terça-feira, julho 21, 2009

As pérolas do Séc. XXI!


"Escolas de Enfermagem contra ano de estágio. As Escolas de Enfermagem discordaram (...) da criação de um ano de estágio suplementar à actual licenciatura, segundo uma proposta socialista, porque consideram que a medida vai afastar candidatos, num dos países europeus com menos enfermeiros por habitante." link


Quando li este artigo preferi não acreditar que quase toda a idiotice do mundo se tinha juntado dentro da cabeça de dois senhores (Manuel Lopes, responsável pela Escola de Enfermagem integrada na Universidade de Évora e o vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP), Rui Teixeira). No mínimo deviam ter vergonha de vir a público defender ideias apáticas e desprovidas de inteligência, recorrendo a argumentos tão mentecaptos que se torna difícil acreditar que estes senhores não sofram de algum distúrbio cognitivo.

Analisando:

"(...) tanto Manuel Lopes como o responsável pelo CCISP consideraram que mais um ano de estágio é "perfeitamente excedentário (...)"

Portanto, duas personalidades - intimamente ligados ao mundo académico - consideram a formação como algo excedentário?? Imensos cursos têm etapas profissionalizantes ou estágios - Arquitectura, Medicina, Advocacia, etc... afinal de contas... tudo excedentário!?! Portugal é mesmo um país pequenino e a Enfermagem não tem futuro: quer apostar na qualidade da formação! Que mediocridade!

"(...) nós somos os primeiros a pedir que comecem a actuar rápido. Quanto mais rápido a Agência começar a distinguir as escolas que têm falta de qualidade das outras, melhor para todos os que se preocupam com essa qualidade (...)"

Isto tresanda a receio (bem sei de quê!), mas... qual é a desvantagem de ter a respectiva agência e, simultâneamente, um estágio de prática tutelada, onde o futuro Enfermeiro pode desenvolver o seu trabalho, aperfeiçoar a sua performance científica, técnica e humana e cultivar a identidade e maturidade profissional?
Mas... esperem lá... o que é que estes senhores têm a haver com isso? Este estágio terá lugar depois do curso terminado, ou seja, depois das Escolas já terem cumprido a sua missão! Por isso... qual a verdadeira preocupação?
Querem dobrar os objectivos de uma classe e uma melhoria da formação aos seus interesses mercantilistas!

"Manuel Lopes considerou que a medida vai provocar "uma baixa na procura destes cursos, o que levanta mais um problema num país onde a rácio de enfermeiros por habitantes já é das mais baixas da OCDE na Europa"

Ahhh... diga antes assim!! Seja sincero homem! Têm medo do desemprego, da perda de influência e financiamento! Pronto, pronto, é escusado fazer tão má figura, usando a argumentos ridículos! Ma olhe que é duplamente estúpido falar em rácios arábicos, quando o desemprego é galopante entre os Enfermeiros e, principalmente, quando a OCDE contabiliza Auxiliares de Enfermagem, adulterando e sobrestimando esses tais rácios que, obviamente, não são extrapoláveis para o nosso país (onde apenas são contabilizados os Enfermeiros licenciados)! Só se usa este retro-argumento quando dá jeito, não é Manuel Lopes e respectivo Sancho Pança?

"(...) esta medida pode significar também, obviamente, um controlo da Ordem dos Enfermeiros no acesso à profissão, mas nós não concordamos com isso (...)"

Qual é o problema de regular e controlar o exercício e a qualidade? Esses senhores não sabem também que a Ordem dos Enfermeiros não disponibilizou nenhum parecer positivo relativamente aos planos de estudo para a abertura dos cursos que desfloraram nos últimos anos (em particular os privados!)?

"Segundo este responsável, os cursos de enfermagem em Portugal têm cerca de 2000 horas de formação teórica e entre 2400 a 2700 horas de formação prática "em contexto de trabalho real, nos centros de saúde e centros hospitalares", pelo que com mais um ano de estágio os enfermeiros portugueses estarão ainda mais em desvantagem em relação aos de outros países europeus."

Este argumento estupidifica qualquer um! Quando Portugal é inferior aos congéneres europeus, é porque somos inferiores... isto e aquilo. Quando somos melhores, temos uma incompreensível vontade de nos nivelarmos por baixo.
Ó Manel, já todos o toparam! Já percebemos o seu ponto de vista! Não será vergonhoso defender este tipo de ideias (principalmente quando estamos falar de um responsável de uma Escola de Enfermagem?)?

"Todos os anos, são formados em Portugal cerca de 3700 enfermeiros."

Ora qui está uma boa garantia de um bom financiamento, à custa de jovens que ingressam num curso sem saída profissional, sem rumo ou projectos de futuro. Vendem a estes jovens a lenga-lenga dos rácios (banha da cobra), dizem que faltam Enfermeiros aqui e acolá, e com o dinheiro das propinas alimentam a barriguinha gordinha da família, amigos e inimigos, viajam, compram carros novos, etc, enquanto os Enfermeiros penam no desemprego ou exercem a 3 euros à hora numa clinicazeca sem futuro lá no bairro!
3700 alminhas rumo a desemprego, subemprego e condições de exercício humilhantes!
.

No Jornal Público li uma afirmação de um outro senhor (colega), que até tinha em boa consideração (Enf. José Amendoeira - Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Santarém):

"Em causa está a alteração introduzida pelo novo estatuto e que prevê que a Ordem dos Enfermeiros possa emitir pareceres vinculativos sobre "a criação e estrutura geral de novos cursos de Enfermagem". link

Portanto, para o meu caro José Amendoeira tudo está a correr muito bem como está. A abertura de escolas como cogumelos (segundo a vontade de cada um - o objectivo é sempre o mesmo: extorquir dinheiro aos alunos!!) em qualquer canto do país, é propiciadora da qualidade? Os Professores querem fazer parecer que sim!
Até podemos considerar que o Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP) não será, digamos, o modelo perfeito, mas é de certeza melhor do a actual conjuntura: nada! E para evitar as escolas-cogumelos, formações duvidosas ou locais de estágio sem os mínimos critérios, passamos agora a ter um instrumento de regulação: o MDP (que integra o famigerado Internato ou Estágio de Prática Tutelada)!


