domingo, julho 12, 2009

Conclusões finais da ronda negocial de 9/10 de Julho.


O MS apresentou Novas Versões dos Projectos de Diplomas sobre Carreiras (CITs das EPEs/PPPs e CTFP) que:
.
a) Integravam as redacções acordadas na última reunião negocial sobre alguns artigos; Sobre outros artigos, e sobre os quais tinham ficado redacções acordadas, inadmissivelmente, apresentam alterações à redacção acordada;
b) Apresentam novas propostas sobre artigos em discussão; Não apresentam
respostas a importantes matérias que ficaram de ponderar (que envolvem Min. das Finanças, Administração Pública e Trabalho).
.
A CNESE afirmou que “reagiria” às Novas Versões posteriormente, após análise cuidada, contudo era intolerável que alterassem redacções acordadas; que reintroduzissem o art.º sobre “Perfil Profissional” quando tinha ficado acordado a sua retirada; e não apresentassem respostas a importantes matérias que ficaram de ponderar.
Devido à ausência da Ministra da Saúde (que ainda se encontrava em reunião com o Ministério das Finanças e da Administração Pública) a reunião foi suspensa e foi retomada após 2h, já com a presença da Ministra.
.
Tendo o SEP solicitado reunião à Ministra da Saúde sobre os Contratados a Termo Certo - CTC (DL 276-A/2007) que cessam em 31 de Julho, esta matéria foi incorporada nesta reunião.
.
A – Contratados a Termo Certo
Segundo o Ministério da Saúde (MS), actualmente, existem a exercer funções 6 560 Contratados ao abrigo deste diploma (de várias profissões), dos quais 2 624 (40%) são enfermeiros.
CNESE – Porque todos estão a exercer funções permanentes, com horário completo e subordinação hierárquica e são imprescindíveis ao regular funcionamento dos serviços (Hospitais SPA, CSaúde/ARS, IDT, IPS):
a) todos devem manter o actual exercício de funções;
b) devem passar a Efectivos (Contrato de Trabalho em Funções Públicas por Tempo Indeterminado) dos Mapas de Pessoal no mais curto espaço de tempo.
Ministra da Saúde – a) A todos estes CTC (6 560 dos quais 2 624 são enfermeiros) vai ser prorrogado o Contrato, por mais um ano, ao abrigo do art.º 14.º do Reg.Cont.Trab.FunçõesPúblicas (Lei 59/2008);
b) Durante este ano de Contrato (até 31.Julho.2010) todos passam a Efectivos mediante Concurso, sendo que:
b1) Até ao fim desta legislatura será aberto concurso para 3 000 Postos de Trabalho/vagas, que pode chegar aos 3 100/3 200, de todas as profissões (dos 3 000 Postos de Trabalho/vagas ainda não sabem quantos serão para enfermeiros)
b2) Até 31.Julho.2010 será aberto novo concurso para os restantes 3 560 CTC
.
Apreciação da CNESE:
1 – Vale a pena lutar (denúncias, abaixo-assinados, greves, etc) porque levámos o MS/Governo a assumir que ninguém é despedido e a assumir o compromisso de que todos os CTC vão passar a Efectivos.
2 – Contudo:
2.1 – Sendo importante porque permite manter o emprego, a prorrogação dos CTC é um “remendo”, não é solução;
2.2 – Sendo importante o compromisso de todos os Enf a CTC passarem a Efectivos, não está garantido que todos passem a Efectivos no âmbito do 1.º Concurso (antes das eleições) pretendido pelo MS. Existem 2 624 enf a CTC. MS diz que o 1.º Concurso serão para 3 000 Postos de Trabalho/vagas, de todas as profissões;
2.3 – Se houver Concurso e for aberto por todas as Instituições como referiu o MS, a experiência de situações semelhantes no passado demonstra que vai existir uma enorme instabilidade nas equipas/serviços/instituições durante muito tempo.
2.4 – Não foi apresentada qualquer proposta de solução para os Enfermeiros que estão a exercer funções através de “falsos recibos verdes” e empresas de subcontratação.
Todas estas questões serão colocadas pela CNESE em nova reunião.
.
B – Carreira de Enfermagem
Ministra da Saúde afirmou que o Governo já decidiu que a Carreira Especial de Enfermagem (2 Diplomas) será levada a reunião de Conselho de Ministros (aprovada) nesta legislatura.
1 – Projecto de DL da Carreira para CTFPs

