terça-feira, junho 30, 2009

A soneca monumental.


Isto (criação dos paramédicos) só pode estar a levar este rumo porque alguém - que devia estar bem desperto - anda a tirar umas sonecas em serviço no seio da Enfermagem. Não é um simples sesta - é uma soneca monumental!!

Certos indivíduos andam a ver muito Spielberg e certos responsáveis da saúde sonham de noite as asneiras que hão-de fazer de dia.

Em primeiríssima mão deixo-vos a (futura) Carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) (Diploma de criação da carreira dos Técnicos de Emergência Médica Pré-Hospitalar) e o respectivo plano de estudos.
Tenho certeza absoluta que todos vós questionar-se-ão se estarão a ver bem. Na verdade... estão mesmo!

Adorava saber onde está a Ordem dos Enfermeiros! Minha nossa senhora dos pachorentos, será que ninguém vê isto e faz alguma coisa?

Isto é uma aberração! As soluções baratas saem sempre caro. A conjuntura que precipitou a criação de paramédicos noutros países não se verifica em Portugal. Acresce a este facto que, grande parte desses países, evoluem agora no sentido de implementar definitavemente a figura do Enfermeiro Emergencista.
-
Vamos cair no mesmo erro que outros cometeram há 20/30 anos atrás?


.
P.s. - Criei um novo blog-acessório para servir de apoio ao Doutor Enfermeiro, nomeadamente na apresentação de documentos extensos, denominado de Doutor Enfermeiro Docs. Assim, sempre que necessário, será possível reproduzir na íntegra todos os documentos de interesse para a classe.

Comments:
Penso que de facto a Ordem dos Enfermeiros se deveria pronunciar, esperemos afirmações....
 
É triste ver a Enfermagem mundial avançar e a nossa retroceder depois de sermos tão bem reconhecidos internacionalmente. Parece mesmo que apesar de algumas, poucas, vezes evitarmos os erros dos demais, acabamos sempre por ter que os cometer que há lobbies e interesses que insistem que os cometamos... Viva Portugal!
 
A ordem dos enfermeiros é que deve estar atenta aos atentados que a classe está a sofrer no ambito de cursos afins ao da enfermagem e sendo assim que se manifeste em sede própria, mas eles andam a dormir com as cotas que nós pagamos é só "tachos".
 
Continua a haver muitos colegas que não sabem que a petição está a decorrer.Enviem uns aos outros o máximo de SMS eu faço o mesmo. Divulguem nas vossas instituições.É frustante ainda haver tão poucos colegas que já assinaram mas grande parte não sabe!!!!!!!!.
 
Se calhar ainda vou tirar este curso. Pelo menos não tem as tretas da relação de ajuda, e mão na mão e teorias que não interessam ao menino Jesus e que NUNCA podem ser postas em prática dada a precariedade e visão economicista da saúde.

Se calhar com este curso, vou ser tratado condignamente com a formação que tenho. Se calhar posso por em prática as qualidades técnicas que fui aperfeiçoando...

Se calhar... pelo menos... existe uma esperança... já que na enfermagem não
 
Caros colegas Enfermeiros, nem sei o que escrever, sinto me cada vez mais de rastos, não nos pagam como licenciados, colegas a trabalhar de graça ou a 2 euros, todos os dias temos ataques a profissão. A ordem (que somos todos nós), nem se vê, mas não é hora de baixar os braços, mas sim de nos unirmos e lutar...
 
está na hora das especialidades mudarem, enfermeiro emergencista já... fiz licenciatura, mais pós graduação de urgencia/emergencia.. que falta?
 
A criação da figura de TEPH, sempre será e deverá continuaram a ser, o devaneio de lépidos biocos, cuja a infâmia se reveste de trêfega ronqueira!

Após ler o mote do seu plano de estudos, nada mais me ocorre a não ser a asserção de que a mesma ombreia a carreira de Enfermagem,

ou, para ser mais claro, USURPA CLARAMENTE A NOSSA PROFISSÃO.

Diria mesmo que tal proposta é uma afronta clara, um insulto, uma apropriação contundente do campo de acção da ENFERMAGEM.

Mais uma vez com a conivência dos peraltas da nossa OE, defuntos devotos do cibório, que encarcera em si o veneno com que suicida toda uma classe.

A OE é o esplendor da passividade, só ultrapassada pelo seu cinabre, cunho de uma agoniante lascividade.

A OE representa tudo menos a Enfermagem!!!!!

A criação dos TEPH, deve ser combatida, esmagada, destroçada, o quanto antes, sugiro pois, e já que está na moda, uma petição on-line, contra a criação de tais figurinos!

EU NÃO VOTO PS!
 
A Ordem dos Enfermeiros já tem aqui o trabalhinho todo feito...era só pegar no plano de formação destes técnicos e chapá-lo numa nova especialidade em Enfermagem de emergência pré e intra-hospitalar. De facto este plano curricular é muito bom, objectivo, virado para operacionalização de várias tarefas concretas, atribui competências materializadas ao contrário do plano formativo de várias especialidades em Enfermagem, acerca dos quais não se consegue vislumbrar a sua aplicabilidade ou propósitos.Pena é que este plano, que deveria emoldurar-se numa especialidade de Enfermagem sirva agora de matriz formadora de técnicos "não-enfermeiros".
Interessante é notar que estes técnicos poderão vir a chefiar equipas operacionais, onde poderão estar integrados enfermeiros.Por outro lado sendo esta carreira de complexidade funcional de grau 2, não se compreende como é que aos enfermeiros é vedada a prática de muitos actos que serão permitidos a estes técnicos,com a benção da OM, quando a enfermagem é uma profissão de grau de complexidade 3!
Os técnicos ascenderão automáticamente á categoria de especialista mediante satisfação de alguns requisitos enquanto a nós, enfermeiros, essa possibilidade tem vindo a ser liminarmente negada pela tutela.
Com o abrir da caixa de Pandora, é possível que um dia destes assistiremos também à criação dos técnicos assistentes operacionais de Enfermaria (vulgo auxiliares de acção médica), que mediante um cursilho acelerado serão colocadas nos serviços a substituir os enfermeiros em muitas das suas tarefas actuais.
A nosssa Ordem não se encontra a fazer uma soneca! Encontra-se em coma profundo , desde que nasceu, há mais de 10 anos...solução? Só mesma a "Eutanásia"!!!!
 
Eu não percebo ... para dignificar a sua profissão vai buscar exemplos a carrada de paises, argumentando que muitos paises o fazem e com vantagens, mas para isto que em que tambem há muitos casos noutros paises e com vantagens está contra ...
 
isto esta tudo louco!!! parece que estou a (re)ver o filme "os deuses devem estar loucos"... só é pena que isto tudo não dê vontade de rir...
e mais uma vez perguntamo-nos onde estão os dirigentes da nossa classe, que anda fazendo e se não chega já de andarem dormindo(no que diz respeito à classe, porque se a estes senhores disser respeito podemos ter a certeza que estão atentos e activos...)
 
Seria previsivel. Já andam muitas movimentações de bastidores.

Mas o que mais surpreende é que há Enfermeiros por detrás disto!
 
Antes de mais, os meus sinceros cumprimentos ao Dr. Enfermeiro.

Pelo que pude ler a cerca do plano de estudos, parece-me um mini curso em Enfermagem disfarçado, com total usurpação de funções do Enfermeiro, ministrado sabe-se lá com que credibilidade, onde se leva a querer que os conhecimentos e capacidades dos profissionais Licenciados em Enfermagem podem ser irrizoriamente dispençados.
Há que dizer basta a esta palhaçada toda!!! Basta de andarem a tentar BRINCAR com a SAÚDE da população Portuguesa, na sua maioria alheia a todos estes esquemas. Esquemas estes realizados por parte dos Sr.'s tripulantes de ambulência e muito possivelmente de mais algum pequeno punhado de iluminados para a TOTAL ASNEIRA (leia-se, jente que apesar de nada perceber sobre o assunto, quer descrebilizar a qualidade dos cuidados de saude prestados, assim como substituir os profissionais que na saúde são insubstituiveis (Médico e Enfermeiro) apenas porque gostam de ter protagonismo sem saberem no que se estão a meter!), que como não devem ter tido a inteligencia necessária para conseguirem entrar para um curso superior na área da saúde, ou até mesmo que tenham entrado e não o conseguiram concluir, tentem criar a sua pequena "quintinha" para possuirem um cheirinho do conhecimentos dos VERDADEIROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE que são e sempre serão Médicos e Enfermeiros!

Para concluir, gostava que esta informação chega-se à Ordem dos Enfermeiros, porque SÃO FUNÇÕES QUE APENAS COMPETEM AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, que foi para isso e muito mais que estudaram e se formaram. (Não precisamos no país de mais um grupo profissional com um mini curso de aspirante a Enfermeiros, mas sim de aproveitar os Enfermeiros a Sério que já existem!!!)

E se a nossa Ordem não defende os propositos para que foi criada, que os defendamos nós!

Um Enfermeiro licenciado e indigando, não só como Profissional mas também como Cidadão deveras preocupado em se algum dia me acontecer algo na estrada e tiver que ser socorrido por alguém em quem não confio a minha vida!!!
Aquele Abraço
 
Quem vai ministrar este curso??
por favor ponham o programa de licenciatura em enfermagem neste blog.
 
A OE agora está na África do Sul a discutir o futuro holistico da Enfermagem, pelo que de momento não é oportuno incomoda-los com estas banalidades nacionais. Então agora já não se preocupam com a segurança do doente, ah, já sei no MDP o TEPH deve ser o passo a seguir ao Enfermeiro, curioso que uma profissão que surge como grau 2 tenha uma tabela remuneratória praticamente igual aos Enfermeiros...Bom é a opção politica que vai determinar tudo, por enquanto é só devaneios, mas tardamos em contra-atacar. Obrigado OE mais uma vez por deixar de consciência tranquila quando afirmo que algo de grave se passa com a OE e o seu papel e intervenção urgem em ser revistos. Por momentos ainda pensei que o MDP fosse uma orientação estratégica, nas não deve ser só mais uma maneira de complicar a minha progressão enquanto Enfermeiro e ter de pagar mais não sei quantos cursos ás Ético-Escolinhas-Cogumelos.
C2
 
Errata do POST:

Onde se lê:

"Vamos cair no mesmo erro que muitos já cometeram à 20/30 anos atrás?"

Deve ler-se:

"Vamos cair no mesmo erro que muitos já cometeram há 20/30 anos atrás?"

Não leve a mal DE, até quem escreve "bem" tem direito a uma gralha ou outra ...
 
Peço aos colegas e ao próprio Dr Enfermeiro, que caso disponham, destes documentos em formato PDF ou noutro, devidamente identificados com o "logotipo" ou timbre das instiutições responsáveis pelos mesmos, que os enviem para a OE e para o SEP.
Dia 2, o SEP tem já reunião com o MS e pode ser que o assunto seja discutido.
Enviem os documentos ORIGINAIS (caso contrário não têm valor) para:
mail@ordemenfermeiros.pt
sede@sep.pt
 
Por falar em "gralhas" os cromos dos aspirantes a TINONIS confundem constantemente a acentuação da letra "a".

Num post, num SMS, muma mensagem de um blog...vá lá...agora numa proposta formal!!!

Amigos, há acentos agudos e graves ...Ah! esse português made in RVCC!!!!
 
"Peço aos colegas e ao próprio Dr Enfermeiro, que caso disponham, destes documentos em formato PDF ou noutro, devidamente identificados com o "logotipo" ou timbre das instiutições responsáveis pelos mesmos, que os enviem para a OE e para o SEP."


Já seguiram e-mails com os documentos originais para a Ordem dos Enfermeiros, Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Sindicatos dos Enfermeiros, Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem, Ordem dos Médicos, Associação Portuguesa de Enfermeiros de Emergência Pré-Hospitalar e Associação Portuguesa de Enfermeiros de Urgência.
 
Pois, até podem enviar os documentos para todo o lado. Agora pensem é na resposta que võa obter, a OM é a favor da carreira. E quanto ao resto aguardem por uns dias, é que assim podem ter melhor precepção da mesma no decreto de lei que vai sair.

Deveria-mos preocupar-nos com a nossa carreira em vez de andar sistematicamente a falar dos outros.

Isto a continuar assim somos uma vergonha nacional !!!!!

ASS: Enfermeiro/ TAE
 
As instituições responsaveis...

