quinta-feira, junho 11, 2009

INEM quer pagar metade do salário!



"Emergência: Enfermeiros não aceitam proposta e ameaçam sair" link

INEM quer pagar metade do salário!

"Algumas dezenas de enfermeiros que trabalham nos quatro Centros de Orientação dos Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) não aceitam a proposta apresentada, no final de Maio, pela direcção da instituição para continuarem a exercer as mesmas funções mas recebendo quase metade do valor que lhes é pago por hora."

Comments:
Olá caríssimos enfermeiros,

Embora para alguns esta notícia possa causar espanto, para os mais atentos, talvez ela se enquadre numa lógica de acontecimentos que advêm do vosso “statu quo (res erant ante bellum)”...
Não se admirem se a médio prazo, este “trabalhar a preço da uva mijona” chegar também a cargos directivos nas instituições hospitalares. Aliás, alguns, hoje em dia já são “chefes”, sem ganharem mais por isso, e inclusivamente prestam cuidados...
Impressiona ver como vocês evoluem... Há directores de serviço que vêm do privado para o sector público a troco de uns milhares (largos) de euros. Quem paga isso? É o emagrecimento das verbas envolvidas nas remunreações de outros profissionais.
Bom feriado para todos.
Sabem da última: o Cristiano vai para o Real Madrid por 93 milhões. Existe crise? Talvez! Mas que é isso comparado com uns bons pezinhos de bola?!?! Este episódio não vos faz lembrar algo?

Saudações,
Sr. Dr. Cirurgião da Naifa
 
Impressionante..!
continuam a gozar connosco, mas a ver se , com uma greve por tempo indeterminado, não os fazemos tremer!!
 
continuo a propôr despedimento colectivo. a ver se estas instituições não voltam com a sua triste conversa a trás.
e se a ministra não chega a acordo...
 
Quem tem tomates para exigir e declarar as tais forma de luta ditas radicais?

Onde estão elas? Alguém as viu?

Assim se faz uma Enfermagem sindical moribunda...
 
Continuem a vender os vossos serviços a preço de saldo.

Mais vale trabalhar de borla, pelo menos assim alguém vos agradece!

Vocês aceitam tudo e depois a culpa é dos sindicatos!
E se em vez de andarem a trabalhar quase de borla gastassem esse tempo a colaborar com os sindicatos.
Pois é! É mais fácil esperar que sejam os outros a lutar por nós.

Desistam dos duplos empregos mal pagos. Como dizia a minha avó "o dinheiro não é de quem o ganha mas sim de quem o poupa!"
Dediquem-se a outras actividades. Eu dediquei-me à agricultura, não ganho dinheiro mas deixei de o gastar, e não sou humilhado com salários de mulher a dias!
No dia em que a sociedade sentir a nossa falta, o nosso trabalho será valorizado, até lá trabalhem o minimo possivel como enfermeiros, há outras coisas tão interessantes e rentáveis para fazer. Desistam!
 
Continuam a poupar de um lado para dar aos outros.

PS: A Maior parte das SIV´s deste Pais, não tem Oximetro, pois não há verbas para os comprar!!! Os que vieram com as ambulancias, avariaram e não foram repostos!
 
O MDP deve resolver tudo ...
O que a enfermagem precisa era ter evoluído nos ultimos anos, agora é tarde.
 
Defendo uma enfermagem autónoma, não a trabalhar de telefonistas e a olhar para os protocolos que estão em frente no computador e sempre que a situação complica perguntar ao médico que está em frente...Isto é ridículo! E ainda se fala mal dos colegas das Siv`s...VENDIDOS!!!
 
Alguem obriga esses enfermeiros a aceitar tal esmola?? A mim se me fizessem uma proposta dessas mandava-os á MERDA na mesma hora!!! Qual é a duvida?
Quem aceitar é porque quer!

MAS CADA UM É PARA O QUE NASCE! E HÁ ENFERMEIROS QUE NASCERAM PARA SEREM UNS TRISTES PACÓVIOS, ACHO MESMO QUE HÁ ENFERMEIROS QUE GANHAM BEM MAIS DO QUE MERECEM.

ALGUEM DUVIDA QUE HÁ SEMPRE QUEM ACEITE TUDO E MAIS ALGUMA COISA??
E SE FOR PRECISO ATÉ LAVAM AS PRECIANAS E VÃO BUSCAR O CAFEZINHO AO SENHOR DR!

PRÓ RAIO QUE OS PARTAM A TODOS!

N.E.
 
Quem tem tomates para exigir e declarar as tais forma de luta ditas radicais?

Com 5000 enfermeiros na rua?
Onde estavam os desempregados?
Onde estavam os estudantes do 4º ano?
Onde estavam os cerca de 40.000 que não estavam a prestar cuidados?

