quinta-feira, julho 23, 2009

Enfermeiros congratulam-se por vacina da "Gripe A" não ser administrada nas Farmácias.


"Ordem reage às declarações da Ministra da Saúde" link

"A Ordem dos Enfermeiros felicitou hoje a Ministra da Saúde, na sequência das suas declarações sobre a vacina para a gripe A (H1N1). Ana Jorge afastou a hipótese de as farmácias administrarem as doses quando elas chegar a Portugal, em Dezembro ou Janeiro. A decisão “merece uma apreciação positiva por parte da Ordem dos Enfermeiros (OE)” por “manter a vacinação contra esta patologia nos serviços que constituem o Serviço Nacional de Saúde”, diz a ordem, em comunicado. E acrescenta: “O Ministério está a criar as condições necessárias para que a administração da vacina em causa ocorra com toda a segurança para os cidadãos e profissionais de saúde”. Por outro lado, a Ordem dos Enfermeiros diz esperar que “a decisão agora assumida em relação à vacina para a gripe A (H1N1) corresponda ao início de uma nova forma de encarar a problemática da vacinação”. A hipótese de as farmácias administrarem a vacina é avançada no plano de contingência da Associação Nacional de Farmácias, mas a ministra afasta, para já, esse cenário.
.
(...)
.
Recorde-se que no ano passado as Farmácias puderam, pela primeira vez, passar a administrar algumas vacinas. Uma decisão que foi bem acolhida pelos farmacêuticos mas muito criticada pelos Enfermeiros que alegaram que não estava a ser garantida a qualidade do serviço aos utentes, dizendo que o acto de vacinação não se esgota na injecção e que têm de ser previstas possíveis reacções adversas que merecem supervisão. Além da vacina da gripe sazonal, as farmácias passaram a poder ministrar as vacinas contra as hepatites A e B, febre-amarela ou cancro do colo do útero, não incluídas no Plano Nacional de Vacinação. A vacinação foi o primeiro serviço a ser prestado nas Farmácias, mas há outros cuidados de saúde que vão ser assumidos, como o apoio domiciliário, a administração de primeiros socorros e de medicamentos ou a utilização de meios auxiliares de diagnóstico. A ideia foi avançada ainda na altura do antigo ministro da Saúde, Correia de Campos."
.
A perspectiva das farmácias?
.
"Farmácias também querem dar vacinas contra gripe A" link
.
"Entregar medicamentos ao domicílio, administrar as vacinas contra a gripe A e recrutar Farmacêuticos reformados para manter os serviços essenciais. Estas são algumas das medidas prevista no plano de contingência das Farmácias"
(...)
"Como unidades de saúde de grande proximidade, as Farmácias estão disponíveis para fazer a administração da vacina, mediante protocolos com o Ministério da Saúde."
(...)
"Outra medida prevista no plano para facilitar a vida aos doentes é o reforço da entrega de medicamentos ao domicílio. Algumas Farmácias já oferecem esse serviço, mas a ANF aconselha as que não têm a aproveitar esta oportunidade para desenvolver esquemas de distribuição, realçando que se trata de boa oportunidade de negócio."
(...)
"A associação dá também instruções para as Farmácias identificarem pessoas que podem chamar em caso de emergência, como Farmacêuticos reformados ou ex-empregados"
.
"Negócio", pois claro. Contratar reformados? Quem ler isto até pode ficar a com a impressão que este senhores são tão raros e imprenscindíveis que se se torna imperativo recorrer aos serviços dos reformados...
Depois de ver num anúncio publicitário uma Farmacêutica Hospitalar a recomendar o uso de tampões higiénicos de uma determinada marca, já nada me espanta. (Considerei aquilo um conselho pessoal (e não profissional!) - ao ouvir as suas declarações relativas à confortabilidade dos ditos - pois não é possível reconhecer a uma farmacêutica (hospitalar) competências profissionais nesse âmbito)
.
O farmacêutico dos portugueses, sempre vai alvitrando que "com pandemia ou sem pandemia, o primeiro lugar onde vai o comum dos portugueses com gripe é à Farmácia. Goste ou não goste a Ministra, esta é a verdade e não será ela a mudar esta realidade. Fazer planos de contingência a uma pandemia de gripe sem considerar as farmácias é um desperdício indesculpável de recursos e é uma forma incompreensível de autismo".
.
E tem toda a razão (o nosso Boticário). Erro crasso e imperdoável, mas facilmente remediável. Basta uma pequena alínea no tal plano: "as Farmácias devem encaminhar os utentes que necessitam de vacinação para o Centro de Saúde de referência". Assim as farmácia já ficam incluídas.
Como é que esta gente vem afirmar barbaridades destas e depois recorre a argumentos estouvados para impedir que os médicos distribuam fármacos nos consultórios? Que moral tem esta gente? Que consciência profissional e ética? Que inteligência é esta que depois de iniciar a vacinação (nas Farmácias) por Farmacêuticos de forma ilegal, vem - quando o cenário muda de posição - alegar, em sua defesa, invasão de "uma actividade fundamental em termos sociais" (link)?
.
.
P.s. - Não posso de deixar de comentar aqui o facto da Ordem dos Farmacêuticos ter solicitado uma nova audiência, junto do Minsitério da Saúde, para apresentar uma proposta de Carreira Farmacêutica. Estes senhores, que estão integradas há muitos anos numa carreira geral, acham-se no direito de reivindicar uma carreira especial (e demarcar-se dos restantes "técnicos superiores")? Porquê e para quê?
.
Em Junho, o mui nobre Boticário, justificou assim a sua paranoia: "um Governo sério não negoceia carreiras sob a pressão inaceitável de eleições próximas - este Governo está neste momento, pelo menos, que eu saiba, a negociar a carreira dos enfermeiros, dos médicos e dos técnicos de saúde. Este Governo não é sério!" Logo a seguir vieram os Farmacêuticos pedir uma carreira especial!! O Sr.Newton (em 1680!) ensinou-nos que quando se cospe para o ar...
.
Mas o que é que deseja essa gente?
.
"A Ordem dos Farmacêuticos fundamenta os motivos da criação desta Carreira, na fundamental paridade que é de elementar justiça considerar, quando comparada a classe farmacêutica com outros profissionais de Saúde a exercerem a nível do SNS, como os Médicos ou Enfermeiros. O desempenho profissional do Farmacêutico, nomeadamente no âmbito das funções exercidas nos serviços Farmacêuticos hospitalares (farmácia e laboratório) do SNS, circunscreve-se de características absolutamente definidas, que justificam que o exercício profissional a este nível seja exclusivo, no enquadramento duma Carreira própria." link
.
Justificam? Característica absolutamente definidas (isso todas as profissões têm!)? Esta gente nem sabe argumentar. Ninguém percebe muito bem os seus motivos. A mim parece-me um caso de complexo de inferioridade de características bem portuguesas: se-o-meu-vizinho-tem-também-quero-um-igual! Ou sentem-se mal quando misturados indiscriminadamente com todos os outros técnicos de forma amorfa? É isso? Digam lá que é para nós percebermos!

