quinta-feira, julho 16, 2009

?


"Com a proximidade das eleições e o apelo do Presidente da República aos partidos para apresentarem diplomas fracturantes na fase final desta legislatura, o Executivo adoptou, segundo fonte do PS, uma atitude de 'ponderação política'. Por isso, a carreira dos Enfermeiros (...) já não deverá ser votada no Parlamento" link
.
A Ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou - em plena reunião sindical - querer aprovar a carreira de Enfermagem ainda esta legislatura. Fonte não oficial do PS sustenta que essa decisão será adiada para o período pós-eleitoral. Cabe aos Enfermeiros fazer desequilibrar esta balança...

Comments:
O QUÊ??????

GRANDE MERDA! JÁ SE ESTAVA À ESPERA DESTA MERDA!

SE AQUELES SACANAS PROMETERAM PARA JULHO DE 2008, PORQUE É QUE AINDA NÃO ESTAMOS RESOLVIDOS??

NEM COM A PETIÇÃO, NEM COM NADA!

SÓ LÁ VAMOS COM UMA SUPER GREVE!!

GREVE JÁ!!!
 
A CARREIRA MÉDICA FOI RESOLVIDINHA NUM INSTANTE! ENTÃO E A NOSSA?
ESTAMOS NITIDAMENTE A SER GOZADOS, ESPEZINHADOS!

GREVE SINE DIE JÁ!!
 
Já toda a minha gente sabia que ia ser assim!!
Só alguns cromos é que não...
 
GREVE, GREVE, GREVE

VAMOS PARAR O SNS JÁ!!!
 
Que tristeza...
Que grande falta de consideração.

Que podemos fazer agora??
 
GREVE
 
Vamos parar esta merda do SNS
 
VAMOS ACAMPAR PARA A PORTA DA ASSEMBLEIA DA RÉPUBLICA ATÉ QUE RESOLVAM A NOSSA SITUAÇÃO.

VAMOS FAZER GREVE DURANTE 15 DIAS.

VAMOS FAZER CAMPANHA ANTI PS.
 
O PROBLEMA É A FALTA DE TOMATES NA ORDEM.
 
Inadmissível, mas não apenas da responsabilidade do MS.

Peixe:

A carreira médica, embora não tenha sido aprovada assim tão depressa, foi-o, mas muito pela atitude distinta dos sindicatos médicos:

1. Nunca houve oposição sindical à existência de dois diplomas (CTFP e EPE/PPP), desde que fundamentalmente similares (excluindo claro está o código de trabalho neste últimos)

2. Nunca houve oposição sindical à existência de uma carreira pluricategorial (aliás como são as actuais carreiras de enfermagem e médica)

3. Cedo deixou de haver discussões acerca de salários, horários, horas extra-ordinárias, etc; tal foi deixado para acordo colectivo de trabalho e sujeito a decretos regulamentares ou despachos conjuntos posteriores

Serve isto para dizer que o fundamental nesta negociação é conseguir uma carreira de complexidade 3, com as categorias adequadas e respectivas atribuições, e que seja idêntica para CTFP e EPE/PPP.

O resto pode ser definido mais tarde, como fizeram os médicos, em sede de ACT.

Esta atitude sindical de querer tudo e mais alguma coisa ao mesmo tempo, por mais justo que seja e por mais tempo de espera que já se tenha aguardado, é contracíclica e vai levar a que nem uma coisa nem outra venha a ser aprovada em tempo útil. A este propósito já viram qual é a proposta salarial da FENSE para o topo da categoria de enfermeiro principal? Estando em exclusividade seria 4702.94 + 48%X 4702.94 = 8851.76 euros!... E ainda mais 58% em regime de horário de 40 horas!!! Isto são propostas negociais absurdas e que vão acabar por impedir um acordo simples de carreira única para todos os enfermeiros.

Já agora, que sempre nestas coisas se fala dos médicos, sabem qual é o vencimento de topo da carreira médica (chefe de serviço nível 4)? 3089.23 sem exclusividade, 4291.57 com exclusividade (consultar tabela em, www.simedicos.pt, por exº).