Mas existe aqui algum crime, a não ser o de acabar com a lata de alguns, que ganham milhares de Euros por mês, e que são capazes de atacar os proprios colegas, como na noticia do correio da manha, que os colegas que estavam a recibo verde vieram dizer mal dos enf. das SIVs, porque? Por que têm o tacho no Hospital mais o INEM mais a VMER, pois é, lindo de se vêr, no Hospital só fazem VMER os amiguinhos, e comem tudo é formação é TIMOR, continuai a defender os mesmos, pois deles é o reino dos Euros, e os outros no desemprego.
O P.H. é feito só por alguns "POUCOS" Enf., e só fazem os mesmos de sempre, pois raramente entra sangue novo, é mentira...pois não é.

E já agora, isto é bom para os Enf., pois podem ter 2 empregos no ESTADO, são enf. no Hospital e TEPH no INEM, não sendo necessario recorrer as requisições, pois já dá para ter os 2 tachos sem colidir com a lei, e como já disse aqui alguem se eles estão a pedir para ganhar tanto como nós, melhor ainda.

Só que isso não interessa ao grupo dos rapa tudo.

Enf. no desemprego mas no P.H.
 
Ultimamente só ouvimos notícias desfavoráveis à enfermagem. Algum desse contributo advém da liderança fraca da Enfermagem (pelo menos a Ferreira Leite percebeu que sem intervenções públicas não tinha futuro).

Seria interessante, por mera curiosidade saber o vencimento da nossa bastonária, e já agora o relatório de contas, uma vez que não nos é enviado, como são enviadas todas as resmas de ética.

Naturalmente, existirão enfermeiros a dar formação aos referidos técnicos, que se irão vender e não atender ao superior interesse da enfermagem.

A existir os referidos técnicos, parece-me lógico, deixar de existir vmer (é uma redundância de custos). O que existe na periferia pode migrar para os centros urbanos. Agora, naturalmente, o utente sairá prejudicado.

A enfermagem está em risco de perder uma área importante para o seu desenvolvimento, e com a permissividade dos seus membros, aceitar, depois, os referidos técnicos na sala de emergência das urgências e depois na própria urgência e cuidados intensivos...

Já agora, faço um apelo a todos os enfermeiros que trabalham a nível hospitalar, onde os técnicos de análises, colhem sangue, que reflictam, porque apesar de ser mais cómodo, não tem a mínima lógica vir alguém de fora fazer o quem ali está ao lado não faz. Apenas porque assim deixamos!

A propósito, os enfermeiros que realizam pensos, que tenham cuidado, pois há podologistas que já o querem fazer, e ao que parece com a conivência de alguns enfermeiros...

Sendo assim, resta-nos, a medicação, que qualquer técnico de terapêutica a criar, pode vir a realizar... Vamos pensar seriamente nisto. Já nem me vou reportar à reabilitação.

Seria útil a OE, num rasgo de competência e dignidade, realizar uma reflexão alargada com os enfermeiros, para variar, não sobre a grandiosa ética, mas sobre a própria ENFERMAGEM!

Bem-haja e saudades DR

Desassossego
 
Finalmente à luz ao fundo do túnel!!!!
Depois de ter consultado este blog não posso deixar de fazer alguns comentários sobre o que ca li.
Fico contente que seja criada uma carreira de Paramédicos, ou lá como lhe queiram chamar. Felizmente novas funções e novas responsabilidades.
Penso que ha por parte de alguns enfermeiros alguns problemas pessoais não resolvidos.
É falado no plano de estudos de enfermagem, tambem eu coloco aqui o desafio, seria caricato ver aqui a matéria de fundamentos de enfermagem, enfermagem ao adulto, saúde mental, etc, etc, tudo matérias relacionadas com Emergência Pré-hospitalar... ou não!!!
Falo com conhecimento de causa e na minha faculdade o SBV foi dado em 2 horas teoricas e 2 práticas.
Lanço outro desafio, pegue em qualquer recém licenciado e ponham-no na rua a trabalhar e depois falamos. Para terminar a minha opniao sobre os planos curriculares, sugiro ao Drº Enfermeiro (por nós TAE’s mais que identificado, com o qual trabalhamos na rua) que veja o planos de estudos de Cardiopneumologia e depois ponha lado a lado, na rua, um enfermeiro e um cardiopneumologista para ver a actuação de cada um na rua.
CODU, esse belo tacho climatizado, quem é que fazia as passagens de dados antes da entrada dos enfermeiros? Pois é TAE´s com a função de Operadores de central. Sinceramente, tirando 2 ou 3 enfermeiros a que se passam dados não vejo beneficios da sua permanecia nessa central, a não ser monetários para eles proprios
Falam que estão a perder funções, realmente é verdade!! Perdem funções a dar os banhos, a mudar doentes, a fazer camas, a fazer a alimentação entre outras para os AAM mas porque querem, se calhar não gostam de o fazer. É notório que uma das bandeiras dos enfermeiros e dos fundamentos da enfermagem está claramente a meia haste... a relação de ajuda ao doente e a comunicação perdida para os psicólogos.
Que me lembre da criação da emergencia pré-hospitalar não faziam parte os enfermeiros!!! Por isso não estão a perder funções na rua!!!
Acho curioso a ideia de sr anonimo, mais um dos que tem o cu preso, caso contrário identificava-se, sugerir que a OE se aproveite do plano para carreira de Paramédicos e a aplique à enfermagem... segundo a vossa opnião, a enfermagem não devia JÁ dominar o pré hospitalar?
Se o curso de enfermagem é assim tao perferito para fazer emergencia pré hospitalar, entao porque fazer a formação que é dado pelo INEM????
Quanto ao desemprego na enfermagem, cada vez mais uma realidade, deixo a dica se acabassem com os duplos e com os triplos talvez houvesse empregabilidade para todos os recém licenciados, mas em vez disso estão mais preocupados em arranjar mais empregos para eles próprios.
Para finalizar, ficaria muito feliz no dia em que as reivindicações versassem o bem estar e a qualidade ao socorro à vitima e não a politiquice e a reivindicação de mais salários e competências para as classes.

Melhores cumprimentos
 
Finalmente à luz ao fundo do túnel!!!!
Depois de ter consultado este blog não posso deixar de fazer alguns comentários sobre o que ca li.
Fico contente que seja criada uma carreira de Paramédicos, ou lá como lhe queiram chamar. Felizmente novas funções e novas responsabilidades.
Penso que ha por parte de alguns enfermeiros alguns problemas pessoais não resolvidos.
É falado no plano de estudos de enfermagem, tambem eu coloco aqui o desafio, seria caricato ver aqui a matéria de fundamentos de enfermagem, enfermagem ao adulto, saúde mental, etc, etc, tudo matérias relacionadas com Emergência Pré-hospitalar... ou não!!!
Falo com conhecimento de causa e na minha faculdade o SBV foi dado em 2 horas teoricas e 2 práticas.
Lanço outro desafio, pegue em qualquer recém licenciado e ponham-no na rua a trabalhar e depois falamos. Para terminar a minha opniao sobre os planos curriculares, sugiro ao Drº Enfermeiro (por nós TAE’s mais que identificado, com o qual trabalhamos na rua) que veja o planos de estudos de Cardiopneumologia e depois ponha lado a lado, na rua, um enfermeiro e um cardiopneumologista para ver a actuação de cada um na rua.
CODU, esse belo tacho climatizado, quem é que fazia as passagens de dados antes da entrada dos enfermeiros? Pois é TAE´s com a função de Operadores de central. Sinceramente, tirando 2 ou 3 enfermeiros a que se passam dados não vejo beneficios da sua permanecia nessa central, a não ser monetários para eles proprios
Falam que estão a perder funções, realmente é verdade!! Perdem funções a dar os banhos, a mudar doentes, a fazer camas, a fazer a alimentação entre outras para os AAM mas porque querem, se calhar não gostam de o fazer. É notório que uma das bandeiras dos enfermeiros e dos fundamentos da enfermagem está claramente a meia haste... a relação de ajuda ao doente e a comunicação perdida para os psicólogos.
Que me lembre da criação da emergencia pré-hospitalar não faziam parte os enfermeiros!!! Por isso não estão a perder funções na rua!!!
Acho curioso a ideia de sr anonimo, mais um dos que tem o cu preso, caso contrário identificava-se, sugerir que a OE se aproveite do plano para carreira de Paramédicos e a aplique à enfermagem... segundo a vossa opnião, a enfermagem não devia JÁ dominar o pré hospitalar?
Se o curso de enfermagem é assim tao perferito para fazer emergencia pré hospitalar, entao porque fazer a formação que é dado pelo INEM????
Quanto ao desemprego na enfermagem, cada vez mais uma realidade, deixo a dica se acabassem com os duplos e com os triplos talvez houvesse empregabilidade para todos os recém licenciados, mas em vez disso estão mais preocupados em arranjar mais empregos para eles próprios.
Para finalizar, ficaria muito feliz no dia em que as reivindicações versassem o bem estar e a qualidade ao socorro à vitima e não a politiquice e a reivindicação de mais salários e competências para as classes.
 
Já que os Enfermeiros descobriram o grande manancial das petições, parecendo que todos os problemas da profissão são resolúveis recorrendo à actividade peticionaria, porque não criar mais uma petiçãozita, desta feita contra estes novos técnicos?
Ah, já sei...não iria dar em nada! Se nem para salvar a carreira os Enfermeiros aderem quanto mais para salvar uma parcela da profissão.
Acho que o melhor mesmo é vender a alma, digo, a profissão ao diabo!Talvez ele ofereça mais por ela do que nós próprios.
 
"sugiro ao Drº Enfermeiro (por nós TAE’s mais que identificado, com o qual trabalhamos na rua) que veja o planos de estudos de Cardiopneumologia e depois ponha lado a lado, na rua, um enfermeiro e um cardiopneumologista para ver a actuação de cada um na rua."

Em que ponto é que do Téc. de Cardiopneumologia será mais vantajosa?
 
Ora, aí o temos,o "descriminado" NEL no seu melhor.
Não terá ,o próprio, feito uma "apropriação contundente" de um qualquer texto ou dito do "Azevedo".
Será que o trefo NEL percebe o alcance , o conteúdo, a profundidade, a argúcia, a contundência, a essência, o substrato..., em suma, a nulidade da sua mensagem!
Claro que não, não pode perceber. É uma mensagem sem conteúdo, só tem bazófia. Até acaba por fazer um favor aos referidos TEPH.
 
Quem se pode candidatar a um CET (art.º 7º do D.L. 88/2006, de 23/05)?



- os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
- os titulares de uma qualificação profissional do nível 3;
- os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
- podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET num estabelecimento de ensino superior os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, aquele reconheça capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.

Os ENFERMEIROS que gostarem desta área podem aproveitar a "requalificação" e de certeza que têm equivalências à totalidade do "cursinho de emergência da treta".

Os conhecidos que tiraram CET's estão todos desempregados. Esse curso não foge à regra pois não existe viabilidade económica.
 
Pergunta aos 1O Cardiopenumologistas que actualmenente desempenham funções como TAE´s na DRLVT qual a sua opnião e a facilidade de adaptação á rua com a bagagem do curso ou entao informa-te sobre o planos de estudos. Qualquer coisa diz q eu depois eu posso mandar-te.
 
ABERRAÇÃO acaba num instante quando os enfermeiros pedirem equivalências desse "diplomazinho CET". Não há hipótese nenhuma!

É a mesma coisa que um engenheiro alimentar/ambiental, pedir equivalências de um CET de especialização em qualidade alimentar/ambiental.
 
Para o “Enfermeiro licenciado e indignado, não só como Profissional mas também como Cidadão”......comece por se indignar e “combater” os sinais ostensivos de falta de domínio na utilização escrita da Língua Portuguesa. De pouco vale ter opinião se não se souber expressá-la correctamente, na sua forma escrita e oral. Não falo em estilo de escrita, refiro-me apenas a competências mínimas de expressão escrita.

Veja alguns dos casos mais óbvios dos seus “lapsos” ortográficos:

- “a cerca”, escreve-se acerca, tudo junto, numa só palavra e quer dizer: a respeito de; relativamente a;

- “irrizoriamente”, escreve-se irrisoriamente, (com “s”e não “z”);

-“dispençados”, escreve-se dispensados (com “s” e não “ç”);

-“jente”, escreve-se gente (com “g” e não “j”);

“descrebilizar” escreve-se descredibilizar


O seu programa de computador não tem corrector automático? Não estranha surgirem-lhe no texto muitos sublinhados a vermelho? Não tem um dicionário de Língua Portuguesa em casa? Isto é básico. Por acaso, não reparou na qualidade da escrita do DE?


