terça-feira, julho 14, 2009

O que é que é preciso?


"(...) o conceito de licenciado hoje com Bolonha, pode ser alguém que não conseguiu entrar para a Faculdade de Medicina e andou por uma Universidade privada, imagine, para um politécnico para fazer Enfermagem, e ao fim de três anos tem uma licenciatura, e depois as condições de acesso a Medicina para licenciados previligiarem, por exemplo, essa profissão, e essa pessoa que não conseguiu vaga para entrar, vai entrar e passar à frente de muitos colegas (...)"
Bastonário da Ordem dos Médicos in TSF

O que é que é preciso para a Ordem dos Enfermeiros (OE) responder quando é humilhada, espezinhada e rebaixada?

O bastonário da Ordem dos Médicos criticou o acesso ao curso de Medicina pelo contingente especial para licenciados, referindo que qualquer burro pode entrar por essa via, incluindo aqueles que tiram um cursito de Enfermagem num politecnicozeco privado. E isso prejudica o elevadíssimo status sócio-intelectual e prestígio supostamente inalcançável dos Médicos!

Como a OE anda mais preocupada com pormenores sem interesse actual, nem vai responder. Aliás, a inércia é a imagem de marca. Como não responde a Ordem, responde um sindicato. No outro sindicato reina um lirismo irritante!

Voltando aos Médicos, eles não entendem porque "não percebem como é que o número continua sempre a aumentar"! A classe Médica sempre afirmou que não tem interferência na definição dos numerus clausus... mas Mariano Gago, ministro do Ensino Superior, reagiu, garantindo que "por pura restrição corporativa da Ordem, durante anos só entraram em Medicina um décimo dos alunos necessários e ainda hoje estamos a pagar por isso"! link

Os Médicos, prevendo um discreto nível de desemprego nos próximos 50 anos, já começam a delinear estratégias de intervenção! Eles são contra tudo! Contra o contingente para licenciados, contra o aumento de vagas, contra os alunos que vão frequentar o curso de Medicina no estrangeiro, contra a Faculdade de Medicina do Algarve, contra os ciclos básicos de Medicina nos Açores e Madeira, contra as Faculdades de Medicina do Minho e Covilhã, contra as faculdades privadas, contra os Médicos imigrantes, etc...

Simples, claro e conciso foi Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados, mas em relação aos seus pares: "Procurem outros cursos (...) . O País já está encharcado de licenciados em Direito, que estão desempregados ou trabalham noutras áreas. (...) O Ensino Superior transformou-se num negócio que não olha a meios para atingir os fins. Quanto mais alunos tem, mais dinheiro recebe do Estado, e por isso abre mais vagas. Estão a enganar os jovens"!

Comments:
Dr enfermeiro a Ordem dos Enfermeiros (OE), não respondeu nem nunca irá responder por varias razões:
- Tem medo das consequencias que a possivel resposta pode trazer;
- Quem a representa não sabe ao certo o que deve responder;
- Não tem inteligencia suficiente para isso;
- Querem manter o "tacho" por muito tempo e sem serem incomodados
- Gostam de ser tratados assim.

Isto comprova o que disse o bastonário da ordem dos médicos "qualquer burro pode entrar por essa via", não sei é como é que os deixamos chegar tão longe..........
 
O Sr Bastonário teve uma boa oportunidade de se manter calado. Convido a todos a ouvirem o discurso "sábio" de sua excelência no link do DE. A parte final é hilariante. Aliás o Bruno Nogueira certamente se sentirá com medo de perder o lugar como comediante!
 
Ahhh, e claramente se condena a OE pela sua inércia!
 
O Bastonário da Ordem dos Médicos anda equivocado!

Afinal quem é o especialista em ZURRAR é o próprio, tal como se pode constatar na sua entrevista,

algo quem vem sendo uma constante na sua família ao longo de várias gerações!!!

Tais declarações só podem ter sido feitas num momento de desespero!

Certamente que a última visita que fez ao ferreiro, aquando da troca das ferraduras, o deve ter deixado descontente!

Talvez o feno não tivesse apetitoso, ou o cavalo que o montou não fosse do seu agrado, ou as ferraduras ficaram muito justas?

Em boa verdade, tal como diz o ditado: vozes de ZURRO não chegam aos céus!

EU NÃO VOTO PS!
 
Á nossa Ordem:
Bacoca e inoperante deveria expor-se à questão:
Se não houvesse a obrigatoriedade de pagar cotas, os enf. faziam-no?
E depois fazer uma dissertação sobre isso.
 