Proponham despedimento colectivo e greve por tempo indeterminado e vejam os resultados.

Vergonha de enfermeiros.

RECLAMAM DE QUÊ?
 
Enfermeiros a "validar protocolos de actuação" e "dar indicações clínicas e terapeuticas para administrar"...

EM SONHOS! LOL

Enfermeiros no CODU para além de não estar regulamentado em lado nenhum, não trás nenhuma valia!
 
Meus senhores a lei é para ser comprida.
Os recibos verdes vão se acabar na função pública e vai se acabar muitos tachos.
 
Adianta bem declarar greves por tempo indeterminado, avançar com a demissão em massa, e outras formas de luta... quando até as greves por um ou dois dias só têm uma adesão de sessentas e tais por cento. O que está a acontecer com os enfermeiros é o resultado do que têm feito ao longo destes 15 anos: trabalhar que nem burros atrás de turnos extraordinários, emprego duplo e triplo...
 
Olá boa noite.
Fiz a formação para enfermeiro de CODU +/- 1 ano. Nesse dia entre todos os formandos propusemos X euros/hora com recibo verde, valor que se fosse inferior não aceitariamos.
... no final do dia, ainda sem valor hora já muitos dos colegas tinham entregue disponibilidades para comecar a fazer turnos no CODU...
Assim é facil qualquer administração ou direcção fazer "gato sapato" da nossa classe.
 
Enfim cada vez estamos pior e cada vez nos baixamos mais a troco de esmolas. compreendo o desespero dos desmpregados, dos recem licenciados... mas aceitar estas propostas ridiculas apenas afundam a nossa classe. Com esta postura não nos vamos impor nas negociações diante do governo pelo contrário. Hoje estive a trabalhar durante a noite e ouvi o comentário do utente em que em portugal apenas algumas pessoas poderiam comprar um BMW, dando como exemplo os médicos e enfermeiros, será por este motivo que a nossa classe aceita este tipo de propostas para manter as aparências?
 
È tristes omitirem as verdades.

Os enfermeiros em causa tem vários trabalhos, estão a recibos verdes para o INEM, e agora o INEM fez uma proposta decente, ou são funcionários do INEM e recebem consoante o seu índice salarial ou vão ter que sair, e sabem que valores foram apresentados?

Pois, não interessa saber, mas são os senhores que dizem que existe falta de trabalho, mas permitem que alguns enfermeiros tenham vários trabalhos simultâneos, tirando a hipótese de um desses trabalho ser ocupado por outro enfermeiro no desemprego ou saído das universidades.

O autor desse blogue somente escreve e publica o que lhe interessa, é imparcial em muitas situações,
Fiquem bem
 
Engraçado que vejo muitos colegas a "atacar" a redução do vencimento destes colegas, mas nao vejo um unico a criticar o facto de estes colegas estarem ali como duplo e até triplo emprego, de nao permitirem a entrada de novos colegas e da sua função nao ter nada a ver com enfermagem.

Ou seja, fazem tudo aquilo que é mais criticavel na Enfermagem.

Afinal, a nossa unica preocupação é o dinheiro.

Como diria São Lucas, versiculo 14: "Continua irmão, pois estás no bom caminho."
 
Deixense de falsos problemas esta tudo preocupado com o tacho de alguns, que mais uma vez à semelhança do que fazem em outos sitiossó la entra que é amigo de alguem..... e s que dão a cara na rua que trabalam a preço estipulado por lei recebem a 7 euros à hora reclamam fazem greve enquanto que esses dos tachos lá estavam no ia da greve a ganhar o dobrosentados na cadeira e ainda por cima tem o desplante de vir para s jornais dizer que os colegas das SIV são menos qualificados que eles para la estarem, so se tiverem menos qualificações de amzades pois para esses lugares ninguem prestou provas curriculares foienas e só o convite do amigo.
 
Andam preocupados com tachos de alguns e ningum se preocupa com os colegas das SIV que abraçaram um projeco em que a ENFERMAGEM pode ganhar e demonstrar que tem capacidades para cescer, s que estaão na rua esses sim, deixaram o conforto das 4 parede e mostraram ao pais que os enfermeiros devem trabalhar na rua e mostram a diferença quando o fazem...... perguntem bem alto se existe inoperacionalidade nas SIV, se existe ruptura de protocolos,perguntem quanto ganham eles, estao preocupados não isso ninguem se preocupa pois nós s queca estamos nas ambulâncias, no lado da rua estamos pelo gosto do servir do melhorar a qualidade dos cuidados aos cidadãos e naõ pela procura de engorda a nossa crteira..... tenhopena que os colegas do CODU usem arms baixas para tentarem melhorar a sua qualidade de vida pessoal, que se continum a considerar melhores que os outros o pq fazem VMER, o que são eles motoristas do SR DR é isso , ao mnos na SIV, é o enfermeiro que avalia, que toma a decisão uqe pede a validaçãoque esta smpre dependente de parecer medico enão do parecer deles, enfermeiros do CODU que é o que querem deixar transparecer para a rua. Os tais enfermeiros que se dizem superiores não passam de MOTORISTAS de SR DOUTOR com UP GADE a TELEFONISTAS
 