A – Âmbito de Aplicação
Continua em discussão.
.
B – Natureza do nível habilitacional, Qualificação em enfermagem, Duração e organização do tempo de trabalho e Perfil profissional

A CNESE rejeita as alterações de redacção às redacções já acordadas (Comunicado 18) e a reintrodução do “Perfil Profissional”.
.
C – Exercício de Funções de direcção e chefia
Não foi discutido. A sua discussão está interligada com o “Conteúdo Funcional” de Enfermeiro Principal.
.
D – “Rácios/Densidades” de Enfermeiro Principal
MS/Governo aceitou estabelecer estas “Densidades”.
.
E – Avaliação de Desempenho

MS/Governo aceitou manter a Avaliação de Desempenho da actual Carreira de Enfermagem até à sua revisão.
.
F – Concursos
MS/Governo não aceita manter a legislação sobre Concursos da actual Carreira de Enfermagem, até à publicação de nova legislação sobre a matéria. Aceita manter os Concursos abertos.
.
G – Questões Salariais
Grelha Salarial/Categoria de Enfermeiro – MS propõe no topo o Nível 48 e 12 Posições. Na anterior proposta o MS propunha no topo o Nível 42 e 10 Posições.
.
Transição Salarial – MS MANTÉM A PROPOSTA DE, NA TRANSIÇÃO PARA A NOVA CARREIRA, OS ENFERMEIROS MANTEREM O SEU ACTUAL SALÁRIO. O MS propõe que os Enfermeiros que tenham sido reposicionados na nova carreira abaixo do Nível 15 (Enf.ºs dos escalões 1 e 2 de Enfermeiro e 1 de Graduado) atinjam este Nível (15) nos dois anos subsequentes à data de entrada em vigor desta nova Carreira. MS rejeitou qualquer modelo de faseamento para a área da Gestão.
.
2 – Projecto de DL da Carreira para CITs
MS/Governo não aceita a proposta de artigo de harmonização.
Entretanto chegaram do Ministério da Saúde as Novas Versões de Diplomas (disponíveis em
www.sep.org a partir de dia 13)
Mantém-te ATENTO, INFORMADO E MOBILIZADO
Nota:
ESTÁ MARCADA REUNIÃO COM O Min. Saúde (Secretário de Estado Dr. Manuel Pizarro) PARA DIA 17.JULHO.09 (Cuidados de Saúde Primários – ACES/UCCs/USFs – e INEM)
Fonte: e-mail do SEP

Comments:
Se o governo conseguir os seus objectivos que é enrolar os sindicatos e não aprovar a carreira nesta legislatura, só rsta aos representantes de todos os sindicatos DEMITIREM-SE e esconderem-se porque vão ser obecto de chacota e a figurar no anedotário nacional!
 
Uma vergonha!
Srs. sindicatos a Vossa incapacidade negocial traduz um comprometimento que leva a crer que o vosso bolso já está cheio.
 
Viva os nossos sindicatos!!!
Já que gostam tanto de ser sindicalistas em vez de enfermeiros pelo menos façam algo pela classe de quem trabalha no duro.
 
DEMITAM-SE....

UMA VERGONHA!!!
 
Quer dizer pelo que eu percebo, eu que trabalho a 13 anos na função publica e que estou no mesmo escalão a 6 anos e 9 meses, que devia estar pela antiga carreira no 3º escalão de graduado, vou ficar no nivel 15 como quem começa......MAS QUE ME... É ESTA, ESTÃO A BRINCAR COMIGO????????????????
O QUE MUDOU, NADAAAAAAAAAAAAA
PARA MIM SÓ SE FOI PARA PIOR.......
 
Como alguem dizia, e devia saber do que falava, isto não se resolve antes de.......................NOVEMBRO

ESTOU MESMO CONTENTE COM OS SINDICATOS......