Enquanto os sindicatos de enfermagem estiverem tão preocupados com quem está no cume, quem está no vale não sobe a montanha.
 
Pessoal, essa do acampamento parece-me bem... se associado com uma greve de fome é garantido!! Reparem na projecção que a tal mãe do Martim teve nos media!!
 
eu continuo a dizer: caldo verde e caldo verde e caldo verde e caldo verde.... 15 dias a caldo verde mas 15 dias de greve séria!
 
Uma merda, andei eu a fazer greves e a ir a manifs para quê? São sempre os mesmos a lutar e ninguém nos ouve. Se mais gente se tivesse mexido, pelos vistos estão contentes. Da ordem é melhor nem falar...
 
Eu acho que esta na altura de iniciar conversacoes com os elementos do PSD, tendo em vista uma possivel vitoria do mesmo partido nas legislativas!!!Assim, comecava-se ja a preparar a "nova carreira", sendo igulamente desnecessario aguardar mais 5 anos pela resolucao desta ultima!
 
Com que então o boato da CARREIRA ESTAR ADIADA PARA NOVEMBRO ERA FALSO?

Ou foi só para nos animar mais um pouco?

Dr enfermeiro este blog já parece o sindicato que nos anda a tentar enganar.

Faço-lhe uma questão e o sr/a usa uma metafora...

Alguem publica algo que deve saber por linhas travessas e voçe vem dizer que é falso...

NÃO ME PARECE QUE SEJA, SECALHAR SÓ DEPOIS DE....NOVEMBRO...(MUITO DEPOIS)

F.B.
 
Apetece-me gritar...

Apetece-me chorar...

Apetece-me tirar o cartão e despir a farda.

Apetece-me perguntar QUANDO é que vou ser reconhecida pelo o meu desempenho ?

Não pergunto, já sei a resposta,

NUUUUNCA !!!

E por isso, mais uma vez repito,

Apetece-me gritar !!!!
 
só há uma coisa a dizer:

GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE

QUERO LÁ SABER DA GRIPE A, COM OS ENFERMEIROS TAMBEM NINGUEM SE IMPORTA
 
pois, quem esperou 5 anos, pode esperar mais 20 ou 30....
e será que até lá subimos, ao menos de escalão??!!!!
claro que não, estamos completamente congelados.
e o sindicato e a ordem pronunciaram-se???!!!!
não tenho palavras......
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO
 
ESQUECI-ME
NÃO VOTO PS
 
Desde quando é que os enfermeiros param o SNS? São tantos que nem todos farão greve. E depois, maioria das coisas, qualquer AAM faz pelo enfermeiro.
 
EU VOU ENTREGAR O MEU CARTÃO AO SINDICATO. NÃO LHE DOU NEM MAIS UM CENTIMO!!!!
 
QUE ESSE PAÍS VÁ LEVAR ONDE AS GALINHAS LEVAM...
NA CLOACA...
TENHO DITO...
 
PERDI EFECTIVAMENTE A CRENÇA NOS SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES, ORDEM E TAMBÉM NALGUNS COLEGAS. ENFIM, PENSO QUE ESTAMOS MESMO A BATER NO FUNDO E PODEREMOS AGRADECER ISTO A ALGUNS SENHORES/AS QUE COLOCAM OS SEUS OBJECTIVOS PESSOAIS ANTES DA CLASSE QUE REPRESENTAM, QUE VIVEM NUM AUTISMO ATROZ, ONDE OS DIÁLOGOS COM OS SEUS UMBIGOS LHES PREENCHE OS DIAS. QUANTOS DE NÓS NÃO “PEDIMOS” QUE ENDURECESSEM A POSTURA, QUE TORNASSEM VISÍVEIS AS NOSSAS PRETENSÕES… TUDO O QUE TEMOS CONSEGUIDO SÃO GRITOS NO VAZIO.

