sexta-feira, julho 17, 2009

Enfermeiros EXIGEM nova carreira - petição "Todos pela Carreira de Enfermagem" entregue no Ministério da Saúde e na Assembleia da República!!

Petição "Todos pela Carreira de Enfermagem"


Maior Petição de Sempre de Enfermagem


(Imagem do Telejornal da RTP com rodapé alusivo à petição dos Enfermeiros)


Os Enfermeiros esperam há mais de uma década por uma carreira adequada à sua formação base de licenciatura e um retorno do investimento que fizeram durante estes 10 anos. Por esse motivo, continuam a não entender como é possível numa legislatura de 4 anos ainda não terem resolução.

Em representação dos mais de 10.000 signatários da petição "Todos pela Carreira de Enfermagem", os Enfermeiros Pedro Machado, Pedro Silva e Sérgio Sousa, estiveram hoje, dia 16 de Julho de 2009, de manhã no Ministério da Saúde, reunidos com a Chefe do Gabinete Filomena Parra, para entregar a petição.

Esta é uma iniciativa cívica independente, que surgiu a partir dos responsáveis por vários blogues e sites de Internet cujo interesse é a Enfermagem (doutorenfermeiro.blogspot.com, forumenfermagem.org, cogitare.forumenfermagem.org, enfermagem21.blogspot.com, enfermagempt.bravehost.com)


lista-pagina1


Primeira página de Signatários da Petição


lista-pagina-ultima


Última Página de Signatários da Petição



Aquando da entrega, foram elucidados os objectivos da petição e reforçado que os Enfermeiros não admitem ser discriminados em relação aos restantes Licenciados da Função Pública. A nova carreira deve enquadrar os profissionais de acordo com a formação adquirida.


MS


Filomena Parra - Chefe do Gabinete do Ministério da Saúde



Na Assembleia da República, foram bem recebidos pelos deputados dos vários partidos políticos e entregue a todos cópia do texto da petição e da listagem dos signatários, em versão CD-ROM ao PCP, PS, CDS/PP, PSD, Verdes e BE.


cd-peticao


CD-ROM da Petição



PCP


Deputado Bernardino Soares - PCP


PS


Deputada Isabel Coutinho - PS



cds


Deputado Pedro Mota Soares - CDS/PP



psd


Deputada Ana Manso - PSD



verdes


Partido "Os Verdes"




be


Assessora Parlamentar Mariana Carneiro - BE



Uma carreira consentânea com o papel que os enfermeiros têm hoje em dia, é fundamental para a eficiência e modernização do nosso sistema de saúde.


Os Enfermeiros estão na linha da frente dos cuidados de saúde, sendo exemplo disso o papel fundamental na contenção do surto de Gripe A, seja ao nível da Linha Saúde 24 operacionalizada por enfermeiros, seja nos serviços de urgência cuja triagem de Manchester é efectuada por Enfermeiros, nas ambulâncias SIVs onde são enfermeiros que asseguram o transporte dos utentes infectados para os Centros de Referência, seja no internamento hospitalar onde os enfermeiros asseguram os cuidados necessários a estes cidadãos e garantem a segurança dos restantes, seja nos cuidados de proximidade na Comunidade onde os enfermeiros têm um papel preponderante na prevenção e vigilância epidemiológica junto das famílias.


Após o término de entrega desta petição a todos os grupos parlamentares pelos mandatários da petição, tivemos conhecimento desta notícia:


"O Governo vai deixar cair nesta fase final da legislatura pelo menos, cinco propostas de lei, entre as quais assume destaque a nova carreira dos Enfermeiros" (link).

que foi desmentida da por parte da Sra. Ministra Ana Jorge aos Sindicatos (link) referindo que "O Governo já decidiu que a Carreira Especial de Enfermagem vai ser aprovada nesta legislatura".


Já desde 1999 que os Enfermeiros estão habituados a promessas. A não resolução da carreira ainda nesta legislatura irá ser vista com grande reprovação por parte de toda a classe profissional.


O sucesso desta petição está a ser novamente noticiado nos vários órgãos de comunicação social:



Diário Digital

Correio do Minho


Jornal i

Público

Destak

T
ribuna Medicapress

TVI
24

D
iário IOL

Jornal de Notícias

Correio dos Açores


Comments:
Eu estou deveras contente com esta iniciativa, a qual vem, na minha opinião,

dar força a NORE (Nova Organização Representativa dos Enfermeiros), já por várias vezes sugerida pelo colega Jorge Dinis

e outros que nos últimos anos, também o fizeram embora com outros nomes, mas cuja a ideia fulcral é a mesma, falo claro dos colegas Hugo Roque, Vitor A, etc.