A Ordem dos Enfermeiros respondeu bem:

"Ordem dos Enfermeiros contra escolas. A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta Sousa, acusa as instituições de ensino de Enfermagem de "inadmissível intromissão" no processo de discussão do modelo de acesso à profissão. Em causa estão as críticas feitas pelas escolas de Enfermagem e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos à alteração do estatuto .
A Ordem defende que, depois de finalizar o curso, o aluno deve ser sujeito a um período de exercício profissional tutelado, antes de aceder à profissão, o que os alunos qualificam como 'estágio suplementar'. 'É de formação profissional que se trata', contesta a bastonária. O modelo deverá ser votado na próxima semana no Parlamento."
link

Comments:
A mentalidade de enfermagem:

Tenho uma colega que disse:
- PAGAM POUCO MAS NÃO TENHO DESPESAS....(ISTO A FALAR PELO QUE SE PAGA NOS PRIVADO)

Assim não vamos a lado nenhum...

F.B.

Nuno Eira olha-me este comentário.
 
E logo eu que até gostei de ouvir o Sr. Pres. Amendoeira na Assembleia da Escola no que se referia a este assunto, pois que defendia estar de acordo com o EPT SE este garantisse que ficássemos colocados nesse serviço entre outras coisas...fiquei triste ao ler isto.
:S
 
Lá está o medo de pºerder o belo do tacho!

AS ESCOLAS DE ENFERMAGEM CRESCERAM QUE NEM COGUMELOS! SACANAS DOS VENDILHÕES AO VEREM O SEU NEGÓCIO AMEAÇADO, SOLTAM DA BOCA ESTE TIPO DE BARBARIDADES!

ESTE PAÍS ESTÁ SATURADO DE ENFERMEIROS, FORMADOS A TOQUE DE PANDEIRETA E A TROCO DE (MUITOS) ALGUNS TOSTÕES.

CONCORDO COM O ANO DE INTERNATO, COM O ACESSO LIMITADO DE X ENFERMEIROS POR ANO, QUE OS ESPECIALISTAS SEJAM OS TUTORES DESTES JOVENS LICENCIADOS, E QUE AMBAS AS PARTES SEJAM REMUNERADAS. SEI QUE NO ANO DE INTERNATO, UM JOVEM LICENCIADO GANHARÁ CERCA DE 900 EUROS. E O TUTOR?? QUANTO GANHARÁ?

VÃO PARA O RAIO QUE OS PARTA, ESSES VENDILHÕES!
 
As declarações destes senhores dispensam qualquer comentário de tão absurdas que são. Até agora eram ambiciosos e só olhavam para o encher dos seus bolsos agora tornaram-se ridiculos. Por favor poupem os enfermeiros destes comentários... A nossa bastonária está de parabéns finalmente respondeu à letra a estes senhores. É pena que não o faça mais vezes em relação a outras quetões que assombram a enfermagem.
 
Dr Enf, não quer vir fazer tarde comigo? Assim dividiamos os 20 doentes que me iriam (e vão) calhar só a mim. Podia pelo menos levar e trazer do BO e fazer as preparações para amanhã, que eu ficava com os cinco acamados e os restantes 12.
Se não temos FALTA DE ENFERMEIROS NOS SERVIÇOS, o que é que temos?
Venha esse estágio que pelo menos ficam menos desempregados e os serviços mais compostos.

Diga-me como se faz para exigir mais enfermeiros a trabalhar (não me interessa se há muitos ou poucos licenciados). Diga-me se andar um enfermeiro a fazer domicílios de mala às costas, a fazer 30 domicílios numa manhã, se isso é prestar cuidados de enfermagem e se isso não é FALTA DE ENFERMEIROS NOS SERVIÇOS?

Quanto ao visado no seu post, é um excelente enfermeiro e excelente Professor. Não está sequer em posição de recear por um lugar que conquistou com mérito pessoal, profissional e académico. Talvez seja conhecedor de realidades que a si lhe escapam.

VV
 
E A CARREIRA DR ENFERMEIRO HÁ DESENVOLVIMENTOS OU RETROCESSOS..

F.B.
 
Quando os senhores das escolas estiverem doentes e precisarem de cuidados de enfermagem talvez percebam que a formação que andam a ministrar está doente!

As escolas estão podres e a classe dos velhos enfermeiros (os professores) e dos novos professores (que deixaram de ser enfermeiros!!) estão em contagem decrescente. Graças a Deus!!
 
Fui aluno da ESESJD Èvora e aluno do Prof Manuel Lopes... nunca pensei ler uma declaração como esta, vinda de uma pessoa como ele...

Que tristeza!

Bem que oiço dizer... quando lá chegam (ao poleiro) são todos iguais...

E quanto às negociações de hoje?! Rezo para que corram bem!

Um abraço
 
Qual estágio suplementar???Os alunos durante o curso fazem práticas académicas ou se quizerem estágios académicos. O estágio defendido pela ordem é um estágio profissional, que vai sem dúvida qualificar profissionalmente os novos enfermeiros, permitindo-lhes o aperfeiçoamento profissional assim como a maturidade, que é exigida neste tipo de profissão.

Não devemos esquecer que há outras profissões como médicos e técnicos de saúde superior, que durante o curso fazem estágios académicos ou práticas académicas e depois para terem acesso à profissão fazem um estágio profissional, e até agora ainda nimguem veio a público dizer que não são necessários. exemplio disso é o mestrado de medicina, em que o 6º e último anos é um estágio, e depois fazem durante 2 anos um estágio para o exercicio da profissão que é tutelado.

Claro, que este estágio até vem beneficiar os recem formados, pois assim vai ser sempre obrigatório abrir vagas para o mesmo, sendo remunerado....
 
Estes gajos,que não têm outro nome,nesta altura de maior desemprego de enfermeiros em Portugal, ainda têm a lata de se pronuncirem a favor da proliferação do desemprego dos Enfermeiros?
Já agora srs oportunistas, arranjem um emprego para um familiar meu, que acaba o Curso de Enfermagem em Julho.
 
votem BE votem na esquerda. são os unicos que falam a favor de enfermagem. foram os unicos a vir a publico defender o colega do são joão que escreveu ao presidenre da republica, foram os unicos que pediram explicações deste caso a ministra da saude, são os unicos que ademitem abertamente e sem rodeios pagarem-nos como licenciados. A manuela ferreira leite é tão boa como o tio socrates, na hora de nos pagar vai ser crise para aqui, crise para ali - qurem pagar para ver? Eu não.
Já pensaram que desde que temos de mocracia só alterna-mos entre Ps e PSD. OLHEM ONDE ESTAMOS. Há sempre quem diga que o be ou pcp se forem para o poder não vão fazer melhor, e realmente isso pode acontecer. Mas pensem ao be ou pcp ainda podemos dar o benificio da duvida pois nunca la estiveram, enquanto que ps e psd já la estiveram anos e anos e só fazem merd... Escolher entre ps e psd é como escolher ficar sem a perna direta ou a prna esquerda, isto é, ficamos sempre a perder, enquanto que com os outros ainda podemos dar o benificio da duvida. Parem de escolher entre merda e bosta , pois merda é merda o que muda é o cheiro.
 
