quarta-feira, julho 29, 2009

Versão final da carreira de Enfermagem.


Disponível aqui para consulta. Em minha opinião é... um retrocesso.
Além das disposições legais serem escassas e paupérrimas (para o grau de complexidade funcional que se pretende), não acautela certos que aspectos que a antiga carreira (DL n. 437/91) abarcava (incentivo monetário para a formação pós-graduada e investigação; direitos relativos à Enfermagem como profissão de desgaste; etc). Cumulativamente, não é a carreira que os Enfermeiros esperavam para o séc. XXI. Não traz novidades, não dispõe de incentivos, não reflecte a evolução, não estimula o prestígio profissional! Até as nomenclaturas são obsoletas e descabidas! Já serviram as carreiras gerais. Não vejo um argumento sólido para serem atribuídas a uma carreira especial (tal como a de Enfermagem)! Não tem cabimento!

Juntando tudo isto ao facto de adiar a regulação dos instrumentos/diplomas/decretos-regulamentares para mais tarde (avaliação de desempenho, estrutura remuneratória, etc), a desmotivação acentua-se.
Mais: segundo as minhas "contas", muito provavelmente, os Enfermeiros - pelo menos quem exerce em rollement - sofrerão uma redução global do salário (apesar da discreta subida do salário-base)! Para todos os outros, serão servidas algumas migalhas! Uma derrota tremenda. Não foi com este objectivo que os Enfermeiros se dedicaram tanto ao desenvolvimento da sua profissão nos últimos anos!
A negociação não terminou aqui, mas começo a pensar que vou ter saudades do 437/91... Oxalá me engane...

Comments:
Dr enfermeiro como lhe disse anteriomente num dos comentarios a enfermagem precisa urgentemnte de um outro sindicato:
FEITO PELA CLASSE TRABALHADORA E PARA A CLASSE TRABALHADORA

A maior parte dos meus colegas já se desindicalizaram, porque estão fartos detes palhaços, eu proprio já fiz o mesmo...

Deixo-lhe um apelo ajudenos a criar um novo sindicato, sem supervisores, chefes e reformados (desculpe se está englobado), mas pareceme que está do nosso lado, tome a iniciativa e não vão faltar soçios, e adesão a todo o tipo de iniciativas.

ESTÁ NA HORA...
 
E querem que andemos contentes a trabalhar, querem absentismo, querem formação em serviço, vão pro c......

Eu tenho dois filhos e preciso de lhes dar uma vida com dignidade, não andei a estudar para lhe dar uma vida em que não se vive, sobrevivesse...
 
DR enfermeiro já vi que está na net, diga o que devemos fazer na sua opnião..
 
Dr Enfermeiro quer o meu email?
 
Messenger: doutorenfermeiro@hotmail.com
 
Mudamos para caminhos que vão dar a becos, mas não Inovamos para encontar novos caminhos.

A classe não provou perante a sociadade que somos um pilar da saúde em Portugal.

Estamos a pagar por isso.

Agora só resta um caminho.
 
Agora vêm as lamentações do costume, e depois ficaremos acomodados a dizer que será para a proxima, enquanto isso, chefes, sindicatos, vao continuar os mesmos.

ACORDEM, C......, SEUS LAMOBÕES, QUEREM GANHAR COMO OS OUTROS, MEXAM ESSE RABIOSQUE, E LUTEM, DEITEM ABAIXO OS SINDICATOS, NAO PAGUEM COTAS, CRIEM UM NOVO SINDICATO, UNAM-SE, CRIEM GRUPOS, NÃO ESPEREM QUE OS OUTROS O FAÇAM POR VOCES~!!!!! JÁ ESTIVERAM A ESPERA, E DEU O QUE DEU.


JA DEIXEI O MEU MAIL VARIAS VEZES, NEM UM UNICO COLEGA MANDOU MAIL, A ADERIR A UMA NOVA FRENTE, UMA NOVA FORÇA....

QUEM QUISER MAIL E QUE ESTEJA DISPOSTO A TRABALHAR E LUTAR PARA ANGARIAR A CLASSE TODA PARA UMA LUTA SEM TREGUAS, JFKENEDY@IOL.PT


Não esperem que o drenfermeiro, faça a diferença, sozinhos não somos ninguem...
 
Veja-se a trapalhada do controlo de assiduidade (“colocar o dedo”):

Preferia que me implantassem um chip!

Paga o justo pelo pecador. E isso é correcto? Não deveria haver medidas ajustadas ao comportamento de cada um? O Governo até fala em choque tecnológico…

Durante anos, muitos enfermeiros fizeram a sua formação (especialidade, mestrado, doutoramento…) graças à inexistência de um controlo de ponto. Não que se deva defender um descurar na prática diária, mas há que reconhecer que se havia alguém prejudicado com o atraso de alguém (porque vinha do outro emprego), eram os colegas: se eu chegou atraso, o meu colega, invariavelmente, tem de aguardar por mim!

E as pessoas que estão de licença de amamentação? Sempre beneficiaram de uma flexibilidade de horário.

A medida surgiu como “travão” a quem tinha duplo emprego. Pois bem: e os chefes? Não deveriam ser eles a chamar a atenção dos eventuais incumpridores? Era necessária esta medida? Podemos também interpretá-la como uma medida que vem colmatar a incapacidade dos chefes em “por mão firme” nos seus subordinados. Afinal os chefes são uns incapazes!

O ministro (o Correia!) preferiu assumir que queria controlar a assiduidade. Poderia por exemplo, ter dito que a medida mais não era do que um passo para a informatização total nos hospitais – teria gerido este objectivo com mais classe, mais inteligência, e garantidamente, menos ruído!

Ainda hoje há hospitais onde não se faz esse controle (CHLC). Há centros de saúde onde isso também não acontece. E que dizer de todos os outros “colaboradores” do Estado Português, por exemplo, os deputados na AR?

Agora que está em voga a “gripe”, ando com sério receio de “por o dedo”.
 
Gostaria de saber quais foram os pontos em que o (des)Gorverno cedeu...

Não consigo ver nada de positivo nesta nova carreira...

E agora, a questão dos salários fica para daqui a 10 anos?

Que tristeza... que desmotivação!
 
A realidade é que andamos às voltas em negociações esgotantes para todos os enfermeiros, mas somente para não perdermos o que já tinhamos em legislação anterior. Este Governo foi o pior que nos podia ter acontecido, pelo ataque brutal aos direitos e retirada de condições dignas de trabalho. Por isso a nova carreira não podia ter nada de inovador, mas sim a tentativa de nos reduzir o mais possivel perante uma profissão médica que só quer reabilitar o poder que foi perdendo ao longo dos anos e que com este Governo voltou a ter força para se impor. O sindicato só tinha que fazer a negociação que menor prejuízo nos trouxesse e foi esse o caminho, pelo que me foi dado perceber pelos diferentes comunicados e nos avanços e recuos constantes do MS. Desde há algumas semanas que se percebia que estava para breve o desfecho e que só podia ser com a separação de documentos em que se garantisse algumas pequenas coisas das que podemos manter em relação ao que tinhamos (e isso o sindicato tinha que acordar sob pena de perder tudo e ser imposta a solução que era a do MS) e os vencimentos e transições em outro momento que pode ser muito bem ainda antes das eleições. Não podemos claudicar em momentos importantes e temos que confiar em quem tem muita experiência de negociar coisas fundamentais para a profissão.
 