Esta iniciativa feita pelos Blogs e sites de Enfermagem:

(doutorenfermeiro.blogspot.com, forumenfermagem.org, cogitare.forumenfermagem.org, enfermagem21.blogspot.com, enfermagempt.bravehost.com)

Podem ser as sementes dessa NORE, a tal alternativa que todos os enfermeiros tanto anseiam, o espelho da nossa revolta, o principio da mudança, o fim das trevas da Enf.ª Maria Augusta Sousa.

E nós que intervimos nesses "Blogs" e sites, poderíamos ser as suas raízes, os agentes de divulgação das iniciativas promovidas, tal como aconteceu nesta petição pela carreira.

O próximo passo seria uma campanha FEROZ ANTI-PS!

EU NÃO VOTO PS!
 
Parabens a todos os bloguistas, que contribuiram para este grande trabalho.
A todos os enfermeiros que assinaram a petição,
E um beijo ao Sérgio que fica muito bem na fotografia.
 
VAMOS CONTINUAR:
- INTENÇÃO DE PARAR O SNS;
- ACAMPAR À PORTA DA ASSEMBLEIA DA RÉPUBLICA;
- DESENVOLVER MOVIMENTOS ANTI PS.
 
Caro Doutor Enfermeiro,

A assumpção desta iniciativa, nos termos tornados públicos, significa, sem ambiguidades, o inicio (ou “nascimento”, tanto faz) de uma NOVA ORGANIZAÇÃO REPRESENTATIVA DOS ENFERMEIROS.
Isto porque, é significativo que uma “ORGANIZAÇÃO INFORMAL” (para mais anónima) tenha logrado obter o que TODAS AS OUTRAS em comunhão de esforços não tenham conseguido!
Todos sabemos da “contratualização” FORMAL havida entre OE e Sindicatos (todos), e do compromisso aí PUBLICAMENTE assumido.
Hoje, volvidos vários meses, QUE É FEITO DESSE COMPROMISSO?
Em síntese, Doutor Enfermeiro, faça o que tem de ser feito, sob pena de (não o fazendo) PERDER TODA A CREDIBILIDADE ENTRETENTO CONSEGUIDA.

Apesar de eu ter requerido LICENÇA EXTRAORDINÁRIA, nos termos da Lei 53/2006 de 7 de Dezembro, PODE CONTAR COM O MEU TOTAL APOIO, para o que for, legalmente, necessário.
 
relembro para quem falou nessa petição!!!!!! não foram os colegas que la foram, mas sim as pessoas que participam neste blogue, e dai surgiu a ideia, e depois os colegas fizeram e muito bem divulgaram, e levaram esta petição.

Agora em relação ao NORE, isso não tem sentido, o que tem de ser criado e irá ser criado será um sindicato novo, com pessoas que querem trabalhar e não com pessoas que procuram protagonismo, e isso irá acontecer, não estará restrito a determinadas personalidades, estara aberto a todos os colegas, como? logo veremos.

Mas isso ira acontecer.

As greves deveriam ser pagas por um fundo de reserva dos sindicatos!

Isto é algo a mudar.... entre muitas outras coisas...
 
aos dignos colegas que nos representaram nesta entrega da petição:

UM ENORME ABRAÇO, COM O CERTO APREÇO DE TODOS OS COLEGAS ENFERMEIROS!

UM ABRAÇO AO FÓRUM ENFERMAGEM, AO BLOG DR. ENFERMEIRO, E A TODOS OS OUTROS QUE SE MANTÊM NAS FILEIRAS, EM NOME DA NOSSA CLASSE!

OBRIGADO A TODOS VOCES =)

=)
 
Parabens caros colegas, esta luta foi vencida
 
Esta iniciativa não teve nenhuma pretensão de lançar sementes a coisa alguma, a não ser reforçar a posição dos Enfermeiros, e o seu reconhecimento salarial como licenciados, para enumera um dos pontos mais sensíveis em discussão.

Contou com a colaboração, contactos preferenciais e solidariedade de muita gente (que aqui é muitas vezes criticada). Sentimos que estamos todos no mesmo barco.

Esperamos agora serenamente pelo cumprimento da promessa da Sra. Ministra de uma carreira com dignidade ainda nesta legislatura.
 
Parabéns a todos os que incentivaram esta petição.
Porque não pensarem em fundar um sindicato dinâmico que lute realmente pela dignidade da classe?

Cristina
 
Parabéns a todos os colegas que incentivaram esta petição.
Pensem em fundar um novo sindicato que lute relmente por dignificar a nossa profissão.
 
Malta, malta, acho que nos estão a tirar areia para os olhos!!!
A Ministra Sr enf, a ministra!!!
 
Ó das 4:01 PM, já reparaste na incoeR~encia do teu discurso?

