quarta-feira, junho 10, 2009

Petição MDP.


Assine a petição online "Apoio à Iniciativa de Alteração Estatutos Ordem dos Enfermeiros", para a operacionalização e aplicação do Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP), que permitirá a regulação do fluxo de formação de Enfermeiros, o reconhecimento/desenvolvimento das suas competências e a evolução estruturada e valorização dos respectivos percursos académico-profissionais. Surgirá pela primeira vez o Internato de Enfermagem (prática tutelada).
.
Para a classe em geral, a sua implementação, reflectir-se-à numa maior solidez dos conhecimentos (elevação dos padrões de qualidade do ensino), no incremento da visibilidade sócio-profissional, no desenvolvimento e assumpção do poder decisório e na adequação do nosso espectro de acção relativamente às necessidades em Saúde.
Poderá depender deste modelo, no futuro, a evolução/upgrade do contexto funcional da prática de Enfermagem, atribuindo mais autonomia aos Enfermeiros!
.
Existe uma facção - minoritária, felizmente - constituída essencialmente por Professores de Enfermagem (com backgrounds académicos pouco flexíveis) que, rendida aos próprios interesses, desejam hipotecar o futuro da classe. Essa minoria enviou um abaixo-assinado aos vários Grupos Parlamentares a insurgirem-se contra o MDP!
Sejamos frontais: logicamente não estão interessados em ver regulado o fluxo de formação do ensino graduado nem querem perder influência ou dinheiro com o pós-graduado nem que para o efeito prejudiquem a classe! O negócio da Escolas corre o sério risco de deixar de prosperar e esse é, sem dúvida, um dos seus receios!
.
Lembrem-se colegas: se tudo estivesse bem a situação da classe/profissão não estaria como se encontra actualmente! Urge mudar a conjuntura!
Lembro que a alteração dos estatutos que permite o MDP foi aprovado pelos Enfermeiros em Assembleia Geral! Este é o momento para ensino de Enfermagem se evolucionar em direcção ao patamar seguinte!

Comments:
Como sabem, temos sido defensores entusiásticos do Modelo de Desenvolvimento Profissional preconizado pela Ordem. E este é o momento em que se debatem argumentos, e há muito ruído e contra-informação sobre esta iniciativa politico-profissional, pois estamos num período de discussão pública irá permitir o enquadramento legal adequado para o MDP.

Para quem quiser consultar o documento da alteração estatutária, e dar o seu contributo para a discussão pode ir directamente ao site da Assembleia da República Clique AQUI (LINK). O Período de discussão pública termina SEXTA-FEIRA 12 DE JUNHO.
É fundamental expressarmos o nosso apoio individual ou em nome das nossas associações profissionais, pois OS QUE SÃO CONTRA JÁ FIZERAM CHEGAR AO PARLAMENTO A SUA POSIÇÃO.

Por isso e face a recentes rumores e pressões de alguns sectores, não conseguimos ficar impávidos e serenos e permitir que a vontade de SECTORES MINORITÁRIOS em Enfermagem, determinem o futuro da maioria, por isso o COGITARE associa-se a esta iniciativa:
Petição de Apoio à iniciativa de Alteração Estatutos Ordem dos Enfermeiros (LINK) .

Pedíamos aos autores de blogs e sites de Enfermagem e a todos os nossos Leitores que divulguem esta Petição e que assinem a mesma, tal como nós!

Porque acreditamos que o internato em Enfermagem pode ser já uma realidade em 2010 nós já assinamos.
 
Não quero esse MDP na nossa profissão....

Nem vou assinar....

Assino peitção para um salario justo...

Agora petições para MDP, quando nem temos carreira, não sou pago como licenciado?

Acordem e não assinem
 
ainda bem que assinaram poucos, se a adesão for como em outrs petições, esta sera certamente mais um fiasco. Não ao MDP!!!
 
Não ao Modelo. Não assino.
 
Espero, sinceramente, que todos aqueles que criticam a Ordem dos Enfermeiros de não fazer nada, assinem a petição... pois o futuro da Enfermagem depende da aprovação do Modelo de Desenvolvimento Profissional!
 
"Assino peitção para um salario justo...
Agora petições para MDP, quando nem temos carreira, não sou pago como licenciado?
Acordem e não assinem"


Que tolice! Salário justo? Com o actual poder reivindicativo? Com o excesso de profissionais?

