sábado, julho 25, 2009

Rondas negociais para a Carreira de Enfermagem - recta final.

(Clicar para ampliar e ler)

Comments:
Conclusão: Nenhuma realmente significativa ...tudo o que interessa passa para depois das eleições, altura em que começará nova luta contra o deficit e os ordenados dos FP e ...adivinhem o que irá acontecer!!
Nem os sindicatos sabem como sair desta!
 
Já sabemos que ao remeter a questão salarial para depois das eleições vamos ter mais 4 anos de penúria!

Exige-se responsabilidade criminal pela não defesa dos direitos dos enfermeiros e pela forma abusiva de gestão da dízima mensal que recebem!

Os culpados disto tudo serão julgados a todos os níveis e instâncias, para além do peso moral e da sua consciência, que a arrogância sindical dilui!
 
uuuiiiii.... cheira-me a medo por parte dos sindicatos! vão perder o vosso poleiro! e só uma coisa, mas o que é que os enfermeiros têm a ver com os médicos? eu nunca me comparei a eles... quero lá saber se eles ganham 1000 ou 5000 euros em inicio de carreira... eu quero é ser remunerado consoante o meu grau académico! agora só porque os médicos têm nós também temos de ter? afinal onde é que está a autonomia da profissão de que tanta gente fala e quer? poupem-me.. são argumentos RIDICULOS!!!!!
 
Tudo na mesma como a lesma: Isto era de prever. O pais está em crise, pouca coesão dos enfermeiros, greves de pouca visibilidade. Negociações que deviam ser feitas à dez anos....de quem é a culpa? Sindicatos obsuletos e sem poder de negociação. Somos uma classe de facto em vias de ir ao "fundo", quando lá estivermos pode ser que a mesma acorde e lute para atingir o que é de direito.Lamento este desfecho o que nos espera não será por ventura melhor. Aos mais novos enveredem por outro curso, vem sei que o mercado tambem não está bom noutras formações, mas a enfermagem dificilmente sairá deste marasmo e eu já sou enfermeiro a algum tempo.As novas especialidades tudo retórica mais do mesmo, visibilidade prática aonde? Mudam-se os tempos mudam-se as vontades e a enfermagem sempre na mesma, cristalizada no tempo e no seu próprio mundo.O MDP mais uma fachada de cosmética pelo que parece.
 
Os sindicatos tiveram TODO o apoio, tiveram TODO o tempo, tiveram 1% do rendimento dos enfermeiros, tiveram a DETERMINAÇÃO da classe.

Espero que tenham tido a CORAGEM, HABILIDADE, DECENCIA E CARACTER para defender uma causa JUSTA E DIGNA.

A avaliação do seu desmpenho está perto e será IMPLACÁVEL com qualquer MANOBRA DE DIVERSÃO.

AGUARDEMOS

N.E.
 
EU NÃO VOTO PS.E SE TODOS OS COLEGAS NÃO VOTAREM O SÓCRATES E PIZARROS E ...QUE QUEREM MAL Á ENFERMAGEM SAÍEM DO POLEIRO


É A UNICA FORMA QUE TEMOS PARA OS ENSINAR .flor
 
OXALÁ QUE CONSIGAM PARA A ENFERMAGEM TUDO O QUE LHE É DEVIDO.

SALÁRIOS JUSTOS!!! É AGORA OU NUNCA! SINDICATOS, NÃO CEDAM UM MILÍMETRO! SENÃO, GREVE INDETERMINADA, VAI TUDO ABAIXO CARAGO!

E SIM, TEMOS QUE COMPARAR A NOSSA SITUAÇÃO COM A CARREIRA MÉDICA! SÃO LICENCIADOS, RECEBEM COMO TAL! NÓS SOMOS LICENCIADOS E NÃO RECEBEMOS COMO TAL!
 
"As matérias salariais e de transição não foram abordadas, pelo que se mantêm as Propostas e Contrapropostas conhecidas."

-E vai ser na ultima reunião abordada, discutida, consensual e JUSTA??


" COLEGAS o APELO é de UNIÃO e CONFIANÇA "

-Reconheçam, se fazem a fineza, QUE NÃO É FÁCIL, mas...a vêr vamos!
 