Dizes "...em relação ao NORE, isso não tem sentido, o que tem de ser criado e irá ser criado será um sindicato novo..."! Então um sindicato novo não é uma NOVA ORGANIZAÇÃO REPRESENTATIVA DOS ENFERMEIROS?
 
Parabéns Pedrojosesilva, por tudo o que está relacionado com a petição e também pela sensatez e serenidade do comentário (das 6:54).
 
O "assédio" do tal Jorge Diniz atinge, de facto, os limites do decoro.
 
Saudações,

Estimados colegas é neste tipo "de intervenções" que me revejo e com as quais eu (e com certeza outros tantos...) mantenho(mos) acesa a chama da esperança.
À custa disso já fui rotulado de extermista, quer fosse comunista, ora fosse facista despendendo do contexto. Seja como for é neste tipo de movimentos de cidadania que residirá a verdadeira força da democracia (efectiva e não representativa).
Estimados colegas Jorge Diniz, Nel, Vitor, Doutorenfermeiro chegada a hora toquem-se os sinos a rebate...
Um grande abraço meus amigos.
 
Há uma coisa que me faz, como se diz na minha terra, «espécie», tanto mais que me parece evidente e ninguém fala dela.
E é a questão do 4º poder, daquele que serve de portal público para os outros 3 poderes reconhecidos num Estado baseado no Direito.

As reivindicações dos enfermeiros são, no seu cerne, justas. Uma carreira condigna, de alto grau de complexidade, que não deve ser, evidentemente, sub-remunerada, em particular fazendo-se o contraponto com outras carreiras especiais da Função Pública.

Acham admissível que os enfermeiros tenham feito uma das maiores manifestações de sempre da Administração Pública e as cadeias televisivas a tenham, na prática, ignorado? Nesse dia, no último jornal da SIC houve de facto uma referência à manifestação, na rubrica «imagens do dia», mas o jornalista, por lapsus linguae presumo eu, referiu-se a ela como uma grande manifestação de professores (leram bem). E isto depois de meia hora de Lopes da Mota e cães de 3 patas (ou coisa que o valesse) …

E agora, a entrega de uma das maiores petições nesta República mereceu o quê? Viram bem: uma nota de rodapé no telejornal da RTP... (E depois de aparecer o Mário Nogueira a queixar-se do método de avaliação dos professores...)

Alguma coisa vai mal. Se tenho lido muitos comentários de enfermeiros neste blog que se sentem desinformados, ainda mais grave que isso é a desinformação geral da opinião pública.

Sem que os cidadãos deste país saibam por que os enfermeiros lutam, sem eles saberem que um enfermeiro não ganha como licenciado, sem saberem aos anos que se aguarda a revisão da carreira de enfermagem, não se vai a lado nenhum. É ESSENCIAL a simpatia pública numa causa destas, e esta não se pode obter sem as pessoas conhecerem os motivos com os quais simpatizarem.

É que a isto há ainda que adicionar os «serviços mínimos»: uma greve nunca será total como em outras profissões públicas. E isto, em vez de aumentar a consideração de quem negoceia do lado do MS, serve como plataforma de apoio, de garantia, de «nós-ainda-podemos-ir-mais-longe-que-mais-longe-eles-não-podem-ir».

E isto torna apenas mais importante a informação, para que alguém atendido em serviço mínimo saiba que o foi por esse motivo, pela vossa profissão ser tão importante que tem um mínimo legalmente exigível, e que, se está a ser atendido não é pela «causa» não ser importante, é pelo doente agudo/grave ser, naquele momento, mais.

Mas é preciso que o Povo saiba a «causa». É preciso informar, é preciso inundar as redacções, é preciso fazer comunicados, distribuir panfletos, chamar os repórteres, fazer blogs, petições e tudo o mais.
Este foi um passo na direcção certa. Mas vai chegar a quem tem que ouvir? Vai chegar a quem manda (pelo voto) em quem manda? Ou só a quem manda e que nesta altura só parece mandar dar uma volta?
 
Cara Anónima das 11:02 PM;

A escolha do nome diz muito acerca de si. Para reflexão:

A revista «Entertainment Weekly» publicou uma lista dos mais relevantes vilões actualmente a preencher o imaginário colectivo.
Nesse elenco surge a Enfª Ratched («Voando Sobre um Ninho de Cucos»).
 
Penso que nesta altura não devemos estar a pensar na formação de um novo Sindicato , mas sim devemos estar à espera da "nova Carreira".

O tempo é de união e não de divisão .

Para que a Petição chegasse a bom porto contamos com a colaboração, contactos e solidariedade de muita gente (que aqui é muitas vezes criticada).