Tive pena de não assistir ao embate entre o Pedro Nunes e O João Cordeiro. Mas já pedi a quem gravou o programa na Sic Notícias…
Para vocês, tudo igual. Não auguro nada de bom. Temo que estejam a ser arrastados para um beco sem saída. É um facto que até aqui estavam muito à sombra da classe médica. Mas agora querem passar para o extremo oposto, fazendo-lhe frente. Cuidado. Não se fiem na história da Batalha de Aljubarrota!
Como alguém dizia: se não podes vencê-los, junta-te a eles.

Digníssimo Sr. Dr. Cirurgião da Naifa
 
Acabei de ler o Diploma e conclui:
As greves que os colegas andaram a fazer, foi para lutar pelos interesses dos chefinhos e outra corja.
Reparem que na proposta anterior,punha os chefes até ao 4º escalão na categoria de enfermeiros.
Supervisores até ao 5º na categoria de enfermeiros.
Agora nesta proposta isso varreusse....porquê???
Os sindicatos andaram todo este tempo nas reuniões a tratar dos assunto dos chefes....e não de toda a classe.
Não façam mais greves em nome dos chefes,eles nem saiem do seu gabinetezinho.
Os velhinhos do sindicato durante todos estes anos defenderam sempre a vidinha deles,agora nesta altura do campeonato encontraram pela frente gente que felizmente os conseguem enfrentar.
URGENTE NOVO SINDICATO SEM QUALQUER CORJA E QUE DEFENDA A CLASSE
Bem hajam
 
Fiquei desiludido e triste com esta proposta. Afinal para quê fazer licenciatura, especialidade,...
Curioso é que os nossos sindicatos uns apresentam a versão final da carreira, outros nada referem!!!
Concordo plenamente com a criação de um sindicato de enfermeiros, que queiram dignificar a classe.
 
E agora???????
 
Fomos derrotados em todas as linhas.
 
Que vergonha!!

Se os sindicalistas ganhassem apenas 1.000€, tivessem especialidade, pós-graduação, mestrado e filhos para criar, certamente teriam defendido a PROFISSÃO com outro empemho.
 
derrota total!!!

E os especialistas??

E quem não fez o complemento????

A versão final só fala dos chefes ... Estranho!!!!!
 
Prefiro a carreira velha!! ´
 
À parte a linguagem denunciadora de compreensivel desilusão/frustração, subscrevo na integra todos os comentários apensos. Retrocesso é pouco, para referenciar o perfil da nova carreira.
 
Estes sindicatos só podem ser vencidos quando os sócios se demitirem em bloco.Aí eles deixam de ter representatividade na classe,POR ISSO que vão mamar para as Berlengas.
URGENTE UM SINDICATO NOVO
Não voto PSD E PS,QUER UNS QUER OUTROS SE PUDEREM DESTROIEM A ENFERMAGEM.
 
Gostava realmente de perceber como se vai proceder à transição remuneratória, e de que forma esta nova carreira se vai aplicar aos contratados que trabalham nas EPE´s e que genham os suplementos nocturnos a 25%, vai-se manter esta vergonha??? Trabalho igual e pagamento totalmente diferente - realmente não percebo o que ainda me faz gostar de ser enfermeira... o amor à camisola??? só se for...
 
Os sindicatos aparentemente apenas tiveram um cuidado na negociação desta carreira: Acautelar os interesses de uma ínfima minoria que habita os sindicatos, muitos deles chefes e supervisores e que resolveram usar os enfermeiros como moeda de transacção na obtenção destes proveitos próprios. Onde estão as formas de luta radical amplamente anunciadas pelos sindicatos, a tal prometida greve de zelo? Esquecidas? Ou convenientemente apagadas dos planos sindicais? O que se esqueceram de nos contar? As Greves e manifestações teriam sido apenas manobras para entreterem os enfermeiros, levando-os a acreditar que era possível chegar a bom porto, que os nossos representantes tinham um plano B, C e D para as negociações quando nem um bom plano A tinham? Que carreira é esta que obriga a que Enf. especialistas exerçam na prática uma diferenciação de funções, com acréscimo de responsabilidade e sem reconhecimento categorial na carreira , que não reconhece o valor da licenciatura em enfermagem, que é discriminatória, que abre caminho a uma perigosa lógica de amiguismo ( primeiro é nomeado o chefe sabe-se lá por que critérios e só depois este define o seu projecto para o serviço, chefe esse que pode ser destituído do cargo a qualquer momento sob qualquer pretexto, basta não agradar à administração, que como se sabe é camaleónica porque muda com a cor do partido político que está na mó de cima, o que o vai transformar necessariamente num pau mandado), etc...
O que nos trarão os diplomas a definir sobre remunerações e avaliação de trabalho?
Para todos os Efeitos, a Enfermagem ficou estropiada, severamente ferida.
Não se pense que com uma possível mudança de governo haverá uma hipótese de recuperar terreno perdido. Muito provavelmente um novo governo não irá alterar muito daquilo que já foi decidido, nomeadamente a tabela salarial, até porque tem a confortável desculpa de deslocar as culpas para o governo cessante, interlocutor nas negociações.A Enfermagem continuará a ser o eterno orfão político.
Depois disto tudo qual o capital de motivação que resta para que os Enfermeiros se empenhem e participem no MDP? Haverá força anímica para voltar a lutar? E os sindicatos, qual o papel que estes terão de assumir daqui em diante? Qual o nosso posicionamento como profissionais de Enfermagem no futuro ?(se é que há algum)
O sonho do licenciado acabou; aquilo por que tantos enfermeiros esperavam ao longo destes anos não aconteceu. Esperávamos que a casa fosse substituída por um castelo: desmoronou-se a 28 de Julho e no seu lugar foi construído um barraco, que é a nova carreira de Enfermagem
Há que extrair consequências deste magistral malogro. ..Rapidamente!
 
Sou sindicalista, trabalho há 20 anos, ganho 1000 Euros, tenho filha a estudar e todas as despesas que têm os restantes colegas. Segui atentamente as negociações e, não compreendo as reacções dos colegas aqui expressas!
Se a Carreira inequivocamente teria que ser negociada (tanto por necessidade nossa, como por imposição deste governo!), não seria só uma mera negociação (revalorização) salarial...
É verdade que todos os enfermeiros têm construida uma identidade profissional (alguns através da imagem construida no contraste do que é o médico, como no RX - O médico está a branco portanto, o que está a negro é o enfermeiro...embora eu gostasse de alguma parte do branco...!)e, como têm essa identidade estabelecida, consideram que a margem negocial remete-se para os salários e a revalorização salarial devida e merecida, por via da licenciatura. No entanto, esta não é a visão deste governo, nem deste ministério. Pretenderam construir uma identidade nova, uma imagem nova (não se esqueçam do forte lobie médico!) e, os sindicatos negociaram taco a taco, uma estrutura de carreira que, nós enfermeiros considerávamos adquirida... Portanto, tudo o que se conseguiu não parece novidade. No entanto, o facto de termos salvaguardado a nossa autonomia e conseguirmos a nossa autorregulação não me parece coisa pouca...
Concentrar a grelha salarial, avaliação e regras de transição, para um segundo passo, parece-me estrategicamente correcto.
Portanto, mantenhamo-nos unidos (porque a estratégia de dividir para reinar só beneficia quem não é enfermeiro) e preparemo-nos para a próxima batalha que se avizinha.
Enfermeira Teresa - Hospital Garcia de Orta
 
Caros Colegas
Esta carreira sem um compromisso salarial, sem um articulado de avaliação de desempenho, sem um compromisso de Acordo Colectivo de Trabalho é a mesma coisa que NADA.
Queremos o puzzle completo, não partes do puzzle!

Isto é uma desilusao para quem disse que "era uma prioridade deste Governo assinar a revisaõ da Carreira".!!!!