LIGO PARA O SINDICATO E RECEBO O TOM QUASE SARCÁSTICO DO COLEGA DIZENDO QUE É PRECISO TEMPO… (TEMPO???) …QUE DEVO GUARDAR ESTA ENERGIA PARA AS GREVES… (GREVES? ONDE?) … QUE JÁ ALCANÇAMOS ALGUMAS VITÓRIAS… (SIM??? QUAIS???). TEMOS PASSADO ANOS E ANOS NO BLA, BLA, BLA. REPRESENTAM OS COLEGAS. SIM? EM QUÊ? NÃO REFLECTEM AS ASPIRAÇÕES DESTES. POIS SE ESTAMOS COMO ESTAMOS AOS SENHORES O DEVEMOS.
DA MINHA PARTE MUITO OBRIGADO. NO FINAL DESTE MÊS TEREI O PRAZER DE ENVIAR O MEU CARTÃO E INFORMAR A SECÇÃO DE PESSOAL QUE SE ENCONTRA CANCELADO O MEU DESCONTO PARA O SINDICATO. QUANDO UM DIA EU ME ENCONTRAR REFLECTIDO NAS SUAS LUTAS VOLTAREI, ATÉ ESSE MOMENTO NÃO CONTEM COMIGO PARA MAIS MANIFESTAÇÕES, GREVES, BAIXO ASSINADO… NESTE CIRCO CANSEI DE SER PALHAÇO. JUÍZO TÊM MUITOS QUE AGARRAM NOS DIPLOMAS E AVANÇAM PELA EUROPA ONDE PELO MENOS LHES RECONHECEM O MÉRITO….

Francisco Cruz
 
Recebido por e-mail.

Este mail JÁ FOI para Conselho Nacional e é de difusão geral

Olá a todos

A CARREIRA DE ENFERMAGEM É PARA APROVAR NESTA LEGISLATURA

A - O Correio da Manhã (CM) emitiu hoje uma notícia, referindo que existiam várias Leis que, na Assembleia da República (AR), já não eram aprovadas nesta legislatura.

B - De facto todos os exemplos de Leis que o CM refere (estão) são da esfera da ARepública, À EXCEPÇÃO DA CARREIRA DE ENFERMAGEM.

C - O Circuito legislativo da Carreira de Enfermagem é: 1) negociação com os Sindicatos 2) aprovação em reunião do Conselho de Ministros (estas reuniões continuam a realizar-se até o novo Governo tomar posse) 3) Promulgação pelo Presidente da República 4) Remissão para publicação em Diário da República.

Às 19h00 de hoje contactei o Ministério e a Ministra da Saúde informou que a “notícia do CM era falsa”. Mantém-se a informação/compromisso que a Ministra da Saúde disse na reunião negocial de 9.Julho.09 com a CNESE: “O Governo já decidiu que a Carreira Especial de Enfermagem vai ser aprovada nesta legislatura”

Colegas

Quem “anda nisto” há algum tempo (só estive na revisão de Carreira de 1991, 1998, 1999) sabe que, nas fases finais dos processos (e muito mais no actual quadro político) há sempre muita informação e contrainformação … sobre o processo … sobre os próprios conteúdos de Propostas, Contrapropostas, etc … tudo teve, SEMPRE, um objectivo muito claro: OU DIVIDIR OS ENFERMEIROS (retirando coesão determinante para a luta) OU DESCREDIBILIZAR OS SINDICATOS NEGOCIADORES (criando clima de não confiança nos Sindicatos … “os Sindicatos não conseguem” … “os sindicatos não fazem” … como se os Sindicatos é que fizessem as Leis … Os colegas dos Sindicatos têm o dever de tudo fazer para melhor defenderem as Propostas negociais na negociação e propor aos colegas AS AJUSTADAS FORMAS LUTA NOS MOMENTOS CERTOS) … a quem interessa a desinformação e a contrainformação???

Como todos sabemos, as negociações não estão fáceis (nunca foram). Tudo faremos para obter os melhores resultados (como sempre).

