segunda-feira, agosto 31, 2009

"Nurse-Led Medical Emergency Teams: A Recipe for Success in Community Hospitals"


"Nurses can lead MET responses. Special tools may be necessary to make them most effective, including communication pathways, treatment protocols, specialized training in crisis response skills, physician chain of command documentation, and post-event debriefing of involved staff to improve patient care.

The outcomes of nurse-led MET programs and physician-led MET programs are similar, and no hospital should refuse to implement METs simply because no physician is available to respond. Indeed, nursing brings a unique perspective to the leadership role in a MET process. Experience, instinct, determination, and a spirit of collaboration with the nurse at the bedside are attributes that can sustain a MET process and over time can change the environment of the facility." link

Comments:
Acordem aqueles enfermeiros ñ tem a mesma cadeirinha em Emergencia como voçes nem cursozecos de um mês iguais aos do INEM para as SIV e VMER !!!

Não inventem !!!
La até os medicos tem especialidade de medicina de emergencia !!!

Tenham dó poupem-nos dos vossos sonhos ...

Será bem mais facil prescreverem do que acontecer aquilo que este post fala...
 
Bom post, muito bom...
C2
 
BIS
Seus incompetentes, demitam-se pois a corja eleitoral em que se misturam não interessa à maioria dos enfermeiros. No minimo retribuam dignidade aos cargos que ocupam:
DEMITAM-SE POR VERIFICADA INCAPACIDADE DE REPRESENTAÇÃO E DEFESA DOS ENFERMEIROS E POR FALTA DE ESTRATÉGIA NEGOCIAL AO QUE PARECE SER SEGREDO DOS DEUSES.
 
pronto, lá vêm os sonhadores dos TAE - técnicos aspirantes a enfermeiros - zurrar..
 
Mas... Quais sonhos? A mim parece-me que o post transmite uma realidade. Realidade essa, a propósito, de um País membro da União Europeia, da qual Portugal faz parte...
 
Anonimo das 12:46

Os comentários dos blogs são para se discutir construtivamente.
O seu comentário não se enquadra nesta premissa.
Digo mais é um comentário deplorável e certamente não foi escrito por um enfermeiro, porque se foi então ainda é mais deplorável a falta de consideração que ele revela pela minha mui digna profissão.
Mas se como eu penso não é enfermeiro vá fazer os deploráveis comentário para os blogs da classe profissional a que pertence.
Quanto ao tema: noutros países o palpel do enfermeiro é respeitado por todos e nesses países sabem o verdadeiro sentido de equipa multidisciplinar e claro com ganhos obvios para os utentes.
Infelizmente neste canto á beira mar plantado o medo que lhe ocupem os lugares é muito e por isso tenta-se por todos os meios travar-se o progresso, pois se a vontade politica não cede-se aos lobbys e os enfermeiros tivessem as mesmas oprtunidades dos colegas ingleses talvez a assistencia de saude melhora-se.
Mas se isso acontece quem fica mal na foto???
Quem será
 
BMJ?

Boletim do Ministério da Justiça? Ou será que a reforma do Eng.º(?) Socrátes mudou o NOME A TUDO?

Quanto ao resto (intenção), "cresçam e apareçam"! Para o MÉDICO e ADVOGADO tem sempre de haver dinheiro. Quanto ao "rESTO", que esperem.
 
Doutor Enfermeiro,

sugeria-lhe começar a enviar estes posts ao MS, a ver se acordam!!

já agora, vi agora a notícia que o sócrates congratula-se pelo "excelente serviço de saúde português" !!?!?!?

ANORMAL!
 
Realmente num país onde existe (felizmente) uma especialidade médica de Medicina de Emergencia, que acresce mais 4 ou 5 anos à ja longa formação pre-graduada em medicina, tou mesmo a ver ser o enfermeiro a coordenar o que quer que seja na sala de emergencia/trauma... Mas porque razao? Ha com cada ideia... Em Portugal ou na China, passando pelo UK e Bangladesh quem lidera a equipa de emergencia é o médico, não por acaso, mas sim porque é o individuo mais diferenciado/capacitado para receber, diagnosticar, e tratar o doente!! E sinceramente quem não conseguir perceber algo tão simples, mais vale mudar de profissão...
Começarei a dar valor a estes links quando nao forem retirados de sites/revistas de enfermagem... Caso contrario, é como aquela fantastica votação sobre a prescripção; num site de enfermagem estava-se a espera de que??
 