Pos tudo isto, varias vozes se levantam a dizer "SOU ENFERMEIRO, ESTOU DESILUDIDO E PREJUDICADO COM ESTE GOVERNO, POR ISSO NÃO VOTO PS!"
 
Eu ainda não vi o diploma assinado por ninguem.

Esta versão final passa grande parte dos artigos a falar das funções dos chefes, gestão para aqui, gestão para acolá, organização, orientação, etc... É mesmo isso que se quer para a profissão? mas afinal somos enfermeiros ou gestores? deviam era criar uma alinea em que obrigasse os chefes a prestar cuidados directos aos utentes x horas por mês. Era a unica forma desses cromos não ficarem cristalizados atrás da secretária a fazer de conta que gerem um serviço, e ao fim ao cabo, se alguem sai beneficiado destas negociações são eles. Mas afinal, estas negociações foram mesmo feitas ao jeito deles...
 
Carreira talhada para os enfermeiros de gabinete,chefes,chefões e opotunistas do sistema,coitados dos que dão o melhor de si e que andam sempre a encobrir as falhas, os rácios vergonhosos que algumas unidades de saúde possuem e constatam uma vergonha de carreira como essa... Triste sorte a nossa...
 
Para que é que serve a licenciatura então?

Pelos vistos quem não tem não vale a pena fazer, fica na carreira nova, muda de escalão e fica descansado a aquecer o cuzito no sofá à espera que o tempo passe e chegue ao último escalão de enfermeiro com uma bela reforma.

PARABÉNS A TODOS!
Que orgulho que sinto em ser enfermeira.
Está visto que o esforço nada vale, o trabalho, a formação, a dedicação, parva sou eu por achar que sim LOL

A licenciatura é para idiotas idialistas.
 
E para quando o diploma próprio??? para quando as galinhas tiverem dentes, concerteza, porque é nessa altura também que esta gente vai começar a ter consciência...
 
Quem abre o site do sep vê logo na imagem inicial : Estamos de parabens. Tenham vergonha retirem ao menos essa fotografia. Porque podemos estar tudo menos de parabens. Tamos é f... Isto é tudo uma palhaçada.E nós estamos no centro ... somos os palhaços.
 
E agora?
 
Se existe um chefe que é principal - os outros são secundários…mas que tipo de formação tiveram os nossos sindicatos que apelam À segregação e ao mau estar entre enfermeiro gestor e de cuidados?

Como se em enfermagem os enfermeiros fossem secundários a tudo e a todos. Defende -se um modelo e visão médica dos enfermeiros ao remeterem-nos para o papel secundário!!!!

Onde está a Ordem na defesa da imagem do enfermeiro????


È grave a adopção desta nomenclatura! Remete-nos para uma visão de criado em vez de complementariedade!!!!!!

Onde estão os intelectuais da enfermagem e da ética organizacional????

Tanto tempo para sair uma proposta assinada pelos sindicatos que à sua imagem qualificam a qualidade e natureza do seu trabalho: uma verdadeira fantochada!!!!
 
Só um arruaceiro, “que não conhece o dono” é que faz reinar a hipocrisia política de iludir os seus “súbditos” para lhes sugar o seu tributo.

Mais, deixam crer que reiteraram sempre pelos seus interesses privados, talvez também familiares, mas nunca defenderam o âmago da questão: OS ENFERMEIROS.

Pobres coitados...
 
#
PedroNo Gravatar said,

on July 29th, 2009 at 2:32 pm

Onde estão as medidas radicais anunciadas pelos sindicatos?

Não será tempo de uma greve geral?????

Este é o momento de intervir!!!!!

Abaixo com o governo e GREVEEEEEEEEEEEEEEE!
 
espero que os senhores enfermeiros como josé carlos martins, azevedo e outros mais coloquem o lugar à disposição porque afinal o que vocês aí andam a fzr é nada! inem alguma novidade? não... carreira? é a vergonho que se vê...
 
EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS

EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS
EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS

EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS EU NAO VOTO PS

quero lá saber se assim sendo as negociações voltam à estaca zero, os nossos governantes é que têm de saber com quem se estão a meter.
 
Se é este o respeito que tem pelos Enfermeiros, porque não pagamos nós com a mesma moeda, onde estão as medidas radicais????????
Porque não, uma GREVE "SELF SERVICE" AQUANDO DO SURTO DA GRIPE A?
O governo e a população tem de tomar consciência da nossa importância no SNS.
Ou radicalizamos as nossas formas de luta, ou continuaremos a ser marginalizados e ridicularizados sem que nos seja dada qualquer importância
 
Saiu um comunicado conjunto da CNESE e da FENSE.

Não desanimem . As negociações ainda não acabaram
 
aNÓNIMO DAS 8:35: LEIA MELHOR PORQUE TRANSITAM PARA PRINCIPAL OS CHEFES E SUPERVISORES CUJO SALÁRIO NÃO SEJA INFERIOR AO PRIMEIRO ESCALÃO DE ENFERMEIRO PRINCIPAL!!!!

OU SEJA: OS CHEFES FICAM NA CATEGORIA DE ENFERMEIRO TAMBÉM!!!
 
Tenho procurado algum comentário por parte dos sindicatos e ainda não encontrei nada. Será que estão com vergonha?
 
Os sindicatos aceitaram a carreira! que palhaçada...
 
O Comunicado dos Sindicatos:

http://www.sep.org.pt/images/stories/sep/accaosindical/2009/07/290709CNESEeFENSE.pdf

Há uma sensação de pânico generalizado entre a classe, principalmente daqueles que trabalham em horário rotativo por causa da possibilidade (quase certa) de perdermos parte substancial do vencimento por causa das horas qualidade/suplementos. Esse panico vai levar a que se tome por vezes medidas irrefectidas e com consequencias danosas para a classe, algo que não nos podemos permitir nesta fase.

Sugeria aos sindicatos que emitissem um comunicado sobre o assunto de forma a esclarecer e se eventualmente estará a fazer algo sobre como impedir esse eventual acontecimento. Sugeria uma queixa no Tribunal Europeu e que fosse o mais mediatizada possivel com exemplos concretos da perda de vencimento. Há casais em que ambos são Enfermeiros e que trabalham ambos em rotativo e que vão perder acima de 500€ mensais.

Agora nesta fase não podemos dar parte de divisão e descredibilização dos Sindicatos, pois esse facto será amplamente aproveitado pelo MS para os enfraquecer nas negociações que ainda decorrem.

Se tudo falhar.... só há um caminho...

O 25 de abril dos Enfermeiros
 
É uma tristeza seres enfermeiro desrespeitado pelo governo por força da desvalorização que os nossos chefes, supervisores e directores nos brindam. Só se preocupam com os seus cargos sempre associados a politica e a sua conta bancária. e nós... continuamos cada vez mais pobres, cada vez mais desvalorizados sem poder falar nem argumentar sobre pena de seremos castigados. Não somos escravos porque somos remunerados, mas que vergonha de salário!
 
essa história dos chefes ao transitar para a nova carreira se o seu salario não for inferior... tá-se mesmo a ver.... ninguém vai vr aumentado o seu salário base
 
O SEN tinha na sua página o documento com o texto acordado na reunião de ontem.
Neste momento foi removido (quiçá pela vergonha).
 
Parece um episódio ao estilo da Santa Inquisição: nós, hereges, vamos ser purificados numa fogueira que já está bem acesa, atiçada por cardeais doutrinários ansiosos por usar a mão esquerda de Deus em busca da salvação (deles).
 
Então Dr enfermeiro, até o SE já teve medo que tirou do site a publicação da versão final da carreira que ontem lá se encontrava...........

