sexta-feira, julho 31, 2009

Para quem não sabe pensar, até o cérebro atrapalha!

O Enf. José Amendoeira (Presidente da Comissão Permanente do Fórum de Ensino da Enfermagem e Responsável pela Escola Superior de Saúde de Santarém) ainda anda às voltas a digerir a alteração dos estatutos da Ordem dos Enfermeiros, que culminará no Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP - que prevê inclui o famoso "internato"- Estágio de Prática Tutelada).

O Sr. Enf. Amendoeira pensa apenas nos seus interesses pessoais e sectoriais (ensino) e não na classe em geral. Tudo é argumento contra a pretensão da Ordem no que diz respeito à regulação da profissão e à elevação da fasquia dos padrões de qualidade (na formação dos profissionais de Enfermagem). Queixa-se, inclusivamente, de que as escolas não foram ouvidas em todo este processo, vejam só! Para quem andou a escrever cartas, e-mails e a tentar influenciar os grupos parlamentares com manobras de backstage, a mim parece-me que foram ouvidas q.b.! Há umas semanas atrás, um Professor de Enfermagem (bem conhecido no seio académico) disse-me que a "alteraçao dos estatutos nunca teria lugar" porque "os Professores nunca consentiriam"! Tinha até certeza absoluta acerca do que afirmava! Errou.
.
Vários países têm uma formação de enquadramento semelhante e não houve problemas. Mesma em Portugal, várias classes profissionais não têm uma inscrição automática na respectiva Ordem. A mesma carece de estágios tutelados e/ou provas de ingresso, mas para o Enf. José Amendoeira tudo é uma barreira. Se a operacionalização do MDP decorrer como se espera, as vantagens são inegáveis. Pare e pense um pouco colega Amendoeira (nem parece um homem que escreve livros sobre a história do ensino da Enfermagem! Não consegue compreender esta evolução contextualizada decorrente das necessidades formativas?).
Até lhe faço mais: deixo-lhe um vídeo com uma entrevista da nossa Bastonária - "Dra. Maria Augusta de Sousa" (cito a pivô) - ao telejornal da RTP2. Desta vez esteve bem e falou bem.


Comments:
pois, para variar...
 
A srª Amendoeira está com medo de ficar sem emprego, coisa normal secalhar não sabe fazer mais nada, ou até o que faz secalhar não fará muito bem.......

COISA RARA: Um momento de Pensamento lucido da nossa bastonária
 
È po causa de senhores(mercenarios) como este que noss profissão chgou a este ponto. Por causa da procura desenfreada de lucros, andamos estes anos todos a formar ebfermeiros as tres pancadas, com formação duvidosa e em numeros astronomicos. Agora meus senhores a mare mudou, vai demorar tempo ate as coisas voltarem a entrar nos eixos...mas estamos no bom caminho.
Quanto a estes senhores, pseudo enfermeiros...valos la fechar essas escolas pk com este modelo há muitas por a que nõ se vão aguentar nas canetas.
Finalmente ejo luz ao fim do tunel.
Abraço colegas...HMM
 
Desta vez não posso criticar a nossa Bastonária...Há muito tempo que não ouvia, da sua parte, um discurso tão bem estruturado, directo, "sem floreados" e com conteudo assertivo.
A Dr.ª Maria Augusta representou dignamente os enfermeiros e espero que tenha "calado estes oportunistas da Classe".

Cumprimentos, Planeta M
 
fala bem mas nao me encanta
 
O modelo formativo centrado nas escolas está a chegar ao fim . Em breve teremos uma nova dinãmica.
 
"Extraido do Cogitare em Saúde:

Nota Pessoal !

Ora após tanto silêncio sobre a Carreira de Enfermagem ,estranho que tenha saído hoje em vários Jornais a Notícia de que foi “Aprovado regime da carreira especial de Enfermagem” (LINK) e a notícia é anunciada pelos meios de comunicação social como tendo sido uma Vitória para a classe e para o Governo !

Não chega ter uma Carreira nova, é importante informar que as remunerações e as transições aguardam negociação… E muitos enfermeiros não entendem isso, nem sabem porquê que isso aconteceu !

Mais Revoltante é a falsidade que esta cobertura Jornalistica da Notícia espelha. Pois ao afirmar que Finalmente os Enfermeiros têm uma NOVA CARREIRA, estão a MANIPULAR. E isto é inaceitável, é uma meia verdade!

Recordando o passado recente, relembro-me muito bem que os Enfermeiros Fizeram uma das maiores manifestações de sempre em frente ao Ministério, que nos valeu uma noticia em todos os jornais no final dos noticiários.