sou enfermeira á 6 anos, na altura tinha muito trabalho, fui para os cuidados de saúde primarios por escolha minha, estou a vinculo precario desde essa altura mas a trabalhar no mesmo sitio, e em seis anos a precaridade é prato do dia e houve um aumento tão grande de enfermeiros que um curso com 100% de empregabilidade passou para quase 100% de desemprego graças ao aumento descontrolado de formação dos enfermeiros tanto nas escolas publicas como nas privadas que nasceram como cogumelos e algumas sem qualidade nenhuma, só para conservar tachos para os senhores doutores. acho muito bem a ordem controlar esta situação, até fico arrepiada quando vejo medias de entrada para as escolas de 10, este estágio profissional é importante pois torna o enfermeiro mais maduro e seguro, e aumenta a qualidade da prestação de cuidados, tal como controlar este crescimento exponencial de enfermeiros. as escolas que invistam nas especialidades e na qualidade da formação dos alunos de enfermagem;
 
E as negociações outra vez a mesma vergonha????????
 
Uma vergonha o que se passa na enfermagem.Colegas cada vez mais no desemprego, rácio enfermeiro doente cada vez menor, facilidades para fazer formações uma utopia, motivação para se ser enfermeiro cada vez com mais esforço, equiparação a licenciados uma miragem. O MDP tambem não sei se vai resolver alguma coisa, coloco as minhas dúvidas?. O problema é estrutural. A formatação que fazem aos alunos do curso base,nas pós licenciaturas e pós graduações é uma realidade ou aderes ao sistema ou és banido pelo mesmo. Falo por experiência própria. O pensar e agir livremente em enfermagem só no holismo.A formação cada vez mais vem do exterior(à escola) e não da escola deveriam era confrontar-se os diversos saberes pelos profs mas muitos deles não são capazes de conduzir o processo e nem sequer de produzir conhecimento. Custa-me dizer isto porque estou a falar da minha profissão mas é uma realidade. Estes senhores estão com medo de quê? se são bons profissionais os alunos reconhecelo-ão e terão sempre lugar em qualquer lado.
O MDP espero que não crie mais tachos, quem vai tutelar? quem escolhe os "Orientadores"? as instituições, ai os filhos e enteados a aparecerem. As vulgarmente especialidade como se irá fazer a equiparação?....Tenho muitas dúvidas se não estaremos a criar novos jobs for de boys.Deviamos era remar todos num só sentido para bem da classe e dos nossos futuros colegas. Todos nós, hoje, somos responsaveis por eventuais danos que fizermos na nossa profissão as gerações futuras irão cobrar isso.
A enfermagem é uma profissão mui nobre mas de pouco respeito por nós próprios e pela sociedade em geral, fruto da nossa incapacidade de afirmação e de termos pessoas em lugares de "destaque" que ainda vivem no tempo de obedecer cegamento sem questionar o porquê que tanto nos é "ensinado".
 
ademitem, a sério?
altera-mos,a sério?
benificio, a sério?

Bote no partido do "Nel"!
 
Acha que o BE ou o PCP podem algum dia chegar a ser governo? Tem aí a resposta ao "sim" da sua pergunta directa.

Acha que a classe dos enfermeiros está mais próxima dos "operários"(PCP) ou das “minorias” oprimidas que as "elites intelectuais"(BE) dizem representar? Ainda lhe acrescento, acha que algum dia a elite marxista-cultural (BE), que domina os media vai dar alguma importância aos enfermeiros? Podem dar umas palmadinhas de conveniência aos “coitadinhos dos enfermeiros”, mas a enfermagem não me parece ser uma “minoria” que lhes interesse.
 
"Escolher entre ps e psd é como escolher ficar sem a perna direta ou a prna esquerda, isto é, ficamos sempre a perder, enquanto que com os outros ainda podemos dar o benificio da duvida. Parem de escolher entre merda e bosta , pois merda é merda o que muda é o cheiro.
"

Em poucas linhas assim ficou definido o dilema eleitoral PS/PSD! Melhor não poderia ser explicado! Subscrevo inteiramente.
 
Esta posição coloca a descoberto quais são as reais preocupações dos Professores e Escolas de Enfermagem em relação à profissão: exploram-na de uma forma desabrida para dela obterem o alimento que lhes permite subsistir numa espécie de “resort” afastado da Enfermagem. Estes indivíduos, personificados na figura das Escolas de Enfermagem, na sua maioria, nunca se preocuparam muito com os Enfermeiros, os seus interesses ou os seus problemas: apenas vêm neles uma fonte de rendimento que não interessa esgotar.
Por isso basta! Se o MDP não passar, a atitude a tomar enquanto classe seria boicotar os “produtos” que as escolas de Enfermagem nos vendem, deixando de os “subscrever”: pós-graduações, especialidades, etc! A subsistir apenas com os cursos base muitas escolas teriam de fechar portas ou no mínimo reequacionar o seu quadro de docentes, com vista a um emagrecimento do mesmo. Forma eles que em parte provocaram o sesemprego na Enfermagem, talvez é chegada a hora de provarem do seu próprio remédio
 
VOTAR BE, PSD, PS....NA.........VOTO EM BRANCO, NÃO TENTEM ENGANAR OS ENFERMEIROS PARA ANGARIAR MAIS UNS DEPUTADOS, SE NINGUEM NOS OUVE, NÃO VOTAMOS EM NINGUEM...

VOTO EM BRANCO.
 
VOTAR BE, PSD, PS....NA.........VOTO EM BRANCO, NÃO TENTEM ENGANAR OS ENFERMEIROS PARA ANGARIAR MAIS UNS DEPUTADOS, SE NINGUEM NOS OUVE, NÃO VOTAMOS EM NINGUEM...

VOTO EM BRANCO.
 