Afinal eles fazem de tudo um pouco para manter os tachos não concorda...

Se eles proprios tem medo como nos vão defender........
 
Estão todos preocupados com os actuais chefes, mas não temos direito a entrar na nova carreira . Leiam bem o que está escrito. Acham isto correcto depois de uma longa carreira? Especialidades? Enfermeiros a carreira está má e injusta para todos. Porque desejam tanto mal aos chefes? São eles o unico problema da Enfermagem?
 
Tanta ignorancia ,conhecem algum chefe com salário igual ao de enfermeiro principal.Nenhum. Estão não façam comentários, porque o que dividiu os enfermeiros ao longo deste processo foi a inveja, que vemos ao longo de muitos comentários.
 
BASTA!!! VÃO GOZAR COM............
ESTOU A FICAR FARTO DESTE GOZO E ESTOU DISPOSTO A RETRIBUIR DA MESMA FORMA, E VOCÊS?????????????

Deveríamos organizar-nos e dirigir o nosso voto a uma classe politica que reconheça o nosso valor!
Somos muitos e poderemos surpreender os resultados eleitorais


NÂO VOTO PS!!!
 
Foi para isto que estudei tanto!!! licenciei-me, fiz especialidade, mestrado...e é esta a valorização para quem investe??
 
"Portanto, mantenhamo-nos unidos (porque a estratégia de dividir para reinar só beneficia quem não é enfermeiro) e preparemo-nos para a próxima batalha que se avizinha.
Enfermeira Teresa - Hospital Garcia de Orta"

o COLEGA JA VI QUE JA APRENDEU A LENGA LENGA DOS SINDICALISTAS, DEMITA-SE E JUNTE-SE AOS SEUS VERDADEIROS COLEGAS, PALAVRAS PROFERIDAS NESTES ULTIMOS 7 ANOS, PREPAREM-SE, NAO DESANIMEM, FAÇAM GREVES, NOS FIZEMOS, AGORA ESTA NA ALTURA DE ACABAR, TAL E QUAL COMO UM CASAMENTO, OS ENFERMEIROS PEDEM O "DIVORCIO" DOS SINDICATOS, APELO A TODOS OS COLEGAS QUE AINDA DESCONTAM PARA OS SINDICATOS QUE O DEIXEM DE FAZER, O MAIS RAPIDO POSSIVEL.

TEM DE SURGIR ALGO NOVO, E COM RESULTADOS IMEDIATOS, JA AGORA A PETIÇÃO SERVIU PARA QUE?
 
SENHORES DOS SINDICATOS, FAÇAM A ÚNICA COISA QUE VOS RESTA, SE ALGUMA DIGNIDADE TIVEREM:

DEMITAM-SE! VÃO À MERDA! TANTA TRETA PARA NADA! ONDE PÁRA A PARALIZAÇÃO TOTAL??

ONDE ANDAM OS SALÁRIOS?

SÓ SE PREOCUPAM COM O VOSSO CU, E O NOSSO, DOS QUE ANDAM CÁ POR BAIXO NA LABUTA, VEMOS O NOSSO VIOLENTADO, POR VOCES E GOVERNO.

VÃO-SE EMBORA PORRA
 
Os blogues têm um papel importante em alertar para as dificuldades que os enfermeiros AINDA VÃO ATRAVESSAR...
1.º substituição de enfermeiros por TAEs!!!
2.º as farmácias vão administrar ainda mais injectaveis, vão começar a fazer pensos, etc ao abrigo dos primeiros socorros!!!
3.º a substituição de enfermeiros por Auxiliares, nomeadamente nas Unidades Privadas de Saude!!!

Este Governo e este Ministério parece querer desregular toda a Enfermagem (dividir para reinar).
Temos de alertar todos os Enfermeiros, nomeadamente via bloques.

Se não nos reselvem os nossos problemas, se andamos engonhados, então cresce cada vez mais um sentimento como um bloguer atrás disse:

""Pos tudo isto, varias vozes se levantam a dizer "SOU ENFERMEIRO, ESTOU DESILUDIDO E PREJUDICADO COM ESTE GOVERNO, POR ISSO NÃO VOTO PS!""
 
"A carreira médica passa a estruturar-se em dois graus (especialista e consultor) e três categorias (Assistente; Assistente Graduado e Assistente Graduado Sénior)"

Cá o Zé enfermeiro é enfermeiro de segunda e principal !!!!! Que porcaria de carreira é esta????

Os médicos mantiveram o essencial das designações e ... alguém destruiu a nossa carreira e alguém deixou que a destruissem!!!
 
Saudações

Estimados colegas hoje a minha alma está ébria, ébria, sombria...
É mau demais, é profundamente ofensivo. Sinto-me desmesuradamente enojado enquanto enfermeiro e enquanto cidadão português.
Aos pontos a que chegámos... não existe um resquício de dignidade no seio da fauna que nos estropia e desgoverna.
Que valores, que princípios éticos, que moral? Tudo vale na visão desta corja de aventaleiros maçónicos. A pouco e pouco vão conseguindo aquilo que a ditadura fascista não foi capaz...
Até quando?
 
Reconhecimento pel Licenciatura?? nem vê-lo.......
discreta subida do saláro-base????qual é???
que vergonha que isto é....não nos reconhecerem o nosso trabalho...
 
É este o resultado final de meses de negociação??
Pra quê as greves que fizemos?
Diz que todos os enfermeiros em rotativo vamos ganhar menos?? Mas o q é isto? nao estou aperceber mesmo...Por favor Doutor Enfermeiro diga alguma coisa
 
Isto a ser verdade é um fracasso total da enfermagem! é pessimo demais tenho dificuldade em expressar o que sinto perante tal aberração.
 
MB disse

"Saiu um comunicado conjunto da CNESE e da FENSE.

Não desanimem . As negociações ainda não acabaram"

É isso que me preocupa! Isso quer dizer que ainda falta dar a machadada final na Enfermagem! Afinal o mal ainda pode virar péssimo!
 
Colegas: Não coloquem já todos os pregos na cruz dos sindicatos. O processo negocial ainda não acabou. As questões salariais e de transição ainda estão em aberto e serão negociadas mais à frente (quiçá as mais importantes para a maioria). Os enfermeiros ainda vão ser convocados para as tais formas de luta radicais caso estas negociações não nos conduzam a um bom resultado. O facto pelo qual os sindicatos não encetaram novas greves agora foi por uma estratégia de "poupança de energia"
Serenidade e bom senso exigem-se. O vosso empenho continua a ser vital! Um capítulo acabou mas não a história! Continua...
 
E se deixássemos todos de ser sindicalizados? Enfermeiros prestadores de cuidados de enfermagem: vamo-nos unir e mostrar a esses deficitários de massa cinzenta do que somos capazes. Iniciem o movimento e divulguem pelos hospitais e serviços!Será que quem negociou esta carreira foi o SINDICATO DOS CHEFES E SUPERVISORES?
 
Pelo que percebi a 1ª fase da carreira já foi aprovada pelos sindicatos!!!!!!!! como foi possivel deixarem que isto acontecer a ser assim mais valia passar para a próxima legislatura perdemos as poucas regalias que tinhamos quem fez a licenciatura que benficios? a especialidade que beneficios? _Não vale a pena apostar mais na enfermagem.
 
"DADA A REFERIDA COMPLEXIDADE DO QUADRO JURÍDICO, POLÍTICO E DE PROCESSO LEGISLATIVO..."