Ó meus Srs, tenham lá calma, nomeadamente, antes de chamar pacóvios a alguém. Os Enfs que estão no codu não são nenhuns pacóvios, posso garantir. Sabem por acaso se essa redução de preço para cerca de metade, chegou (ou vai chegar) a tornar-se efectiva em alguma delegação? É que não foi avante essa iniciativa do iluminado presidente. Portanto estamos só a especular sobre um cenário, que neste momento, nem sequer virtual chega a ser.
 
Caros colegas.

Por favor, não entrem pela via do insulto.
O respeito por todos os intervenientes é uma premissa necessária ao respeito pela nossa função. Os colegas do CODU, não sendo perfeitos nao podem ser chamados de pacóvios, assim sem mais nem menos, são pessoas com muitos anos de Enfermagem nos respectivos serviços e nas vmer. Os Sr´s Doutores bem ou mal têm um curso de medicina, muitos deles também têm largos anos de experiência, exercem a sua função e merecem o nosso respeito. Os Operadores, não sendo um curso superior, também exercem a sua função com dignidade e merecem mais da nossa parte do que ser chamados de telefonistas.

Respeito é essencial.

A prova que alguns de nós nas SIV nao sao muito melhores, é que ja começaram os estágios para "enfermeiro tachista do codu"...
 
se os recibos verdes são para terminar na função pública então estou de acordo que saiam do CODU e que os colegas das siv's, assim como eu que já estou no CODU (comecei a semana passada, iniciem lá funções em regime de turno extra, e descansem que vamos ser pagos como turnos extra, estamos a dignificar a classe, mas parece que aqui o único problema é que os colegas que já fzem vmer, trabalham no hospital, dão formação, estão preocupados com o facto de perderem uns trocos. nós nas SIV's damos o litro todos os dias, e~as coisas não são como muita gente pensa que dizem que não fazemos nada, pois a minha siv ainda um destes ultimos dias fez 920km apenas num dia em emergencia, digam me la qual é o meio do INEM que faz estes km em apenas 24h.

a todos aqueles que acham que o "tempo de antena" dos enfermeiro no pré-hospitalar esta acabar, enganem-se porque nós ainda agora começamos... estejam atentos às proximas noticias..
 
UAU!

Fazer 90 km´s na tua siv... tendo em conta a distancia que é percorrida da base ate ao hospital de drenagem passando pelo local da ocorrencia.... que loucura de dia!

Paleio da treta, dito por quem pouco ou nada sabe de emergencia.

Nao te esqueças tambem dessa esperteza quando tiveres como telefonista.
 
É muito muito triste que nós enfermeiros ainda não tenhamos percebido que não é com insultos, com desqualificações, com ofensas e com o desplante de falar de realidades que não conhecemos, que vamos caminhar para a "clareira na floresta onde está o sol"... caros colegas, centrem-se no que é importante e deixem as questões acessórias de parte, sobretudo na área do pré-hospitalar, uma área onde estamos por direito e mérito, mas onde temos de estar atentos e lutar pelo reconhecimento deste mérito... somos todos importantes... e importantes para os que de nós dependem para ter cuidados de qualidade, que são os cidadãos... há lugar para todos, os ajustamentos vão ter de se fazer doa a quem doer!!! Agora lutemos sim juntos é pelas questões determinantes para o sucesso, nomeadamente... conhecimento profundo da área de emergência pré-hospitalar e garantia da qualidade na operacionalidade!!! Deixem-se de tretas e de discursos difamatórios e discutam o fundamental, o reconhecimento do nosso papel na área por parte da nossa tutela (é necessário e exigível), a investigação e divulgação do trabalho desenvolvido para que sejamos reconhecidos socialmente pela população e pelos nossos pares (só assim se poderão calar... há mais de um ano de SIV... e muitos das VMERS... o que se fez... que impacto para a qualidade da saúde e da assistência... eu sei pela experiência prática e muitos de vocês também... mas... ainda ninguém, ou poucos sabem no país),a necessária melhoria da formação (temos de garantir igual incidência formativa na abrangência das várias áreas)!!!