"Realmente num país onde existe (felizmente) uma especialidade médica de Medicina de Emergencia, que acresce mais 4 ou 5 anos à ja longa formação pre-graduada em medicina, tou mesmo a ver ser o enfermeiro a coordenar o que quer que seja na sala de emergencia/trauma... Mas porque razao? Ha com cada ideia"


De facto há com cada ideia. Em vez de fazer juízos de valor sem qualquer interesse científico, há quem se interesse em fazer estudos válidos sobre o assunto e concluir que, na verdade, a eficiência/eficácia de uma equipa de trauma/urgência liderada por Médicos é igual a uma equipa gerida por Enfermeiros. Mas há sempre quem gosto de se basear num mero preconceito estereotipado que só o Médico sabe e manda (mesmo quando as evidências apontam noutro sentido)!

Passou-se o mesmo com as triagens das urgências em Portugal. Indivíduos como o senhor afirmavam que, as referidas, deveriam ser realizadas por Médicos. Na realidade, nos cursos de formação e respectivas AVALIAÇÕES, os Enfermeiros ficaram sempre mais bem classificados do que os Médicos!!
Só fica agarrado ao passado quem quer...
 
Comparar a triagem nas urgencias, a liderar equipas de emergencia/trauma parece me ridiculo... Não sao essas famosas triagens, em que o enfermeiro avalia TA's, Temp, glicemia, saturações, regista a queixa do doente, seleciona os parametros que o computador permite, e em seguida coloca a pulseirinha?? De facto se assim é, tambem acho que bastam enfermeiros para o fazer... (alias, o que o enfermeiro faz na triagem ja muitas vezes os bombeiros fizeram pelo caminho)...
Sem qualquer interesse cientifico são estes artigos de proveniencia duvidosa que aqui apresenta, como se alguem estivesse à espera que neles viesse escrito algo "contra" enfermeiros e enfermagem. As equipas são lideradas por médicos porque obviamente (e por muito que isso vos custe) são as pessoas mais diferenciadas para o fazer... O resto são fantasias de enfermeiro...
 
..."e concluir que, na verdade, a eficiência/eficácia de uma equipa de trauma/urgência liderada por Médicos é igual a uma equipa gerida por Enfermeiros..."

Ou seja, quer o sr. convencer-me que é basicamente a mesma coisa, um doente de trauma ser recebido por um cirurgião na sala de trauma ou por um enfermeiro? Ou um doente com problemas cardiacos ou mesmo em PCR ser recebido por um cardiologista/anestesista, ou por um enfermeiro?? Se fosse um filho seu, era tambem a mesma coisa? Tambem preferia que fosse um enfermeiro a "liderar" a equipa??

Acho que o sr. confunde muitas vezes as competencias, posições e tarefas que competem a medicos e enfermeiros...
 
""e concluir que, na verdade, a eficiência/eficácia de uma equipa de trauma/urgência liderada por Médicos é igual a uma equipa gerida por Enfermeiros..."

Ou seja, quer o sr. convencer-me que é basicamente a mesma coisa"


Eu não quero convencê-lo. Estou a mostrar um estudo que assim o diz. Isso demonstra a sua pequena perspectiva do mundo. Julgar que todo o mundo é igual ao pequeno ponto da crosta terrestre que conhece, é falacioso. Há grandes Enfermeiros de trauma.
 
"Eu não quero convencê-lo. Estou a mostrar um estudo que assim o diz. Isso demonstra a sua pequena perspectiva do mundo. Julgar que todo o mundo é igual ao pequeno ponto da crosta terrestre que conhece, é falacioso. Há grandes Enfermeiros de trauma."

Nao tenho duvidas que sim, alias, tenho a certeza que não precisamos de sair do pais para encontrar excelentes enfemeiros, seja em trauma, seja no resto. O que não consigo acreditar é que uma pessoa com formação médica especializada (no caso do UK por exempl) em emergencia, tenha o mesmo desempenho que uma pessoa formada em enfermagem e que por muito boa, ou mesmo excelente que seja, nao tem os mesmos conhecimentos, competencias, responsabilidades na recepção do doente urgente/emergente. As pessoas nao nascem ensinadas, e para se saber é necessario ter-se a formação adequada! Comparar a formação de um cirurgião (dou este exemplo poruqe a ele cabe a recpção do doente trauma) à de um enfermeiro, enfim, não tem ponta por onde se lhe pegue...