Meus caros colegas
Há efectivamente desemprego para os novos enfermeiros, mas parece-me que o papel dos sindicatos não deve passar por se meter nesta guerra, pois o papel dos sindicatos deveria ser lutar por salários JUSTOS.
Quanto à Ordem, deveria antes de mais lutar pela dignidade desta profissão que se encontra nas ruas da amargura.
Trabalho num serviço onde todos os meus colegas acumulam. Sabem porquê? Porque são mal pagos.Não é pelo prazer de trabalhar 12 ou 18 horas por dia.
 
Por causa da Banha da Cobra que estes "gajos" tem vendido ao longo destes últimos anos é que a Enfermagem chegou a esta situação.

É URGENTE DESMASCARAR OS SANGUESSUGAS DA ENFERMAGEM
 
O jornal da noite da sic acabou de passar uma reportagem sobre petições que foram entregues na assembleia da republica e que vão ser todas discutidas na totalidade amanhã no parlamento. Mas mais uma vez a nossa foi descriminada pois não foi referenciada apesar de ser uma das que apresenta mais signatários. Mais uma os enfermeiros são discriminados. Não podemos fazer queixa a nenhuma entidade?
 
F.B: TU ÉS RATO!!!!

AS ESCOLAS QUE FAÇAM PELA VIDA!

E A CARREIRA? SAI OU...

N.E.
 
Mas é que é só em Novembro!!!

Há dúvidas?...

E com outro governo!...

E sem alguns destes sindicatos!

Aposto a um murro nas trombas.

F.B. que achas?

N.E.
 
AHAHAHAHAAH qualquer dia só falta pedirem doutoramento para ser enfermeiro ... não sejam ridiculos senhores!
 
Resultados das negociações?
 
Não se admirem por o governo tentar explorar os enfermeiros; Afinal a enfermagem é uma classe que se auto-explora a si mesmo e estes senhores são o expoente máximo desse oportunismo
 
Sou recém-licenciada em enfermagem, terminei o curso este mês na Escola Sup. Enfermagem Porto. Considero que um ano de internato ou estágio profissional não nos traria desvantagens, muito pelo contrario. 4 anos de licenciatura dão-nos conhecimento teórico e prático, mas claro nunca o suficiente. Só a prática e a vivencia de experiências nos podem fazer procurar por mais e ir crescendo como pessoas e profissionais. No entanto, tenho algum receio de como irão gerir realmente a regulamentação do futuro internato. Não acredito que a nossa remuneração passe pelos 900euros e a minha grande dúvida é, e peço desculpa se talvez seja ignorancia, o facto de colocarem futuros enfermeiros a realizar esse internato e tendo em conta que todos os anos serão sempre bastantes alunos a ocupar as vagas de acesso ao estagio profissional...então depois onde cabem os enfermeiros realmente? No fundo, todos os anos entrarão "novas fornadas" que colmatarão o défice nos racios dos serviços. Na minha opinião, a qualidade dos cuidados de saúde passaria por curriculos adequados e iguais para todos - publicos ou privados, além, claro de uma redução do número de vagas de entrada em cada escola (que como é óbvio se trata de poder economico e portanto talvez se torne inviável). Devemos pensar que o nosso alvo primordial de cuidados é a Pessoa, e interesses tão redutores como poder, dinheiro, "tachos", deveriam ser reciclados. Estamos numa Era diferente, de suposta democracia e vontade do "povo". A enfermagem so chegará a Ser realmente, quando Todos o quisermos.
Peço desculpa por alguma incoerência e agradeço desde já esclarecimentos às minhas dúvidas.
 
Tantas noticias do maildito mdp, eu quero é ter uma carreira, agora em relação à saida dos futuros colegas eles que se manifestem, pois adesão deles não as manifs, petições, etc. Não é nenhuma, tenho oportunidade de estar em serviço com varios alunos oriundos de varias escolas, todos, mas todos, com uma inercia, um não saber estar que ate me impressiona.

Eles nem sabem nem querem saber da carreira, nem depois de informados e esclarecidos se mobilizam.

Por isso deixem sair as fornalhas que as escolas querem, chegará a uma altura que o curso ira fechar.

Estamos numa altura, em que so existe facilidades, novas oportunidades, alunos que não chumbam....

Este governo esta a criar uma geração com habilitações no papel, mas sem conhecimentos.

Falem da carreira, temos falado estes ultimos anos e iremos continuar nos proximos 4 anos.
 
Parabéns pela Petição.
Estava lá a assinatura da vossa bastonária?
E a do Doutor Enfermeiro?
Sindicalismo? Claro que sim. Mas não me venham com tretas: uns são do PCP, outros são do PSD, outro é da Madeira (“estilo” Alberto João Jardim?!?!)… Ali para Coimbra parece que há um que nem é do PSD nem do PCP…
Para quando um sindicato (um apenas!), mas que vos defenda a sério?

E quem entregou a petição?
Louvável o esforço em torno da causa… Mas interessante o modo como se “colam” à bastonária. E não me venham dizer que o que querem é unir a classe. TRETAS! A classe há muito que está desunida, e é justamente por isso que estão onde estão. Não confundir abnegação com oportunismo.

Há falta de enfermeiros em Portugal?
VERDADE.
Mas pergunto: onde está a vossa bastonária a tentar mostrar ao país que enquanto o Cristiano ganha 25€ num minuto, há doentes que morrem lentamente (por exemplo nas camas dos hospitais) por falta de assistência devida?
Mais: se é tão importante que se formem mais enfermeiros, porquê permitir que continuem a emigrar em larga escala? INCOMPETÊNCIA?

É delicioso ouvir alguns chorões: “ai e tal”, é que o Sr. Professor fulano tal da Universidade de Évora proferiu palavras que não se coadunam com aquilo que é o seu perfil e o seu percurso de vida... Não sejam parvos. Conhecem aquela história do cigano que ajudou a velhinha a subir para o autocarro (e ao mesmo tempo lhe roubava a carteira…). Palavras para quê?!?!

Ao Bloco de Esquerda interessa mais uma notícia em que um (a) homossexual seja vítima de discriminação do que o estado (lastimoso) da vossa profissão. O Ensino Superior é um dos grandes negócios em Portugal. Os pais fazem mil e um esforços para ter o “filhinho na universidade” (mesmo que no final ele vá para o desemprego)!

Toca a desanuviar:
http://pazodearcos.olx.pt/lara-a-enfermeira-casada-iid-8036265

Saudações,
Digníssimo Senhor Dr. Cirurgião da Naifa
 
"Anónimo disse...
AHAHAHAHAAH qualquer dia só falta pedirem doutoramento para ser enfermeiro ... não sejam ridiculos senhores!"