UMA SIMPLES PERGUNTA PARA QUEM SOUBER RESPONDER:

Que mal tem a nossa anterior carreira para além dos vencimentos estarem desenquadrados com a nossa habilitação académica???

Enfermeiro / enfermeiro especialista / Enfermeiro Chefe / Enfermeiro Supervisor ...está bem, o que me parece mal é o $$$$$$ recebido e que nunca foi actualizado quando estudamos e gastamos dinheiro para tirar a licenciatura, como também aconteceu com outras profissões, mas com actualizações ...com mais $$$$$ claro!

Claro que os sindicatos dizem que não conta só o $$$$$$$....pois bem digam-me lá o que vamos ganhar com a nova carreira em relação à anterior??
E qual a grande vantagem de restringir a enfermagem a enfermeiro e a enfermeiro gestor ou ...principal ...que palhaçada de nomes!!! É isso que discutem nas reuniões? Se chamam titular e suplente? Principal ou secundário? E Enfermeiro gestor e operário??

As designações da carreira (ainda existente) estão genericamente bem e o pessoal até já se habituou aos nomes, para quê mudar? Vou passar a chamar o meu chefe de gestor (que palhaçada) e muitos especialistas passam a enfermeiros e poucos a gestores, mesmo sendo ... e exercendo como especialistas !??!

Sabem o que faz falta?
É mais $$$$$ na grelha salarial actual

Regulação no acesso à profissão (duvido muito deste MDP)

Enfermeiros especialistas socialmente úteis, com reforçadas competências técnicas ... por mim mantinha todas as actuais especialidades com excepção da médico cirúrgica e acrescentava áreas em que os enfermeiros são necessários e em que se podem de facto desenvolver - geriatria, emergência pré e intra hospitalar, podologia, estomatoterapeuta, instrumentista ...
A ideia não é inventar nomes de especialidades, com uma abordagem teórica e baseada em reflexões filosóficas impregnadas de modelos teóricos pseudo ultra modernos, mas sim pensar em áreas com necessidades de enfermeiros especialistas - trata-se de criar novas "profissões" dentro da grande profissão que é a enfermagem...já agora também não acabem com o enfermeiro generalista...quem quiser fazer a especialidade deveria ter um momento de avaliação escolar seguido de um outro de avaliação pela OE - é necessário exigência!! E também regulação e critério no acesso às especialidades....e não a pretensão de termos todos os enfermeiros especialistas em Portugal.

Olhem, por mim despedia por inabilidade, interessisse aguda e por incompetência todos os negociadores sindicais e do ministério que andam a gastar tempo e $$$$$$ em reuniões da treta!!
 
Ó minha gente!!!sabeis porque a carreira ainda não saiu?
Porque os dirigentes sindicais estão reformados, estam a cair de bolor logo, estão-se borrifando se é nesta ou noutra legislatura que a mesma saia.A ultima actualização dos salários foi em 90,sabem como recebemos?pois foi ás pinguinhas,durante três anos.
É urgente reforfular a representação da classe.Pensem nisso
Bem Hajam
 
Com a mudança de Governo, ainda me vou divertir a assistir à fuga de muito rato e ratazana.
 