Por isso, como temos dito nos Comunicados, o MOMENTO É DE TODOS SE MANTEREM ATENTOS, INFORMADOS e MOBILIZADOS … agregados em torno das informações sindicais e não “das que correm”…

Nota: Realizou-se hoje mais uma reunião entre CNESE e FENSE sobre as negociações. Amanhã há nova reunião entre SEP e MSaúde (SecEstado) sobre INEM e CSPrimários

MODELO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL/ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA DA ORDEM DOS ENFERMEIROS

É PARA APROVAR NESTA LEGISLATURA

Esta matéria é que está, de facto e porque inerente ao respectivo processo legislativo, para APROVAÇÃO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA.

O SEP reuniu ontem, 15.Julho, com a Comissão de Trabalho da Assembleia da República, onde esta matéria está sediada, para, de viva voz (para além do parecer emitido) e junto de todos os Partidos, defender a necessidade e importância do MDM e SUA APROVAÇÃO NESTA LEGISLATURA.

Sabemos da pressão que as Entidades ligadas ao “Sistema de Formação” estão a fazer em sentido contrário.

Contudo, os diferentes Grupos Parlamentares/Partidos presentes assumiram o compromisso de TUDO ESTAREM A FAZER PARA QUE ESTA PROPOSTA DE LEI SEJA VOTADA NA REUNIÃO DE 23.Julho.

Assim esperamos, que honrem o compromisso.



Cumprimentos

José Carlos Martins

(Coordenador Nacional do SEP)
 
Não seja tendencioso dr enfermeiro.
A Carreira de Enfermagem é para ser aprovada nesta legislatura.
Não destabilize, ajude a manter os Enfermeiros unidos.
 
O MDP, FOI UMA EUFORIA PARA OS SINDICADOS, TODOS APOIAREM.... AGORA A CARREIRA!!!!
ISTO DEMONSTRA O QUE OS NOSSOS SINDICATOS FIZERAM,(NADA) EU NÃO QUERO QUE ME REPRESENTEM MAIS,DAI,
DEIXO MAIL: JFKENEDY@IOL.PT, PARA QUEM PENSA ASSIM E PODERMOS CRIAR UM NOVO MOVIMENTO.

PARA QUEM TIVER INTERESSE EM FORMAR UM NOVO SINDICATO, UM VERDADEIRO SINDICATO.
 
Devem rolar cabeças e partir esta merda!!!!!
 
Pós-eleitoral! Será o mesmo que never more?!!!
 
Infelizmente ainda há colegas que vão nesta "conversa fiada".

Parabéns Dr Enfermeiro pelo péssimo serviço que está a prestar á enfermagem.
 
obrigado pela partila, caro AM e caro EnfºJosé Carlos Martins.
De facto, espero bem que fique tudo BEM resolvido antes das eleições...

quanto ao pedido do escalão remuneratório para Enfº Principal de último escalão ser aquele absurdo, quando de facto nem os médicos chegam a tal, é incongruente, e ajuda a descredibilizar as nossas reivindicações.

AGORA QUE NÃO SE ESQUEÇAM DE DEFENDER QUEM AINDA ANDA CÁ EM BAIXO NO VALE, ESSES QUE JÁ RESPIRAM O AR MAIS PURO (RAREFEITO AINDA QUE SEJA, VÁ..) DE CIMA DO CUME!!

ACREDITO QUE DEVEREMOS DEFENDER OS SINDICALISTAS, ATÉ AO FIM. NÃO DANDO EM NADA: ROLEM CABEÇAS!

OU HÁ GREVE A SÉRIO, OU ENTÃO CHAPÉU! NADA P NINGUÉM!!
 
Cada vez mais faz sentido a promoção de uma campanha ANTI-PS!

Por uma carreira justa EU NÃO VOTO PS!
 
Isto é uma vergonha. Vejo o colega Jóse Carlos Martins a dar a cara pelos enfermeiros e os outros Sindicatos. Servem para fazerem propostas absurdas, sem credibilidade, utopicas e depois escrevem umas coisas muito bonitas que já ninguem lê porque são sistematicamente repetidas no tempo.
 
nem sei o que dizer...pessoal, lutar até ao fim. como estamos não podemos ficar, já se esqueceram o que custou tirar o complemento em horario laboral, tantos sacrificios que fizemos, agora é tudo ou nada. estou pronto para acampamentos, vigilias à porta dos hospitais ou greves de fome....
 
