domingo, agosto 23, 2009

Apoio de Enfermagem nas praias!

A iniciativa “Enfermeiro - apoio de praia” da ARS Algarve é um caso de sucesso. Transmite a imagem de que o Enfermeiro é um profissional útil, competente, autónomo, que dá resposta às necessidades de saúde dos cidadãos.
Nas praias algarvias, existem postos onde está içada uma bandeira com o símbolo que está representado na imagem ao lado. Significa a presença de um Enfermeiro, ao qual é requerida autonomia (incluíndo no âmbito farmacológico). É assim que os Enfermeiros se fazem equivaler a um profissional válido e independente de outras categorias profissionais na resposta atempada e eficaz às necessidade dos cidadãos. Sem o recurso a material clínico (kit de sutura por exemplo) e farmacológico, o Enfermeiro (com boa vontade e mãos a abanar) executaria pouco mais do que um vulgar socorrista.

Mais uma prova de que cuidar implica, também e cada vez mais, meios farmacológicos e clínicos (suturas, por exemplo) – é uma mais valia para a profissão!

A localização dos apoios de saúde nas praias foi feita com base em critérios de acessibilidade, condições naturais e meio ambiente, bem como a análise de indicadores de risco (tipo de atendimentos efectuados, número de evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras).

Comments:
Não resisto em comentar este posted....

Anteriormente defendem que alguem esta a tentar robar a sua carreira e agora vem com esta!!!!!!!

Meus amigos dá que pensar!. Não dá...

Mesmo assim defendo este tipo de iniciativas.

Estão de parabens as pessoas que fazem este trabalho nas praia para o bem estar de todos.


Manuel
 
oh que carago, os TAE não param de vir cá visitar e deixar pérolas...!
chiça, não tÊm mais que fazer??
 
Boa, autonomia, utilidade, visibilidade, pena a Comunicação Social não divulgar a iniciativa...E porque não a nivel nacional?
C2
 
Sim! Porque não alargar a iniciativa a todo o território nacional!

Essa era uma boa vitória...

cumps.
 
Bem eu acrescentava DAE (com formação) e uma boa articulação com o ISN para poderem apoiar também se necessário os "Lifeguards" e divulgação do projecto...
C2
 
Oh colega Manuel,( pelo seu comentario presumo que seja enfermeiro). Não concordo com o inicio do seu comentário. Temos de analizar estas questões com a mente aberta, e com todos os factos em cima da mesa.
Enfermagem não é uma profissão estanque ao contrário de muitas outras profissões e logo aqui começa a controversia...dentro de um hospital ou qualquer instituição de saude, por vezes é dificil dizer onde acabam as competencias de enfermagem, e por isso se fala recorrentemente em equipas multidisciplinares onde todos trabalham em conjunto.
Por exemplo...em contexto de emergencia...quem entuba?,quem realiza manobras, ou determinadas tecnicas?, em contexto de sub, ou sap...quem sutura?? quem realiza o tratamento a feridas??...como vê são muitos os casos em que é dificil defenir o limite das competencias de cada profissional numa equipa de saude.Por isso sou apologista de que numa equipa executa quem tem mais competencias, mais treino, quem esta melhor posicionado...etc...o que acontece é que nas equipas existe sempre um medico aque não gosta (porque se acha um suprasumo)que outros profissionais executem tecnucas que eles acham serem exclusivas deles.
Agora não vamos extrapolar esta questão para a mais que batida questão dos tae's. TAE é um profissional com tecnicas bem estabelecidas, com um raio de acção bem estabelecido...por isso a questão não é a mesma nem parecida. Só temos que reconhecer que enfermagem evoluiu e temos de acompanhar essa evolução...até porque os senhores doutores la do alto do seu pupito nao se ia dar ao trabalho de ir ate uma praia das umas horinhas...esta em causa o bem estar das pessoas. Evolua colega...bom trabalho a todos...HMM
 
Acho uma optima iniciativa, betadine e soro fisiologico nunca fizeram mal a ninguem! Agora suturas?? Cheira me a acto médico ou tou enganado?
 
Parabéns pela iniciativa!
Se olharmos em volta vamos ver que muitas "iniciativas" semelhantes a esta se concretizam todos os dias.
No meu caso particular, dou apoio numa equipa de futsal e, como é desejável e evidente, por vezes administro fármacos analgésicos e/ou AINEs, faço imobilizações, suturas, enfim, tudo aquilo que um enfermeiro de cuidados gerais está preparado para fazer. Penso que são estas acções na comunidade, que envolvem ganhos tangíveis em saúde, que dão visibilidade e status à profissão.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível!
 
Pelos comentários que aqui encontro, parece-me que existem pessoas que gostam de continuar atrasados em relação ao resto da europa/mundo. Mais 20 anos?
 
Também é acto médico puncionar, algaliar, entubar, etc etc etc...

Oxalá se lembrassem desse pormenor do acto médico aquando das greves...

E o acto médico é o mesmo que o acto de enfermagem, um mistério... Porque não está legislado e a meu ver nem têm de estar... Só profissões menores precisam de tal definição legal... e só meios corporativistas e dados a maior importância interna do que ao seu real propósito (melhores cuidados de saúde).

Ninguém partilha competências porque isso é pecado...
 
As actividades que a Cruz Vermelha desenvolve/apoia nunca são muito divulgadas... Não sei porquê.

Parabéns pela iniciativa, de qualquer fomra.
 