Saibam, ó confraria dos anónimos ser dignos da profissão, onde pelos vistos uma parte caiu por engano e outra nem sequer tem nada a ver com a enfermagem.
Saibam ser dignos, os que têm algo a ver com isso dos representantes que têm, porque pelas bocas ordinárias que transcrevem onde nem há sabem escrever, para dizerem que sao enfermeiros "a" alguns anos, deviam saber que os sindicatos não são os dirigentes; são todos os sócios do grupo.
A enfermagem chegou onde está, por esses sindicatos.
Se os enfermeiros não tiverem a carreira a que têm direito e muitos merecem (há excepções)a culpa não é dos sindicatos; é do governo que muitos elegeram.
Aqui ningém tem inveja dos médicos; temos, isso sim, uma coisa que se chama equidade e que tem de se exigir. Ora se os princípios enformadores são os mesmos, têm de produzir os mesmos resultados.
Só que o PM elegeu os médicos como favoritos: foi selar o acordo no dia 4 de Junho para ter mais uns votinhos e lixou-se.
Tem graça que quando alguém compara os enfermeiros com os professores não há anónimos a dizer "deixem lá os professores; nós temos a ver com os enfermeiros"...
Pelo contrário: estão sempre a puxar para aí.
Sou enfermeiro e tenho o curso há alguns anos (com h)e descobri que há sempre uns franganitos depenados, ou com pouca roupa, se preferirem que se julgam mais espertos que os outros e pensam que só por serem enfermeiros em formação, já têm de ser mais que os da cantareira.
Cresçam e apareçam e não se metam a discutir o que não sabem, pois ofendem, sobretudo a profissão e não os que apelidam de tachistas.
Disputem-lhes os "tachos", nas alturas próprias, se sois enfermeiros. Aprendam a atacar os problemas no seu miolo e não na rama.
O que hoje é a enfermagem, não se deve aos doutores; deve-se àqueles que serviram de escada para lá chegarem. Deixem-se, pois de m...das e caganças covardes de quem aproveita as nossas desgraças e está a pôr-se em bicos de pés para ser visto.
Se não querem ajudar, não estraguem.
Saiam do virtual e venham dar a cara no real.
Insultar através do anódino é feio.
Já agora, reduzam-se à insignificância em que o PM nos tem. Este PM é um Zé do Telhado, mas invertido, pois o do Telhado roubava aos ricos para dar aos pobres, este Zé tira aos pobres para dar aos ricos. É a estranha maneira que ele tem de combater as desigualdades agravando-as.
Os enfermeiros hão-de ter uma carreira nova, mesmo que a horda de pseudo-administradores que enxameia os serviços de saúde a soldo do capital guloso, tudo faça para combater as carreiras.
De tão estúpidos que são, foram ler umas revistas de Harvart e pensam como alguns destes bloggetroters que conseguem prestar serviço de qualidade sem os peritos que as carreiras fabricam.
Curiosamente o escurinho Obama de seu nome, está a importar para a América o modelo de SNS europeu, se o deixarem as seguradoras e afins que prevertem o nosso SNS.
Quando crescerdes, ó vós que só sabeis umas pouquinhas coisitas heis-de ver, lá do alto onde a idade e o saber vos conduzir, que a enfermagem é bem diferente do que pensais, na vossa santa ignorância.
O vosso colega do lado, só vos parece estúpido, porque o vêdes através da vossa pouca sabedoria.
Quando souberdes quase tanto como ele, até sois capazes de lhe reconhecer o valor que conseguiu e até sois capazes de ver mérito onde agora só notais demérito.
Nunca tive jeito para a pediatria, por isso, ilustres anónimos, pedi a outra que vos mude a fralda, não porque a vossa caquinha, de tão incolor e inodora, perturbe. Pode é fazer-vos gretas pela húmidade em pele tenra.
Para fazerdes melhor que os outros não basta querer: é conveniente saber.
 
Concordo com a colega das 6:59: Quero lá saber da carreira...mau por mau que fique como está, se não for para corrigir as tabelas salariais...

Fico mais beneficiado , até porque com a actual carreira, ao nível dos suplementos estou muito melhor, pois com a nova carreira vamos ganhar menos em suplementos, ou seja, ficamos com uma carreira nova, ordenado base igual, mas no total vamos ganhar menos devido á redução dos suplementos..

Basta!!! Os sindicatos não podem alinhar com o governo no argumento de que têm que promulgar a tempo a LEI!!! Afinal o governo é que está a saber usar a estratégia das eleições para ganharem na negociação!!!!