Estão a lixar os enfermeiros em ínicio de carreira de forma deliberada em detrimento dos que estão em final de carreira.

Pois digo-vos NUNCA TERÃO O APOIO DOS CONTRATADOS E QUE ESTÃO HÁ MAIS DE 6 ANOS NO MESMO ESCALÃO!!!!!!
CHEGA DE BRINCAREM ÁS GREVES PARA PERDERMOS O SUBSÍDIO DE PRODUTIVIDADE E AINDA POR CIMA TER DE ESPERAR 2 ANOS PARA SUBIR UNS MÍSEROS EUROS QUE COM OS DESCONTOS NEM SE VERÁ o AUMENTO!

o SINDICATO é o primcipal responsável pela segregação que se está a verificar na classe de enfermagem, nomeadamente enfermeiros ditos principais e os "secundários".....
 
A verdade é que o governo e toda a malta relacionada com as "políticas" das ordens supremas, não estão minimamente interessados nos enfermeiros e nas suas carreiras.
E pq? pq uns por cobardia e outros por zelo para com os doentes, não fazem greves.
Se fizessemos como na finlandia e ameaçássemos despedimento em massa, estou convicta de que questões como vencimento de licenciados e outros direitos que nos são negados, passariam a fase da negociação num ápice.
Mas lá está a velha questão, a nossa desunião. Acredito que menos de metade dos meus colegas adeririam a isto, quanto mais a nível nacional...

Enquanto não lutarmos, não vamos a lado nenhum.

Margarida R.
 
Ao anónimo das 10:57

Luta pelos teus direitos , incentiva os enfermeiros que estão nas tuas condições a derirem ás lutas e não culpes ninguém por nada ter feito por ti.
Olha que os exemplos estão em todas as instituições e não só em ti.
Luta colega, anda informado, informa os menos informados e bom fim de semana.
 
Concordo Margarida R mesmo não sendo muito radical.
Carvalho
 
Enfermeiros, vejam o cuidado com que AM (médico) defende as facilidades das negociações da carreira médica e ataca as negociações de enfermagem.
Faltou-lhe dizer que:
Se houvesse um ministro ou Secretário enfermeiro, que não fosse dos escolhidos para a inacção dentre os IU;
Se em cada reunião não fossem encontradas novas dificuldades para obstaculizar, não uma carreira irrealista, como diz, mas justa e de acordo com o que os enfermeiros já fazem;
Se os enfermeiros soubessem promover listas de espera;
se os enfermeiros não fossem escolhidos pelo actual governo para pagarem a factura que vai custar a cedência descarada feita aos médicos,(convém não esquecer que um especialista começa pelo 6º escalão de supervisor, exactamente o vencimento mais alto da enfermagem);
Se os médicos não usassem tanto a mentira para se promoverem através da ficção (vide gripe A e as contradições com a mãe natureza);
Se o povo acreditasse mais na eficácia dos enfermeiros e menos na eficiencia teórica dos médicos;
Se o Sócrates não lesse tudo ao contrário do que devia ler (não é por acaso que a sua academia se foi), não tinhamos AMs a falarem de cima da burra, estranha maneira muito subtil de pôr em dúvida perante os enfermeiros distraídos a eficácia sindical dos enfermeiros (é de sacana a que falta o sacana e meio do lado dos enfermeiros.
É este lado poliglota do DE que lhe confere um cunho muito especial.
Para terminar: quando o cagarola fugiu ao leão, na selva, para cima da árvore de recurso, enquanto leão esperava a sua refeição, enconstado à mesma árvore, o assustado pergunta à noite: ó noite escura, o leão já se foi?
Responde o leão com rugido disfarçado: já, já foi embora.
Vai-te cozer, leão, porque a noite não tem voz, percebeu sr. AM?
 