Este artigo somente é escrito por alguém que desconhece por completo as leis e normas que regem o socorro marítimo e fluvial.
Fica sabendo que o socorro das praias é da responsabilidade do ISN, e o socorro somente existe se existir concessionários, são eles que pagam aos nadadores salvadores o INS e a marinhas nada pagam, somente fiscalizam e mal.
Existem vários postos de socorro com socorristas em algumas praias, muito deles trabalham com regime voluntário, e posso dizer que servem muito bem para a grande maioria das situações existentes, contra o que se diz por aqui contra essa classe.
Assim dificilmente o ISN, os concessionários e a marinha iram contratar enfermeiros para o lugar dos nadadores salvadores dos socorristas
 
"Assim dificilmente o ISN, os concessionários e a marinha iram contratar enfermeiros para o lugar dos nadadores salvadores dos socorristas"

Onde está escrito no post que os Enfermeiros substituem os nadadores salvadores e que são pagos pelos concessionários?
 
Enfermeiros a substituir nadadores-salvadores e socorristas? Não sabem ler? Escrevi isso? Expliquei-me mal? Toda a gente sabe como funciona o Socorro maritimo e o ISN, não faça confusão com as coisas...Amigos o que mais há é Enfermeiros-Bombeiros (Oficiais, obrigatoriamente), CVP, INEM e por aí fora, acha que não conhecemos as coisas?
O protocolo é ARS/CVP não interfere com áreas e aspectos de jurisdição e muito menos de concessionários, só tentei optmizar a perfomance organizacional, então agora já não é todos pelo "bem da vitima"?
Pequenas suturas, acto Médico? Eu ás vezes vejo cada uma...Colega já para aí desde Solferino que são os Enfermeiros...Já sei, devia ser um Cirurgião-Plástico importado da Patagónia, ou então um Socorrista (espero que conheça algumas questões, como avaliar a necessidade de vacinação anti-Tetânica ou a necessidade de Antibioterapia, etc..),não é só tipo cozer sapatos...
Epá não me gozem!!! C2
 
Olhe e se quer saber, não vejo porque não acrescentar um Enfermeiro com SIV na tripulação dos Seamaster, francamente...
C2
 
Agradeço que não me comparem a Socorristas, sou Enfermeiro, nunca poderia substituir um Socorrista, socorrismo é um patamar básico, Enfermagem é uma carreira especial Técnica Superior, não tem comparação possivel, o socorrista pode auxiliar o Enfermeiro mais nada. Já o disse, fui TAE e antes disso TAT/Socorrista parece-me que sei distinguir as coisas!!!
E o voluntariado não é uma exclusividade, há inúmeros Enfermeiros voluntários (e também profissionais) nos Corpos de Bombeiros, CVP, Médicos do Mundo, ONGs várias e programas internacionais de voluntariado (tirem lá ideia que tudo é cifrões, embora eu seja um profissional da área, também sou voluntário numa instituição e faço os meus piquetes dentro da minha disponibilidade). Não me chateiem com tretas, os "Paraenfermeiros" tencionam ser "voluntários"?
C2
 
Há tanta censura aos comentários enviados! Falta de coragem, medo ou que mais?
 
Não seria mais correcto definir o que é o acto de enfermagem para depois sabermos quais as funções que nos são usurpadas...
 
Então mas esse acto milagroso de enfermagem ñ está definido!!!

Ha por aqui tanta consversa de acto para aqui e para ali mas ñ ta definido!!!

Mas que anedota que voces são!!!

Ali pro C2 tu precebes tanto disto que ñ sabes que em termos legais o socorrista é o TAS e ñ o TAT lolol

Isto aqui é só suprassumos da batata lolol

Olhem podem começar a aprender que os colares cervicais ñ são definidos, em relação ao seu tamanho, pelas cores mas sim por o que ta la escrito para ñ aparecerem pessoas nos hospitais com colares amarelos em que ta escrito stout quando na realidade queriam por um amarelo que é de outra marca e de seu tamanho smal !!!

E ISTO É PRA TODOS ENFERMEIROS TAS TAE E TAT DOS BOMBEIROS, ABRAM OS OLHOS AO QUE ANDAM A FAZER PORQUE QUEM PAGA SÃO OS DOENTES

aH E PARA ALGUNS ENFERMEIROS O PLANO DURO É PARA COLOCAR POR BAIXO DA MACA DE VACUO E Ñ POR DENTRO...
 
Curiosidade, jovem, o TAT é tão socorrista quanto o TAS, diferem na formação que têm mas tem a ver com o tipo de Ambulância e a função que estão a exercer, por exemplo para Socorrista da CVP, CFB+TAT, cumprimentos.
C2
 
Eu adoro estes tae ou la o que são quandovem para aqui mandar umas postas so porque leram um livro...ou so porque um ENFERMEIRO la na delegação le ensinou alguma coisas.
Há pessoas que se contentam com pouco...enfim
HMM
 
É cá uma dificuldade trabalhar com colares cervicais??

É tudo uma questão de ter experiência com o material utilizado, que conversa saloia e pacóvia...e infantil!!!

Já vi um TAE que nem sabia onde era o botão "on" de um monitor que tenho lá no serviço...nhã...nhã...nhã...



O que interessa é os conhecimentos de base, mas isso já é mais difícil!!!
 
E que tal colocar farmaceuticos nesses postos de praia? Eles até sabem dar injecções, fazer pensos e com certeza percebem bem mais de medicamentos que os enfermeiros... por isso se os enfermeiros querem prescrever, eu acho que os farmaceuticos tb o deveriam poder fazer!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!