NÃO ERA DE PREVER?
QUER DIZER ENTÃO QUE AINDA BEM QUE GOVERNO ANDOU A ADIAR, POIS A COMPLEXIDADE ERA TAL QUE NÃO HOUVE TEMPO PARA MAIS!
VÃO PRÓ RAIO QUE VOS PARTA!
VÃO GOZAR COM O CXXXLH0!

A MIM NÃO ME REPRESENTAM!
 
No fundo, no fundo já todos sabiamos que esta merda ia acabar assim - UMA MÃO CHEIA DE NADA!

SINDICATOS MAMÕES! ACABOU-SE A MAMA!
 
Boas....
Realmente não tenho palavras (decentes) para descrever o que penso disto tudo...concordo com tudo o que ja foi dito, mas.....mas depois de 10 anos de espera.....meses de negociações...temos que esperar mais um mês para ver o que realmente vai sair.

Pois com esta coisa da carreira em DUAS fases, andar só a falar mal não adianta muito...então o que proponho é esperar mais este bendito tempo para ver qual o desfecho da coisa....mesmo que sejam 2 meses qual é o problema...mas colegas é tempo de ficar atento com as "orelhas em pé" pois se realmente acontecer o que se teme temos que acabar com estes sindicatos e podiamos aproveitar tambem dar um abanão á Ordem...e sim nessa altura não pouparei esforços para que todos os meus conhecidos deixem de pagar quotas...sim só no fim desta coisa toda é que se pode tomar medidas e gastar energias...se for o cenario negro que muitos já esperamos .... da mesma maneira que se conseguiram 10.000 assinaturas tambem se consegue uma manifestação sem sindicatos e sem precedentes...manifestação ...greve seja la o que for.....mas comandada por enfermeiros trabalhadores....com enfermeiros trabalhadores e a favor de enfermeiros trabalhadores.

Mas colegas não vale a pena nesta fase ficar com tanta "azia" , ao ponto de aparecer uma úlcera gástrica (sim eu estou muito perto disso).

Ficar atentos e deixar um aviso...se o cenario tenebroso para os enfermeiros que trabalham se concretizar...o Governo paga com VOTOS....mas os SINDICATOS vão pagar com QUOTAS

João B.
 
Os enfermeiros parecem os judeus a caminho dos campos de concentração.
Souberam o tempo todo que estavam refud..dos, mas mantêm a esperança!




N.E.
 
Estou aqui a pensar seriamente se valerá realmente a pena investir, na minha profissão. Sempre quis ser enfermeira, e lutei muito para o ser e para continuar a ter orgulho em sê-lo.
Investi muito, a todos os niveis e para quê?
Para agora começar a pensar que o investimento não valeu de nada. Este ano estava novamente a pensar investir na especialidade(dinheiro, tempo, esforço ) e deixar a familia de lado a marinar mais 1 ano, mas já decidi..NÃO VALE A PENA. Afinal PARA QUÊ?
Tenho mais com que me ocupar...
Desculpem o desabafo
 
Colegas o sindicato não devia ter aprovado o que se pensa ser a redacção final da carreira existem na mesma coisas aberrantes que não podiam ser aprovadas .
 
Não assinei a petição por esta carreira.Quem a promoveu enganou os enfermeiros. Apesar do jogo não ser muito expôsto, com empenho consegui-se saber o que estava a ser negociado, este enorme saque à enfermagem. Todos perdemos. Os turnos trazem redução de vencimentos, os especialistas vão para a base com acréscimo de responsabilidades e os chefes após uma especialidade de dois anos e vários concursos, nem no último escalão ganham igual ao primeiro de principal. Portanto a escolha será a cor partidária. Sinceramente, quem fica menos prejudicado são os que apenas fizeram um complemento, nomeadamente em certas escolas em que o facilitismo foi total. Um curso que à partida não tinha chumbos e se limitava à entrega de trabalhos de grupo, sem discussão. Os estágios foram em contexto de trabalho, sem qualquer supervisão e ausência de avaliação. A hora é de união, mas quando vejo pessoas a reivindicar um sindicato sem chefes e a criticarem a sua suposta situação
na carreira, há verdades que devem ser ditas. Sinto-me de luto, revoltada, e pressinto o branqueamento das chefias médicas sobre os enfermeiros, o que aliás é bem merecido para os que não querem ser chefiados por enfermeiros.
 
Não me agrada muito a nomenclatura de Enfermeiro Principal, e Enfermeiro "secundário". É algo estupido, que os sindicatos tornaram ainda mais estupido ao aceitarem tal nomeclatura. Podiam chamar outra coisa qualquer! No entanto, não deixa de ser isso mesmo. Nomenclatura. E o pessoal não come nem vive de nomenclaturas. Vive-se é com dinheiro. Dai a importância de nos mantermos unidos e atentos para a fase mais importante da negociação - salarios e transições + progressões. Apesar do cenario negro, não vamos desistir agora!
 
Eu manterei sempre a minha titulação profissional como enfermeiro especialista.

agora, mais do que isso, era ver o meu investimento académico e profissional devidamente reconhecido, tanto ao nível das nossas competências, deveres e regalias, e, SOBRETUDO, UM SALÁRIO CONDIZENTE, COM ALGUÉM LICENCIADO, ESPECIALISTA!!

FALARAM MUITO NA TANGA DOS ESPECIALISTAS SUBIREM 2 ESCALÕES, E ENTÃO ONDE ANDA ISSO???

QUEREM AGORA TODOS OS ENFERMEIROS ESPECIALIZADOS, OK. MAS E ENTÃO OS BENEFICIOS PECUNIÁRIOS??

DIGO-VOS UMA COISA, VOU TENTAR MAIS UM POUCO ACREDITAR NO QUE OS SINDICATOS NOS ANDAM A ALIMENTAR, MAS, SE NO FIM DE AGOSTO A 2ª FASE DA CARREIRA NÃO CONTEMPLE OS SALÁRIOS E OS DEVIDOS ENQUADRAMENTOS NOS ESCALÕES REMUNERATÓRIOS:

ACABOU-SE A MAMA TODA!

OS SINDICATOS FICARÃO À MINGUA! SEM SÓCIOS, SEM DÍZIMO, SEM MAIS PACHORRA POR PARTE DOS QUE ANDAM CÁ EM BAIXO, A VERGAR A MOLA E DAR CABO DO JUIZO...

A VER O BOM NOME DA ENFERMAGEM A IR PELO CANO ABAIXO..

A DESISTIREM DO BRIO PROFISSIONAL, DO ORGULHO DA PROFISSÃO, DE DESISTIREM DE ARMAR O CÃO QUANDO MÉDICOS, OU SEJA QUEM FOR, FAZ MERDA OU ARMA-SE EM SUPERIOR..

PACIENTES A SEREM TRATADOS A 3 TOQUES DE POE-TE A ANDAR, SEM CORTESIS.


OS TAIS ENFERMEIROS CINZENTOS, SEM ALENTO, OLHEIRENTOS, DESMOTIVADOS, SABENDO QUE A SUA PROFISSÃO, ESPECTACULAR E IMPORTANTE QUE É E BEM VISTA POR MUITOS, NADA MAIS PASSARÁ DEUMA PROFISSÃO QUE SERÁ MANTIDA COMO "LACAIO" DA CLASSE MÉDICA, COMO MEROS EXECUTORES OU COLABORANTES DOS OUTROS.

DEIXA DE HAVER AUTONOMIA, COMPETÊNCIAS ESTANQUES QUE SÓ A NÓS PERTENCEM, E O TAL GOSTO EM SER ENFERMEIRO, ESVANECE-SE, QUAL PAVIO DE VELA JÁ SEM CERA PARA ARDER.
 