Obrigado a todos os Enfermeiros que assinaram a Petição sem eles nada disto seria possível . A petição faz com que os Sindicatos ganhem margem negocial e encurta a do Ministério
 
Penso que nesta altura não devemos estar a pensar na formação de um novo Sindicato , mas sim devemos estar à espera da "nova Carreira".

O tempo é de união e não de divisão .

Para que a Petição chegasse a bom porto contamos com a colaboração, contactos e solidariedade de muita gente (que aqui é muitas vezes criticada).

Obrigado a todos os Enfermeiros que assinaram a Petição sem eles nada disto seria possível . A petição faz com que os Sindicatos ganhem margem negocial e encurta a do Ministério
 
Ó da 10:25 PM

Quando me refiro a um "Novo" sindicato, refiro a algo novo e não a algo que muda apenas o nome!

Infelizmente, quem anda nestas andaças, apenas procura protagonismo.

Vejamos, a petição foi ideia de quem?

Dos colegas que frequentam este blogue. Que lutam pelos seus direitos.

Algo novo tem de surgir, e não apenas no nome. Mas sim na sua representação.

Para relfectir, leia as noticias, os comentários dos intervenientes, etc.
 
Parabéns Pedrojosesilva

Parabens porquê?!!!

Não percebi!!!!

Isto ja deveria ter sido feito!!

"Parabens" aos 40 mil enfermeiros que não assinaram a petição e que se sentem bem com a enfermagem em portugal......
 
Qual NORE qual quê! Proponho um novo partido. Hesito no nome: o partido do "NEL" ou, o partido dos "NEL’s", ou, então, o partido da "Vera" - a especialista em saúde mental. Pessoas que têm revelado uma clarividência, inteligência, perspicácia e demais atributos que, de tão evidentes, se torna desnecessário enumerá-los.


Já se deram conta, numa classe profissional maioritariamente constituída por elementos do sexo feminino, na entrega oficial da petição só nos representaram elementos do sexo masculino? Será que isto tem algum significado? Verinha (a especialista em saúde mental), esteja atenta e, se puder, dê-nos a sua visão da coisa.


Prontos! Vou deixar de pagar quotas, ou será que são cotas?
 
Eu sou militante PS, de nome Tiago Manuel Ferreira do Amaral, e não vou votrar PS. Já chega!
 
Parabens AM pela lucidez do comentário. Concordo plenamente com a sua observação especialmente porque me parece ter sido feita,o vossa traduz isso, por alguem exterior à enfermagem
"pela vossa profissão ser tão importante que tem um mínimo legalmente exigível".
Concordo plenamente que se deve dar mais visibilidade à nossa causa, e "trazer" a opinião publica para o nosso lado, resta saber com que meios
BEM HAJA aos colegas que tiveram a coragem da iniciativa da petição.
 
Não ficou feio não fotografia, não senhor.

Os meus parabens...
 
Bom Fim-de-semana, Srs. "bloguistas"!
Aproveitar a calmaria, apaziguada pelas notícias.
Mas teremos em conta que uma das formas de vencer o inimigo é juntar-se a ele.
Estejamos atentos!
Continuo a defender que o PS desvaloriza os enfermeiros porque não conseguimos mover forças políticas opositoras.
Defeitos nossos, “mulherismo” e bajulação.
 
Onde é que são os enfermeiros a fazer transportes da gripe A ? Na delegação do inem em lisboa ainda nenhum enfermeiro fez qualquer transporte de gripe A !!!
Foram sempre e são os TAE que fizeram todo o serviço incluindo deslocações fora da area de actuação do codu de lisboa...

Realmente quando é pra se esticarem rebentam logo o elastico...
 
A petição é uma excelente iniciativa mas não podemos cair no erro de pensarmos que per si esta petição vai desbloquear o relativo impasse das negociações. É necessário que agora os sindicatos cumpriram o seu papel e catapultem a classe para uma luta de maior vigor e intensidade, que é a única maneira de termos projecção na opinião pública.
Mais do que percentagens de adesão à greve terá de ser o "rombo" ou o "tumulto" provocado no SNS a granjear a atenção dos media, que dá maior relevância à greve de menos de meia centena de pilotos da Portugália do que de largas dezenas de milhar de enfermeiros. A luta da enfermagem terá de deixar de ser a "greve do silêncio", silêncio este onde está imergida a profissão há longos anos.
Houve muito trabalho que ficou por ser feito nos últimos anos e que agora é uma pecha no esteio das negociações da carreira. Não sei se seremos bem sucedidos nestas negociações, mas sei que muitas mudanças teremos necessáriamente de operar no âmago da profissão, independente do que resultar no fim deste processo:

-Assumir uma verdadeira postura de licenciados, sem bajulações perante outros que, apesar de serem detentores da mesma craveira académica arvoram-se no néctar puro das profissões, subalternizando os Enfermeiros (com a conivência destes)

-Implementar uma política de exigência para com os profissionais de Enfermagem, assumida pela própria profissão, que os leve a um esforço constante de actualização e aperfeiçoamento técnico-científico.