O PAGAMENTO DA ORDEM DEVIA SER FACULTATIVO....ASSIM ELES TRABALHAVAM MAIS
 
Mas isto é do mais comum hoje em dia ... passar de Enfermagem para Medicina e é melhor que esta novas formas, pois nem é preciso tirar o curo de Enfermagem hhehehehehe
 
Ouvi uma entrevista na SIC Not com o Doutor Mariano Gago na qual se referiu à área da saúde dizendo o que entendi ser a posição do Ministério:

Medicina
- contra o poderio da restrição à entrada dos cursos, estando previsto nos próximos anos que se possa concorrer a esse curso como a outro qualquer;
- discordância com os argumentos da classe médica sobre falta de condições nas Universidades (que têm vindo a beneficiar de vastos investimentos), falta de professores qualificados (que será um falso problema), e discrepância nos critérios de admissão de licenciados ao curso de medicina (que seguem todas as recomendações europeias nesse sentido).
Foi realçada a intenção de aumentar as entradas de gente licenciada noutras áreas visto muitos deles já terem curricula muito relevante e experiência na área da saúde, o que poderá constituir uma mais valia na formação de médicos de qualidade.

Enfermagem - a favor das vagas existentes (e mais que fossem) dada a evolução previsível do padrão epidemiológico e etário da população portuguesa para os próximos anos, com aumento das necessidades em cuidados de enfermagem (idosos, doentes crónicos).

Alerta para os lobbies do ensino, nomeadamente a luta pela manutenção de lugares na docência, que possa de certo modo introduzir alguma preversão na criação de falsas necessidades formativas, pelo que as escolas deverão estar atentas às necessidades do mercado para manterem a sua razão de existir - no serviço público, se a escola não o fizer, fecham os cursos; no privado, é o cliente que decide.

Só não percebo se o Dr. Enfº concorda com a estratégia que tem vindo a ser seguida pelos médicos ou se está apenas contra o facto de os Governos lidarem com essa situação de forma tão tímida. Acha que a enfermagem deveria restringir o acesso à licenciatura? Ou à profissão?

VV
 
"Os enfermeiros Portugueses exigem uma greve por tempo indeterminado já!!!"

Vamos passar está mensagem em larga escala para os sindicatos.
 
Guerra aos médicos: eles são os cárceres da Enfermagem!
 
Esse parvalhão da Ordem dos Médicos só é ultrapassado pela parvalhona da nossa Bastonária, inerte e pamonha como sempre.

quero ver se se dignam de responder..
 
Colegas, enviei MAIL à OE a EXIGIR A DEFESA PÚBLICA DA NOSSA CLASSE!

QUE SE DEIXEM DE PREOCUPAR COM AS ÉTICAS E AS BIO-ÉTICAS, E PASSEM A SER PRÁTICOS!

CHEGA DE MAIS HUMILHAÇÃO!


mail@ordemenfermeiros.pt; srnorte@ordemenfermeiros.pt; srcentro@ordemenfermeiros.pt
 
Enviei AGORA MAIL À ORDEM DOS MÉDICOS, A EXIGIR UM PEDIDO FORMAL DE DESCULPAS, PELO INSULTO À ENFERMEGEM PORTUGUESA.

FAÇAM COPY-PASTE DA CARTA DO SINDICATO, E ENVIEM (TEMOS QUE SER NÓS, QUE NADA TEMOS A VER COM A OE OU SINDICATOS, A DEFENDERMO-NOS A NÓS PRÓPRIOS! SEM MEDOS!)

DEFENDAM-SE COLEGAS!
 
Enquanto isso a nossa Ordem verga-se perante a Ordem dos médicos. Convida reiteradamente o seu bastonário para vários congressos, de ética e não só!
Não podemos continuar a tolerar estas afrontas!
 
É de louvar o exemplo que o bastonário da OM nos dá na defesa da sua dama! A ordem dos médicos poderia organizar um workshop ao qual a Ordem dos Enfermeiros deveria assistir intitulado "Como promover e defender uma profissão elitista e corporativa achincalhando as demais, proferindo baboseiras que todos levam a sério: o exemplo da OM!" LOL
 
Claro que a Ordem dos Enfermeiros não responde. Porque os enfermeiros são sempre fiéis aos sôtores! Já viu a afronta que seria um enfermeiro responder às palavras de sua sapiência Pedro Nunes?! Os enfermeiros comem e calam...
 