Os Enfermeiros entregaram uma Petição pela Carreira(10000 mil assinaturas) e comunicaram a todos os media que iam entregar à Ministra e Órgãos Parlamentares a mesma… A isto os media só enviaram uma repórter da Lusa . No dia seguinte outra petição de 4000 mil sobre a IVG mereceu destaque de quase uma página e abertura de jornais…
Hoje porém a RTP abre com a noticia de que os Enfermeiros têm nova Carreira, sendo que alguns Jornais fazem o mesmo e dão destaque ( Ex: Publico, Correio da Manha ) .

Deste modo e segundo o meu ponto de vista os Sindicatos devem fazer um Comunicado em todos os Jornais para esclarecerem as particulariedades desta “nova Carreira”.

Arrisco mesmo a dizer que os Sindicatos caminham sobre varas verdes e é fundamental que todos os Enfermeiros sejam informados desta realidade de carreira e dos Porquês?!… Lanço o pedido para que informem todos os Enfermeiros e mesmo População sobre a verdade desta “meia Carreira” . Para que num cenário de PRÉ ELEIÇÕES em que seja preciso mobilizar Enfermeiros para greves estes percebam o rumo passado e caminhem a passos certos para um objectivo comum.



Sobretudo porque não quero apelidado de oportunista pelo Governo se tivermos de recorrer à Greve (futuramente) aquando da negociação das remunerações, perante um Cenário de Pandemia de Gripe A.
 
"secalhar"???? Pretendia dizer "se calhar"?(são duas palavras, não se escreve tudo junto).
 
Não gostei (mais uma vez)da intervenção da bastonária, apesar de ter "alguma razão" no que diz...mas fala mal, muito mal ...
 
como antigo aluno tb da mesma escola, sublinho o que o colega diz, não vivi a ditadura de Salazar, mas vivi a do Sr José Amendoeira
 
O "colega" amendoeira sem flor já levou o respectivo correctivo via email. É boa ideia outros fazerem o mesmo, parece-me.

Quanto à ordem: finalmente de parabéns.
 
Esqueci-me de dizer uma coisa.
Chegar aqui, com estes resultados - comparem com a proposta originária do SEP e do MS (e eles explicarão melhor a saída pelas 2 categorias e o passar Grelha e Transições para 2 fase) SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS ÀS GREVES, CONCENTRAÇÕES E MANIFESTAÇÕES QUE FIZÉMOS.
Eu que a certa altura fui dos que defendia Greve de 5 dias e mais ... quando avaliámos e comparámos o nivel de adesão do 2.º dia de greve, em Greves de 2 dias (30/9 e 1/10/2008) e 2 e 3/4/2009 ... amainei logo a bola ... com 5 dias era para chegar ao 5.º dia com 10% de adesão ... naturalmente mais frágeis, num momento que na negociação requeria mais força.
Eu que tive dúvidas em toda esta estratégia, dou a mão à palmatória (já dei) ... os colegas do SEP com mais anos disto "jogaram bem", abem de todos nós ...
Ou seja, como nos explicaram, sendo esperado que o ministério levasse o fecho do processo para o Verão (momento em que é possível fazer Greves, mas muito mais difícil) ... fizemos (justamente e nos momentos certos) uma demonstração infernal de força até ao Verão (Greve a 20/Fev; Greve a 2 e 3/Abril; Greve e Grandiosa Manifestação a 12/Maio, sem falar nas Concentrações de 5/Junho/2008 e 10/Julho/2008 e Greve e Manifestação a 30/Set e 1/Out/2008 - nem os Prof fizeram tantos dias de Greve) e ... estando o Governo mais perto das eleições (depois da derrota das europeias de 7/Junho) e o ministério com a incerteza se faríamos Manif/Greves em Junho/Julho/Agosto (pois já tínhamos feito em 2008 e noutros processos negociais) ... estariam mais disponíveis para ceder, tentando um Acordo (como fizeram com médicos). .
Assim pensámos e decidimos, assim fizemos, assim resultou. Como eles dizem, "está tudo escrito na estratégia de guerra".
Agora chegou-me um operado e tenho de ir trabalhar.
Tó Mané
 
Dos comentários de HD “nova personagem” criada, retirei algumas “pérolas” dos seus “comentários” (!?):

“Só bosofiam a coberto do anonimato.”
HD é uma identificação universalmente reconhecida! Sim senhor!!!

“...tenho a impressão que os cargos sindicais são exercidos a título gratuito, sabia disso?”
Sei que estatutáriamente é assim, no entanto conheço muitos benefícios (alguns eticamente censuráveis) que certos dirigentes sindicais lograram obter no (e pelo) exercício desses cargos. Sabe isso (quiçá por experiência própria), não sabe HD?

“...que o meu psiquiatra me receitou, em vez da leitura de certos bloggs...”.
Bem, talvez esta confissão explique tudo sobre a “figura” HD!

Caro HD, não perderei mais tempo com quem cultiva, com facilidade, a injuria e a mentira de forma tão vil.

p.s. – perderei está no futuro.
 