PARA QUE SERVEM ELES....

J.Pinto
 
E tudo o vento levou.....
 
Uma vergonha, até quando??????????
 
passado 2 anos irei passar para a posição 15?
mas estão a gozar não? afinal vamos continuar a ser os licenciados mais descriminados da administração pública...

ao fim de tanto tempo de negociações, alguém me pode explicar quais as coisas positivas que já conseguimos? é que sinceramente eu não estou a ver nenhuma... juro!
 
Se o governo não cumprir o que se comprometeu a vergonha não é para os sindicatos é para o governo, não será?
Não são os sindicatos que fazem as leis, pois não?
Os Sindicatos negoceiam, mas não apenas a tabela, mas um conteúdo que dignifique a Enfermagem (que não é só dinheiro, mas também)para os próximos anos.
Há quem pense diferente. É democrata
 
Anonimo das6:19 PM, quem é que disse que a vergonha é para o governo, o governo faz o papel dele, a vergonha da CARREIRA MISERAVÉL que temos é NOSSA, principalmente dos sindicatos, esse bando de chulos, que levam o dinheiro dos associados e que nas costas destes ainda se devem rir.....e pensar...."ESTES TANSOS PAGAM-NOS PARA ANDAR DE AVIÃO, PARA IR JANTAR FORA E PARA DORMIR EM BONS HOTEIS"
 
Anonimo 6:19

Penso que se deve ter enganado quando escreveu "a vergonha não é para os sindicatos"

Deveria querer dizer:

OS SINDICATOS SÃO UMA VERGONHA

NÃO ERA?????????
 
Tambem concordo e apoio todas as negociações acerca dos conteudos que dignifiquem a nossa classe, mas também gostava de sentir essa dignificação na minha conta bancária, porque não há dignificação que me salve na hora de pagar as contas. Pior é que não estou a pedir nada a que não tenha direito por mérito e muito esforço pessoal, familiar........
E agora que estava a escrever surgiu um pensamento: nós somos das classes profissionais que mais cursos acumulamos e no final o reconhecimento é igual. Actualmente os enfermeiros foram assolados por uma vaga febril de coleccionar cursos, pós graduções, mestrados, etc,etc, etc. Mas na sua essência e correndo o risco de ser considerada "tapada", não consigo aperceber-me do seu impacto junto do seu campo de actuação.
Será que os milhentos cursos colocados ao nosso dispor são bem estruturados?
 
Não são os sindicatos que fazem as LEIS...

Se alguém aqui devia ter vergonha era o governo.

Ou queriam que os sindicatos assinassem esta proposta. Colegas, ao menos uma vez, em vez de dizerem mal da classe, critiquem quem faz as leis e nos discrimina, o governo, M.S., tenho dito.
 
MAIS UMA VEZ UMA VERGONHA!!!! OS NOSSOS SINDICATOS E SINDICALISTAS NÃO TÊM A MINIMA PROJECÇÃO E CREDIBILIDADE! PROVAVELMENTE SE NÃO FOSSEM TÃO IRREALISTAS E MOSTRASSEM AGUM SENSO O RESULTADO SERIA OUTRO. MAIS GRAVE EM MINHA OPINIÃO ONDE ESTÁ A INFORMAÇÃO DE TODAS ESTAS REUNIÕES?? SÓ NOS BLOGUES E SITES FORA DOS SINDICATOS!!! TENHAM VERGONHA, O DINHEIRO QUE RECEBEM DÁ PARA MANTER UMA BASE DE DADOS ACTUALIZADA E ENVIAREM PERIODICAMENTE INFORMAÇÃO AOS SÓCIOS, NÃO?????E NOS HOSPITAIS ONDE ANDAM OS DELEGADOS E AS INFORMAÇÕES????? DEPOIS ACUSAM A CLASSE DE NÃO ESTAR MOBILIZADA, SÓ PRECISAM DOS SOCIOS PARA AS GREVES???NUNCA A ENFERMAGEM E A CARREIRA FORAM TÃO HUMILHADAS, AS MIGALHAS A MIM NÃO CHEGAM!!!
 