-Criar , assumir ou legitimar áreas de verdadeira autonomia e livres de ingerência externa

-Assumir uma maior participação cívica, criando associações de interesses constituídas por enfermeiros, com uma forte marca de intervenção cívica.

-A participação cívica leva necessáriamente a uma maior relevância e participação dos enfermeiros na vida política, essencial para atributação de ganhos.

-Encetar uma séria reflexão sobre a postura da Ordem perante os reais problemas da Enfermagem, nomeadamente a questão do excesso formativo, emprego , etc

- "Legalizar" as inúmeras "competências clandestinas" que diariamente os enfermeiros mobilizam com inquestionável vantagem para as suas instituições mas que por via de interesses corporativos alheios não são reconhecidas em forma de lei.

- A "gratuitidade" na Enfermagem terá de ser abolida. Os Enfermeiros, imbuídos pelo espírito ´"altruísta" ou então "ingénuo" continuam a ofertar muito do seu trabalho sem a devida compensação: horas extras que não são pagas, trabalho 2 em 1 (1 enfermeiro que trabalha por dois),execução de funções de outras classes profissionais o que leva ao desfiguramento da enfermagem, etc.

-As várias chefias e cargos gestores da Enfermagem têm necessáriamente de assumir uma outra postura, mais proactiva e participante, assumindo as suas responsabilidades nas políticas de saúde, quer locais quer centrais, participando na sua delineação ao invés de se escudarem por detrás de políticas produzidas por outras classes , que não contemplam a visão da Enfermagem.




Em suma, der por onde der, nada poderá ficar igual depois deste processo; Esta "hemi-parésia" da Enfermagem, "hemi" porque felizmente nem todos ficam parados tem de dar lugar a uma dinâmica diferente, caso contrário cairemos num processo de anquilose irreversível da profissão...
 
http://www.elpais.com/articulo/opinion/solo/enfermeras/elpepiopi/20090718elpepiopi_1/Tes
http://www.elmundo.es/elmundo/2009/07/17/madrid/1247833212.html
 
quem assina enfermeira ratched é um homem piquinino
 
Para o I LOVE.
São cotas.
Eu não sou cota. LOVE ME
 
É de lamentar que a petição não tivesse a assinatura de todos !
Da proxima vez temos que ser todos mais eficientes a passar a palavra.
Eu não quero acreditar que só pouco mais de 10 mil estejam incomodados/apreensivos/indignados /desrespeitados/abusados pelas medidas que este governo pretende em relação a uma classe profissional à qual me juntei com plena consciência do meu papel. Já lá vão 15 anos ! Ainda tive a sorte de ter recebido a formação numa escola em que era elevado o grau de exigencia (foi uma mais valia), tenho mantido ao longo destes anos a sede de conhecimento para que possa fazer face ás mudanças e aos novos paradigmas. O que não entendo é este novo paradigma do governo !???? Licenciada desde 2002(será que existe forma de poder ter os retroactivos !!)
Isto so tem um nome,INDECÊNCIA.
Não posso acreditar que todos os colegas que não assinaram consintam serem tratados com tal desrespeito!!NAO POSSO ENTENDER! ISTO NEM POR MOTIVOS POLÍTICOS É DE TOLERAR É UMA QUESTAO PROFISSIONAL.
Que tal nova petição? com mais tempo!

A ROSA DO DESERTO
 
É de lamentar que a petição não tivesse a assinatura de todos !
Da proxima vez temos que ser todos mais eficientes a passar a palavra.
Eu não quero acreditar que só pouco mais de 10 mil estejam incomodados/apreensivos/indignados /desrespeitados/abusados pelas medidas que este governo pretende em relação a uma classe profissional à qual me juntei com plena consciência do meu papel. Já lá vão 15 anos ! Ainda tive a sorte de ter recebido a formação numa escola em que era elevado o grau de exigencia (foi uma mais valia), tenho mantido ao longo destes anos a sede de conhecimento para que possa fazer face ás mudanças e aos novos paradigmas. O que não entendo é este novo paradigma do governo !???? Licenciada desde 2002(será que existe forma de poder ter os retroactivos !!)
Isto so tem um nome,INDECÊNCIA.
Não posso acreditar que todos os colegas que não assinaram consintam serem tratados com tal desrespeito!!NAO POSSO ENTENDER! ISTO NEM POR MOTIVOS POLÍTICOS É DE TOLERAR É UMA QUESTAO PROFISSIONAL.
Que tal nova petição? com mais tempo!

