudo para EPT, não exite vagas, unicos concursos serão para as colocações, norte a sul...

Não vai regulamentar o numero de vagas, este MDP, vai criar mais uns tachos, isto é, dinheiro para os supervisores, e para o nucleo fora ordem.

Veremos se estes elementos os alunos vão contar com extra numerário, hummmm não acredito.

Peço desculpa Dr. Enfº, mas não concordo consigo, nem sei como concorda com este MDP, vai contra todos os principios que defendeu ao longo destes anos. Acha mesmo que se vai regulamentar a entrada de enfermeiros? Eu não.... e a ordem refere que quer todos nos EPT.

Estamos a desviar a atenções, pois o essencial neste momento é a carreira, porque neste momento se fez uma petição para isto e nunca se fez para uma nova carreira? Não sei o que se passa nem parece seu!!!

Voltamos aquilo que aconteceu há uns anos, licenciatura e não temos actualização como aconteceu com outras profissões! somos burros?! voltamos a cair na mesma asneira? primeiro temos de negociar a carreira e so depois deveremos pensar neste MDP, que tem muito que se lhe diga.
 
"caro dr enfermeiro, eles não vão limitar o numero de acesso de enfermeiros, vai tudo para EPT, não exsite vagas"

Colegas, o objectivo e a existência de vagas limitadas para o EPT. Quanto mais não seja serão reguladas pela tutela, sinceramente não acredito que a tutela pague (porque como sabe o EPT é remunerado!) a milhares e milhares de licenciados para posteriormente os enviar para o desemprego.


"a ordem refere que quer todos nos EPT"

Porque a OE também antevê a adequação de vagas. Após ultrapassar essa questão, todos terão lugar. Até lá, provavelmente. vão existir mais licenciados do que vagas para o EPT.


"Peço desculpa Dr. Enfº, mas não concordo consigo, nem sei como concorda com este MDP"

Inicialmente estava renitente, mas as potencialidades deste modelo são consideráveis. Note colega, se não tiver o MDP.. o que tem? Nada Continuaram a sair milhares e milhares de enfermeiros licenciados das escolas sem qualquer regulação... por isso, a perder nunca ficaremos...
 
"Os Supervisores são remunerados?
São remunerados pelo seu exercício
como enfermeiros. Consideramos importante
que sejam certificados e que o
facto de serem supervisores clínicos
esteja averbado na cédula profissional.""

comente Dr. Enfº
 
"Os Supervisores são remunerados?"

Não. A participação da formação faz parte dos deveres da carreira. Não é remunerado.
 
... Ok. Só para averbar qualquer coisita na cédula paga-se e paga-se bem. logo aí já estão a facturar.

só que para averbar a certificação de supervisor clínico tem que ter formação. logo aí também já tinham começado a facturar mesmo antes do averbamento.

e o que é que interessa mesmo ser remunerado pelo exercício como enfermeiro, estando a exercer mais funções como as de supervisão clínica???? só se for para explorar os pobres dos licenciados como agora são explorados os alunos de licenciatura por muitos e muitos enfermeiros que os orientam (???) nos serviços.
Desculpem mas isto é um rumo muito pouco ético e não podemos embarcar todos em fantasias que servem para experiências ou para satisfazer grupos de interesses. Há caminhos alternativos e
a certificação só seria válida para casos execpcionais de pessoas que trabalham por exemplo em bloco operatório uma resma de anos e nunca lhes foi reconhecida as capacidades técnicas que desenvolveram - mas mesmo assim, com obrigatoriedade de actualização de conhecimentos porque muitos não sabem a que distância do chão devem estar os campos operatórios. as competências não se adquirem só na prática mas de um mix muito mais rico do que a experiência empírica nos dá. Sem continuar a alimentar a gula das Escolas, há alternativas que ninguém tem coragem de tomar. Ninguém.
 
Tenho muitas duvidas acerca disto!

Como é que os enfermeiros fazem supervisão??? um aluno por serviço e por enfermeiro??

Ou vamos copiar os médicos que andam que nem pássaros em bandoa acometidos a um especialista que nem os vê!??
 
Isto vai dar buraco. Este MDP vai sair caro para on enfermeiros ai os tachos que aí vem. Para especialista vai começar a selectividade institucional salve-se quem puder serão os primos e os enteados.
 
Para quem continua a defender o MDP, que leia, alguns posts, e que pesquise.


Repito e torno a referir, e vai ser o meu ultimo post neste assunto, pois o que temos de lutar é pela carreira, NÂO AO MDP!!!

A melhor coisa que este MDP vei trazer foi a petição para a carreira!!!!!


Ainda bem que adesão foi pouca a este MDP, agora na outra petição no minimo 30 mil!!
 
Seria bom que todos lessem o MDP para poderem perceber a importância do mesmo para a regulação da profissão:
- quantas vezes já nos deparamos ou tivemos conhecimento de colegas recém licenciados a fazerem turnos sozinhos ou com outro enf. nas mesmas condições?
- Alguns dos que hoje escrevem e lêem este blog até poderão mesmo ter vivenciado esta situação.
- Qual é a segurança que estes colegas terão sentido sem terem ninguém mais experiente que os ajudasse no processo de tomada de decisão?
- E qual a segurança que é dada aos utentes que são cuidados por dois colegas inexperientes, sózinhos?
- Quantas e quantas instituições de saúde andarão por aí a dar um tiro nos processos de integração nos Serviços?
O MDP com o exercício profissional tutelado salvaguarda estas situações criando um clima de confiança para quem inicia a sua profissão e uma maior segurança para os cidadãos que recebem os cuidados de enfermagem.
Por outro lado, este exercício será remunerado e nas questões da carreira estão a ser discutidos estes aspectos.
A carreira para todos que muitos de nós defendem deve mesmo ser uma carreira para todos: contratados, iniciados na profissão, enfermeiros dos cuidados gerais, especialistas, chefes, supervisores... Só assim poderá ser uma carreira justa, que salvaguarda o direito de todos.
Pensem nisto e sejam promotores da união entre os enfermeiros porque é disto que precisamos agora.
Até
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!