O MDP é para regular no numero de profissionais limitando os numero de alunos formados e melhorando a qualidade da formação e reconhecimento de competência que nos permitem evoluir.

Como quer melhores salários sem haver regulação?? Quer ter um volante sem ter um carro?
 
Os ranhosos que passam a vida a criticar a Ordem por nao fazer nada, sao aqueles que nunca mecheram uam palha com os interesses colectivos de classe e só olham pro umbigo deles.
Váo continuar a ser toda a vida uns ranhosos e uns mafiosos.
 
Podem clarificar as vantagens do MDP para o ensino de enfermagem?
 
Ods que não querem o modelo, por certo não saberão o que este significa! Informem-se e depois comentem.
 
O golpe final na enfermagem vai sr a forma como está a ser pensado este MDP. Daqui a algum/pouco tempo teremos o país invadido de enfermeiros especialistas a fazerem tarefas banais, e a ganharem uma treta de salário...

Não vejo grandes vantagens em "obrigar" todos os enfermeiros a serem especialistas (sem funções e competências técnicas bem definidas sequer) qual o objectivo ?????

Eu só aceito este modelo se e só se for aumentado e não discriminado. Basta de meter os enfermeiros a estudar a estudar, para continuarem a fazer sempre o mesmo...vejam o que fazem os enfermeiros nos lares e em certas clínicas privadas, são uma classe reles a que toda a gente dá ordens, até esfregam, chão e limpam o pó!!! O que é que este MDP resolve, termos especilistas de reabilitação a lavar doentes para depois o fisioterapeuta fazer os cuidados de reabilitação.
São várias as profissões da saúde que cresceram bastante nos últimos anos (todas sem ordens, sem MDP, apenas sendo úteis à saúde, ao contráio da enfermagem que se torn inútil ou pouco diferenciada, apesar de tanto estudo ...) olhem para os terapeutas da fala, ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, dietistas podologistas, .......os enfermeiros ficaram a olhar a reflectir sobre a problemática espiritual e social do novo paradigma do cuidar não sei mais o quê....Bah!!! eu não quero saber mais dessas tretas, não vou perder um dia da minha vida a tirar qualquer "treta" que não me sirva para nada (a nível profissional e monetário).
 
Não vou assinar o MDP sem antes todos os enfermeiros serem reconhecidos com licenciados....
não vamos cair novamente no mesno erro... todos, ou quase todos, os enfermeiros são licenciados ou tiraram o CCFE e até hoje não são reconhecidos como tal.


E mais vos digo mesmo os enfermeiros que já tiraram a especialidade não são recolhecidos como tal, será que não á quadro para tantos especialistas?

Agora vamos partir para EPT fazer o mesmo que ganhar cada vez menos...pensem bem o que é que querem fazer da nossa profissão...

O que eu vou verificando ao longo da minha vida profissional, que já e longa, é que quanto mais cursos e mais especializações os enfermeiros tiram menos qualidade nos cuidados de enfermagem...

Aliaz enfermeiros especialistas e doutorados estão "encostados na parteleira" e nada sabem de cuidados de enfermagem isto verifica-se no meu hospital...

É MUITO TRISTE....
 
Já lá fui assinar, pois acredito que a longo prazo trará benefícios, particularmente ao nível da "produção em série" de Enfermeiros perfeitamente desproporcional e o grande responsável pelo erro em que caímos por não reconhecer um principio básico que se resume à Lei da Oferta e da Procura. Virarmos-nos uns contra os outros não é solução e só a união e o espírito de Classe um dia vai poder corrigir esta situação de desgraça da Classe. E já agora concordo com a responsabilidade das Chefias de Enfermagem no suicídio da Enfermagem, mas não podemos generalizar e corremos o risco de ficar definitivamente submissos a outras classes profissionais...
C2
 
Pois eu já assinei, só assim será possível por exemplo:

criar uma especialidade em nefrologia,

Criar uma especialidade em emergência pré-hospitalar, ou uma especialidade em Urgência/emergência que englobe o pré-hospitalar e o hospitalar.

criar uma especialidade em oncologia, etc.

EU NÃO VOTO PS!
 
isso mesmo colegas continuem a assinar....ABRAM OS OLHOS...
 