Como é possível sermos tão humilhados, alvo de tantas tentativas de nos usurparem o nosso objecto de trabalho, e a nossa Ordem mantêm-se entretida com a ETICA e a olhar para o seu próprio umbigo.....Por favor é urgente descerem à terra e acordem para a realidade.Ajudem a classe a ser um pouco mais feliz...
 
Para aqueles que estao sempre a dizer que a OE não devia permitir tantas vagas nas escolas e coisas do género (coisa que a ordem não pode fazer) aí têm a resposta nas palavras do Marinho pinto. Até os advogados têm o mesmo sentimento do excesso de oferta e não conseguem fazer diminuir as vagas nos cursos de direito.
 
Caro colega Peixe, após várias tentativas falhadas de acesso ao sitiozeco da ordem dos não enfermeiros (vulgo om - que mediocridade, nem um "site" sabem manter...) peço-lhe que me indique "a morada" para onde enviou a carta de protesto.
O bigodes é mesmo um verme, um verdadeiro ca(ra)melo com bossas e tudo. Arre zurro, nhnhnhnhhnh - íon, íon...
Atenciosamente.
 
Curiosamente acabei de receber uma carta da ORdem de Enfermeiros que mais uma vez só envia cartas de negócios.
Diz a carta que a OE fez um acordo com uma serguradora e pergunta se estamos interessados no produto!!
Que descaramento... nas negociações que defendem a classe deles não metem o bedelho agora em negociatas que lhes dá jeito estão sempre lá!!!!
 
É obvio que a OE devia responder à letra ao bastonario da OM, mas só uma questão:
- Porque continuamos a perder tempo a falar nos médicos??? Falemos dos enfermeiros que é o que importa!!!!
 
COLEGA, PARA CONTACTAR A OM, TEM NO SITE UM ESPAÇO PARA DEIXAR A OPINIÃO/ CONTACTOS.
MAS TEM AQUI TAMBÉM O MAIL GERAL:´
omcne@omcne.pt
 
COLEGA, PARA CONTACTAR A OM, TEM NO SITE UM ESPAÇO PARA DEIXAR A OPINIÃO/ CONTACTOS.
MAS TEM AQUI TAMBÉM O MAIL GERAL:´
omcne@omcne.pt
 
QUEIXAM-SE DA NOSSA ORDEM E DA BASTONÁRIA, MAS QUEM FOI QUE A DEIXOU "REINAR" POR MAIS 4 ANOS COM AS VOTAÇÕES?
QUEM FOI?..
 
Vocês são mesmo cómicos ... o homem nem disse algo que não seja verdade e que todos já sabem ...
 
Não sei o porquê de tanta urticária. O que o bastonário da OM disse não está muito longe da verdade; Aliás, ele não lançou uma ignomínia sobre os Enfermeiros mas sobre o ensino da Enfermagem. A pouca qualidade do ensino da Enfermagem é uma constatação que muitos enfermeiros já tiveram oportunidade de explanar. O próprio DE, que se colerizou com as declarações do bastonário da OM em relação aos cursos de Enfermagem, também ele próprio as perfilhou em tempos (basta fazer alguma de posts anteriores), lançando algumas flechadas direccionadas à formação académica actual dos Enfermeiros.
E o Pedro Nunes tem muita razão no que diz senão vejamos:

- Em muitos cursos de Enfermagem entra-se com médias baixíssimas (10-11).
-A qualidade formativa é constantemente posta em causa,nomeadamente no que toca aos campos de estágio que muitas escolas utilizam.
-Sabe-se que, principalmente nas privadas o facilitismo é palavra de Ordem.Alunos nitidamente impreparados terminam o curso com médias impensáveios (17-18)
-Relativamente aos curriculos académicos das várias escolas de Enfermagem reina a pura arbitrariedade, o que descredibiliza ainda mais a Enfermagem.
-Os Enfermeiros que são formados estão cada vez menos capacitados para as valências técnicas da profissão privelegiando-se uma espécie de "devaneio holístico" de que pouco serve na conjuntura actual.

Aqueles que querem repudiar as palavras do indivíduo,indaguem-se primeiro se elas não terão alguma razão de ser.