Não é preciso pedir doutoramento em enfermagem. Ele já existe.
 
FORA COM ESTES VENDILHÕES DA ENFERMAGEM!
 
È claro que os srs professores das escolas não querem que se lhes acabe a mama de sacar dinheiro aos enfermeiros e para assim verem justificados os 125 profs que por exemplo estão numa esola publica que para justificarem o seu tão elevado nº (compare-se com qualquer outra faculdade do país) tudo fazem para se manter mesmo que para isso tenham que por em causa todo um futuro da classe. Que tenham vergonha e vão trabalhar.
 
"Parabéns pela Petição.
Estava lá a assinatura da vossa bastonária?
E a do Doutor Enfermeiro?"


Obviamente que sim.
 
A nossa colega Sara disse:
"Sou recém-licenciada em enfermagem, terminei o curso este mês na Escola Sup. Enfermagem Porto. Considero que um ano de internato ou estágio profissional não nos traria desvantagens, muito pelo contrario.

Mas... depois afirma:

"4 anos de licenciatura dão-nos conhecimento teórico e prático, mas claro nunca o suficiente. Só a prática e a vivencia de experiências nos podem fazer procurar por mais e ir crescendo como pessoas e profissionais"

Afinal parece que traz vantagens...
 
Aprecio o seu blog pela informações actualizadas que vai disponibilizando. Quanto ao seu último post, permita-me dizer-lhe que lamento a forma pouco polida como se refere às pessoas em causa. É óbvio que pode discordar das suas ideias, mas está a descer o nível do blog ao afirmar que sofreriam de "algum distúrbio cognitivo". Conheço o Prof. Manuel Lopes, que foi meu professor na especialidade, e é justo reconhecer publicamente o seu excelente profissionalismo.
 
E caríssimos, posso-vos dizer que,
neste momento, nunca estive tão do lado dos enfermeiros como estou agora. Está na hora da luta, lutem pelo que é vosso...porque, na minha classe, é só ratos sedentos de poder e protagonismo...
Já que na nossa pouco ou nada há a fazer, pelo menos façam uma limpeza na vossa!!!



Saudações,
Digníssimo Senhor Dr. Cirurgião da Naifa
 
Claro que traz vantagens e penso que não o devemos negar...A esperiência nunca é demais. Embora continue a perguntar-me como irão empregar realmente enfermeiros se o internato seguir em frente nas actuais condições.
Em resposta a um anónimo, é verdade que a nossa geração pode representar alguma inércia, até porque nas escolas não nos estimulam minimamente na participação activa na nossa carreira.....veja-se por exemplo as greves, que nos "obrigam" a estar presentes em estágios, ou seminários nesses dias, impedindo-nos de chegar às ditas manifestações em que estamos em tão escasso número infelizmente.
Culpa nossa? talvez. E caro colega, a profissão e as suas mudanças são de todos....não diga que compete apenas aos alunos as manifestações ou qualquer outra atitude relativamente ao dito internato, só porque é a eles que incide directamente tal decisão.....
Gostaria mesmo que me dessem o vosso ponto de vista acerca do que disse anteriormente....ou talvez faça pensar demais.

Obrigada.
 
Drº Enfermeiro parece não ter percebido o que a sara disse. "considero ....não nos traria desvantagens" ela acha que é vantajoso. Ai a sua análise duvidosa!..
 
Então e as negoçiaçoes outra vez uma

VERGONHA ?...

Ouvi dizer que parece que ainda vamos ficar pior...

HOUVE RETROCESSOS.
 
Estou farto quero saber da como correram as negoçiações alguem diz alguma coisa ????????????????
 
No site do sep dizia:

"Negociações continuam a 21 de JULHO"

Colegas com muita pena minha venho-vos informar que não houve negociações, ficaram canceladas até a tomada de posse do novo governo e para bem nosso espero que não seja votado nada amanha na assembleia da republica senão vai ser o caos na enfermagem.
 
O desespero é total! Não é OE e SEP?

Vale tudo! Até "mentir" (perdão: "falar" verdade)!

A Carreira de Enfermagem será um LOGRO para a MAIORIA (sim, MAIORIA) dos Enfermeiros. Será um retrocesso inqualificável!!!
 
E a carreira?
Não vou votar no Ps á espera da aprovação da proposta com este governo no segundo mandato da carreira de enfermagem!
 
N.E.

Mas alguem tem duvidas?

Penso que já toda a classe está mentalizada, os que ainda tem esperança vão ter uma desilusão...

Quanto á aposta se for para dar nas trombas de alguns sindicalistas (esses dos tachos),eu ajudo....

F.B.
 
Hão de levar sempre a agua ao seu moinho, quando não for possível convencer os jovens que há falta de Enfermeiros, irão com certeza convencer os profissionais a fazer uns complementos, pós-graduações, especialidades...
Confesso que tenho alguma admiração por esta "espécie" que parasita os Enfermeiros e consegue sobreviver com facilidade nos climas mais agrestes!
 
NÃO HÁ NOVIDADES DA RONDA NEGOCIAL? FOI APROVADO O MDP OU NÃO?

DIA 24 SEMPRE HÁ MAIS UMA RONDA PARA A CARREIRA DE ENFERMAGEM?
SERÁ DESTA QUE NOS VÃO FINALMENET PAGAR SALÁRIOS DE LICENCIADOS??
 
NÃO HÁ NOVIDADES DA RONDA NEGOCIAL? FOI APROVADO O MDP OU NÃO?

DIA 24 SEMPRE HÁ MAIS UMA RONDA PARA A CARREIRA DE ENFERMAGEM?
SERÁ DESTA QUE NOS VÃO FINALMENET PAGAR SALÁRIOS DE LICENCIADOS??
 