"O golpe final na enfermagem vai sr a forma como está a ser pensado este MDP. Daqui a algum/pouco tempo teremos o país invadido de enfermeiros especialistas a fazerem tarefas banais, e a ganharem uma treta de salário...
Não vejo grandes vantagens em "obrigar" todos os enfermeiros a serem especialistas (sem funções e competências técnicas bem definidas sequer) qual o objectivo ?????"


Noutros países, a grande fatia dos Enfermeiros são especialistas. Em Portugal todos os médicos são especialistas. Isso diminui alguém em alguma coisa?

A cereja em cima do bolo é o reconhecimento oficial das competências e (um desejável) alargamento do espectro de acção dos Enfermeiros.
Não acho nenhuma barbaridade que, colegas que introduzam Catéteres Venosos Centrais, por exemplo, lhe seja reconhecida essa competência. Afinal, os Enfermeiros são licenciados e actualmente, a linha entre as várias profissões não estão bem definidas ("skill mix"), ou seja, antigamente, médicos e enfermeiros tinham tarefas bem distintas e definidas, de acordo com a respectiva profissão.
Nos dias de hoje a chave são as "competências": faz quem melhor sabe e está treinado. Em vários locais, quem intuba são os Enfermeiros, a quem está reconhecido informalmente essa competência...
Em vários locais os Enfermeiros fazem imenso do que é reconhecido como tarefa do médico ou do psicólogo por exemplo. Temos de acabar com os velhos rótulos: quem faz isto é o médico, quem faz aquilo é o enfermeiro! Nos países onde o "skill mix" está implantado, a sistema de saúde teve um acrescimo exponencial de qualidade, dinamismo, fluidez e capacidade de resposta.
 
Mas está tudo louco. Pelo que leio nos comentários anteriores vejo que estes colegas gostam de como o actual estado das coisas está.

Em suma sem regulação em que abrem-se escolas e vagas sem que a formação seja reconhecida e sem que a Ordem possa dizer quantos Enfermeiros tem a possibilidade de se formar (via Internato) nesse ano.

Com a aprovação do MDP teríamos tal como os médicos que aqui falam regulação do numero e da qualidade. Quanto à possibilidade de todos sermos especialistas isso sim é novidade pois também há possibilidade de que novas especialidades sejam criadas e isso criaria a necessidade no mercado de trabalho a que em determinados serviços só possa haver especialistas naquela área.

Mas se virem e estiverem atentos à actual negociação da carreira vão ver que muito do MDP está lá! Vejam o modelo de formação médico implementado ... alguém têm dúvida de que não há confronto entre teoria e prática?
 
Quero é ser reconhecido como licenciado e pago como tal tudo o resto é conversa da treta.
 
Sinceramente o unico que vejo em permanente confusao no que toca a desempenho de funções e mm o DE. As funçoes estao perfeitamente definidas, e actos medicos feitos por nao-medicos so mm quando são delegados. Onde esta a duvida? tudo o resto é fantasia...
 
Drº Enfermeiro faça outro tipo de petições por exº como fazer valer os nossos direitos de enfermeiros licenciados e sem recebermos como tal Hà 5, 6, 10 e mais anos.
 
Se este modelo fosse implementado há 20 anos, aquando da integração do ensino de Enfermagem no ensino superior (no Governo de Cavaco Silva - PSD), como foi preconizado por alguns (eu incluído), hoje estaríamos muito mais desenvolvidos como grupo profissional AUTÓNOMO. Estou certo que teríamos adquirido PODER DE DECISÃO, sobretudo no que tange à decisão de internar e dar alta PARA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM.
Reparem que a maioria dos internamentos, em algumas especialidades, acontecem para que sejam prestados cuidados de Enfermagem.

Infelizmente só agora este modelo poderá ser implementado, mas mais vale tarde que nunca.

Jorge Diniz
 
Realmente está tudo louco, principalmente quem pensa assim.

Primeiro todos os enfermeiros tinham que ser licenciados pois assim tinhamos enfermeiros autonomos....onde esta essa autonomia.. onde esta o recolhicimento como licenciados... o que melhorou a nivel das competencias e da qualidade dos cuidados... ainda chamam a isto loucura....


Uma passo de cada vez, lutemos primeiramente pela reconhecimento da licenciatura depois vamos para o MDP. CERTO?
 
