domingo, junho 07, 2009

Prescrição de Enfermagem! (Para ler e reler...)


Um clássico. Na minha perspectiva, talvez o melhor livro de sempre.

Comments:
Cale-se.
 
Dr. Enfermeiro aqui por estes lados anda difícil compreender que tipo de prescrição defende que os enfermeiros deveriam poder fazer. Refere-se a medicamentos, exames, etc.?
Não há já médicos para isso? Não nos devemos preocupar primeiro em definir o que é realmente do plano de actuação do enfermeiro, normalizar o ensino de enfermagem e conseguir que a enfermagem no sul seja igual à do norte que estas sejam iguais à do centro?
Existem diferentes pontos de vista sobre o que é a profissão de enfermagem mas isso se calhar deve-se ao facto de nem os enfermeiros saberem bem qual é o seu papel... (Embora meia dúzia vá já comentar a dizer que sabe bem o que é a enfermagem, mas dentro dessa meia dúzia vai aparecer uma dúzia de definições diferentes.)
Continuação de bom blog.
 
É o livro de divulgação científica mais vendido da história.
Trata-se da versão escrita da série de TV realizada por Carl Sagan.
O segredo desta série de TV foi o talento de comunicador de Sagan, capaz de desmitificar o que até então fora informação científica inacessível.
 
Nem as tarefas que lhes são destinadas por inerência muitos dos enfermeiros executam de forma satisfatória quanto mais a prescrição! Penso que defender neste blog a prescrição medicamentosa feita por enfermeiros é no mínimo uma incoerência! Se procurarem nos arquivos do blogue, podem encontrar diversas postagens do seu autor a denunciar a péssima qualidade da formação ministrada actualmente em muitas escolas de Enfermagem, inclusive a formação na área da farmacologia (neste ponto concordo com o ponto de vista). Logo, defender a prescrição por Enfermeiros, no contexto actual , é colocar a carroça à frente dos bois, pois corre-se o risco de colocar nas mãos de muitos destes enfermeiros "mal formados" uma "arma terapêutica" que estes não estão preparados para usar de forma conveniente. Não digo que isso não será possível no futuro, mas antecipando tal passo é necessário operar profundas mudanças quer ao nível da formação quer ao nível da própria regulação do exercício profissional.De momento acho que a prescrição ainda não está ao alcance dos enfermeiros (ou pelo menos da maioria).
 
Ao que parece,muitos isolados de outras profissões de saúde que por aqui vagueiam,andam preocupados com as capacidades dos enfermeiros.
Entao refugiam-se na "má" formação de alguns enfermeiros,e se calhar com alguma razão até porque há uns anos atrás ouve uma multiplicação de casas a que alguns chamaram escolas de enfermagem.Mas para os tais "vagueadores"tambem os informo que a formação médica deixa muito a desejar.já presenciei jovens licenciados de medicina a realizar ecg em que a colocação das derivaçoes dos membros inferiores eram colocadas em cima de meias de lã.resultado....o aparelho está estragado sr enfermeiro!!!!!!!!Quanto a administraçao de teraputica são uma aberração,que vais desde paracetamol,brufen e tramal para uma cefaleia,sem hipertermia.Gasimetrias não sabem,suturas não se ageitam com as pinças.colocação de gessos...sujo as mãos,etc,etc,etc.Em relaçao a prescrição de medicamentos e afins,passamos bem sem essa responsabilidade,até porque não estou para me mascarar de pirata ou palhaço,e até tenho medo de viajar de avião e de barco.Para finalizar,parece que o socas já levou um pontapé no cú,bem como o resto da escomalhice governamental.
Bem haja povo português.Aurvoi.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!