("MS MANTÉM A PROPOSTA DE, NA TRANSIÇÃO PARA A NOVA CARREIRA, OS ENFERMEIROS MANTEREM O SEU ACTUAL SALÁRIO").ACHO QUE ESTÁ NA ALTURA DE RADICALIZAR A LUTA…SE OS SINDICATOS NÃO SÃO CAPAZES DE NEGOCIAREM UM DIREITO FUNDAMENTAL DOS ENFERMEIROS CONSAGRADO NA CONSTITUIÇÃO PORQUE ESPERAM PARA SE DEMITIREM E DAR LUGAR A OUTROS.ESTE GOVERNO VAI LEVAR O MAIOR ROMBO JÁ VISTO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.NÃO NOS DEIXEMOS DIVIDIR POIS ESSE É O OBJECTIVO DO GOVERNO.SÓ QUEREMOS O QUE TEMOS DIREITO E MESMO ASSIM JÁ VEM COM ANOS DE ATRAsO.
 
Ao anónimo das 6:19.
O governo já deu mostras mais do que suficientes da vergonha que quem na cara. Está patente nas propostas que sistematicamente vem apresentando.
Realmente os sindicatos não fazem as leis, negoceia-nas. Mas o negócio está cada vez mais parecido com o do "Freeport".
No que diz respeito aos "conteúdos que dignificam a enfermagem"... pois, diga-me então quais são, porque realmente não estou a ver.

Ah! E já agora, pensar diferente, ou ter opinião diferente não é sinónimo de democracia. O MS tem uma opinião bem diferente dos 55 mil enfermeiros, mas continua a impor a sua vontade. Em democracia, 55 mil votos, valem mais do que um.
 
e depois disto vêm os bonzinhos do sindicato dizer que nao vao fazer greves em outubro (qd se espera maior surto de gripe)porque somos muito conscienciosos. vamos mas é deixar arder o circo, votar às greves em força.
pois, sou o licensiado que pior pagam na funçao publica, mas sou quem vai estar em primeira linha a tratar os doentes com gripe A..... por mil euros.....
 
Não vale a pena tentar desculpar os presidentes dos sindicatos.

Afinal porquê tanta paciência e tolerância com o governo?

O que significou radicalizar a luta como anunciaram?

Porque é que há mais de um mês que as negociações não avançam e não são decretadas e desencadeadas nenhumas formas de luta?

PAREM DE ENGANAR OS ENFERMEIROS!
SE JÁ SE RENDERAM, DEMITAM-SE!
O INFERNO ESTÁ CHEIO DE PESSOAS INSUBSTITUIVEIS!
A LUTA CONTINUA!
EU NÃO VOTAREI PS.
 
Não vale a pena tentar desculpar os presidentes dos sindicatos.

Afinal porquê tanta paciência e tolerância com o governo?

O que significou radicalizar a luta como anunciaram?

Porque é que há mais de um mês que as negociações não avançam e não são decretadas e desencadeadas nenhumas formas de luta?

PAREM DE ENGANAR OS ENFERMEIROS!
SE JÁ SE RENDERAM, DEMITAM-SE!
O INFERNO ESTÁ CHEIO DE PESSOAS INSUBSTITUIVEIS!
A LUTA CONTINUA!
EU NÃO VOTAREI PS.
 
Segundo parece a unica preocupação dos sindicatos é mesmo a designação dos chefes, que são aqueles que nada fazem pela classe antes pelo contrário e ainda perseguem quem faz greves.
 
"Aprendi há muito tempo que os direitos civis e a dignidade humana não se podem agendar para daqui a seis meses. É para agora."

David Mixner, PÚBLICO, 13-07-2009

Imagine-se que diria este Senhor, se soubesse que os enfermeiros portugueses são discriminados e têm uma carreira em negociação há 4 anos??



Acho que estou a atingir o limite do suportável, desta paródia que é ser Enfermeiro.

Desculpem-se o desabafo... mas tou a deixar de suportar isto!