Aproveito para lhe enviar o endereço de um site útil:

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=1938

É desse site a explicação que lhe passo a citar: Deverá escrever: «Há cerca de dois anos, fui a Moscovo». Cerca (do latim circa, «à roda de») significa quase; perto. Cerca de quer dizer perto de. Acerca de (do latim ad circa, tornado accirca, «à volta de;à roda de») tem um significado muito diferente: a respeito de; relativamente a; etc. Por exemplo: «Acerca de férias, estive em Moscovo o ano passado».


Prontos! vamus ó taxu ca jente tem que cumer.
 
"Pergunta aos 1O Cardiopenumologistas que actualmenente desempenham funções como TAE´s na DRLVT qual a sua opnião e a facilidade de adaptação á rua com a bagagem do curso ou entao informa-te sobre o planos de estudos"

Eu perguntei-lhe a si, não aos 10 Técs. de Cardiopneumologia.
 
C2 voçê saiu-me cá um Cirurgião da Naifa....
 
Porque será que me cheira que estes TEPH's vão acabar como os farmacêuticos...Tanto querem roubar, vulgo usurpar funções aos enfermeiros que ainda acabam de mãos a abanar!!!
Até ao lavar dos cestos é vindima...
Isto, em nada iliba o comportamento da Ordem dos Enfermeiros, que tem o dever ético e deontológico de vir a publico defender a profissão que representa...
Ou muito me engano,ou o futuro da profissão de Enfermagem ainda vai surpreender muita gente...
Eu ainda acredito no futuro da ENFERMAGEM...
 
para Hugo Henriques HSH

OS ENFERMEIROS sao o a estrutura do SNS, sao a referencia das pessoas, agora taes!!!!!

Sem comentários, por em causa a competencia do enfermeiro, na sua actuação, de por lado a lado com um cardipneumologista, é engraçado ha uns anos no dito CAP, dei uma formação, para avaliação e o tema foi SBV para leigos, e nessa turma estava la um tecnico de cardiop.....e realmente....no comments..
em relação ao seu desafio, de um recem licenciado, não faça essas comparações, mas se quiser lanço o desafio a sua pessoa, de se colocar comigo na rua......

Todos nos escolhemos areas que nos interessam, e trabalhamos para o bem do cidadão, agora essa da competição faz de si um pessimo empregado, sim porque de profissional não tem nada, "quem tem unhas toca guitarra", vamos ver até que ponto vai tocar guitarra!!!

Acredito nos meus colegas, confio neles, e nenhum "empregado" vai assumir nada num amigo, conhecido, familiar, porque no dia em que o fizer, pode contratar um advogado.

Os seus comentarios sao de agradecer talvez, comece a dar um abanão aos enfermeiros, e realmentes estes acordem e vejam o poder que têm....

Continue a tentar menosprezar os enfermeiros, que nos agradecemos....

ESTÁ NA HORA DE ACORDAR E MOSTRAR A NOSSA FORÇA!!!!

E DE LIMPAR ESSES CURSSOS DE MEIA TIGELA, CAMBADA DE PARASITAS, QUE TEIMAM EM SE AFIRMAR NUM CONTEXTO E NUMA CLASSE DE ELITE.

SOU ENFERMEIRO, COM ORGULHO, E O SENHOR É O QUÊ?!!!

NÃO TRATE POR TU...QUEM NÃO CONHECE....MAS ENFIM...NÃO POSSO PEDIR ISSO A UM "TASSE", DESCULPE TÉCNICO DE C...., (NÃO ME RECORDO).
AFINAL É O QUÊ?!!!!!
 
o "ressabiamento" é f... os médicos que antes se insurgiram contra a ad de medicamentos nas SIV´S por enfermeiros são os mesmos que agora vão validar a mesma admnistração a tecnicos formados em três tempos. Isto tudo com a anuência da ordem dos medicos e dos enfermeiros e MS. Deixem-se de hipocrisias e sejam coerentes.
Se esta treta de curso for para a frente a nossa atitude é concorrer-mos ao curso e pedir-mos equivalencia.
 
Pessoalmente penso que o caríssimo Cirurgião da Naifa é um colega Enfermeiro que assim aproveita para nos "espicaçar", se estou errado é certo que lá vai dizendo umas verdades e a todos nos vai divertindo um bocado, se é Médico, eu pessoalmente não me identifico com os ataques a uma Classe que eu respeito e que são meus parceiros diariamente (têm coisas boas e coisas más como nós). Mas então sinceramente não percebo o teor da observação e comparação quanto a um estilo de escrever e de expor as suas ideias completamente diferente do meu. Ah, antes de ser Enfermeiro fui TAT, depois TAS e depois TAE. Apesar de considerar que os TAEs não devem exceder as suas competências, também é lógico que demoramos a definir as regras do jogo e que o sistema de PH está completamente viciado (mas também o mesmo acontece com os TAEs, por isso não venham cá com a conversa que os Enfermeiros é só tachismo). Na minha opinião e quem conhece quem está nos bastidores da ANTEPH e STAE percebe que estão a dar um tiro no pé e a empurrar a CVP e os Bombeiros para fora do PH, pois não têm recursos financeiros nem para TAS quanto mais Pseudo-Paramédicos (que contextualizando como surgiram não percebo qual é a ideia dos introduzir no sistema em lugar de Enfermeiros, mas essa mais que tudo é uma opção politica e aos políticos a responsabilidade do que fazem e legislam), talvez seja uma abertura para o INEM assumir de vez toda a rede de PH e quem sabe talvez os GIPS da GNR estejam à espreita, pois não vejo mais Instituições com suporte financeiro para o fazer, ou acham que os TEPH vão fazer voluntariado para os Bombeiros? Finalizando mais que adeus Enfermeiros, afigura-se-me adeus Bombeiros. Quanto a nós mais uma vez parece que vamos morrer na praia...Desculpem perdi-me em divagações, só queria mesmo perceber a comparação com o Naifadas sem considerar que a observação teve uma intenção depreciativa (pelo menos dá uns golpes incisivos, há que reconhecê-lo). Para os meus amigos TAEs que eu respeito, as competências de um Enfermeiro recém-formado têm a ver com inexperiência mais nada, tal como os TAEs fresquinhos deixam ainda mais a desejar e mesmo que se crie uma carreira de TEPH não me parece que isso represente o afastamento da Enfermagem do PH, pois o resto do mundo segue a tendência da introdução de Enfermeiros na Emergência Médica. De qualquer maneiro mesmo nos Países onde existem Paramédicos, os Enfermeiros continuam a ser mais diferenciados quando especializados na Emergência Médica...
C2
 
DR ENFERMEIRO,

em nome dos colegas agradeço a sua atenção em ter denunciado esta tristíssima situação à ORdem, e sindicatos.

Dói-me saber de uma Ordem tão mal preparada, tão incompetente e inerte. Os tachos... ai os tachos..

RELEMBRO AO DR ENFERMEIRO A CRIAÇÃO DE UM POST A ALERTAR A FALTA DE AINDA 1500 ASSINATURAS PARA VIABILIZAR A PETIÇÃO (outra coisa triste, triste...)
 
Anónimo das 10:16 acorda pra vida os cestos JA FORAM LAVADOS E JA ESTÃO A ESTALAR DE SECOS... ACORDA PRÁ VIDA AMIGO!!! TENS DE DIZER AQUI AO PESSOAL ONDE É QUE DEIXASTE A NAVE... Ah e o senhor das barbas ainda continua a descer pela chaminé no natal ñ te esqueças da meinha tá...

Abram os olhos o vosso recém licenciados vão encher as escola para serem TEPH...

E depois cá estarei eu para vos espetar isso nas vossas fronhas...

Algo me diz que isto ñ vão aceitar o meu post... lolol

Mais uma vez lolol
 
O senhor do talho que vive na aldeia da minha avó diz que vai concorrer, está só a acabar o RVCC do 9º Ano e depois vai tirar o CET para ser paramédico...
 
Arrisco-me a ser criticado por isto, mas quero deixar algumas questões para reflexão.

1) Porque se questiona tanto o trabalho dos enfermeiros hoje em dia? Será porque nós sabemos fundamentar e exercer o nosso trabalho, do melhor modo, diariamente?

2) Será que aquilo que nós estamos a demonstrar é preocupação por nos 'usurparem' funções ou será que estamos com medo de ser ultrapassados se assim se pode dizer por TEPH's em alguns aspectos?

3) Enfermagem significa apenas punções venosas, sng's, tiras de ritmo, soros, farmacologia básica de emergência?

4) Porque é que nos revoltamos por ser criada a carreira de TEPH (assumindo que em diferentes carreiras existem funções semelhantes, interdisciplinares, seria mais um caso)?
No entanto, qual a forma de embevecer o nosso trabalho? Criticando a carreira de TEPH ou mostrando que o nosso trabalho sim deve ser utilizado na Emergência Pré-hospitalar porque, apesar de mais caro, é mais eficaz e diferenciado?

5) Quem serão os primeiros a aproveitar mais uma oportunidade de leccionar em futuras escolas de TEPH?

Por fim, queria deixar no meio disto tudo um aspecto a reflectir: Nós é que não valorizamos a profissão de Enfermagem.

Sei que podem contrapôr a minha opinião facilmente, e sei que argumentos existem para a contrapôr assim como comungo de alguns deles como o desemprego, no entanto, sei que vao reflectir acerca disto.

Cumprimentos.
 
Não quero de nenhum modo dizer que sou a favor dessa carreira nos moldes em que está a ser projectada, no entanto, penso que está na altura de todos os Enfermeiros dizerem BASTA!
E esse basta implica mostrar que sabemos o que fazemos, fazer tudo da melhor forma, cravar o nosso conhecimento e aprofundá-lo.
Só assim nos vão valorizar.

Eu sou recém-licenciado e as minhas palavras terão o valor que lhe quiserem dar, no entanto, crei que também sabem que existem muitos enfermeiros por aí, com défice de conhecimento, com défice de profissionalismo etc

Falha de quem, falha das escolas (por graves carências de rigor e excesso de facilitismo) e falha dos enfermeiros em última instância que pouco ou nada fazem para dignificar a classe.

Agora resta-nos lutar com dignidade pela nossa profissão, lutar não com uma simples posição contra mas sim com uma posição contra fundamentada e provada.

Cumprimentos
 
Não sei porquê tantas preocupações... o enfermeiro ainda continua a ser por excelência o profissional de saúde capaz de prestar cuidados ao doente de forma holística, de estabelecer uma relação de ajuda e não me parece que sejam criados técnicos para os cuidados de higiene ao doente (ninguém quer essa parte). O problema não está em quem aproveita as oportunidades que lhes dão, mas sim em quem lhas dá (nós). Desde o ensino até à prática diária, damos azo a estas situações; ou escolhemos evoluir a enfermagem no sentido técnico-científico (se é que ainda vamos a tempo) ou então sentamo-nos a vê-la evoluir (leia-se involuir) para "os holismos, as éticas e as relações de ajuda".
 
e esta:

http://www.peliteiro.com/2009/06/concorda-que-farmaceuticos-possam.html
 
Drº Enfermeiro estão a existir problemas na petição os colegas assinam e o seu nome não aparece na lista?
 
É hoje??
 
SABEM QUE ESTAMOS Á ESPERA DAS CONCLUSOES DAS NEGOCIAÇÕES, NÃO SABEM?
 