Comments:
ainda bem que não contemplam os farmacêuticos na administração de injectáveis.

HÁ NOVIDADES DA RONDA NEGOCIAL???
 
Esse tal boticário pauliteiro está desesperado porque parece que perdeu uns cobres no BPP...
Não há vacina que lhe valha.
 
A reunião do dia 21! Novidades?
 
Indo ao que de momento importa....A CARREIRA??
 
"A mim parece-me um caso de complexo de inferioridade de características bem portuguesas: se-o-meu-vizinho-tem-também-quero-um-igual!"

Com esta frase, o Doutor Enfermeiro acabou de se definir a si mesmo. Parabéns!
 
A Ordem dos Enfermeiros verborreia e verborreia. Mas quando os Médicos falam, mesmo contra a Enfermagem, é vê-la encolher-se e baixar as orelhinhas, qual cão com medo do dono. Quão obedientes!
 
Ufa, já estava a ficar preocupado pela falta do comentário do Dr. Enfermeiro quanto a esta questão. Já estou mais descansado. Que importa aqui que o comum cidadão por acaso tenha uma farmácia mais perto que o centro de saúde lá na sua aldeia, ou esta maneira de agir se encontre tão enraizada no fazer das gentes? Tudo bem que cada macaco no seu galho, mas fundamentalismos... Neste blog existe muito a tendência para misturar a usurpação de funções com o que realmente poderá vir a ser feito para melhorar a prestação de cuidados de saúde aos utentes. Acho que ninguém quer "roubar" competências a ninguém, apenas complementar onde existem lacunas.

Já agora, Dr. Enfermeiro, se está assim tão insatisfeito com a participação dos farmacêuticos em anúncios televisivos, tenha um pouco de calma; sempre se pode oferecer para fazer publicidade de preservativos. Pelo menos já têm muita experiência em fornicar o juizo a profissionais da saúde que apenas tentam fazer o seu trabalho da melhor maneira que sabem e que podem, mas que preferiram seguir outras carreiras que não a de Enfermágem.
 
Este assunto é de ordem menor à vista de outros como a carreira!
 
Ainda no outro dia na RTP 2 via uma senhora da ANF a reivindicar igual tratamento que outros profissionais de saúde (leia-se médicos e enfermeiros) no que respeita à sua inclusão como grupo prioritário para a toma da vacina uma vez que lidavam directamente com as populações e que também estariam expostos ao risco de contaminação...
Quero informar a dita senhora que, a ser verdade, a pretensão também todos aqueles que trabalham como balconistas ou, por exemplo, numa repartição pública estariam abrangidos por tal pretensão.
 
oh "ahahahh", desde quando é que baixamos as orelhas a seja quem for? muito mais médicos?
está louco, ou então com complexos de inferioridade. Vá, meta-se lá no seu boticário, e sinta-se muito orgulhoso de mexer na sua caixa registradora.
pire-se!
 
Ao fazer uma pesquisa do mais rapido que pode haver facilmente se encontra a definição de farmácia: "farmácia é o local onde se podem adquirir medicamentos ou outros materiais necessários para cuidar da saúde." (Wikipédia)

Acho que os farmaceuticos têm uma função muito nobre e necessária de comunicar com os utentes e aconselhá-los em qual os melhores farmacos a escolher (sempre que possivel, obviamente), bem como outras "dicas" de saude.
Porque esta fome de vacinar pessoas contra a "perigosissima" gripe A? É mesmo um bem que querem fazer á comunidade? Deixem-se de tretas! Se querem realmente fazer um bem á comunidade e á saude em portugal e mundial, não vendam antibioticos ou antivirais sem prescrição, a não ser que queiram contribuir para que "bichos" bem mais perigosos que o H1N1 apareçam por ai...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!