Hoje, pelo que me é dado a ler em alguns dos posts do "Doutor Enfermeiro" fico com a percepção - talvez errada - de que o melhor caminho possível e será o de utilizar a hostilização como um instrumento que permita mover rapidamente as "consciências sociais e profissionais". Aliás, aqui bem patenteado em algumas das respostas a que todos podemos aceder. É um caminho possível. São opções.
Gostaria de começar por afirmar, e só para quem tiver tempo de ler estas frases, que não sou uma das pessoas que considera que o trabalho das escolas superiores de saúde prima pela excelência em todos os vectores sob a sua influência. Seria utópico, não seria verdade e não penso assim. Muitas das escolas superiores são detentoras de ineficiências importantes e algumas delas graves que colocam em causa a qualidade do ensino ministrado e muitos dos seus professores estão longe dos níveis de competência que deveriam ser exigidos e não são. Mas neste ponto o problema é organizativo, político e estrutural e, como se sabe, não é de fácil resolução. Mas o facto é que o problema existe e tudo deverá ser feito que possa permitir cessar muitas destas ineficiências.
Mas isso não invalida que também pense que, a exemplo das Escolas Superiores de Enfermagem, todos os outros sectores da nossa profissão carecem em muitas vertentes de iguais bons exemplos.
Assim este aparente e sub-reptício apelo à hostilidade contra as Escolas Superiores e principalmente contra alguns dos seus docentes por uma tomada de posição pública que é lícita - concorde-se ou não com ela -, quando por exemplo facilmente se apelidam de "idiotas" alguns deles, mesmo que estejamos a falar de pessoas respeitáveis e com evidentes provas científicas dadas no mundo académico e no mundo profissional - e aqui não estamos só a falar do ensino da Enfermagem - é no mínimo caricato e não sei se augura algo de bom para a mesma profissão que tanto se procura defender. Não é definitivamente bom sinal!
Resta por isso saber se todos os argumentos serão válidos.
Sou um dos poucos que não se revê no entusiasmo aqui claramente defendido pela grande maioria o MDP de que tanto se fala e pelo “Doutor Enfermeiro”.
Confesso que, contra quase todos, não vejo no MDP solução para o problema da nossa profissão. E as razões são algumas e não cabe aqui expressar com maior precisão os vários elementos em dúvida. Apenas uma ou duas ideias:
Em primeiro lugar pelas razões básicas instrumentais: sabemos que a Ordem irá tutelar, mas não sabemos quem na Ordem o irá fazer, em que condições, sobre que critérios - de selecção, número de alunos, docentes e aqui níveis formativos, quais as competências necessárias e atribuídas, diferentes estruturas institucionais e sua preparação, etc., etc. E os futuros licenciados que não entrarem neste leque de seleccionados para o MDP? Serão um problema para quem? Para os Governos? Para a Ordem dos Enfermeiros? Para as Escolas Superiores de Saúde? Para ninguém e eles que façam pelas vida mesmo que tenham terminado uma Licenciatura? Não é problema de ninguém?
De todo, não simpatizo com o argumento que mais vale termos o MDP, mesmo que com ineficiências, do que não termos nada. Tenho razoáveis dúvidas sobre este ponto e a minha experiência profissional e académica faz-me levantar sérias reservas neste ponto.
Por outro lado, e pelo que tenho tido oportunidade de analisar e verificar "in loco" nos últimos 6 anos, os resultados da intervenção desta Bastonária ao longo dos seus mandatos e de grande parte dos seus responsáveis não me deixam particularmente seguro quando finalmente intervêm na profissão, estejamos perante um novo diploma como o MDP ou de outro diploma qualquer. Mas é só uma opinião e vale o que vale. Avalie-se por exemplo o estado da profissão de enfermagem na actualidade - muito referenciado neste blog ao longo dos anos - e questione-se quem serão os efectivos responsáveis.
(continua)
 
(continuação)
A exemplo de outros colegas, fui um dos que publicamente dei a conhecer o que pensava sobre a abertura desenfreada de escolas superiores de saúde e lembro-me bem de me manifestar com franco desagrado junto de vários elementos da Ordem nessa altura - muitos deles ainda em funções na actual equipa, uma das quais a Bastonária. O que foi feito junto do Ministério de Ensino Superior nessa altura que procurasse inverter esta situação? Absolutamente nada! Como todos sabem.
Passados alguns anos, e depois de permitirem aos vários governos e políticos que esta situação chegasse onde chegou, verificamos a chamada "inversão do ónus da prova" isto é, os "bad boys" passaram a ser as "malditas" escolas que nos formaram a todos, e numa razoável maioria muito bem, e particularmente um ataque cerrado, injusto e desproporcionado aos seus docentes. Quando uma sociedade e, neste caso, uma profissão, hostilizam ostensivamente os seus professores muito haverá para reflectir sobre esta mesma sociedade.
Por fim, deixo também algumas dúvidas sobre a qualidade de muitos dos que dizem que trabalham na prestação de cuidados de enfermagem dentro das organizações de saúde já que todos os professores são uns "preguiçosos" e nada têm feito pela profissão. Será que todos têm também feito bem o seu trabalho? Será que não serão também em consciência responsáveis pela actual situação? Terão nos últimos anos todos os directores de enfermagem exercido bem a sua profissão e as suas competências sem que se possam apontar graves erros? E os chefes de serviço? E os enfermeiros em geral? Será que todos desempenham as suas funções ao mais elevado nível científico e profissional colocando a profissão em primeiro lugar? Já olharam para o vosso lado mais próximo? Só vêem bons exemplos? Penso que também nesta área facilmente encontramos muitos enfermeiros e enfermeiros "idiotas" e "incompetentes" como aqui facilmente se apelidam algumas pessoas.
Falam em unir os elementos da profissão. Não posso estar mais de acordo. Estará no entanto alguém convencido que existirá uma profissão que a todos dignifique sem escolas superiores de saúde de qualidade e sem os seus professores? A questão é a qualidade? Se de facto a questão levantada é a qualidade das escolas e dos seus docentes então deverão todos contribuir com a mesma força para um maior número de intervenções que possam permitir aumentar a qualidade das mesmas e não para o seu oposto, isto é, a sua degradação e de quem lá trabalha.
Haverá alguma outra profissão no mundo, considerada digna, que critique tão severamente os seus docentes e as suas escolas de uma forma em geral? Será este o melhor caminho para o futuro da profissão de enfermagem?
Estou absolutamente convicto que não é certamente através do rancor, da incompreensão e inveja de algumas pessoas muitas vezes aqui claramente demonstrada sobre as diferentes formas de opinião, da forte hostilização sobre alguns dos seus elementos que justifique "per si" a utilização de todos os argumentos que possam permitir "arrastar as necessárias massas sociais". Uma coisa para mim é certa: não é este o caminho.
Tenho consciência que muitos criticarão o que aqui escrevi. Nem poderia ser de outra forma num país que se diz ser democrático. Aguardarei serenamente os futuros acontecimentos, ficando expresso com sinceridade que a minha expectativa real é a esperança de que a maioria que aqui opina tenha razão. Até lá, vamos trabalhando.
 