Exausto de esperar por estas rondas negociais... fartísimo de ver colegas que nem sabem o que está a passar... exaurido de aturar médicos que se acham mais que tudo e que depois não ligam pevas aos doentes!

Sabiam que na semana passada uma Sr.ª Dr.ª queria que eu deixasse uma punçao venosa a meio para lhe dar uma seringa de gases??
>claro que naquele ilustre cérebro, o que eu.. o que nós fazemos... pouca importância tem... o que importa é ela (eles) não perderem minutos valiosos do seu precioso tempo.

Desculpem-se o desabafo... mas tou a deixar de suportar isto!
 
Quem são os sindicatos?
Meia dúzia de tansos que se fartam de trabalhar de borla para uns confrades da confraria dos sagrados anónimos os insultarem?
Anónimos valentes que nem se sabe se são agitadores profissionais,
se são mesmo enfermeiros;
se são provocadores da enfermagem para se divertirem à nossa custa?
Sindicato é um conjunto de associados e não apenas as direcções, muito menos os presidentes das ditas.
Sindicatos são as únicas organizações que defendem os enfermeiros, que, além de suportarem muita coisa, ainda têm de ser insultados por quem não é enfermeiro e pretende lançar os enfermeiros contra os seus sindicatos, o único reduto defensivo da Classe.
Temos de suportar, também estes ataques besta aos sindicatos, que só beneficiam o governo e os seus acólitos. Ora são estes acólitos que vêm dar triste espectáculo de insultarem os enfermeiros na pessoa dos seus dirigentes sindicais.
É lamantável, mas é democrático.
Enfermeiros unidos, ide dizer a essa escumalha, que insulta, que os sindicalistas fazem o que podem num governo que só está ali para proteger e encher o bornal dos poderosos que o sustentam; têm sustentado.
Veja-se a diferença entre as tabelas dos médicos e dos enfermeiros; vejam-se os incentivos entre os médicos das USF e os dos enfermeiros.
Quem viabilizou as USF foi a pressa dos enfermeiros e algumas idiotas que fazem o jogo dos médicos para terem descontos nas consultas, receitas e certidões de óbito, supomos.
Não são os enfermeiros que atacam os seus sindicatos; quem os ataca são os que pretendem desorientar a Classe.
Não fora a precipitação nas negociações das USF, que nenhum sindicato assinou, que eu saiba, e teria sido outro o ganho dos enfermeiros.
São os mesmos que ganham em média o tríplo dos enfermeiros que se divertem a insultar aqueles que os enfermeiros respeitam: os dirigentes sindicais.
Portanto ficais a saber que há, na enfermagem quem vos entenda bem de mais e saiba o que pretendeis.
Até aqui ereis os únicos a decidir.
Esse tempo acabou e são os sindicatos que vos vão meter na linha, porque os sindicatos somos todos e não apenas alguns, nos quais centrais os ataques.
Os nossos dirigentes percebem-vos muito bem, e vós vestidos de bordamerdas, também os entendeis a eles e sabeis do que estou a falar.
O governo vai ter de assumir a tabela justa dos enfermeiros e, se o não fizer, é porque alguém lho impõe e esse alguém não é preciso nomeá-lo: todos sabemos quem são esses alguéns que pulem as esquinas dos corredores, enquanto nós trabalhamos e lhes enchemos o saco; material e espiritual, pois até o figuraço que fazem, assente sobre o nossos esforço e organização.
E Colegas não se esqyeçam que o tempo dos punhos de renda já lá vai.
Há que reciclar práticas e hábitos em função das novas regras da pouca vergonha.
Não são as vossas vozes que atingem o seu ou o núcleo duro das nossas negociações.
O governo que se cuide, pois os enfermeiros já deram provas de saberem agir em cada circunstância, mesmo as mais adversas.
Continuai a insultar, porque é daí que também vem alguma força para a Classe.
As más sondagens costumam dar efeitos contrários.
 