Ainda em relação ao que disse em cima, ha enfermeiros (e ainda bem!) excelentes em trauma, e em tudo o resto, mas sobretudo são excelentes a exercer aquilo para o qual foram treinados e estudaram. Por AAM ou Tecnicos de radiologia a realizar actos de enfermagem, não daria bom resultado. As coisas tem o seu lugar...e não é por acaso!
 
" O que não consigo acreditar é que uma pessoa com formação médica especializada (no caso do UK por exempl) em emergencia, tenha o mesmo desempenho que uma pessoa formada em enfermagem e que por muito boa, ou mesmo excelente que seja, nao tem os mesmos conhecimentos, competencias, responsabilidades na recepção do doente urgente/emergente"


Então é um problema de crenças. Faça o seguinte, leia os estudos disponíveis na área. Pode ser que acredite. Contra factos argumentamos com "crenças"?
 
esse diálogo só mostra que a cegueira teima em nao desaparecer.a questao da triagem é um paradigma.
ora está bom de ver,agora o sr. anonimo desata a desvaloriza-la,isto porque é feita,e bem,por enfermeiros.ora,conclui o dito,como é feita por enfermeiros,o grau de dificuldade é baixo :)) é para rir.se fosse feita por médicos,seria "dificil" e "diferenciada","complexa",por favor,alguem vos meteu um chip na faculdade e nao há meio de se verem livres deles,irrrrra!
 
DE quando aqui começar a apresentar estudos de revistas e publicações de renome, aí começo a pensar de outra forma. Os artigos que cita sao de revistas de enfermagem, outra coisa nao estava eu à espera...

"ora,conclui o dito,como é feita por enfermeiros,o grau de dificuldade é baixo :)) é para rir.se fosse feita por médicos,seria "dificil"

Gostava que me indicasse no meu post, as palavras em que eu digo o que o sr. afirma?

"o sr. anonimo desata a desvaloriza-la,isto porque é feita,e bem,por enfermeiros"

Nao desvalorizei coisa nenhuma!! So afirmei,porque é um facto, que muito do que faz o enfr. na triagem ja fizeram os bombeiros no caminho ( e diga-se, para nada, ja que os enfermeiros raramente ligam a isso). Se se sente inferiorizado com isto, nao devia. E tambem e um facto que o enfermeiro seleciona no computador as opções dependendo da queixa do doente,certo? Mais uma vez, não desvalorizei, posso no maximo nao ter valorizado, ate porque acho que dentro da area da enfermagem ha coisas bem mais complexas...
 
aprendi com a prática a distinguir diferentes sinais e sintomas que estudei no curso. Fui muitas vezes questionada por internos na urgência sobre muitas coisas porque de facto, temos que aprender uns com os outros , diferenciando as competências de cada um. Perceber que um doente necessita de uma SNG porque tem um quadro oclusivo, apenas porque o hálito é fecalóide aprende-se no terreno e não nas aulas!
Os médicos que fecham os olhos a esta parceria de aprendizagem, de facto, são trogloditas agarrados ao DR e ao pensamento egocentrico!!!
 
O artigo vale o que vale, ou seja muito pouco!
 
estimado,eu nao alimento guerras mesquinhas entre enfermeiros/médicos,respeito ambos,só nao admito que desvalorizem o nosso trabalho.
aquilo que voce disse,é bem claro,e sem ser explicito,disse o que queria dizer.DESVALORIZOU o trabalho dos enfermeiros.
eu nao me sinto inferiorizado,tenho orgulho no que faço e sei do meu valor,nao preciso de atropelerar ninguem,nem me por em bicos de pés para me fazer sobressair,muito menos rebaixar o trabalho dos outros.
é por causa deste corporativismo fedorento que as organizaçoes nao avançam.
é preciso trabalho em equipa,que lidere quem for melhor.e se o melhor for um enfermeiro,que seja.
eu quero é gente competente a comandar e nao ,gente que julga que os hospitais giram em torno do seu umbigo......se entre essa gente competente houver enfermeiros,ficarei muito feliz concerteza.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!