O MDP é uma manobra de diversão da Ordem, para nos dar a falsa sensação de que as coisas estão a evoluir, e assim nos distrair do malogro total que foi e continua a ser o processo para o reconhecimento dos Enfermeiros como licenciados.
Dá a impressão que para muitos Enfermeiros adoptam como terapia a aquisição de mestrados, especializações, pós-graduações, etc, talvez para acreditarem que alguma coisa está a ser feita por eles; mas actualmente adquirir estes graus é como remar num barco colocado no meio de um deserto: fica-se sempre no mesmo sítio...
 
SE agora à tachos nas instituições depois quem passa a especialista os lambe botas dos chefes? Essa formação ao longo da vida quem a vai creditar? A ordem? baseada em que argumentos? o processo parece sinuoso. Assim como as escolas de enfermagem que agora só vêm o dinheiro dos profissionais. Tudo uma cambada de oportunistas. Zelarem pelo bem da enfermagem quem? Os que trabalham na prestação. Nem os sindicatos . Está tudo doide a saude mental é que vai dar no futuro.
 
Drº Enfermeiro faça uma petição para a proposta do Sindicato ser aprovada aí iria ver o nº crescente de enfermeiros a assinarem!!!!!!
 
caros amigos, e dr enf em especial, gostaria de perguntar em que percentagem vai diminuir a entrada de alunos nas escolas de enfermagem através deste modelo. Obrigado!
 
Santa ignorancia.
Os Mestrados, dependem das Escolas de Enfermagem e náo da Ordem.
Santo Deus quanta burrice junta
 
Concordo e apoio os enfermeiros que andam a "tirar" especialidades, pós-graduações, mestrados... mas, com muita pena minha, não tenho a certeza que seja pelos motivos adequados. Já quase ninguém pensa: - Vou "tirar isto ou aquilo" para prestar melhores cuidados, para investir na minha carreira; agora pensam: - Vou "tirar isto" porque isto está tão mau que se tiverem de mandar alguém embora, eu safo-me melhor a nível curricular. Logicamente que compreendo a situação mas não estaremos todos a transmitir uma mensagem de incoerência? Queixamo-nos que somos mal pagos e gastamos balúrdios com as especialidades, mestrados, etc... Queixamo-nos que não reconhecem nem valorizam o nosso trabalho, mas vamos investir o nosso dinheiro (que é muito!)para trabalhar melhor em troca de um salário exactamente igual ao anterior... Andamos cansados, reivindicamos o título de profissão de desgaste rápido mas não exigimos (nem podemos, né...)que o tempo de frequência desses cursos (pelo menos algum) possa ser descontado em tempo/comissão de serviço (como outros profissionais) perdendo assim o resto do tempo de descanso...
E assim vamos nós... como é que alguém nos vai levar a sério? As pessoas podem pensar uma de duas coisas: 1) estes gajos andam todos a fingirem-se de coitadinhos e a queixarem-se sem razão; 2) estes gajos estão mal mas pelos vistos aguentam-se na boa, vamos é preocuparmo-nos com os professores (sem ofensa, é claro)...
Desculpem-me o desabafo mas precisava de lavar a alma.
Já agora, não me querem dar dicas de como fazer o dinheiro esticar para conseguir fazer mestrado fora da cidade onde vivo? ; )
 
Até me esqueci do que ía comentar acerca deste post. Como é que este MDP vai limitar o acesso aos cursos de Enfermagem, não limita somente o acesso à profissão? Ou seja, em vez de termos enfermeiros desempregados passamos a ter licenciados em enfermagem desempregados, ou é impressão minha? E outra coisa, não corremos o risco das instituições começarem a gostar de ter mão de obra barata e de camuflarem ainda mais a falta de enfermeiros nalguns serviços, é que já é tão difícil contratarem colegas...
 
"A cereja em cima do bolo é o reconhecimento oficial das competências e (um desejável) alargamento do espectro de acção dos Enfermeiros.
Não acho nenhuma barbaridade que, colegas que introduzam Catéteres Venosos Centrais, por exemplo, lhe seja reconhecida essa competência."

Caro DE a cereja em cima do bolo!!! A mim o que me interessa é ganhar os 1500euros mensais de base, agora isto MDP, é para tapar os olhos as negociações da carreira, mas quem é que se interessa por isto quando NÃO TEMOS CARREIRA, NEM SOMOS PAGOS COMO LICENCIADOS E JA QUEREMOS IMPLEMENTAR ESTE NOVO MDP, PARA REGULAR O FLUXO, A ORDEM NÃO DIZ QUE TEMOS FALTA DE ENFERMEIROS? NÃO DEVE SER ESSE O MOTIVO DA IMPLEMENTAÇÃO DO MDP....