Tanta luta e tudo de mantém...
Somos licenciados e não recebemos como tal, realmente não percebo a dificuldade de compreensão de quem manda neste país, um curso de enfermagem passa de bacharel a licenciatura e mantém-se o seu salário...é realmente a lógica da batata...
Depois, dentro da mesma profissão existem discrepâncias absurdas, como por exemplo quem trabalha nas EPE´s e tem o azar de ser contratado...
Trabalham como todos os outros e são remunerados de forma distinta, nomedamente em relação aos suplementos nocturnos (que são pagos apenas a 25%) - bendito código do trabalho!!! (o dito trabalho igual salário igual, já era!)...
negociações, negociações, negociaçoes, e alterações poucas ou nenhumas - não culpabilizo sindicatos, ordens, mas TODOS nós, que nos mantenhos impávidos e serenos perante a nossa realidade profissional...

Enfim, realmente vale a pena gostar de ser enfermeiro neste país
 
Toda esta gente que insulta quem trabalha para eles nos sindicatos , devia apresentar-se e mostrar o que vale. Desconfio que a maior parte só tem garganta ou melhor só é valente atrás do computador, dar a cara? Tá quieto!
Já se esqueceram que se hoje ganham o que ganham aos sindicatos o devem, já não se lembram ou ainda eram novos demais para saber que ainda há pouco tempo um enfermeiro ganhava pouco mais de 120 contos-600 Euros?!! Ainda se lembram??
 
9 anos de Enfermagem!

Farto de ser tratado abaixo de cão...

Congelado, humilhado, espezinhado e desprezado por este e anteriores governos.

O salário que usufruo hoje faz-me passar mais dificuldades do que o de há 9 anos atrás.

Se esta proposta for para a frente as minhas atitudes serão duas:
- jamais serei novamente tutor de alunos
- deixo de pertencer a qualquer um dos sindicatos

as razões:
- os sindicatos não defenderam de maneira objectiva a melhoria salarial e da carreira de enfermagem

- os alunos, assim que acabem o estágio profissional, ganharão mais do que eu que tenho de esperar 2 anos para ser pago segundo o escalão base. Ou seja na prática terei de fazer um estágio profissional remunerado de 2 anos abaixo do escalão base. E depois só com 16 anos de serviço (no melhor dos cenários) é que vou passar para o próximo escalão.
Vão gozar com p++a que vos deu à luz
 
Ao anónimo das 2:40: O seu discurso, para além de demagógico soa demasiado a Azevedo.
A ver vamos se tem razão! Sinceramente... espero que sim!
 
Para: Um Delegado do Norte disse...

Caro, colega esses 120 contos eram mais rentáveis que hoje os ditos 200contos!!

O colega tem o seu dia para ir para o sindicato, um direito adquirido e ainda bem!



Agora rentabilize o seu tempo para ir ao seu hospital e outros e informar os colegas, nunca vi nenhum delegado de algum sindicato ir aos serviços por onde trabalhei, informar os colegas, mostrar que vale a pena lutar.

O colega é que não dá a cara!

Eu tenho a certeza que faria melhor, e mais, se quiser deixo o meu contacto para uma eventual substituição sua se estiver disposto a isso.

Atentamente,

Santos
 
"Os enfermeiros Portugueses exigem uma greve por tempo indeterminado já!!!"

Vamos passar está mensagem em larga escala para os sindicatos.
 
boa "delegado do norte",nao subo de escalao ha 6 anos, ganho menos que os recem licensiados (que fazem 40 horas/semanais), tenho mais obrigaçoes que eles...
é a si que devo agradecer... era só para saber.
outra coisa, para o ano que vem 1000 euros são 2 ordenados minimos!!! os medicos que fazem bancos atraves das empresas ganham mais em 24 horas (muitas delas a dormir) que eu num mês.
ainda pergunto é a si que devo agradecer.....
 