Desculpem a intervenção, mas vim ao vosso blog por um acaso e fiquei surpreendida pela negativa em alguns pontos. Um Blog, e muito bem deve servir para expressar opiniões, mas chocou-me o facto de ver descrito por elementos formados, supostamente educados e inteligentes, adjectivos incorrectos e agressivos relativamente a profissionais de saúde(grupo do qual faço parte).
Entendendo metaforicamente profissionais de saúde como um bolo onde todos os ingredientes são importantes, como podemos ofender o trabalhos ou desvalorizar o seu papel, igualmente importante num todo??
Fico contente por defenderem os enfermeiros, chamando-lhes de melhor profissão do mundo, claro que não o é, não em comparação com nenhuma em especial, mas não existem melhores nem piores, mas sim diferentes, mas essa afirmação alegra-me pois mostra que gostam do que fazem. E já que assim é dedicam-se a mesma, e agora pergunto eu, será que para se dedicarem a ela têm necessidade de ofender, descredibilizar as outras? Pensava que todas tinham valências, existem funções de mais responsabilidade que outras e se assim o é, é porque têm esses conhecimentos, mas por exemplo os TAE, será que no trabalho deles não são importantes, não sabem pedir ajuda, nem onde acaba o seu trabalho e começa o dos outros? Será que não têm capacidades? Noto que são adjectivados no sentido depreciativo, já precisei deles e fui atendida com humanismo e fizerem o trabalho deles, “entregando-me” depois na mão de outros profissionais, no hospital, onde o meu tratamento foi continuado e muito bem, e por vezes, em alguns profissionais, não lhes reconheci a vocação ou profissionalismo e cuidado que notei em profissionais ditos aqui como melhores.
Trabalhem, defendam-se e protejam a vossa carreira, temos que evoluir e lutar por os nossos direitos, mas para isso não é necessário passar por cima de ninguém, ofender nem dizer que todos os outros não prestam. Os outros também são pessoas que lutam pelas vossas vidas, por melhores condições assim como vocês, são pessoas, umas com mais capacidade que outras mas isso existe em todos os campos profissionais.
 
Reli mais uns comentários e relativamente ao senhor do talho da sua terra, noto que (infelizmente) agora é possível entrar para o curso de enfermagem e de outros como tal, apenas com o 9ºano, como maiores de 23anos, conheço alguns e quero ver como se vão “portar” quando terminarem o curso. Alem disso, não tenho duvidas que teoricamente um recém-licenciado tem imensas valências para desenvolver na prática, e acho que ninguém duvida dos conhecimentos que uma licenciatura em enfermagem comporta, se sabem disso não tenham medo, são quem são… Os outros cursinhos de meia tigela? Para que servem esses comentários? Desnecessários… digo eu…
Preocupem-se mais com o doente, utente…todos os que já existem são necessários, aproveitem as suas valências, pois não são cursos de 250horas, são cursos necessários hoje em dia, a enfermagem também percorreu um caminho ate ser o que é hoje, e já conseguiu muito e ainda são indispensáveis.
 
Há tanto tempo para umas petiçõeszinhas..para quê??
Falta tão pouco tempo para as eleições.
Deixem a Ferreira Leite resolver esse assunto,pois sei que o vai fazer no melhor sentido
 
Meus amigos,

muitos podem pensar que estamos a dormir.. mas não! Nada está a acontecer sem que o estejamos à espera. Quem anda escondido atras desta proposta em breve terá que dar a cara... e quando esse momento acontecer vamos ver se eles aparecem... Não somos ingénuos ao pensar que interessa a qualidade do pre hosp... vai muito além disso...
A OE está a par de todas estas informações, os sindicatos também estão preparados para todas as medidas que sejam necessárias tomar.
Neste momento não podemos dar importância a algo que não passa duma proposta. O que eles querem é publicidade gratuíta.
Em breve haverá notícias. nesse momento a nossa posição será devidamente mostrada. Nesse momento quero ver todos estes colegas do mesmo lado, do lado da enfermagem.
 
Caros Enfermeiros:

Esta é uma situação que, curiosamente, mereçe a minha mais completa desaprovação. Uma das razões mais fortes é o facto de a enfermagem ser uma profissão imprescindível na saúde, com uma identidade própria e cujos profissionais são portadores de uma licenciatura. Para além do mais, a enfermagem está bem enquadrada, quer no contexto hospitalar, quer no pré-hospitalar. A este nível (pré-hospitalar), a dupla médico-enfermeiro pareçe-me mais que capaz, não sendo preciso serem criados mais técnicos.

Estou profundamente contra esta medida e penso que será uma forma de danificar mais o nosso fragilizado sistema. Tenho dito.

Saudações,
Digníssimo Senhor Doutor Cirurgião da Naifa
 
DE, se puder esclareça-me acerca do Relatório Critico de Actividades.O referido documento ainda funciona como instrumento de avaliação na enfermagem?
 
LPROLOG,
Não podia concordar mais consigo.
Tem ideia, ou conhece, a qualidade do ensino na Enfermagem?
Conhece,ou reconhece a qualidade dos seu corpo docente?
Os "holismos", as "eticas", e as "relações de ajuda" são muito úteis... permitem que as disciplinas sejam dadas e "preparadas" com base em (muitas) opiniões dos "senhores professores (as)", e com poucos conhecimentos científicos digno desse nome. São as "ciências light"no seu melhor......
 
CAROS, ESTOU LÁ PREOCUPADO COM AS CLASSES QUE VÃO CRIAR, QUERO LÁ SABER DISSO PARA ALGUMA COISA!

POR MIM ATÉ PODEM AMESTRAR URSOS, CHIMPANZÉS E PASTORES ALEMÃES PARA USAREM UM DESFIBRILHADOR, ADMINISTRAR TERAPEUTICA, CARREGAR MACAS, OPERAR, FAZER BOLINHAS DE PASTILHA.

O QUE ME PREOCUPA É A FALTA DE SERIEDADE E DE JUSTIÇA QUE A ENFERMAGEM É ALVO HÁ UNS ANOS A ESTA PARTE.

AGORA DESEJO ATÉ AS MAIORES FELICIDADES AOS FUTUROS TECNICOS OU DOUTORES OU AO QUE POR AÍ VIER.

E PELO MENOS NOS LOCAIS ONDE EU TRABALHO NENHUM BOMBEIRO, MAQUEIRO, PSICOLOGO, ASSISTENTE SOCIAL, PADRE, MÉDICO,ETC ME SUBSTÍTUI TEMHO POR ISSO A CERTEZA QUE NÃO VAI SER NENHUM DESSES NOVOS TEPH CAPAZ DE TAL PROEZA!


NUNO EIRA
 
Que vergonha srs enfermeiros!
A ordem perante esta gravidade de factos nada faz.. Os enfermeiros mais uma vez baixam a cabeça e brincam ao faz de conta... faz de conta que nada é connosco.
Tristeza é o que sinto colegas.. mas desalento nunca.
 
Colegas acabei de interpelar a Ordem dos Enfermeiros, via e-mail, acerca desta proposta de carreira indecorosa. E mais uma vez referi a urgencia na criação do acto de enfermagem.

Apelo aos colegas: vamos enviar todos à Ordem pedidos de explicações.
 
Relembro um parecer publicado em dezembro 2008, para quem possa não conhecer.

"Em síntese, entendemos que a Ordem dos Enfermeiros deve pronunciar-se claramente contra a criação destes
técnicos. Conforme Tomada de Posição da OE quanto à enfermagem em pré-hospitalar, “a intervenção clínica no
contexto pré-hospitalar tem por objectivo garantir, à população, a prestação de cuidados de saúde em situações
de doença súbita e/ou acidente, assegurando por todos os meios disponíveis a mais correcta abordagem e
estabilização da vítima no local do acidente, o seu acompanhamento e vigilância durante o transporte até à
recepção em unidade de saúde adequada. O enfermeiro possui formação humana, técnica e científica adequada
para a prestação de cuidados em qualquer situação, particularmente em contexto de maior complexidade e
constrangimento, sendo detentor de competências específicas que lhe permitem actuar de forma autónoma e
interdependente, integrado na equipa de intervenção de emergência, em rigorosa articulação com os CODU e no
respeito pelas normas e orientações internacionalmente aceites. Só o enfermeiro pode assegurar os cuidados de
enfermagem ao indivíduo, família e comunidade, em situação de acidente e/ou doença súbita, da qual poderá
resultar a falência de uma ou mais funções vitais, pelo que deve integrar obrigatoriamente a equipa de préhospitalar.”

In http://www.ordemenfermeiros.pt/images/contents/uploaded/File/sededestaques/Dezembro2008/Parecer_84_23_12_20_CE_TEPH_mas.pdf
 
QUE SE PASSA? A PETIÇÃO ESTAGNOU!!
FALTAM 1500 VOTOS, EH MINHA SANTA MÃE!!

ENFERMEIROS ACORDEM PORRA! NÃO GOSTAM DA VOSSA PROFISSÃO, NÃO QUEREM MELHORÁ-LA???
 
Pior do que tudo, é ter sido um (ou +)enfermeiros a elaborar este documento.
Acordem, continuamos a arranjar lenha para nos queimar...
Com um jeitinho ainda vão haver enfermeiros sob a alçada deles!
DUVIDAM?
 
Parece-me que o post do Dr Naifas é falso. Tem um erro ortográfico.
 
Sr Pedro Eira,
Proponho-lhe uma proeza maior: tente escrever sem erros ortográficos e com uma construção gramatical adequada. Veja lá se consegue essa façanha? Se tiver alguma dificuldade, peça ajuda ao NEL.

Prontos! aque botar faladura, um home querçe com rassa.
 
HÁ 11:55, SEI QUE NÃO ÉS ENFERMEIRA,MAS SEI QUE ÉS GRANDE DEFENSORA DE TODAS AS CLASSES, INDEPENDENTE DA SUA COR.
ÉS UMA ENORME SINDICALISTA DESTE PAIS
UM ENORME ABRAÇO
 
Sempre houve hoje nova ronda negocial??? Se houve , postem novidades por favor. Isso importa a todos, independentemente de ser do pré, do pós ou do hospitalar... E toca a relembrar o pessoal da petição. Não vamos morrer na praia, pois não??? Já nem 1500 pessoas faltam, supostamente somos 50.000, ou não ??????
 
Para o Lépido Bioco das 7.54 PM:

A sua intervenção revela, à semelhança dos podicipedídeos com quem gosta de partilhar o cortelho, uma ingénita ignorância,

pois foi incapaz de perceber o sentido figurado e irónico do contexto da lexicogrfia usada,

assim sendo e já que gostou tanto do suposto elogio, deverá acrescentar a palavra "IGNORANTE" ao Lépido Bioco,

Acho mesmo que deve assinar: LÉPIDO BIOCO IGNORANTE, que para que saiba é sinónimo de ALEGRE HIPÓCRITA IGNORANTE (AHI).

Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!.....

É certo que no seu intimo aspire vir a tornar-se num verdadeiro mamífero perisodáctilo, mas para já contente-se com os cognomes que lhe lisonjeio!!!!

Aliás o curso de TEPH, tendo em conta a patranha utópica que almeja deverá ser denominado de AHI, o elixir que todos os burricos aspiram.

Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!....

EU NÃO VOTO PS!
 
"...por exemplo os TAE, será que no trabalho deles não são importantes, não sabem pedir ajuda, nem onde acaba o seu trabalho e começa o dos outros? Será que não têm capacidades? Noto que são adjectivados no sentido depreciativo, já precisei deles e fui atendida com humanismo e fizerem o trabalho deles..."

Não, não são importantes, seria mesma coisa, afirmar que a partir de agora são os enfermeiros que vão ocupar o lugar de um cirurgião... cada um no seu lugar, quando conquistado, os enfermeiros, actuam em diferentes areas sendo essa uma delas, ja perdemos muito terreno ao pensar assim, esta na altura de defender o que é nosso, e acima de tudo, o doente/cliente/cidadão, pois amanha poderei ser eu a estar nesse lugar, e aí quero um enfermeiro.

Em relação a descredibilizar uma profissão, concordo, mas nesta situação, não existe profissão.

cumps
 
Está a custar arranjar os 10.000 assinantes da petição pela Carreira de Enfermagem.Tantos alunos de enfermagem e 55.000enfermeiros,isto é quase anedótico e revela bem o interresse de classe e a informação que é passada de uns para outros.
E ainda há quem critique que não se faz nada.
Que miséria de miséria.
 
Já agora também não voto PS.
 