Beijinhos e Abracinhos

CT (enfermeira de VMER mas não do CODU - MAS esses também podem ser importantes, sejam eles de VMER ou de SIV... pouco importa, fundamental é estarem lá, saberem para quê, saberem como estar...!!!
 
ao anónimo das 11:01 pm

antes de "falar" aprenda a ler o que está escrito... reveja a distância de que falei. pouco ou nada sei de emergência? realmente no mundo da emergência pré-hospitalar ainda sei muito pouco, mas o suficiente para fazer VMER além de SIV, o suficiente para pertencer ao conselho português de ressuscitação, ser convidado para missões como em Timor, exercicios como o da Filândia... mas enfim, assumo que ainda sei muito pouco.
já você.... deixe-me adivinhar.. é um TAE que anda a tirar o curso de Enfermagem? este mundo anda perdido... "oh deus, perdoe-lhes que não sabem o que dizem!"
 
Realmente, sou obrigado a retratar-me... Confesso que li 90 onde devia ter lido 920.

Mas agora da-se o inverso...

920 km´s num dia de serviço?!?!?

Será que foi para a timor ou para finlandia de siv?
 
Se os próprios enfermeiros criticam os seus pares como querem ser respeitados pelas outras classes e ser reconhecidos pela sociedade?
Pelo que aqui leio parecem um bando de invejosos que criticam os que ganham um pouco mais mas no fundo, lá no fundo desejavam estar no lugar deles!!!
Enfim... cada vez tenho mais certeza que tenho de mudar de profissão!!
 
não sei onde escrever isto mas tenho que denunciar esta situação.
há uma enfermeira a trabalhar numa unidade de cuidados continuados de longa duração na freguesia de Tregosa - Viana do Castelo, que ganha 1,45€ /hora. Pelo que soube trabalha lá 24h. Será possível?
 
ao anónimo das 12:55 am

a única coisa que lhe tenho para dizer é isto: Enfim....
 
Será que os que estão em vias de ser enfermeiros, sejam eles tae, operadores, bombeiros ou cruz vermelha nao têm que ser respeitados como futuros colegas?
 
devem sim senhor... desde que saibam separar o momento em que eram ou são TAE, bombeiro ou outro e agora são enfermeiros... e que o facto de ter essa formação (TAE ou outra) não sirva de arma de arremeço... porque, por ex: um TAE de Lisboa (falo desses pois privo várias vezes com eles) sabem falar muito mal dos enfermeiros mas no fim de contas todos eles andam a tirar o curso de Enfermagem e no final acham-se mais Enfermeiros do que os outros só porque estão no INEM...
 
Após ter lido mta coisa apenas digo isto. Em setembro já não trabalha nenhum enfermeiro no CODU..........
Tenho dito, aguardem para ver
 
Bem depois de tudo que li so tenho uma coisa a dizer: deixem-se destas guerrinhas que elas nao vao levar a lado nenhum, e os srs enf. em vez de ignorar os TAE's deveriam fazer de tudo para que o trabalho de equipa funcionasse, pois muitos deles nao s devem esquecer que alguns dos TAE's com que eles trabalham ja andam na emergencia pre-hospitalar a muito tempo, e apesar de nao terem as competencias legais para fazer certas coisas, sabem o que fazer e podem ser muito uteis aos srs enf.
Eu acho bem que os srs enf. estejam no pre-hospitalar, pois ja que nos nao podemos fazer, tenhamos alguem que o possa, mas o que me parece que se está a passar no nosso INEM é que nos TAE's que sempre fomos a base deste instituto agora somos tratados como os basicos do INEM...
Por tudo que disse e sinto so peço, trabalhem em prol das vitimas e nao com o intuito de mostrar que sao os maiores pois nao sao, muito embora nos tambem nao somos, mas todos juntos ai nao duvido que seremos algo muito grande
 
Eu so digo que no curso de vmer ñ foi ensinado ás equipas a ignorar completamente que ja la está e quem lhe tem dados importantes a passar...

É pena as pessoas acharem-se sempre superiores as outras, eu sou TAE ou melhor TAS ha mais de 10 anos sempre fui respeitado no local á chegada de uma vmer seja pelo medico ou pelo tripulante, ouviam com calma o que tinha para dizer pk era importante para o doente, agora chegam ao local nem boa tarde dizem ignoram completamente a equipa que ja la está e so se lembram dos TAE para ir buscar a cadeira...
Isto é triste pois tentamos fazer o melhor que podemos para depois sermos completamente descredibilizados com esta enorme falta de humildade e educação.
Se ñ fossem tão arrogantes como ALGUNS são nada disto se passava e a simples falta de humildade faz logo de voçês PÉSSIMOS PROFISSIONAIS ainda sem terem tocado na vitima.

Tenho dito.
 
serve o presente comentário para resposta a um dos comentários neste blog.
Não existe nenhuma enfermeira a trabalhar na unidade de cuidados continuados de Tregosa a ganhar 1,45€ à Hora,e muito menos a trabalhar 24h.
Agradeço que ao publicarem averiguem primeiro a veracidade do que escrevem pois podem ser acusados de injúria.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!