AGRADA-ME VERIFICAR QUE EXISTEM MUITOS COLEGAS QUE NÃO CONCORDAM COM ESTE MDP... LUTEMOS POR UMA CARREIRA, ISTO É QUE É IMPORTANTE, AGORA MDP!!!! NÃO VIREMOS AS COSTAS A LUTA DE UMA CARREIRA...ANDAM TODOS A DORMIR E AGORA VÊM COM ESTE MDP...REALMENTE URGE A VINDA DE UM NOVO SINDICATO....
 
"A cereja em cima do bolo é o reconhecimento oficial das competências e (um desejável) alargamento do espectro de acção dos Enfermeiros.
Não acho nenhuma barbaridade que, colegas que introduzam Catéteres Venosos Centrais, por exemplo, lhe seja reconhecida essa competência."

Caro DE a cereja em cima do bolo!!! A mim o que me interessa é ganhar os 1500euros mensais de base, agora isto MDP, é para tapar os olhos as negociações da carreira, mas quem é que se interessa por isto quando NÃO TEMOS CARREIRA, NEM SOMOS PAGOS COMO LICENCIADOS E JA QUEREMOS IMPLEMENTAR ESTE NOVO MDP, PARA REGULAR O FLUXO, A ORDEM NÃO DIZ QUE TEMOS FALTA DE ENFERMEIROS? NÃO DEVE SER ESSE O MOTIVO DA IMPLEMENTAÇÃO DO MDP....

AGRADA-ME VERIFICAR QUE EXISTEM MUITOS COLEGAS QUE NÃO CONCORDAM COM ESTE MDP... LUTEMOS POR UMA CARREIRA, ISTO É QUE É IMPORTANTE, AGORA MDP!!!! NÃO VIREMOS AS COSTAS A LUTA DE UMA CARREIRA...ANDAM TODOS A DORMIR E AGORA VÊM COM ESTE MDP...REALMENTE URGE A VINDA DE UM NOVO SINDICATO....
 
Ainda bem que a adesão a este MDP, é realmente baixa, a pouca adesão nas participações dos enfermeiros, neste campo é uma vantagem.

Falem das negociações da carreira, anda tudo caladinho, pois isso ja não interessa, a nossa vitoria vai ser o modelo implementado, a carreira mais uns anitos, triste de quem assina e apoia estas iniciativas. E que tal uma petição para uma nova carreira? Ah pois é.... mas issoja não interessa.
Uma petição a demonstrar o nosso descontentamento? hummm ninguem vai concordar, é mais importante este modelo quando nem somos pagos como licenciados, vamos por mais uma vez a carroça a frente dos bois, ainda não aprendemos a lição, e depois a conversa é sempre a mesma, os professores foram actualizados nos escaloes apos concluirem a licenciatura e nos não!!! pq? pq somos uns totos vamos logo fazer tudo... espero que o erro cometido anteriormente sirva de lição, mas nessa altura não viu representantes de sindicatos a referirem que as escolas iriam ganhar dinheiro, bota td a tirar a licenciatura, agora bota td a tirar a especialidade.

Lá me interessa insecção cateteres venosos centrais, quero é ser pago como devo ser pelas minhas responsabilidades que já não sao poucas, quanto mais agora ter mais responsabilidades e ganhar o mesmo.

Com isso em pratica o conselho juridiscional da ordem vai ter muito trabalho com o aumento dos processos. pensem e esta na hora de acrodamos para a vida.
 
Ao nel se quer uma especialidade em urgencia emergencia va para a especialidade medico cirurgica, ou esta a pensar que depois vai escolher o que quer com este mdp? Leiam.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Bom dia,
Cerca de 24h depois, a petição online já conta com cerca de 500 signatários.
Isto talvez responda a quem pense que a adesão está a ser baixa.
Não tenham dúvidas que amanha atingiremos os 1000 signatários (muito bom para 72h, numa semana em que muita gente está de férias).
Amanha à noite será enviada para a Assembleia da República, e será mais um contributo para que os grupos parlamentares percebam que o apoio a esta iniciativa legislativa por parte dos enfermeiros.
O apoio ao MDP é cada vez mais consensual, na mesma proporção em que as pessoas ficam informadas do que está em causa.