Na Terça-Feira, por acaso vi uma pequena reportagem no RTPN, sobre a Unidade de Doentes Ventilados Crónicos (penso que é esta a designação) do H. Curry Cabral...e o eu que eu vi, a mais franca empatia e Relação de Ajuda com os doentes, aliada à mais sofisticada tecnologia e capacidade técnica na prestação de cuidados de Enfermagem. Isto é a essência da Enfermagem, cuidar das pessoas com as melhores capacidades humanas e competências técnicas, e isto caros colegas ninguém nos pode tirar...Por momentos lembrei-me porque era Enfermeiro e porque me orgulho disso!!!
C2
 
A Enfermagem é de uma abrangência transversal a toda a actividade relacionada com a promoção de Saúde, prevenção, tratamento e reabilitação da Doença, é por isso que sistematicamente colidimos com outras profissões, surgem questões como a Vacinação nas Farmácias, os (virtuais) Pseudo-Paramédicos, etc...Mas também outras áreas começam a surgir, fala-se na Enfermagem Forense, no Enfermeiro Escolar, no Enfermeiro de Familia, outras questões a seu tempo irão ser discutidas, como a prescrição de alguns Fármacos, a prática de algumas técnicas mais invasivas, a área da Gestão de Unidades e Serviços de Saúde, a revisão da área docente, as carreiras de Oficiais nas F.A., Forças de Segurança e Serviços de Protecção Civil, enfim ainda muito território por discutir e conquistar, mas no fim espero que "o Enfermeiro de cabeceiça", subsista sempre, pelo menos um bocadinho em cada um de nós...Temos de estar preparados e aceitar mais serenamente aquilo que consideramos "ataques", à nossa profissão, compete a nós fazermo-nos ouvir (como neste disparate dos TEPH) e ás nossa estruturas defendermo-nos (onde andas OE, ah, já sei, lá para a África do Sul, mas enfim reconheço que a nossa representação é importante), mas outras batalhas vão surgir e nestas a decorrer ainda nem tudo está perdido, continuo a pensar que os Sindicatos estão a ultrapassar alguns estigmas no articulado de Carreira. E sabem o que isto significa? A Classe a ganhar maturidade, a profissão a crescer como interlucotor fundamental na área da Saúde, as competências a desenvolverem-se... Por vezes queixamo-nos de falta de reconhecimento social, mas a mim toda a gente me trata por Sr. Enfermeiro, seja outros profissionais, seja vizinhos, seja seja utentes, considero-me prestigiado por isso e embora não leve o Perú de Natal (como alguns Médicos, mas que se o levam é uma prova de gratidão e com certeza porque fizeram um bom trabalho e ganharam esse reconhecimento ), mas também lá levo os meus miminhos, uma prendinha para as filhotas, um bolinho para os Enfermeiros, uma caixinha de chocolates, umas prendinhas no Natal, claro que não é uma questão material, mas no fundo somos nós que nos subestimamos e é o produto de uma formação Académica demasiado subserviente, que não ajuda os alunos a criarem uma identidade própria enquanto Enfermeiros. Resumindo, o mundo é dinâmico, sobrevive quem se adaptar mais depressa e melhor e os Enfermeiros são do melhor que a sociedade consegue produzir, sem dúvida nehuma.
C2
 
Esclarecimento aos TAEs, Enfermeiros/TAEs e TAEs/Alunos de Enfermagem:
Quando optamos por Enfermagem, mais que uma profissão, assumimos uma responsabilidade e compromisso com a sociedade e para com o ser humano, não confudamos Enfermagem com meras competências técnicas de puncionar veias ou afins.
A carreira TAE já existe, está bem definida, demorou muito a ser estruturada e a ser implementada, falta não aumentar os seus conteúdos profissionais mas impô-la como padrão para os Bombeiros e a CVP (e outros first responders que se envolvam nesta área, já vi as primeira Ambulâncias dos GIPS da GNR), quando queremos mais responsabilidade e capacidade técnica, as Escolas de Enfermagem estão abertas é só concorrer e subir a parada perante nós próprios. Mas não se esqueçam ser Enfermeiro, mais que uma profissão é uma responsabilidade e um padrão de qualidade. Quanto aos TAES que se tornam Enfermeiros, sempre foi prática do INEM (pelo menos na Delegação de Lisboa e até à mudança de Gestão, aliás sempre foi bem explicito para os TAEs que o seu nivel de competências nunca seria o dos Enfermeiros ou o dos Médicos) dar oportunidade a seu tempo de desenvolverem a sua prática profissional no PH, a rede SIV resolve definitivamente a necessidade de cuidados diferenciados numa Ambulância, são um projecto com sucesso e um valor acrescido para o PH. Agora ás vezes há que tomar opções, ou somos Enfermeiros (eventualmente especializados como as VMER e as SIV)ou somos hibridos e vamos ter sempre um questão pessoal de identidade por resolver. Por último deixo um recadinho, era bom ver algum pressing por parte dos colegas do INEM para ver a designação ENFERMEIRO impressa nas Ambulâncias SIV. Sem problemas de afirmação e com muito mérito sou Enfermeiro, é a minha opinião, vale o que vale.
C2
 
existem coisas que não entendo bem...

concordo com o que alguem escreveu, se alguns enfermeiros deixassem de trabalhar a duplicar ou a triplicar ou até mais..existia de certeza lugar para mais colegas enfermeiros.

já lá vai algum tempo desde que os enfermeiros afastaram das vmer os tas..não ganharam mais um poleiro?!?

com a criação das siv também vieram para a rua...
e agora querem mesmo o quê??

gostava de ver...olhem para o vosso umbigo e deixem de andar a espicaçar quer os tripulantes, quer os próprios colegas enfermeiros!!

não sejam tão egocêntricos nem egoistas.

e acreditem que prezo os enfermeiros tal como prezo os tripulantes.existem de bom e mau em ambos, como em tudo o resto...

mas não queiram comparar o trabalho dentro de unidades de saúde e o trabalho fora das mesmas na rua!na rua não existe doçura nem tempo...nem intervalos nem colegas para nos "cobrirem" em pequenos intervalos.é diferente.

também tão pouco concordo com a forma como o estado trata os recem licenciados, não lhes garante local de trabalho nem salários dignos.mas que têm os tripulantes com isso??

é um problema dos enfermeiros, portanto resolvam no!!

e já agora porque não espiar outras profissões onde tenham um "buraco"?!?! e porquê apenas os tripulantes ou "futuros" paramédicos??

pensem nisso...e boa sorte na vossa luta.

e já agora o documento aqui transcrito não corresponde ao que já foi entregue no ministério..
cumprimentos.
 
Um alerta para governantes que pretendam utilizar os TEPH como bandeira politica:
- A governação pressupõe responsabilidade, correm o risco de assumir um compromisso com graves repercussões na prestação de cuidados de Emergência Médica;
- Quer a dupla Médico/Enfermeiro na VMER, quer a dupla Enfermeiro/TAE nas SIV, são um exemplo de ganhos de eficácia e eficiência e reconhecidos pela população e é um modelo que é reconhecido (e exportado) internacionalmente;
- Penso que devem existir uns 5000 TAS, contra 50000 Enfermeiros correm o risco de perder muitos votos a associar ao impacto junto da população que vai interpretar isto como mais uma medida economicista, toda a gente prefere um Enfermeiro a um Paramédico;
- Destes 5000 TAS, para aí 2000 compreendem o que significa e estão dispostos a aderir aos TEPH, para aí metade serão capazes de realizar a formação proposta para eles, a outra metade sabe até onde pode ir;
- A Emergência Médica não é compativel com flutuações politicas, é necessário continuar o desenvolvimento do modelo (SBV, SIV e VMER) que possuimos que é o melhor e mais correcto e resolver definitivamente esta questão com uma opção politica clara;
- O problema não está na insuficiência de resposta SBV (embora muito haja a dizer sobre a regulação desta área), mas sim na falta de cobertura SIV, é necessário sim adequar os rácios e o mapeamento (distribuição geográfica) dos meios de socorro diferenciados;
- Para não "comprar" uma guerra com os Bombeiros (Duarte Caldeira, que agora anda ocupado a bater nos GIPS e na ANPC e até já conseguiu pôr COM e COS dos Bombeiros a substituir, absurdamente, Coordenadores Operacionais de Protecção Civil dos SMPC, subvertendo completamente o Sistema), afastaram uma linha de gestão clara e pragmática do INEM, até onde estão dispostos a ceder? O resultado é a actual indefinição e potencial perda de qualidade de resposta diferenciada (apesar da rede SIV continuar a ser aumentada e terem já tardiamente inserido Enfermeiros no CODU), sem rumo é que não vamos a lado nenhum,;
- Quanto aos Enfermeiros são um pilar de qualidade e prestigio para o INEM não deixem cair a imagem desta Instituição;
- A meu ver a opção está tomada e é pela permanência e aumento da representatividade dos Enfermeiors no PH, o resto é só para ir entretendo sem levantar grandes ondas. SIV, VMER, CODU, Evacuação Aeromédica, temos profissionais de alta qualidade quer Médicos, quer Enfermeiros disponiveis, aproveitem o melhor recurso, porque tem provas dadas e permite inclusive alguma continuidade e ligação entre o Pré-Hospitalar e o Intra-Hospitalar com consequentes ganhos em diminuição de taxas de Morbilidade e Mortalidade;
- Não brinquem com coisas sérias, porque a qualquer hora em qualquer momento algo de inesperado pode acontecer e se for comigo, espero que lá esteja um Enfermeiro qualificado para me salvar a vida.
C2
 
Hoje estou inspirado...Já chega de Petições, concordei com a do MDP e com a da Carreira, mais já é desespero e cair no ridiculo com um instrumento democrático que deve ser preservado e utilizado com bom senso. Daqui a bocado, sai uma Petição para se devemos utilizar sapatos, socas ou ténis e outra para se em tons de Azul ou de Branco...
C2
 
É pá o Digníssimo Senhor Doutor Cirurgião da Naifa está a ganhar juizo, assim até perde a piada!!!
C2
 
Absolutamente de acordo com LPROLOG.
O DE e a restante "intelligentsia" da classe querem melhor resposta do que a criação do TEPH?
 
Para o enf o qual parece que ofendi em ter tratado por tu, passarei a tratar-lo por enfermeiro, pena não se identificar senão tratava-o pelo nome...vá-se la saber porque.... enf não tenha medo de se mostrar e dar a cara.
Quanto aos tecnicos de Cardiopneumologia, se não sabe as funções, por um lado mostra ignorância e por outro revela que não sabe trabalhar em equipa, se calhar olha só para cima (para o médico que prescreve e orienta os tratametos) e para baixo (os AAM, aos quais manda fazer).
Quanto aos cursos de meia tigela que refere querer “limpar”, so demonstra egocentrismo e essa bolha de ar em que muitos enfermeiros tanto fazem questão de se manter.
Quanto ao trabalhar em conjunto consigo na rua, teria todo o gosto, desde que fosse em prol das vitimas, porque se fosse para se gabar e mostrar o seu complexo de superioridade sugiro que continue a dar as suas formação...Na rua como deve saber em primeiro estão as vitimas!!!
Sim e sou Téc de Cardiopneumologia com muito gosto....
Melhores cumprimentos
 
Ainda não compreendi e não explicou, qual(is) a(s) vantagem(ns) que apresenta(m) os Técnicos de Cardiopneumologia (e não Cardiopneumologistas apenas) relativamente aos Enfermeiros, no que toca ao plano de estudos?
Têm uma carga horária superior em matérias relativas a traçados e fisiologia cardíaca? Até poderia assentir que sim, até mais do que um Médico (Medicina e Enfermagem são cursos generalistas de elevadíssima abrangência, cujos ensinos mais especializados ocorrem nas especialidades). O Pré-Hospitalar é bem mais abrangente do que isso, por isso continuo à espera da explicação.
A mesma opinião terá o Técnico de Podologia, o Técnico disto e daquilo...
 
Caríssimos,

Permitam-me a opinar ...

Em relação a este debate, gostava de colocar algumas questões, salvaguardando desde já todas as raras e honradas excepções.

Onde estavam os enfermeiros quando a Emergência Pré-Hospitalar em Portugal era 100% voluntária?

Será em prol de uma melhor prestação de cuidados às vítimas/doentes, população em geral que os srs enfermeiros querem vir trabalhar para a rua?

Salvo as raras e honradas excepções, quantos de vós o fazem ou fizerem voluntáriamente nas instituições como os Bombeiros e CVP?

Será que só agora que o INEM contrata e paga para se trabalhar no pré-hospitalar é que vos apareceu a vontade de socorrer?

Agora para os senhores que parecem dominar a língua de Camões, expliquem-me se faz favor os significados Socorrismo e Enfermagem.


Por último questiono o motivo pelo qual não se preocupam em desempenhar bem a vossa profissão, em vez de se preocuparem com quem tenta melhorar o seu desempenho profissional.

Não se esqueçam que deveríamos cá andar todos para o mesmo, com o objectivo de melhorar a saúde e socorro em Portugal, onde todos têm lugar, cada um em sua função!
 
Vejam http://www.enfermeiros-sipe.com/documentos/emergenciamedica.pdf. Afinal...
Cumpriemntos...
Eu ainda acredito...
 
