domingo, julho 26, 2009

Congresso "Dor: do Neurónio à Pessoa".

Destinatários
Objectivos
Programa (1º dia - 24/Set)
Programa (2º dia - 25/Set)
Programa (3º dia - 26/Set)
Inscrição on-line
.
www.doneuronioapessoa.blogspot.com

Comments:
Da parte dos profissionais de saúde (mais os enfermeiros), verifica-se uma assalto à fama (ou uma tentativa disso).
Se isso é para garantir melhores cuidados de saúde para todos, Ok. De facto, os médicos ocupam um estatuto privilegiado, mas nós queremos o quê? Ocupar o lugar deles, ou arrumá-los na prateleira, e de uma vez por todas, dar cuidados de saúde condignos a todos os portugueses?
Está mais do que visto que a resposta é “A”.
Há quem pense que queremos mandar no SNS, sob o disfarce de “Cuidar melhor dos doentes”. Estarão errados?
 
Estou a tirar um mestrado em epidemiologia.
O mais engraçado é que alguns colegas ainda perguntam “o que é isso?” Alguns deles até já têm mestrados e especialidades…
Não haja dúvidas: somos todos uns “enfermeiros da mula russa”!
 
NÃO VOTAR NAQUELES QUE GOVERNAM ESTE PAÍS HÁ 34A. ELES PUSERAM ISTO NA M..DA. PSD E PS
PENSEM EM QUEM VÃO DAR O VOSSO VOTO
 
"Estou a tirar um mestrado em epidemiologia"

Excelente!
 
Dr. Enf., quando diz "excelente", é a sério ou é ironia?

Se primeira opção, porquê?

Se segunda opção, porquê também?

Abraço.
 
vou tentar assistir. Será de certeza bem interessante, visto que a dor é ainda mal diagnosticada e desmerecida da devida atenção.
 
Não é ironia. Acho que os Enfermeiros devem enveredar pelas várias direcções que o conhecimento científico impõe. Existe entre a nossa classe, a tendência para nos aproximarmos das disciplinas psicossociais (tendência demasiado elevada e pronunciada), pelo que saúdo e louvo todos aqueles que se devotam a outras direcções. Tal e como a investigação - existe muito pouco produção - em Portugal, de teses (de Enfermeiros) relacionadas com as disciplinas puras do saber.
Lá fora, por exemplo, investiga-se causas bioquímicas dos fenómenos e - muito interessante - estabelecem a ponte com as Ciências de Enfermagem e respectivos contributos!

Investigações tal como há pouco tempo foram difundidas pela comunicação social (realizada por uma Enfermeira), relativas às vantagens do "humor nos cuidados deEnfermagem" é demasiado empírica e óbvia para ser uma tese de doutoramento, onde se espera a produção de novo conhecimento/saber.
Penso que todos nós, mesmo sem qualquer acesso à referida tese percebemos essa importância. Aliás, já conhecíamos essa importância. É este aspecto que torna a investigação dos Enfermeiros frágil: não produz quase conhecimento útil para a sociedade! Lá fora, já não é bem assim!
Há bem pouco tempo, o Enf. Aldiro Magano, que mereceu a atenção de toda a comunicação social, mereceu um forte reconhecimento de todos os sectores da saúde por apresentar conclusões ÚTEIS na sua tese!
 
Puxa vida que já ninguém aceita nada sem pôr segundos sentidos...
 
É HOJE!!!!!!!!!!!!????????

SABEM QUE ESTAMOS EM PULGAS PARA SABER QQ COISA, NÃO SABEM?
 
Sabiam que o presidente da comissão organizadora deste evento é licenciado em Enfermagem?
 
ESTAMOS;

FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS,FARTOS, ETC..........................

ESTAMOS;

CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,CANSADOS,ECT....................

DESTA M....

SÓ QUEREMOS QUE NOS PAGEM O QUE NOS É DEVIDO, SERÁ ASSIM TÃO DIFICIL LUTAR POR ISSO.........

ESTAMOS TODOS FARTOS DESTES SINDICATOS.
 
Concordo com a opinião que o Dr Enf expressa no seu comentário. Pena é que não tenhamos condições para estudar um pouco mais a sério e desenvolver investigação "útil", ou quando o fazemos não tenhamos o devido reconhecimento por isso e sejamos até vistos como uma espécie de ameaça para médicos, colegas, chefes e afins. Pobre mentalidade do poder, poder que empodrece e empobrece tudo à sua volta.