A ROSA DO DESERTO
 
Quantos enfermeiros apareceram frente ao Ministério da Saúde para entregar a petição?
Quantos?
O convite foi lançado pelos bloguistas.
Vá lá então, e visibilidade na comunicação social?
Vê-se bem o que os Enfermeiros merecem.
Estavam á espera de quê?
 
"Em suma, der por onde der, nada poderá ficar igual depois deste processo; Esta "hemi-parésia" da Enfermagem, "hemi" porque felizmente nem todos ficam parados tem de dar lugar a uma dinâmica diferente, caso contrário cairemos num processo de anquilose irreversível da profissão..."

Não me parece que a maioria dos enfermeiros esteja disposta a participar na mudança. Sendo assim vamos continuar a anquilosar cada vez mais!
 
Quantos enfermeiros apareceram frente ao Ministério da Saúde para entregar a petição?
Quantos?
O convite foi lançado pelos bloguistas.


Em resposta as suas afirmações, quem escolheu o dia?! Foi um numero restrito de colegas.... eu teria ido com todo o prazer, feito tudo a pressa e nada atenpadamente, infelizmente na enfermagem sempre foi assim, temos o exemplo das negociações da carreira, é oreciso deixar chegar ao limite para ser ter uma pequena atitude, que sirva de exmplo, temos que planear, dinamizar os colegas, e informar com bastante antecedencia, e de certa maneira de os envolver, fazer sentir que juntos marcamos a diferença, e nao 2 ou 3 ou umas certas personalidades dos sindicatos ou bloguistas que "aproveitam" estas pequenas intervenções de um grupo de profissionais com um numero significativo,mas apenas 5% se manifesta, e não envolve esses 5%, eu assinei e divilguei, alguem me contactou, se queria ir representar os colegas do meu hospital?!! tinham o meu nome e mail, mas fartam-se de enviar mails a divigulgar que foram entregar etc....


Isto precisa de uma mudança radical, temos de aprender a aprender aprender aprendendo.

O caos está instalado, resta saber esperar para daí emergir a ordem.
 
Caro AM,
Parabéns. Gostei de ler (tudo).
 
Fiquei contente por ver Enfermeiros de Gaia aparecer em tão grande destaque num momento de impotãncia inegável. Eu fui talvez um dos primeiros a falar na petição neste blog e por isso muito me contenta ver a visibilidade que a mesma obteu. Espero que resulte em alguma coisa... Estamos todos de parabéns, concordo com o Sérgio ao dizer que não é momento de nos dividir. Vamos manter a coesão ,pelo menos até ao fim desta Legislatura.
 
Cara Anónima das 11:02 PM, não percebi o intento do seu comentário, acerca do colega Jorge Dinis,

cuja a intervenção neste "Blog" pauta pela dignificação da nossa classe.

É óbvio que a forma como o fez, revela um ressentimento pessoal, mesquinho, degradante, impróprio e descabido que em

nada acrescenta de mais valia para o desenvolvimento da classe!

Tal como diz Nietzsche: "Não se odeia a quem se despreza; odeia-se a quem é julgado superior".

EU NÃO VOTO PS!
 
Caro AM,

não poderia estar mais de acordo com a pertinência e perspicácia da sua reflexão.

A divulgação do DESCONTENTAMENTO que reina na classe é um ponto fulcral na concretização dos objectivos pretendidos

e isso passa essencialmente por dois pontos cruciais:

1)A criação de um espaço virtual, onde os Enfermeiros possam expressar: sugestões, demonstrar a sua revolta, formas de luta, etc.

o que não minha opinião já foi conseguido e é hoje uma realidade inequívoca, graças AO ESFORÇO CONTINUO E DEDICADO DO Dr. ENFERMEIRO,

grande mentor do movimento que tem vindo gradualmente a ser criado, o responsável pelo acordar das consciências!

A ele muito a Enfermagem deve...

Mas cabe a cada um nós a divulgação deste espaço, através do envio de mensagens por SMS, afinal de contas quem é que ainda não tem telemóvel?

Já o acesso à internet não é tão fácil, e a dificuldade do seu uso ainda representa um bicho "papão" para algumas franjas da classe!

2)O segundo ponto passa pela implementação das acções de luta preconizadas neste espaço, por todos nós.

Tal como aconteceu com a petição on-line pela carreira de Enfermagem, que apesar de ter sido ideia De alguns, rapidamente teve adesão de muitos outros.

Por uma carreira digna, EU NÃO VOTO PS!
 