No tocante à defesa de uma contenção rigorosa do nº de vagas nos Cursos de medicina, propalada pelo Pedro Nunes também é um dos grandes cavalos de batalho do DE, mas relativamente aos cursos de Enfermagem. A diferença é que os médicos conseguem-no e os enfermeiros não!
Concluindo, e por mais que nos custe a admitir, o bastonário médico desta vez até tem razão. Cabe à classe de enfermagem corrigir algumas coisas para que no futuro estas e outras afirmações do género deixem de fazer sentido.
 
Faz já alguns anos que voltei para minha terra em Espanha, depois de têr pasado alguns anos no vosso país, a tirar o meu curso de enfermagem e trabalhar em diferentes Hospitáis do país.

Uma das coisas que fez voltar era que durante todo o tempo que lá estive nunca entendí esse " respeit" enorme que toda a gente têm pelos "sotores".

A final de contas, quém sao eles mais do que nós??... quantos deles conheço que nao savem fazer um o com um canuto... quantos metem a pata uma e outra vez, tratam os enfermeiros como seres inferiores a eles, aos doentes como se fossem só um número, nao têm o mais mínimo respeito por ninguêm e estao subidos num escalao que ninguem percebe.

Eo nao aguentava mais que ninguém quisese estar por cima de mim, ouvir tratar por sotores, sotores, sotores, com humilhaçao a tantas e tantas pessoas que valem muito mais do que qualquer um deles....

Em Espanha ainda nao somos Licenciados, más nao conheço nenhum colega que por ser médico pretenda ser mais do que eu.....

Peço desculpas pelo meu portugês, já ca estou em Espanha faz 20 anos.

Pracer em vos conhecer, e lutem para que ninguêm volte a nos humilhar jamáis.


Gloria.
 
Caro Anónimo das 7:19 PM,

A sua dissertação é, no minimo, BRILHANTE!
No entanto, quando disse: "- Em muitos cursos de Enfermagem entra-se com médias baixíssimas (10-11)."
Deveria dizer: "em algumas Escolas já admitem ANALFABETOS oriundos das NOVAS OPORTUNIDADES, porque as vagas não são preenchidas com os alunos ditos da concorrência NORMAL. Assim, pelo critério das CANDIDATURAS ESPECIAIS, os que conseguiram equivalência ao 12º ano (maiores de 23 anos) ENTRAM NESSAS ESCOLAS"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tudo isto par assegurar os lugares dos professores! Não é?

Que diz a OE? Assobia para o lado!!!!!!!
 
Programa Novas Oportunidades, o tal programa tão elogiado pelo primeiro-ministro.
Um programa que conduzirá Portugal ao primeiro lugar mundial nas estatísticas sobre Educação. Agora, ficamos a saber que Pedro Póvoa, atleta de Taekwondo, vai entrar em Medicina sem nunca ter posto os pés numa escola secundária.
Governo manda uma mensagem a todos os jovens portugueses: não é preciso estudar Biologia nem Química para entrar em Medicina. Nem é preciso frequentar o ensino secundário durante 3 anos. Bastam 6 meses no Nova Oportunidades. E a Ordem dos Médicos fica calada?
DESCARREGA NOS ENFERMEIROS!
Não vale a pena revoltar-se. Não queira ser apelidado de pessimista de serviço politico!

Que chato!
 
A OE anda, só pode andar a dormir com a OM.
 
Caros colegas, reflictam sobre as seguintes palavras:
"Os Enfermeiros têm mais que competências para dizerem e fazerem o que fazem. Se forem um bocadinho, bem grande, mais arrojados, não se perde nada para a saúde do Povo, pelo contrário." (Fonte: SE)

Será que todos nós encaramos esta afirmação como VERDADEIRA??
Penso que NÃO...Peço desculpa, enganei-me...Tenho a certeza que NÃO.

Estou apenas à 3 anos e meio a exercer esta nobre profissão e diariamente sou confrontada com situações que me REVOLTAM PROFUNDAMENTE.

Exemplos recentes da minha pratica profissional (FACTOS VERIDICOS QUE OCORRERAM ESTA SEMANA):
- O doente Y está a cumprir antibioterapia à mais de 18 dias, na sequencia de ITU, apercebi-me aquando da preparação da medicação deste facto e informei o colega responsavel de turno (enf. especialista). A resposta foi: O médico é que tem que estar atento a essas coisas. Tive que "discretamente" contactar o médico e tudo se resolveu...Este suspendeu prontamente o antibiotico e disse "assim gosto de trabalhar em equipa"...Como ainda sou contratada e apenas uma novata no serviço tive que actuar "sem levantar ondas".