Quanto à qualidade dos trabalhos, talvez tivesse sido necessário passar por esta fase para se perceber o que realmente interessa. Já não é apenas a percepção geral de uma certa insipiência na investigação realizada de forma algo itinerante, como entidades importantes já vão recusando atribuição de prémios de investigação por insuficiente qualidade (como a OE).

Era interessante também que as próprias escolas começassem a desenvolver a sério uma política de maior rigor em relação ao trabalho dos estudantes, quer ao nivel de licenciatura e pós graduações, quer a niveis superiores. É que existe uma cultura de copianço e plágio impune, e que não só ofende o trabalho de quem se esforça verdadeiramente como redunda numa falta de capacidade geral para fazer avançar o conhecimento na nossa área profissional.

Por muitos congressos, cursos, trabalhos que se façam, há um trabalho interior a ser feito no seio da profissão e do qual deve resultar uma atitude de classe que prestigie de facto os enfermeiros.

VV
 
Novidades ????
 
Há fumo branco?
 
Thank's!! ;)

Abraço
 
Custa muito dizer o seguinte:

-Continuamos na merda...
ou
-A nossa luta deu frutos...
ou
-sei lá... informar...ficava bem!
 
Há! Muito... Ao longe!
 
Boa divulgação do Congresso MedUBI, sim senhor!
Parabéns aos alunos do mestrado integrado em Medicina, da UBI, pela iniciativa; e claro, um cumprimento especial ao Nuno Lopes (que foi licenciado em Enfermagem na Lopes Dias de Castelo Branco, orgulhosamente!)
Vos garanto, onde ele se 'mete' está garantida a qualidade e o profissionalismo.
O programa cientifico é de elevada qualidade! Estranho que os comentário aqui expressos recaiam, outra vez, na maledicência, que pena... sejam mais construtivos e discutam ideias sérias. O tema é DOR, será que tb não interessa aos enfermeiros? Basta administrar fármacos ou colocar os 'selos'?
Gosto de ler este Blogue, mas fico sempre apreensiva com os comentários, para onde caminha a Enfermagem?!...
Parabéns ao DE pela sua atenta divulgação de eventos que deviam interessar verdadeira/ aos enfermeiros.
Paula Sapeta
 
E enefrmeiros na comissão científica?

Pois.

O doc tem muita razão...
 
E enefrmeiros na comissão científica?

Pois.

O doc tem muita razão...
 
" Pena é que não tenhamos condições para estudar um pouco mais a sério e desenvolver investigação "útil", ou quando o fazemos não tenhamos o devido reconhecimento por isso e sejamos até vistos como uma espécie de ameaça para médicos, colegas, chefes e afins. "

E a culpa e sempre dos outros! Comentários assim só vai denegrir a imagem da profissão. A carreira não avança, culpa dos médicos, o ordenado baixo, outra vez culpa dos médicos, agora a quase inexistência de investigação é também culpa dos médicos!
 
Colega do mestrado em Epidemiologia.. Brilhante!! Como é possível alguns colegas desconhecerem? No 1º ano de licenciatura tive uma cadeira semestral que se chamava "EPIDEMIOLOGIA"!!!!
 
É pena que este blogg se esteja a transformar num poiso de ataque aos sindicatos.
É pena!
Auguráva-lhe melhor destino.
E mais útil à classe do que deixar discutir o óbvio: os sindicatos são os enfermeiros como alguém diz ali atrás.
às vezes ruins árvores dão bons frutos...
às vezes!
 
DE gostava de saber em que imprensa foi destacado Aldiro Magano, se for possível
É altura de resgatar a sua má fama ,por ele e o director do hospital de São Sabastião ter tirado uma chefe de carreira para pôr a chefiar este serviço, um génio, pelos vistos.
Não são estes que abandalham a coisa?
 
A minha avaliação relativa ao Enf. Aldiro Magano diz respeito apenas ao seu "achievement" científico (brilhante!).
Não teço considerações acerca da sua conduta pessoal e profissional, pois não estou em condições de opinar por falta conhecimento (concreto) de causa.
Mas não me espanta, o Hospital de São Sebastião é muito fértil em "invenções" (faz parte de uma lista nacional de "inventores", a qual o colega HD deve conhecer tão bem quanto eu)...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!