Caro Sr. (Enfº José) AZ(evedo):

A forma como se me dirige diz tudo de si. Apenas exprimi a minha opinião, o que visivelmente parece ser «indesejável» num blog de enfermagem, uma vez que, como disse, pertenço à (mefistofélica) classe médica.

Sou especialista e, como tal, o meu vencimento é de 1853.96 euros, como qualquer pessoa pode saber consultando a tabela de vencimentos dos médicos.

E não creia que a minha intenção é ser incendiário, ou pôr-me «em cima da burra». Não, não é. A minha mulher é enfermeira graduada e especialista e, líquidos, ganha pouco mais de 900 euros.

E tenho muitos amigos (daqueles verdadeiros, sabe como são?)enfermeiros. E sei bem o que passam. E sei bem que não é justo.

E claro que há muitos médicos com condutas absolutamente impróprias, que misturam público e privado, e alimentam listas de espera e SIGIC. Mas não são todos. E não há enfermeiros enfermos do mesmo?

Eu só digo apenas que não vale a pena hostilizar os médicos (o seu site nisto é absolutamente inacreditável). E não é pelo secretário de estado ou pela ministra da saúde. É por quem está a trabalhar ao vosso lado (desculpe, cometi de novo o lapso de insinuar que os médicos trabalham...).

E nunca quis, como nunca o fiz, minorar a actividade sindical. Ela é essencial para que os trabalhadores possam ser mais que meras peças de engrenagem. Mas, como em tudo, há sindicalistas e sindicalistas.

Mas pronto, se o(s) incomoda tanto que um médico possa ter uma opinião, necessariamente política e obviamente criticável , sobre esta negociação, eu deixo-o sozinho no seu mundo imaginário a falar consigo próprio. Falta não farei, disso estou certo.

Quanto aos «leões» e «sacanas» e afins: quem responde desta forma, não sabe responder de outra.
 
Infelizmente a proposta dos sindicatos parece servir mais os enfermeiros chefes do que a maioria dos enfermeiros, que realmente lidam com os doentes, e são a base da profissão.
Caro enfermeiro Jóse Carlos Martins, explique-me o seguinte, se assim o desejar e se ler esta mensagem:
-porque é que o 1º escalão do enfermeiro principal começa no último do enfermeiro dito generalista?... é algum desrespeito um enfermeiro que presta cuidados directos ao utente receber mais que o enfermeiro principal?
-porque não aproveitam a negociação de carreira para exigir que os chefes e professores de escolas de enfermagem voltem a ter de exercer enfermagem, no terreno, em vez de cristalizarem atrás de secretárias?
-porque não exigem que a profissão seja considerada de risco?
-porque não definem claramente o que são cuidados minimos de modo a que as greves tenham mais efeito?

Gostaria de ver estas perguntas respondidas... se possivel
 
O 1º escalão de principal é igual ao último de enfermeiro porque a Lei 12-A assim o obriga.
 
caríssimo AM, volta a reforçar o apreço em ter lido aqui a sua opinião.

E sim, eu faço tudo para evitar por todos no mesmo saco ( os preguiçosos e solipcistas sindicalistas, os mafistofélicos médicos, e etc.), mas a verdade é que se recai muitas vezes na generalização. É assim que o mundo funciona.

E o mundo é injusto, é um sacana que continua a rodar quer os enfermeiros ganhem o que é justo ou não.

Mas temos nós que tentar rodar com o mundo da melhor maneira, afastando todos aqueles que querem colocar obstáculos no nosso caminho:
Médicos sacanas que vêm ameaçado o seu "poder", sindicalistas que só lhes interessa o seu umbigo, políticos mentirosos e tendenciosos, enfermeiros cinzentos e malafados que nada fazem para mudar o cenário da coisa...

Lá está, são as coisas no seu geral. Acredito nas excepções à regra. E que essas, para o futura da Enfermagem, sejam das boas excepções.

Obrigado pela opinião de todos que visitam este blog!
 