COLEGAS:temos que fazer ver aos sindicatos que nós não concordamos que a carreira seja alterada sem que haja acordo ao nível salarial: NÃO TEMOS NADA QUE COMPARAR AS NEGOCIAÇÕES DA NOSSA CARREIRA COM OS MÉDICO, ELES SE ACEITARAM NEGOCIAR À POSTERIORI O SALÁRIOP É LÁ COM ELES!!!(Eles até já ganham como licenciados)

Atenção ao que vamos perder se não for tudo negociado em cinjunto, os sindicatos não têm que acordar o que quer que seja, sem negociarem a tabela salarial, pois não é esaa a expectativa da maioria dos enfermeiros, ou seja neste momento não t~em ( a meu ver) legitimidade para tal. Deviam ter feito ou aida fazer um inquérito aos enfermeiros para saberem se querem ou não negociar em separado carreira e tabela salarial!!!

Pelo exposto desafio o colega administrador deste site a colocar aqui essa +prgunta para ver qual é a opinião dos colegas!!!
 
CONCORDO A 100% COM O COLEGA DAS 6.59PM.
 
Totalmente de acordo!!!

Ou carreira com tabela salarial ou fica tudo como está:: categorias, suplementos, ...

Onde é que os sindicatos se andam a meter!!!!!
 
Tanta ignorancia junta.
Alguns continuam a querer a carreira que está em vigor, para nunca se sair do bacharel
Cumprimentos.
 
Ó TÓZÉ TÓ????
TU QUE FALAS AÍ DO ALTO DO TEU EGO, EM NOME DAS CONFRARIAS, SERÁ QUE NÃO ÉS UMA DELAS?? QUE NOME É ESTE??
TÁS MUITO AZEDO... E MUITO AMARGURADO TADINHO QUE PENA.FOSTE UM DOS QUE SUBIRAM À CUSTA DO MEXILHÃO,E FALAS DELES COMO SE NÃO TIVESSES NADA A HAVER COM OS ESTRAGOS DA CLASSE.COMO REFORMADO ESTÁ NA HORA DE IRES PARA A CAMINHA,PORES TALQUINHO E TROCAR A FRALDA,OLHA PÔE AZUL...E NÃO CONFUNDAS AZUL COM CÔR DE ROSA.
 
Espero que os sindicatos estejam já a preparar uma greve por tempo indeterminado com inicio imediato ( por exemplo quinta ou sexta -feira)se a carreira não for negociada com a respectiva tabela salarial de acordo com o proposto pelos sindicatos. Caso contrario espero que entreguem as respectivas cartas de demissão. Estamos com os sindicatos a 100 % se eles estiverem connosco. Os enfermeiros querem nova tabela salarial.
 
Caro TóZéTó, ou pelo discurso, quase me atreveria a dizer Sr. "Azevedó". Será mais um dos seus pseudónimos? Bom, de qualquer forma, TóZéTó, não o tira do anonimato, e por consequência, engloba-o naquilo que apelida de confraria dos anónimos. Mas não é por isso que lhe respondo directamente, é antes pela demagogia nostálgica de vir para aqui comparar o estado actual da profissão e a negociação da carreira, com os louros de outrora. Ninguém lhe rouba as conquistas ganhas no passado, e sim, é verdade que se hoje estamos onde estamos, em muito se deve aos Sr.s que no passado souberam conquistar o que hoje temos, mas não podemos viver à sombra desse passado e esperar que as coisas corram pelo melhor. Até porque não têm corrido!

Mas não se ofenda com o que dizem os confrades do anonimato, pois muito do que dizem é apenas o que lhes vai na alma e o que mais lhes dói, e se não sabem mais, é porque não lhes dizem os ditos "tachistas", e sabe que mais... a maior parte até tem razão!

Mais lhe digo, sabe o que tem graça? É que além dos anónimos, quem compara a nossa carreira com a dos médicos e professores são os próprios sindicatos nos escassos comunicados que emitem, e disso não é excepção sindicato A ou B.

Apesar de não ser propriamente um anónimo pediátrico como nos apelidou, já levo uns anitos de experiência em geriatria, e se quiser também lhe mudo a fralda e a algália, só vai ter de esperar pela aprovação da carreira, pois não sei ainda quanto devo cobrar, ou se ainda terei de pagar para lhe prestar o serviço de enfermagem.
 
Bravo discurso, caro TÓZÉTÓ!
 
SINCERAMENTE, ESTOU-ME BEM DEFECANDO PARA A CARREIRA, INTERESSA-ME SIM É A TABELA SALARIAL!!