Boas tardes!

Antes do mais como podem verificar assino com o meu nome, sigla, formação académica e a profissão que desempenho neste momento!

Apresento-me de peito aberto porque nada devo a ninguém, tenho amigos em todas as classes profissionais referidas anteriormente e digo sempre o que penso e a quem considero merecedor de ouvir a minha opinião!

Pergunto eu...qual é o drama de uma classe profissional tentar ser melhor?

Quando digo melhor não me refiro ao tema de superioridade mas sim no âmbito de melhorar o serviço prestado às populações que de nós profissionais de saúde necessitam!

VERDADEIROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE?

Para mim são todos aqueles que trabalham na aérea da saúde..."VERDADEIROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE que são e sempre serão Médicos e Enfermeiros!" pressuponho que todos os outros sejam FALSOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE???

Talvez tenha sido enganado em 1995 quando ingressei em Psicologia Clínica, no antigo ISCS-Sul (Instituto Superior de Ciências da Saúde - Sul) actualmente Egas Moniz, para quem não conheça é aquela faculdade de Medicina Dentária, com o intuito de trabalhar no mundo da saúde com um encanto típico de quem ambiciona ajudar e fazer algo melhor dos seres humanos que somos!

"substituir os profissionais que na saúde são insubstituíveis (Médico e Enfermeiro)"

... NINGUÉM MAS MESMO NINGUÉM é insubstituível! Acredito que para todos os profissionais da saúde (verdadeiros ou falsos)em algum momento nos apercebemos dessa volatilidade que a própria vida nos ensina!


"E DE LIMPAR ESSES CURSSOS DE MEIA TIGELA, CAMBADA DE PARASITAS, QUE TEIMAM EM SE AFIRMAR NUM CONTEXTO E NUMA CLASSE DE ELITE."

Classe de Elite? Elite porque? Elucide-me se fizer esse favor...é que a minha Licenciatura teve a duração de 5 anos como qualquer outra...e em nenhum instante da minha formação alguma classe profissional foi conectada com Classe de Elite! Ajude-me se lhe for possível! A não ser que se refira a alguns recibos de vencimento, esses sim verdadeiramente de elite!

"NÃO POSSO PEDIR ISSO A UM "TASSE", DESCULPE TÉCNICO DE C...., (NÃO ME RECORDO). AFINAL É O QUÊ?!!!!! "

Este comentário provocou-me uma tremenda gargalhada, a imagem que se criou no meu cérebro foi a de alguém verdadeiramente furioso com as faces ruborizadas a esbracejar ao mesmo tempo que verbaliza estas palavras que só me fazem rir...se não sabe o que é um TASSE? Já somos 2...se descobrir avise-me...um TAE parece-me a mim que quer dizer Técnico de Ambulância de Emergência, se me engano alguém que me corrija!

"acerca desta proposta de carreira indecorosa."

Carreira Indecorosa? Indecoroso é as condições em que vivem e sobrevivem muitas das vitimas que solicitam ajuda...seja a minha como TAE, seja a de um Enfermeiro, ou de um Médico, ou de qualquer profissional de saúde!

"Em relação a descredibilizar uma profissão, concordo, mas nesta situação, não existe profissão."

Meu deus acho que andam 5000 TAE a enganar o estado...ai se o Socrates sabe disto!


Posto isto desejo que todos os profissionais de saúde tenham um excelente turno....ou horário de trabalho....que ajudem quem vos pedir ajuda...se não pedirem perguntem "Está a ouvir?" "Precisa de ajuda?"...

Cada um no seu lugar e todos nós no sorriso e coração de alguém que nos agradece o tempo despendido no seu auxilio!

E assim me despeço, não da profissão mas sim de todos vós que leram este post....e quando digo todos refiro-me a todos...os que concordam comigo ou me detestam pelo que escrevi....

Sabem onde me encontrar...Filipe Louro - FPL, Grupo 4, SAE - DRL,

UM GRANDE ABRAÇO
 
CONTINUAMOS A ESPERA?

CARREIRA OU PARALIZAÇÃO!!!


AGORA!
 
É como o Blog "A Revolta do Enfermeiro" diz:

a Enfermagem é uma profissão em vias de extinção !!
Não acordem, não....
 
Bom, e a carreira, outra vez a mesma coisa? Então custa assim tanto que os nossos representantes sindicais divulguem alguma informação? Ás vezes conseguem irritar-me!!! Há Guerra??? Ou tréguas??? Soldados desorientados são uma desgraça para os Generais...
C2
 
Leiam isto e conhecam a cabeça da serpente:

http://www.simedicos.pt/jv/noticia.asp?numartigo=02184&fase=1
 
"POR MIM ATÉ PODEM AMESTRAR URSOS, CHIMPANZÉS E PASTORES ALEMÃES PARA USAREM UM DESFIBRILHADOR, ADMINISTRAR TERAPEUTICA, CARREGAR MACAS, OPERAR, FAZER BOLINHAS DE PASTILHA.

O QUE ME PREOCUPA É A FALTA DE SERIEDADE E DE JUSTIÇA QUE A ENFERMAGEM É ALVO HÁ UNS ANOS A ESTA PARTE.

AGORA DESEJO ATÉ AS MAIORES FELICIDADES AOS FUTUROS TECNICOS OU DOUTORES OU AO QUE POR AÍ VIER."
Alguém objectivo e realista...Então e a nossa Carreira, Srs. Sindicatos??? Queremos mesmo é saber da nossa vidinha, o resto...Vou lá com todos, sem medos...
C2
 
Caros amigos,
Em primeiro lugar começo por dizer que não sou Enfermeiro, embora por razões familiares esteja de alguma forma ligado à enfermagem.
Desculpem-me a franqueza mas, uma grande parte da culpa do que se está a passar, está na Classe. Reparem, e não é preciso ser muito esperto, apenas estar um pouco atento ao que se passa à vossa volta, têm os gabinetes cheios de "chefes" a manusear papéis e a jogar em computadores, muitos com especialidades e preparação para exercerem funções (junto dos doentes) que nunca desempenharam, mas infelizmente, esse foi um capital que o país já jogou à rua. Aqueles que tratam os doentes já vão sendo poucos, logo a necessidade de arranjar técnicos com nomes pomposos mas que, podem pôr em risco o lugar de muitos de vós. Atenção!!!
Hoje, para se consolidar uma carreira em Portugal, é necessária muita perseverança, muita capacidade de sacríficio e muitas vezes abdicação de coisas que nos parecem ser as mais importantes (dinheiro), e que sendo, existem outras muito mais nobres e que bem defendidas vos trarão, certamente, uma solidez muito maior.
Quanto à vossa OE (sem comentários) é como tantas outras que existem no país (boas para quem lá está).
Se vão cair no mesmo erro que os outros cometeram há 20/30 anos, não esqueçam que estamos atrasados precisamente 30 anos relativamente a outros da Europa.
Um abraço e lutem por aquilo que acham justo.
 
Eu sei que demora a organizar a informação e a fazer uns bonecos para expor a coisa, mas pelo menos uma dica!...Há Fumo Branco?
C2
 
"A Enfermagem é de uma abrangência transversal" (C2)

Não será este o nosso grande problema a resolver?
Já diz o ditado "quem muito abarca, pouco aperta", ou usando os seus termos, dividir os soldados por várias frentes, enfraquece-as todas e nem os Generais se salvam. Se calhar devíamos escolher e defender uma só frente, para que ninguém encontrasse o facilitismo que se vê actualmente em atacar uma das nossas várias frentes, neste caso, a da emergência pré-hospitalar.
 
FENSE enviou carta à Ministra da Saúde.
A proposta da criação de carreira em "apreço" e o conteúdo programático da formação proposta para tehp fere resoluções comunitárias relativamente a competências profissionais e técnico científicas dos Enfermeiros.
 
Resposta ao :

Anónimo disse...das 3:58 PM

"DE, se puder esclareça-me acerca do Relatório Critico de Actividades.O referido documento ainda funciona como instrumento de avaliação na enfermagem?"


A avaliação de desempenho dos enfermeiros é a prevista no decreto lei 437/91 a partir do artigo 43º porque na Lei 66-B/2007 diz o seguinte no artigo 82º:

A avalição de desempenho referente a 2008 nos serviços ou organismos, assim como nas carreiras de regime especial e corpos especiais que disponham de um sistema de avaliação de desempenho específico que ainda não tenha sido adaptado ao abrigo do nº 3 do artigo 2º ou 21º da lei 10/2004 de 22 de Maio, efectua-se de acordo com o respectivo sistema específico, até à sua adaptação nos termos do artigo 3º e do nº 2 do artigo 86º.

e o artigo 86º no seu número 2 diz o seguinte:

2- os sistemas de avaliação específicos não abrangidos pelo disposto no número ...mantêm-se em vigor até à sua revisão para adaptação ao disposto na presente lei, a qual deve ocorrer até 31 de Dezembro de 2008, sob pena de caducidade, sendo a sua aplicação sujeita às regras previstas no arigo 82º.

Sindicatos estão a proceder a essa adaptação. Até à aprovação de novo diploma específico vigora o disposto no decreto lei da actual carreira de enfermagem supra citado.

Qualquer tentativa de aplicar o SIADAP aos enfermeiros é ilegal e sem efeitos.

Além disso os enfermeiros só poderão ser avaliados por enfermeiros e não por qualquer outro grupo profissional ou gestor de recursos humanos e afins. Tal avaliação a ser feita nestes moldes é ilegal e NULA.
 
ONDE ESTÃO OS RESULTADOS DAS NEGOCIAÇOES?


ONDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


CARREIRA OU PARALIZAÇÃO, JÁ!!!
 
Mais um adiamento... 9 de Julho... era marcar greve até lá para os forçar a decidir... estão a empurrar a decisão sobre a nossa carreira para não fazerem nada. Não sei o que tanto esperam os sindicatos? Depois dessa reunião são as férias, as eleições e aí para os enfermeiros nada!
 
"Bom, e a carreira, outra vez a mesma coisa? Então custa assim tanto que os nossos representantes sindicais divulguem alguma informação? Ás vezes conseguem irritar-me!!! Há Guerra??? Ou tréguas??? Soldados desorientados são uma desgraça para os Generais..." Hó C2 a reunião foi remarcada para dia 9/07 andam a gozar connosco. A enfermagem em declínio completo a maioria das profissões têm a carreira aprovada. Nós é uma tristeza......Melhores novidades não há antes houvesse.Lá para o ano..........quando a enfermagem estiver no fundo do poço.
 
FOI ADIADA A REUNIÃO?
 
Sim, para dia 9...
 
Olha aqui tens o teu fumo C2 mas ñ me parece que seja branco...

Mais uma vez carreira adiada... quem tudo quer...
 
Senhores, tive uma pausa a tava cá a ver o vosso blog, entretanto fiquei mais do que triste ao ver o que a enfermagem está a fazer!.
Deixo cá um pequeno testemunho ocorrido no seio de minha familia. Recentemente fui obrigado a recorrer a emergência pré-hospitalar, e por seguente o hospitalar, tal o fiz contactando o 112, doutro lado uma voz (voz essa que nunca vai sair de minha mente (EMERGENCIA MEDICA EM QUE POSSO AJUDAR) expliquei a situação, passado algum tempo chega em minha residência dois elementos, não sabia eu o que erám, pois até tratei por Dr. um deles corrigiu me a dizer não somos médicos e sim TAE, esplicando me o que significava, ao qual posso dizer "Anjos". perguntaram então o que se passava, expliquei... foram de tal forma amaveis e carinhosos e ao ve- los a atender meu familiar as lagrimas me caiam a face, e com um sorriso um dos elementos disse não te preocupe tudo vai ficar bem, fizeram o que tinham que fazer,o que mantinha contacto comigo disse me: "aqui não posso mais fazer nada" temos que pedir auxilio ao um médico disse me então VMER, não percebo nada deste assunto apenas observava o modo carinhoso e humano que estes dosi elementos contornavam a situação..., depois de tudo meu familiar foi transportado a unidade hospitalar... Meu Deus meu pesadelo começou em primeiro um senhor entitulado enfermeiro com uma façe rude e agressiva aborda me, (arrogancia em sobre saltos)... mais tarde dão me a noiticia que meu familiar vinha a falecer.. situação talvez já esperada, devido o cancro, e o ultimo sorriso que presenciei nesta situação foi quando ainda estava com os dois elementos enviado pelo 112, pois aminizaram a dor e o desespero de uma doença implacavel... em vez que na unidade hospitalar foi tão mal tratada pelos os Srs que se intitulam enfermeiros... de que nada fizeram a não ser serem arrogantes e acharem se Deus do mundo, para que?? pergunto eu! pois a vida humana não se trata só no corpo e sim a Alma. pergunto me eu agora se é para um beneficio para que tanta descusão uma fez que os Sr. enfermeiros pelo que li estão preocupados apens com a posição que ocupa ou deixa de ocupar, senhores evoluam... Se Florence Nightingale, esteve a ver isto lá onde está estária triste, ou será que os senhores enfermeiros já nem sabe quem foi está senhora...
Bem Haja todos seja um paramédico, um enfermeiro, ou até mesmo um leigo....
 