Colega Carla Ribeiro a mensagem que aqui vê neste post do DE foi um mail que foi enviado pelo SEP e que eu também recebi. As informações da negociação têm sido dadas para uma lista de mails que o sindicato tem. A colega também pode receber se enviar para lá o seu mail, para a incluirem na lista.
Diz também que deviam ter uma actualização das informações, mas elas estão todas no site do SEP. Não consigo entender a sua questão.
Também não precisam de escrever com maíusculas porque é agressivo e dificulta a leitura. Os colegas que estão irritados com o actual estado de coisas têm que o demonstrar é nas lutas que se vão desenvolvendo. Por enquanto se os sindicatos estão numa fase mais calma de marcação de lutas não quer dizer que não mantenham a pressão para o Governo ir cedendo. E pelo que me parece já alteraram o topo da categoria de enfermeiro da posição 42 para a 48. Já deixaram cair o princípio da transição com salário igual, porque propõem faseamento para o início de enfermeiro. Claro que os sindicatos não devem fazer acordo porque o que está proposto ainda é insuficiente, mas as negociações estão a decorrer e penso que ainda se vão conseguir mais coisas.
Se os sindicatos abandonarem as negociações, como há alguns colegas que referem, então o Governo pode impor aquilo que quiser e pode fazê-lo em qualquer altura. Se ainda não fez é porque consideram que fazer um acordo com os enfermeiros é uma mais valia para o Governo e portanto continuam com as negociações. Os sindicatos têm que ober o máximo mesmo que não haja acordo final.
 
"Por enquanto se os sindicatos estão numa fase mais calma de marcação de lutas não quer dizer que não mantenham a pressão para o Governo ir cedendo. E pelo que me parece já alteraram o topo da categoria de enfermeiro da posição 42 para a 48. Já deixaram cair o princípio da transição com salário igual, porque propõem faseamento para o início de enfermeiro"

DESCULPE LA "COLEGA" MAS ESSE SEU COMENTÁRIO É UMA AFRONTA A TODOS OS COLEGAS.... LEIA O QUE ESCREVEU, GOVERNO IR CEDENDO?!!!
ACREDITE QUE MUITA COISA VAI MUDAR, UMA DELAS SÃO OS SINDICATOS EXISTENTES QUE IRÃO DESAPARECER.

SE ESCREVO EM MAIUSCULAS, NÃO FALTA DE EDUCAÇÃO, QUERO GRITAR BEM ALTO, A MINHA INSATISFAÇÃO PARA COM OS SINDICATOS. O MEU DINHEIRO JA NÃO VAI...
 
nem uma única reacção por parte dos sindicatos aos sucessivos fracassos negociais foi feita na comunicação social.nunca iremos ter visibilidade social pois continuamos amorfos.lancem a confusão que é o que os média querem e eles não vos saem da porta.....
 
isto tudo é o reflexo da inércia com que as nossas chefias se comportaram nos últimos trinta anos.Quantos se envolveram verdadeiramente na gestão dos serviços?Quantos apresentaram novos projectos?Quantos apresentaram relatórios anuais dos ganhos em saúde com os cuidados de enfermagem?Quantos delinearam objectivos conjuntamente com o director de serviço?Quantos lutaram e encorajaram os colegas a lutarem pelos seus direitos?Quantos....
Ao invés preferiram cair no marasmo de fazerem o horário e chantajearem os colegas por exº nas horas a mais pagas em tempo e na anuência a tudo que fosse ordem médica mesmo sabendo que a razão estava do lado dos enfermeiros.
Ser chefe não é difícil,saber comandar é que está ao alcance de todos.Muitas foram as coisas que podiam ter sido feitas para dignificar a enfermagem mas preferiram esconderem-se e anuírem a enfrentar um bom desafio,a lutar por causas e não por motivos meramente pessoais.Ouçam os colegas e apoiem-nos, pois com vossa ajuda muita coisa mudaria,não de um dia para o outro mas lentamente se faz a mudança.
 
Amigo atenção que o endereço do SEP é www.sep.org.pt, e não o link que apresenta no texto.
De resto, apesar de muitos ainda não se terem apercebido estamos numa fase fulcral para o futuro profissional de todos nós. É hora de nos unirmos e de lutarmos por aquilo que merecemos.