Não consigo perceber a necessidade de alterar a carreira! Devo ser burra.
Passei este tempo todo a motivar colegas para lutas e greves. Não percebo como porque lá no fundo sempre achei que não iamos conseguir nada!
Continuo com a impressão que só nos dizem o que querem que saibamos e que muitos dos resultados já eram conhecidos.
Sinto-me usada e abusada! Lamento tudo isto porque não consigo ver que motivação temos para trabalhar.
Não temos carreira, não temos dinheiro e cada vez mais somos explorados.

Ns HUC isso cada vez é mais visivel: trabalho em barda, horas a acumular, ditadura de ideias e exploração!!!!

Sempre achei que o anonimato era cobardia; hoje compreendo-o melhor do que nunca!
 
Já decidi!

VOU DEIXAR ESTA PROFISSÃO!

Basta de ser explorado!!!!!

È muita incompetência sindical!
 
A mobilização que se segue é a da responsabilidade criminal destes sindicatos e um apelo conjunto para deixar o pagamento da dízima ao sindicato já a partir de Agosto!!!!!
 
E acrescento ao meu post anterior:

É bem precisa uma nova carreira para os Enfermeiros - mais justa, mais adequada e mais recnhecedora, para uma classe que, sem a qual, nada na saúde funciona. As pessoas não dão nem nunca deram o devido valor aos Enfermeiros, isto também devido à sobre-importância que é atribuída à classe médica. Espero que seja desta que conseguem o que querem...

Saudações

Digníssimo Sr. Dr. Cirurgião da Naifa
 
NUNCA PENSEI QUE HOUVESSE TANTOS ENFERMEIROS IGNORANTES E DESCONHECEDORES DOS PROCESSOS ELEITORAIS...

NOVOS MOVIMENTOS E AGREMIAÇOES DE ENFERMEIROS? QUE IDEIA TAO ESTUPIDA... JÁ MORREU Á NASCENÇA...

SE NEM PARA PARTICIPAR NUMA MANIFESTAÇÃO LEVANTAM O CU DO SOFÁ, QT MAIS FORMAR UM NOVO GRUPO PARA REPRESENTAR OS NOSSOS INTERESSES...


UM DIA REGRESSAM COMO CORDEIRINHOS, A PEDIR BATATINHAS... IGNORANTES... AO MENOS LEIAM A PROPOSTA INICIAL DE CARREIRA POR PARTE DO MINISTERIO!!!
 
Se uma parte dos enfermeiros não concorda com a nova carreira como é que ela pode ser aprovada?
De que forma é que podemos impedir que isto aconteça?
 
Ao anónimo da 1:15 PM apelando ao Presidente da Republica a pedir para não promulgar a carreira.Rapidamente temos que fazer isso. Drº Enfermeiro tome a iniciativa.
 
Giro.

A acreditar neste painel como sendo vagamente representativo, os Enfºs não sabem mesmo é escrever (e não são erros de "teklar"...).
Um dos sinais da exigência que se requer para enveredar pela profissão. Não se exigem boas notas de entrada nas "faculdades", logo há (muitos mesmo) enfermeiros "analfabrutos". Dê por onde der, basta ler alguns dos 77 comentários anteriores para o comprovar (mais de metade subscrevem a tese). Mas claro, devem ser inteligentes em tudo o resto....

O que leva aos raciocínios brilhantes aqui transcritos, que se podem resumir em: "Correu mal a negociação? A culpa é dos médicos!".
Brilhante.

Como se sabe, se para se fazerem omeletas precisa-se (e não precisasse) de ovos, para se fazerem raciocínios... (preencher sff, se for capaz).

Vá lá, peçam "apoio emocional" ao amigo do lado. Essa coisa fria, que se escreve sem se aplicar, porque cada vez mais isso de ser enfermeiro está a deixar de ser uma coisa virtuosa (o que sempre foi, ou melhor, o que era...), para ser um adorno de frustração no seio de toda uma classe, mais preocupada em pôr-se em bicos de pé do que em sentar o rabo no chão e fazer o trabalho que é preciso fazer, e consiste na razão de ser da sua existência.

É no que dão as doutorices....
 
"UM DIA REGRESSAM COMO CORDEIRINHOS, A PEDIR BATATINHAS... IGNORANTES... AO MENOS LEIAM A PROPOSTA INICIAL DE CARREIRA POR PARTE DO MINISTERIO!!!"

Para lhe responder. Li a proposta inicial do Ministério. é BEM MELHOR QUE ESTA. Não havia Principal: Havia SÉNIOR (denominação bem mais agradável); os Enfermeiros Especialistas (QUE MUITOS SÃO - MAIS QUE OS gestores)TRANSITARIAM (todos)para SÉNIOR. Mas, sob a irrenunciável (!!??)exigência de UMA SÓ CATEGORIA negaram (quais JUDAS) a proposta!

Brilhante! Brilhante! Brilhante!!!

Agora COMPARAR? Quer comparar comigo?
CONSIGO (espero que não seja a enfª Ratched), estou disposto a, PUBLICAMENTE (na presença de outros Enfermeiros) comparar a proposta inicial com esta... (ups! esqueci-me do qualificativo).
 
GRANDE VITÓRIA A 1ºFASE NEGOCIAL - O DILOMA LEGAL DA CARREIRA DE ENFERMAGEM JÁ FOI APROVADA EM CONSELHO DE MINISTROS.
TENHAM TODAS(OS) CALMA, NÃO FALEM DO QUE NÃO CONHECEM, RESPEITEM AS(OS)COLEGAS QUE TÊM LEGITIMIDADE PARA VOS REPRESENTAR À MESA DAS NEGOCIAÇÕES, ISTO É O 1º PASSO DA EMANCIPAÇÃO E DA NOSSA DIGNIFICAÇÃO...TODAS(OS) TEMOS CONNOSCO ESSA COISA HORRÍVEL DE SERMOS COMUNS MORTAIS, MAS TODAS(OS) TAMBÉM TÊM O PRIVILÉGIO DE SABEREM USAR A RAZÃO...COLEGAS TODAS(OS) INDEPENDENTEMENTE DE CATEGORIAS, SOMOS COLEGAS, ESTAMOS TODAS(OS) NO MESMO BARCO E SABEM UMA COISA NÃO ESTOU NADA MAS NADA COM INTERESSE EM ME AFOGAR CONVOSCO NESTE MAR DE DESRESPEITO, DE ANTI CHEFE PRIMÁRIO, DE IGNORÂNCIA E PIOR AINDA ENFERMEIRAS(OS) SEM A MAIS BÁSICA E ELEMENTAR REFLEXÃO SOBRE O SER ENFEMRIRO E ESTRA NA ENFERMAGEM - ISTO SIM LEVA-VOS AO DESERTO!!!MAS NO FINAL VOU VÊ-LAS(OS) A LAMBEREM-SE, ESPERO QUE DEPOIS RECONHEÇAM O QUE POUCOS FIZERAM POR TODOS E PELA PROFISSÃO!!!!!
 
COMO É QUE É POSSIVEL, SENDO EU ENFERMEIRO ESPECIALISTA, QUE SEJA COLOCADO NUM ESCALÃO INFERIOR SE CONCORRER A BOLSA PÚBLICA DE EMPREGO??

ONDE ANDA A PROPOSTA DE SUBIR 2 ESCALÕES REMUNERATÓRIOS AOS ESPECIALISTAS DE QUE TANTO SE FARTARAM DE APREGOAR ESTES SINDICATOS???
 
