quinta-feira, julho 16, 2009

"O Governo já decidiu que a Carreira Especial de Enfermagem vai ser aprovada nesta legislatura"!


A CARREIRA DE ENFERMAGEM É PARA APROVAR NESTA LEGISLATURA
.
A - O Correio da Manhã (CM) emitiu hoje uma notícia (link), referindo que existiam várias Leis que, na Assembleia da República (AR), já não eram aprovadas nesta legislatura.
.
B - De facto todos os exemplos de Leis que o CM refere (estão) são da esfera da ARepública, À EXCEPÇÃO DA CARREIRA DE ENFERMAGEM.
.
C - O Circuito legislativo da Carreira de Enfermagem é: 1) negociação com os Sindicatos 2) aprovação em reunião do Conselho de Ministros (estas reuniões continuam a realizar-se até o novo Governo tomar posse) 3) Promulgação pelo Presidente da República 4) Remissão para publicação em Diário da República.
Às 19h00 de hoje contactei o Ministério e a Ministra da Saúde informou que a “notícia do CM era falsa”. Mantém-se a informação/compromisso que a Ministra da Saúde disse na reunião negocial de 9.Julho.09 com a CNESE: "O Governo já decidiu que a Carreira Especial de Enfermagem vai ser aprovada nesta legislatura"! link
.
Colegas,
quem “anda nisto” há algum tempo (só estive na revisão de Carreira de 1991, 1998, 1999) sabe que, nas fases finais dos processos (e muito mais no actual quadro político) há sempre muita informação e contrainformação … sobre o processo … sobre os próprios conteúdos de Propostas, Contrapropostas, etc … tudo teve, SEMPRE, um objectivo muito claro: OU DIVIDIR OS ENFERMEIROS (retirando coesão determinante para a luta) OU DESCREDIBILIZAR OS SINDICATOS NEGOCIADORES (criando clima de não confiança nos Sindicatos … “os Sindicatos não conseguem” … “os sindicatos não fazem” … como se os Sindicatos é que fizessem as Leis … Os colegas dos Sindicatos têm o dever de tudo fazer para melhor defenderem as Propostas negociais na negociação e propor aos colegas AS AJUSTADAS FORMAS LUTA NOS MOMENTOS CERTOS) … a quem interessa a desinformação e a contrainformação???
.
Como todos sabemos, as negociações não estão fáceis (nunca foram). Tudo faremos para obter os melhores resultados (como sempre).
Por isso, como temos dito nos Comunicados, o MOMENTO É DE TODOS SE MANTEREM ATENTOS, INFORMADOS e MOBILIZADOS … agregados em torno das informações sindicais e não “das que correm”…
.
Nota: Realizou-se hoje mais uma reunião entre CNESE e FENSE sobre as negociações. Amanhã há nova reunião entre SEP e MSaúde (SecEstado) sobre INEM e CSPrimários
MODELO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL/ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA DA ORDEM DOS ENFERMEIROS
É PARA APROVAR NESTA LEGISLATURA
Esta matéria é que está, de facto e porque inerente ao respectivo processo legislativo, para APROVAÇÃO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA.
.
O SEP reuniu ontem, 15.Julho, com a Comissão de Trabalho da Assembleia da República, onde esta matéria está sediada, para, de viva voz (para além do parecer emitido) e junto de todos os Partidos, defender a necessidade e importância do MDM e SUA APROVAÇÃO NESTA LEGISLATURA.
Sabemos da pressão que as Entidades ligadas ao “Sistema de Formação” estão a fazer em sentido contrário.
Contudo, os diferentes Grupos Parlamentares/Partidos presentes assumiram o compromisso de TUDO ESTAREM A FAZER PARA QUE ESTA PROPOSTA DE LEI SEJA VOTADA NA REUNIÃO DE 23.Julho.
Assim esperamos, que honrem o compromisso.
.

Cumprimentos
José Carlos Martins
(Coordenador Nacional do SEP)

Comments:
Isso para mim não me diz nada, estes sindicatos, não me representam, e na minha modesta opinião não representam nenhum enfermeiro, O MDP, perguntem aos colegas que realmente sao enfermeiros se estão de acordo!

Em relºao a carreira, diferenciação entre os CIT, e os antigos funcionarios publicos, uma vergonha...


NOVO SINDICATO.
 
Amigos o dia foi muito cansativo e iremos publicamos no Cogitare em Saúde o nosso dia em que entregamos a petição .

Iremos elaborar uma Press-Release a anunciar a todos os media este dia ! Consideramos uma Vitoria de todos os Enfermeiros pois houve recuo da Ministra !

Afinal 10000 assinaturas dão-nos outro peso.

Obrigado mais uma vez a todos os envolvidos no processo ;) .

O Forum de Enfermagem vai através da sua base de dados enviar um mail do dia a todos os enfermeiros !