Obrigado a todos os bloguistas que apoiam esta causa.

Vamos pensar numa petição online para a Carreira dirigida ao MS?
Fica o repto lançado.
Aceitam-se sugestões para o texto.
Desde já disponibilizamos o nosso sistema mailing list (do Forumenfermagem) para a divulgação.

Abraço, Pedro
 
A minha assinatura já lá canta...
Abraço a todos,
Hugo Roque
 
"Como é que este MDP vai limitar o acesso aos cursos de Enfermagem, não limita somente o acesso à profissão? Ou seja, em vez de termos enfermeiros desempregados passamos a ter licenciados em enfermagem desempregados, ou é impressão minha?"


Paula,
como deverá ter conhecimento, o número de vagas do ensino superior é da responsabilidade da tutela. Se convencer o Sr. Ministro a diminui-las não será muito fácil, ou então temos outra possibilidade: o MDP. Não é um sistema perfeito, mas é o melhor que temos neste momento. Se ainda não temos um cão, caçamos com um gato.
Ao limitar o número de vagas de acesso à profissão, limita indirectamente o número de vagas dos cursos. As escolas não sobreviverão ao afunilamento das entradas no mercado de trabalho, e a prazo terão de se auto-limitar. Por outro lado, a prória tutela, fará a regulação das mesmas, pois não será do seu interesse pagar a formação inicial de alunos (que é cara!), nem muito menos internatos para posteriormente os enviar pãra o desemprego! Concepcionalmente o internato será do foro extranumerário (não é para substituir ou ter mão de obra de Enfermagem).

Inicialmente, eu estava muito renitente em relação ao MDP. Como lhe disse, Paula, não temos melhor...
A situação é má, da forma como está é que não pode continuar de certeza absoluta...
 
"Vamos pensar numa petição online para a Carreira dirigida ao MS?
Fica o repto lançado.
Aceitam-se sugestões para o texto.
Desde já disponibilizamos o nosso sistema mailing list (do Forumenfermagem) para a divulgação"


Eu apoio, Pedro.
 
essa eu apoio de alma e coração, numa petiºão online para a carreira....

E depois da carreira ser aprovada, ai sim assino mdp
 
Ok, então comprometo-me a lançar a petição no domingo.
Era importante que pensassem no texto da petição que será dirigida ao Ministério da saúde.
Tem de se ponderar quais os termos em que nos vamos dirigir à tutela.
Por exemplo, as consequencias politicas deste processo estar completamente para além do tempo que era previsto.
Por exemplo, quais as consequências politicas de o MS ter dúvidas sobre a transição imediata para a nova tabela salarial que venha a ser acordada. Já estamos há 9 anos á espera do dia da transição salarial (pelo menos eu que fiz complemento em 2000).

mandem sugestões para este mail ou para o do forumenfermagem.

A petição ficaria online até á data que venha a ser acordada para a próxima reunião (para dia 15 já não dá).
A petição e lista de signatários seria enviada ao Ministério e aos Sindicatos.

Concordam?
 
Ao anónimo das 5:55 AM

Considera mesmo que a melhor formação para um Enfermeiro de Urgência/Emergência é uma Especialidade Médico-Cirurgica?
Não é o que a experiência me diz, caro colega!!
 
"Vamos pensar numa petição online para obrigar o MS a aprovar a Carreira . Concordo, aprovo ponham isso em prática rapidamente. Isso sim é que é importante agora.O MDP podeá ser a seguir.
 
CHEGA DE FORMAR ENFERMEIROS COMO SE DE PLANTAR BATATAS FOSSE!
EU VOTO PELO MDP!
 
Na petição porquê cursos com o mesmo grau académico vencimentos diferentes? Risco e penosidade, profissão de desgaste rapida,anos de atraso pós aquisição de licenciatura transição auotomática para a nova grelha com 9 anos de atraso. Fundamentação meios legais.
 
ao anonimo das 8:11 PM, o que lhe diz a experiencia? a especialidade de MC, da competencias para essa area, dependedo depois da aprofundação de conhecimentos.