A maioria dos enfermeiros não saiu do sofá para lutar por esta carreira e ainda bem. A minoria que assinou a petição foi enganada por quem a promoveu e não deu a informação toda. Sabia- se o que estava a ser negociado. Agora o momento é de luto, o que já era de esperar. E o futuro? Temos de nos unir com uma estrutura nova, mobilizadora de todos. Acho que deviamos colocar uma fita preta na farda e inundar também os mails da Ordem, já que nos vota ao desprezo.
 
Sinto-me absolutamente desmotivado. Fiz um esforço tremendo para fazer o complemento e agora tenho a sensação de ter sido traído, aliás, faz muito tempo que sinto que os nossos representantes não têm autoridade para me representar. No meio disto safa-se o facto de gostar de trabalhar com os doentes
 
Sou enfermeira chefe há cerca de 8 anos. Fui enfªresponsável de 2 serviços hospitalares ainda como Graduada e Especialista. sempre me orgulhei muito do que fazia e das equipas que dirigi. Como gosto de ser enfermeira, o que mais me satisfaz fazer é prestar cuidados. Os planos de trabalho sempre me incluíram sempre que foi necessário. O trabalho de gestão faço grande parte das vezes fora do meu trabalho enquanto todos os outros colegas saiem a horas. Frquentemente levo trabalho para casa além das preocupações e das pressões... A minha agenda não termina na hora de saída, ou melhor na hora de termo do horário remunerado. Não recebo horas extraordinárias.
Progredi na carreira às minhas custas e muito trabalhei e gastei com isso. Nunca esperei nem tive benefícios apenas aproveitei as oportunidades que surgiam com as armas que eu própria construí. Não devo nem a políticos, nem a administradores, nem a médicos, nem a colegas...
Sinto-me tão insultada (ou mais que muitos dos que de forma pouco educada se pronunciam contra os chefes nesta forma anónima), humilhada, ofendida por esta carreira não só pelo seu resultado mas sobretudo pela envolvente que a discussão da mesma produziu...
Trabalho há mais de 20 anos, recebo líquido cerca de 1300€ mensais... pergunto: será que sou compensada pelo meu esforço?? não, claro que não, pelo contrário. Nem por isso tenho que ofender ninguém...tenho é que trabalhar o melhor que posso e sei. O que lucram os que aqui publicamente ofendem os seus chefes? Desculpem mas não deixarei de pensar que quem assim fala só pode querer aproximar-se do seu par através da derrota deste. Porque não experimentam ou não experimentaram trabalhar para lá chegar? Não há chefe ou supervisor que não tenha prestado provas curriculares com discussão pública, não progrediram ás escondidas nem foram nomeados por lamber botas. Meus amigos o que mais me entristece não é o governo, nem a ministra nem os sindicatos, o que me desilude mesmo é esta postura invejosa e requintada de malvadez com muita preguiça e imaturidade à mistura. É isto que nos está a corroer. Pensam que vão ter melhores chefes noutras carreiras?? Não se iludam.
SOLIDARIEDADE PRECISA-SE

Em breve vou ser uma Enfermeira mais feliz se um qualquer "principal" se encarregar dos problemas. Principal não serei, pois claro, porque ganho pouco, não porque me faltem qualificações, serei "despromovida" porque não me quizeram pagar mais ao longo destes anos. Mais nem enfermeira serei, serei subsistente, não é? Engraçado: a justiça é tão relativa... como tudo na vida.
Haja SAÚDE E ALEGRIA e MENOS POUCA VERGONHA tb daria jeito.
 
Lirico o colega das 5:3
 
Os enfermeiros chefes e supervisores que não atingem o 1º escalão de principal podem exercer as mesmas funções por muito menos dinheiro.
Até dá vontade de rir

Onde é que eu li e ouvi "para trabalho igual, salário igual??

Comigo não contem, ninguém conte com isso...

Serei enfermeira e muito bem saberei desempenhar as minha funções.

Tenho ainda dúvidas da constitucionalidade desta despromoção, e não vejo o sindicato para o qual pago há mais de 20 anos pedir parecer do tribunal constitucional. A seu tempo deve fazê-lo, digo eu. Se não o fizer faremos um pé de meia com o dinheiro que para ele enterramos.
 
É lamentável os comentários sobre os enfermeiros chefes. Se somos enfermeiros chefes fomos por mérito do nosso esforço. Sei prestar, e presto, cuidados de qualidade como quaquer outro enfermeiro. Tenho uma especialidade em Enfermagem Médico-cirúrgica, um Mestrado em Gestão e 22 anos de serviço. Não admito que gentinha malcriada insulte os enfermeiros. Trabalha honestamente e luta para conseguires ser como os outros. "A nossa liberdade termina onde a dos outros começa". Os enfermeiros da minha geração e os mais velhos lutaram muito pela enfermagem de hoje. Em vez de lutarem contra os sindicatos, devem juntar-se a eles para seremos uma classe mais unida, aquilo que não somos! Tenho muito orgulho em ser enfermeiro chefe. Temo em deixá-lo de ser devido à nova carreira, mas não temo prestar cuidados directos! Viva todos os enfermeiros portugueses!
 
NÃO ACREDITO QUE QUEM ESCREVE NESTE ESPAÇO POSSA SER ENFERMEIRA(O), ESTAMOS MESMO MAL, MAS MESMO MUITO MAL, ACERCA DO NÍVEL, ISTO É, QUE FALTA DE NÍVEL!...
PAREM, DEIXEM DE SER BARATAS TONTAS, REFLICTAM, PENSEM...MUITO SINCERAMENTE, NÃO QUERENDO TER A PRETENSÃO DE ACONSELHAR NINGUÉM...CALEM-SE E ESPEREM POR INFORMAÇÃO DETALHADA.
QUE RAIO DE LICENCIADOS E LETRADOS ESTAMOS NÓS A GERAR NA ENFERMAGEM????? TEMOS MAIS ETAPAS DE NEGOCIAÇÃO PELA FRENTE, NÃO DESPERDICEM ENERGIAS, PRIMEIRO AUTORESPEITEM-SE, PARA DEPOIS PODEREM RESPEITAR OS OUTROS...
NUNCA SE ESQUEÇAM QUE HOJE SOMOS O QUE SOMOS PORQUE MUITAS(OS) DAS(OS) NOSSAS(OS) COLEGAS, LUTARAM COM DIGNIDADE PELA PROFISSÃO DE ENFERMAGEM - NUNCA LHES NEGUEM ESSE TRIBUTO, PORQUE A IREM ASSIM VÃO MUITO MAL!
 
Os colegas que fizeram comentarios parece que não analizaram bem a futura carreira regredimos e muito e o que nos espera não vai ser melhor, mais uma vez a nossa desunião não ajudou nada.Até os chefes estão borr...s.
 
Espero até ao final de Agosto para deixar de ser sindicalizado. Estou farto desta gente...
 
Anonimo das 6:20 AM

Não digo que seja o seu caso, mas a maior parte dos que eu conheço hoje, inclusive alguns que foram meus chefes estão lá colocados por cunhas, não por mérito, ésta é a noção que eu tenho da realidade e não falo por falar.

Posso dizer que já assisti a alguma prova nos concursos de chefes, e aquilo dá vontade de rir, mas muito, os que não sabiam nada foi os que ficaram em primeiros, e acha isto mérito?
 
POR FAVOR SENHOR DOUTORENFERMEIRO!
nÃO DEIXE QUE ESTE BLOG SE TRANSFORME NO QUE HÁ DE MAIS BAIXO!
EU ADORO ESTE BLOG MAS VOU DEIXAR DE LER OS COMENTÁRIOS! é QUE JÁ NÃO AGUENTO TANTA BAIXEZA...
AO QUE A ENFERMAGEM CHEGOU!
SENHOR DOUTORENFERMEIRO ACABE COM OS COMENTÁRIOS... POR FAVOR!!!!!!!!
 