Amen!
Tão interessados que eles estão na enfermagem?!
Queiram ou não queiram a enfermagem vai ganhar a posição a que tem direito, sem ser preciso casa médicos com enfermeiras, para quando não der de um lado dará do outro.
Se os enfermeiros não conseguirem a carreira a que têm direito, talvez consigam a união de que precisam para levarem a bom porto a sua situação.
O que os nossos opositores fazem para nos desafiarem!!!
Nós conhecemos o truque de descreditar os nossos representantes, sr dr. médico enfermeiro, que não consegue disfarçar o estilo conciliador, cheio de veneno bondoso.
Não percas a coragem, caro Zé, pois sempre foste o último a fechar a porta.
Os enfermeiros estão contigo e sabemos que os médicos estão cheios de medo, porque estão a perder o exclusivo das decisões.
 
De todos os comentários que vi escritos neste blog, parece-me evidente que o meu é o mais ferozmente anti-sindical. Por que sou médico, claro está. O preconceito é tão inultrapassável que o quer que diga só poderá aumentar em bondade o veneno que, no fundo, o que diga contém.

Coisas como «sem ser preciso casar médicos com enfermeiras» são profundamente dispensáveis.

Ainda sei onde está o quadradinho com uma cruz dentro que pelo emnos me livra de comentários destes. Está no canto superior direito do ecrã.
 
Já em outro tópico tinha chamado a atenção para o que me parecia verdadeiramente importante na revisão da Carreira de Enfermagem: «uma carreira de complexidade 3, com as categorias adequadas e respectivas atribuições, e que seja idêntica para CTFP e EPE/PPP».

Isto parece-me ter sido genericamente preservado no DL negociado: 1) A carreira é do mais alto nível de complexidade da Administração Pública, 2) por força da Lei 12 A/2008 os enfermeiros (tal como todos os outros licenciados) têm que auferir acima da 1ª posição remuneratória da tabela da AP (na 2ª fase da negociação ver-se-á quanto acima), 3) os diplomas de CTFP, das EPE e PPP são sobreponíveis (esta é uma enorme diferença), 4) a carreira estrutura-se em 2 categorias, sendo que para atingir a 2ª é necessário ser detentor de especialidade ter 5 anos de exercício efectivo (esta foi uma excelente conquista dos sindicatos), 5) há um reforço da autonomia do exercício de enfermagem e referência expressa à complementaridade com os outros profissionais do sector, 6) há 15 dias remunerados anuais para formação.

Claro que há pontos negativos: 1) a especialidade parece servir apenas para acesso à categoria de enfermeiro principal (tendo em conta que as especialidades em enfermagem são a expensas próprias, pode daqui advir um indesejável desinvestimento profissional; mas isto ainda pode ser corrigido na 2ª fase de negociação), 2) os enfermeiros chefes não transitam todos para a categoria de enfermeiro principal, pelo menos de forma imediata (como deveria acontecer, uma vez que o título foi adquirido por procedimento concursal), 3) os conteúdos funcionais deveriam ser mais amplos, sobretudo da 1ª categoria, devendo haver menção específica aos detentores de especialidade.

Também a separação de matéria entre a genérica de regulamentação geral, e a específica, de remunerações, posições remuneratórias, regras de transição específica e de avaliação, me parecia inevitável, tal era o distanciamento entre as propostas do MS e das frentes sindicais, e correndo-se o risco de ter que reiniciar todas as negociações com um novo executivo que, PS ou PSD, sabe-se lá se mais ou menos compreensivo.

Obviamente que esta segunda é a mais importante para a classe de enfermagem, sobretudo depois de muitos anos de subremuneração.

Mas sobretudo por isto, parece-me claramente contraproducente este ataque desenfreado aos sindicatos. É contracíclico e apenas dificulta a tarefa de quem os vai defender na segunda fase da negociação, sendo que esta fragilidade só poderá ser aproveitada pelo gabinete do MS.

No entretanto, a ver se Godot aparece…
 
Caro Dr. Enfermeiro

o meu último post foi colocado aqui por erro meu; já o coloquei no tópico certo, pelo que o poderá retirar deste

Obrigado
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!