- O doente X referiu odontalgias, ia para administrar um fármaco analgésico e anti-inflamatório (após o PA)...A colega (a trabalhar nesse serviço à mais de 15 anos) virou-se para mim e disse EM FRENTE AO DOENTE: "esse medicamento está prescrito?...aí se o Sr. Doutor sabe". O doente ficou logo receoso e a colega dita mais experiente não permitiu a adm. do farmaco. Por ela o doente continuava com dores até que o Sr. Doutor chega-se ao serviço...Há, nesse turno o médico assistente que estava no bloco de urgencia nem sequer pode vir ao serviço...Eu "discretamente" e "sem levantar grandes ondas" adm. o fármaco e posteriormente liguei para o SU e falei com o médico...O médico tomou conhecimento da adm. do fármaco e disse que no dia seguinte prescrevia em SOS o medicamento. Tudo se resolveu em prol do bem-estar do doente.

...OS ENFERMEIROS SÃO INIMIGOS DE SI MESMOS...

Teria muitos mais exemplos para relatar, mas tenho que ir trab. em Prol da Saude do Povo.

Colegas SEJAM ARROJADOS...OU PELO MENOS NÃO VITIMIZEM QUEM QUER SER ARROJADO.

Planeta M
 
Completamente de acordo com o que disse, caro AM.

Os enfermeiros é que deram e continam a dar tiros nos pés!!

O facto é: os enfermeiros passaram de bachareis para licenciados, a formação de 3 para 4 anos, sem a respetiva compensação remuneratória. Este facto até me parece ilegal, eu que não percebo nada disto...mas e os sindicatos, já pensaram apelar à justiça???
A comparação com os médicos só faz criar confusão, até porque os médicos têm uma formação de maior duração. Agora se compararem com todos os licenciados (nomeadamente os professores e educadores de infância) que se formam em 3-4 anos (a maioria em politécnicos, como os enfermeiros) e iniciam a carreira com cerca 1500 euros, já vejo bastantes motivos para as tais comparações...

Claro que ainda há muitos médicos que se julgam superiores a toda a gente, e que até parece terem vergonha de falar para os enfermeiros, e mesmo para outros profissionais com qualificações de nível superior. E isto é típico dos portugueses. Em espanha é realmente diferente...os médicos são colegas, como são também os administrativos, os auxiliares de enfermagem e todos os outros...Em Portugal há muita pacovice saloia de muitos médicos, que só lhes vai ficando muito mal ...

Esta última opinião, em relação aos médicos nuestros hermanos, é fundamentada em conversas tidas com um amigo meu e médico espanhol que, naturalmente, partilha a minha opinião.
 
Quem é que os enfermeiros se julgam? Os enfermeiros calam e não bufam. Quando sua Santidade, o Bastonário da Ordem dos Médicos, fala sobre os enfermeiros, estes baixam as orelhinhas e tremem que nem varas verdes. Como é óbvio!
 
Volto a pedir ao administrador para alterar a minha referência ao presidente do SEP quando evidentemente me referia ao presidente do SE, ou então para publicar esta correcção.
 
As generalizações são, na sua mais elementar essência, injustas e, muitas vezes, contraproducentes.

O que diz o bastonário da OM não é, obviamente, o que os médicos, como classe profissional, sobretudo uma que colabora diariamente com a classe de enfermagem, diz, muito embora se torne (como desta vez - e de outras - de forma incómoda) a sua face audível.

Se está legalmente prevista a admissão a Medicina de licenciados em outras áreas profissionais, nada me parece mais óbvio e natural que os enfermeiros estejam na «linha da frente» desta. Agora se são escolhidos os melhores ou os piores, isso deve ser acautelado e devidamente regulamentado nas condições e concurso de acesso.

Eu sou médico, mas podem estar absolutamente certos que a vossa luta, em particular a de uma carreira condigna, é também a minha e a de muitos colegas meus que, como eu, vêem os enfermeiros como colaboradores absolutamente indispensáveis, e constituintes da verdadeira base de um SNS universal e eficaz.

Agora, certamente que as declarações sucessivas do presidente do SE, que parece muito mais preocupado em falar dos médicos por tudo e por nada (até no comunicado sobre os técnicos de emergência, lá veio ele com a nossa diabolização), não ajudam a que haja qualquer tipo de solidarização institucional entre as duas classes profissionais, com a qual os enfermeiros ó teriam, seguramente, a ganhar.