GRANDE PORRA CAR*%&O!! FARTO DE GANHAR PORRA NENHUMA! SOU ESPECIALISTA, TRABALHO HÁ UNS BONS ANOS, E É ASSIM??
É QUE UMA DIFERENÇA DE CERCA DE 1000 EUROS AO FIM DO MÊS, AQUILO QUE DEVERIA ESTAR A RECEBER SE HOUVESSE JUSTIÇA, FAZEM MUITA DIFERENÇA!
 
Esta do Zeus estar a dar lições aos humanos não deixa de ter a sua graça.
Obviamente que a distancia é incomensurável.
Mas Zeus percebe de estilos como ninguém. Ele que está nos Olimpos também é dos que vêem azevedos por todo o lado.
O Chefe dos deuses devia ser mais acerteiro.
 
Tanta injustiça junta.

Não batam mais no Azevedo, que ele é velho, só que não tem a noção disso.
Devia ir lá para os lados de Alijó cultivar as coivinhas, e convidar o socratinas para lhe fazer companhia.
 
Esclarecimento precisa-se; como se tem observado, andamos todos muito preocupados com o salário base para enfermeiros licenciados mas ainda não ouvi falar do salário dos enfermeiros com 17 anos de profissão e tambem licenciados como é o meu caso e que SEMPRE fizeram greves por estas e outras lutas mas o que me parece é que tudo isto vai originar assimetrias salariais fracturantes dentro da propria classe!será que vamos ter enfermeiros recém formados ( que maioritáriamente não "lutam" com a desculpa de perda de incentivos)com salários condizentes e nós com salários der "velhos bachareis"?
 
O TÓZÉTÓ devia deixar de pertencer à confraria dos anónimos para o poder compreender melhor coitado deve-lhe faltar alguma coisa!Trabalho na PSI.
 
desconheço o termo "anódino"!!!!! Os nervos por vezes levam a erros!!!!
 
Tanta injustiça junta.

Não batam mais no Azevedo, que ele é velho, só que não tem a noção disso.
Devia ir lá para os lados de Alijó cultivar as coivinhas, e convidar o socratinas para lhe fazer companhia.

Pois é.
Devia trazer o Germano Couto da Ordem Norte, ajudar na agricultura.
 
Eu cá prefiro a carreira actual.
Mas que palhaçada é esta?
O que nos interessa alterar pouco mais do que as categorias profissionais.
Se não negociarem os salários, meus amigos, deixem lá ficar tudo como está.
"Pra melhor está bem, está bem, pra pior já basta assim...
 
Em que aspectos a carreira nova proposta pelo MS (sem grelha salarial) é melhor que a antiga /actual...??????

Expliquem-me como se fosse muito burro e ignorante!!!!
 
Estive a fazer uma leitura atravessada dos comentários ali em riba e noto que há uma tendência para denegrir sindicatos e pessoas que se notabilizaram neles, velhos ou novos.
Porquê esta selecção de ataques?
Será por eficácia dos sindicatos, apesar dos poucos resultados aparentes?
Ou será para fragilizar a enfermagem?
Atacar, por exemplo as pessoas pela sua idade e não pelo seu valor, não será sintoma de extra-enfermagem?
Por outro lado se cruzarmos os dados como faz o ministro das finanças, vemos que as pessoas aqui mais atacadas são aquelas que se têm destacado pela sua bravura na defesa dos enfermeiros. E não digo nomes para não discriminar ninguém, pois nem só os que aparecem na primeira linha são os únicos. Há mais.
Quem vem aqui falar de idades como defeitos demonstra falta de imaginação ou de motivos para dizer que não gosta do que os enfermeiros exigem, para a Classe.
Quando um escandalizado se finge chateado por se compararem os vencimentos dos médicos aos dos enfermeiros, nem parece de enfermeiro, pois o dinheiro disponibilizado para salários é o mesmo. assiste aos sindicatos o direito de falarem na sua distribuição racional.
O que o escandalizado diz só seria válido se os salários dos médicos viessem de um bolo e os dos enfermeiros de outro. Mas o bolo é o mesmo e quanto mais comerem uns, menos sobra para os outros sejam o que forem profissionalmente.
Sabemos que há esquemas montados entre médicos e enfermeiros. O que não parece é haver coerência neste constante contrataque, sempre que alguém põe o dedo nas feridas do sistema.
Concordo com a estratégia dos sindicatos e discordo com os que a rebaixam que nem sabemos se são do ministério se são do partido, se são da OM do SIM da FNAM, se são enfermeiros a quem exigem manisfestos de vermelogia.
Se nã forem os sindicatos, quem pensam que aparece a defender os enfermeiros?!
Os grupos de 20 amigos são muito bons e os de 30 amigos ainda são melhores, porque as chaves são poucas.
Mas no mundo real as coisas não são tão simples.
Imaginem se estivesse a Enfermagem entregue a voluntariosos principiantes, cheios de vontade e de ingenuidade, sem ronha suficiente para detectarem a dos interlocutores!
Um desastre!
Vá divirtam-se mas usem calçado adequado para não se ferirem com os tiros que dão nos próprios pés.
Analisem o que vos escrevem, segundo os sentidos e os paradigmas em voga.
O que irrita os vossos opositores é a vossa superioridade, por isso não devem baixar ao nível dos que vos falam de baixo.
Abram os olhos, colegas.
 