Ao anónimo das 2.24:

pois, lamento que tenha passado por tal situação... também o meu pai teve que passar pelas urgências há coisa de 3 semanas, e também foi atendido por um colega, rude, agressivo, nas tintas para o que o meu pai pedia ou dizia.

mas esse é quase o retrato generalizado da Enfermagem portuguesa hoje em dia. Os colegas estão estafados, estão rotos de tanta injustiça e tanto desdém, pela sociedade e governo. Já não vêm prazer na profissão que têm.

Dá para aferir isso, pela fraquíssima adesão à petição que já circula há mais que duas semanas, ainda só angariando nem 9000 votos. Uma vergonha.
 
Os sindicatos estao mudos! Os problemas vêm de tantos lados que eles nem sabem o que fazer!
 
Vêm de todos os lados!!!!

Isso é para rir.

Voçes é que abrem guerras com todos, até entre vós.

E já agora, li a proposta, não sou médico nem TAE ou Enf., trabalho na area da saude, e pelo que li e falei com colegas meus, eles estão sempre sob protocolos médicos, onde é que entra aqui a enfermagem!!!!

Ou a administração de medicação é só um acto de enfermagem, criação de acessos é só de enfermagem, e outros... acordem, eles o que fizeram foi demais, foi colocar-se ao lado de quem pode mandar fazer tudo, os Médicos, e mais nada.

Só se fossem fazer a limpeza de doentes e afins, ai sim entravam nas vossas competencias, trabalhar dentro de unidades de saude, hospitais etc.., eles fazem cá fora.

Nem 10000 assinaturas conseguem arranjar em tempo record, vergonha a vossa. Nem voçes proprios acreditam na vossa profissão.

E já agora, utilizar a desculpa de andarem cansados e descontentes com tudo para maltratar os doentes como disse aqui alguem, mostra na realidade, quem estamos a falar, pessoas que apenas tentam alcaçar o seu objectivo passando por cima de todos.
 
esses tae, não sabem nada, e depois qiando tentam mandar umas para o ar, mas não se lembram da profissao das pessoas que la estão.... e depois é que sao elas.... não têm qualificações para isso, tal como não têm para dar aulas... cada um no seu lugar...
 
Sr. peixe, acridito que deve ter sentido algum recentimento, e uma vez que teve o mesmo sentimento que o meu, acreditamos e sei que em teu coração vai a mesma pergunta e tantas respostas por se esclarecer, mais uma vez friso, todo o profissional de saúde tem o seu lugar, seja ele no pré ou intra-hospitalar, se os "paramédico", tiverem que evoluir acredito que o inem fará uma seleção e uma formação especifica para tal, alias é uma instituiçãop e tal como os maus deveram ser escluidos ou ao menos se tentará lapida los, tal como o enfermeiro é importante na unidade hospitalar, o paramédico de certeza será importante na rua, e porque não trabalharem todos de mãos dadas por uma só causa!! por que não, unir os profissionais de saúde, ou será que os Srs enfermeiros acham que só eles são importantes?? ou será que mesmo num hospital ele não nescessita do apoio dos Técnicos de ação médica, ou da Senhora da limpeza, ou dos administrativos, enfim se for enumerar são muitos que fazem um parte, já ouvi tanto dizer na cadeia de sobrevivencia, e pelo que percebo o elo mais fraco é fundamental para um pró-diagnosticocom susseço.
Mais uma vez acredito e sei que todos tem seu lugar...
 
O(a) anónimo(a) das 1:09 PM tem cá umas... "pérolas"!!!
Reparem:
"recentimento";
"escluidos";
"um pró-diagnosticocom susseço.".

Isto é o que dá o programa do PS "novas oportunidades", que pretendem ter sido um SUCESSO (perdão, susseço!!!).
Claro, fizeram o "secundário" e agora? Faz-se um curso qualquer. Que tal TEPH?
 
A proposta de carreira dos TEPH, só foi possível porque há uma brecha na profissão sobre a essência da mesma.O que é afinal o acto de Enfermagem? Não está definido, por isso é tão difícil o exercício em areias movediças. Agora são os TEPH, uma ameaça ao duplo emprego dos amiguinhos, qualquer dia são os Assistentes Operacionais a reivindicarem a legalização do que realmente executam, cuidados de higiene, conforto, posicionamentos e alimentação que os LICENCIADOS em enfermagem lhes deram de bandeja. A Enfermagem, profissão nobre, está doente e a Ordem pavoneia-se com os paradigmas do cuidar. Mas afinal quem cuida actualmente? É urgente parar com auditorias aos registos da classificação de Doentes e sim auditar as práticas nos intermamentos. A revisão da carreira deve ser precedida do debate e resolução destas questões , sob pena de não servir o fim a que se destina, o cliente em situação de saúde vulnerável.
 
Deus do OLimpo...

Ola a todos, com tristeza vejo alguns comentarios inuteis e futeis.

Fazesmos a nossa função, nos TAE´s e voces Enfermeiros.

Vendo o meu Ponto de Vista, eu avalio, estabelizo, e transporto.Isto e uma rotina que vai ser sempre assim.

Voces Enfermeiros, recebem o doente, tiram a roupa, dão lhe banho, mete um sorito, uma mascara de O2 e o belo do lencolito para a vitima não passar frio, tava me a esquecer, mete o monitor a trabalhar colocando os electrodos e como é obvio ligando o aparelho no botão ON, e depois perguntam ao Sr Doutor "Doutor o que se faz Agora".

Alias acabei de ter uma luz voces enfermeiros que fazem vmer, quando vão para os acidentes depende do medico da vmer, so fazem o que ele mandar, agora digo mais, o responsavel da segurança no local de acidente é exclusiva dos BOMBEIROS, isto quer dizer que voçes para entarem na zona, tem que pedir autorização.

Voçes enfermeiros Dependem sempre de alguem.

Nós TAE´s, Bombeiros,INEM ou CVP, dependemos de nos.

Por isso deixem nos em paz, façam o vosso trabalho.......


Deus do Olimpo
TAS/Bombeiro
 
Fiquei a saber que BOMBEIRO é igual a DEUS!!!
Não é assim, Deus do Olimpo?
É por estas e por outras que, de vez em quando, passas pelo Magalhães Lemos!!!

Só é pena que escrevas tão mal. Deve ser do programa das "novas oportunidades"!!!
 
Espaço e Formação...
Pelo que se lê na proposta de TEPH oq ue interessa é melhorar o socorro à população portuguesa por parte de quem faz socorro pré-hospitalar. Que se saiba, em Portugal, o socorro pré-hospitalar depende de três organismos (INEM, CVP e Bombeiros). Se alguém está contra a melhor assistência aos portugueses tem uma boa solução, EMIGRA!
Se alguma classe profissional que nunca efectuou serviço pré-hospitalar (pelo menos até há 1 anos atrás) acha que o pode fazer só tem duas soluções:
a) saem das "paredes" e vêm para a rua, com formação adequada e respeitando o serviço dos outros;
b) juntam-se aos bombeiros voluntários ou à CVP(preferencialmente da área de residência) sem auferiram renumeração (a isto chama-se voluntariado).
Quanto à formação, caso não saibam, os TAE's são obrigados a ter o 12º ano, sendo que muitos, arrisco-me a dizer a maioria, são licenciados e alguns são enfermeiros... e se calhar, esses deviam de ser os primeiros a defender a carreira de TEPH quer jundo da Ordem dos Enfermeiros, quer junto dos enfermeiros (a título individual).
Nota: o que quero dizer comesta mensagem é: deixem de ser egocêntricos e defendam o interesse de quem precisa do socorro, pois, se andam distraídos, é isso que o PRÉ-HOSPITALAR faz!
 
OH DEUS DO OLIMPO, PARVALHÃO:

PRIMEIRO VÁ APRENDER A ESCREVER EM BOM PORTUGUÊS POIS, PARA MIM, PELA MANEIRA QUE ESCREVE MOSTRA O TIPO DE GENTE QUE DEVE SER;

SEGUNDO, NÓS NÃO DEPENDEMOS DE SEJA QUEM FOR PARA FAZER O QUE QUER QUE SEJA, SOMOS AUTÓNOMOS. ISSO DE TERMOS QUE PEDIR AO MÉDICO OU SEI LÁ QUEM MAIS PARA NOS DIZER O QUE FAZER É UM MITO IDIOTA.

JÁ OUVIU FALAR EM INTER-DEPENDÊNCIA? EM COMPLEMENTARIDADE?

É MELHOR CONTINUAR COM AS AULAS NOCTURNAS DO 10º ANO A VER SE APRENDE ESTAS PALAVRAS...
ABRAÇO OFENDIDO
 
Ó PEIXE, tu tens "guelras"!!!

A minha admiração:

Parabéns,
Jorge Dinis
 
Deus do Olimpo....

Se ficaram ofendidos peço imensa desculpa, pelas palavras que disse, mas temos pena !!!!!!!!!!

Agora é lamentável, é vocês continuarem a pensar que são os donos da Medicina.

De uma coisa e certa eu faço com orgulho o meu trabalho “SOCORRER, enquanto vocês nem para pegar numa arrastadeira servem.

Vocês são o BOBI e o TARECO dos Médicos.

Por incrível que pareça, ouvir de um Medico isto “quem Salvou a sua Filha foram os Bombeiros” não interessa se são TAS, TAT, dos bombeiros ou da CVP ou TAE´s do INEM, encho me de orgulho por isto.

Volto a repetir cada macaco no seu galho, e tu caro Peixe, saíste do aquário ou foste também a procura do NEMO é verdade, foste ao dicionário ver INTER-DEPENDÊNCIA EM COMPLEMENTARIDADE.

Caro Xico coitado de ti és diferente do Peixe, deves ser daqueles que precisas de ser empurrado, mas olha se te aleijares, chama os teus amigos enfermeiros, não ligues 112 nem 117.

Enquanto ao Mito Idiota, de certeza que tu não fazes o que tu queres se não levas nas orelhas, porque tu não estas nos E.U.A tas nas terras Portugal.

Deus do Olimpo
TAS/Bombeiro
 
Ao energúmeno do costume,

já lhe disse, se quer fazer coisas de enfermeiros, fosse mais inteligente e tivesse notas para ingressar em Enfermagem.
E sim, nós podemos agir sem ordem de ninguém meu caro; Se uma pessoa estiver quase a morrer, então eu, como NÃO SOU BOMBEIRO e sou formado ( 4 anos de curso + 2 de especialidade + outros 5 em pós-graduações) sei bem o que fazer e não preciso do médico.

Agora, em tudo deve sempre existir uma ordem, uma correcta conduta. Ninguém deve fazer as coisas a solo ou porque lhe dá na maior gana.

Os médicos servem para diagnosticar e prescrever medicação pois é para isso que estão preparados; os Enfermeiros administram, diagnosticam, etc.; os bombeiros transportam doentes e apagam fogos, NÃO AVALIAM E ESTABILIZAM, podem sim e devem agir para o socorro do vitimado caso não haja ninguém mais competente para o fazer e coordenar a assistência.

Você é um sonhador! mas então combinamos assim: quando esta carreira para-médica for aprovada, passe por cá para que o cumprimente!

resta é saber se o seu 9º ano incompleto lhe chega para ingressar nesse curso, mas isso é outra estória...

AGORA FAÇA O FAVOR DE IR MANDAR FARPAS PARA OUTRA FREGUESIA, JÁ TEMOS CHATICES QUE NOS CHEGUEM, E ERA O QUE FALTAVA VIR PARA AQUI OU OS FRUSTRADOS DOS transportadores de vítimasS OU OS BALCONEIROS ( atenção que não pretendo insultar, estou somente a recorrer às barbaridades que infelizmente foram sendo escritas por aí) para mandar bitaites.