Não foram os médicos que impediram a progressão justa do vencimento dos enfermeiros quando adquiriram o grau de licenciados (os vossos sindicatos não tiveram nada a ver com isso?).

Não são os médicos que agora estão mais interessados em salvaguardar os vencimentos dos actuais enfermeiros gestores e supervisores do que os dos que estão em início de carreira (sabem certamente que uma das propostas sindicais era reduzir o nº de posições remuneratórias da categoria de enfermeiro, começando a categoria de enfermeiro principal numa posição mais baixa, de forma a que os actuais gestores e supervisores passassem já a esta segunda categoria – uma das condições de acesso a esta é o nível remuneratório - art. 24º nº 2; pelos vistos não interessa que a «arraia miúda» tenha um topo salarial inferior).

E não são seguramente os médicos que querem evitar que os enfermeiros tirem o curso de Medicina se este for o seu sonho e o seu projecto e vida.

As declarações do meu bastonário envergonham-me tanto como o silêncio da vossa bastonária vos envergonha.
 
AM, está rectificado.
 
AM,
Essa de AM e seus muitos colegas ver(em) os enfermeiros "como COLABORADORES absolutamente indispensáveis e constituintes da verdadeira base do SNS" é no paradigma ultrapassado.
Colaboradores de quem?
De quem colabora com eles na assistência ao doente que eles assumem como centro?
É pena que, não obstante este lapso para a verdade, AM não seja nem Ministro da Saúde, nem Pizzarrro,nem Bastonário.
Não tenha medo do presidente do SE, porque ele só está a falar dos enfermeiros e de quem se lhes atravessa no caminho e os apouca.
Não sabemos quem é menos sem o outro: se o médico sem o enfermeiro, se este sem aquele.
Lembra-nos a história do viuvo e da viuva. A viuva governa-se melhor sozinha.
De homem só,
Tende dó, diz o povo em verso unissilabico.
 
AM,
Essa de AM e seus muitos colegas ver(em) os enfermeiros "como COLABORADORES absolutamente indispensáveis e constituintes da verdadeira base do SNS" é no paradigma ultrapassado.
Colaboradores de quem?
De quem colabora com eles na assistência ao doente que eles assumem como centro?
É pena que, não obstante este lapso para a verdade, AM não seja nem Ministro da Saúde, nem Pizzarrro,nem Bastonário.
Não tenha medo do presidente do SE, porque ele só está a falar dos enfermeiros e de quem se lhes atravessa no caminho e os apouca.
Não sabemos quem é menos sem o outro: se o médico sem o enfermeiro, se este sem aquele.
Lembra-nos a história do viuvo e da viuva. A viuva governa-se melhor sozinha.
De homem só,
Tende dó, diz o povo em verso unissilabico.
 
AZ:

Colaborador de colaborar, de laborar ao lado, médico ao lado do enfermeiro, enfermeiro ao lado do médico, nada mais. E o doente em frente.

Se muitas vezes não é assim, nem sempre não é assim. É só isto.

Agora que, para não ser assim, me parece ver o Enfº Azevedo a contribuir tanto como o Dr. Nunes, é apenas uma opinião. Nada mais.
 
PLANETA M:

gostei bastante da sua exposição, e é verdade que enfermeiros queimam outros enfermeiros!

há uma sacanice por vezes desenfreada entre nós, mas isso lá se deverá a muitos factores (um deles a injustiça salarial..)


MAIS UM RECADO: ESTEJA ATENTO/O À MANEIRA COMO ESCREVE...

HÁ - EXISTÊNCIA, REFERÊNCIA TEMPORAL, ETC...


volto a teimar nisto de corrigir o português, mas também é por estas que nos mostramos ao mundo, certo??
 
Tem razão PEIXE. Em post futuros vou estar mais atenta à (AQUI ESTÁ CORRECTO) redacção do texto... As "pressas ao teclar" não justificam os erros ortográficos.