Artigo 4.º
1. A carreira especial de enfermagem é pluricategorial e estrutura-se nas seguintes categorias:
a) Enfermeiro;
b) Enfermeiro sénior;

Artigo 17º
Transições para as categorias
Os actuais enfermeiros nomeados definitivamente em categoria da carreira de enfermagem aprovada pelo Decreto-Lei nº 437/91, de 8 de Novembro, integram, sem mais formalidades, a carreira prevista no presente diploma nos seguintes termos:
a)
b) Enfermeiros especialistas, enfermeiros chefes e enfermeiro supervisor, passam a deter a categoria de enfermeiro sénior.


Estes são artigos retirados da proposta (inicial) apresentada pelo MS.
Foi liminarmente rejeitada pelos Sindicatos, sob o pretexto da CARREIRA UNICATEGORIAL (só uma categoria multi-titulada) – Cfr “post” aqui neste Blog de Quinta-feira, Janeiro 29, 2009.

Na Carreira agora acordada, apenas alguns chefes e supervisores transitam para a categoria de Enfermeiro Principal.

Para a MAIORIA dos Enfermeiros Chefes e a TOTALIDADE dos Enfermeiros Especialistas (utilizando os termos publicitados pelos Sindicatos) «é a "descategorização" destes enfermeiros»!!
 
No Fórum Enfermagem e no Cogitare está lá uma explicação mais em pormenor da Carreira, colocada por este colega Tó Mané, delegado do SEP.
Retiro o que tenho dito e reconheço o trabalho dos sindicatos
 
O anónimo das 11:26 tem toda a razão!!!

Mas anda tudo distraído!!!
 
Parece que a senhora Bastonária se esqueceu de referir alguns aspectos que andam muito esquecidos. Nomeadamente, que neste momento não há condições para todos os profissionais após a sua licenciatura integrarem mai um ano de internato, e que seme sse mesmo ano de internato não podeme exercer o que aprenderam em quatro anos.
Outro aspecto que tudo tem a ver com o suprareferido, como não existem condições para a realização de internato por todos os profissionais formados por ano, os mesmos vão-se "acumulando", ano após ano... e assim apenas uma parte deles tem o direito e o privilégio de preocupar-se em arranjar um emprego onde possa colocar em prática todo o saber adquirido e demonstrado durante quatro anos.
 
Para Tabanika:
Sou aluno da escola superior de enfermagem de santarém, (actual escola superior de saúde), concordo plenamente cntg, é vergonhoso ver os interesses dos professores centrados em si mesmos, não existir critérios de avaliação quanto aos estágios, para não falar na escassa prática que temos nesta escola. É assim que querem formar enfermeiros competentes?? Se soubesse, tinha pensado melhor antes de ter ingressado nessa escola.
 
basta ler este ultimo comentário para se perceber o estado do ensino em portugal e da enfermeagem em particular.
novos ventos precisam-se,o ensino tem de ser adaptado á realidade e fundir-se nas prácticas e nao ficar cristalizado entre gabinetes e salas de aula.
oxalá que a nova era do ensino tenha chegado.
 
Da minha intervenção neste topico passa a ficar: «ola DE. como antigo aluno dessa escola que o prof (enf?) Amendoeira "dirige"... posso afirmar que não é uma escola centrada nos alunos e no ensino da enfermagem como profissão mas sim centrada nos professores e nos seus mestrados e doutoramentos. os interesses dos alunos eram sempre relegados para ultimo.»
Acrescento ainda:
Segundo o que sei as pessoas definem as bases da sua personalidade e relaçao social até a idade adulta, ou seja, quando entramos no ensino superior ja somos adultos (?? - digo eu) por isso, BASTA de escolinhas que tentam ser a nossa "2ª casa" queremos é uma prestação de serviços que é para isso que pagamos, pelo ensino e não para ser uma "casa" em que todos querem saber da nossa vida privada. Trabalho é trabalho conhaque é conhaque. O problema de algumas escolas é mesmo esse, serem pequenas demais, sou a favor das grandes universidades em que os professores não conhecem os alunos, ensinam. Agora é claro que existem afectividades, relacionamentos e amizades entre professores e alunos... mas, na minha opinião, isso não tem de estar relacionado com a escola ou o ensino, é algo pessoal.
(Nota pessoal: Nem sempre dizemos como queremos dizer as coisas que queremos dizer). Abraço e peço desculpa pelo atraso neste comentario. Só hoje fui alertado para o exagero da minha 1ª intervençao.
 
agora nem é preciso enfermeiros, porque os nossos que são bons vão trabalhar para os outros países e nos os tanços, somos tratados ou pelos auxiliares ou por outros que se dizem enfermeiros médicos etc doutros países, porque os portugueses sabem é acarinhar os estranjeiros e os seus filhos escorraçam-nos, mas bem nós so somos bons para pagar impostos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!