Os dois decretos de lei da carreira de enfermagem (CIT e CTFP)têm que ser aprovados sem as tabelas salariais...ou então temos que começar do zero após as eleições...todo o trabalho "iria por agua abaixo"...Vejam o caso dos médicos...O Presidente da Republica vai vetar, até às eleições, tudo o que aumente a despesa publica.

A sabedoria popular já dizia:"Mais vale um passaro na mão do que dois a voar".

Claro que não estariamos a passar por tudo isto se tivessemos sido automaticamente actualizados mal concluimos a Licenciatura...Mas nem gosto de pensar nisso...Senão passo logo de enfermeira a doente e fico internada no meu Serviço com uma Depressão Major.

Planeta M
 
Eu sabia que o meu pseudónimo lhe ia provocar uma reacção. De qualquer forma, não sou dos que vejo azevedos em todo o lado, se bem reparou, nem tão pouco afirmo que o post pertence ao Sr. Enf. Azevedo, digo apenas que podia ser, e a resposta vai dirigida ao Sr. TóZéTó (seja ele quem for).
 
Cá pra mim anda aqui uma Rita açessora do PM DO SINDICATO.fOI OU É Chefe da Pediatria do HSJ.Anda a enviar aqui muitos bitaites.Meu Deus...mas que polar
 
Também não percebo quais as vantagens da carreira "nova" proposta pelo MS nova em relação à actual !!!

Essa do começar do 0 !!! Será que não estaremos já abaixo de zero, eu acho que esta proposta de carreira é um retrocesso ... A actual só poderia ser nelhor se tivesse grelhas salariais de Licenciado!!!Agora de olhos vendados, não!!!!

FILIPE
 
Ó anódino, ali de cima, ser velho não é defeito, não te parece?
E ser estúpido também não.
Logo o teu amigo azevedo, é velho, mas não é estúpido.
Até nisso tens sorte.
Lá essa coisa dele ser velho e não dar por isso é porque a idade não o impede de fazer a vida normal, enquanto outros, mesmo novos, deixam muito a desejar...
Dizem os franceses: "C'est dans vieille caçarolle qu'on fait la bonne soupe" percebes?
 
Como eu gostava de ser quem dizem que sou e não sou...
Pelas mesmas razões podia fazer reverter os palpites ao pai dos deuses do Olimpo, esse Zeus e dizer-lhe: eu bem te entendo, porque te conheço bem na maneira de ser e falar.
Se isso, pai de deuses te fizer muita falta lá no Olimpo eu digo-te quem TóZéTó e onde trabalha.
Quanto às algalias, podes coçar as amigdalas, porque não preciso delas.
Se te preocupas tanto com o tempo e as idades, sei bem porquê, não está muito de acordo com o teu estado de deus eterno.
Ou isso0 do Zeus é só a bricar aos importantes?!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!