Abraço e vou descansar que foi um longo dia !
 
Entre uma má carreira aprovada nesta legislatura e uma mais justa aprovada na próxima legislatura, antes esta que aquela... apesar de tudo.

E, reconheço, que apesar de politicamente não ser dessa área, as revisões de carreira com o PSD têm sido bem mais favoráveis que os ganhos de enfermagem em tempos PS...
 
bem, melhores notícias, enfim ( uff!)

mas a ver se percebi, e quanto aos ESCALÕES REMUNERATÓRIOS?

Saõ para ser resolvidos agora, antes das eleições???
 
Parabens aos colegas pela entrega da petição na A.R esperamos que isto ajude e acelere as negociações obrigado pelo esforço.
 
Parabéns aos colegas pela entrega da petição.

Um abraço e Obrigado.
 
Mais um impasse, mais uma reunião, mais 15 dias...
Até quando, caros colegas, até quando.
 
Eu sou como S.Tomé, só acredito vendo!

Por uma carreira justa EU NÃO VOTO PS!
 
Trabalho há doze anos e se pensar bem com a actual carreira de Enfermagem, se não houvesse esta interrupção estaria a auferir mais 350 euros por mês já a algum tempo. Não entendo como querem que receba menos com a nova carreira de Enfermagem. Isto é absurdo. Greve sem serviços minimos é urgente.
 
Caro Zé Carlos Martins,

Certamente, apesar dos longos anos decorridos, ainda te lembras de mim, mas (sobretudo) lembras-te do que outrora te disse: "irás longe, se mantiveres os VALORES".

Ora, dizes: «Sabemos da pressão que as Entidades ligadas ao “Sistema de Formação” estão a fazer em sentido contrário.»
Se isso é VERDADE, porque SERÁ que nunca te ouvi DENUNCIARES isso(publicamente, claro)?
Também, na mesma senda, o QUE TE (SEP) LEVOU AO ABANDONO DA EXIGÊNCIA (irrenunciável!?) DA CARREIRA UNICATEGORIAL?
 
Agora a vitória é aprovar uma carreira, seja ela qual for!!!!!

Continuam a gozar com os enfermeiros!!!
 
eu não voto PS


flor
 
Seria bom informar sobre os argumentos das "entidades ligadas ao sistema de formação", contrários à posição do SEP, segundo declarações do presidente do sindicato.
Todos que fizeram formação pós-básica a sério e concursos de provas publicas, tenham bem presente quem pediu uma carreira UNICATEGORIAL, embora agora já tenham recuado. Ironia do destino, o que nos vale é a proposta da ministra, por incrível que pareça.
 
A vitória não será aprovar uma qualquer carreira que nos queiram impingir, vitória seria aprovar uma carreira justa que vá de encontro ao nossos justos interesses, ao nosso valor e sobretudo séria, equilibrada e justa comparativamente a outras carreiras da Administração Pública. Vitória seria repôr a dignidade, abolir a humilhação de temos sido alvo. Trabalho há mais de 20 anos, tudo dei pela enfermagem, progredi às minhas custas, não devo literalmente nada a ninguém e, neste momento sinto-me à beira da guilhotina por ter cometido tal pecado. É desesperante, frustrante, humilhante... Não sei de quem é a culpa, nem isso interessa.
Só posso dizer-vos que me sinto de LUTO. Mais triste fico quando diariamente nos contactos com muitas outros enfermeiros percebo que tb eles estão num processo semelhante.
 
Desisto da Enfermagem! Vou tirar outro curso!
 
Se eu não tivesse encargos e uma familia para cuidar tambem ia tirar outro curso. Não saimos da "sepa torta" que nunca mais endireita.
 
10000 assinaturas não legitimam nada num universo de 55000. Parabens aos que não embarcaram nestas propostas de divisão de carreira entre contratados e funcionários públicos. Necessitamos de uma estrutura que mobilize todos, una a classe numa proposta que valorize cada no seu percurso formativo e lute pela nossa autonomia, sob pena de voltarmos ao servilismo à classe médica. A Enfermagem está mesmo de luto e o papel da Ordem é lamentável.
 
Substituamos as batas brancas por pretas o tempo que for preciso. No caso de isso não ser institucionalmente possível usemos laço preto... as pessoas irão perguntar a razão e nós explicaremos às pessoas os nossos verdadeiros motivos do LUTO
 
10.000 num universo de 55.000 dá simplesmente a maior percentagem de adesão de sempre a uma petição numa categoria profissional.
Parabens a todos os enfermeiros e aos mentores desta petição.
 
Também concordo... não é vitória nenhuma aprovar a carreira nesta legislatura se for a que foi proposta pela ministra. Apesar de não acreditar em milagres, hoje (21/07) há nova (provavelmente a última) ronda negocial.
A ver vamos se conseguem tirar o coelho de dentro da cartola!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!