JÁ AGORA, ENTÃO VOCE AVALIA O QUÊ? SE ESTÁ MUITO OU POUCO ATROPELADO?
VOCÊ ESTABILIZA COM O QUÊ COM UMA TALA OU COLAR CERVICAL?
SABE DE MEDICAÇÃO? SABE AVALIAR E DIAGNOSTICAR? SABE AGIR EM SAV? ... OK..
 
Deus Olimpo……

Caro Peixe Balão, desde já os meus sentimentos por não encontrar o NEMO, porque pelos vistos ainda continua desaparecido, porque não liga 112 ou 117.

Mas não é por causa do NEMO que estou a responder:

Para seu conhecimento a escolaridade que eu tenho é o 12 ano e garanto lhe que não foi pelo RVCC.

Sou Bombeiro á 18 anos tenho TAS, PHTLS, PEPP e um curso de SAV efectuado com enfermeiros no H. ST Cruz (Carnaxide), isto mostra que ainda você não pensava ir para a enfermagem, já eu era Bombeiro.

Agora outra tenho para lhe dizer, a formação dos TAS ou TAE, diferente de á 15 ou 20 anos atrás.

Garanto – lhe que faço a AVALIAÇÃO, ESTABILIZAÇAO, PASSAGEM DE DADOS PARA CENTRAL CODU e TRANSPORTE, para a Unidade Hospitalar.

Com os melhores Comprimentos
Deus Olimpo……
TAS/Bombeiro
 
Deus Olimpo….

Caro Peixe Balão, já encontrou o seu amigo NEMO? Espero que sim!!!!!!!

Acrescentando aquilo que te disse sobre a minha formação eu acrescento mais um que faltava o curso de DAE.

Mas Voltando ao assunto em questão, após ler este post todo que demorou 7 minutos, cheguei a conclusão que:

Vocês enfermeiros estão mais preocupados com a nossa carreira do que com a vossa.

Não se preocupem vocês tem a carreira já definida, que são os Eliminados de Medicina, e nós no FUTURO, Técnicos de Emergência Pré Hospitalar.

Não sou mais Inteligente ou Burro que os outros TAS, TAE`s

Peixe Balão sou casado com uma enfermeira do Hospital Amadora Sintra á 8 anos, nunca por nunca discuti com ela sobre o meu trabalho ou o trabalho dela, mas sim conversamos e debatemos Temas que nos fazem trabalhar Juntos.

Mas Fica descansado que ela não tem DUPLO no INEM.

Sabes Peixe Balão por Incrível que pareça ainda existem enfermeiros com grandes capacidade de trabalhar em equipe principalmente em trabalhar com os TAS ou TAE, e que não tem a mentalidade de muitos enfermeiros que vem para aqui escrever barbaridades neste Blog que é o Teu caso.

Um Abraço

Deus Olimpo………
 
Ò Olimpo, tens o 12º ano? Não parece. Escreves mal e os erros são tantos que até assusta. É melhor fazeres uma "reciclagem"!!!
Se o teu profissionalismo estiver em paridade com o teu "português", estamos feitos!!!
Mas, o que verdadeiramente assusta é o teu NARCISISMO.
 
Ja agora para todos a formação TAS ou TAE baseia-se na nomenclatura internacional A B C D E ou acham que os TAS tem a formação que um medico qualquer sonhou e se lembrou de aplicar...

Tenham calma e vamos ver as coisas como elas são há bons e maus profissionais em todo o lado.

E a carreira ja foi assinada e ñ tem nada a ver com o 9º ano ñ inventem e se repararem o estado dá 2 semanas de formação por trabalhador...
Qual é o corpo de bombeiros voluntários em portugal que tem a capacidade de dispensar funcionários para fazer 1500 horas de formação ou um voluntário que tem trabalho vai fazer como nas ferias lolol tinha de ser umas ferias bem grandes ñ...

So ira conseguir fazer isto quem quiser mesmo fazer isto logo vai haver muitos TAE que só andam cá pelo dinheiro que vão desistir logo ao inicio...

Ñ se preocupem que vai haver enquadramento para vocês e vai haver vagas pra todos...

Podem é ter que ser supervisionados pelos Técnicos de Emergência Medica que é este o nome que vai ficar e não o de TEPH.
 
este deus do olimpo...
meu deus...

só espero que nunca precise de si em nenhum acidente por que se você se vai meter a inventar para "estabelizar" como você diz... enfim... se ESTABILIZAR só se for alguma fractura porque em termos de parâmetros hemodinâmicos não o faz de certeza absoluta...
trabalho numa SIV e sei muito bem quando é que nós podemos fazer e decidir segundo os nossos conhecimentos.. e deixe-me que lhe diga que já trabalhei com algumas corporações de bombeiros em que o comando do desencarceramento me perguntou qual a técnica a utilizar para retirar aquela vitima... isso é da competência do enfermeiro? NÃO! felizmente também tenho conhecimentos de desencarceramento senão provavelmente ainda hoje lá estávamos para retirar a vítima! sinja-se lá ao seu grupo do bombeiral e continue a beber umas "mines" que é o que sabem fazer melhor...
 
Para o enfermeiro SIV das 11:59 se ñ sabe devia saber que tem de ser a equipa da ambulancia a decidir como quer que a vitima saia e de que maneira...

A tecnica de corte a aplicar ja é "rosario" dos bombeiros mas a saida da vitima é sempre da responsabilidade do TAS ou melhor era tua mas espelhas a bela palhaçada que foram os cursos SIV...

Num dos cursos de 30 aproveitaram-se 2... ta uma bela media ta para superlicenciados...

Essa parte do manual tu ñ viste estavas a dormir alias ja é hora de acordares que ainda deves estar a dormir, as siv que eu conheço andam a fazer pataletas tal e qual como o bombeiral e as sbv do inem e mais, ha algumas SIV que vão para as ocorrencias e pedem ajuda as SBV quando deveria ser ao contrario e isto é de fonte segura e eu estava no local e está mais que registado nos verbetes de ocorrencia...

ou seja são as SBV que apoiam as SIV...

O vosso projecto SIV está tão bem consolidado como dizem que ainda nem tem verbete oficial de avaliação... temos de andar com os das VMER...

Em termos legais aquilo ñ vale pra nada pk o que la diz no verbete é viatura medica de emergência e reanimação e ñ Ambulancia de suporte imediato de vida...

Conheço pelo menos um advogado que está mortinho para que lhe caia um caso do INEM/SIV nas mãos para os espremer ao maximo so por causa dos verbetes...

Como sabem toda a vitima tem de ser avaliada obrigatoriamente e como o verbete não é oficial, judicialmente ñ serve para nada, é uma ilegalidade estão a assinar por baixo de onde diz medico e a enganar os clientes como ele diz... a vender gato por lebre ou seja no papel diz viatura medica e depois ñ ha la medico nenhum...

Quando se quer dinheiro...
 
Deus Olimpo.....

Caros ANONIMOS CONTRA TAS/TAE´s

Com muita pena minha de não te poder socorrer!!!!

Mas garanto te que nos arredores de sintra e amadora existe o profissionalismo.

Anónimo por muito que digas das Mines, não é o meu hábito. Espero que tu um dia não tenhas um acidente ou outro tipo de situação em que não te consigas mobilizar, porque vão estar os Bombeiros para te socorrer.

Tu pelo vistos e que és o BURRO do BES.

DESCE EURIBOR, DESCE EURIBOR

Pelos Menos a nossa Profissão como Tecnicos de Emergencia Pré Hospitalar, vai andar para a frente, enquanto a vossa só anda para trás.

Cada vez mais gosto daquilo que faço, porque só de ver hoje no HSFX, um Medico a pedir ao Enfermeiro para por uma arrastadeira a um doente..........

Morri de Susto.......
Que desilusão........
É mesmo um facto veridico......

Enquanto isto acontecia o Auxiliar de Acção Medica estabilizava a Cervical de uma vitima de acidente de viação, para a substitução de um colar cervical.

Que porra esta......
Algo esta mal aqui......
Trocaram as funções.......


Bem é assim a vida.

Comprimentos a todos..
Bem Hajam

Deus Olimpo......
 
Diz (ou grunhe?) o Deus do Olimpo: "Cada vez mais gosto daquilo que faço, porque só de ver hoje no HSFX, um Medico a pedir ao Enfermeiro para por uma arrastadeira a um doente..........

Morri de Susto.......
Que desilusão........
É mesmo um facto veridico......

Enquanto isto acontecia o Auxiliar de Acção Medica estabilizava a Cervical de uma vitima de acidente de viação, para a substitução de um colar cervical."

Qual é o nome do Hospital Psiquiátrico?
Sim, esse onde está (ou necessita de estar) internado.
 
LOL, anda a enlouquecer este OLIMPO =D =D

sabe, só aceita ser rebaixado a limpa-cús quem deixar, e infelizmente e essa é a verdade, há muitos enfermeiros que estafados com a situação medonha da Enfermagem portuguesa que se vem arrastando há já muuuito tempo, desanimam, morrem na praia, já não há alento nem chama. O pior é constatar esse desânimo nos colegas mais novos.

Sim, acredito no trabalho em equipe, pois para andar a armar o cavaleiro solitário que tudo faz e tudo sabe, só dá azo a bronca.

Já agora: "estória" e "história" - vá lá ao google ver a diiferença antes de me tentar corrigir.

não tente comer do meu prato que já tem pouca comida e cheira e sabe a bolor ( o que é uma pena.., É A ENFERMAGEM QUE TEMOS ) Será que mudou com A REUNIÃO DE HOJE????
 
Deus Olimpo........

No que concerne a este assunto, penso que mais uma vez se está a agir de forma complicada, desprovida de bom senso, e de uma prepotência alarmante!!!!
Sim porque tirando as excepcções, e mal do mundo quando deixar de existir excepcções, o que tenho presenciado de há uns anos a esta parte, é uma contante atribuição de certificados de incompetencia que considero mesquinhos.

Meus senhores até que enfim, que se chegou há conclusão que a solução não passa só por aumentar os meios, mas sim aumentar acima de tudo a competência dos profissionais qualificando o seu potencial. mas será assim tão dificil para as pessoas acreditár na coexistência ???

Sem sombra de dúvidas que cada elemento tem de estar no seu lugar, por algum motivo uns são Médicos outros Enfermeiros e outros T.A., e articulação pluridisciplinar dos mesmos é muito importante, mas se for aumentado o nivel de resposta do T.A. nas suas competencias operacionais e de forma protoculada, só vamos obter melhores resultados em ganhos de vida, pois desta forma e sempre que seja nesseçário uma intervenção diferenciada potenciando ainda mais o nivel de cuidados prestados, como por exemplo na deslocação de uma VMER, é ao lado do Médico que sem duvida deve estar o Enfermeiro. isto vai potenciar uma disponibilidade das VMER em termos de resposta, diminuir deslocações das mesmas para uma grande maioria de situações, que passam a ser resolvidas de forma rápida e eficiente, pois não acredito mesmo, e falo como T.A.S. que se for criada a carreira de paramédico em Portugal, que esta seja feita de forma a que o padrão de exigência não seja elevado.

Eu muito sinceramente acho que esta decisão já vem tarde, e tambem acredito que é de união e do conjunto de saberes dos diferentes grupos especialistas em matéria de emergência, que grandes e benéficas mudanças podem ser conseguidas a todos os niveis, neste portugal em que o seu sistema de resposta em matéria de saúde está gravemente doente, que como antes já foi possivel todos nós aprendermos a coexistir.

porque o que está mal já todos sabemos, até trabalhamos nas diversas frentes de combate por assim dizer (lol), o que é nesseçário é existir a força e a humildade de aceitar que em todos os grupos especialistas existem fragilidades, e em conjunto percebermos o que é nesseçário sem atacar ninguem corrigir os erros e criar soluções que viabilizem toda a resposta e bom funcionamento, de todos os intervenientes no S.I.E.M.

Um abráço a todos
 
Olha, bastou perguntar ao Deus do Olimpo qual o Hospital Psiquiátrico que frequenta para, de imediato, ficar calmo, sereno e colaborante que nem um "cordeirinho"!!!

Benditos colegas da especialidade da Psiquiatria!!!
Um BEM HAJA pelo vosso extraordinário trabalho.
 
"Requiem" pelo Deus do Olimpo.

Paz à sua (na dúvida) ALMA!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!