Cumps
 
Caro colega Ricardo, não sei em que mundo vive, mas não deve ser o mesmo que o meu!
Realmente não vejo em que é que o Governo cedeu, senão vejamos:
Os sindicatos propõe uma carreira unicategorial, agora aceitam uma carreira com 2 categorias e o SE até propõe 3; os sindicatos propõe valorização imediata na transição para a nova carreira, o MS mantém a manutenção do actual vencimento (aliás, como SE também propõe); os sindicatos propõe carreira igual para todos os enfermeiros, agora já aceitam diferentes diplomas para CIT's e CTFP's, ao que ainda assim o MS recusa liminarmente que estes sejam iguais; os sindicatos propõe chamar enfº gestor, agora já se referem a esses mesmos como enfº principal, no mesmo mail que o colega refere; os sindicatos conseguiram que o topo da carreira passasse para 48, até podia passar para 148 porque nunca ninguém o vai atingir; o princípio da transição faseada aplicava-se aos "principais", o que também foi rejeitado pelo MS (no mesmo mail que refere), etc... etc... etc...

Portanto... explique-me o colega, onde cedeu o governo e onde estão os ditos "avanços", porque sinceramente não os vejo.

Deixo-lhe a análise pessoal ao que já foi "conseguido" e tire a suas conclusões:

Sem atender aos congelamentos eu, por exemplo, deveria passar para o 3º escalão de graduado em 2010 (€1.386,92). E isto pela carreira actual, ou seja, de bacharel. Sendo licenciado, acresce a devida equiparação à carreira de técnico superior, portanto, onde propunha que me deveriam posicionar? No índice 19 (1.407,45€) - acréscimo de 20,53€ por ser licenciado!!!!!? Ou no índice 23 (1.613,42€) - acréscimo de 226,5€? Sendo que no primeiro caso, eu precisei de 12 anos para lá chegar, enquanto que um recém-formado, apenas precisaria de 10 anos. No segundo caso eu chegaria lá nos mesmo 12 anos, ao passo que um recém-licenciado já precisaria de 15 anos. Mas isto é tudo ilusão, porque na verdade, aquilo que o MS propõe é que eu fique mais 2 anos no 1º escalão de graduado, até chegar ao 1º escalão da nova carreira!!! O que perfaz um total de 7 anos no mesmo escalão (se a carreira fosse aprovada hoje), para no fim vir a auferir mais 50€!!!!!!!

Portanto, face ao que deveria estar a auferir e aquilo que vou receber na realidade, a passagem a licenciado vai-me render -185,44€. Com a agravante de que para atingir o topo desta carreira, não me posso reformar antes dos 86 anos!!!!! (Até há bem pouco tempo os enfermeiros reformavam-se com 57 anos). Ora aquilo que eu vou ter de trabalhar a mais, é apenas pouco menos do que a totalidade de anos que eu tenho de vida!!!!!

Só quero saber a quem devo agradecer por tudo isto!!!!!!!
 
Caro Zeus, cálculos muito bem feitas,parabéns, pareceu fácil e lógico pena é que com tantas negociações e paleios da treta o meu cu já doa. Eu sinto-me. Envie isso, por favor, num caderno quadriculado aos artistas enfermeiros que andam a ver cedências, avanços, conquistas. Pois ser enrrabado, para mim, não é motivo de agradecimentos.
 
Os Sindicatos continuam a brincar com os Enfermeiros, mas certamente estes sabem como agir para que se consiga um 25 de Abril nas Direcções dos Sindicatos. Estamos a precisar de mudar de figurinos, estes estão velhos e gastos pelo tempo. Estamos fartos de ser carne para canhão. Estes Dirigentes e Delegados Sindicais sabem é receber o seu ......
 
Os dirigentes e delegados recebem o mesmo que os outros porque estão incluídos na mesma forma de contratação RCTFP, CITs, CTCs) e ainda participam nas actividades sindicais com o seu altruísmo, em prol da melhoria para todos.
Quem tem opinião contrária ofereça-se para ser parte integrante deste movimento de debate e mobilização dos colegas. Vão ver que não é fácil.
 
Deuses do Olimpo.

Tanta raiva e tanto revolta contra os sindicalistas.

Quem quer deixar o contacto para trabalhar e dar a tal REVIRAVOLTA NA CARREIRA DE ENFERMAGEM?
Aguardam-se contactos.

Nota: têm que ser sócios.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!