Planeta M
 
Cacei-te, diria o puto a jogar às escondidas. Foi o queaconteceu entre AM e AZ.
AM empurra o Enf. Azevedo para o lugar do Pedro Nunes, esquecendo que a água e o azeite não se misturam. Nessas comparações esquece que enquanto o médico passa o enfermeiro fica; enquanto um vê a rama das árvores o enfermeiro vê a floresta.
Não queira comparar grandezas incomparáveis, pois um está mais do lado do ócio; ou outro, do negócio.
Os laboratórios precisam da classe médica com prestígio para que o Zé compre as mezinhas que lhes recitam, mesmo que as não tomem. Também compramos muita coisa por sugestão nos hipers que depois não usamos; é verdade. o Enf não tem nada a ver com isto, mas médico tem tudo a ver com isto.
Por isso de cada tentativa que o Enf Azevedo, e não só, fazem para puxar a Classe para o posto a que tem justissimo direito, lá vêm os assustados médicos a atcarem em todas as frentes.
De que têm medo os médicos, afinal?
Que os enfermeiros lhes tirem a bocada da boca?
O que está a contecer com as carreiras dos enfermeiros e, por contraste, com as dos médicos é um bom exemplo do oportunismo político dos médicos e do Sócrates, que até foi à celebração do acordo, quando com as negociações dos enfermeiros nem um reles secretário aparec.
Só que os alcatruzes nunca estão todos em cima nem todos em baixo; enquanto uns enchem, outros esvaziam.
Sou enfermeiro, dos sete costados e agradeço reverenciado ao AM o seu prestimoso contributo para se perceber uma pouca subtileza da muita com que diariamente os médicos usam para usarem os seus "colaboradores".
Veja-se como ficaram sem horários acrescidos, enquanto os médicos inventam esquinas para polir e aumentarem não só isso como lhes adicionar a exclusividade antes de sairem para a privada que nunca deixaram.
Que seria do Manel Antunes sem a prestimosa eficácia da excelente equipa de enfermeiros que sustentam os eventuais erros e até os corrigem?
Chame a isto colaboração ou laboração meu caro AM (desculpe o tom hipoteticamente amistoso, pois é assim que trato os contraditores, pois destestá-los exige muito talento, preciso para outras coisas)?
Até a famigerada dupla dos independentes do PS (Elisa Ferreira) reconheceu na Florence Nightingale uma grande administradora. Nós acrescentamos que doi a melhor e a maior de todos os tempos. Foi ela que viabilizou a administração hospitalar. Teve 98 votos contra e 2 a favor, vindos da ordem dod médicos ingleses.
Foi o idiota Luis F. Pereira, ventiloquo às mãos de Correia de Campos que veio inventar a história do director de serviço e houve quem acreditasse nessa patranha. O resultado está à vista: o descontrolo instalou-se.
Precivam os enfermeiros de 5 azevedos, um por cada região para corrigir os desmandos que a classe médcica está a introduzir no SNS.
Não está tudo dito. Venha lá esse ar conciliador, sr. AM, para empurrar o azevedo para o pedro nunes.
Felizmente o azevedo já demonstrou que quer a paz, não a podre, mas a outra, por isso prepara a guerra.
Os Romanos romanizaram este rectangulo à beira-mar, porque levaram os "viriatos" para as planicies alentejanas, onde os calhaus rolantes monte abaixo não tinham o mesmo efeito, porque monte no Alentejo é diferente do do Buçaco.
É mesmo que temos de fazer à classe médica: tirá-la do monte, onde está em vantagem e trazê-la para a planicie onde as forças se equilibram.
Não culpe os sindicatos dos enfermeiros das diferenças das forças, por inércia, muitas delas, que se juntam aos médicos e não se juntam aos enfermeiros.
Simplesmente os enfermeiros começam a perceber as finezas e subtilezas.
Já volto, vou vomitar!
 
Isto é absolutamente inacreditável.

Se os médicos estão calados, aqui d'El Rei que estão apenas a salvaguardar pela calada os mundos e fundos de que dispõem. Se falam contra os enfermeiros ou a sua carreira, aqui d'El Rei que finalmente deram a cara. Se se solidarizam de qualquer forma com a luta, que reafirmo justa, dos enfermeiros, aqui d'El Rei que estão apenas pela calada a ganhar posição para a «catanada» final.

Porra, como é que vocês, enfermeiros deste blog, lêem estas declarações do sr. (Enfº José) AZ(evedo)?

Não vos cansa este paleio?

Acham que é por aí?

Lamento, mas no meu dicionário médico não é um adjectivo depreciativo. É um substantivo. Como enfermeiro.

Nem sei por que perdi tempo a escrever os meus comentários, estritamente pessoais e, por que nada mais que opinativos, válidos como quaisquer outros.

Se eu tivesse alguma coisa contra os enfermeiros, não tinha casado com uma.

Porra.
 
Caríssimos AM e AZ, não fomentem uma desnecessária guerra, quase aquela que se assiste quase todos os dias, entre enfermeiros e médicos. Infelizmente.