MDP aprovado na especialidade.
 
A culpa deste estado de coisas é somente das escolas e do governo. Estes são os nossos grandes inimigos e è contra eles que temos que lutar.Temos que unir esforços como fizémos no caso da petição.É fundamental mostrar ao governo que empunhamos uma campanha não a favor de qualquer partido mas sim contra o PS. NÃO VOTEM PS.
 
??????????????????????????????????????????????????????????????????????NOTICIAS DA CARREIRA??????????????????????????????????????????????????????????????
 
CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;CARREIRA;
 
"Drº Enfermeiro parece não ter percebido o que a sara disse. "considero ....não nos traria desvantagens" ela acha que é vantajoso. Ai a sua análise duvidosa!.."


Dou a mão à palmatório. Por vezes, infelizmente, devido ao elevado volume, tenho de ler os comentários na "diagonal". Li mal. As minhas desculpas à colega Sara.
 
" É óbvio que pode discordar das suas ideias, mas está a descer o nível do blog ao afirmar que sofreriam de "algum distúrbio cognitivo". Conheço o Prof. Manuel Lopes, que foi meu professor na especialidade, e é justo reconhecer publicamente o seu excelente profissionalismo."

Em também o tinha em relativa consideração, assim como o Prof. José Amendoeira. Mas, após ler os seus argumentos, parece-me que esse profissionalismo se esgota quando alguém quer manter a anarquia formativa no seio de uma classe.
Cumprimentos ao colega Mário Teixeira.
 
Acabei de ler que foi adiada a negociação..

ISTO É VERDADE?

NÃO HÁ QUEM AGUENTE, ESTOU FARTO DESTA M....
 
E a CARREIRA adando pra frente ou de marcha a trás como de costume?
 
Neste blogue às vezes vemos disparates do tamanho do mundo…
Só porque alguém tinha em muito boa consideração uma determinada pessoa, já lhe devemos desculpar todas as falhas? Tenham paciência! Não se trata aqui de colocar a pessoa “A” na guilhotina. É apenas discordar do ponto de vista de alguém que nitidamente está a defender o seu “lugarzinho”.
E esse é o problema. Não podemos sobrepor os interesses individuais, ou os interesses da nossa “quinta”, àquilo que são os interesses de uma classe profissional, e no limite, os interesses de 10 milhões de cidadãos que têm direito a cuidados de saúde condignos.

Se a culpa é de todos os enfermeiros? Óbvio que sim!
A inércia da Bastonária. E de todos que a elegeram.
A fraqueza dos Sindicatos.
A covardia dos chefes e directores.
O distanciamento dos docentes relativamente à prática.
Alguma falta de brio profissional da parte que quem diariamente presta cuidados.
Alunos que não querem (ou não podem) ajudar nestas lutas.
Recém formados que aceitam propostas de trabalho vergonhosas…

Mas digam-me: quem é que no meio de tudo isto tem mais “voz” perante a sociedade? Será quem está na base da pirâmide (isoladamente) ou todos juntos, devidamente liderados, por exemplo, pela bastonária e pelos representantes das Escolas?

Enquanto uns tentam arranjar saída para este abismo em que nos encontramos, há colegas nossos que, com o curso há 1 ano, já “orientam” alunos em estágio, nalguns casos, em serviços onde nem sequer exercem funções…
 
Gosto de visitar este blogue. Há personagens bastante interessantes. Tenho um fraquinho pelo Nel.
O Naifas também não é mau.
Neste post há 2 comentários dele... Mas o algodão não engana. Ali atrás, dizia alguém que ele andava a ser imitado. Ups!
Vá lá pessoal, deixem o homem (ou mulher) em paz? Penso que é saudável esta troca de mimos.
Abraços (Leonor; Mirandela)
 
Ouvi uma conversa entre colegas nossos que diziam: “para quando é a greve?”
Isto ilustra o desnorte que nos marca actualmente.
Claro que os médicos não são unidos. Duvido que alguma classe o seja. Políticos? Jogadores de Futebol? O que conta hoje em dia são os euros. Quantos mais melhor.
No dia em que os médicos se virem entalados como os enfermeiros, o processo será idêntico.
Penso que quando fazemos greve e há imensas “Quimondas” a encerrar, a imagem que estamos a fazer passar, é a de que, afinal, somos uns grandes egoístas. Propagar o lema “não vote PS” pode gerar um efeito contrário por parte do cidadão comum, do tipo “os enfermeiros querem é o deles no final do mês, por isso vamos nós votar PS”.
Só há um caminho: pormo-nos ao lado dos utentes, esquecendo aumentos, mas exigindo respeito pela classe. Mas para isso teremos de denunciar muita “lambe botice” que tresanda por aí. Duvido que haja frutos de “Solanum lycopersicum” para tal. Fico à espera.
 
Lembrem-se colegas: lutar pela carreira é inteiramente legítimo. Mas não podemos olhar em demasia para o nosso umbigo. Coloquemos no topo das nossas prioridades o doente e o seu bem estar. Caso contrário, ninguém nos vai dar ouvidos...
Gostei de saber que queriam contratar o “Navais” de Lisboa. Porém, os 5 mil € que tinham em mente gastar, podem ser muito pouco...

Aqui ficam outras sugestões:
Rogério Alves
José Miguel Júdice
João Nabais
Cruz Vilaça
 
O interessante do meio de tudo isto, é que o PS prepara-se para vencer as eleições (tal como a nossa bastonária venceu). Será que somos masoquistas e aquela expressão “Curral de Moinas” se aplica integralmente à nossa classe? A Cátia Morais, ali num pos´t de há uns meses, elogiou alguém que gosta de “tachos”...
Bom, não tenhamos problemas em comparar a Enfermagem com outras profissões. Isso faz parte das leis da vida, e é um excelente instrumento de garantia da justiça social.
Já agora, Doutor Enfermeiro, para quando uma internacionalização do seu blogue? Do Brasil, parece já ter alguns adeptos. E Angola? Já pensou nisso?
Gran Torino 72? Grande máquina e que grande filme.
 
Vim de férias mas vejo que o (a) emplastro que perguntava “porque é que ganho menos que a minha irmã que é educadora de infância?”, ainda não obteve resposta.
Será que os enfermeiros não estão todos a borrifar-se para esta questão?!!
 