ULTIMATO
A Assembleia da República prepara-se, esta semana, para uma verdadeira maratona de votações de diplomas.
Quando faltam apenas DUAS sessões plenárias para o FIM DA LEGISLATURA (agendadas para quarta e quinta-feira), ascendem a mais de duas dezenas as propostas de lei do Governo que não foram ainda a votação final.
CAROS COLEGAS:
OU FAZEMOS "BARULHO" AGORA OU VAMOS TODOS FICAR COM AS LAMENTAÇÕES “E TUDO O VENTO LEVOU”.
Ultraje, não se sentem, ninguém se mexe, porra para esta me….da
NÃO PODEMOS ACEITAR QUE NOS ROUBEM O DIREITO DE SER PAGOS COMO LICENCIADOS.
 
Disse Pedro José Silva o seguinte : "Esta iniciativa não teve nenhuma pretensão de lançar sementes a coisa alguma, a não ser reforçar a posição dos Enfermeiros, e o seu reconhecimento salarial como licenciados, para enumera um dos pontos mais sensíveis em discussão.

Contou com a colaboração, contactos preferenciais e solidariedade de muita gente (que aqui é muitas vezes criticada). Sentimos que estamos todos no mesmo barco."

Mais à frente Sérgio Sousa reforçou:
" O tempo é de união e não de divisão ".

E corroborando as palavras do Colega Pedro acrescentou : "Para que a Petição chegasse a bom porto contamos com a colaboração, contactos e solidariedade de muita gente (que aqui é muitas vezes criticada)".

Não é possível pensar que pessoas externas , nos desestabilizem num momento crucial da negociação nem se aproveitem de um Acto Cívico para lançarem a discórdia.

Na terceira encíclica de Bento XVI sobre "o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade" diz-se a dado momento :
"A fidelidade ao Homem exige a fidelidade à verdade, que é a única garantia de liberdade e de possibilidade de um desenvolvimento humano integral".

Aqueles que pensando em dividir , se auto-intitulam os " defensores da Pátria " , desconhecem a real dimensão da força dos Enfermeiros.
 
Obrigado NEL!
Obrigado, não pela defesa que me faz. Mas obrigado pela pela FORÇA, pela DIGNIDADE, mas sobretudo pela "AUCTORITAS" (capacidade moral)com que o faz.

Quanto ao restante: um grupo (profissional ou não) é tanto mais forte, quanta coesão consegue demonstrar.
 
Alguem tem esperança de conseguir em dois dias o que não se conseguiu em meses, isso parece uma miragem.

Já acreditei numa reviravolta, mas agora parece-me impossivel...

Para bem de todos era bom que eu estivesse enganado.
 
Li isto no COGITARE EM SAÚDE e não quis crer: «Quem fala assim não merece censura e a nossa bastonária da Ordem dos Enfermeiros acusa as instituições de ensino de enfermagem de “inadmissível intromissão” no processo de discussão do modelo de acesso à profissão, que deverá ser votado no Parlamento na próxima semana.».

Mas que é isto?
Não merece censura?
Porra, querem enganar quem? Melhor, querem induzir o voto em quem? No Bloco de Esquerda (BE)?

Andou a nossa Bastonária há mais de 20 (vinte) anos a representar os Enfermeiros - quer como coordenadora do SEP; quer como nº 2 da OE e 2º mandato como Bestanoria da OE - para ALGUÉM OUSAR dizer:
"Quem fala assim não merece censura"!!!!!!!!!!

Não merece censura? Então quem conduziu a ENFERMAGEM a isto? Quem foi? Quem permitiu a massificação da Enfermagem? Quem contribuiu para o desemprego na Enfermagem? Quem não soube exigir IGUALDADE DE TRATAMENTO NOS LICENCIADOS na Administração Publica?

Fui EU? Foram os Enfermeiros?
OU FORAM OS SEUS REPRESENTANTES? OE e SEP (aliados do PCP)???

MERECE CENSURA e, sobretudo, MERECE SER "corrida" da REPRESENTAÇÃO DA ENFERMAGEM!

Um apelo: CORRAM COM ESTES REPRESENTANTES.

Eu não voto PS.
 
Os enfermeiros nunca serão tratados pelos governos ao nível das demais profissões licenciadas ao serviço do estado, quer seja PS ou PSD. A Enfermagem estará sempre um degrau atrás e a unica hipótese dela evoluir neste campo reside numa progressão ainda maior das outras licenciaturas nossas concorrentes. Será sempre um pouco como o crescimento económico do nosso país: para crescer x% a Europa tem de crescer o dobro!
 
@Jorge Diniz
"Fui EU? Foram os Enfermeiros?
OU FORAM OS SEUS REPRESENTANTES? OE e SEP (aliados do PCP)???".

E já agora, porque não o SE (pró-PSD)?
 