Há quem diga que é a inveja que alimenta muita da raiva dos enfermeiros. Eu concordo: é pela carreira que temos, pela inadequação e injustiça salarial, pelo roubo descarado das nossas competências, pelo murar do nosso campo de acção, pelo medo dos outros perderem os tachos e os extras do lobby farmacêutico que ainda em Portugal não se permite a prescrição farmacológica pelos enfermeiros, e etc.

Terá que concordar comigo, caro AM, que a classe médica, no seu geral, é gananciosa, é gulosa, é snob e altiva. Quer tudo para si e não deixa nada para os outros.

Mas acredito nas excepções; acredito nos médicos que veêm na Enfermagem a importância que representa e que tem, que vêm a competência para mil e uma coisas, que vêm a injustiça praticada !!!
Ainda bem que pelos vistos é uma dessas excepções.
Obrigado!

Caro AZ, aprecio muito ler as suas opiniões. Concordo em muito do que escreve, mas também deverá reconhecer as excepções à regra. Serão muitas? Isso já não sei responder. Não vejo muitas hoje em dia...
Não vejo muitos enfermeiros com luz nos olhos para manter e fazer progredir a LUTA. Vejo Enfermeiros estafados, cansados, cinzentos de espírito e de modos. São anos de injustiças que nos tornaram pardos...
 
Será o enf Azevedo um felizardo com direito à ubicuidade ou já andam a ver azevedos por todo o lado.
A lógica do AZ talvez tenha mais a ver com ás de paus do que com azevedo.
De qualquer modo sinto-me lisongeado com a confusão pois é uma pessoa que não deixa dúvidas na defesa dos enfermeiros e na detecção dos seus desvalorizadores.
admiro-o por isso pois faz aquilo que muitos de nós gostariam de fazer, se tivessem a sua garra.
Seria de estranhar se não incomodasse muita gente!
Não foi por culpa sua que a classe médica foi longe de mais e está a cometer o erro de espezinhar tudo e todos.
Como me entristecem as figuras que os profs fazem ao querem ser como os enfermeios chefes. Foi o azevedo que me fez reflectir sobre isto. Olho à minha volta e noto que há um medo pavoroso nos médicos, que não conseguem disfarçar. Quem semeia ventos não pode esperar senão tempestades.
Se há alguém com razão de queixa, são os enfermeiros.
 
Será o enf Azevedo um felizardo com direito à ubicuidade ou já andam a ver azevedos por todo o lado.
A lógica do AZ talvez tenha mais a ver com ás de paus do que com azevedo.
De qualquer modo sinto-me lisongeado com a confusão pois é uma pessoa que não deixa dúvidas na defesa dos enfermeiros e na detecção dos seus desvalorizadores.
admiro-o por isso pois faz aquilo que muitos de nós gostariam de fazer, se tivessem a sua garra.
Seria de estranhar se não incomodasse muita gente!
Não foi por culpa sua que a classe médica foi longe de mais e está a cometer o erro de espezinhar tudo e todos.
Como me entristecem as figuras que os profs fazem ao querem ser como os enfermeios chefes. Foi o azevedo que me fez reflectir sobre isto. Olho à minha volta e noto que há um medo pavoroso nos médicos, que não conseguem disfarçar. Quem semeia ventos não pode esperar senão tempestades.
Se há alguém com razão de queixa, são os enfermeiros.
 
Será o enf Azevedo um felizardo com direito à ubicuidade ou já andam a ver azevedos por todo o lado.
A lógica do AZ talvez tenha mais a ver com ás de paus do que com azevedo.
De qualquer modo sinto-me lisongeado com a confusão pois é uma pessoa que não deixa dúvidas na defesa dos enfermeiros e na detecção dos seus desvalorizadores.
admiro-o por isso pois faz aquilo que muitos de nós gostariam de fazer, se tivessem a sua garra.
Seria de estranhar se não incomodasse muita gente!
Não foi por culpa sua que a classe médica foi longe de mais e está a cometer o erro de espezinhar tudo e todos.
Como me entristecem as figuras que os profs fazem ao querem ser como os enfermeios chefes. Foi o azevedo que me fez reflectir sobre isto. Olho à minha volta e noto que há um medo pavoroso nos médicos, que não conseguem disfarçar. Quem semeia ventos não pode esperar senão tempestades.
Se há alguém com razão de queixa, são os enfermeiros.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!