Aguardo a sua opinião
 
concordo com a petição para a carreira, aguardo o link, agora esta, não.... temos prioridades, ainda n temos carreira e ja estamos a por o carro a frente dos bois... Neste momento: NAO AO MDP. (Dr. não censure mais uma msg)
 
Seria bom que todos lessem o MDP para poderem perceber a importância do mesmo para a regulação da profissão:
- quantas vezes já nos deparamos ou tivemos conhecimento de colegas recém licenciados a fazerem turnos sozinhos ou com outro enf. nas mesmas condições?
- Alguns dos que hoje escrevem e lêem este blog até poderão mesmo ter vivenciado esta situação.
- Qual é a segurança que estes colegas terão sentido sem terem ninguém mais experiente que os ajudasse no processo de tomada de decisão?
- E qual a segurança que é dada aos utentes que são cuidados por dois colegas inexperientes, sózinhos?
- Quantas e quantas instituições de saúde andarão por aí a dar um tiro nos processos de integração nos Serviços?
O MDP com o exercício profissional tutelado salvaguarda estas situações criando um clima de confiança para quem inicia a sua profissão e uma maior segurança para os cidadãos que recebem os cuidados de enfermagem.
Por outro lado, este exercício será remunerado e nas questões da carreira estão a ser discutidos estes aspectos.
A carreira para todos que muitos de nós defendem deve mesmo ser uma carreira para todos: contratados, iniciados na profissão, enfermeiros dos cuidados gerais, especialistas, chefes, supervisores... Só assim poderá ser uma carreira justa, que salvaguarda o direito de todos.
Pensem nisto e sejam promotores da união entre os enfermeiros porque é disto que precisamos agora.
Até
 
SOU LICENCIADA EM ENFERMAGEM, SEMPRE ME IDENTIFIQUEI POLITICAMENTE COM O PS. PELA 1ª VEZ, RECONHEÇO TENHO ANDADO MUITO ENGANADA OU ESTE NÃO É O MEU PS. NEGOCIAÇÃO DA CARREIRA DE ENFERMAGEM: ESTA MINISTRA DA SAÚDE CONSIDERA QUE (TALVEZ DEVIDO À CRISE), EXISTEM LICENCIADOS DE 1ª E DE 2ª E IMAGINE-SE, O ENSINO DE ENFERMAGEM POTUGUÊS, SEMPRE FOI CONSIDERADO MUNDIALMENTE,COMO DOS MELHORES, NO ENTANTO EM PORTUGAL OS ENFERMEIROS SÃO CONSIDERADOS LICENCIADOS DE 2ª. TERÁ A VER COM A PROFISSÃO DESTA MINISTRA? NÃO ACREDITO. IMAGINEM: UMA EDUCADORA INFANTIL TERMINA A SUA LICENCIATURA E É PAGA COMO TAL PARA EDUCAR CRIANÇAS, MAS A ENFERMEIRA QUE CUIDA DE CRIANÇAS NUM HOSPITAL, É DESCRIMINADA NO SEU SALÁRIO. ESTE NÃO É DEFINITIVAMENTE O MEU PS. NESTAS ELEIÇÕES NÃO VOTEI PS E GARANTO-VOS QUE NINGUÉM DA MINHA FAMILIA VOTOU. COMO EU PENSAM OS MAIS DE 55 MIL ENFERMEIROS. SENHOR PRIMEIRO MINISTRO, É MESMO UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA. O QUE SERIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E DOS DOENTES SEM PROFISSIONAIS MOTIVADOS. PONHA OS OLHOS NA CLASSE MÉDICA E NA JUSTIÇA (MESMO EM PLENA CRISE) COM QUE FOI NEGOCIADA ESSA CARREIRA! REPENSE ALGUMAS POLITICAS, AINDA ESTÁ A TEMPO!
ISTO SIM!
O MDP VEM DEPOIS!
 
Que vergonha.
Nem o nome sabem escrever.
Senhores bloguistas, já se entende onde está o interesse dos enfermeiros, em resolver os problemas de classe.
 
Subscrevo muito do que aqui se diz. Só que já ando por cá há mais de três décdas e já vi de tudo um pouco.
Por exemplo sabiam que se o PSD for Governo, só ficarão 4 Hospitais por privatizar.
Não me perguntem pelo modelo de Governação, mas o mais provável é a Fundação, modelo já há muito que é seguido por exemplo em Espanha. Perguntem a quem conhece este modelo, porque eu falar sou suspeito, mas seguramente que vamos ter saudades do actual modelo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!