Colegas, se não podemos vencê-los, juntemo-nos a eles!
Julgo que não temos alternativa.
Resta é saber a quem? Médicos, Farmacêuticos ou TAE´s?
Acredito que muitos não vão querer. Talvez se arrependam...
 
MiGusta (http://www.migusta.net/)
Agostini (http://www.planetadeagostini.pt/)
Anartosis Famagusta (http://www.anorthosisfc.com/index.php?lang=En)
Bracara Augusta (http://www.bracaraaugusta.com/)
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saved_(s%C3%A9rie)
Série SAVED; não há muito tempo era exibida no canal Fox.
Para os paramédicos irem treinando... e os enfermeiros irem chorando!
http://www.fox.pt/index.php?page=5733&version_id=62
 
Também há médicos com comportamentos menos idílicos…

Osmane Ramos, mais conhecido como Hosmany Ramos (Jacinto, MG, 1947), é um médico cirurgião, escritor e criminoso brasileiro.

http://www.cabecadecuia.com/noticias/36996/ex-cirurgiao-osmany-ramos-e-considerado-foragido-da-justica-.html
 
Já apadrinhou mais este blogue Dr. Enf.?
http://enfermeiroscct.blogspot.com/
 
Saúde Materna e Obstétrica… teremos mais força que as Doulas? Nem sequer podemos fazer um parto por ventosa ou forceps. Já para não falar da cesariana.
Reabilitação: teremos mais força que os Fisioterapeutas?
Médico-Cirúrgica: é das especialidades mais inespecíficas, e por isso talvez a mais ameaçada; a curto prazo podia criar-se a especialidade em Peri-Operatório, especialidade em UCI e Urgência e especialidade em Geriatria/Cuidados Paliativos.
Saúde Infantil: não tenho grande coisa a dizer.
Saúde Pública: de notar que está sub aproveitada; há que investir mais forte na prevenção: escolas, empresas, campanhas de publicidade, eventos na comunidade (por exemplo actividades de desporto e hábitos de vida saudável)...
Saúde Mental: teremos mais força que os Psicólogos? Já que os enfermeiros nem sequer podem prescrever...
 
A crise já não existe:

O Manuel perdeu o emprego. A empresa onde trabalhava faliu por causa da “crise”. Mas já arranjou trabalho noutro sítio. Ganha um pouco menos, mas é melhor que nada.

O José fazia 10 horas extras por semana, mas por causa da “crise”, a empresa teve de abrandar o ritmo. Ganha um pouco menos, mas é melhor que estar desempregado.

O António mantém o seu emprego. E se o Governo cumprir a sua palavra, até vai ter um aumento superior ao da inflação. Que fixe!

Toca a abrir os olhos!
 
A crise já não existe:

O Sócrates vai ganhar as eleições!
Toneladas de comida vão para o lixo (vejam a comida que se desperdiçou no Natal nos vossos serviços)!
Há enfermeiros no desemprego e a Bastonária nada diz!
 
"Vim de férias mas vejo que o (a) emplastro que perguntava “porque é que ganho menos que a minha irmã que é educadora de infância?”, ainda não obteve resposta.

Será que os enfermeiros não estão todos a borrifar-se para esta questão?!!"

Pois ... é precisamente por se estarem a borrifar para essa e outras questões que os enfermeiros ganham bem menos que as educadoras de infância ...
 
O DIREITO À INDIGNAÇÃO…

sou enfermeiro à bastantes anos, passei por muitas lutas na profissão, vencemos muitas causas…em conjunto enfermeiros e enfermeiros docentes…e a actual Bastonária se não se esqueceu… bem sabe que é verdade…numa altura em que, talvez os que agora dizem tantas barbaridades uns dos outros, ainda vagueavam nos “túbulos seminíferos” do seu progenitor…tenham vergonha do que dizem… cada um tem direito a defender as posições em que acredita… os que acreditam no MDP que o defendam com ideias e não em injúrias contra os que não acreditam… os que não acreditam, que defendam as sua ideias sem receio porque ainda estamos em democracia… felizmente ainda não estamos nos tais 6 meses em que, supostamente, é preciso por tudo na ordem para recomeçar a democracia…
Ultimamente tenho visto de tudo… numa assembleia de muitos enfermeiros, parece que a maior de sempre … uns assobiavam outros porque as ideias não eram coincidentes…uns saíram para não votar … outros entraram só para votar…(o célebre art.º 7º)…a partir desse dia vislumbrei que a profissão poderia entrar por um caminho que não sabemos onde vai parar… parece-me que a OE vai incendiando aqui e ali, manobrando e desviando o seu desígnio… O SEP vai cavalgando a OE e lá vão os dois manobrando ideias e escondendo interesses…somos a profissão que mais causas conseguiu no passado em termos de carreira, agora temos uma carreira antiquada, desadequada, ultrapassada por outras profissões que aprenderam a lutar connosco…e aí vêm as novas realidades (hospitais, Centros de Saúde ou privados) a imporem relações contratuais duvidosas e estes senhores que nos levam todos os meses rios de dinheiro, a ignorarem estas realidades (a avestruz é que tem fama de esconder a cabeça - há instituições privadas que pagam menos à hora que outros pagam às empregada dos serviços gerais, com todo o respeito por este grupo profissional…) …como se pode verificar no que por aqui se escreve (… há serviços que funcionam com menos que os mínimos…há serviços onde colegas nem têm tempo de almoçar devidamente)… a OE até se dá ao luxo de fazer comunicados sobre as operações do HSMaria, mas que pobreza …falam… falam.. e não dizem nada… sobre o MDP vangloriam-se de uma votação por unanimidade.. mas não informam o que de facto foi votado e o que foi eliminado e alterado no projecto que estava em apreciação… que vergonha de comunicados.. acho que é escandaloso a forma como nos informam… não consigo encontrar no site da OE o famoso MDP… eclipsou-se…já agora coloquem lá também o que foi votado na AR … para vermos a verdade…não iludam o povo… unam esforços e não lutem uns contra os outros… afinal somos todos enfermeiros.
 
Em cheio colega da 1:48 AM
 
As escolas são as verdadeiras culpadas da situação que se vive na Enfermagem! elas promoveram o aumento das vagas sem eira nem beira e agora têm medo de ver o seu poder ameaçado... esse senhor da escola de santarém é detestavél...estive à uns anos num debate sobre o processo de bolonha com ele e se foi muito desedequado na data atacando pessoalmente uma das intervenientes que tinha uma opinião contrária à dele...lamentável!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!