Eu não quero saber nada de política ou melhor de políticos...considero lamantável a actuação do SEP e considero que a nossa Bastonária não tem perfil absolutamente nenhum para o cargo.
Agora, Sr. Jorge Diniz, o PCP e o BE têm sido os único partidos que têm dito alguma coisa em favor da enfermagem.
Está a ver a Ferreira Leite a fazer algo pelos enfermeiros, vai-nos pagar como licenciados - já teve oportunidade de se expressar publicamente...Amigo, quando ela lá chegar vai ser a crise e a crise e estava tudo mal e a crise e apertar o cinto e agora não ai ai...Há dúvidas???
Eu estou indeciso, ou voto BE ou PCP e faço-o pela enfermagem!!! Foram os únicos a quem perguntei directamente se fossem governo se nos pagavam pela tabela dos outros licenciados e disseram que sim, sem dúvidas! Nem PS, PSD, ou CDS ...até porque todos esses já estiveram no governo e tiveram a sua oportunidade!
 
Ao Jorge Diniz

"Quanto ao restante: um grupo (profissional ou não) é tanto mais forte, quanta coesão consegue demonstrar."

Exactamente Colega....
Só que a coesão não existe;
A unidade não existe;
O interesse só esporadicamente dá sinal;
A desunião é um factor primordial da Classe;
A censura está presente em muitas unidades de saúde;
A insegurança faz tremer;
O medo é campião;
A subserviência acompanha o medo e impede a verdadeira demonstração da autonomia , da responsabilidade:
Não posso...
não sei se...
será que...?
 
Nel, cita Niezstche de memória? Ou é só mais uma das "citações" rápidas de algum livro comprado num hiper enquanto a “patroa” fazia compras?

Não tenho particular interesse nem conhecimento da obra e pensamento do Niezstche. Pelo pouco que conheço, não me parece ser um autor muito recomendável para os “fracos” e “oprimidos enfermeiros”. Além do mais, o pensamento de Nietzsche já alimentou demasiados totalitarismos (fascismo, nazismo...) para me impressionar – leia Nietzsche Contra Democracy de Fredrick Appel antes de citar novamente...
Mildred Ratched.
 
Não sei se é Jorginho Dinis, NEL ou Azevedo.

Não voto PS, muito menos PSD, E CDS, nem de longe.

Ai o código de trabalho, que se está aplicar aos direitos dos enfermeiros.
Onde anda quem o aprovou?
 
votem BE votem na esquerda. são os unicos que falam a favor de enfermagem. foram os unicos a vir a publico defender o colega do são joão que escreveu ao presidenre da republica, foram os unicos que pediram explicações deste caso a ministra da saude, são os unicos que ademitem abertamente e sem rodeios pagarem-nos como licenciados. A manuela ferreira leite é tão boa como o tio socrates, na hora de nos pagar vai ser crise para aqui, crise para ali - qurem pagar para ver? Eu não.
Já pensaram que desde que temos de mocracia só alterna-mos entre Ps e PSD. OLHEM ONDE ESTAMOS. Há sempre quem diga que o be ou pcp se forem para o poder não vão fazer melhor, e realmente isso pode acontecer. Mas pensem ao be ou pcp ainda podemos dar o benificio da duvida pois nunca la estiveram, enquanto que ps e psd já la estiveram anos e anos e só fazem merd... Escolher entre ps e psd é como escolher ficar sem a perna direta ou a prna esquerda, isto é, ficamos sempre a perder, enquanto que com os outros ainda podemos dar o benificio da duvida. Parem de escolher entre merda e bosta , pois merda é merda o que muda é o cheiro.
 
"Há homens que já nascem póstumos." – Não é verdade, “Mildred Ratched”?

“Aquilo que não me destrói fortalece-me" – Conhece o autor, “Mildred Ratched”?

"Torna-te quem tu és!" És “Mildred Ratched”
 
Friedrich Nietzsche detestava a arrogância e adorava a Itália e França, porque considerava que eram nações de Homens com espíritos-livres.
Aliás, combateu o rigor germânico, o anti-semitismo, o espírito aprisionado e o IMPERATIVO CATEGÓRICO de Kant.

Nos antípodas está quem assina Mildred Ratched
 
Isto já parece um blog da pré-campanha eleitoral! E a Enfermagem vai-se perdendo na densidade dos argumentos partidários.
 
Tenho quase 70 anos. Lembro-me de ver o filme VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS, há muitos anos.
Nessa altura aquela enfermeira (mildrede Ratched) foi tão odiada que ainda hoje quem me fala em Hospitais Psiquiátricos ainda me faz tremer: Era uma figura muito tenebrosa: Deus nos livre de tal enfermeira.
 
Com a mudança de Governo, ainda me vou divertir a assistir a fuga de muito rato e ratazana.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!