segunda-feira, agosto 31, 2009

O modelo de prestação dos Cuidados de Saúde Primários deve ser baseado na Enfermagem?


"Should primary care be Nurse led?" link

O National Primary Care Research and Development Centre (Reino Unido) afirma: YES! link (Pág. 1)

Os Médicos, obviamente, acham que... NO! link (Pág. 2)

Comments:
Enquanto utente de determinado serviço de saude, interessa-me que os cuidados aí prestados sejam os melhores possiveis, independentemente de quem o esta a gerir (medicos, enfermeiros ou ate economistas). A questão que coloco é como podem ser os enfermeiros a gerir serviços onde obviamente os cuidados médicos dependem de médicos, e até onde vai a "gestão" por parte deste enfermeiros? Sera apenas na area administrativa/logisitca? Não vejo e com razao, medicos a aceitarem ser coordenados/administrados por enfermeiros, que por muito competentes que sejam, são necessariamente menos diferenciados que os proprios...
 
Penso que o "National Primary Care Research and Development Centre" nao afirma "Yes" mas antes uma investigadora que trabalha nesse centro, Bonnie Sibbald, afirma.
 
Sr. Anónimo das 1:08:

Num hospital existem cuidados de saúde. A medicina não "abarca" a totalidade dos cuidados de saúde num hospital, aliás a maior parte dos cuidados prestados são de enfermagem.

O problema é que a maioria dos cuidados de enfermagem são extremamente vísiveis ...mas ... para quem tem pouca capacidade de influenciar seja quem for ...principalmente o caso dos doentes/pessoas/idosos dependentes e de muitos dos doentes crónicos.

Não é in e fashion!!

Mas há quem lá esteja...
 
é uma questao de competencias.se os enfermeiros já mostraram capacidade de gestao em diversas áreas,nao vejo razoes para nao serem lideres nesta matéria.
claro que há certos impedimentos.....mas isso é outro assunto.
se a oportunidade se abrir,nao deve ser desperdiçada.eu acredito que os enfermeiros podem ser lideres
 
Ao Anónimo das 11:08, quando afirma: (…)Não vejo e com razao, medicos a aceitarem ser coordenados/administrados por enfermeiros, que por muito competentes que sejam, são necessariamente menos diferenciados que os próprios...(…), Menos diferenciados? Em primeiro lugar vossa excelência deve ser daqueles que tem a máxima “Deus no céu, médico na terra”. Será que as pessoas não percebem, que os médicos percebem de medicina (ou pelo menos deviam perceber), e os enfermeiros percebem de enfermagem? O que os médicos percebem de gestão se não tiverem formação complementar sobre gestão/ administração? Na visão de vossa excelência, pelos vistos os médicos também deverão gerir obras, pois o curso de medicina são 6 anos e o de engenharia civil são 5,e já agora, que tal gerir os stoks de medicamentos? Quem for mais competente, tiver melhor formação (e aqui nem sempre é o médico, visto já haver muitos enfermeiros com mestrados e pós-graduações na área da gestão), deve ser ele a liderar. Percebeu?
 
"Não vejo e com razao, medicos a aceitarem ser coordenados/administrados por enfermeiros, que por muito competentes que sejam, são necessariamente menos diferenciados que os proprios..."

-NÃO VÊ PORQUE É CURTINHO DE HORIZONTE E COMPREENSÃO, MAS QUANTO A ISSO NADA HÁ A FAZER!

"A questão que coloco é como podem ser os enfermeiros a gerir serviços onde obviamente os cuidados médicos dependem de médicos"

-E OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM DEPENDEM OBVIAMENTE DE ENFERMEIROS!
MAIS UMA VEZ NÃO VÊ, MAS QUANTO A ISSO...VÁ A CUBA!

NE
 
“Nurse led primary care, driven by cost cutting rather than evidence, devalues medical training and GPs’ expertise”

OBVIAMENTE. O que o Governo britânico quer fazer é hipotecar a saúde dos seus doentes com um único objectivo: reduzir custos! Meu caro, não conseguiu ser médico, então agora quer, à força, ser enfermédico. Tenha juízo senhor. Juízo.
 
Sr. Utente os médicos não sao mais diferenciados que os enfermeiros. Licenciatura de Base. Está mais que provado que a gestão por médicos é danosa.. Senão, veja o que se passa no SNS.. Saudações

Dr. Enfermeiro parabens por tudo e força.. nunca ninguem nos vai tirar o prazer de ser Enfermeiro...
 
Ola eu sou o NE das 2.49. Não sei bem o que quer dizer a palavra "diferenciado" mas isso tambem não interessa nada. O que interessa é que como sou um frustrado, tento à força ser enfermedico. E ja so falta um bocadinho assim...
 
concerteza que o objectivo dos britanicos é a reduçao de custos,só um parolo é que nao vê isso,mas qual o problema?a meu ver,nenhum.
e depois,os exemplos de gestoes danosas feitas por medicos nas ultimas décadas,sao aos montes,portanto,nao ha razoes para nao acreditar que os enfermeiros possam agarrar esta oportunidade.
deixem-se dessas agulhadas entre medicos e enfermeiros,nao levam a lado nenhum.há medicos competentes e há medicos frustrados,como há enfermeiros competentes e enfermeiros frustrados.acabem com essa postura corporativista.
 
Ao das 8:28PM

Continuas a não dar mostras de melhorias! Preocupante!

Vai estudar! Faz te um homenzinho!
e APROVEITA a velha máxima:

"UM BURRO CALADO PASSA POR DOUTOR EM QUALQUER LADO "

NE
 
ó das 8:28 pm

IssO querias tu... ser o NE
e categoria? inteligencia? e claro uma coisa que nunca vais ter na puta da tua vida....MUITA PINTA e GAJAS!

atrasados de marrões virgens

NE
 
Aqueles que acreditem que os enfermeiros podem ser líderes já alguma vez analisaram a prestação destes nos CA`s dos hospitais? E como podem os enfermeiros almejar liderar seja o que for se no seio da sua classe há efectivamente uma crise de liderança? Criticam a liderança da sua Ordem , a liderança dos seus sindicatos, a liderança das suas chefias; a menos criticada é mesmo a do director de serviço!Creio que isto quer dizer alguma coisa, ou não?
 
Claro, os enfermeiros não querem prestar cuidados de higiene e conforto, nem de alimentação, e mobilização. Querem medicar e serem chefiados pelos directores de serviço. Vão ter o que merecem!Pena que pelo meio existam os doentes.
 
"Não vejo e com razao, medicos a aceitarem ser coordenados/administrados por enfermeiros, que por muito competentes que sejam, são necessariamente menos diferenciados que os proprios..."

Qual a razão dos internamentos hospitalares?
Os utentes que ficam internados numa instituição é pela Absoluta necessidade de cuidados de... Enfermagem, nem mais.
Qualquer tipo de cuidados que possam fazer em casa, os utentes não ficam institucionalizados.
Logo devem ser os enfermeiros a gerir todo o sector onde se enquadram na prestação de cuidados.
Segundo essa ideia, deveriam ser os médicos a coordenar?
Errado. Os médicos não sabem quais as necessidades de intervenções e execução dos enfermeiros!
No entanto se os utentes ficam internados por necessidades de cuidados de enfermagem, então devem ser os enfermeiros a grir a instituição (o que já se passa em variadissimos países).
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!