A malta não sabe do que fala ... lêm uma Lei como se literatura se tratásse ... há por aqui muito jurista ... até lêm o que lá não está.
E se aguardassem informações detalhadas dos Sindicatos?
Quim
 
Continuem a insultar os chefes e a servir os directores de serviço... licenciados? Sim, graças ao facilitismo do complemento. Porque não fizeram uma especialidade e concursos de provas públicas? Haja vergonha! Gostava que fossem contabilizadas as horas de formação em enfermagem, o que calaria muita gente que se diz licenciado, à custa do dito complemento, em que bastava um colega ir lá uma vez por semana buscar os temas dos trabalhos
 
Há por estes bloggtroters muitos líricos que bem podiam ser contratados para acabarem os Lusíadas que Camões deixou onde deixou.
Mas não se cansam de apelar à desunião dos enfermeiros, que o mesmo é dizer à desindicalização.
Sentem-se uma ilha, num conjunto de sós.
Já o Aristoteles dizia: o homem é pornatureza social. Quem não se associa ou é deus ou é burro.
 
Para todos aqueles que são sindicalizados e disparam contra os dirigentes em todos os sentidos, só uma nota. CALEM-SE; se acham que o vosso sindicato não vos representa condignamente, concorram aos órgãos de direcção. Não foi deste modo que os actuais dirigentes lá chegaram?? Se vocês têm uma visão utópica dos ideais representativos da classe de enfermagem, força, concorram. o nosso "inimigo" é o governo, não os colegas que nos representam, não se esqueçam disso.
Não sou sindicalizado, também estou triste e revoltado, mas ataques internos à nossa classe, apenas semeiam frustração, divisão e acima de tudo resignação
Abraço
PRodrigues
 
Sou enfermeiro há 16 anos. Fico triste ao observar que alguns colegas não compreendem a verdadeira luta sindical.
 
Obrigado PRodrigues.
Fico com a certeza de que pelo menos há uma pessoa que entende, mesmo que não queira ou possa ser sindicalizar-se.
Tenhamos esperança.
 
Caro colega AZ, também eu o compreendo, e apoio quase incondicionalmente os sindicatos que nos representam; e é facil, por vezes, entender a frustração por trás dos comentários mais incisivos e cáusticos, maldizendo a Enfermagem e os Enfermeiros.

JÁ BEM SABEMOS QUE MUITOS ENFERMEIROS SÃO FRUSTRADOS, QUE OS ENFERMEIROS QUEIMAM E LIXAM OUTROS ENFERMEIROS, QUE SÃO INVEJOSOS, E POR AÍ.

MAS PARA TUDO, HÁ UMA EXPLICAÇÃO... ACREDITO QUE CONCLUÍDAS AS NEGOCIAÇÕES, SE TUDO CORRER BEM, OS ENFERMEIROS VÃO DEVOLVER À CARA O SORRISO HÁ MUITO PERDIDO, VÃO VOLTAR A COLOCAR O ORGULHO DA PROFISSÃO POR CIMA DOS OMBROS...!


JÁ AGORA, UMA CHEFE QUE TRABALHA HÁ 20 ANOS, E AUFERE 1300 EUROS LÍQUIDOS???

MEU DEUS, ONDE ESTAMOS? EM MARROCOS? INACREDITÁVEL...
POR ISSO É QUE ISTO TEM QUE MUDAR..!
 
e também eu já disparatei contra os sindicatos!

também eu já ameacei descontinuar o dízimo.

igualmente gritei para o ar e cuspi farpas de raiva e angústia, por ver o nosso caso mal parado!!

MAS. EM OBJECTIVIDADE, COM CALMA E SERENIDADE, PERCEBE-SE QUE OS SINDICATOS REPRESENTAM-NOS, QUEREM SEM DÚVIDO O NOSSO BEM, E O DELES TAMBÉM!

SÃO OS NOSSOS REPRESENTANTES, COLEGAS. ACREDITEM E DEPOSITEM CONFIANÇA. FOI O QUE A BONANÇA ME ENSINOU, A ACALMAR UM POUCO A TEMPESTADE.

SE APÓS AS NEGOCIAÇÕES, AS COISAS NÃO SE ACERTAREM COMO DEVEM, ENTÃO FAÇAMOS O QUE BEM ENTENDERMOS - DESSINDICALIZAMO-NOS, MANDAMOS O PESSOAL DOS SINDICATOS À MÃE DELES, AMEAÇAMOS COM FORMAÇÃO DE NOVOS SINDICATOS.

ATÉ LÁ, HAJA PACIÊNCIA E ..... FÉ! OS TEMPOS NÃO SÃO MUITO CATÓLICOS, MAS ...
 
Sem dúvida que concordo com tudo o que tem sido partilhado pelos colegas. Trabalho há 22 anos e não passo de enfermeira graduada 3º escalão, não por falta de formação, interesse ou motivação, ou falta de profissionalismo. Fiz o 1º complemento, uma pós-graduação, a especialidade e o mestrado. São-me reconhecidas competências para trabalhar mas não para avançar na Carreira. Após estes anos todos já pensei recorrer ao microcrédito e estabelecer-me por conta própria na área da restauração já que ainda tenho a touca; será uma forma mais honrosa de a utilizar do que alguns colegas que são da ordem e pertencem também ás autarquias como em Lisboa. Na verdade só pago a Ordem para poder trabalhar e não por orgulho como aconteceu nos primeiros anos. Desculpem o meu pessimismo mas não consigo esconder o que sinto!!!!!
E que tal deixar de pagar a Ordem ????
 
Bem, não sei se percebi correctamente o acordo que foi assinado por ambas as partes e aprovado em conselho de ministros, mas o que li no artigo 2 foi: "o presente decreto-lei aplica-se aos enfermeiros integrados na carreira especial de enfermagem cuja relação jurídica de emprego público seja constituída por CONTRATO DE TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS."... Bem..isto significa então que a carreira é só para ALGUNS?! Será que alguém me poderá explicar o que "RESTA" para os CIT???
 
Depois de ler tanto comentário fiquei com uma tremenda azia que nem os melhores anti ácidos conseguem combater.
Desde que iniciei o CE em 1974, que não me canso de dizer que os enfermeiros são a PIOR classe profissional que existe.
E aqui encontramos isso muito bem espelhado.
Temos os sindicatos que merecemos, a ordem que elegemos e o governo que votámos, não merecemos mais!
Não destruímos o 25 de Abril???, não votamos em Cavaco???,não deixamos que o SNS fosse destruído???
 
Vejo tanta ignorãncia nos vossos comentários. Desçam à terra. As histórias de banda desenhada que alguns colegas leram na infância comprometeram-vos irremediávelmente a lucidez e a racionalidade!!! Diz-se tanta barbaridade. Falam daquilo que não sabem.

Enfim...
 
Parece impossível o que os enfermeiros conseguem dizer!!!
Sou enfermeira há anos suficientes para ter orgulho do que os enfermeiros conseguiram fazer! Conseguimos mostrar, em anos que já la vão que somos profissionais do melhor, inprescindíveis no cuidado aos cidadãos, mas continuamos a ter de provar que merecemos a confiança dos outros, e sobretudo a dar valor ao que fazemos, porque enquanto andarmos mais preocupados em ter três ou quatro tachos do que efectivamente com aquilo que fazemos e lutarmos por aquilo que merecemos, uma profissão reconhecida e remunerada como deve ser, só temos o que merecemos!!!! O que me deixa muito triste
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!